xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 julho 2011

Prof. Mário Correia fala sobre a ExpoCrato e as Mudanças na Expocrato


Em princípio parabenizo a iniciativa do Prefeito do Crato, Samuel Araripe, quanto a ouvir a opinião da população no que se refere a mudança de local da EXPOCRATO. Contudo, é de bom alvitre, que após esta reunião que se faça uma votação, abrangendo todos os munícipes, seguindo o exemplo da eleição do conselho tutelar, a fim de legitimar através do voto o desejo popular. Mas, para tanto, que se faça um esclarecimento a população através de informativos isentos de quaisquer tendências, sejam elas quais forem. Acredito, agindo desta forma chegaremos enfim, a PAZ em nosso Muncípio no que concerne a polêmica da mudança de local da EXPOCRATO.

E por falar em PAZ PARA A SOCIEDADE; permita-me Dihelson, acrescentar com as palavras da Irmã Maria Angélica Iamasaki, SP-ARAUTOS DO EVANGELHO sobre a PAZ. "Paz! Paz! Poucas palavras são tão repetidas quanto esta em nossos dias, ante a inclemência de guerra, revoluções, DISCÓRDIAS POLÍTICAS, violência urbana, desunião familiar e atrocidades provocadas pelo acirramento de ódios étnicos. Todos a desejam, dela muito se fala e se escreve, por toda parte se propôem meios de alcançá-la, mas...quem sabe dizer precisamente o que é PAZ! Para uns, ela consiste na ausência de qualquer confronto, físico ou IDEOLÓGICO.

Para outros, viver em PAZ supõe fugir da REALIDADE em busca de um utópico equilíbrio de espírito, alheio ao que se passa ao seu REDOR. Não faltam também aqueles que a identificam com valores parciais, embora nobres, como o SILÊNCIO, a segurança ou o respeito à natureza. Contudo, todos eles se desviam da essência desse bem fundamental para a SOCIEDADE, restringindo seu escorpo e profundidade à realização de algum legítimo desejo Pessoal."

Portanto, estas são as palavras sábias da Irmã Maria Angélica, sobre a Paz que merece uma reflexão, a fim de guiarmos as nossas posições com referência a mudança ou não do local da EXPOCRATO. Tenho minha posição, conforme convições e juizo de valores desde o início desta discursão, entretanto, como o que é bom para um, não significar o melhor para o todo da sociedade. O importante agora é ouvir a sociedade sem influenciá-la.

Mário Correia de Oliveira Júnior
Advogado/Professor

Morador do Mirandão solicita ao Sr. prefeito incluir Mirandão na operação de Recapeamento de Asfalto.


Assunto: Escuridão X Buracos no Bairro Mirandão

"Mais uma vez, em nome da comunidade do bairro mirandão, peço ao Sr. Prefeito incluir o nosso bairro no plano da operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico de nossas ruas. Fazer os reparos só aonde vão passar os turistas de férias não é justo. Também, comuniquem à coelce que existem 14 (catorze) luminárias queimadas em volta do estádio mirandão há mais de um ano sem que ninguém tome as devidas providencias. Fica aqui meu protesto !"

José Carvalho Leite
Endereço: Rua João Goulart
Cidade: Crato

Otonite Cortez é a nova Reitora da URCA


NE - Os nossos parabéns a Otonite Cortez !

Foi realizada no último dia 04 às 19 horas no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a solenidade de transmissão de cargo do Reitor Plácido Cidade Nuvens para a Reitora eleita na consulta acadêmica e nomeada pelo Governador Cid Gomes, Antônia Otonite de Oliveira Cortez.

Plácido Cidade Nuvens esteve à frente da URCA nos últimos quatro anos. Seu reitorado foi marcado por profundas mudanças na Instituição, principalmente no fortalecimento interno, além de obter importantes conquistas consideradas históricas para a Universidade.

Entre as melhorias estão a construção do Restaurante universitário, que estará completando um ano de inaugurado no próximo dia 19; a Residência Universitária; ampliação e reforma do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri; Construção da Cantina do Crajubar; Inauguração do Salão da Terra e da Praça dos Coqueiros, e a implantação de novos cursos, além do Ginásio Poliesportivo, em execução. Podem ser destacados o fim de taxas para os alunos e a implantação do programa de bolsas de estágio, além da modernização tecnológica de diversos setores com a compra de mais de 300 computadores e outros equipamentos de informática.

