xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 julho 2011

Crato poderá ser contemplado com Obras do PAC II

Vale a pena ver de novo!

O Governo do Crato estêve presente na reunião do PAC II acontecida hoje - 22-07-2011, no auditório do palácio do Planalto, em Brasília, sendo representada pelo Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho e pelo Eng. José Procópio da Silveira, Presidente da SAAEC. Estiveram presentes à essa reunião o Sr. Maurício Muniz, Secretário do PAC, Roberto Muniz, Secretário Executivo do Ministério das Cidades, José Carlos Medalha, Superintendente da Caixa Econômica e o Sr. Olavo Moleto, Secretário de Relações Institucionais. A pauta da reunião foi caracterizada pelo entrelaçamento entre o Ministério das Cidades, Estados e Municípios que foram selecionados para a execução de obras, sendo reiterada a data de 15 de agosto de 2011 para a entrega dos documentos ainda pendentes. O Município do Crato vem preenchendo as demandas do Ministério das cidades, sendo um dos favoritos a ser contemplado com obras do PAC II.

Fonte: Com informações de José José procópio da Silveira, Pres. da SAAEC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - COPA 2014 - Obras do Castelão seguem com dois meses de adiantamento


Durante coletiva de apresentação oficial da nova maquete eletrônica do estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão) para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, destacou que a obra da arena segue com cerca de 5 a 10% de adiantamento em seu cronograma. “Isso é possível graças às medidas tomadas pelo Consórcio Castelão que antecipou algumas ações. Destaco ainda um sistema onde é possível observar o andamento exato da obra através do acompanhamento de metas diárias”, reforça.

Segundo informações do consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, divulgadas na tarde da última segunda-feira, dia 25, a expectativa é de que a obra chegue ao final de 2011 com cerca de 50% de conclusão. Com previsão de entrega para dezembro de 2012, a tempo de participar da Copa das Confederações, a obra segue a todo vapor com mais de 760 operários trabalhando em três turnos de segunda à sexta, aos sábados e eventualmente aos domingos.

A previsão é de que a primeira etapa, composta pelo novo prédio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), 900 vagas de 1900 do estacionamento e a praça norte, seja entregue na segunda quinzena de agosto. Em 12 de junho, houve ainda a antecipação da terceira etapa com a implosão de parte da arquibancada oeste, que estava prevista para setembro. No local, será construído o Edifício Central, onde funcionará todo o sistema de inteligência, com áreas vips, mídia center, monitoramento e vestiários, entre outros.

Visitações

A obra do Castelão conta agora com um novo espaço que passará a receber visitações em breve. O stand possui uma sala de situação no piso térreo, onde serão apresentados o projeto da arena e o andamento das obras, e uma sala para apresentações e coletivas, em um piso superior.

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

Programa Cariri Encantado Sonoridades - 27/07/2011

Os velhos e bons Novos Baianos


Os Novos Baianos, um dos mais emblemáticos e criativos grupos musicais brasileiros de todos os tempos, surgiram na Bahia em 1969 e vigoraram vigorosamente na cena cultural tupiniquim até 1979. Eles marcaram definitivamente a música popular brasileira dos anos 1970 como um verdadeiro caldeirão sonoro, cujos ingredientes foram os mais diversificados, como a bossa nova, o frevo, o baião, o choro, o afoxé e o rock’n'roll, sempre influenciados pela contracultura e pelo emergente Tropicalismo.

Dentre os seus constantes membros, o grupo contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Pepeu Gomes (guitarra), Dadi (baixo), Jorginho Gomes (bateria) e Luiz Galvão (letras).

Os Novos Baianos foram apadrinhados pelo papa da bossa nova, João Gilberto, e contratados pela então poderosa gravadora Som Livre, onde lançaram o antológico e festejado disco Acabou chorare, em 1972, mesclando guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô. Em outubro de 2007, Acabou chorare foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira.

Nesta quarta-feira, 27 de julho de 2011, o programa Cariri Encantado Sonoridades enfoca alguns dos melhores momentos desta banda que ainda hoje é lembrada como um verdadeiro laboratório de manipulação bem sucedida de vários ritmos, tendências e gêneros musicais.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e Internet através do site www.radioeducadoradocariri.com.

DEMUTRAN atende à Solicitação do Blog do Crato e põe redutor de velocidade próximo à Ponte do Arco


Traga a sua revindicação ou Reclamação ao DEMUTRAN e procuraremois atendê-lo!


Queremos agradecer ao Joatan ( Chefe do Demutran ) por haver atendido à reivindicação do Blog do Crato feita nesta semana, de colocar um redutor de velocidade ao pé da ladeira da R. Cel. Luiz teixeira, antes de chegar à ponte do Arco. A reivindicação foi atrendida no dia seguinte à postagem aqui no Blog. O local foi dividido em forma de triângulo, com gêlo baiano, e acrescentado um redutor de velocidade. Aquele local estava perigosíssimo, porque os mototaxistas desciam em alta velocidade em direção à ponte do Arco, causando enorme perigo a quem desejasse atravessar o local vindo da Rua dos Cariris em direção à prefeitura.

