xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 julho 2011

100 ANOS:Juazeiro do Padre Cícero do Crato...Um Poema Fotográfico-Wilson Bernardo.

As mão  rachadas pelo cabo da lida a enxada
Os lamentos e a graça desejada,na espera que se alcança
ao pé da estátua imóvel concretude na fé
O mundo tem a distancia das penitencias, a língua da mesma
palavra que se faz da fé parábolas
O milagre tem a sabedoria das andanças
de quem espera não se alcança
fronteiras do imaginário,a trilha que os pés ferida
Embalagens de plástico de viagens e longas
distancias
o inverno determina o cumprimento das promessas
a fome
a sede
bulachas de goma mascada
o sacramento do organismo em lágrimas.
O Cícero de todas as imagens e penitencias!
Wilson Bernardo(Poemas & Fotografia)

Sargento da PM do Ceará vai processar a TV Globo


O sargento da PM José Adamir Bandeira, lotado na Companhia da cidade do crato, está processo a Rede Globo de Televisão, por danos morais. Segundo o policial militar, em data de 29 de junho de 2011, a empresa por intermédio de seu programa novelesco “Insensato Coração”, transmitido aproximadamente às 21h, exibiu uma cena de cunho profundamente difamatório não somente a instituição da qual faz parte o Requerente, mas também a ele mesmo, como policial militar que é.

Na cena descrita pelo policial cearense - um Delegado contracenava com a personagem Paula Cortez, filha do banqueiro Horácio Cortez, interpretada por Tainá Müller. A personagem demonstrou indignação ao ver os policiais vasculhando sua casa à procura de provas contra seu pai. O ator, que interpretava um Delegado da Polícia Federal, ao ser questionado pela exaltada personagem se não deveria estar recolhendo mendigos na rua ou recebendo propina de motoristas bêbados, saiu-se da seguinte forma:

Paula Cortez: O Sr. é o responsável por essa palhaçada aqui?
Delegado: Delegado Rossi. E a Sra. é...?
Paula Cortez: Uma das donas dessa casa. Eu acho um absurdo eu chegar aqui e estar essa
bagunça, essa falta de respeito. Vocês não tem mais nada para fazer não, hein? Com tanto mendigo
na rua para recolher. Que que vocês fazem, hein? Só recebem propina de motorista bêbado?
Delegado: Acho que a Sra. tá confundindo um pouco as coisas, viu? Eu não sou guarda municipal,
tão pouco sou policial militar. Por isso mesmo, eu vou te dar um refresco, e vou fingir que não
ouvi o que a senhorita acabou de dizer, viu?
Paula Cortez: Como é que é o seu nome?
Delegado: Rossi
Paula Cortez: Ah, eu vou te denunciar. Denunciar você e a sua corja. E acho melhor vocês saírem
da minha casa...
Rafael Cortez: Cala a boca. Deixa de ser ridícula e pede desculpas.
Paula Cortez: Você tá do lado dele também agora, é?
Delegado: Escuta o seu irmão que ele sabe das coisas, ele estuda direito. Pergunta pra ele o que
que é desacato à autoridade, pergunta.
Rafael Cortez: Você já deu ridículo bastante, agora sai do meu quarto. Vaza, por favor!
Pois bem. Muito embora seja uma obra de ficção, a resposta do personagem do Delegado foi
desnecessária e ofensiva, não só aos Guardas Municipais e Policiais Militares do Ceará, mas de
todo o Brasil.

Pelos danos causados à moral, ao bom nome, à honra e à imagem do Requerente, deverá a empresa Ré ser condenada ao pagamento indenizatório equivalente a 20 (vinte) salários mínimos vigentes à data do pagamento, os quais devem ser revertidos em, 40% à ACSMCE (Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará), 40% à ASPRAC (Associação das Praças da Região do Cariri) situada na Rua Rui Barbosa, 95, Santa Tereza, Juazeiro do Norte/Ceará, CEP 63.050-380, pessoas jurídicas sem fins lucrativos, as quais lutam pela classe Policial e poderão melhor destinar tal compensatório em favor da classe que, como um todo, foi menosprezada e, apenas 20% para o requerente.

Assista a cena acessando: http://www.youtube.com/watch?v=9ewPcq6iIQk

Via Wilson Gomes

MENSAGEM DO DIA DO AMIGO - Por Maria Otilia


Uma mensagem muito bonita que fala da amizade sincera entre amigos, cada dia mais rara entre as pessoas. Leia este lindo poema de Padre Zezinho.

Poema do Amigo Aprendiz.

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender! E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias .

