xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/07/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 julho 2011

ARRAIÁ ESPECIAL -Por Maria Otilia


Neste dia 29 de junho, a EEF Dom Quintino realizou a festa junina da Educação Especial. A festa teve a participação de todos os alunos das salas espaço sócio -educativo e da sala multifuncional . Teve também a participação efetiva das famílias dos alunos e da técnica da CREDE 18, a professora Sandra que está coordenando a Educação Especial.
O núcleo gestor lembra que estes alunos precisam serem incluidos em todos os espaços , inclusive no ensino regular. Por outro lado ressalta que apesar destes alunos terem vários direitos assegurados por lei ,tais como: atendimento especializado, acessibilidade, matrícula no ensino regular etc., ainda existe uma grande distancia entre o ideal( legislação) e o real. A EEF Dom Quintino através da professora Nascilene vem desenvolvendo um trabalho execelente no que se refere ao atendimento educacional especializado (AEE), para as crianças com dificuldades de aprendizagens que estão matriculadas no ensino regular, nas escolas da rede municipal.
Aproveitamos o espaço deste maravilhoso blog para divulgarmos o execelente trabalho das professoras Poliana e Rosimary responsáveis pela sala espaço sócio -educativo nível I e II. Agradecemos aos alunos do VIII semestre do curso de Educação Física da URCA , pela realização de aulas de campo e oficinas de recreação para todos os alunos da Educação Especial.

Texto postado por Maria Otilia

Nova reitora da Universidade Regional do Cariri toma posse


A professora Otonite Cortez foi empossada reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), pelo governador em exercício, Domingos Filho, nesta quinta-feira (30), em solenidade no Palácio da Abolição. O ato foi prestigiado pelos reitores das universidades estaduais, Assis Araripe (Uece), Colarço Martins (Uva), pelo ex reitor da Urca, Plácido Cidade Nuvens e pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias. Também participaram os secretários estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Camilo Santana (Cidades), Francisco Pinheiro (Cultura) e os deputados Raimundo Macedo e Sineval Roque.

Após a assinatura do termo de posse, a nova titular da Urca, afirmou que acredita que o percentual de 61,48% dos votos obtidos se devem a confiança traduzida na proposta de trabalho encabeçada pelo grupo de colaboradores. A professora reconheceu também a conduta do reitor Plácido Cidade Nuvem à frente das atividades da universidade. “A lisura no trato com a coisa pública se materializou naquela instituição, graças ao valor humano e acadêmico do nosso ex-reitor”, afirmou.

Ela completou citando os investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos. Otonite destacou que o governador Cid Gomes dobrou os investimentos das universidades estaduais; aumentou em 104% o salário dos professores, além do PCCV aprovado em 2008. “Fazer parte de um governo que vem mudando o quadro social no Ceará com empreendedorismo e desconcentração de investimentos é para mim uma grande honra,” resumiu. Atualmente a Urca já conta com 9.310 alunos.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

PALESTRA SOBRE DIABETES será ministrada no Auditório da Rádio Educadora


O leitor Edson Nobre Saraiva nos envia uma mensagem sobre uma palestra que será ministrada no dia 23 do corrente, no auditório da Rádio Educadora do Cariri:

"Faço um trabalho voluntário com pessoas que são DIABÉTICAS ajudando da forma que for possivel, e estou promovendo uma palestra sobre diabetes no dia 23/07/11 no auditório da Rádio Educadora com Dr walter Carvalho. Entrada franca.


Obs: procurei vários profissionais da IMPRENSA e não estou tendo apoio, infelizmente não tenho recursos para o evento. Queria apenas a divugação do mesmo. Fica aqui o meu apelo."

Francisco Edson Nobre Saraiva saraiva
franciscoedsonns@hotmail.com
(88) 8803-4188

Jose Sergio Aquino comenta sobre o Parque de Exposição

  
"Ola boa tarde caros amigos do Blog do Crato, nada mais que so a vendade foi dita nesta nota do blog respondendo o que o nosso governador cid falou que blog nao era a maneira mais apropriada para apurar opiniao da sociedade....estou com vcs do blog e concordo que blog e sim um meio necessario e confiavel para ouvir a opiniao do nosso povo e ainda mais se tratando da nossa grande festa que e a EXPOCRATO com 60 anos de tradicao, e mais sou a favor da construcao do novo parque mas que seja dentro das imediacoes da cidade, proximo do nosso comercio e nao perto do Juazeiro do Norte.......e mais sou totalmente a fovor da MODERNIZACAO DO NOSSO PARQUE ATUAL, que por sinal ja foi enviado 3 vezes o projeto para o governador analizar, que nosso prefeito Samuel araripe fez e que ate o momento nao foi dado nenhuma resposta sobre o referido projeto que eu particularmente achei um grande PROJETO que ira trazer grande! s melhorias nao so para o nosso parque mais como tambem para nossa cidade. 

