xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 julho 2011

O que há por trás da compra de um terreno no Palmeiral para a EXPOCRATO ?


http://3.bp.blogspot.com/-o79ksDEB4rA/Th-YNjjLwlI/AAAAAAAAYLs/UKH0Fglv9ug/s1600/centro_crato.jpg


Ô de casa, alguém sabe dizer quanto vale um terreno no palmeiral para se construir uma EXPOCRATO ? Os Cratenses fazem a mínima idéia do que está por trás da tentativa de retirar o parque do local atual para o palmeiral ? Quem é o dono do terreno ? Quanto vão pagar pelo terreno ? Vocês sabem ?

O local atual tem 33 hectares para a Expocrato, que só são utilizados 30 por cento, e o governador fez um moderno parque em Sobral com 17 hectares, o que custa modernizar o atual, investindo 10 milhões em avenidas e 15 milhões no parque dos 25 milhões que ele prometeu ?

O que é maior, 33 hectares ou 17 ? O Crato está precisando é de AVENIDAS. Com Expocrato e sem Expocrato, o problema do centro da cidade vai continuar o ano todo. Estamos completamente congestionados aqui. Precisamos reestruturar o Crato. 5 Avenidas ali vão muito bem, escoaria o trânsito, e solucionaria um problema que daqui pra frente, será cada vez maior. Com 10 milhões, se constróem as avenidas, que é o custo de comprar outro terreno para um novo parque. E construindo o parque noutro local, o problema do Crato vai continuar e só aumentar.

E novamente eu pergunto: Sendo assim, qual o interesse que há em tentar remover o parque do local atual, prejudicando o acesso da população? O que há por trás disso, você sabe ? Eu não sei. $$.$$$.$$$.$$$,$$

Dihelson Mendonça

Artista Plástico George Macário inaugura Galeria de Artes de padrão Internacional em Crato


O
renomado artista plástico Cratense George Macário, que é também Presidente da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, inaugurou na noite de ontem ( 13 ) em Crato, uma galeria de artes, contendo mais de 50 dos seus melhores trabalhos em pintura e escultura.

George, que é filho do ex-prefeito Humberto Macário de Brito, desenvolveu o seu talento para a pintura durante a adolescência, porém resolveu seguir a carreira de advogado. Hoje, aos 40 anos de idade, após o incentivo de grandes mestres da pintura mundial como Bruno Pedrosa, com quem esteve recentemente em São paulo por ocasião de uma das maiores feiras de arte do planeta, além de muitos outros artistas, George volta a se dedicar à sua verdadeira paixão: As artes plásticas.

Possuidor de características bastante próprias que o diferenciam dos artistas que seguem a corrente principal, George lança-se de corpo e alma ao mundo do abstracionismo, sem perder ainda os traços do impressionismo e do desenho, que foram as suas primeiras tendências artísticas, quando realizou dezenas de trabalhos primorosos em "bico de pena". Hoje, amadurecido em sua arte, desenvolveu a excelência dos super talentosos, e a constante superação daqueles que buscam obter a perfeição naquilo que fazem. Combina formas estruturais exóticas que nos remetem aos páramos da arquitetura, bem como aborda temas abrangentes como as necessidades globais; Seus quadros refletem um mundo moderno caótico, os grandes temas da civilização, as inquietudes de um planeta à beira do colapso, a guerra, a fome, e a esperança humanas.

Um soberbo combinador de matizes, seus quadros se caracterizam pela profusão de cores fortes e vibrantes, criteriosamente escolhidas para gerar obras de grande valor artístico e beleza, que tem sido elogiadas por críticos desde São Paulo à Austrália. De Londres à Veneza.

Assim é George Macário; Um artista talentoso que finalmente decidiu investir na sua própria arte, levando-a para brilhar nas grandes galerias do mundo, que afinal de contas, dentro daquilo que já executa, veio a tornar-se tanto a sua matéria-prima, de onde extrai o subsídio, quanto a sua meta final que abrange o universo e as suas reentrâncias, numa arte que supera épocas e espaços; Um artista que podemos dizem sem medo de errar, que é verdadeiramente multidimensional.