A nova reitora, Otonite Cortez, afirma que a sua prioridade é continuar a política de fortalecimento institucional. Também possibilitar a criação de novos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Fonte: URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ruas continuam sendo recuperadas em Crato


C
ontinua sendo realizado em Crato o trabalho de recuperação de ruas da cidade, com recapeamento asfáltico, operação tapa buracos e calçamentos. As ações fazem parte de um amplo projeto de recuperação das ruas e avenidas, também levando melhorias para os bairros e distritos. O trabalho vem sendo realizado por meio da Secretaria de Infraestrutura do Crato. Na avenida Padre Cícero, na entrada da cidade, por conta dos sucessivos alagamentos, principalmente da quadra invernosa, o prefeito do Crato determinou a realização de uma obra de drenagem para conter o problema. O trabalho vem sendo realizado e será concluído o mais breve possível, com recapeamento asfáltico da área. A área de entorno do mercado público vem recebendo um novo asfaltamento.

Fonte: PMC

Crato sediará Festival Nacional de Dança


O evento começa hoje e vai até o dia 09 de Julho.

O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude está apoiando o 11º. Festival Nacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará Fendafor. Essa edição, - que começa hoje e vai até o próximo dia 9 - será realizada pela primeira vez na região do Cariri e compreenderá as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Estarão presentes no Festival Bailarinos e companhias de dança nacionais e internacionais. Segundo Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato o evento irá oferecer Cursos, Oficinas, Palestras e Mostra de Vídeo. Lembrando que aqui no município o Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva será o local onde acontecerão os espetáculos, oficinas de ballet contemporâneo e clássico, street dance e jazz, sendo que os certificados serão entregues na sede da Secretaria de Cultura.

Quaisquer bailarinos inscritos no Fendafor, sendo de Fortaleza ou cidades do interior do Ceará, não pagam curso; o acesso é gratuito. Bailarinos independentes ou de grupos que não estão participando do festival pagam inscrição para fazer os cursos desejados. Ver regulamento em www.fendaforce.com. Cada curso tem o limite de 20 vagas. Mais Informações: 85 3482-0510, ou no Crato 88 3523 2365.

A programação completa do evento no município do Crato (no anexo) está no site da Prefeitura, crato.ce.gov.br.

Fonte: PMC

FERROVIA TRANSNORDESTINA - Instalação de trilhos parou


Mais uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está parcialmente paralisada no Cariri.

A colocação dos trilhos foi interrompida. A empresa Tiisa espera a reabertura dos cortes das barreiras - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - A instalação dos trilhos da Ferrovia Transnordestina parou no Sítio Queimada, Município de Abaiara.

Abaiara - Mais uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está parcialmente paralisada no Cariri. A instalação dos trilhos da Ferrovia Transnordestina, que foi iniciada no fim do ano passado, parou no Sítio Queimada, Município de Abaiara, a 10 quilômetros de Brejo Santo. A empresa Tiisa, que está executando a obra, espera a reabertura dos cortes das barreiras que está sendo feito pela construtora Pollian. Enquanto isso, estão sendo transportados os trilhos e os dormentes para o local onde se encontra o pórtico, uma estrutura de metal que coloca os dormentes no leito da ferrovia. Cada trilho mede 125 metros e pesa 8 toneladas, enquanto o dormente pesa 390 quilos.

Seis meses depois de o ex-presidente Lula ter inaugurado os primeiros 15 quilômetros de trilhos, a partir do marco zero, em Missão Velha, a obra não saiu do Município de Abaiara. Até agora, só foram instalados 27Km de trilho. Faltam, portanto, 69 para chegar a Salgueiro, centro dos ramais que unirão três estados nordestinos: Ceará, Pernambuco e Piauí.

Nos primeiros meses do ano, de acordo com os engenheiros da construtora Odebrecht, empresa responsável pela execução da obra, os trabalhos foram paralisados em decorrência do inverno. A previsão inicial era de que seriam implantados 500 a 800 metros de trilhos por dia.

Além disso, outros cinco estados nordestinos terão benefícios diretos com a finalização da obra. No total, a ferrovia custará R$ 5,42 bilhões, quase R$ 1 bilhão a mais que o previsto no orçamento inicial. A data de término da obra também foi revista. O trecho que deveria estar pronta este ano - entre Eliseu Martins e Suape - só ficará pronto em outubro de 2012 e a parte do Ceará, em 2013.

