xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 julho 2011

Comentários do dia - 12 de Julho de 2011


EXPOCRATO 2011

"Gostaria de ressaltar que o município do Crato vive a 60ª Exposição, momento singular na história da "Princesa do Cariri", pois cada exposição traz algo de novo, embora o novo cause algum tipo de estranhamento na maioria das vezes. Apesar dos pesares, afinal sabemos que a ExpoCrato já não é mais a mesma de outrora, no entanto, devemos procurar a essência e, assim encontraremos algo de salutar. Por exemplo, lá na ExpoCrato temos uma exposição sobre o nosso saudoso e inesquecível Rei do Baião, o Velho Lua, Luiz Gonzaga do Nascimento, o homem que deu nova roupagem aos nordestinos do Brasil. Vale a pena conferir. E, bater um dedo de prosa com o Reginaldo Silva, amigo de Gonzaga e profundo conhecedor da boa música, ou seja, do forró autêntico, o qual sentimos tanta falta. Não deixe de visitar essa exposição e ver toda a ireverencia e carisma do amigo Reginaldo Silva."

Saudações Gonzaguianas,

Ana Paula M. Martins - Historiadora
Juazeiro do Norte

Memória da velha e boa Exposição do Crato

"Saudades dos Anos 1959/60 tempo em que resedi no nosso querido Crato. Alegria e muita Emoção na época de nossa querida e Velha Exposição Agropecuária hoje "EXPOCRATO"
Abraços à Todos !"

Carlos Airton ( Manaus - AM )

Comentários que os E-mails retornam não são publicados


Alô pessoal. Tem gente aí enviando comentários pelo formulário que está colocando um e-mail falso, que retorna mensagens. Antes de publicar os comentários enviados eu verifico alguns dados, e o primeiro deles é se o E-mail é verdadeiro. Portanto, não tentem me enganar com e-mails falsos, pois isso não cola. Somente depois de contactado o comentarista e conferidos os dados é que estaremos a publicar ( Ou não... )

Dihelson Mendonça ( Crato - CE )

FRASE DO DIA

"Na vida não há sucessos nem há fracassos. Só acontecimentos."

Antonio Bastos ( São Paulo )

SAUDADES DO CRATO

"Oi Dihelson, adoro esse blog, porque aqui eu mato as saudades do meu Crato que amo muito e tenho muito orgulho de falar pros mineiros que sou cearence, sou ex morador do seminario tenho familiares ai, meu pai trabalhava no calçadão no centro de crato ele era muito popular chamava-se pedro barbeiro. Sinto tantas saudades, vejo que sai da sua cidade e era ilusão porque o Crato é rico em arte, cutura e e um povo que é feliz com o que tem, aqui em minas onde moro, o pessoal quai e ambicioso e muito descofiados nos nordetisnos quando sai dai para ganhar algo melhor e consequir realizar sonhos nos somos humilhados e invejados e somos felizes nos nordestinos temos um dom de fazer as pesoas rir e verdade aqui hoje eu realizei um sonho foi construir uma familia essa é minha unica felicidade aqui, tem8 anos que não vou ao crato mas breve irei e quero conheser vcs passoalmente. Por favor põe no blog seu meu cometario obg Dihelson e parabens ass.

+1 CRATENSE ESPALHADO! NESSE MUNDÃO"

Robinho Alves ( jabaraiba minasgerais )

Resposta: Obrigado, Robinho. O Crato é mesmo uma cidade bela que todos nós adoramos. Verifique aí se há algum problema na digitação, porque muitas palavras chegaram aqui coladas umas nas outras. Um grande abraço para todos de Jabaraiba Minas Gerais )

Dihelson Mendonça ( Crato-CE )

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 13/07/2011


Crato, torrão adorado



Foto: Dihelson Mendonça

Crato não é somente uma cidade. Crato é uma paixão. E ser cratense é um sentimento de honra e um orgulho que não se consegue descrever. Ser cratense é cultuar a cratensidade que é a marca principal da identidade local. Ser cratense é defender com bravura os interesses da cidade. Crato de vários epítetos e carinhosos apelidos: Cidade Cabeça de Comarca, Capital da Cultura, Cratinho de Açúcar, Princesinha do Cariri, Craterdã, Terra de Alencar, Cidade de Frei Carlos; mas, acima de tudo: Crato, torrão Adorado. Crato é uma junção de povo e território. Cultura e natureza. E muita beleza.