Aos nossos leitores, quero adiantar que em conversas que sempre mantenho com o Joatan, ele é bastante receptivo e gentil às reivindicações da população, sempre procurando atender naquilo que for possível. Há mais de um ano, ele me passou todos os seus números de telefone, inclusive celulares que eu posso entrar em contato a qualquer hora do dia ou da noite para resolver qualquer problema. Portanto, meus queridos leitores, façam as suas reivindicações no formulário de contatos do Blog do Crato, para que possamos melhorar o trânsito em nossa cidade.

Reivindicação:

Já aproveito o ensejo para fazer uma nova reivindicação ao Joatan e ao Demutran. Foi-nos enviado nesta semana pelo Artista Plástico Daniel Bloc Boris uma solicitação para um redutor de velocidade na esquina da R. José Carvalho com Ida Bilhar ( esquina da padaria ). Eu também sou testemunha de que ali, durante a noite e a madrugada, motoqueiros em altíssima velocidade descem pela Zé Carvalho sem qualquer controle. É preciso alertar também que jovens estão usando os uniformes para dirigirem embriagados ou drogados. É preciso que o Demutran coloque urgentemente um redutor de velocidade naquela esquina, que com o novo asfaltamento, ficou coberto, e vamos fazer uma campanha para MULTAR e AVERIGUAR os mototaxistas e motoqueiros embriagados da cidade do Crato. É preciso verificar também que existem muitos motoqueiros que estão alterando as descargas das suas motos para que fiquem mais barulhentas. Isso tem que acabar! Multa no lombo deles!

Lembrem-se sempre que:

"Devemos educar as pessoas racionais para o trânsito. Já os animais irracionais que dirigem e transformam seus veículos em armas para matar a população, não adianta discutir, a única línguagem que eles entendem, é o pêso da multa nos bolsos. Isso é muito mais eficiente do que qualquer outra coisa."

Abraços,

Dihelson Mendonça

EUA acreditam que Al Qaeda está à beira do colapso, diz "The Washington Post"


Nota do Editor: É uma propaganda muito boa, partindo de um Presidente que está com a corda da forca no pescoço, para garantir que o congresso americano aumente o limite da dívida, e ainda querendo garantir a sua reeleição pelos republicanos.

Os Estados Unidos acreditam que a morte de Osama Bin Landen e os sete anos de ataques com aviões não tripulados da CIA levaram a organização terrorista Al Qaeda à beira do colapso, segundo informou o jornal "The Washington Post". O diário, que cita altos funcionários da luta antiterrorista, assinala que as agências americanas registraram uma diminuição dos ataques, "um resultado que foi visto como uma possibilidade remota durante grande parte da última década".

A morte de Bin Laden foi um "ponto de inflexão", segundo as autoridades, em parte porque se manteve ativo na gestão da rede e por tê-la mantido focada em ataques contra os Estados Unidos, assim como por seu "carisma", que foi primordial para que a Al Qaeda proliferasse com células no exterior. Neste sentido, advertem que a Al Qaeda ainda pode ressurgir e que seu desaparecimento não poria fim à ameaça terrorista, já que alguns grupos filiados, como o braço da Al Qaeda no Iêmen, são identificados pelos EUA como um das novas ameaças a serem levadas em consideração.

Em grande parte devido à morte de Bin Laden, "podemos ver o final da Al Qaeda como a jihad unida, global e sem fronteiras, o que não quer dizer que seja o fim dos terroristas e dos ataques dirigidos aos americanos", disse uma das autoridades, em condição de anonimato. Quanto ao impacto dos aviões não tripulados na fronteira entre Paquistão e Afeganistão, segundo dados da New America Foundation, abateram 1.200 militantes desde 2004, incluindo 224 neste ano.

Bin Laden morreu em maio durante uma operação produzida por comandos especiais americanos, que assaltaram a residência na qual o terrorista se escondia, na localidade de Abbottabad, nos arredores de Islamabad (Paquistão).

DA EFE

Taekwondo cearense é destaque no Intercontinental em São Paulo


O
s atletas Fábio André Santos e Antonio Kennedy de Sousa conquistaram quatro medalhas de ouro no 8º Campeonato Intercontinental de Taekwondo, que aconteceu nos últimos dias 15 a 17 de Julho, em São Paulo. Os lutadores venceram nas categorias Máster e Meio Médio, respectivamente, e também na modalidade Poomse que é uma de demonstração de luta imaginária.