Comentários do dia - 21 de Julho de 2011


Prefeita Mônica Araripe

"Eu adorei a notícia de d. Mônica ser a cadidata, ela é uma pessoa que trabalha pelos pobres, escuta agente e é muito simples, tem projetos para as cranças. TO muitoo feliz, todo mundo aqui ta gostandoo. Agora quandoo é que ela vai dizer mesmo? já disse pra meu marido vou ganhar o mundo pra ela ganhar e ele vai tambem, sei que ela ganha. Bem que perguntei a ela na expocição e ela desse não sei quem sabe é Samuel. Vou lá amnha. Se DEus quizer ela vai ser e não vai dar para outroo não. Meu filho vou dormir feliz, é minha filha que ta escrevendo viu."

Socorro Silvestre
Rua: São José

Cidade: Crato


MUDANÇA DE LOCAL DA EXPOCRATO


"Realmente temos que mudar esse cartão postal da cidade, sabemos que as praças são do povo, mas tem horas que parecem ser só de alguns... Toda obra nos traz transtorno é o preço que temos que pagar,só esperamos que não passe do prazo e custo que vem na placa de obra. Apenas uma sugestão: Porque não fazemos uns três ou quatro projetos e maquetes e colocamos na praça para os seus legítimos donos "O POVO " apreciarem e votarem qual o melhor para nós,para que não aconteça o que fizeram com a praça Siqueira Campos, mesmo que as intenções tenham sido boas, a praça ficou uma droga."

Jacques Bloc Boris

Artista Plástico

Crato - CE

"EU CONCORDO COM O ATUAL PREFEITO DO CRATO O DR SAMUEL ARARIPE .NÃO SÓ EU COMO A MAIORIA DOS CRATENSES NÃO QUEREMOS QUE AS AUTORIDADES TIREM A EXPOCRATO DO PARQUE DE ESPOSIÇÕES PEDRO FELICIO CAVALCANTI PORQUE JÁ É O LOCAL TRADICIONAL E É NO CENTRO DO CRATO E SENDO ASSIM FACILITA A CHEGADA DOS TURISTAS A EXPOSIÇÃO E DA MAIS DINHEIRO PARA AS LOJAS DA CIDADE EU LI QUE O PRESIDENTE DO GRUPO GESTOR DA EXPOSIÇÃO DR LEITÃO JUNTO COM O MINISTRO DAS CIDADES DO CEARÁ QUERIAM LEVAR A EXPOSIÇÃO PARA O PALMEIRAL E A MINHA OPNIÃO É QUE NÃO DÁ POIS ENTORNO DAQUELA ÁREA SÓ HÁ UMA AVENIDA QUE LIGA OS BAIRROS AO REDOR SE AQUI NO CENTRO COM VARIAS RUAS AO ENTORNO DO PARQUE FICA LENTO O TRAFEGO NAS RUAS IMAGINEM LÁ. O PARQUE DE ESPOSIÇÕES É MUITO GRANDE SÃO SE EU NÃO ME ENGANO 36 HECTARES DE ÁREA E SÓ É UTILIZADA 30% DO TERRENO ENTÃO DA PRA FAZER A AVENIDA PARA MELHORAR O TRAFEGO E TAMBÉM! DA PARA AUMENTAR A EXPOCRATO QUE CADA ANO CRESCE MAIS O PARQUE DE EXPOSIÇÕES É QUASE O DOBRO DO PARQUE DE UBERABA MG QUE TEM O MAIOR EVENTO AGROPECUÁRIO DO MUNDO A EXPOZEBU NÃO SEI PRA QUE TANTA DISCUSSÃO . UM ABRAÇO A TODOS OS SEGUIDORES DO BLOG DO CRATO

LEONARDO ROBERTO
Emerson Barbosa, 02

Cidade: Crato


CALÇAMENTO DO PARQUE GRANGEIRO

"Ola !!!! mudei para Rua Luis Gonzaga de Melo no pq granjeiro a pouco tempo, todo dia quando saiu ou chego em casa fico triste e aborrecido com tanto buraco que tem nas rua, é um descaso total para nos que pagamos nossos impostos altissimos, e o pior é que antigos moradores afirmam que na prefeitura consta que esta rua é calçada, dizem que o material ate chegou para, mais depois de muito tempo este mesmo material foi recolhido e sem ninguem dar satisfação nenhuma e a obra não foi feita, mais existe um ponto bem interessante neste ponto, ja que qndo vamos reinvindicar na prefeitura sobre o calçamento a alegação é que essa rua foi calçada, cadê o poder publico municipal e judicial para investigar o pq a rua nao estar calçada, ninguem aparece para verificar nada,porque não existe uma investigação para saber o porque de nao haver o calçamento, foi parar no bolso de quem o dinheiro da obra. D! uas coisas tenho certeza, não foi a população que sumiu com o material desta obra e tbm nao foi o prefeito atual que sumiu com o material e nao calçou a rua, mais como prefeito eleito com o nosso voto o Sr: Samuel Araripe tem a obrigação de arrumar uma solução para este problema, porque em quanto isso os moradores sofrem com as crateras nas ruas e o pueral que maltrata a saude de nossas crianças.