Crato é musical. Desde os tempos imemoriais da grande Nação Kariri. Música e dança!
Celebração. O programa Cariri Encantado desta quarta-feira, 13 de julho de 2011, em plena semana da Expocrato, presta um tributo a esta linda cidade e ao seu povo guerreiro, em forma de canções e letras que bem representam o espírito desta terra de magias e encantamento.

Onde ouvir

Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com

Estudante de 16 anos é encontrada morta em João Pessoa, na praia de Jacarapé


Caso Rebecca: Estudante pode ter sido dopada antes da morte; peritos analisam sangue.

Peritos do Instituto de Perícia Científica – IPC de João Pessoa estão realizando análises no sangue e algumas secreções expelidas pelo corpo da estudante Rebecca Cristina Alves Simões para averiguar se ela foi dopada antes do homicídio. Além disso, foi realizado um exame de conjunção carnal, para verificar se a adolescente foi realmente violenta sexualmente. De acordo com o repórter Emerson Machado da Tv Correio, a perícia no corpo de Rebeca começou na manhã de hoje (12) e os resultados dos exames podem ser revelados no prazo de 15 a 30 dias.

O delegado Pedro Ivo, que acompanha o caso revelou que o ex-namorado da estudante, detido para averiguação, foi liberado após depoimento, no entanto, revelou informações importantes para as investigações da morte da adolescente Rebecca encontrada morta ontem (11), na Praia de Jacarapé em João Pessoa. Em entrevista ao Programa Correio Debate (98FM) na tarde desta terça-feira (12), Dr. Pedro Ivo preferiu não adiantar as informações, tendo em vista que a divulgação poderia prejudicar as investigações, auxiliando assim, os responsáveis pelo crime a uma possível fuga ou monitoramento dos fatos. O corpo da estudante Rebecca Cristina foi velado na Igreja Assembleia de Deus no bairro de Mangabeira e sepultado às 17h desta terça-feira em um cemitério na mesma localidade.

Estudante é encontrada morta só de calcinha em Jacarapé

Uma adolescente foi encontrada morta com vários tiros na cabeça na tarde desta segunda-feira (11), na Praia de Jacarapé em João Pessoa. A estudante Rebeca Cristina de 16 anos saiu de casa às 7h para assistir aula no colégio Militar como fazia todas as manhãs. Por volta das 12h30 a mãe sentiu falta da menina, pois ela não havia retornado da aula para casa, no bairro de Mangabeira e acionou a polícia.

De acordo com o repórter Emerson Machado da Tv Correio, Rebeca Cristina foi encontrada usando apenas calcinha em um matagal considerado área de desova em Jacarapé. Ela era enteada do Cabo Edmílson da Polícia Militar. Uma equipe do Instituto de Perícia Científica da Capital está no local onde o corpo da adolescente foi encontrado para investigar indícios do crime. A suspeita de estupro não foi descartada.

Detido suspeito pela morte de Rebeca

A polícia deteve na noite desta segunda-feira (11), o ex-namorado de Rebecca Cristina, de 16 anos, encontrada morta na tarde desta segunda-feira (11), na Praia de Jacarapé. Ele é suspeito de matar a adolescente e foi encontrado em um supermercado da BR e levado para averiguação. O suspeito prestou esclarecimentos na delegacia de Homicídios, na Central de Polícia, em João Pessoa. Como ela foi encontrada só de calcinha, a polícia ainda não descarta a possibilidade dela ter sido estuprada. Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Fonte: Site Paraíba Hoje. Notícias da Paraíba

A república que não foi – por Roberto Pompeu de Toledo (*)

Fará 100 anos, em agosto, que começou a ser publicado em capítulos no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro o romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O livro é hoje um clássico da literatura brasileira e o Policarpo do título um de seus personagens mais marcantes. Mesmo quem não leu o livro tem uma ideia de quem se trata – o patriota tão patriota, tão enamorado e orgulhoso das coisas do Brasil, e tão avesso à influência estrangeira, que um dia enviou uma representação à Câmara dos Deputados propondo a adoção do tupi como língua oficial, em lugar do importado português. Tão patriota que proibiu em sua casa o jantar de frango com o estrangeiro petit-pois. Tinha ele ser com guando.