A galeria foi inaugurada com a presença de amigos do mundo das artes, autoridades e familiares

Img_0398

Mais de 50 trabalhos estão expostos na galeria, que abrirá todos os dias

Img_0309

Destaque ao lado direito para a Secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, e o Antunes, curador do Museu de Arte Vicente Leite.

Img_0320

George Macário posa ao lado de um dos seus recentes trabalhos

Img_0316

O Prefeito Samuel Araripe e a Primeira-Dama Mônica Araripe também se fizeram presentes

Img_0408

Na foto abaixo, a filha Luana Macário, e a primeira-dama Mônica Araripe

Img_0424

Recebeu o apoio de outros artistas como Gabriella Federico e Jacques Bloc ( foto )

Img_0556

Luana Macário

Img_0486

O Artista e seu discurso de inauguração

Img_0381

Recebe o apoio do pai, e agradece a Humberto Macário de Brito

Img_0404

Na foto abaixo, Gabriella Federico e Dr. Cícero França

Img_0400

Panorama da galeria

Img_0432

Um encontro histórico: Prefeito Samuel Araripe e Ex-Prefeito Humberto Macário

Img_0416

E finalmente a Foto da Família Macário de Brito, grande apoiadora do artista

Img_0499


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça

Palco Sonoro URCA-BNB na Expocrato

NOTA DO EDITOR: Eu havia prometido que o Blog do Crato não daria qualquer cobertura a este evento promovido pela URCA, pela sistemática discriminação que eles têm à minha pessoa e ao meu trabalho musical, além de outros artistas que por suas posições políticas, estão também sendo discriminados no evento. Entretanto, não mou mexer nesta postagem do Carlos Rafael. ( Dihelson Mendonça )


Programação de hoje, quinta-feira, 14/07

Luciano Brayner, ontem 13/07 (Foto: Samuk)

O II Palco Sonoro URCA-BNB tem salvado a Expocrato no que diz respeito à programação musical alternativa protagonizada pelos artistas do Cariri. Talento e diversidade são as marcas do Palco. Tudo sob a ótica contemporânea de fazer cultura. Músicas boas. Público antenado. Integração de pessoas e experimentações. Ontem por exemplo, Ulisses Germano incorporou seu pífano e dupla de pandeiristas, invocando as raízes populares no frondoso som roqueiro de Calazans Callou e banda Trimurti. O sanfoneiro mirim Gilberto Neto deu uma palhinha na apresentação charmosa da também charmosa Jord Guedes. Até eu cantei, invadindo o palco de Calazans (Salatiel foi o culpado) e errando a letra de “Maria dos Santos”, de Alceu e Don Tronxo (o culpado fui eu). Mas depois, muitos foram me encorajar com palavras carinhosas.
Então... Hoje a noite promete. Sempre a partir das 17 horas. E olha quem vai iluminar o palco. Os
seguintes sóis:

17:00 - Cantigar
18:00 - Zabumbeiros Cariris
19:00 - Synkrasis
19:40 - Abidoral Jamacaru
20:00 - Ermano Moraes
20:40 - João Do Crato
21:00 - Ibbertson Nobre (com participação do baterista Demontiê Dellamone e do baixista Marcelo)
21:40 - Beatles Cover

Quem for, verá e ouvirá.

Temperaturas caem no Ceará em meio a chuvas fora de época


A
s previsões de chuva para os próximos dias estão se concretizando no Ceará. Depois de encerrar seu período chuvoso em maio, o Estado continua a registrar precipitações. A população também tem enfrentado uma temperatura abaixo do normal. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em julho a temperatura média no Ceará costuma oscilar entre 26ºC e 27ºC. Já nesta quarta-feira (13) os termômetros devem ficar entre 22ºC e 26ºC, segundo ainda a fundação. Também existe a previsão de mais chuvas nesta quinta-feira (14), principalmente no Litoral e no Baixo Jaguaribe.

Precipitações em mais de 100 municípios

Nesta quarta-feira houve chuvas em mais de 100 dos 184 municípios cearenses, conforme dados atualizados às 9h30min pela Funceme. O maior índice pluviométrico foi anotado em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, com 76 milímetros. Já em Quixadá a chuva foi de 70 milímetros.

