(Transcrito da “Folha de S.Paulo”, 8-7-2011)
1 - Procurador-geral pede a condenação de 36 réus do mensalão
“O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. O parecer de 390 páginas, ao qual a Folha teve acesso, é a última peça a ser enviada por Gurgel antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 por seu antecessor, Antonio Fernando Souza.
Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de "chefe da quadrilha", e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos”.
2 – Petista é responsável por 90% das obras do Dnit, diz o ex-diretor Pagot
O diretor afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot --, indicado pelo PR–Partido da República– depois de perder o comando do órgão, integrante do Ministério dos Transportes, sob acusações de corrupção, manda ao governo seu recado: não quer pagar sozinho pelas denúncias que abalaram a pasta e já faz ameaças a petistas que estão na estrutura do órgão.
Comentário do postador:
1 – É o mesmo “Mensalão” do qual o ex-presidente da República, Lula da Silva, dizia “não saber de nada” sobre este esquema de corrupção e, depois, quando viu que não dava para esconder, disse que o processo (do Mensalão) “só seria julgado lá por volta do ano 2050”...
2 – Luiz Pagot estará 3ª ou 4ª feira próxima, no Congresso Nacional, para “dar explicações” sobre o esquema de propinas que imperava no Dnit.