Até lá pela metade do livro Policarpo Quaresma é personagem de comédia. Encanta-se com a magnitude dos rios brasileiros e tem tanta fé na dadivosidade do solo pátrio que, quando vira agricultor, se recusa a usar adubo nas plantações. Depois toma corpo um outro Quaresma, agora personagem de tragédia. O livro deve sua grandeza a essa transição. Como um herói do teatro grego, ele vai consumir-se numa luta perdida. Mas, à diferença dos heróis gregos, não é a manipulação dos deuses que o enreda na malha da danação. São as pragas bem terrenas do Brasil que tanto amou. A saúva que corrói suas plantações. O torniquete dos constrangimentos e das multas que, ao recusar-se a participar de uma fraude eleitoral, se fecha contra sua atividade de produtor rural.

Lima Barreto (881-1922) é um ficcionista com pés muito firmes na realidade do seu tempo. Alvo preferencial de sua crítica – e de sua ira – é a política dos primeiros anos da República. Triste Fim de Policarpo Quaresma passa-se no tempo do marechal Floriano Peixoto (1891-1894) e da Revolta da Armada, o movimento que precipitou uma guerra de seis meses na Baía de Guanabara entre os rebeldes da Marinha e as forças do governo. Quaresma, que ainda acreditava em Floriano, decide alistar-se nas forças governistas. Vai fazê-lo apresentando-se pessoalmente ao presidente, a quem conhecera no tempo em que trabalhou no Ministério da Guerra. Tem a intenção de aproveitar a oportunidade para apresentar-lhe um memorial em que compendiara os problemas da agricultura.

O Itamaraty, então palácio presidencial, tem uma atmosfera de bulício e bajulação. Floriano, que como sinal do almoço recém-terminado ainda tinha um palito na boca, atende um e outro, recebe elogios, ouve apelos de "Energia, marechal". Quando chega sua vez, depois de apresentar-se como voluntário, Quaresma começa a falar da agricultura. Floriano ouve-o com enfado. "Trouxe até este memorial", diz Quaresma. "Deixa aí", responde o presidente. Chama o próximo. É um oficial a quem precisa anotar uma ordem. Pega então do lápis e, na falta de outro papel, rasga um pedaço das primeiras páginas do manuscrito de Quaresma.

O retrato que o livro apresenta de Floriano é arrasador. O olhar era "mortiço, redondo, pobre de expressões", próprio de uma "ausência total de qualidades intelectuais". Aquele que outros viam como o "Marechal de Ferro" possuía, segundo Lima Barreto, a "tibieza de ânimo" como traço predominante e um temperamento marcado por "muita preguiça". Ao longo da Revolta da Armada, Quaresma experimentará da rotina sem sentido dos tiros perdidos dos navios para os fortes, e vice-versa, transformados a certa altura em diversão para a população até a matança cruel que se seguirá, como vingança à derrota dos insurretos. Agora perfeito e consumado personagem de tragédia, morrerá por força da injustiça e da ferocidade dos detentores do poder, mas também dos efeitos da desilusão e da solidão de suas causas.

O livro investe contra Floriano, os militares e o "Santo Ofício Republicano". Lima Barreto, que tinha o vezo de atalhar o relato ficcional com diatribes de editorialista, acusava o "nefasto e hipócrita positivismo", a ideologia dos militares que proclamaram a República, de um "pedantismo tirânico, limitado e estreito, que justificava todas as violências". Ele era mais um dos desencantados com a "república que não foi", como se dizia na época – a dissipação da ideia de república num mar de intolerância, de desonestidade e de mistificação.
__________
Releve o leitor voltar à nossa rasa vidinha de cada dia, mas é irresistível. Se ressuscitassem hoje Policarpo Quaresma e Lima Barreto, veriam que continuam os embustes com a palavra "república". Hoje temos um Partido da República. Aquele do Ministério dos Transportes.

(*) Roberto Pompeu de Toledo, é jornalista. Escreve quinzenalmente para a “Veja”.

UTILIDADE PÚBLICA: Casal procura Doméstica em Crato

ATENÇÃO: Casal procura empregada doméstica que possa residir e goste de crianças. Valor a ser combinado. Interressados ligar para:

088-9912-4938

ou

088-8823-8969 (procurar Rose ou Flávio)

Atenção! Bandidos Procurados. Vejam as Fotos.


R
ecebemos do Sr. Henrique Silvestre, Assessor de Comunicação da SSPDS um link muito interessante, que mostra fotos de bandidos procurados. No momento é meio complicado trazer a página para dentro do Blog, mas por outro lado, é simples fornecer o link para que nossos leitores possam ver as fotos e os nomes de todos eles. Recomendo a todos que visitem a página.