Na terça-feira (12) o Ceará já tinha registrado precipitações em 89 municípios, mas sem maior intensidade.

Chuvas em agosto

O céu em Fortaleza na manhã desta quarta está parcialmente nublado. A previsão da Funceme é que as chuvas no Ceará se estendam até agosto.

Fonte: DN Online

Não só do LIXO da Programação da Expocrato vive o cariri - JORGE BEN JOR se apresenta hoje em Barbalha



Nota do Editor: Não é apenas do LIXO da programação da Expocrato que se alimenta o cariri. Grandes shows também acontecem, como o de Jorge Ben Jor hoje ( quinta-feira ) em Barbalha. Há poucos dias, o cantor Gilberto Gil esteve em juazeiro. No projeto, se apresentam nomes da música brasileira, como:

Roberta Sá
, Cidade Negra, Vanessa da Mata, Seu Jorge, Zélia Ducan, Lulu Santos Artur Moreira Lima.

Crato continua na lanterninha comendo o lixo do lixo, e o Forró de Plástico.

Rock and roll, samba, samba rock e uma mistura de estilos vai agitar a noite desta quinta-feira (14) no Parque da Cidade, em Barbalha, no Cariri. Jorge Ben Jor inicia sua participação no Férias no Ceará cantando para o público do Cariri sucessos como Mas que Nada, Taj Mahal, Banda do Zé Pretinho, Fio Maravilha e Chove Chuva. Quem faz o show de abertura em Barbalha é a banda Monomotor, a partir das 20 horas. Já na sexta-feira (15) é o público de Morada Nova que promete dançar ao som do carioca. O cantor se apresenta na Avenida Manoel Castro Filho, antes, a galera do Soul Pop agita a noite no município.

No sábado (16), Jorge Ben Jor faz seu super show no Anfiteatro do Parque do Cocó, em Fortaleza. O show de abertura fica por conta da banda Verona, que aquecerá os ânimos da galera a partir das 20 horas. Jorge Ben Jor termina sua participação nas Férias mais agitadas do Ceará no domingo (17), com show na Praça da Matriz de Crateús. Quem faz o show de abertura é a banda Grooovytown.

O Festival

O Férias no Ceará é um Festival de Música realizado pelo Governo do Estado, nos meses de janeiro e julho, e que já está na sua sexta edição. Durante todos os finais de semana deste mês, o som da música popular brasileira, do pop e do clássico vai invadir os quatro cantos do Estado. Ao todo são 28 atrações nacionais e regionais percorrendo 32 municípios de todas as regiões do Ceará. Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas.

Os 32 municípios que receberão o “Férias no Ceará” são: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crato, Aracati, Barbalha, Tianguá, Morada Nova, Crateús, General Sampaio, Groaíras, Graça, Mauriti, Campo Sales, Russas, Tauá, Maranguape, Cascavel, Camocim, Quixadá, Caucaia, Croatá, Poranga, Pacajus, Brejo Santo, Monsenhor Tabosa, Iguatu, Tamboril, Ubajara, Ipu e Pacatuba.

Gilberto Gil abriu a primeira semana do Festival, com shows em Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral e Canindé. A cantora Roberta Sá também já fez sua participação nessa edição. A banda Cidade Negra, que já fez show em Aracati e Tianguá, se apresenta ainda em dois municípios. Além desses artistas estão agendadas apresentações de Vanessa da Mata, Seu Jorge, Zélia Ducan, Lulu Santos e Artur Moreira Lima.


Os shows de abertura ficam por conta de 19 bandas cearenses: Geração Ypsilone, Monomotor, Zero 85 , Electrocactus, Soul Pop , Verona , Groovytown , Estrela da Serra , Outdoor , Locomotiva , Inbeats , Dona Zefa, Arsenic , Zona Azul, Código de Barras, The Dillas, O Verbo, Reite, e Vitalize.

