xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 julho 2011

Atenção Comentaristas e Leitores - Obrigado por sua colaboração


P
eço aos comentaristas, às pessoas que me enviaram comentários para publicação que tenham um pouco de paciência. Hoje foi um dia muito cheio, estive acompanhando a montagem de uma nova máquina aqui para o Estúdio e não pude postar os novos comentários, mas estes irão sair nas próximas horas, ok?

Solicito a compreensão de todos.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Do seriado: “Coisas da República” – postado por Armando Lopes Rafael

(Transcrito da “Folha de S.Paulo”, 8-7-2011)


1 - Procurador-geral pede a condenação de 36 réus do mensalão

“O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. O parecer de 390 páginas, ao qual a Folha teve acesso, é a última peça a ser enviada por Gurgel antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 por seu antecessor, Antonio Fernando Souza.
Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de "chefe da quadrilha", e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos”.

2 – Petista é responsável por 90% das obras do Dnit, diz o ex-diretor Pagot

O diretor afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot --, indicado pelo PR–Partido da República– depois de perder o comando do órgão, integrante do Ministério dos Transportes, sob acusações de corrupção, manda ao governo seu recado: não quer pagar sozinho pelas denúncias que abalaram a pasta e já faz ameaças a petistas que estão na estrutura do órgão.

Comentário do postador:
1 – É o mesmo “Mensalão” do qual o ex-presidente da República, Lula da Silva, dizia “não saber de nada” sobre este esquema de corrupção e, depois, quando viu que não dava para esconder, disse que o processo (do Mensalão)
“só seria julgado lá por volta do ano 2050”...
2 – Luiz Pagot estará 3ª ou 4ª feira próxima, no Congresso Nacional, para “dar explicações” sobre o esquema de propinas que imperava no Dnit.

Somos folhas em branco - Por: Emerson Monteiro


Quem dá significado aos objetos e acontecimentos, e às outras pessoas, é a cabeça da gente, a mente da gente. Por isso, preocupações sujeitam atrapalhar o compasso de esperar os minutos seguintes. Todo penso é torto, no que diz a experiência. E peru é quem morre de véspera, noutra cogitação. Fôssemos viver de pensar, renderia quase nada, vez que significados inexistem na realidade, quando eles só representam o produto do que se pensa. A gente importa as visões e as trabalha na oficina da cabeça, ferreiro insistente, quando já se tem tanta coisa para cuidar; e ainda saímos juntando troços e fazendo fogueiras no juízo, cipoal do desassossego.

Enquanto isto, o mecanismo das pessoas possui um dispositivo interno que solucionará o drama de tais preocupações. Lá bem no centro, no meio da ciranda apressada dessas coisas em atividade, mora a paz.

A fim de chegar a esse lugar importante carece, no entanto, concentrar o esforço gasto com o pensamento, a energia gasta nos movimentos que criam os sentidos na tela da imaginação. Manusear com gosto este procedimento produzirá resultados jamais vistos. No mínimo evitar-se-á as chamadas depressões mentais, os buracos sem fundo que constrangem e reduzem o peso da alegria que temos e poucos usam com rotina. Durante os quadros escuros da caminhada, precisa esquecer o que desafina o instrumento individual. Aqui ao lado de você reside a outra possibilidade de viver com satisfação cada minuto, independente da ânsia dos resultados. Limpar as leiras da responsabilidade e germinar plantas boas.

Plantar bons frutos hoje, no momento presente, e aguardar resultados favoráveis. Catar as sementes das histórias vividas, selecionar as melhores e fincar com gosto nas terras infinitas do coração. Todo tempo é tempo de felicidade. Evitar o mal e fazer o bem, aos outros, à natureza, a cada ser, inclusive a si próprio. Encher a própria bola servirá de motivo de viver bem e com sabedoria. Certos das leis da Natureza, tratemos de corrigir o rumo da viagem e conduzir o barco às águas tranquilas das estações seguras, livres dos traumas e contradições que sumiram na fumaça dos vícios de antigamente.

Essa modalidade valiosa de aplainar estradas no horizonte iluminado de sol sempre funcionará. Largar hábitos que diminuem a satisfação de crescer representa oportunidades positivas. Expulsar os insetos do território e dormir melhor, no exercício de olhar acima das perturbações desnecessárias; quanta coerência em agir desta maneira.

Ouço dizer que o olho do furacão é de pura calma. A agitação fica no entorno em que os ventos sacolejam o espaço. Mas no miolo as correntes de ar impacientes guardam inteira harmonia. A lição desse fenômeno explica como controlar a máquina do pensamento e evitar as desordens em volta. Buscar de tal modo o ponto do equilíbrio, que ocasionará surpresas agradáveis e dias abençoados.