"Pedimos o obséquio de divulgar no Blog do Crato a relação a seguir como forma de ajudar o trabalho dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará:"

http://www.sspds.ce.gov.br/listaProcurados.do

Com atenção,
Henrique Silvestre
assesor de comunic. da SSPDS

E...O Centenário. Para Refletirmos - Por: Ana Paula Monteiro Martins ( Historiadora )


D
ia 22 de julho de 2011, a Meca do Nordeste, Juazeiro de padre Cícero completará 100 anos de emancipação política. Não restam dúvidas, como também salientava o saudoso monselhor Murilo de Sá Barreto que ela é uma cidade de pouca geografia mas, de muita história. Podemos até afirmar que é um grande celeiro cultural, pela diversidade do seu povo, constituído por massas de homens e mulheres oriundos dos quatro cantos do país, sobretudo dos estados nordestinos. Foi assim que se formou a metropóle que conhecemos. Com o esforço de inúmeras pessoas que com seus dons, talentos, artes, fizeram desse pequeno lugarejo uma das cidades mais relevantes do país. Juazeiro do Norte cresce desenfreadamente, assustadoramente,arrebatadoramente a cada dia e, tudo isso graças ao seu povo que têm como meta trabalho, oração e fé.

Com as bençãos do "Padim Ciço" e da Mãe das Dores conseguem driblar as adversidades de um sistema opreensor e excludente e, fazer dessa cidade um diferencial na vida dos que habitam aquela urbe. Não obstante, é chegado o momento de refletirmos sobre que papel os govenanantes têm dado a Juazeiro do Norte, particularmente nos últimos anos, onde temos nos deparado com vários descasos. É lamentável nas vésperas do seu centenário ainda constatamos falta de zelo pelo que é público, falta de transparência, de justiça... E, sem sombra de dúvidas a população é quem sofre as penalidades daqueles que não estão nem aí para o real desenvolvimento da nossa terra.

Almejamos sinceramente que ao longo de mais cem anos de história, Juazeiro de padre Cícero possa se recuperar das mazelas originadas pela falta de compromisso da parte daqueles que só pensam em si, esquecendo-se do bem comum. Torcemos pelo engradecimento de Juazeiro do Norte, pois quando expressamos votos de progresso a Juazeiro, certamente també estamos almejando desenvolvimento para toda a região do Cariri Cearense, alquebrantada por grandes e profundas desigualdades sociais...

Que Juazeiro do Norte abrace todos os seus filhos e, que juntos possamos fazer desse município ainda mais próspero! Muitos fizeram ao longo desses cem anos, compete a nós fazermos muito mais no desenrolar dos cem anos seguintes! Parabéns Juazeiro do Norte pela superação, a qual a sua história nos conta. Terra de luta, de trabalho, de fé, de acolhimento. Quem diria que o pequenino Tabuleiro Grande, tendo ao seu redor uma capelinha se tornaria a capital do Cariri? A audácia de um povo heroíco fez de Juazeiro do Norte essa grande cidade. Parabéns!

Ana Paula Monteiro Martins
Graduada em História/ URCA 2006-2010
Cursando Especialização em História do Brasil / URCA
Pesquisadora da República Velha no Cariri Cearense (Juazeiro do Norte e Crato)

CRIME CONTRA O POVO BRASILEIRO!!!


CUIDADO, CRATO! 
CUIDADO, CARIRI!!!


Expocrato: O picadeiro virou um favelódromo - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

O CRATO HOJE - Servidores Municipais do Crato receberão metade do 13o salário à partir de amanhã, quarta-feira


A partir de amanhã, quarta feira dia 13, a prefeitura do Crato estará pagando aos mais de três mil servidores municipais, de todos os setores da administração, 50 % do valor do 13º salário referente ao ano trabalhado de 2011 e os outros 50 % restantes estarão sendo pagos entre 1º a 20 de dezembro próximo. Com o pagamento da metade deste beneficio, serão mais de hum milhão e 300 mil reais que estão sendo injetados esta semana na economia do Crato, disse o prefeito Samuel Araripe avisando aos servidores municipais que o dinheiro estará sendo creditado na conta bancária de cada um e pra quem não recebe via banco deve comparecer ao setor pessoal da prefeitura para receber o contra cheque.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMC

Hoje não é um dia comum... Por:Manoel Severo

.


Santos e mágicos poetas; sempre trazendo para nossas almas os sentimentos mais singelos e tantas vezes negligenciados...

Santos e mágicos poetas; que conseguem traduzir no doce som de seus versos o que se esconde por trás de uma vida, de uma alma,

Santos e mágicos poetas que nos encorajam a ser e dar o melhor que podemos...