Programação do Festival Férias no Ceará

http://4.bp.blogspot.com/-w9R6w95Zv38/Th6I8f4WauI/AAAAAAAAYKU/jngdJhOLzxY/s1600/Ferias_no_Ceara.jpg

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

A Morte de Joli - Por: Francisco Gonçalves de Oliveira


O intenso sol nordestino da Rua São Geraldo em Icó, estado do ceará, compunha o cenário para ambientar a história que eu vou contar. Graciliano Ramos certamente teria escrito sobre joli, melhor do que disse sobre a cadelinha baleia através de sua pena, em que humaniza o animal e animaliza o humano, muito embora, em torno de baleia tudo se humanize. O que tenho para contar são apenas memórias, e memórias são sempre traiçoeiras. Vejo joli deitado, ou trotando ao encontro de alguma sombra que começa a se formar na calçada. Joli, como quase todos os cachorros da rua, tinha dono, mas era como se não tivesse. Havia por parte dos donos um misto de posse e de abandono. Parecia conhecer os moradores da rua, sempre que alguém passava por ele recebia de sua parte qualquer tipo de manifestação, um abano de rabo ou algum latido amistoso. Era uma forma dele dizer: “Oi! como vai tudo bem? Como está quente hoje hem!”

Devido a sua avançada idade, sofria de uma terrível flatulência e também não tinha o mesmo vigor físico de outrora. Mas, apesar da idade e do péssimo estado físico, ainda acompanhava a matilha, nas gandaias pela velha e histórica cidade de Icó, quando pressentia que havia alguma cadela no ciu, não tanto pelo faro, pois esse já não era tão aguçado como outrora, mas pelo entusiasmo, por ser ainda um cão da matilha, os cães, o consideravam o tiozão! Eliminava seus gazes mesmo que estivesse em sono profundo e que nem sempre eram silenciosos. E quando isso acontecia, ele acordava e corria pela rua a latir, talvez imaginando que sua paz estivesse ameaçada. Muitos garotos não muito amistosos com o coitado atiravam-lhe pedras, e o pobre cão corria com seu andar cambaleante tentando livrar-se do apedrejamento, mas mesmo assim ele era um animal da família.

O Rio Salgado, um rio muito importante do ceará, é afluente do rio Jaguaribe. Nasce no cariri e vem banhando o sertão do ceará quando deságua no rio Jaguaribe, outro grande rio onde foi construído o açude de Orós. Suas margens eram utilizadas para, além de uma pelada depois do banho, também como quaradouros, onde podia se avistar uma infinidade de roupas a secar sobre um sol intenso e o vento que amenizava o calor... Era também uma área onde se deixavam os animais mortos. No meu tempo de criança, tínhamos mais medo de cachorro louco que de cobra, animal comum nesse rio, em época de cheia... E como não havia clinicas veterinária para o tratamento de animais e nem campanhas de vacinações como hoje, quando um cão adoecia logo a sabedoria popular sentenciava: É hidrofobia! Uma palavra formada de duas outras palavras de origem grega que significam respectivamente: Hidro= água e Fobia=Temor. E quando um cão contraia essa doença não havia outro jeito senão matá-lo.

Joli esta louco! Correu a noticia e com ela o alvoroço pela rua, era o fim do nosso amigo, e o medo da doença do cão misturava-se com o amor que todos da nossa rua aprendemos a sentir por ele. Acho que os últimos momentos da morte de qualquer vivente são sempre os mesmos, repletos de sonhos, de desejos não realizados, de pena de si, ninguém poderá confirmar nem tampouco dizer o contrário. Na imagem criada por Graciliano Ramos, nos momentos finais de baleia ela ver muitos preás, mas não entende o porquê estão fazendo aquilo com ela, pois está sendo morta pelos próprios amigos, amigo esses, que ela nunca os abandonou e que agora, sem nenhuma explicação, tiram lhe a vida... Joli também não entendia porque naquele momento todos se revoltavam contra ele. Armados de paus, pedras, e uma espingarda previamente preparada para aquele fim, com apenas um tiro, mas um tiro de chumbo, de grosso calibre! joli, com suas patinhas postas, uma de encontro a outra, como que perdoando a todos, despede-se do nosso convívio, da minha rua, da nossa rua, a rua da minha infância...

