xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 junho 2011

Prof. Armando Lopes Rafael comenta declarações da vereadora Mara Guedes


Bravo, Armando !

Nota: Muito interessante, oportuno e verdadeiro o excelente texto publicado aqui no Blog do Crato de autoria do Professor Armando Rafael, quando comenta sobre uma discussão que aconteceu na câmara de vereadores nesta semana e que repasso para todos os nossos leitores:

"Exma. Senhora Vereadora Mara Guedes:

Com todo o respeito que a senhora merece – como mulher e como vereadora – permita-me um desabafo...

A senhora diz que é do Crato que “fechou o Hospital Pediátrico e vendeu o Hospital de Dr. Raimundo Bezerra”. Ora, senhora vereadora, ambos os hospitais pertenciam e eram mantidos pela iniciativa privada. A senhora sabe disso. O que o Poder Público tem a ver com isso? Por oportuno é bom informar que o hospital que pertencia a Dr. Raimundo, depois que mudou de mãos, mudou muito. E mudou para melhor! Como toda a população Já percebeu. Passe lá para conferir... O Crato ganhou (e muito) com a venda!

A ilustre vereadora diz: “Eu sou do Crato que perdeu dezenas de empresas e implantou poucas”. Falácias e enganação pulha. Cite pelo menos dez dessas empresas que o Crato perdeu. Cite. Fica o desafio! No regime de livre empresa, senhora vereadora, fecha, por exemplo, uma loja de móveis (como a F.C. Pierre) e são abertas cinco: Casa Maia, Zenir, Liliane, Rabelo, Macavi... Todas maiores, com melhores condições de venda empregando dez vezes mais... Por outra lado, faltou a senhora esclarecer que foram implantadas não dezenas, mas centenas de novas pequenas empresas em Crato. Passe no Crediamigo do BNB ou no Sine e a senhora ficará sabendo o número exato dessas novas pequenas empresas implantadas. Elas empregam mais gente do que algumas médias empresas O que é corriqueiro na iniciativa privada.

A senhora diz: “Eu também sou do Crato que perdeu escritório do DETRAN”.

Ora, senhora vereadora, o DETRAN-Crato funciona no bairro São Miguel, em frente à Faculdade de Direito. E seus gestores estão procurando um terreno maior para ampliar o número de serviços que já vem sendo prestado por aquela repartição. Vamos batalhar para conseguir esse terreno?

Criticar é fácil. Vamos elevar a autoestima do cratense!
Apresentar soluções é, o mínimo, o que se exige de um representante do povo.
Chega de manipular a boa fé da população mal informada. Principalmente as que habitam os grotões da miséria e do atraso, responsável pelas vitórias do seu partido nas três últimas eleições para presidente da República...

Armando Lopes Rafael

GRATIDÃO - A Secretária Danielle Esmeraldo agradece a todos que participam da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo


Gostaríamos de agradecer imensamente a todas as pessoas que contribuíram para a realização e o sucesso da 1ª Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Essa mostra foi uma construção de muitas mentes. Agradecemos a Huberto Cabral que idealizaou o evento e tivemos a vital e valiosíssima colaboração da URCA - Universidade Regional do Cariri, ricamente representada por Jackson Bantim, Carlos Rafael, e Luis carlos salatiel. Nosso grande amigo Zé Flávio, Nezim Patrício, Bebeto (ICC) e todos os cineastas que gentilmente cederam suas produções para a exibição dentro da programação.

Uma magnífica viagem no tempo, nos remeteu ao Crato de outrora, o Crato antigo, remontando também a história do Cinema na nossa cidade. Zé Flávio, Salatiel e Kélvia Maia....vocês foram brilhantes. Muito, muito obrigada, em nome do poder público,pelo esforço, dedicação e amor que todos dedicaram a esse evento. Agredecemos à equipe da Secretaria da Cultura, que tem dado o seu melhor nos eventos que realizamos.

E claro, agradecemos ao Prefeito Samuel Araripe, por sua sensibilidade, e por acreditar e abraçar esse evento, proporcionando esse momento ímpar da cultura na nossa cidade.

Dihelson, Wilson, e toda a imprensa, beijos de gratidão!!!

Danielle Esmeraldo!