Hoje, um dia comum como todos os outros, mas, nenhum dia é comum; todos possuem a Divina Missão de nos provocar a felicidade.

Hoje, um dia comum como todos os outros, não, não hoje.

Hoje, um dia comum em que nos devotamos inteiramente a renovar nossas crença e fé nos dons da vida...


Como encontrar palavras para falar de nosso amor ? O amor arrebatador, devastador, incondicional...

Como encontrar palavras para dizer o quanto somos felizes por amar, dessa forma, de todas as formas,

Como encontrar palavras para dizer que te amo...


Minha doce esposa

Minha doce bailarina

Meu doce e eterno amor... Dani.


Por: Manoel Severo

.


Alô Major Hermann - Precisamos ouvir a sua versão dos fatos sobre os boatos que circulam no Cariri


Prezado Major Hermann,

O Blog do Crato recebeu na tarde de ontem via e-mail, uma denúncia muito grave, de uma pessoa ainda parente de uma suposta vítima de maus tratos e até "tortura" na sede do batalhão de polícia de Crato após fazer um B.O do roubo de sua própria moto. A história ou "estória" ainda não está bem explicada, e a suposta vítima trabalha há cerca de 10 anos na padaria São Sebastião, que fica na caixa d´agua, proximo ao bar do cabudé, sendo um trabalhador e uma pessoa de bem, segundo o e-mail.

Embora nós não tenhamos publicado a carta que nos foi enviada, devido à gravidade do que ela traz, e para que possamos verificar primeiramente a veracidade das informações nela contida, constatei que hoje pela madrugada, a mesma já havia sido publicada em diversos sites da internet, e a coisa poderá atingir grandes dimensões, com um efeito bola-de-neve.

Sabedor da importância que uma denúncia dessa natureza possa trazer à honrada corporação da Polícia Militar do Ceará, é que venho por meio desta solicitar ao Major Hermann que nos envie a sua própria versão ante os fatos relacionados e os boatos que já circulam no Cariri e no Ceará. As mensagens poderão ser enviadas para o nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou comunicadas através do repórter Wilson Bernardo. Diferentemente de inúmeros sites de internet, o Blog do Crato é um site sério e de responsabilidade. Estamos sempre abertos ao esclarecimento dos fatos e a eliminação de boatos, sobretudo daqueles que possam manchar a honra das pessoas de bem.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Stand da URCA na Expocrato comemora 25 anos da Entidade


A Universidade Regional do Cariri (URCA) comemora os seus 25 anos, num momento de congraçamento com toda a comunidade regional. O stand da URCA este ano apresenta para a população a história da jovem Instituição. Desde a sua fundação, pelo Reitor dos Reitores, Martins Filho, primeiro a administrar a URCA, aos tempos atuais. Documentários e um acervo iconográfico vão resgatar esses momentos para o público.

A produção conhecimento através do ensino, pesquisa e extensão da URCA será apresentada pelos Professores Doutores, com trabalhos de pesquisa em áreas como Botânica, Zoologia, Biologia, Farmacologia e Matemática, e outras áreas. Os trabalhos serão expostos pelos próprios professores aos visitantes do stand.

Uma bodega com os produtos regionais de parceiros do Geopark Araripe foi montada no local, onde os visitantes podem adquirir produtos com a marca e cara cultura caririense. No último domingo à noite, durante a abertura da ExpoCrato, o Governador em Exercício do Estado, Domingos Filho, esteve visitando o stand da URCA, acompanhado pela Reitora Otonite Cortez e o Vice-Reitor, Patrício Melo. Na ocasião, a Reitora apresentou todos os espaços destinados à homenagem que este ano é feita aos 25 anos de história da Universidade, com o seus avanços e conquistas.

Fonte: URCA

Líbia: EUA estão dispostos a apoiar negociações se Kadhafi partir


Os Estados Unidos estão dispostos a apoiar as negociações para uma transição democrática na Líbia, desde que o coronel Muammar Kadhafi deixe o poder, afirmou nesta segunda-feira o presidente Barack Obama a seu colega russo, Dmitri Medvedev. Durante conversa por telefone, "o presidente Obama agradeceu ao presidente Medvedev pelos esforços de mediação russos na Líbia, e reafirmou que os Estados Unidos estão dispostos a apoiar negociações que levem a uma transição democrática na Libia, desde que Kadhafi parta", revelou a Casa Branca.