É hoje, é hoje...

O HOTEL ENCOSTA DA SERRA convida para a inauguração do SALÃO IRMÃOS ANICETO e EXPOSIÇÃO DE QUADROS DECORATIVOS, Artes & fotografias de: Pachelly Jamacaru. Esta brilhante iniciativa, faz parte de uma nova visão da atual administração do hotel, onde os valores culturais em seus diversos segmentos são reconhecidos e valorizados.

Data: 08 de Julho/2011
Local: HOTEL ENCOSTA DA SERRA
Av. Pedro Felício Cavalcante - Caminho do Clube Recreativo Grangeiro
Horário: 19hs


Inauguração do Salão Irmãos Aniceto

Exposição de Quadros Decorativos, Pachelly Jamacaru.

Comentários do dia - 08 de Julho de 2011


Leitor faz apelo à Secretaria de Infra-Estrutura e Obras de Crato

"A Cidade de Crato viu, ao longo de seus 247 anos, crescer vários de seus bairros ,um deles, o bairro São Miguel, seu crescimento pujante favoreceu o desenvolvimento acelerado nos últimos dez anos. Várias casas foram construídas, ladeando a faculdade de direto, o hospital São Miguel, o Mirandão como adjacências a seu crescimento, e por último a sede do Super Mercado São Luiz, atendendo a uma demanda histórica, não apenas do bairro São Miguel mas de toda a população de todos os níveis de Crato. Realmente o Bairro São Miguel tem o seu valor!!.
Porém, além das contradições sociais que são latentes, as de ordem urbana, não são alheias somente aos outro incontáveis, bairro e ruas de Crato, a Exemplo do que escrevo, cito o cruzamento das ruas Tiradentes com a rua Roldino Cardoso, no coração do pimenta, que ver-se todos os santos dias, emergir do chão uma fedentina sem comparação, desaguando aos pés das casas lá construída e por sua vez , aos trilhos.

Nem o cidadão que mora,ou o que transita por lá,agüenta durar por tanto tempo, tal situação. Será então que, por se tratar de pessoas humildes, porém trabalhadoras, essa situação insiste em continuar?. Pois não vejo, por qual outro motivo aquela comunidade, cuja qual faço parte, continua sendo segregada. Faço , então de público , utilizando esse veículo de comunicação exacerbadamente democrático, súplicas para que seja sanada àquela situação."

Atenciosamente

Prof. Samuel Siebra ( Crato-CE )
88-9935-9316

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Agentes de Saúde são empossados em Crato


O prefeito do Crato, Samuel Araripe e o secretário de saúde, Cícero França, deram posse aos Agentes de Saúde que foram aprovados na terceira etapa do concurso municipal, realizado no ano de 2008. O grupo foi qualificado para trabalhar em áreas que, até então, estavam descobertas em diversas localidades do município, desassistidas por esses profissionais. Agora, o grupo dos novos agentes está com a responsabilidade de oferecer trabalho de qualidade, dentro das atenções básicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os Agentes, já a partir da próxima semana, estarão realizando visitas nas residências do Alto da Penha, Vilalta, Muriti, Seminário e outros Bairros carentes de uma melhor assistência. O secretário, Cícero França, disse que a integração desses agentes à equipe já existente vai dar condições a secretaria, de ter uma dimensão total do trabalho que vem sendo realizado na saúde publica municipal. Ao assinar a posse dos novos profissionais, o prefeito Samuel Araripe disse que esse procedimento faz parte da preocupação do secretário, Cícero França, em oferecer uma saúde de qualidade a população do Crato, que tem irrestrito apoio de sua administração.

A agente Silvana Brasil Rolim de Alencar é servidora do município há 12 anos, na área da educação, e que agora passará a prestar seus serviços a saúde do município. Ela falou em nome dos agentes empossados dizendo que a sua posse e a de seus colegas é um sonho realizado, que acaba de ser concretizado, graças ao apoio do prefeito Samuel Araripe. Explicou, ainda, que seu tempo de serviço de mais de uma década prestado a prefeitura na área de educação, não mantinha vinculo empregatício. Com sua integração na área da saúde, passará a ser funcionária publica de fato e de direito.

Fonte: PMC

Polícia Militar do Ceará: Major Paulo Hermann Responde ao Coqueiro e a Comunidade Cratense-Wilson Bernardo.