Fotos de Heládio Teles Duarte

Santo Daime, um portal para as dimensões superiores

Enlace de Ceci e Felipe na sede da União do vegetal

Eclipse total da Lua

Fotos: Heládio Teles Duarte

CRATO - 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do ceará


CRATO - SINÔNIMO DE PIONEIRISMO

http://4.bp.blogspot.com/-bqbuO-3H-nQ/TfJCZZaaNzI/AAAAAAAAXsM/YgrzaoYyGHE/s1600/Mostra_Crato_de_Cinema_e_Video450.jpg

A cidade do Crato realizou de 13 a 18 de junho, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, em comemoração aos 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", ocorrido em 3 de maio de 1911 pelo italiano Vittorio di Maio. O evento foi promovido pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Regional do Cariri ( URCA ), Cineastas Cratenses, e reuniu mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas da região, ou que possuem ligações com a cidade do Crato.

CRATO-CE, uma cidade marcada pelo Pioneirismo

A cidade do Crato, localizada no Sul do Ceará, ao longo da sua história, tem sido palco de inúmeros eventos pioneiros que tiveram ressonância posterior no Ceará e no Brasil. Exemplo disso foi quando a 3 de maio de 1817, José Martiniano Pereira de Alencar ( pai do escritor José de Alencar ), e filho de D. Bárbara de Alencar, proclamou do púlpito da Matriz do Crato a independência do Brasil, 5 anos antes do restante do país e já com regime republicano, estando 72 anos à frente do Macheral Deodoro da Fonseca.

Foi em Crato também, que em 1938 foi instalada a primeira usina hidroelétrica em solo Cearense, ao sopé da Chapada do Araripe; A primeira Diocese do interior; A primeira estação de rádio, a Rádio Araripe do Crato, inaugurada em 28 agosto de 1951; O Hospital São Francisco de Assis, em 23 de dez 1936; A casa de caridade em 1868; A primeira agência do Banco do Brasil do interior, em 1 set de 1936; O primeira unidade do SESI; O primeiro SESC; O primeiro time de futebol do interior do estado, o Crato Futebol Clube, em 1919; O Ideal Clube em 1916, que deu origem posteriormente ao famoso Crato Tênis Clube, ( que é de 1932 ); Os clubes de serra: Serrano, em 1961, Itaytera, em 1965 e Clube Recreativo Grangeiro em 1966.

Crato é pioneiro ainda com a primeira unidade da AABB do interior do estado, em inaugurada em 1955; Nas faculdades de filosofia, de 1960; Ciencias econômicas, em 1961; Faculdade de Direito, em 1973. Como se isso não bastasse, rodou pelas ruas do Crato ( calçadas especialmente para isso ), o primeiro automóvel do interior, adquirido pelo empresário Cratense Siqueira Campos, em 29 de set 1919; O primeiro Aeroporto do interior, em 1933 ( Campo de aviação ); Aeroporto N. S de Fátima, em 1953; Sociedade de Cultura Artística do Crato ( SCAC ), uma das maiores entidades culturais e artísticas do Ceará, em 1950, e a própria Universidade Regional do Cariri - URCA em 1986, são apenas alguns exemplos que comprovam o pioneirismo da cidade que é considerada "o coração pulsante do Cariri" e a prova inequívoca de que foi na cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara, onde o Cariri realmente começou.

O pioneirismo do Crato se estende inclusive pela sétima arte, quando em 3 de junho de 1911 o italiano Vittorio di Maio inaugurava o primeiro cinema do interior cearense. Mas mesmo antes disso, já circulavam pelas suas ruas, alguns exibidores ambulantes, utilizando-se de um aparelho conhecido como Bioscópio e da Lanterna Mágica, que funcionavam a partir de discos e placas de vidro com gravações de imagens. Um desses exibidores foi o famoso Luiz Gonzaga de Oliveira ( Gonzaguinha ), bisavô do cineasta Cratense contemporâneo, Jackson de Oliveira Bantim.

Segundo a neta de Gonzaguinha, Alda de Oliveira Fontenele, hoje com 94 anos de idade, no inicio eram projetadas imagens coloridas que chegavam a assombrar a platéia. Com o tempo, vieram os filmes mudos com atores de gestos exagerados e muito maquiados. Ela lembra ainda que a trilha sonora era feita ao vivo por um pianista ou uma bandinha de músicos que acompanhavam as tensões das cenas. "Dona Vevé", como é conhecida, disse que os filmes se repetiam por varias semanas seguidas, isto porque eles vinham da capital em lombo de burros trazidos por tropeiros que comercializavam na cidade do Crato.