Para instalação dos trilhos é necessária a conclusão de bueiros, pontes e viadutos por onde passarão os trens, bem como toda a parte de escavações e aterramentos necessários que é a parte mais complicada do projeto. Somente após essa etapa é que entra em cena a superestrutura, que é a instalação de dormentes, trilhos e da brita, as porções de pedras que acompanham o trajeto.

Embora sejam menos acidentados que no Sudeste, os terrenos recebem tratamento pesado para ficarem planos. A terra retirada de áreas mais altas é usada para cobrir vales e deixar a estrada reta, pronta para a instalação dos trilhos.

O trecho de 96Km, entre Missão Velha e Salgueiro, faz parte da Ferrovia Transnordestina que tem 1.728 km de extensão e interliga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) à cidade de Eliseu Martins no Piauí.

Desenvolvimento

A esperança é de que a obra, após a conclusão, traga facilidades e desenvolvimento para a região. De acordo com informações divulgadas pela Transnordestina Logística, empresa que administra a obra, a ideia do projeto é tornar a Nova Transnordestina numa ferrovia de classe mundial em velocidade e volume de carga. Quando estiver pronta, poderá transportar 30 milhões de toneladas por ano, com velocidade de até 80 km/hora, tendo como principais cargas minério de ferro, gipsita e grãos, além de cimento, combustíveis e fertilizante.

Por enquanto, só tem trazido problemas para as propriedades rurais cortadas pela ferrovia. Em alguns trechos, os aterros e os cortes dividiram o terreno no meio, o que dificulta a circulação dos animais. A reportagem tentou um contato com a Odebrecht. Os telefones repassados pela Assessoria de Imprensa não atenderam.

MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria de Imprensa
Construtora Norberto Odebrecht S.A.
Telefones: (71) 3206.1504
(11) 3096.8880

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Lua e Vênus, a conjunção cósmica do AMOR – Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

IIº Encontro de Escritores Caririenses


A
Secretaria de Cultura de Juazeiro através da Biblioteca Possidônio Bem está convidando os Escritores, Cordelistas, Poetas, Repentistas, Editores e Produtores Literários do Cariri a se fazerem presentes no dia 12 de julho de 2011 (terça-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), para uma manhã prazerosa de trocas de saberes, no 2° Encontro de Escritores e Poetas do Cariri.

A abertura será às 8h com um Café Nordestino, seguindo-se palestra, debate, exposição de livros dos autores Caririenses e previsão de término para às 11h. Aos que desejarem expor seus livros, procurar com urgência a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, localizada a Rua Santo Agostinho, s/n, prédio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio Bem (BPMPB).

Contatos:
Kátissa Galgania F.C.Rodrigues
Bibliotecária da BPMPB
Gerente de Literatura SECULT
katissagalgania@yahoo.com.br
(88)9994-2930
(88)3511-1999

Franco Barbosa
Assesor Técnico da SECULT
(88)8804-0715
(88)3511-1999

do BLOG DO JUAONLINE de Daniel Walker e Renato Casimiro

Tabloide britânico é acusado de violar sigilo de vítima de crime


O
tabloide britânico The News of the World chocou os ingleses após ser acusado de ter invadido as mensagens do telefone celular de uma adolescente de 13 anos e provavelmente ter dificultado a investigação da polícia sobre seu desaparecimento e assassinato.

Os britânicos estão acostumados a ver a imprensa incomodar a realeza, astros dos esportes e celebridades, fazendo escutas clandestinas e pagando fontes das mais divergentes para obter informações sobre a vida sexual e os problemas com drogas de famosos. Ainda assim, o caso envolvendo a menina Milly Dowler, de 13 anos, deixou todos horrorizados, do primeiro-ministro David Cameron a estrelas de cinema e pessoas que escrevem no Twitter.

O sequestro de Dowler em 2002, quando caminhava da escola para casa em Surrey, sul de Londres, foi assunto no país até seu corpo ser encontrado numa floresta, seis meses mais tarde, por pessoas que colhiam cogumelos. Enquanto a polícia procurava pistas e os pais de Milly faziam dramáticos apelos por qualquer informação que pudesse ser útil no caso, um investigador particular invadiu seu telefone celular, ouviu suas mensagens e até apagou algumas para deixar espaço para novas.

Mark Lewis, advogado do pais de Dowler, disse que a invasão pode ter atrapalhado a investigação policial e que ele planeja processar o tabloide por sua interferência no caso.