Por: Francisco Gonçalves de Oliveira

Orquestra Filarmônica do Ceará apresenta a 5ª Sinfonia de Beethoven

A Orquestra Filarmônica do Ceará, sob a regência do maestro Gladson Carvalho, apresentou na noite de ontem ( quarta-feira ), no Theatro José de Alencar, a 5ª Sinfonia de Beethoven. A apresentação faz parte da festa dos 13 anos da orquestra.

Com informações de Eliomar de Lima

Caixas-pretas de avião são localizadas no Recife

A equipe do segundo serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (Seripa 2) da Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou os gravadores, ou caixas-pretas, de dados e de voz da aeronave PR-NOB acidentada na manhã de hoje, no Recife. As informações são do comando da Aeronáutica. A leitura dos dados será feita no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Para isso, os materiais não poderão estar danificados. Também serão retirados os motores da aeronave.

Os equipamentos serão enviados ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise. Os procedimentos fazem parte do processo de investigação do acidente, acrescenta a Aeronáutica, em comunicado oficial. No acidente, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, morreram 16 pessoas. A aeronave caiu três minutos depois da decolagem. A aeronave LET 410 pertencia a Noar Linhas Aéreas.

Fonte: Agência Estado

Companhia divulga nome das vítimas do acidente aéreo no Recife


Bimotor da companhia aérea Noar caiu na manhã desta quarta-feira no Recife após decolar. Dezesseis pessoas morreram. A companhia aérea Noar divulgou na tarde desta quarta os nomes das 16 vítimas do acidente aéreo na Região Metropolitana do Recife (PE). Veja a lista abaixo:

- Rivaldo Cardoso (piloto)
- Roberto Gonçalves (copiloto)
- André Freitas
- Antônia Jalles
- Camila Marino
- Carla Moreira
- Débora Santos
- Bruno Albuquerque
- Natã Braga da Silva
- Marcelo Campelo
- Maria da Conceição de Oliveira
- Jonhson do Nascimento Pontes
- Marcos Ely Soares de Araújo
- Breno Faria
- Raul Farias
- Ivanildo Santos Filho

As vítimas

Entre os mortos está a professora Antonia Fernanda Jalles, de 45 anos, do Núcleo de Educação Infantil (NEI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De acordo com Teresa Régia Araújo de Medeiros, vice-diretora do NEI, a professora viajava a trabalho.

Outra vítima do desastre aéreo é o empresário André Louis Pimenta Freitas, de 38 anos, filho do presidente da Companhia de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza (CE). Ele também viajava a trabalho, como sócio-diretor da Imperjet, segundo a assessoria da CDL. O diretor de Engenharia da construtora Moura Dubeux, Marcos Ely de Araújo Soares, de 44 anos, também morreu. Ele estava indo a Natal para participar da entrega de um empreendimento. Outra vítima do acidente é o gerente financeiro do Grupo Ser Educacional, Ivanildo Martins dos Santos Filho, de 46 anos. Ele ia a Natal avaliar a Faculdade Maurício de Nassau, que faz parte da companhia. Ele estava na empresa há um ano e deixa mulher e um filho.

Carla Sueli Barbosa Moreira, 36 anos, nasceu na Paraíba e era delegada da Receita Federal em Mossoró. Carla foi aa Recife participar de uma reunião na Receita. Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque, 41 anos, era professor de odontologia da Associação Caruaruense de Ensino Superior.

A aeronave, um bimotor L-410, da empresa Noar Linhas Aéreas, caiu em um terreno baldio nas proximidades do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), na divisa do Recife com Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a Infraero, a aeronave deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Mossoró (RN).

Último Segundo

André Figueiredo na mira do Ministério Público Eleitoral do Ceará


O Ministério Público Eleitoral no Ceará (MPE-CE) apresentou recurso ao Tribunal Superior Eleitoral em que pede a desaprovação das contas de campanha do deputado federal eleito em 2010 pelo Ceará André Peixoto Figueiredo Lima, o André Figueiredo.

O documento aponta que houve, na prestação de contas do deputado, utilização de combustível incompatível com os veículos declarados sem a demonstração da utilização, na campanha, de veículo movido a gás veicular. De acordo com o MPE, o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-CE) acolheu recurso (embargos de declaração) do deputado para modificar sentença anterior e aprovou as ressalvas das contas apresentadas.