Mas somente no dia 03 de Junho de 1911, um Italiano de Nápoles chamado Vittorio di Maio, que visitava o Brasil e já havia inaugurado em 1897 um cinema em Petrópolis e outro em Fortaleza, inauguraria também a primeira sala de projeção do interior do Ceará, na cidade do Crato, chamada Cinema Paraíso, cujo primeiro filme exibido foi "Borboletas Douradas", e como o cinema era mudo, uma banda de música participava das sessões cinematográficas, animando o ambiente seguindo fielmente as cenas do filme. O anúncio do cartaz desses primeiros "sucessos de bilheteria" era feito da forma que anunciavam os espetáculos circenses da época: Um palhaço, e a meninada pelas ruas da cidade carregando o cartaz do dia. A criançada era marcada com tinta no pulso, valendo-lhes o ingresso gratúito para as sessões. O auditório era dividido com uma grade ( alambrado ), para diferenciar o tipo de ingresso. Desta grade para mais atrás, o ingresso era mais caro, porque neste tipo de cinema, quanto mais distante da tela, melhor era a visão para os espectadores. E para mais próximo da tela, a entrada era mais barata. Nos intervalos, enquanto as máquinas esfriavam, e eram trocados os rolos de fitas, uma banda de música tocava para os espectadores, bem como ao lado do prédio, havia também uma lanchonete.

Para comemorar os 100 anos desta data histórica, o radialista e memorialista cratense Huberto Cabral ( Foto ), elaborou um conjunto de eventos, que, promovidos pela administração municipal Samuel Araripe, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude ( Danielle Esmeraldo ), com apoio de entidades como a Universidade Regional do Cariri, Instituto Cultural do Cariri, cineastas e entusiastas do cinema, resultaram na Primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, que foi realizada no Teatro Municipal Salviano Saraiva, de 13 a 18 de junho, onde foram apresentados mais de 30 filmes de cineastas cratenses ou ligados ao Crato, entre curtas e longas-metragens, além de uma pequena exposição com um histórico do cinema no Crato no Hall do teatro, onde já existem duas máquinas projetoras da época de um dos melhores cinemas da cidade, o Cine Moderno.

Na primeira noite, foi feita uma leitura dramática “Os Primórdios do Cinema no Crato”, entrega do Selo Cultural do Araripe – Troféu Vittorio di Maio; Avant-Premiére do tele-conto O Cinematografo Herege, de Jefferson de Albuquerque Jr e um coquetel aos presentes. Nos dias seguintes, trabalhos de cineastas renomados como “As Sete Almas Santas Vaqueiras” de Jackson Bantim, “Corisco e Dadá” de Rosemberg Cariry; “Sargento Getúlio” de Hermano Penna, estiveram lado a lado com o cinema produzido pela nova geração, como “Caldeirão do Beato Zé Lourenço” de Catulo Teles e Franciolli Luciano; “Também sou teu Povo” de Franklin Lacerda e Orlando Pereira, e “Cerca” do cineasta Glauco Vieira, além de vários outros.

Segundo a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, "a Primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo se configura como o primeiro passo para que num esforço contínuo, se possa revitalizar o cinema Cratense, com a importante colaboração de muitos nomes que fizeram e fazem a história do cinema no Crato".

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

SEG 13

19h
Abertura Oficial
- Leitura Dramática “Os Primórdios do Cinema no Crato” - com Luiz Carlos Salatiel e Kelvya Maia”
- Homenageados com o Selo Cultural do Araripe – Troféu Vittorio di Mayo;
AVANT PREMIÈRE do tele-conto “O Cinematografo Herege” 30'- de Jefferson de Albuquerque Jr, numa livre adaptação do conto homônimo de José Flavio Vieira;
- Coquetel

TER 14

19h
Exibição do curta: “As Sete Almas Santas Vaqueiras” 30'- de Jackson Bantim
Exibição do Longa: “Ave Poesia” 82'- de Rosemberg Cariry”

QUA 15

9h
Exibição do Curta: “Dona Cíça do Barro Cru” 12' – de Jefferson de Albuquerque Jr.;
Exibição do Curta: “A ordem dos Penitentes” 25' - de Petrus Cariry;
Exibição do Curta: “Também sou teu Povo” 15' - de Franklin Lacerda e Orlando Pereira;
Exibição do Curta: “Água pra que te quero?” 16'- de Nívea Uchoa;

14h
Exibição do Curta: “Superação” 15' - de Franciolli Luciano e alunos da Escola Estadual Moisés Bento de Jatí;
Exibição do Curta: “Drama” 20' - de Franklin Lacerda, Ana Rosa Borges (Roteiro);
Exibição do Curta: “DZU´NHURAE - O Filho das Águas” 28' - de Pachelly Jamacaru;
Exibição do Média: “Crato” 50' - de Virgínia Soares - Produção IMAGO (URCA);