Polícia Militar do Ceará
5° Cia/ 2° BPM

Crato-CE, 07/07/2011

Em resposta a solicitação do Sr. Guilherme Araújo Athaíde, informo a sociedade cratense que ao assumir o Comando da 5° Cia/2° BPM não tenho medido esforços no sentido de se coibir toda e qualquer prática criminosa em nosso município. Saliento-vos que em relação ao Sítio Coqueiro, indivíduos envolvidos em roubos naquela localidade foram identificados e presos, e, por determinação da justiça já estão em liberdade. Periodicamente rondas ostensivas são realizadas naquela localidade pelo Moto patrulhamento, FTA e Ronda do Quarteirão. Adianto-vos para uma melhor ação por parte da PM, solicito que as vítimas procurem a Delegacia da Polícia Civil, registrando a ocorrência e trazendo cópias para este Comando para que providências sejam tomadas. Por fim, informo ainda que compete a esta Instituição Militar o trabalho de policiamento ostensivo e preventivo, sendo que o trabalho investigativo compete à Polícia Civil. Deixo a disposição os telefones: 190 e 3102 -1233 para qualquer informação.

Att Paulo Hermann Fernandes Macêdo
Maj Qopm
Comandante da 5° Cia/2° BPM

http://3.bp.blogspot.com/-lmHkLxdyr9w/ThZWMvnoD5I/AAAAAAAAYC0/_heUs25KVGQ/s1600/WB-soldados2.JPG

Wilson Bernardo (Fotografia)

Fechado jornal inglês acusado de grampear ilegalmente milhares de telefones


O News of the World deixará de ser publicado após quase 170 anos. O tablóide sempre se gabou das revelações bombásticas sobre a vida de políticos e celebridades. Segundo a polícia, mais de 4 mil podem ter sido vítimas de detetives a serviço do jornal. O jornal de domingo mais lido da Grã-Bretanha vai ser fechado por causa de um escândalo. O tablóide News of the World é acusado de grampear criminosamente os telefones de milhares de pessoas.

O News of the World deixará de ser publicado depois de quase 170 anos de circulação. O tablóide sempre se gabou das revelações bombásticas sobre a vida de políticos e celebridades. Mas a maior revelação mesmo é a maneira como o jornal conseguia esses furos. Segundo a Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres, mais de 4 mil pessoas podem ter tido os telefones grampeados ilegalmente por detetives a serviço do jornal. Um deles chegou a apagar mensagens da caixa postal de uma jovem de 13 anos, assassinada em 2002, o que levou a família a acreditar que ela continuava viva.

Entre as vítimas havia também parentes de soldados mortos no Afeganistão e no Iraque. O jornal ainda teria pagado propina para que policiais revelassem detalhes de investigações sigilosas. Andy Coulson, editor do tablóide até 2007, chegou a ser porta-voz do primeiro-ministro David Cameron. Pediu demissão no início do ano, quando as denúncias contra o jornal aumentaram. Mas Coulson sempre negou envolvimento.

O News of the World é a versão dominical do tablóide The Sun e faz parte do grupo do magnata australiano Rupert Murdoch, que controla publicações respeitadas, como o Times, de Londres, e o Wall Street Journal, o principal jornal financeiro dos Estados Unidos. A direção da News International declarou que práticas como essas são inaceitáveis. Mas segundo comentaristas de jornais concorrentes, tudo não passaria de uma jogada para preservar a reputação da empresa. É que os maiores anunciantes já haviam retirado a publicidade do tablóide. O grupo não confirma, mas também não nega que poderá criar um novo jornal dominical, com o nome Sunday Sun. Ou seja, o fechamento do News of the World pode ter sido apenas ‘para inglês ver’.

Fonte: G1

Porto cearense lidera ranking de exportações de frutas e calçados


Porto do Pecém tem mais de um terço nas exportações dos produtos no Brasil. Cearáportos divulga aumento de 17% na movimentação do Pecém em 2011.

O Complexo Portuário do Pecém, no Ceará, segue liderando no ranking de exportações de frutas e calçados e está na segunda colocação na exportação de algodão e em terceiro na importação de produtos siderúrgicos, segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex).

O levantamento mostrou que Pecém tem participação de 33% nas exportações de frutas entre todos os portos nacionais. O complexo portuário superou os portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Mucuripe (CE) e Itajaí (SC). O porto de Pecém também é responsável por 33% das exportações de calçados, número superior a outros complexos do país que atuam no segmento, como Rio Grande (RS), Santos (SP), Mucuripe (CE) e Salvador (BA).

Além da liderança na exportação de dois produtos, o complexo cearense ficou na vice-liderança do algodão, registrando uma participação 12% e ficando atrás do porto de Suape (PE), que obteve 38% das exportações.