Obs: para maquiar as ruas do centro com asfalto sorrisal a prefeitura tem verba, + para calçar ruas e beneficiar a maior parte da populaçao carente nao tem. ( oq me assusta nao é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons)."

Elanio Meneses
R - LUIS GONZAGA DE MELO, PQ GRANJEIRO
Cidade: CRATO - CE

Telefone de Contato: (088) 94178793

EXPOCRATO

"Gostaria de fazer um pequeno comentário sobre possíveis mudanças ou não do Parque de Exposição. Por mais que o Sr. Prefeito Samuel Araripe considere importante manter o Parque de Exposição no mesmo local, é necessário que o povo PARTICIPE dessa decisão. É preciso ficar claro que todo GESTOR está no cargo pela decisão e excelência do povo. Ou seja, se o Parque de Exposição permanece ou não no mesmo local é interesse do povo. Senão estamos "brincando" de democracia, quiçá voltando ao século XIX no que concerne a mentalidades. Entrevistar o povo, consultá-lo e dar-lhe um parecer é uma questão mínima de respeito a democracia. Hoje as autoridades tomam uma decisão e em pouco tempo estão efetivando. A opinião que tenho a respeito é de que o povo seja consultado seja lá de que modo for. Não há nada de errado nisso, creio. Que o povo tenha de fato e de direito PODERES DE DECISÃO. Foi assim que me ensinaram nas escolas. Se não está correto me perdoem".

Atenciosamente

Carlos Pontes

Parnaíba-Pi

"Nota do Editor: Meu prezado Carlos Pontes, gostei da sua humildade expressa na última frase: "Se não está correto me perdoem", mas amigo, nestas questões, quem estará correto ?O importante é fazer como você fez, contribuiu ao debate, expressando a sua opinião. Isso é o que verdadeiramente masi importa. Um grande Abraço!"

Dihelson Mendonça
Crato-CE

Parque de Exposições e empregos - Por: Francisco José - Repórter do Jornal "CORREIO DA PARAÍBA"


Como cratense, que, pelo menos duas vezes por ano visita sua cidade natal, tenho acessado como faço praticamente todos os dias, as notícias e os comentários postados no BlogdoCrato. Reputo este espaço como uma iniciativa fantástica, por proporcionar a quem está distante de sua terra, saber o que está acontecendo de bom no seu torrão. Se ele está progredindo, se está se projetando neste ou naquele aspecto específico da atividade humana.

No final de maio, passei um fim de semana com meus familiares e ouvi algumas queixas. Principalmente voltadas para o desemprego que atormenta muitos jovens. Inclusive os egressos da nossa Universidade Regional do Cariri. Uma ponderável parcela se queixa que, termina um curso de graduação e é forçada a disputar espaço no mercado de trabalho fora do Crato. Fortaleza é a opção de muita gente. Outros vão atrás de oportunidades fora do Ceará.

Com mais de 100 mil habitantes, o Crato, em que pese a vizinha Juazeiro ter o dobro dessa população, precisa urgente e imperiosamente, pensar, (e agir) na geração de emprego e renda. O que os nossos vizinhos juazeirenses estão dando é um inequívoco exemplo de capacidade. Atrair empreendimentos e oferecer empregos. O próprio Crato, conforme pude testemunhar, é um grande mercado consumidor deles.

Mas a fórmula não se resume à atração pura e simples, mediante a cessão de terreno e isenção tributária, para que esse ou aquele grupo empresarial se instale no Crato. São importantes, capacitação e qualificação profissionais. Muitos jovens que anseiam por uma colocação nem sempre estão preparados para sua inserção num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Quanto à polêmica em torno da mudança de local do tradicional Parque de Exposições do Crato, já ouvia falar desse assunto muito antes de me transferir para Campina Grande, onde me graduei, ingressei no Serviço Público e exerço atividade jornalística, iniciada, por sinal, aí na terrinha. O que deve ser levado em consideração, no meu modesto entendimento, é: “onde será construído um novo Parque?”. Será que a zona urbana do Crato não conta com espaço adequado a um empreendimento desse porte, sem a necessidade de levá-lo para o “palmeiral? Afinal trata-se de uma área a ser preservada.

Ali encontramos raro exemplar dos babaçuais que por dezenas de anos enfeitaram nosso pé de serra, proporcionando ganho às catadoras e quebradeiras, tempero para o feijão de muitos pobres; e matéria-prima para nosso incipiente parque industrial da segunda metade dos anos 1950 para 1960. Lembremos da Indústria de Óleo de Coco Babaçu, da família Borges; e da Colusa (Correia Luna S/A). A primeira nas proximidades do antigo DAER (hoje DERT); e a segunda no chamado Distrito Industrial do Muriti. Ambas extraíam óleo da amêndoa do babaçu, produziam sabão e vendiam a torta resultante da extração como ração para o rebanho bovino.