19h
Exibição do Curta: “O Auto de Leidiana” 26' - de Rosemberg Cariry;
Exibição do Longa: “Fronteira das Almas” 90' - de Hermano Penna;

QUI 16

9h
Curtas da ONG VERDE VIDA – “Mestres da Cultura” de Genivan Brasil e Paulo Fuísca. “Box de Vídeos” - Alunos do Verde Vida
Exibição do Média: “Assombrações do Cariri” 20' - Documentário de Jackson Bantim;

14h
Exibição do Curta: “Matando a Fome” 05' - de Franciolli Luciano;
Exibição do Curta: “Músicos Camponses” 12' - de Jefferson de Albuquerque Jr.;
Exibição do Curta: “Chapada do Araripe - Como foi, como será? (parte III)” 30' de Jefferson de Albuquerque Jr.;

15h10min
Exibição de Curta: “Seu Mundô – O Guardião da Floresta” 16' – de Laerto Xenofonte;
- Roda de Conversa: “Estórias de Cinema - Colóquio com cineastas, produtores, atores e cinéfilos. Reativação do Cine-clube Crato”;

19h
Exibição do Média: “Formação Romualdo, o Milagre Paleontológico” 22' - Documentário de Jackson Bantim e Álamo Feitosa;
Exibição do Longa: “Corisco e Dadá” 90' - de Rosemberg Cariry;

SEX 17

9h
Exibição de Curta: “Caldeirão do Beato Zé Lourenço” 15' – de Catulo Teles e Franciolli Luciano;
Exibição de Curta: “Cerca” 15' – de Glauco Vieira;
Exibição de Média: “A Enchente do Crato” 60' - de Joaquim dos Bombons;

14h
Exibição de Média: “Lua Cambará” 60' – de Ronaldo Correia de Brito;
Exibição de Curta: “Cabaré-Memória de Uma Vida” 15' - Alexandre Lucas / Coletivo Camaradas;
Exibição de Curta: “Catadores de Pequi” 12' - de Zuiglio Brito e LaislaYanael;

19h
Exibição do Curta: “Dez anos do Chá de Flor” 15' - de Cristina Diogo e Maria Dias/Juriti Produções;
Exibição de Longa: “O Grão” 90' - de Petrus Cariri;

SÁB 18

17h
Exibição de Longa: “Sargento Getúlio” 90' - de Hermano Penna;

19h
Exibição de Longa: “Padre Cícero” 90' – de Helder Martins;

20h30min
- Encerramento

Maiores informações:

Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude
www.culturacrato.blogspot.com
Email: culturacrato@gmail.com
Rua Teopisto Abath s/n
Telefone: +55 (88) 3523-2365

Por: Dihelson Mendonça

( Com informações adicionais da Secretaria de Cultura do Município e do jornalista Wilson Rodrigues )

Programação de encerramento da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - 18/06/11 ( Sábado)


14 h- Exibição de Curtas
- Caldeirão do Beato Zé Lourenço, de Catulo Teles e Franciolli Luciano.
- Cabaré-Memória de Uma Vida, de Alexandre Lucas e Coletivo Camaradas.
- Catadores de Pequi, de Zuiglio Brito e LaislaYanael.

17H - Exibição de Longas
- Sargento Getúlio, de Hermano Penna
- Padre Cícero, de Hélder Martins

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

AQUELE ABRAÇO - Homenagem aos nossos leitores


Bom Dia, Crato!


São 03:55 da manhã, quando escrevo estas palavras. Venho de um dia inteiro de trabalhos, entrevistas, Mostra de Cinema, Sessão na Câmara de Vereadores e de um jantar social no Crato Tênis Clube. Ao longo do dia encontrei diversas pessoas, cuja gentileza em cumprimentar o Blog do Crato e sem que ninguém perguntasse, se apresentam para nós como fãs ardorosos e até "viciados" no trabalho que desenvolvemos aqui no Blog. A palavra "viciar" é muito usada, porque nosso site vicia mesmo ( rs rs ). A gente lê de manhã, à tarde e à noite para ver as novidades e não se cansa. De tal forma que mesmo tendo que acordar bem cedo, às 07:00 para cobrir a abertura da semana do município, e ainda tendo várias coisas a fazer antes de dormir, eu me sinto até na obrigação de prestar uma homenagem a esses queridos leitores que encontrei nesse dia.

