xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 julho 2011

Cientistas questionam eficácia de antidepressivos contra Alzheimer


Em pesquisa, remédios desse tipo não superaram placebos em resultados. Psicotrópicos e antidepressivos são os mais receitados.

Dois estudos diferentes, publicados em duas revistas médicas britânicas, questionam o uso de psicotrópicos e antidepressivos para tratar pacientes com demência, no momento em que se realiza, em Paris, uma conferência internacional sobre o mal de Alzheimer. O Professor Sube Banerjee, do King's College de Londres redigiu, em 2009, um relatório sobre a prescrição abusiva de antipsicóticos (neurolépticos) no mal de Alzheimer. Hoje, ele mostra que os dois antidepressivos mais recomendados aos pacientes com demência não trazem os benefícios esperados, causando efeitos colaterais. Para este estudo publicado on-line por "The Lancet", o Professor Banerjee reuniu pacientes britânicos sofrendo de depressão e um provável Alzheimer. Foram divididos em três grupos de cem pacientes cada: dois desses recebiam um antidepressivo (sertralina ou mirtazapina) e o terceiro, um placebo (sem princípio ativo).
saiba mais

Ao final de três meses, os cientistas não descobriram diferenças na redução da depressão. Por outro lado, os pacientes que receberam um antidepressivo apresentavam muitos efeitos indesejáveis, em comparação aos que foram tratados com o placebo.

"As duas classes de medicamentos mais prescritos para a depressão no mal de Alzheimer não são mais eficazes que um placebo", concluem eles. Dessa foram, "os médicos devem repensar o tratamento desses pacientes com depressivos e reconsiderar seus hábitos de recomendar esses remédios", consideram eles.

Paracetamol funciona

Um outro estudo, publicado on-line pelo "British Medical Journal", mostra, por sua vez, que medicamentos contra as dores, como o paracetamol podem fazer melhor que os psicotrópicos para acalmar a agitação dos pacientes com demência. A agitação e a agressividade são sintomas mais frequentes das formas avançadas de demência, tais como o mal de Alzheimer. Comportamentos perturbadores para os que estão em torno são, com frequência, tratados com neurolépticos. Essa outra pesquisa ficou a cargo de cientistas britânicos (King's College) e noruegueses, que observaram 352 pacientes noruegueses portadores de demência moderada a severa.

A metade deles prosseguiu recebendo o tratamento habitual, incluindo neurolépticos ou antidepressivos. Setenta por cento dos demais foram tratados com paracetamol; 20% com buprenorfina (medicamento de substituição com heroína) e os 10% restantes com remédios mais potentes contra a dor (morfina). Uma redução significativa da agitação foi mostrada após oito semanas de tratamento no segundo grupo em relação ao primeiro, informaram os cientistas.

Destacaram que o alívio da dor, dificilmente exprimível pelos pacientes com demência, pode desempenhar papel importante no tratamento da agitação, permitindo reduzir as prescrições inúteis de neurolépticos. No relatório entregue ao governo britânico, em 2009, o Professor Banerjee informava que os médicos britânicos prescrevem anualmente psicotrópicos a 180.000 pacientes com demência, o que está na origem de 1.620 AVCs, Acidentes Vasculares Cerebrais, e 1.800 mortes. Neste mesmo ano, na França a Alta Autoridade de Saúde alerta contra uma prescrição excessiva e inadaptada de medicamentos no mal de Alzheimer.

Da France Presse

Globo proíbe apologia homossexual em 'Insensato Coração'

NE - A televisão influencia o comportamento das pessoas, ou é o contrário ?

A Globo resolveu esfriar de vez a história dos homossexuais Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) em Insensato Coração. Além do corte das cenas, os autores foram instruídos a pararem de fazer apologia pela criação de uma lei que puna a homofobia.