Aumento de 17% na movimentação em 2011

Segundo a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), o porto do Pecém já movimentou 1,3 milhão de toneladas em 2011, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 1,1 milhão de toneladas de janeiro a junho. A movimentação de cargas obteve registro de 379.000 toneladas de participação das exportações e de 998.000 toneladas de produtos importados. Confira o ranking divulgado pela Cearaportos dos produtos que registraram maior volume nas exportações e importações de longo curso até junho de 2011:

Elias Bruno Do G1 CE

Ladrão rouba quadro de Picasso e foge de taxi


Los Angeles
(EUA.), 7 jul (EFE).- A Polícia de San Francisco (EUA) prendeu um homem de 30 anos acusado de roubar na terça-feira uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso que estava exposta em uma galeria de arte da cidade, informou nesta quinta-feira o jornal "San Francisco Chronicle".

As autoridades recuperaram intacto o quadro "Tête de Femme" (1965), que vale mais de US$ 200 mil, e que seria vendido para uma pessoa não foi identificada. Segundo fontes policiais, Mark Lugo, de Nova Jersey, saiu da Galeria Weinstein na terça-feira à tarde com o quadro enrolado em um jornal e foi filmado pelas câmaras de segurança de um estabelecimento próximo antes de pegar um táxi e se dirigir para o hotel em que estava hospedado. O detido ficou preso sob fiança de US$ 5 milhões.

O responsável pela galeria assegurou que após o incidente deve instalar câmaras de segurança e contratar mais pessoal para evitar este tipo de incidentes. EFE

Juiz suspende licitação do Hospital de Sobral


A segunda etapa do Hospital Regional de Sobral teve seu processo licitatório suspenso por decisão judicial, mas o Estado afirma que não haverá prejuizos no cronograma da obra - WILSON GOMES - Juiz intima procurador geral do Estado, antes de decidir pela conclusão da segunda etapa das obras do Hospital Regional.

Fortaleza. O Juiz Hortênsio Augusto Pires Nogueira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, suspendeu a licitação para contratação de empresa para realizar obras no Hospital de Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral. A medida visa às obras de segunda etapa de conclusão daquela unidade hospitalar, que compreende serviços elétricos, instalação de aparelhos de ar condicionado e gases medicinais e ainda obras civis, inclusive estruturas metálicas.

Segundo um representante do Consórcio Damiani, o ato da Comissão é ilegal, pois modificou decisão da autoridade superior, o Governador do Estado, e descumpriu artigo da Lei de Licitações que impede a inabilitação dos participantes após a abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais. De acordo com o representante, que não pediu para não ser identificado, a decisão tomada pela empresa vencedora foi percebida como incomum, pois não é prática se habilitar após vencida a primeira etapa do certame, que é exatamente a habilitação de empresas.

Informações

Conforme a decisão do juiz Hotênsio Augusto Pires Nogueira, "deixo para apreciar o pedido de liminar após as informações da autoridade coatora. Entretanto, a fim de evitar a perda do objeto do provimento jurisdicional ora buscado e ante a possibilidade iminente de dano irreparável ao impetrante, determino a suspensão do procedimento licitatório objeto do Edital de Concorrência Pública Nº 20100006- Sesa, até ulterior decisão", afirma o magistrado. Ele acrescenta que "notifique-se o Exmo. Sr. Procurador Geral do Estado do Ceará, autoridade apontada coatora, para prestar as informações no prazo legal, nos termos do inc. I, do art. 7,. da Lei 12.016/2009.

Sem prejuízos

O titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Arruda Bastos, disse que reconhecia o direito legal da empresa prejudicada pelo certame ao recorrer da decisão à Justiça, mas que a Procuradoria Geral do Estado, através do procurador geral Fernando Oliveira, deverá apresentar as razões sobre a desclassificação no tempo hábil.

Arruda Bastos negou que a decisão venha a comprometer o calendário de conclusão de obras, tanto da primeira, quanto da segunda etapa. "Essa não é uma decisão definitiva, e a exemplo de outras medidas anteriores, o procedimento será atender aos questionamentos feitos pelo juiz", disse bastos.

Já o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, disse que Comissão foi induzida a erro pelo consórcio Damiani, mas no "exercício da tutela inabilitou o consórcio por utilizar documentos técnicos indevidos". Ele salientou que, após esgotado o prazo de recurso, entrará com uma ação contra a empresa, pelas manobras utilizadas na Comissão de Licitação. "O juiz suspendeu a licitação, mas não entrou no mérito e as explicações serão apresentadas, como são solicitadas", disse.