São tantos que não é possível aqui publicar as fotos nem dos que eu encontrei hoje. Peço minhas sinceras desculpas caso a foto sua não esteja aqui, e em outra oportunidade, prometo que publicaremos. Também estaremos publicando mais tarde outras fotos na "Seção Blog do Crato Sociedade". Confira mais tarde.

Quero começar enviando um grande abraço para este que é um dos grandes leitores do Blog do Crato, lê o Blog toda hora em qualquer lugar, que já anda até com um modem da VIVO no bolso e um Netbook. O nosso querido Rivaildo Sobreira, consultor de Marketing, uma das grandes personalidades do Crato, que guarda uma curiosidade: Ele tem simplesmente 18 parentes que são radialistas, sendo que ele foi o único que se especializou em Marketing. Um abração, Rivaildo. Esteja conosco e vamos botar pra frente o nosso projeto de marketing.

http://3.bp.blogspot.com/-MFWzPGP5oOs/TfxOFMcw6wI/AAAAAAAAXxE/TRFO3miXGXw/s1600/Image4.jpg

Na foto abaixo, uma bela flor cratense. A nossa querida Daniela, esposa do meu prezado amigo Raimundo Bezerra Filho, vice-prefeito e muito provavelmente, candidato ao cargo de prefeito do Crato. Quem sabe não estamos olhando para a foto da futura primeira-dama ? Um grande abraço, Daniela. Parabéns!

Img_9026

Aqui está uma foto que não poderia faltar. É como se diz "LÁ DE NÓIS", daqui mesmo da Vilalta, todo mundo. Ontem aconteceu a entrega do título de cidadão cratense ao Chico Boa Sorte, ao centro, e eis que encontrei dois novos amigos na câmara municipal que se consideram também "viciados" no Blog do Crato. Acontece que eu não vou poder publicar os nomes deles no momento devido a uma trapalhada que acabou de acontecer aqui na redação: Eu pedi que todo mundo anotasse os nomes e os telefones nas costas dos meus cartões. Agora há pouco, sem querer, o maço de 10 cartões caiu no chão e embaralhou tudo. Agora não posso dizer mais quem é quem, mas logo estarei telefonando para cada um e me certificando. Mas uma coisa eu faço questão de ressaltar: Embora eu não me lembre dos nomes, a nossa amizade já está seladíssima, e além do mais, somos praticamente vizinhos. Um abração pra vocês, gente! Chico Boa Sorte, receba também os Parabéns do Blog do Crato.

Img_8992

Lá do famoso Crato Tênis Clube, trago a foto de dois grandes amigos, amantes da boa música de Luiz Gonzaga e do Forró de qualidade. Abração pra vocês.

Img_9093

Aqui está um casal também que acessa bastante o nosso Blog do Crato, que encontrei lá no Crato Tênis Clube. O amor não é lindo ?

Img_9095

E esse casal maravilhoso aí logo abaixo, sendo abençoado elo Luiz Cory, que vai ser logo logo Vovô. Parabéns, pessoal. Muitas felicidades para vocês, e que esse netinho aí já venha ao mundo na primavera de 2011 para nossa alegria ser mais completa. Eu não disse que eu publicaria a foto ?

Img_9071

Agora eu quero fazer uma homenagem muito especial a um dos maiores locutores esportistas do Nordeste, Marcos Silva. Grande Marcos Silva, exemplo de seriedade, competência e gentileza no Rádio Caririense. Receba o nosso mais caloroso abraço.

Img_8940

Na foto abaixo, uma leitora assídua do Blog do Crato, a nossa querida Anna Cristina, aí toda contente ao lado do prefeito Samuel Araripe, de quem se considera uma fã. A Anna é acadêmica de Serviço Social em Juazeiro, e estava em boas companhias de outras 3 amigas no Crato Tênis Clube. Obrigado, Anna. Qualquer coisa, minha querida repórter, já tens meu número de telefone...


Img_9146

Na foto abaixo, a bela Mariany Feitosa, acadêmica de enfermagem. Sabe, Mariany, você bem que poderia se candidatar ao nosso concurso Garota Blog do Crato, sempre divulgando a beleza da mulher cratense. Um abração e um beijo pra você. Já sabe o nosso contato caso decida participar...