Desde ja agradeco pela atencao de todos. Abraço
Jose Sergio Aquino ( R. Otacilio macedo - Crato - CE )

CDs e DVDs é com Amilton Som - Aproveite as promoções das férias !

Sindicato dos Bancários do Cariri convida para o Encontro Regional dos Bancários que acontecerá neste domingo, 3/07

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Cariri – SEEB Cariri convida todos os bancários dos bancos públicos e privados de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha para o Encontro Regional dos Bancários do Cariri que será realizado no dia 3 de julho de 2011, com início a partir das 09:00 horas, em local ainda a ser definido, com a finalidade de discutir subsídios para discussão nas conferências regionais para o emprego bancário no Brasil, como parte da pauta da Campanha Nacional dos Bancários 2011.
Para maiores informações mantenha contato com o Sindicato através do fone 3521-2466 ou pelo E-mail seebcariri@veloxmail. com.br.
Participem! Façam as suas sugestões. O sucesso da Campanha Nacional dos Bancários 2011 depende do envolvimento de todos os bancários
Programação
08h30m: Coffee Break
09h40: Palestra sobra Conjuntura Nacional (Palestrante a confirmar)
10h15m: Palestra da Dra. Sylvia Guterres (Dieese) sobre a Campanha Salarial 2011
10h55: Debate
12h30m: Encerramento c/Almoço
Promoção: SEEB Cariri
Data: 3 de julho de 2011 (domingo)
Local: Hotel Encosta da Serra (Av. Pedro Felício Cavalcante, 1898 – Grangeiro Crato-CE)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Aberta VIII Conferência de Saúde, em Crato



Foi aberta na manhã de ontem, com o tema 'Todos Usam o SUS', no auditório da Rádio Educadora do Cariri, a VIII Conferência Municipal de Saúde do Crato. Com a presença do Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, o prefeito do Crato Samuel Araripe e o Secretário de Saúde do Município, Cícero França, deram início ao evento que irá até amanhã, dia 2.

O Seminário começou com o café da manhã e o credenciamento seguido do Show do Humorista Cratense Luciano Lopes com a personagem Luana do Crato e a leitura de um Cordel feito por uma enfermeira do Programa de Saúde da Família -PSF. Representantes de entidades, Secretários municipais, profissionais de saúde, administradores de hospitais, vereadores e a comunidade como um todo lotaram o auditório da Rádio Educadora.

Diversos temas em relação ao Sistema Único de Saúde-SUS estão sendo debatidos durante a Conferência no intuito de propor melhorias e mais qualidade no atendimento. Amanhã será realizada a votação dos delegados que irão representar o município nas esferas regional e estadual da Conferência de Saúde. O prefeito Samuel Araripe ressaltou o empenho do Secretario Cícero França que vem desenvolvendo um trabalho de dinamização e humanização na Secretaria de Saúde do Crato trazendo mais bem-estar, segurança e qualidade de vida para toda a população cratense.

A Conferência é uma realização do Governo do Crato com o apoio dos médicos João Correia Saraiva e Francisco Carlos Neves, da Clinica São José. Do Laboratório CEDIA, do Neurodiagnóstico, da UNIRIM, do Grupo Pró Hospital, da Mont Pharma Brasil do Hospital São Raimundo e da OK Produções.

Fonte: PMC

Hoje, Cariri Encantado-Protagonistas faz lançamento mundial do CD " O mistério das 13 Portas..." pelas ondas sonoras da Rádio Educadora do Cariri, 1020 khz , a partir das 14 horas.