“Queremos agradecer o apoio da Sesporte pelas passagens aéreas e dizer que o grupo acreditou no resultado com força e muita disposição e trouxe na bagagem experiência e medalhas”, declarou Fábio André que também é presidente da Federação Cearense de Taekwondo – FCTKD. Com o resultado os atletas garantiram vaga para o Aberto dos EUA em Browsvilles – Texas, em setembro.

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Pensamento do Dia - Brasil sem Miséria

Hospital Regional do Cariri realiza suas primeiras cirurgias


Quatro moradores de Juazeiro do Norte se internam na noite desta terça-feira (26) para se submeterem às primeiras cirurgias realizadas no Hospital Regional do Cariri, na quarta-feira (27). A equipe médica realizará duas fistulectomias e duas colecistectomias por videolaparoscopia – procedimento cirúrgico para a retirada da vesícula biliar. Com a torre de internação já funcionando, composta de 174 leitos, o Hospital Regional do Cariri avança no cronograma de funcionamento. Está definido para o dia 22 de agosto a abertura da emergência. Construído pelo Governo do Estado, o HRC iniciou o atendimento no dia 23 de junho, com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais.

Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas, exames modernos que na rede pública eram realizados somente na capital. Em 29 de junho foram realizadas as primeiras sessões de hemodiálise no HRC.

Com um total 294 leitos, incluindo as UTIs, o HRC, um investimento de R$ 105 milhões em obras e equipamentos, é o primeiro hospital construído pelo governo do Estado no interior do Ceará. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2009 e concluídas em fevereiro deste ano. Em Sobral, até o final deste ano fica pronto o Hospital Regional Norte.

Portal Verdes Mares

O CRATO HOJE - Dia 27 de Julho de 2011

Secretaria de Saúde amplia atendimento médico noturno

O programa de atendimento noturno nos postos de saúde do município do Crato terá continuidade, com a ampliação dos atendimentos para unidades do Seminário, Batateira, São Miguel e Vila Alta. Com o sucesso do projeto no Centro de Especialidades e Posto de Atendimento Médico (PAM), a Secretaria de Saúde do Crato decidiu atender outros bairros da cidade.

No Seminário, os atendimentos serão realizados no novo Posto de Saúde, Fábio Pinheiro Esmeraldo, às terças-feiras, das 18 horas às 22 horas; nos postos da Batateira, São Miguel e Vila Alta, os atendimentos vão acontecer às quartas-feiras, no mesmo horário. Para isso, serão disponibilizados médicos pela Secretaria com equipe de enfermeiros.

O secretário de Saúde do Crato, Cícero França, afirma que o atendimento, desde que foi iniciado, há cerca de três meses na cidade, surpreendeu pela procura. São mais de 900 pessoas atendidas, principalmente na área ambulatorial, desafogando atendimentos do Programa de Saúde da Família (PSF) e até mesmo da parte ambulatorial do Hospital São Francisco.

Com isso, ele afirma que o hospital também acabou sendo beneficiado com os novos atendimentos. Com a ampliação dos serviços, a saúde do município, segundo o secretário, vai entrar numa fase muito boa, desafogando outras áreas. Além do atendimento clínico, estão sendo realizadas prevenções das mulheres. No PAM estão sendo feitos atendimentos com odontólogos, no final de semana, e pediatras, na segunda e sexta-feira.

Começa curso de prevenção da hanseníase para 203 agentes de Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Programa Municipal de Hanseníase, estará realizando uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação começa nesta quarta-feira e vai até o dia 7 de outubro. Na ocasião, serão capacitados 203 agentes, divididos em grupos com 20 participantes. O conteúdo das oficinas constará de noções básicas sobre prevenção e combate à hanseníase. As oficinas acontecerão na sede da Secretaria de Saúde, das 8 horas às 11 horas.

Crato avança na área de saneamento e busca inserção no PAC II

Está em andamento projeto do município do Crato para inserção da cidade no Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC II), do Governo Federal. Representantes do município estiveram semana passada em Brasília, no intuito de entrar em contato com o Ministério da Integração Nacional. A administração tem dado prioridade aos projetos de saneamento no município, contando com significativos avanços nos últimos anos, a exemplo de projeto desenvolvido por meio da Sociedade Anônima de Àgua e Esgotos do Crato (SAAEC), com a inserção de novas tubulações, retirando as antigas e com problemas, possibilitando abastecimento com água de qualidade para a população. Além disso, novas redes de esgotamento foram feitas na cidade, contribuindo com a melhoria no setor. Foram investidos neste projeto cerca de R$ 9 milhões. Agora, a Prefeitura luta liberação de novos recursos para continuar o processo de investimento.