Em Campina Grande, para citar um exemplo, o Parque do Povo foi construído em pleno centro da cidade, para abrigar o que hoje se chama de “O Maior São João do Mundo”. Tudo muito cômodo por ser no centro. Mas ocorre que nem todo mundo pode ir caminhando até lá. A maioria se desloca de ônibus. E como toda grande festa, a do São João campinense, já exige espaço maior, compatível com o tamanho da cidade e do próprio evento festivo.

O Parque de Exposições de Animais de Campina, pertencente à Secretaria Estadual de Agricultura, fica localizado numa área às margens da BR 104-Sul, na saída para Caruaru, distante alguns quilômetros do perímetro central da “Rainha da Borborema”. E nem por isso a exposição deixa de ser visitada por populares. Durante os dias da mostra linhas de ônibus específicas fazem o transporte de quem está a fim de conhecer o evento.

No caso específico do Parque de Exposições do Crato, é importante saber se a nova área escolhida para localizá-lo é de fato adequada, do ponto de vista da infraestrutura. Do resto a engenharia civil se encarrega. Mas é imperioso também que todo mundo saiba se a mudança vai atender aos anseios da população como um todo, ou se apenas contemplará financeiramente uma ou duas pessoas.

Campina Grande, 19 de julho de 2011

* Francisco José Ferreira é natural do Crato-CE.
Diretor da Associação Campinense de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba.

Qual o maior dos mentirosos? - Por: José Cícero


NE - Uma excelente leitura é o que nos proporciona o Secretário de Cultura da cidade de Autora-CE, com mais um dos seus artigos que nos foi enviado aqui para o Blog do Crato:


Qual o maior dos mentirosos?
Aquele que ao mentir para todos os demais e todo o resto, termina inapelavelmente por enganar a ele próprio. Vítima do seu próprio invento todo mentiroso é um suicida e, por conta deste seu proceder idiota, um literal defunto.

Um cadáver andante. Um morto-vivo inutilizado deliberadamente para a ética e a moral que rege o mundo. Um imenso vazio de confiança e de verdade. Mas ele sonha a todo custo ser político. Uma liderança... Um singular espécime de sociopatia : uma doença.

Ademais, de tanto fazer uso do expediente espúrio da mentira, de algum modo estranho e bizarro, como por castigo, passa a acreditar naquilo que criou enquanto embuste. Toda a mentira é seu trunfo. Um indolente sofrendo por si mesmo as dores oriundas dos seus pecados inomináveis.

Razão pela qual, diria que todo mentiroso é um moribundo em seus percalços tristes. Uma criatura a precisar da caridade alheia e da extrema-unção do padre. Mas no fundo, digamos ainda que todo e qualquer mentiroso é um plantador de espinhos e de discórdia onde quer que ande. Um desumano covarde e, que por isso mesmo, não pode ser digno sequer do nosso desprezo ou piedade. E o que dirá do nosso voto. Uma pá de cal como um último tiro de misericórdia nas suas pretensões ignominiosas a envergonhar a própria raça.

O mentiroso por definição e por princípio é um babaca. Um ingênuo. Um abestado testando em si mesmo todo o processo da auto-enganação. Um condenado a masmorra das mentiras que ele próprio criou sob o cinismo e a hipocrisia das suas mãos e gestos.

Diante de todos, é ele próprio, a primeira vítima em potencial do seu veneno. Um literal exemplo do fogo-amigo.
O curioso é como ele consegue acreditar nos seus próprios sentimentos, diante do ludibrio e da mentira que tanto cria, consome e inventa todos os dias da sua existência?
Esquecendo de que a mentira como todos o sabem, ‘tem perna curta’.
Mas, convenhamos, todo mentiroso é um otimista. Ele consegue acreditar piamente no engodo e na inverdade que ele próprio edifica sob os olhos dos que acreditam em papel Noel. Mas, digamos que o mentiroso é um gentman. Um guardião de todas as invencionices que existem.

Ele é mau e bonzinho a um só tempo na frente de todos. Sorri com a face e trinca os dentes do coração por dentro. O mentiroso é um artista – ator do seu próprio teatro do absurdo. O canastrão da peça que todos os dias ele próprio escrever e encena por si mesmo. Pobre mentiroso que sofrivelmente todo santo dia terá que matar um leão a fim de sustentar a sua farsa. No entanto, vive a duras penas, das suas ilações baratas.

Admiro e tenho pena desses indivíduos. Peso-morto do planeta e da história humana. Todo mentiroso é um algoz de si mesmo. Finge sorrir por fora e sofre por dentro, diante dos desejos que na fogueira das vaidades mais extremas queima seu âmago com se fosse o próprio fogo dos infernos de Dante Alighieri.