A Rússia tem desenvolvido um papel de mediador do conflito líbio e critica a interpretação feita pela Otan da resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Fonte: Yahoo Notícias

Dilma sanciona lei que permite criar empresa com uma única pessoa


BRASÍLIA
- A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que permite que uma única pessoa abra uma empresa. Antes do projeto, a abertura de um negócio necessitava de, no mínimo, dois sócios. A nova figura jurídica se chamará Empreendedor Individual de Responsabilidade Limitada.

Por orientação da Casa Civil, Dilma vetou parte do artigo 4 da Lei, que dizia que, em caso de falência, para quaisquer situações, o patrimônio da empresa não será confundido com o patrimônio individual do empresário. A assessoria da Casa Civil entendeu que, se o texto continuasse dessa forma, as falências fraudulentas, por exemplo, poderiam se beneficiar desse dispositivo. O Código Civil já prevê que as falências fraudulentas não são beneficiadas pela separação de patrimônio entre o proprietário da empresa e o próprio acionista. Segundo uma fonte da Casa Civil, o veto foi apenas uma questão técnica trabalhista.

Fonte: Yahoo Notícias

Turismo: Campanha apresenta os vários destinos do Ceará


A Secretaria do Turismo (Setur) lança nesta semana campanha intitulada Ceará. Tem sempre mais pra você. O objetivo é reforçar que o Ceará é um estado completo, com vários destinos, que não existe apenas sol e praia, mas também cultura, religiosidade, diversão, aventura, etc. Para o Secretário Bismarck Maia, “além de sensibilizar turistas que visitam o Estado a conhecer diversos outros pontos turísticos, ou seja, equipamentos e locais que não aparecem nos roteiros tradicionais, vamos divulgar para o visitante , por exemplo, que existem atrativos em regiões de serra como a bica do Ipu e os monólitos de Quixadá. A ideia também é convidar o cearense a conhecer sua terra”, explica Bismarck.

A campanha utilizará comerciais na televisão ao longo deste mês com imagens de destinos como Canoa Quebrada (Lua e estrela), Jericoacoara (Pedra furada), Flecheiras (Piscina natural), Cumbuco (Kitesurfe), Morro Branco (falésias), Fortaleza (Beira-mar), Guaramiranga (trilha e bicicleta), Ubajara (bondinho), Quixadá (voo livre), Juazeiro - Cariri (Horto/Padre Cícero), Canindé (Igreja), Cariri (artesão em ação, loja de artesanato), Fortaleza (Trilha do Cocó), Fortaleza (Centro Dragão do Mar), Flecheiras (lagosta, peixe e camarão).

A expectativa da Setur para o mês de julho de 2011 é de um crescimento de 11,1% no fluxo turístico para o Ceará, via Fortaleza, em relação ao mesmo período do ano anterior. Aproximadamente 370 mil turistas visitarão o Estado. Segundo o Secretário Bismarck Maia, “continuamos fazendo o dever de casa e os resultados estão sempre sendo favoráveis. A cada mês os números demonstram um crescimento do turismo em relação aos anos anteriores”.

Assessoria de Comunicação da Setur
Foto: Aracatinet.com

Ministério Público vai investigar denúncias contra Eunício Oliveira


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, garantiu nesta segunda-feira, 11, que vai investigar as denúncias de fraude em licitações da Petrobras, que teriam beneficiado uma empresa do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). “Todos esses fatos que estão sendo noticiados nos últimos dias serão, sim, objeto de apuração pelo Ministério Público”, afirmou o procurador-geral.

Reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo no fim de semana denuncia que a Manchester Serviços Ltda, empresa de Eunício Oliveira, e a Petrobras seriam responsáveis pela fraude em uma licitação de R$ 300 milhões para contratação de serviços ligados à produção de petróleo e gás no pré-sal da Bacia de Campos.

A Manchester, segundo o diário, teria recebido com antecedência pela Petrobras a relação dos concorrentes na disputa por contrato na área de consultoria e gestão empresarial. A partir dessas informações, a empresa teria feito acordos para ganhar o contrato.

Em nota, o senador disse que está afastado da gestão das empresas dele, inclusive da Manchester, desde 1998 e que, por isso, não interfere nas decisões administrativas, contratuais ou comerciais. “No caso específico da Manchester, desconheço os personagens das empresas concorrentes citadas na matéria [reportagem] e desafio que alguém apresente prova de interferência minha em concorrências públicas”, disse o senador em nota. O senador acrescentou que vai buscar na Justiça a reparação dos danos que a denúncia está causando à imagem dele.