Na decisão anterior, o tribunal regional reprovou as contas de André Figueiredo ao observar que o candidato não atendeu ao pedido de explicar a falha apresentada, constatada em relação ao combustível por meio de uma contratação de serviço de pintura, onde a despesa com combustível foi feita por uma pessoa cujo CPF não correspondia ao de um pintor supostamente contratado. Além disso, não teria havido a emissão do recibo eleitoral relativo ao aluguel do veículo movido a gás natural.

O Ministério Público afirma discordar da decisão do tribunal regional de aprovar com ressalvas as contas do deputado, em fase de embargos de declaração. Sustenta que não houve, na decisão que desaprovou as contas, qualquer omissão ou contradição a serem corrigidos por meio de embargos declaratórios. Afirma que todas as teses apresentadas pela defesa do deputado foram debatidas e rebatidas e que, ao modificar a decisão, o TRE-CE deu nova valorização às evidências do caso. Por fim, salienta a temeridade da decisão que “desvirtua por completo o objetivo e o motivo pelo qual foi criado o instrumento de embargos de declaração”. A relatora é a ministra Nancy Andrighi.

Agência de Notícias da Justiça Eleitoral ( Via Yuri Guedes )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Administração do Crato presta serviços à população com estandes na ExpoCrato


O Município do Crato está participando da Exposição do Crato com estandes dentro do parque, mostrando para a população e os visitantes os principais atrativos da cidade e o projeto administrativo realizado nos últimos anos, pela atual administração. A Cultura, Infraestrutura, Agricultura, entre outras secretarias têm seus projetos expostos, demonstrando as conquistas que o município obteve nos últimos anos. Além disso, vários serviços estão sendo levados à população, com o estande da Secretaria de Saúde, com os serviços da Vigilância Sanitária, que realiza plantão diário no local e tem inspecionado as barracas e recebido denúncias. A Secretaria de Ação Social está com o atendimento por meio do CREAS. Com isso, a administração do Crato transfere parte dos seus serviços para perto da população na maior festa da cidade, prestando maior assistência aos cratenses e visitantes de várias partes do País que visitam a ExpoCrato.

O encerramento da ExpoCrato acontece no próximo domingo, com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes. Durante a semana é aguardada a visita ao parque de renomadas lideranças políticas do Ceará e do Nordeste, como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na próxima sexta-feira dia 15. Ele vem receber o Título de Cidadão Cratense e tomar posse em uma das cadeiras do Instituto Cultural do Cariri, cujo patrono é o seu pai, Miguel Arraes.

Fonte: PMC

Comentários do dia - 14 de Julho de 2011


SAUDADES DO CRATO - Por Cristiane lacerda

"Carlos Rafael, que delícia de ler este post!

Quando criança morava no sítio Mororó, pertencente ao município de mauriti, e Eu também esperava chegar anciosamente pelo mês de julho. Era o mês em que meus tios que moravam em são paulo, vinham de férias e levava Eu e meu primo da mesma idade para Exposição do Crato e visitar outros tios que moravam lá. Ficávamos encantados com os gados (e outros animais), as músicas, reisados (colorido das roupas),os artesanatos, a rapadura, enfim, tudo era novidade!

Depois tinha o passeio para o Serrano e Granjeiro.Como eu gostava da subida daquela Serra, o cantar dos passarinhos o cheiro do mato,do vento que entrava pela janela da Rural batendo em meu rosto. Sinto até hoje, essas lembranças, em minhas saudades! Nessa caminhada,tinha ainda a visita ao Horto em juazeiro,para agradecer e pedir proteção e força por mais um ano em São Paulo! E lá, entoava os benditos junto com as crianças que nos recepcionavam e buscavam um trocado, más, cheios de inocência!

Passando por Barbalha, ficávamos no Bairro do Rozário, na casa de outro Tio querido! A visita ao Caldas (Nascente do Bom Jesus)e a Igreija do Rosário, tenho muitas recordações... Realmente, nesse mês de Julho, tudo era festa e festa de qualidade, cheia de tradições e culturas, valores de um povo rico, forte e corajoso, um povo simples e na maioria deles sem nenhum recursos material, a não ser, os donos da terra e os fazendeiros de cana de açucar. Aprendi muito por essas idas ao Crato!