O mentiroso é um fenômeno de público. Um recordista. Um visionário. Um covarde. Um bicho perigoso. A que todos deveriam está protegido deste incauto ilusionista da fauna humana e do espetáculo da vida..
O mentiroso no fundo, não consegue viver em paz com seu espírito. O mentiroso sequer consegue ser leal e ser amigo dele próprio. O mentiroso é uma sombra a nos perseguir pelo mundo adentro, onde que andemos ou nos escondemos dos seus tentáculos.
Finge ser bonito e elegante diante dos espelhos. Finge ser rico e forte. Ser um líder político admirado pelo povo. Um palhaço, um artista da desfaçatez. É candidato a tudo menos a ser leal e autêntico consigo mesmo e com nós outros.

O mentiroso é um criminoso – um crápula, algo que se mantém o tempo todo, na contra-mão da história. A marcha-ré dos fatos. Um fantasma teimoso querendo ser coveiro da verdade e da mansuetude da vida.
Meu Deus, mas como mente e como sofre penosamente um mentiroso! Todo mentiroso é fraco e débil. Todo mentiroso é perigoso e ingênuo. Todo mentiroso merece ser enterrado vivo e quando morto ser comido aos pedaços pelos abutres ou pelos vermes da elite – os outros urubus da sociedade, seus amigos -, cuja mentira é um capital, um investimento das bolsa de valores do capitalismo argentário.

A propósito, se você é o suposto mentiroso deste texto, e a carapuça te cabe por direito; pense daqui em diante no que você inventou recentemente e, à guisa de verdade, mesmo sabendo que é mentira – veja finalmente se você não está de fato acreditando demais neste mentira que criaste para si.
No fim da cena, o pano irá cair e você por fim perceberá que nenhuma mentira consegue durar para sempre. A multidão é uma invenção estética da sua mente pródiga. A platéia que você espera te aplaudir com frenesi não passa de uma grande farsa, uma ficção miraculosa. Uma miragem no deserto da tua ilusão mastodôntica. Veja rápido se avalie por dentro porque o tempo urge...

Afinal de contas, nada na vida é para sempre. Tudo o que nasce ou se cria é para morrer qualquer dia. Mas, democraticamente todo mentiroso tem o direito de mentir o que quiser, mas só para si mesmo.

- Pensou? Refletiu sobre a sua mentira escabrosa mais recente?

Agora, só o que te resta é se enforcar com a tua falsa pompa e prepotência na própria corta da tua liberdade que te resta. Mas antes nos diga:

– quanto valerá uma mentira? Qual seu preço? Protagonista supremo da invencionice de um teatro e uma ópera-bufa...
............................................

José Cícero
Secretário de Cultura de Aurora-CE

O pianista Arthur Moreira Lima se apresentou ontem (20) em Groaíras


Depois de levar a música clássica ao município de General Sampaio-CE, na última terça-feira (19), chegou a vez da população de Groaíras, no Norte do Estado do Ceará, conhecer o som erudito de Arthur Moreira Lima. O pianista, a bordo do seu caminhão-teatro, se apresentou no município de Groaíras na Praça Mororó. O público de Graça, também na Região Norte, terá a oportunidade de curtir o repertório eclético de Arthur Moreira Lima nesta quinta-feira (21), onde o instrumentista se apresenta Praça do Mercado.

Com mais de 370 concertos, nos lugares mais distantes do Brasil, o projeto "Um Piano pela Estrada" foi criado pelo instrumentista em 2002. A esses anos se somam um público de quase um milhão de pessoas e mais de 170 mil quilômetros de percurso pelos estados de MG, BA, PE, SE, AL, GO, TO, SP, PI, PB, RN, ES, PR, SC, RS, MS, MT, AC, RO, MA, PA, RJ e DF. No Ceará, Athur Moreira participa do Férias no Ceará desde a 3º edição.

O Festival

O Férias no Ceará é um Festival de Música realizado pelo Governo do Estado, nos meses de janeiro e julho, e que já está na sua sexta edição. Durante todos os finais de semana deste mês, o som da música popular brasileira, do pop e do clássico vai invadir os quatro cantos do Estado. Ao todo são 28 atrações nacionais e regionais percorrendo 32 municípios de todas as regiões do Ceará. Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas.

Os 32 municípios que receberão o “Férias no Ceará” são: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crato, Aracati, Barbalha, Tianguá, Morada Nova, Crateús, General Sampaio, Groaíras, Graça, Mauriti, Campo Sales, Russas, Tauá, Maranguape, Cascavel, Camocim, Quixadá, Caucaia, Croatá, Poranga, Pacajus, Brejo Santo, Monsenhor Tabosa, Iguatu, Tamboril, Ubajara, Ipu e Pacatuba.

Gilberto Gil abriu a primeira semana do Festival, com shows em Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral e Canindé. A cantora Roberta Sá também já fez sua participação nessa edição. A banda Cidade Negra, que já fez show em Aracati e Tianguá, se apresenta ainda em dois municípios. Jorge Ben Jor fez shows em Barbalha, Morada Nova, Fortaleza e Crateús. Além desses artistas estão agendadas apresentações de Vanessa da Mata, Seu Jorge, Zélia Ducan e Lulu Santos.