A Petrobras negou, também em nota, a ocorrência de fraude e de favorecimento à empresa Manchester na licitação. “Foram convidadas dez empresas para participar da licitação e sete apresentaram propostas. A escolha das empresas convidadas foi feita com base no cadastro da Petrobras, além dos atuais prestadores de serviços similares que atuam na região”, informou a estatal.

Sobre a desclassificação da oferta da empresa Seebla, que apresentou o menor preço do certame, que viabilizou a vitória da empresa de Eunício Oliveira, a Petrobras informou que a proposta foi considerada inexequível pela comissão de licitação “porque apresentou várias inconsistências, entre elas a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) menor que a praticada em Macaé [cidade do norte-fluminense que concentra as operações na Bacia de Campos] e a omissão dos percentuais de determinados encargos sociais exigidos.

Fonte: Agência Estado

PT estadual decide sobre destino do prefeito de Senador Pompeu nesta 3ª feira


NE - "Eles ainda estão pensando sobre o destino do prefeito de Senador Pompeu. Parece que para ser expulso desse negócio é preciso o cara ter feito algo acima de qualquer suspeita, como por exemplo, ser honesto."

A Comissão Executiva do PT do Ceará finalmente vai se reunir, a partir das 18 horas desta terça-feira, em sua sede, para discutir, segundo a sua assessoria de imprensa, dois temas prioritários: Conjuntura Política, ou seja, as eleições municipais 2012; e desdobramentos da Comissão de Sindicância criada na legenda para avaliar o caso do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira, que se encontra preso sob acusação de integrar esquema fraudulento de licitações.

O encontro deve ser presidido pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que comanda o PT no Estado. Essa reunião deveria ter ocorrido na última quinta-feira, mas acabou adiada em razão de problemas de agenda da prefeita. Informou na época a assessoria de imprensa.

O Povo OnLine

Policiais civis do Ceará permanecem em greve


O
s policiais civis do estado do Ceará permanecem em greve. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (11), em Assembleia Geral realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci/CE). De acordo com o Sinpoci, a categoria votou, por unanimidade, pela continuação da greve até a próxima segunda-feira (18/07). Nesta data haverá nova votação para decididr se eles permanecem ou não em greve. Estavam presentes na assembleia os advogados do sindicato, Dr. Leandro Leal e Dr. Raphael Bruno, o advogado da Comissão do Direito Sindical da OAB/CE, Dr. Clóvis Renato, e a presidenta da Associação das Esposas dos Policiais Militares do Ceará (ASSEPEC).

TJ pede esclarecimento

Na tarde desta segunda-feira (11), a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), pediu esclarecimento ao juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Pires Nogueira, sobre a decisão que declarou ilegal a greve dos policiais civis do Estado. Os esclarecimentos deverão ser prestados no prazo de 10 dias. Após esse período, a desembargadora irá analisar o agravo de instrumento interposto pelo Sinpoci, que busca suspender a decisão do magistrado de considerar a greve ilegal.

Fonte: Portal Verdes Mares

Grupamento reforçará combate ao crime organizado no Interior do Ceará


Com foco no combate ao tráfico de drogas e de armas, roubo de cargas e assaltos a bancos e carros-fortes, um grupo de policiais militares que formará o Comando Tático Rural (Cotar) está sendo treinado, desde o último domingo (10), na Academia Estadual de Segurança pública (Aesp).

As guarnições atuarão como reforço ao policiamento nas áreas consideradas mais sensíveis no Estado, sobretudo nas fronteiras. Nesta terça-feira (12), às 15hs, na Academia Estadual de Segurança Pública, haverá demonstração do treinamento da nova unidade.

Os policiais escolhidos para compor a nova unidade são homens experientes – alguns com passagem pela Guarda Nacional – que receberão instruções de nivelamento para atuar dioturnamente no interior do Estado. Essa ação se soma ao conjunto de medidas que estão sendo adotadas pela Secretaria de Segurança pública e defesa Social (SSPDS) no enfrentamento ao crime organizado no Ceará.

