xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 junho 2011

Pachelly Jamacaru, Parabéns Crato!

Banda dos Irmãos Aniceto(Cristo Rei)


CASCATA (terra das águas)

Alto do Seminario

Torcida do Crato Futebol Clube

Floresta do Araripe

Açude Umari

Praça da Sé

Baião de Dois


Flor do Pequí


Arte & Fotos: Pachelly Jamacaru
Direitos reservados
Não permitido replicar em Web Site.

Festa do Município foi a mais alegre e colorida dos últimos anos


A
festa dos 247 anos de emancipação política do Crato foi realizada com absoluto sucesso. As atrações e os eventos foram todos realizados dentro dos horários estabelecidos na programação, sem atrasos ou atropelos, disse o secretário de Administração, Christiano Felício Siebra. Ele, em nome do Governo Municipal, agradece a participação popular que a festa teve durante seus quatro dias de realização. “A população do Crato atendeu o convite do prefeito Samuel Araripe e se fez presente nas inaugurações, nos momentos solenes, nos atos culturais e deu demonstração de civismo para com o Crato”, disse Christiano. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Município, Duda Alencar, classificou a festa dos 247 anos de emancipação política do Crato como uma das melhores dos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao aquecimento de vendas e negócios no comércio local. Ele disse muitos cratenses que residem fora da cidade e que vieram comemorar o aniversário do município junto aos familiares, amigos e parentes. O prefeito Samuel Araripe agradece os cratenses pela sua participação no êxito e sucesso da semana do município e aos veículos de comunicação que fazem a imprensa regional, que deram total apoio na divulgação. O prefeito parabenizou a comissão organizadora e seus secretários que se empenharam para que a semana do município obtivesse o brilho que teve. “Fiquei satisfeito com o número de pessoas presentes na Praça da Sé, participando dos festejos do dia 21 de junho. O sorriso no rosto de cada cratense me faz dizer que o nosso povo está otimista e com a auto-estima elevada. Parabéns ao Crato”, completou Samuel Araripe.

Fonte: PMC

Crato se prepara para a VIII Conferência Municipal de Saúde


Estão sendo ultimados os preparativos para a VIII Conferência Municipal de Saúde entre os dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, no auditório da Radio Educadora do Cariri. O evento vai contar com a presença do secretário estadual de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, e um representante do Conselho Cearense dos Secretários Municipais de Saúde. Durante o evento vai acontecer a escolha do novo Conselho Municipal de Saúde do Crato. Serão discutidos aspectos para a gestão de saúde do município, além de palestras e ciclo de debates, no decorrer dos três dias. No final da Conferencia, vai ser publicado um documento contendo os novos parâmetros de trabalho para a Secretaria de Saúde do Crato.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Mais de 40 agentes recebem atendimentos clínicos

A Secretaria de Administração do Município do Crato está desenvolvendo o Programa de Valorização do Trabalhador com adoção de algumas ações que vêm possibilitar bem-estar e saúde aos servidores, além de cursos de Capacitação. Recentemente deu início aos atendimentos na área da saúde, com consultas médicas e ‘check up’ dos funcionários da Guarda Municipal. Os atendimentos são feitos a cada semana, por grupos de trabalhadores. Já passaram pelos atendimentos cerca de 40 pessoas.

Fonte: PMC

Prefeito entrega ônibus e motos para Educação e Guarda Municipal


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, repassou novos veículos para atender aos setores de Educação e a Guarda Municipal do município. As chaves dos novos veículos foram entregues durante solenidade de inauguração da Biblioteca Municipal do Crato, no Centro Cultural do Araripe, na última segunda-feira. Na ocasião, o secretário de Educação, Valentin Dantas, recebeu do prefeito Samuel Araripe, três ônibus que irão auxiliar de forma considerável o transporte escolar, proporcionando uma frota renovada e que vem melhor atender ao aluno. Novas motocicletas foram repassas à Guarda Municipal, todas caracterizadas. Os agentes também receberam novos uniformes.

Fonte: PMC

O que significa o Feriado de Corpus Christi


Bom Dia, amigos do Blog do Crato!

Após uma noite sem chuvas, o dia amanheceu nublado. A temperatura caiu um pouco e houve um aumento da umidade relativa do ar devido à última chuva. Às 06:00 era registrado 24 graus na Vilalta, e a Umidade, 65%. A previsão para hoje, dia 03 de Junho é de "Sol, com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva". Pelo menos isso é o que informam os principais sites de meteorologia do País. E hoje, Feriado de Corpus Christi. Mas afinal, de onde vem essa expressão e essa data? Isso é o que nós iremos conferir, nesse artigo:

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
Índice

História

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo. Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado 60 dias ápos a páscoa.

A Festa no Brasil

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se 5 altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execussão do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa, para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.

Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. Jaguáriúna - SP, Santo André -SP, Santana de Parnaíba - SP, São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo. Em Caieiras - SP a Juventude da Cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, este trabalho dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.

Em Porto Ferreira - SP, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade, é arrecado alimentos que vão servir para os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento irá passar, e após a solenidade serão doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde, que realmente necessitem. Esta iniciativa perdura desde 2008.