Os shows de abertura ficam por conta de 19 bandas cearenses: Geração Ypsilone, Monomotor, Zero 85 , Electrocactus, Soul Pop , Verona , Groovytown , Estrela da Serra , Outdoor , Locomotiva , Inbeats , Dona Zefa, Arsenic , Zona Azul, Código de Barras, The Dillas, O Verbo, Reite, e Vitalize.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Secretaria de Saúde do Crato ganha PRÊMIO PEDRO II por investimentos acima do estabelecido


NE - Interessante. Eu acompanho o melhoramento absurdo desta secretaria de Saúde do Crato depois que o Dr. Cícero entrou. Ele do dia pra noite, literalmente, fez a secretaria deixar de ser a pior para se tornar e melhor do município. O que é que faltava à ex-secretária Nizete Tavares para fazer o mesmo ? Só foi a secretária deixar o lugar que melhorou tudo ! Incrível...


A
Administração Municipal do Crato tem se empenhado em prestar um trabalho abrangente na área da saúde, dentro dos critérios estabelecidos. Para isso, tem esse trabalho reconhecido. Durante a Conferência de Saúde, realizada em Crato, houve uma avaliação dos diversos projetos desenvolvidos pela administração e apresentado para os profissionais de saúde presentes ao evento. Na ocasião, a Secretaria de Saúde do Crato foi reconhecida com o prêmio Pedro II, concedido por meio de instituição pernambucana, por estar levando investimentos acima do estabelecido pelas instituições governamentais, no intuito de garantir um atendimento qualificado à saúde da população. Segundo o secretário de Saúde, Cícero França, esse teto estabelecido pelo Ministério da Saúde deve chagar a 15% do orçamento municipal. Já o Crato sai na frente, como 20%. Com isso, são diversos projetos que estão sendo executados, novos postos de saúde construídos, atendimentos noturnos, com equipes de saúde, com ampliação da rede de atendimento. Essa cifra também tem refletido nos indicadores de saúde do Crato, que tem melhorado significativamente nos últimos anos.

Fonte: PMC

Geopark Araripe homenageia Juazeiro do Norte pelo seu Centenário


O Geopark Araripe fará homenagem ao Geossítio Colina do Horto durante os festejos do Centenário da cidade de Juazeiro do Norte amanhã, 21/07. Ciente dessa importante data para o município mais populoso e desenvolvido do território do Geopark Araripe, foram preparadas atividades lúdicas e um momento de homenagem.

Tendo como foco e o entendimento da importância da educação no processo de desenvolvimento do município, a equipe técnica do Geopark Araripe preparou duas oficinas: uma de réplica de fósseis e uma de reutilização de materiais recicláveis, que será realizada às 15h00 no Horto. Voltadas para o público infantil, apresentarão alguns animais fossilizados que foram encontrados na região, como os pterossauros, além de noções da legislação fossilífera e a importância do geossítio onde essas atividades estão sendo realizadas. Já a homenagem consiste numa exposição fotográfica que mostrará detalhes do Geossítio Colina do Horto e da fé que envolve o lugar. São 12 fotografias que serão expostas a partir das 17h00 no local com mostras da trilha do Santo Sepulcro e as minúcias religiosas que podem ser encontradas em seu caminho.

O Geossítio Colina do Horto está localizado em Juazeiro do Norte e é o lugar onde o fundador da cidade, Padre Cícero, celebrava missas. Atualmente é um centro de peregrinação que atrai cerca de dois milhões de romeiros por ano. Juazeiro do Norte completa amanhã, 22/07, cem anos de emancipação. É nesse lugar onde estão localizadas as rochas mais antigas do território do Geopark, datadas de cerca de 650 milhões de anos.

Fonte: URCA

Município do Crato tem dengue sob controle

NE - O município de Crato, que já estêve na lista negra da dengue, agora goza da reputação de possuir um dos menores índices da doença no estado do Ceará.

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Controle de Endemias, tem intensificando o trabalho de combate à dengue e aplicação do fumacê - UBV - Ultra Baixo Volume nos bairros da cidade. O calendário segue nos bairros da seguinte forma:

Hoje, quinta-feira, dia 21, no período da manhã, o fumacê passará no Centro da cidade e a tarde no bairro Ossian Araripe; Na sexta-feira, dia 22, no bairro Pinto Madeira, pela manhã e a tarde no Parque Grangeiro; no sábado, 23, pela manhã, será no Conjunto Nossa Senhora de Fátima e Vila Guarany e também no Lameiro e Ladeira do Alencar.

Segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, é importante para otimização da aplicação com UBV, que as residências e lojas estejam com as portas abertas para receber as borrifações, ressaltando que o trabalho e empenho de todos têm valido a pena, pois o município do Crato tem a questão da dengue em controle. O Secretário de Saúde Cícero França vem desenvolvendo ações qualitativas e quantitativas no município, promovendo assim mais segurança, saúde e mais qualidade de vida para a população.

Fonte: PMC

Pré-Conferências Municipais de Assistência Social são realizadas em Crato


O
Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou ontem no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe o Fórum das Entidades Não Governamentais, para a escolha dos novos conselheiros que irão compor o biênio 2011 a 2013. Na ocasião foram debatidos temas sobre o Controle Social e Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. Hoje, dia 21 e amanhã, sexta, 22, estarão sendo realizadas as Pré-Conferências Municipais de Assistência Social com seus eixos em discussão, com o tema: Consolidar o Sistema Único de Assistência Social - SUAS e valorizar seus trabalhadores. A Secretária Liduína Andrade destaca que é de suma importância a participação das famílias e da comunidade. Os horários e locais serão assim:

Hoje- Dia 21 quinta-feira - às 13 horas, no Auditório do Pólo de Atendimento José Francisco de Luna;

Amanha, dia 22, sexta-feira – às 13 horas, no Pólo de Atendimento Madre Feitosa

Fonte: PMC

Vanessa da Mata, Cidade Negra e Seu Jorge agitam a terceira semana do "Férias"


Se um já é bom, dois vai ser melhor ainda. A partir desta semana a diversão vai ser em dose dupla no Férias no Ceará. Nesta quinta-feira (21) enquanto Vanessa da Mata canta seus sucessos para o público do município de Mauriti, no Cariri, a banda Cidade Negra volta ao palco do Festival, só que desta vez se apresenta no município de Campos Sales. Em Mauriti, a cantora se apresenta na Praça Bela Vista, com show de abertura da banda Outdoor. Já em Campos Sales o agito comandado por Tony Garrido acontece no Loteamento Portal da Cidade, e fica por conta da banda Locomotiva animar a galera antes do show. Nas duas cidades os shows começam a partir das 20 horas.

O Férias do Ceará em dose dupla continua durante o final de semana. A cantora Vanessa se apresenta ainda nos municípios de Russas, na sexta-feira (22), no Parque Ecológico Lagoa da Criança; no sábado (23) em Camocim, na Avenida Beira Mar; e no domingo (24) em Caucaia, ao lado da Praça do Anfiteatro. Nesses dias os shows de abertura ficam por conta das bandas Inbeats, Dona Zefa e Groovytown, respectivamente. Já Tony Garrido e sua turma vai estar na sexta-feira (22), no Parque da Cidade do município de Tauá; e no sábado (23) na Praça da Liberdade em Maranguape.

Pra alegria ganhar os quatro cantos do Estado, Seu Jorge inicia sua participação no Férias no Ceará já neste sábado (23). O cantor e compositor vai cantar seus sucessos “Burguesinha”, “Pretinha”, “Mina do Condomínio” para o público de Cascavel, na Região Metropolitana. A festa começa a partir das 20 horas, na Praça São Francisco, com show de abertura da banda Arsenic. No domingo (24), ele canta na Praça José de Barros, em Quixadá. A banda cearense Código de Barras faz o show de abertura.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Demutran explica razão dos engarrafamentos no trânsito durante a Expocrato


NE - Embora a explicação esteja correta, e não poderia ser de outra forma, o povo de uma cidade nao gosta de explicações. Prefere soluções. Soluções como a que eu já solicitei ao Joatan para a ladeira da Cel. Luiz Teixeira, onde os mototaxistas ( uma praga hoje na cidade ), descem a ladeira em altíssima velocidade em direção á ponte do Arco, e saia do meio quem puder. Ali, no pé da ladeira, precisaria de um quebra-molas, redutor de velocidade, e dividir o canteiro em triângulo, com gêlo baiano, igual ao que foi feito na Praça da Sé. faz um ano que eu peço isso...( Dihelson Mendonça ).


Durante a 60ª edição da EXPOCRATO, realizada no período de 10 a 17 de julho, motoristas e pedestres reclamaram muito do congestionamento no trânsito nas ruas acessivas ao parque. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, DEMUTRAN, Luiz Joatan de Sousa esclarece que, devido a interdição da Avenida José Alves de Figueiredo, em função das obras de restauração do canal do rio granjeiro, foi obrigado a proibir estacionamentos nas ruas Dom Quintino e Cel. Antonio Luiz, a partir da Praça da Sé até a Praça Antonio Esmeraldo, no Bairro Pimenta, e ainda na Carolino Sucupira, Major José Gonçalves, além da Avenida Maildes de Siqueira, para que assim o trânsito nessas artérias fluísse com mais rapidez.