Para finalizar o meu saudosismo, retornávamos para Umburanas (Distrito de Mauriti), para os festeijos de Senhora Santa Ana, agurdávamos a última noite de novena para depois saborear o bom "quebra queixo" de Zé Mota, no outro dia era a Missa e a Seresta Final! Em todos esses momentos, era comum , a presença e apresentações das bandas cabaçais, reisados entre outros já relacionados por você, participavamos com alegria e ficávamos encantados com cada nova descoberta. Hoje, também cheia de saudades daquela época, vejo o declínio que estão fazendo com a nossa cultura! Forte abraço, atualmente de São Paulo e com o Coração no meu Sul do Ceará que tanto Amo... Muito emocionada..."

Cristiany Lacerda ( Crato - CE )

Parque de exposições no palmeiral

"Realmente é cada uma que a gente escuta, ô povinho criativo esse, heim? Então por que não construir um novo parque de exposições ali na saída de Crato para Farias Brito? Em Ponta da Serra ou Dom Quintino? Rsrsrs!!! Ali sim precisa de investimentos por parte dos governos. Ou quem sabe em cima da chapada do araripe?! Totalmente inviável, o que será que nos espera?"

Sheila Sousa
Endereço Completo: R Sagrada Família ( Crato )
Telefone de Contato: (88) 9681XXXX ( editado pelo administrador para proteger a comentarista )

Crato, fora do eixo de crescimento

"O Crato simbolo da cultura cearense, terra de bravos homens que sempre buscou a democracia deste país, não pode afundar em promessas, queremos soluções rápidas almejando um progresso com base e seguro.O crato não merece esse descaso público. Soluções Já!"

FREDERICO LEMOS
Endereço Completo: Rua campos sales ( Bairro são miguel )
Cidade: Crato
Telefone de Contato: (88) 9940-XXXX

Expocrato - Mudar ou não mudar - Por: Saulo de Lima Bezerra

Ao encaminhar-me mais uma vez à exposição do Crato neste ano, deparei-me com dois problemas recorrentes e que até o momento não houve nenhum aceno de melhora:

Falta de Estacionamento ou cobrança abusiva. A dificuldade de achar vagas de estacionamento é imensa, não há uma estrutura razoável para receber os veículos dos visitantes nem no parque nem no entorno. Quando estacionamos nos acostamentos da dita "via pública" somos extorquidos pelos guardadores que estão cobrando este ano preços que chegam a R$15,00 para que o carro fique na rua.

O palco sonoro da urca oferece uma excelente programação, mas em seu entorno não há nenhuma lanchonete ou barraca onde poderíamos curtir os shows enquanto beberíamos uns drinques, ou mesmo comeríamos um bom churrasco.

Estes dois problemas são pequenos ao depararmos com a necessidade de uma estrutura maior para acolher os agropecuaristas, uma melhor estrutura de exposição e de currais, bem como do próprio local onde ocorrem as ditas festas. Um melhor espaço destinado ao parque infantil, pois a poeira que levanta daquele espaço é no mínimo prejudicial aos pequenos. uma melhor organização dos espaços de expositores de artesanato e culturas diversas, além de uma estrutura melhor para atender a clientela gigantesca da casa de farinha e do engenho. A reforma do parque atual dentro do projeto demonstrado pela administração municipal é interessante, mas fica a dúvida quanto a viabilidade e a capacidade das estreitas ruas de nossa cidade comportarem o transito desta época, bem como da viabilidade ecológica já que temos um braço de rio cortando o parque.