Duas das três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) já estão baseadas no interior do Estado por determinação do secretário de Segurança, Francisco Bezerra. Além disso, grupamentos do Batalhão de Choque fazem rondas nas áreas de fronteira e cidades mais susceptíveis às ações de grupos criminosos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SSPDS
Via Icó é notícia de Yuri Guedes

Governo e prefeitos discutem Conferência Estadual sobre Transparência


O governador em Exercício, Domingos Filho, recebeu nesta segunda-feira (11), prefeitos cearenses para discutir pontos da I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que acontecerá em fevereiro 2012, e também em nível federal em maio de 2012. No encontro, que aconteceu no Palácio Abolição, foram levantadas questões como a realização de conferência em todos municípios do Estado. “Quanto mais se dá abertura para a fiscalização e para o controle social, menos os gestores terão problemas em suas gestões”, defendeu Domingos Filho. Ele também informou que o Governo do Estado dará todo o apoio para a realização dos encontro municipais. “O Governo quer a participação de 100% dos municípios nas Conferências Estadual e Nacional, através desses encontros em suas cidades”, ressaltou Domingos.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, também se reuniu com os prefeitos cearenses. Ele ressaltou a importância das Câmaras Municipais se engajarem na realização das conferências municipais e nas ações desenvolvidas para que as Prefeituras tenham ferramentas de prestação de contas as ações desenvolvidas. “As Câmaras podem dar valorosas ideias e elas devem ter uma participação na apuração de sistemas de transparência”, destacou João Melo. Na ocasião, o Controlador Geral destacou o Portal de Transparência do Governo do Estado, que segundo ele será uma ferramenta diferente da que está sendo desenvolvida em outros Estados. “O nosso Portal vai ser um espaço de prestação de contas e de mostrar os resultados do investimentos do Governo”, explicou.

João Melo também sugeriu que as Conferências nos municípios já comecem a acontecer a partir deste mês e ressaltou que o Estado vai apoiar os municípios para que essa agenda seja cumprida. “O Governo vai custear os encontro regionais e o Estadual, mas também vai dar todo o suporte para a realização nos municípios”, concluiu João Melo.

Presente na solenidade, a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, disse que o órgão também será um apoiador da realização dos encontros. “Esse é um momento muito oportuno para as prefeituras. E o Governo contará com o apoio para o Ceará dê mais esse exemplo de transparência”, destacou Eliene, que também é prefeita de General Sampaio.

Além da Prefeita Eliene Brasileiro, estavam presentes no encontro os prefeitos Zé Adriano (Ararendá), Washington Góes (Caucaia), Aurineide Bezerra (Croatá), Aninha de Kito (Fortim), Augusta Brito (Graça), Frank Gomes (Itaiçaba), Wilson de Pinho (Madalena), George Lopes (Maranguape), Érica de Figueiredo (Paracuru) e Odilon Aguiar (Tauá), o vice-prefeito Antônio Mauro (Crateús) e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deusinho Filho.

I Conferência Estadual

A conferência estadual precederá a 1ª Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2012, e tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

No Ceará, a Consocial será encabeçada pela Vice-Governadoria. Serão discutidos quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Expocrato: Feira deve reunir mais de 600 mil pessoas


Expocrato começou neste domingo (10), com expectativa de R$54 milhões em negócios. Neste ano, além de bovinos, ovinos e caprinos, a Feira terá exposição de cães e pôneis. Expocrato que é uma das mais tradicionais feiras de agronegócio da região Nordeste deve reunir 78 mil pessoas por dia (FOTO: IGOR DE MELO )

A programação segue até o próximo dia 17 de julho no Parque de Exposições Pedro Felicio Cavalcanti, no Crato, município localizado na Região do Cariri, com leilões, exposições de animais, palestras para criadores e apresentações locais e nacionais. Neste ano, a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) alcança a marca de 60 edições. De acordo com Suellem Pinheiro, do núcleo gestor da Feira, mais de 600 mil pessoas são esperadas durante todo o evento, média de 78 mil pessoas por dia.

No total, 13.766 animais estarão expostos por 138 criadores de todas as regiões do Estado, de Alagoas, Bahia, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais. Os leilões estão previstos para três dias: 14, 15 e 16 de julho. “Vai haver também exposição de cães, que faz parte do III Campeonato Internacional e Pan-Americano”, acrescenta.

Outro destaque é a I Exposição Ranqueada do Cavalo Pônei do Crato, que ocorre durante todos os dias da Feira, reunindo 140 animais. O julgamento de bovinos, caprinos, ovinos e equinos conta neste ano com a presença de juízes da Itália, especialistas no julgamento da raça pardo-suíço. Serão distribuídos R$100 mil em prêmios. Informações sobre a programação e o preço de ingressos podem ser obtidas no site www.expocrato.com.br ou no telefone (88) 3521 3561. (Thiago Mendes)

ENTENDA A NOTÍCIA

A Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) é uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste e é realizada todos os anos em julho. Neste ano, além da venda de animais, haverá competições entre cães e pôneis de raça.

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Ceará
( Via Blog do Rotary Club de Crato )


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30