Fontes adicionais: Wikipedia

Outra reivindicação ao DEMUTRAN - Diácono Policarpo


O
Diácono Policarpo nos enviou esse artigo, terrivelmente escrito todo em letras maiúsculas, contrariando tudo que se vê na internet, na Netiqueta. Mas, como o assunto é importante, resolvi publicar, e ficamos aguardando a versão do memso em letras minúsculas, pois eu no momento não tenho tempo de re-escrever o artigo:

"PERMITA-ME RETORNAR AO BLOGDOCRATO PARA FAZER UMA SUGESTÃO/PEDIDO. É QUE RESIDO NA RUA CAROLINO SUCUPIRA, NO PIMENTA, BEM PRÓXIMO AO CRUZAMENTO COM A BRIGADEIRO MONTEIRO. NESTA RUA AINDA SE TEM O COSTUME E PRIVILÉGIO DE SENTAR NAS CALÇADAS PARA O PAPO AMIGO OU SIMPLESMENTE (É O MEU CASO) PEGAR A BRISA DA NOITE. VEJO DIUTURNAMENTE O TRÁFEGO DE VEÍCULOS QUE DESCEM DA CAIXA D'ÁGUA RUMO AO CENTRO E DAQUELES QUE PROCEDEM DO SOSSEGO, LAMEIRO, CENTRO ETC E QUE ACESSAM A CAROLINO SUCUPIRA PELA BRIGADEIRO MONTEIRO. JÁ ASSISTIMOS ALGUNS ACIDENTES NESSE CRUZAMENTO.

RECENTEMENTE A PREFEITURA RECAPEOU O ASFALTO, ALIÁS URGIA ESSE SERVIÇO. O APARENTE BENEFÍCIO TROUXE UM RISCO MAIOR DE ACIDENTES. É COMUM VER-SE CARROS E MOTOS DESCEREM A LADEIRA COM EXCESSO DE VELOCIDADE. CARROS DESGOVERNADOS JÁ FORAM DE ENCONTRO A OUTROS CARROS E ATÉ POSTES, COMO ACONTECEU DEFRONTE À CASA DO LUÍS CARLOS SALATIEL. QUE TAL O DEMUTRAN COLOCAR UMA LOMBADA NESSE CRUZAMENTO, AO INVÉS DE COLOCÁ-LO NOUTRO LOCAL DA CAROLINO SUCUPIRA. ALIÁS EXISTEM DOIS ANTES DA URCA. ESPERAMOS ISSO DA DIREÇÃO DO DEMUTRAN, PARA RESGUARDO DOS MORADORES E DOS PRÓPRIOS MOTORISTAS OU PILOTOS DE MOTOS. AGRADEÇO A OPORTUNIDADE, POIS O BLOG É BASTANTE ACESSADO.

UM ABRAÇO AMIGO
POLICARPO"

O Mural do Blog do Crato já está funcionando novamente na Aba Lateral

Olá, Amigos,

Boas notícias para os leitores do Blog do Crato:

O nosso Mural de recados já está funcionando normalmente, e sem propagandas. Use-o com responsabilidade. Fizemos o pagamento de um mural pago, e eliminamos todas as publicidades, graças às doações de nossos colaboradores, que sabem que manter este espaço está ficando cada vez mais difícil, porque cresceu muito e as despesas se multiplicaram. O "Chapada do Araripe", que é mantido em servidor pago e particular, também está todo atualizado. Visitem.

Dihelson Mendonça

Leitor Nacélio L. Nobre faz solicitações ao DEMUTRAN


Eu gosto de muito de ver pessoas educadas, que escrevem comentários sensatos, e aprenderam a exercer a sua cidadania sem agredir ninguém, que buscam não só o seu interesse, mas o bem da coletividade. Recebemos nesta tarde um e-mail do Nacélio F Nobre que faço questão de repassar, a fim de que o pessoal do DEMUTRAN possa solucioinar o problema. Conforme me disse o Joatan ( Chefe do Demutran ), havia colocado um "olheiro" aqui no Blog do Crato para informar a ele de todas as reivindicações, e também já nos forneceu todos os telefones para que eu o encontre a qualquer hora do dia ou da noite. Passemos à mensagem:

"Dihelson, boa tarde!

Antes de tudo parabenizo-lhe pelo excelente trabalho que tem feito diante do blog do Crato, onde o mesmo tem prestado um serviço de grande importancia para a região do Cariri, principalmente para o nosso Crato.

Diante dessa importância, recorro a você para sugerir algumas modificações junto ao Demutran da nossa cidade, no que diz respeito ao trânsito, onde a cada dia o número de veículos vem enxarcando mais a nossa cidade.