Governo do Crato é representado na reinauguração do SENAC Juazeiro

Foi realizada, na última segunda-feira, 25 de julho, em Juazeiro do Norte a reinauguração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –SENAC. Na ocasião, O Crato foi representando pelo vice- prefeito, Raimundo Bezerra Filho, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar. Lideranças políticas do Cariri, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt e diretores do sistema Fecomércio e Senac estiveram presentes no evento. O Centro de Educação Profissional receberá o nome José Leite Martins, presidente do Sistema Fecomércio-CE, no período de 1984 a 1998.

Fonte: PMC

O CARIRI É UM DOS MAIORES POLOS DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE - Por: Wilson Rodrigues - Radialista

É publico e notório que nos últimos 10 anos o Cariri cearense tem demonstrado sintomas de crescimento em sua economia e se tornando um grande pólo de desenvolvimento da região Nordeste. Devido ser uma das áreas de grande potencial no que se refere a irrigação, turismo religioso e ecológico, o Cariri vem atraindo interesse crescente de governos e de investidores privados de vários elos da cadeia produtiva. As instituições financeiras têm firmado parcerias com segmentos governamentais, iniciativa privada e da sociedade civil organizada, desenvolvendo ações com a finalidade de eliminar ou reduzir os elementos restritivos à expansão da base econômica produtiva e que, de certa forma, impedem o incremento do desenvolvimento sustentável. Essas iniciativas vêm contribuindo no aumento de postos de trabalho e com isto a população tem melhorado o poder aquisitivo e o nível de bem estar. Mas ainda o Cariri precisa realizar melhorias na sua infra estrutura como energia elétrica, abastecimento d”água, saneamento básico, estradas, educação e saúde publica.

O superintendente regional do Banco do Brasil, João Henrique Lemos Costa destaca como principais pilares da sustentabilidade e competitividade econômicas do Cariri, atividades como os pólos cerâmico e calçadista, construção civil, comercio, turismo, investimentos públicos e os programas sociais dos governos estadual e federal. A abertura de linha de credito popular para pessoas física e jurídica no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal é outro fator importante na melhoria da condição de vida das pessoas de baixo poder aquisitivo, disse ele. Obras como o Hospital Regional do Cariri, construção de shoppings, conjuntos habitacionais e condomínios e implantação de equipamentos públicos, alem de uma exposição agropecuária projetada para 60 milhões de reais em faturamento e produz 100 milhões de reais, são reflexos de uma economia aquecida, destacou o superintendente.

O governador Cid Gomes disse que nos seus cinco anos de governo já investiu no Cariri 350 milhões de reais em obras estruturantes e pretende investir até o final de seu mandato mais hum bilhão e 300 milhões de reais nas obras de construção do cinturão das águas, cuja primeira etapa começa no município de Jati, passando por Missão Velha, Barbalha, Juazeiro, Crato, Nova Olinda até Carius e na segunda etapa até o açude do castanhão, trazendo águas do Rio São Francisco para garantir o abastecimento do crescente parque industrial do Cariri e da expansão urbanística dos 32 municípios da região. Outra preocupação do governador é com o fornecimento de energia elétrica e para isto pretende investir na eólica, aproveitando os ventos da região.
Para o banqueiro e ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, é preciso se ter muito cuidado com esses investimentos devido a política de juros que ainda precisa ser mais bem avaliada. Para ele não é vantajoso se tomar dinheiro emprestado em bancos para investir em setores de rentabilidade duvidosa. Classificou o governo Cid Gomes como o melhor do Ceará nos últimos tempos e seus investimentos no Cariri merecem o aplauso de todos. Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, respeitando as proporcionalidades, o Cariri cresce mais que o Ceará e mais que o Nordeste, a 15 % ao ano e até que a China, que registrou crescimento de 9 %.

O nível de desenvolvimento econômico e social do Cariri, a partir do ano 2000, demonstra evolução, segundo a professora Laudeci Martins, chefe do departamento de economia da Universidade Regional do Cariri, com base nos dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará IPEECE. Os resultados, disse ela, mostraram que as cidades pesquisadas estão aumentando seu nível de desenvolvimento humano e concluiu que o Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha alcançaram, na ultima década, posições elevadas e estão entre os 10 melhores municípios do Estado.

Por: Wilson Rodrigues - Radialista

Parabéns Vovós !!!!! - Por: Mônica Araripe



"Queridas Avós. À vocês que me cercam de muito carinho, de muito amor; Que fazem todas as minhas vontades, que me dão tudo sem nada pedir; Que me amam mais do que a si próprio... À vocês, meus queridos avós, que Deus os abençoe mais a cada dia; Que me dê a bênção de sempre tê-los comigo, me dando muito amor, passando experiências, me ouvindo com carinho, me "dengando", me orientando, me aconselhando, me suportando, sempre com muita paciência; Vocês são para mim, um grande exemplo de trabalho, de honestidade, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor. Amo vocês..."

Texto enviado por Mônica Araripe, em homenagem ao dia dos Avós.

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30