Segundo Joatan, os engarrafamentos no trânsito acontecem naturalmente, até em dias comuns e principalmente por ocasião de uma festa do porte da EXPOCRATO, que neste ano atraiu cerca de 650 mil pessoas. Ele argumentou que o trânsito do Crato é acrescido diariamente nove novos veículos, sendo três automóveis e seis motocicletas, uma média de 270 veículos/mês a mais nas vias da cidade. Esse número, disse o chefe do DEMUTRAN, no período da EXPOCRATO, triplicou, chegando a 80 mil carros e motos transitando, ao mesmo tempo, e assim é impossível não haver congestionamentos.

Joatan ainda explicou que apesar dos problemas de engarrafamentos, a festa da EXPOCRATO realizou-se dentro da normalidade sem comprometimento de seu brilho em relação aos anos anteriores. Disse também que com a proibição de permanência de carros parados nas ruas de acesso ao parque, foram criadas nas adjacências novas áreas para estacionamentos para aproximadamente 100 carros. Os agentes do DEMUTRAN desempenharam um trabalho com muita competência e a prova disto, segundo o diretor de trânsito, foi o baixo número de irregularidades registradas no período da festa.


Fonte: PMC

Mônica Araripe - Prefeita do Crato ?


Nota do Editor - Recebemos um comentário da leitora Maria Letícia Damasceno, que pergunta sobre alguns boatos que circulam em Crato, se seria verdade que a Primeira-Dama Mônica Araripe seria uma das favoritas à sucessão municipal, afinal, falta apenas um ano para o evento:

"Prezado Dihelson,

"Meu nome é Maria Letícia Damasceno, tenho muitas saudades do nosso Cratinho, acompanho o blog do crato desde que começou, queria saber se é verdade que a primeira dama Mônica vai se candidatar a prefeita do Crato. Se for, parabéns, o mundo é das mulheres veja nossa presidente, recentemente foi empossada uma mulher na chefia do FMI, a mulher cada vez mais ganha os espaços no mundo fico muito feliz se fosse a Monica porque eu nao conheço, mas leio o que ela escreve nos blogs é uma pessoa do bem que trabalha para as crianças os pobres e tem a alegria que contagia, o Crato precisa de uma pessoa que levante o astral da nossa cidade, quero saber se é ela mesmo tem todo o meu apoio."

Uma Resposta:

"Prezada Maria Letícia, aqui no Crato se não me falha a memória, já existem mais de 10 pretendentes ao cargo de sucessor do prefeito Samuel Araripe. No entanto, não existe até esse momento ( que eu saiba ), uma campanha em torno do nome da primeira-dama, embora eu também já ouvi dizer que ela é uma das que possui um dos maiores índices de aprovação e popularidade, e bem que poderia ser uma excelente escolha para o Crato. Nas mãos de Mônica, tenho absoluta certeza, pelo que conheço dela, que o Crato estaria em excelentes mãos. Não tenho a menor dúvida de que se esses boatos se confirmarem, e se ela vir a ser uma candidata, será imbatível. E concordo contigo: A revolução, ou evolução que temos tido nos últimos anos, prova definitivamente que o mundo é das mulheres cada vez mais. A mulher, que viveu tantos séculos reprimida sob o jugo machista, finalmente vem para provar que tem competência para fazer melhor do que muitos homens. Em vários países aonde as mulheres são chefes de governo, houve um salto da qualidade de vida, prova da visão humanística que elas possuem. E aqui não seria diferente, porque na conjuntura atual do Crato, Mônica Araripe, pelos inúmeros exemplos dados em todos os anos, de apoio aos desfavorecidos, com as suas campanhas ligadas à Casa Harmônica, temos certeza de que seria uma boa escolha. O que posso lhe comunicar é que irei checar a veracidade desses boatos, mas lhe digo de antemão que eu não chamaria de boatos, mas sim, de "uma excelente notícia" para nossa cidade.

Dihelson Mendonça

Mensagem do Dia - Bons Amigos



BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Machado de Assis

Feliz dia do amigo.

Bjus,
Mônica Araripe

Governo sanciona lei que proíbe uso de celular em agências bancárias do Ceará


É Proibido o uso de Telefone Celular dentro de Agência Bancária


A lei que proíbe a utilização de celulares e obriga a instalação de divisórias entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento na agências bancárias foi sancionada pelo governador em exercício Domingos Filho e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (19). A nova lei deve proporcionar privacidade e segurança às operações financeiras. As divisórias deverão ter a altura mínima de 1,80m e serem confeccionadas em material opaco, que impeça a visibilidade, segundo informações dispostas do Diário Oficial.

Uso de celular

Além da instalação das divisórias, os clientes serão proibidos de usar celular dentro das agências bancárias do Ceará. O não cumprimento da lei sujeitará multa diária de R$ 500 . As agências, postos de serviços bancários e estabelecimentos que possuem caixas eletrônicos terão o prazo de 90 dias para se adequarem à nova lei.

Fonte: Portal Verdes Mares

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30