Com músicas de Zé Nilton, Pachelly Jamacaru, Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lifanco, Luiz Fidélis, Ulisses Germano, João Nicodemos, com as vozes dos compositores e intérpretes como João do Crato, Leninha Linnard, Coral infantil de Ponta da Serra e todas as letras de J.Flávio Vieira, hoje, faremos o lançamento pelas ondas sonoras do rádio e pela rede mundial www deste histórico CD que homenageia personagens popularese inesquecíveis que povoaram o cotidiano da nossa meninice: Tandô, Capela, Noventa, Principe Ribamar, Maria Caboré, Seu Jefférson, dentre outros.
Sinta-se convidado para esta primeira audição.

A produção do programa CARIRI ENCANTADO-Protagonistas! é da OCA- Officinas de Cultura, Aetes e produtos derivados em parceria com a Rádio Educadora do Cariri, AM 1020 khz. A apresentação é de Luiz Carlos Salatiel. Você pode ouvir o nosso programa pela internet:

http://www.radioeducadoradocariri.com

Gilberto Gil em Juazeiro do Norte - Por: Emerson Monteiro


E outra vastidão de planícies oferece o tabuleiro das saudades vivas em forma de sinais acesos por dentro do peito. As portas do céu se abriram de par em par apresentando a cara dos milhões de pontos de luz que mergulharam as poças dos sabores. Frutos, flores, dores, tantos valores que as marcas do tempo fixaram quais riscos de tatuagem colorida no teto das cores, no vento que insistiu percorrer de frio morno os mesmos caminhos de si mesmo do compositor.

Houve novas alternativas de reviver e percorrera os caminhos andados, repetidos feitos de ardorosos cavaleiros dadivosos de amores e sonhos. Quantos amores extintos e nascidos outras vezes entre árvores de jardins eternos, paisagens fiel da solidão que sobrou.

Acordes e fiapos de bênçãos a percorrer o espaço azul do firmamento deram, pois, o tom das melodias. Enquanto desfilavam fantasiosos artistas de outras cenas por sobre a pele ressequida do eterno Cariri.

No palco, os músicos e seus acordes zoadeiros. O menestrel sacoleja as bases do público entregue às guitarradas que ele no passado trouxera à música popular brasileira. Gilberto Gil em Juazeiro do Norte na noite do dia final de junho de 2011 e seus retados baiões de Luiz Gonzaga, retorno aos cursos da história de quando o sertão sobrevivia só das esperanças de chuvas e poucos andavam aqui que não fosse à procura de inspiração às avessas. Poucas passagens desta fase do poeta cantor tropicalista vieram, no entanto. Ritmos, ritmos em profusão, com esmerados profissionais dos instrumentos. Isso bem no território dos romeiros, agora na fase dos melhoramento da parte do governo. O espetáculo aconteceu e agradou, porquanto a alegria envolveu todos. Festa mil das dimensões elevadas do som eletrônico de agora, força elétrica que preenche e sufoca sem deixar margem repouso ao silêncio intermediário, mania dos tempos atuais, cheio de tantas manias eletrônicas possantes.

Buscar no ele de hoje o Gil dos anos 60, tarefa quase impossível de obter sucesso. Aquele de antes, político, revolucionário, resistente, nem ele saberá dizer que mundos ou estrelas habita nos dias que chegaram no ido das suas 70 primaveras. Porém vital, coerente da própria maestria. Feliz de se saber cantado, lembrado das multidões que dançam fácil as suas composições de variação e riqueza criativa. Mas, é isso, trazia pouca novidade posterior ao período em que ocupou o Ministério da Cultura, talvez até na época da adaptação profissional doutro momento.

Ícone, portanto, de um povo, Gilberto Gil canta no trecho intermediário do Norte ao Sul, neste Brasil de luminosidade sonora e praças abertas aos fulgores do artista popular consagrado.

População quer melhorias nos serviços dos Correios

(Postado por Armando Rafael)

Já chegou à Internet (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9574), o abaixo-assinado de protesto contra a queda do padrão de serviços prestados pelos Correios. Ao final, o abaixo-assinado será enviado à presidência dos Correios, Procon e Ministério Público Federal. Abaixo o teor do documento.
Nós, abaixo assinados, usuários dos serviços dos Correios, inconformados com o nível dos serviços prestados atualmente, vimos pelo presente manifestar nossa contrariedade e exigir que sejam tomadas as medidas necessárias para que o padrão dos serviços seja elevado a níveis minimamente aceitáveis, conclamando desde já os órgãos e autoridades competentes a tomarem as providências cabíveis.