MAIS INFORMAÇÕES
Procuradoria Geral do Estado, Avenida Deputado Martins Rodrigues, 150 - Edson Queiroz
Telefone: (85) 3101.3601

Fonte: MARCUS PEIXOTO - Repórter
Jornal Diário do Nordeste - Edição de hoje, 08 de Julho de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Membro da Prefeitura de Senador Pompeu acusado de envolvimento em escândalo se apresenta à Polícia

O membro Comissão de Licitação da Prefeitura de Senador Pompeu, Antônio Marcos Holanda Néri, se apresentou na Delegacia do município na tarde desta quinta-feira (07). Ele é acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, assim como o próprio prefeito Antônio Teixeira de Oliveira, que já se encontra preso.

Marcos Holanda chegou à Delegacia de Senador Pompeu junto ao seu advogado. Segundo informações da Polícia, ele disse que não está envolvido no escândalo e que também não sabe nada sobre o assunto. O funcionário da Prefeitura ficará na Delegacia até esta sexta-feira (08), quando será transferido para a Delegacia Geral de Polícia Civil, em Fortaleza, onde fará seu depoimento.

Fonte: Portal Verdes Mares

Assembléia Legislativa - Secretário afirma em audiência que Lei do Silêncio não isenta instituições religiosas


Discutir a Lei do Silêncio e sua aplicação às instituições religiosas foi pauta de audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (07/07), pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, atendendo à solicitação da deputada Dra. Silvana (PMDB). O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam, Deodato Ramalho, informou que a lei não isenta as igrejas de punição. “A lei é bem clara em relação a isso”, afirmou.

A deputada Silvana explicou que as igrejas evangélicas, principalmente, vêm sofrendo com a Lei do Silêncio, tendo seus cultos prejudicados e interrompidos constantemente. De acordo com ela, existe um artigo na lei municipal que isenta as igrejas desse tipo de punição. “Essa Lei do Silêncio não é injusta, só precisa ser adequada”, disse.

O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Omerce), Francisco Paixão Bezerra Cordeiro, ressaltou que os auditores fiscais, devido a lei, não têm competência para realizar esse tipo de fiscalização nas igrejas. “E a lei também não impede o direito de culto e de fé de ninguém”, completou. O deputado Ronaldo Martins (PRB), por sua vez, destacou o trabalho social realizado pelas instituições, lembrando que são “elas as que mais atuam com sucesso na recuperação de jovens delinquentes”. “Não queremos incomodar ninguém, apenas ter o nosso trabalho respeitado”, justificou.

Deodato explicou que “não existe essa história de igrejas não se sujeitarem a lei”. Ele disse que não são todas as igrejas que ultrapassam os decibéis estabelecidos pela lei, mas que “elas lideram os ranking de denúncias por parte da população e o Estado tem que exercer a fiscalização”.

Porém, esclareceu que a maioria das igrejas colabora com a Secretaria que realiza um trabalho de conscientização nos locais onde acontecem os cultos. Ramalho também disse que não acha justo que digam que há perseguição por parte do Poder Público. “Eu nunca recebi denúncia de pastores contra os servidores da Semam por causa de agressão”, acentuou. A audiência, que foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Antônio Granja (PSB), contou ainda com a participação da deputada Eliane Novais (PSB), do vereador de Fortaleza Mairton Félix (DEM), e representações da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e dos pastores Osíris, Messias Castro e Pedro Ribeiro.

Agência de Noticias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - “Mulher Fantasma” assusta moradores de Ipueiras

A cidade de Ipueiras, na região da Serra da Ibiapaba, vem sendo atormentada pela estranha presença de uma misteriosa mulher vestida de branco. O suposto fantasma já tomou conta até do noticiário local e é o assunto mais comentado em toda a cidade.

Os moradores não têm mais sossego, pois a “Mulher de Branco” vem perturbando famílias inteiras na zona rural do município. O mistério ronda próximo a um juazeiro que, segundo a população, é o lugar preferido para as aparições.

Jangadeiro Online ( Via Lindomar Rodrigues - Colaborador )

Saneamento rural do Ceará é destaque internacional


A revista Water 21, da Associação Internacional da Água (IWA), com sede em Londres, na Inglaterra, publicou na sua edição de junho, uma matéria sobre o Projeto Sisar. A revista, conceituada no mercado de água por trazer as principais práticas mundiais adotadas no setor, destacou o Projeto como referência em abastecimento de comunidades rurais e prática sustentável.

O Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural) é hoje uma experiência de sucesso em saneamento rural. Criado pela Cagece, em 1996, em parceria com o banco alemão KFW, o projeto é uma entidade privada sem fins lucrativos que gerencia sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais juntamente com os moradores. A Companhia sensibiliza e capacita as comunidades, além de prestar manutenção nos sistemas de tratamento e distribuição de água, mas são os próprios moradores que operam o sistema. “A Cagece tem orgulho em saber que o Sistema Integrado de Saneamento Rural é exemplo em nível nacional e internacional, de uma forma sustentável para atender com água tratada às pequenas comunidades rurais”, afirma Gotardo Gurgel, presidente da Companhia.

Um dos destaques do Sisar é o valor da conta paga, que é muito abaixo do valor normal cobrado por uma conta de água. Isso se deve porque a comunidade divide as despesas como energia elétrica, salário do operador da estação de tratamento e manutenção do Sisar. Atualmente, existem oito unidades do Sisar no Ceará totalizando 611 localidades atendidas com sistema de abastecimento de água gerenciadas pelos próprios moradores.

Assessoria de Imprensa da Cagece

Cid Gomes apresenta potencialidades do Ceará na China


O Ceará visto como uma excelente oportunidade de negócios. Foi com esse objetivo que o governador Cid Gomes se reuniu nesta quinta-feira (7), em Pequim, na China, com a diretoria de uma das maiores construtoras e investidoras do mundo, a Sinohydro. A reunião contou com as presenças do vice-presidente da empresa, Huang Baodong, além de diretores e técnicos.

Durante o encontro, Cid Gomes apresentou as ações e os projetos em andamento no Ceará, como a Siderúrgica, a Refinaria, ZPE, ampliação do Porto do Pecém e investimentos na área da capacitação de mão-de-obra, que incluem o Centro de Treinamento Técnico Corportativo do Pecém (CTTC) e escolas profissionalizantes. O Governador também destacou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, que é maior que a média nacional.

A Sinohydro Corporation é uma empresa estatal chinesa de engenharia e de construção de hidrelétricas fundada em 1950. Além disso, a empresa se engaja em projetos de arquitetura, investimentos em energia elétrica, pesquisa e desenvolvimento e concepção e fabrico de equipamentos de construção. A Sinohydro também se dedica ao fabrico e instalação de plantas e projetos mecânicos e elétricos, bem como comércio em conservação de água, geração de energia, via expressa, ferroviária, aeroportos e portos de utilidade pública municipal, e as indústrias de construção. A Sinohydro Corporation tem operações na Ásia, África, Europa, América do Norte e América do Sul.

Na missão oficial do governador à China estão incluídas também audiências com empresas em Xangai. Cid Gomes retorna no próximo dia 11, até essa data Domingos Filho estará no exercício do Governo do Estado.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Lançado Atlas Solarimétrico do Ceará


As informações sobre a incidência de radiação solar no Estado, desde 1963, estão reunidas do Atlas Solarimétrico do Ceará. O documento foi lançado durante a realização do All About Energy, que está acontecendo em Fortaleza e segue até esta sexta-feira (8).

O Atlas Solarimétrico do Ceará mostra os usuários qual a variação durante o ano da incidência de radiação solar no Estado. Ele foi desenvolvido a partir das modelagens numéricas da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) e disponibiliza informações mensais e anuais sobre o tema desde 1963, gerando, inclusive, uma climatologia específica da variação dos dados de energia solar.

“A Secretaria de Infraestrutura, por ser responsável por toda a parte de investimentos energéticos do Estado, sentiu a necessidade de um estudo mais detalhado sobre a energia solar. Conversamos com a Funceme, que já recolhe as informações em suas PCDs (Plataformas de Coleta de Dados) e solicitamos o Atlas. Tendo esta ferramenta e com a divulgação dela, obviamente os investidores na área aparecerão”, justifica o coordenador de Energia e Comunicação da Seinfra, Renato Rolim.

Já a assessora técnica da Funceme, Meiry Sakamoto, garante que é um estudo complexo, que considera a influência da qualidade da quadra chuvosa, por exemplo, na quantidade de radiação que incide no Ceará. “O estudo mostra que num determinado ano em que choveu acima da média, a incidência foi menor que num ano seco. Esta informação, casada com o prognóstico da estação chuvosa emitido anualmente pela Funceme em janeiro é bastante importante para quem planeja uma produção energia solar no Estado”, explica.

Assessoria de Comunicação da Funceme c/ Assessoria de Imprensa da Seinfra
Guto Castro Neto / Marcos Cavalcante
(85) 3101-7021 / (85)3216.3763/65

Justiça condena Estado a pagar R$ 190 mil para jovem atingida por tiro durante operação policial


A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) confirmou a sentença que determinou ao Estado do Ceará o pagamento de indenização de R$ 190 mil à vítima A.A.S., atingida por um tiro de fuzil disparado por policial militar. Além disso, deverá pagar pensão vitalícia de um salário mínimo.