Fonte: Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CRATO - 06 de Julho de 2011 - Quarta-Feira


Reunião da Saúde decide atuação durante a Expocrato


Será realizada na tarde de hoje, na Secretaria de Saúde do Crato, reunião para debater os serviços de saúde que serão ofertados durante a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – Expocrato. Segundo o secretário de Saúde, Cícero França, a meta é poder levar serviços de assistência e informação à população e as pessoas que estarão envolvidas diretamente com a festa. A ExpoCrato será aberta no dia 10 de julho. Um estande com agentes da Vigilância Sanitária do Município será montado no parque, onde também serão feitos trabalhos de inspeção.

Saúde monitora caso de meningite viral registrado em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato está realizado trabalho monitoramento e investigação a respeito do caso fatal de meningite viral registrado na última segunda-feira, que vitimou Maria Edneide Pereira dos Santos. Segundo a coordenadora da Epidemiologia, Lídia Feitosa, um caso foi registrado no ano passado, mas não há correlação com o atual. Ela destaca que com os casos registrados poderá haver a possibilidade de um novo vírus circulante e essa é uma preocupação do próprio Secretário de Saúde do Município, Cícero França. O caso mais grave de meningite, que pode lavar a morte, é o da bacteriana, o que não foi o motivo do óbito registrado no início da semana. De acordo com Lídia Feitosa, não é comum casos de meningite viral levar pacientes a óbito. Equipes de saúde do Crato passaram por capacitação para atendimento de casos do gênero. A coordenadora destaca alguns sintomas relacionados a doença como

Mais de 2 mil usuários beneficiados com atendimento noturno

O atendimento noturno no Centro de Especialidades e Posto de Atendimento Médico do Crato (PAM) é um trabalho consolidado pela Secretaria de Saúde do Crato. Os números comprovam a importância do serviço para a população. Há cinco semanas de implantação são maias de 2 mil atendimentos na área médica, odontológica, enfermagem e ambulatorial. São especialidades que vão desde a pediatria, clínico geral ao ginecologista. A demanda de pacientes tem aumentado a cada dia. São 513 atendimentos médicos registrados e 1.058 odontológicos. O secretário de saúde, Cícero França, destaca a média de atendimentos, como de grande necessidade principalmente para a parcela da população que trabalha, e muitas vezes não pode buscar uma consulta durante o dia, facilitando ainda mais a vida da população.

Crato é uma das cidades que sedia o 11º. Fendafor

O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude está apoiando o 11º. Festival Nacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará Fendafor. Essa edição, - que começa hoje e vai até o próximo dia 9 - será realizada pela primeira vez na região do Cariri e compreenderá as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Estarão presentes no Festival Bailarinos e companhias de dança nacionais e internacionais

Segundo Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato o evento irá oferecer Cursos, Oficinas, Palestras e Mostra de Vídeo. Lembrando que aqui no município o Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva será o local onde acontecerão os espetáculos, oficinas de ballet contemporâneo e clássico, street dance e jazz, sendo que os certificados serão entregues na sede da Secretaria de Cultura. Quaisquer bailarinos inscritos no Fendafor, sendo de Fortaleza ou cidades do interior do Ceará, não pagam curso; o acesso é gratuito. Bailarinos independentes ou de grupos que não estão participando do festival pagam inscrição para fazer os cursos desejados. Ver regulamento em www.fendaforce.com. Cada curso tem o limite de 20 vagas. Mais Informações: 85 3482-0510, ou no Crato 88 3523 2365. A programação completa do evento no município do Crato (no anexo) está no site da Prefeitura, crato.ce.gov.br.

Fonte: PMC

HOJE !!! - Prefeito Samuel Araripe se reúne com Sociedade Civil para discutir Mudança do local da EXPOCRATO


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, se reúne hoje com a sociedade civil organizada e lideranças do município para discutir sobre a possível mudança de local da Expocrato, evento que acontece anualmente no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Centro do município.

A reunião, que será realizada no salão nobre da Prefeitura municipal, está sendo organizada pelo chefe do Executivo, e tem por objetivo ouvir a população para que esta decida se quer ou não a construção de outro parque para abrigar a Expocrato. A retirada do parque divide opiniões entre os cratenses. Muitos temem que a mudança afaste milhares de turistas que comparecem todos os anos. Em 2011, o evento acontece de 10 a 17 deste mês.

O governador Cid Gomes (PSB), externou o desejo de construir um novo parque de exposição no município, porém, a obra depende da aprovação da população.

Fonte: Prefeitura Municipal do Crato através de convite, Jornal do Cariri, e colaborador Ivanildo Souza.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30