Enquanto a construção de um novo parque poderá trazer algumas vantagens tais como a construção de um estacionamento moderno e que comporte o público visitante, baias de exposição modernas e melhor estruturadas, ampliação e melhoramento dos currais, aperfeiçoamento dos espaços de exposição, estrutura de palcos para shows, entre outros. Quanto a dificuldade de locomoção, sabemos que uma parcela dos visitantes da expocrato costumam vir a pé, mas um outro número bem considerável costuma ir de carro, taxi, ônibus ou moto. A estrutura de hoteis de nossa cidade não será prejudicada pois mesmo hoje, os melhores hoteis de nossa cidade são distantes do parque, o que ocorreria seria a melhora de nossa estrutura de hospedagem com a construção de novos hoteis e pousadas. A exemplo de outros eventos, a mudança de local costuma melhorar e fazer o evento crescer. O contraponto desta idéia é o que fazer com o espaço antigo? Se não houver também um plano de estruturação para o espaço antigo poderá ocorrer daquele espaço tornar-se abandonado e submetido a ser vilipendiado e tornar-se espaço onde a propagação de drogas e prostituição.

Enfim, a reforma do espaço é uma ideia ótima e necessária, mas acaba por tornar necessário também adequação da cidade para isto. Por outro lado a construção de um novo espaço é vantajosa, mas precisa que se faça um plano de readequação do espaço antigo.

Prof. Saulo de Lima Bezerra
Coord. Curso de Mecatrônica Industrial
IFCE - Campus Cedro

Nota: Prof. Saulo, omiti a publicação do seu número de telefone para que pessoas não lhe passem trotes. Abraços, Dihelson Mendonça

Equipe médica diz ter descoberto mistério da menina que chora sangue


Laudo diz que veias se dilatam e rompem com pressão sanguínea. Médicos receitaram medicamentos bloqueadores e calmantes.

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica divulgou nesta terça-feira (12) um laudo sobre o caso da menina de Meridiano, no interior de São Paulo, que chora sangue. Débora Santos ficou internada durante 13 dias em São Paulo e passou por vários exames. Nenhum problema grave foi constatado no corpo da adolescente. A conclusão é que os vasos sanguíneos próximos dos olhos se rompem com o aumento da pressão. Por isso, o sangue vaza. Débora está sendo tratada com remédios que apresentam resultados positivos. Segundo o laudo médico, a paciente internada no Hospital São Paulo recebeu, entre 30 de junho e 12 de julho, tratamento de uma equipe multiprofissional formada por oftalmologistas, neurologistas, especialistas em coagulação, psicólogos e psiquiatras. Também foi submetida a exames oftalmológicos, neurológicos e a uma angiorressonância, que afastaram a existência de problemas mais graves.

Antonio Carlos Lopes, chefe da equipe médica que cuidou da paciente, realizou exames clínicos e também conversou longamente com ela. De acordo com o especialista, a paciente conta que os sintomas que precedem o sangramento são calor no rosto e aumento da pressão na cabeça. A equipe médica trabalha com a hipótese de que se trata de uma disfunção neurovegetativa com alteração na vasomotricidade. Em outras palavras, as pequenas veias na região dos olhos se dilatam e têm sua permeabilidade alterada, rompendo-se com o aumento da pressão sanguínea. Há possibilidade de que essa alteração seja consequência de traumas sofridos na infância.

Os médicos ministraram à paciente um tratamento à base de medicamentos (betabloqueador e calmante leve) que se mostraram eficazes no controle do sangramento. Eles recomendam que ela também receba acompanhamento psicoterápico. Caso haja necessidade de tomar o medicamento pela vida toda, não há nenhum inconveniente, porque é uma medicação que protege o coração, estabiliza a pressão arterial e diminui as chances de infarto e arritmia. Lopes recomenda que, para a devida eficácia do tratamento, é preciso que a paciente tome corretamente os medicamentos conforme orientação da equipe médica.

“Eu me controlo para não chorar. Não posso me exaltar bastante porque vou sangrar. Eu ainda não me acostumei. É muito chato eu não poder me expressar. Vou fazer prova, fico nervosa, choro e sai sangue. Alguns meninos e meninas ficam assustados e sentem nojo. Ficam longe de mim. Então eu fico meio que isolada dos demais. A minha sorte é que os professores são a melhor coisa da escola”, disse Débora ao G1. Parentes contam que Débora começou a sangrar com 14 anos, quando trabalhava como babá e foi agredida por sua patroa no Ceará. Os sangramentos eram somente nos ouvidos e nariz.

Do G1 SP, com informações da TV Tem

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30