A decisão, proferida nessa quarta-feira (06), teve como relator o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha. “A intensidade da dor e as circunstanciadas lesões (com cicatrizes múltiplas que vão a 18 cm) seguramente restaram evidenciadas”, afirmou.

Consta nos autos que, em 10 de fevereiro de 1990, A.A.S., na época com 20 anos, retornava de carro para casa quando foi atingida nas costas por um tiro. O disparo foi efetuado equivocadamente por policiais que estavam em viatura durante uma perseguição policial. A gravidade da lesão fez a vítima se submeter a várias cirurgias e a longos tratamentos clínicos.

A paciente teve deformidade óssea e atrofia muscular, diferença de nível da escápula direita, várias cicatrizes localizadas na axila, tórax e costas, limitação da elevação do braço direito, além de ansiedade e medo de sair de casa. Perícia médica constatou sequelas anatômicas, funcionais e psicológicas.

Em razão disso, ela ajuizou ação ordinária contra o Estado requerendo indenização pelos danos sofridos. Argumentou ter sido vítima de erro praticado por aparato policial, com repercussão definitiva em todas as esferas da vida, inclusive, com a redução da capacidade laborativa.

Em 9 de setembro de 1996, o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza sentenciou pela procedência da ação e, tendo em vista a complexidade da causa, determinou que o valor a ser pago fosse arbitrado na fase de liquidação de sentença.

Após a decisão, o Estado interpôs sucessivos recursos objetivando protelar o andamento do feito. Porém, a sentença foi confirmada tanto pelos órgãos julgadores do TJ-CE como pelos dos Tribunais Superiores.

Em 8 de outubro de 2008, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Mantovanni Colares Cavalcante, procedeu à liquidação de sentença e fixou R$ 40 mil por danos estéticos e R$ 150 mil a título de reparação moral e ofensa à saúde, a serem pagos pelo sistema de precatório de uma só vez. Em relação à pensão vitalícia, o valor determinado foi de um salário mínimo, devido a partir da lesão.

O Estado entrou com mais um recurso, o de nº 30870-11.2008.8.06.0000/0 no TJ-CE. No agravo de instrumento, sustentou a inexistência de razoabilidade e proporcionalidade na fixação dos valores da condenação, motivo pelo qual pediu a redução, sob pena de enriquecimento ilícito da autora da ação.

Ao relator o caso, o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha destacou ser infundado o argumento do ente público. “Os valores arbitrados em nada vulneram a ordem jurídica ou refletem descompasso a implicar enriquecimento sem causa, e sequer redundarão em prejuízo para a coletividade, porquanto o Poder Público possui lastro para arcar com tal despesa.”

Com esse entendimento, e com base em vários precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a 1ª Câmara Cível negou provimento ao recurso e manteve a decisão de 1º Grau. Ao todo, a Câmara julgou mais 64 processos durante a sessão.

Fonte: TJ via do Icó é notícia de Yuri Guedes

Palestra sobre Melhoramento Genético em Zebuínos na EXPOCRATO



http://2.bp.blogspot.com/-80OaoVG3LfA/ThaJUOo9iDI/AAAAAAAAYDc/h9gxufCDuRo/s1600/palestra_zebuinos.jpg

Convite para a Palestra "Melhoramento Genético em Zebuínos" a ser proferida pelo Professor Raysildo Barbosa Lobo (USP - Ribeirão Preto) que ocorrerá no Auditório do Instituto Agropolos ( em frente a EXPOCRATO) no dia 11 de julho de 2011 às 9 horas. O Evento tem promoção da UFC Cariri.

Paulo K. B. Oliveira

Show com a Banda ALMAH (Componentes da banda ANGRA) no SESC Juazeiro do Norte‏

http://4.bp.blogspot.com/-FOJdlNAEzPI/ThaIDgGhb5I/AAAAAAAAYDU/-0G02xl251M/s1600/Cartaz-Almah400.jpg

OBS: A banda ALMAH não se apresentará dentro do Teatro SESC Patativa do Assaré, por conta da grande expectativa de público! O show acontecerá na área aberta, entre a galeria de artes e a biblioteca, chamada de "Terreiro da Mestra Margarida". A entrada para o público será às 19h mediante a entrega de 2 Kg de alimento não perecível. Não será entregue ingresso antecipadamente! Para os shows dos dias 21 e 22 de julho de 2011, os ingressos serão distribuídos a partir das 17h.