O romance entre Hugo (Marcos Damigo) e Eduardo (Rodrigo Andrade) vai receber um balde de água fria O romance entre Hugo (Marcos Damigo) e Eduardo (Rodrigo Andrade) vai receber um balde de água fria

Procurada, a Globo, via assessoria, disse que a televisão é um veículo de massa que precisa contemplar todos os seus públicos e faz parte do papel da direção zelar para que isso aconteça. As informações são da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo

Portal Terra

170 quilos de maconha são apreendidos em Milagres, no interior do Ceará


A
Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 170 quilos de maconha prensada, divididos em 245 "tijolos", que estava em um veículo que vinha de São Paulo com destino a Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (18).

A apreensão foi feita no KM 481, da BR- 116, no município de Milagres, no Sul Cearense. A droga estava em um veículo com dois homens. Eles foram presos e encaminhados para a Polícia Federal em Juazeiro do Norte, onde será feito o flagrante. A dupla foi encaminhada à Cadeia Pública de Juazeiro do Norte/CE a disposição da Justiça da comarca de Milagres/CE. Os crimes culminam penas de 8 a 25 anos de reclusão e são inafiançáveis.

Portal Verdes Mares

Lula diz que ainda não "desencarnou" da Presidência, mas retoma viagens pelo Nordeste

NE - "Nem fui e já voltei..."

Quase "desencarnado" da cadeira presidencial e ansioso para voltar a "incomodar algumas pessoas", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana sua turnê pelo País. Sua andança começará pelo Nordeste, na Bahia, onde terá um encontro com a matriarca da família Veloso, Dona Canô, de 103 anos, e visitará o governador Jaques Wagner (PT-BA). Em Pernambuco, Lula deve se encontrar com o governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Na Bahia

Digna de uma agenda de campanha, o giro de três dias começa nesta quarta-feira, quando Lula embarca para Salvador. O ex-presidente vai a Santo Amaro da Purificação visitar a mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, que esteve internada na última semana após sentir dores abdominais e falta de ar. Após o encontro com Dona Canô, Lula seguirá para Feira de Santana, onde conhecerá as instalações do Hospital Estadual da Criança. A agenda do dia termina com um jantar oferecido pelo governador Jaques Wagner, no Palácio Ondina. No dia seguinte, Lula participará do lançamento do Plano Safra do governo baiano.

Em Pernambuco

O ex-presidente estará na quinta-feira, 21, à tarde em Recife, onde participará do 5º Aniversário da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, no Parque Dona Lindu. No último dia de viagem, Lula receberá os títulos de Doutor Honoris Causa no Teatro Santa Isabel às 10 horas, ainda em Recife. Os títulos foram conferidos pelas Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Em seis meses longe da Presidência, Lula tem se dedicado a palestras, encontros e homenagens pelo mundo. Durante este período, Lula tem evitado entrevistas sob o pretexto de que ainda "não desencarnou totalmente" da Presidência. Na última semana, em evento da União Geral dos Trabalhadores (UGT) em São Paulo, o ex-presidente anunciou que voltaria a viajar pelo Brasil. "Vou voltar a incomodar algumas pessoas outra vez", avisou.

Agência Estado

Deficientes poderão ter carteira de motorista


A Justiça Federal de São Paulo determinou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permita a habilitação de pessoas com deficiência para as categorias profissionais C, D e E. Em novembro de 2007, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão moveu ação civil pública contra o Contran, devido à inconstitucionalidade da Resolução número 51/98. Em um dos itens da resolução constava que "ao condutor de veículos adaptados será vedada a atividade remunerada", o que, para o MPF, violava os direitos das pessoas com deficiência, especialmente o direito ao trabalho.

A decisão da Justiça confirma a liminar obtida em dezembro de 2007, que ordenou que o Contran publicasse uma nova resolução para possibilitar o exercício da profissão de motorista por pessoas com deficiência que necessitassem de veículos adaptados. Após a concessão da liminar, em 2008 o Contran editou a Resolução número 267, passando a regulamentar o exame de aptidão física e mental e a avaliação psicológica também às pessoas portadoras de deficiência.

Fonte: Agência Estado

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30