A sugestão seria a seguinte: Todos nós sabemos que a Rua Nelson Alencar a partir da Avenida Duque de Caxias é contra mão no sentido para Juazeiro, e eu deixaria a segunda pergunta: Será se não seria possível a partir da Avenida Duque de Caxias a Rua Nelson Alencar fosse continuidade com mão única apenas no sentido para o Juazeiro, onde quem fosse para aqueles bairros depois do centro em sentido ao Juazeiro e até mesmo para o Juazeiro a Rua Nelson Alencar daria continuidade na Rua André Cartaxo até sair no palmeiral? Outra sugestão seria aquela ladeira da Avenida Pinto Madeira (antiga ladeira da Cecral), onde se percebe um movimento intenso de veículos inclusive ônibus, Vans e Caminhonete vindo de várias localidades, entre elas, Baixio das Palmeiras, Romualdo, Currais, Arajara, Barbalha dentre outras, será se deixasse aquela ladeira apenas com sentido único de Crato a Arajara, e a ladeira da Rua Monsenhor Assis Feitosa com o sentido ao contrário de Arajara a Crato não seria mais interessante?

Desde já fico grato pela atenção e na certeza uma solução.

Nacélio F Nobre

OUTRA SUGESTÃO:

Esta outra sugestão é minha ( Dihelson Mendonça ). Solicito ao Demutran que possa sinalizar corretamente aquele cruzamento no centro do Crato, entre a Rua José de Alencar com José Carvalho, próximo à funerária. Ali, quem desce pela Zé Carvalho não sabe se avança, se pode virar à direita. Quem sobre pela José de Alencar não sabe se deve parar, não há sinal de PARE na esquina da Zé carvalho, nem no asfalto. Antigamente existia uma lombada na Zé Carvalho, mas quando o asfalto foi refeito a lombada desapareceu. Então ali, os condutores estão por conta da sorte. Solicito providências urgentes no que se refere à sinalização.

Atenciosamente,

Nacélio F Nobre e Dihelson Mendonça

MOMENTO SOCIAL - Homenagem aos nossos leitores


Marbya Lóssio e Eduardo Cunha

http://1.bp.blogspot.com/-mrz3oLngOuw/TgJajkVmzDI/AAAAAAAAX0s/3kfTwQPIZME/s1600/marbya.jpg


Tive o enorme prazer de encontrar ontem, ainda que brevemente, um casal maravilhoso, que com certeza, fará história aqui na cidade do Crato: A bela Marbya Lóssio de Oliveira, ao lado do seu namorado Eduardo Henrique Cunha ( Duda ). Para quem não conhece, o Eduardo é filho do nosso grande amigo, médico, Dr. Marcos Cunha, um dos maiores neurologistas do Brasil, e dizem as boas línguas, que ele está voltando à política cratense após 20 anos em que fez uma fabulosa campanha aqui no Crato que envolveu os artistas e intelectuais. Na época, a chapa era composta por Marcos Cunha e Carlos Luna. Inclusive eu tive o prazer de participar, tocando em cima de caminhões, naquele tempo haviam os showmícios, e era formidável. Acho que o Duda nessa época deveria ser um garoto de colo, pois eu era quase um adolescente.

A bela Marbya Lóssio fez aniversário ontem, e aqui queremos enviar nossos parabéns, e votos de muita paz, saúde, vida longa e próspera. Eu não acredito em coincidências. Justamente quando eu saía do meu carro e havia armado a câmera para a cobertura dos jogos na quadra, dei de cara com o casal no dia do aniversário da marbya. Seria coincidência ? Acho que NÃO! - Eu acho que aí vai dar em casamento,viu ? E olha que dificilmente eu erro nesses assuntos. Eu conheço porque os dois já têm linhas no rosto parecidas, sorriem de forma semelhante, e outras cositas, que é um segredo profissional de fotógrafo ( rs rs ). Portanto, meus queridos amigos Marbya Lóssio e Duda: Parabéns! Vocês têm uma vida LINDA pela frente. Ainda irei ser convidado ao casamento, que fotografarei ou tocarei com todo prazer.

Abraços,
Do seu amigo,

Dihelson Mendonça

Ateliê Artessetra - Agora em novo endereço ! - Por: Dihelson Mendonça


Compre os trabalhos de um dos grandes artistas plásticos Cratenses !


Trabalhamos também com esculturas vazadas em MDF como rosas, mandalas, silhuetas, logomarcas, fotos etc. Se você não pode ir ao Ateliê Artessetra ele vai até você, ligue (88) 8821 3731 / 9991 5770



Artista Plástico Jacques Boris, agora em nova sede, no Parque Grangeiro na Av. Pedro Felício Cavalcante Nº 2274 - Crato-Ce.

O BLOG DO CRATO RECOMENDA !

Choveu ontem durante boa parte do dia em Crato - Previsão do Tempo para Quinta-Feira


Foto do satélite ( quarta, 20:41 )

Ontem, quarta-feira, dia 22 de junho, choveu durante boa parte do dia e início da noite em Crato. Chuva fina mas de boa intensidade. Para esta quinta-feira, a previsão do tempo é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 29 graus e mínima de 19. Vento Sudeste até 20Km/h. Umidade Relativa do Ar, 56%. O sol nasce ás 05:49 e se põe às 17:31

Informou:

Blog do Crato - www.blogdocrato.com
Há 6 anos, O crato na Internet


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30