Antonio Queiroz
GestorTécnico do Programa Cultura
SESC Juazeiro do Norte
Tel.: (88) 3587 1065/ 3512 3355 - Rm 218
Cel.: (88) 9931 4503

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 7ª. Reunião ordinária do COMDEMA Crato será realizada próximo dia 12


O
Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, Nivaldo Soares de Almeida, convida os conselheiros bem como a sociedade civil para participarem da 7a Reunião Ordinária do ano de 2011. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 12 de Julho, às 8 horas e 30 minutos, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato. Na reunião serão abordados os seguintes assuntos: Licenciamento Ambiental: Autodeclaração para Dispensa de Licença Ambiental, com informações disponibilizadas pelo representante da Semace, o Sr. André Wirtzbiki.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Município ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite


O
município do Crato conseguiu ultrapassar a meta de vacinação contra a poliomielite. A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informa que 98,4% da meta foi atingida. A estimada pelo Ministério da Saúde é de 95%. Agora é contar com o apoio da população para a Campanha contra o Sarampo, que vai até o dia 13 de julho. Os postos de saúde estão disponibilizando vacinas para as crianças.

Fonte: PMC


Prefeito do Crato quer construir avenidas para desobstruir o trânsito caótico do centro da cidade


NE
- Na verdade, só quem mora no Crato sabe que a frota de veículos automotivos cresceu de tal maneira nos últimos anos, que durante certos horários, já acontecem vários congestionamentos, além de praticamente não haver mais espaços para estacionamento no centro. O projeto da construção de avenidas faz parte do projeto de ampliação do atual parque de exposições e consta no PRU - Plano de Requalificação Urbana do município, elaborado por esta administração.


Slide8


Durante a reunião ocorrida ontem ( 06 ) na Prefeitura municipal, o prefeito Samuel Araripe disse que vai reunir uma comissão e levar mais uma vez o seu projeto de construção de novas avenidas no Crato ao governador Cid Gomes. Samuel disse que a abertura dessas avenidas é essencial para desafogar o tráfego caótico do centro da cidade. A reunião durou cerca de 3 horas e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade em torno da discussão da ampliação do atual parque de exposições, ou a criação de um outro parque em outro local da cidade. Haverão outras reuniões antes que o projeto seja entregue.

O prefeito disse ainda que conta com a sensibilidade do governador Cid Gomes, que com certeza não vai negar esse benefício ao Crato, quando estiver a par de todo o projeto. O prefeito frisou ainda que a construção das avenidas talvez seja até mais importante do que o do próprio parque de exposições, já que elas trariam inúmeros benefícios à população o ano todo. Uma das avenidas partiria do Grangeiro e Lameiro, passando pelo Parque de exposições, Vila Lobo, Estátua N.S de Fátima e seguindo "por dentro" até o Centro de convenções, o que criaria novos bairros na cidade entre as avenidas, desafogaria o tráfego que vai para o parque Grangeiro, Grangeiro e Lameiro vindo de juazeiro, além da valorização de espaços urbanos próximos às avenidas. Segundo Samuel Araripe, o Crato precisa se desenvolver para estas áreas que ficam entre o Grangeiro e a Vila lobo, e a reformulação da malha viária da cidade é a pedra fundamental para o cresciemnto do Crato nos próximos 20 ou 30 anos.

Novas avenidas precisam ser construídas no Crato a fim de desobstruir o trânsito do Centro da cidade, e criando novos bairros.

Na reunião, o projeto completo foi apresentado em Datashow

Slide6

A reunião durou cerca de 3 horas. Estes são apenas alguns slides das dezenas apresentadas, juntamente com a explanação de várias pessoas da administração.

Slide9

Aqui, uma visão de como ficaria o parque de exposições com as novas avenidas de entorno:

Slide13

Após a reunião, o prefeito Samuel Araripe convidou repórteres para mostrar alguns locais aonde seriam construídas as avenidas.

Img_0198

As avenidas criariam novos bairros na cidade, e valorizariam espaços.


Prefeito visita o Mirante 01

Samuel Araripe diz que esse projeto das avenidas é um dos principais do seu governo, mas aplaude qualquer um que o encampar, mesmo que de oposição. Ao final, acrescentou: "Eu só gostaria que o governador Cid Gomes me escutasse e percebesse a grandiosidade e a importância que esse projeto tem para o desenvolvimento do Crato. Com certeza, ele não iria negar isso aos Cratenses".

Samuel olha local das novas avenidas no Crato

Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça
Agradecimentos a Christiano Siebra pelo envio dos gráficos.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30