Correspondências e produtos entregues com atraso, absolutamente fora dos prazos prometidos e contratados com os Correios; extravio das postagens; não entrega efetiva; roubo de mercadorias; não satisfação ou atendimento aos usuários que façam reclamações; não pagamento dos reembolsos devidos por atrasos verificados; não resposta às reclamações quer sejam elas feitas particular ou publicamente; absoluta insensibilidade quanto à responsabilidade dos serviços que deveriam prestar, uma vez que hoje uma quantidade enorme de pessoas depende do bom funcionamento dos Correios em seus trabalhos e forma de obtenção de renda (como os artesãos e e-commerce, em geral), são apenas alguns dos problemas com os quais os usuários têm se defrontado hoje em dia.

Outro grave problema está na elevação absurda e abusiva dos valores das tarifas, especialmente no que se refere ao PAC e ao SEDEX. Sob a desculpa de estarem criando uma nova metodologia de cálculo de postagem, os Correios elevaram os preços de postagem em mais de 100%, havendo casos de elevação superior a 300%, o que por si só já é um disparate.

Além disso, a nova metodologia, que pressupõe a necessidade de medição do pacote a ser despachado, implica em novas e extensas filas nas agências uma vez que os funcionários tiveram seus serviços enormemente aumentados, envolvidos agora com fitas métricas e cálculos matemáticos, medições e verificações, além de análises e pesquisas constantes. Inúmeros são os relatos de usuários na internet dando conta da insatisfação e prejuízos que têm acometido a todos.

Importante dizer que esta insatisfação abrange também os próprios funcionários dos Correios, igualmente penalizados pela péssima gestão da empresa. O presente abaixo-assinado será encaminhado à direção dos Correios, ao Ministério Público e ao Procon solicitando as providências cabíveis no âmbito da competência de cada um. Se você estiver de acordo com os termos do presente, assine abaixo, identificando-se para que não haja dúvida sobre a nossa insatisfação. Divulgue este manifesto o quanto possível, pois só assim poderemos colaborar para que as irregularidades hoje existentes sejam sanadas.

Vereador George Macário agradece pelo apoio



"Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os amigos que se manifestaram me apoiando neste desafio na Câmara de Vereadores do Crato. Com certeza irei honrar os 1.193 votos obtido nas urnas, de forma absolutamente lícita.

Quero prestar a minha parcela de contribuição - NA POLÍTICA - ao Crato, assim como fez meu Bisavô Alexandre Arraes de Alencar e meu pai Humberto Macário de Brito. Sem querer comparar com a história de cada um deles, entretanto, afirmo que é com o mesmo sentimento de amor pelo nosso Crato Amado que irei cumprir a minha missão. Assumo o compromisso de pugnar pelos legítimos interesses do Crato, em defesa de tudo que for pelo bem do Povo Cratense e necessário para o Município. Já tenho várias propostas de Projetos para serem encaminhadas e discutidas na Casa do Povo.

Acredito, sem a menor dúvida, que o bom diálogo e a amizade com os demais vereadores, principalmente, na condição de Líder do Governo Municipal, serão caminhos, por mim, sempre priorizados, pois acredito na lógica humana e no bom senso de pessoas equilibradas. Por outro lado, enfrentarei e combaterei, sem medo, seja lá onde for, toda e qualquer forma de oportunismo, demagogia e de politicagem, práticas deploráveis e que em nada contribuem, nada somam, para o aprimoramento da nossa Democracia e do desenvolvimento da Sociedade, ávida por bons exemplos.

Saliento e reafirmo o meu compromisso com os Museus Histórico e Vicente Leite. Ao decidir aceitar os 120 dias na Cãmara, foi após conversa com o Senhor Prefeito Samuel Araripe que, de comum acordo, acatou de pronto, a nossa condição de continuarmos o trabalho nas duas instituições museológicas acima citadas, bem como, na reestruturação, em todos os sentidos, da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho. Lá o trabalho precisa ser e será concluído para proporcionar orgulho aos cratenses, pelo resgate destes dois grandes tesosuros.

Que Deus me encaminhe por onde ele achar melhor!
Um grande abraço,

GEORGE MACÁRIO DE BRITO

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30