Img_9152

Essa "gatinha" logo abaixo, nem gosta de ser fotografada, mas com muita insistência nós conseguimos essa foto, para listá-la também aqui no nosso quadro AQUELE ABRAÇO. E é isso, Otília Almeida, receba o nosso caloroso abraço do Blog do Crato. Obrigado pelo bate-papo descontraído ao lado das suas boas amigas.

Img_9154

E por enquanto é só, pessoal. Mais tarde tem mais, além é calro, dos nomes do pessoal que não apareceu por conta dos cartões ficarem embaralhados.

Abração, e Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Projeto Verde Vida presente na 1ª Mostra Crato de Cinema e Vídeo


Reunindo o que há de mais marcante no cinema e video da região do cariri cearense, aconteceu no período de 11 a 18 de junho, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a 1ª Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Na abertura oficial do evento o público contou com uma rica programação composta por Leitura Dramática de “Os Primórdios do Cinema no Crato” - com Luiz Carlos Salatiel e Kelvya Maia; Homenageados com o Selo Cultural do Araripe – Troféu Vittorio di Mayo; Avant Première do tele-conto “O Cinematografo Herege” - de Jefferson de Albuquerque Jr, e Coquetel.

Já na manhã da quinta-feira, 16, foi a vez do Projeto Verde Vida compartilhar o resultado do seu trabalho no campo audiovisual com a exibição do curta "Mestres da Cultura", de Genivan Brasil e Paulo Fuísca; além do Box de Vídeos com produções diversos dos alunos de audiovisual da ONG.
Na tarde do mesmo dia o Coordenador de Projetos do Verde Vida, Genivan Brasil, e os produtores e educadores que atuam junto ao núcleo de audiovisual do Projeto, Auriclenes Paes e Rodrigo Siqueira, marcaram presença na Roda de Conversa: “Estórias de Cinema - Colóquio com cineastas, produtores, atores e cinéfilos. Reativação do Cine-clube Crato”. Na opinião do aluno de audiovisual e jovem comunicador, Cícero Ronuery, o evento foi muito interessante por motivar a valorização pela produção local. “Foi sem dúvida uma oportunidade impar que tivemos de compartilhar a nossa produção em vídeo, trocar experiências com pessoas que estão a mais tempo envolvidos com o cinema, abrindo horizontes para conhecermos mais dessa arte tão importante”, afirma Cícero.

Assessoria de Comunicação do Verde Vida

Filhotinhos para Adoção - APROV


Gente, os filhotinhos da foto foram abandonados na rua e agora estão disponíveis para adoção. Estão saudáveis, têm entre 50 dias e 2 meses. Encontram-se na Clínica Canifel, do Dr. Henrique, que tem cuidado deles com muito amor. Mas clínica não é lugar para filhotes, eles passam por lá pra serem cuidados, depois precisam de um lar. Vamos adotá-los? Liga pra Aprov: (88) 8845-3542

Abraço fraterno
Chris

Semana do Município começa com Coletiva de Imprensa em Crato

Img_8829


O prefeito Samuel Araripe concedeu entrevista coletiva à imprensa regional, no final da tarde de ontem, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Crato, momento em que expôs vários temas relacionados à administração e destacou os avanços e melhorias na cidade em sua administração nos últimos anos, mas ressaltou as dificuldades e pontos frágeis. Durante os anos em que se encontra a frente da administração, Samuel Araripe contabiliza cerca de 700 obras feitas na cidade e mais de 500 empresas instaladas.

Estiveram presentes radialistas, jornalistas, além de assessores e secretários da administração. No que diz respeito à política, o prefeito disse que o grupo político, do qual faz parte, sairá nas próximas eleições com um candidato a prefeito do Crato. Samuel Araripe iniciou a entrevista destacando a responsabilidade que o gestor deve ter ao administrar um município do porte do Crato. Ele ressaltou todo o processo de organização na esfera administrativa, para o crescimento em setores como a área de tributação. E são esses fatores, diz o prefeito, de suma importância para investir em melhorias nos diversos segmentos.

As obras na área de esporte foram destacadas pelo gestor, com as mais de 20 quadras poliesportivas construídas e apoio ao esporte amador, além de ser um dos principais patrocinadores do Crato Esporte Clube. Mas, salientou que em nenhum momento interferiu no time. Na ocasião, repassou a pasta da Infraestrutura análise para melhoria da iluminação e calçamento na área de estacionamento do Mirandão.

Questões relacionadas ao Canal do Rio Grangeiro, o Plano de Requalificação Urbana – PRU, com as diversas obras propostas como o Centro de Convenções, reformas das praças, Encosta do Seminário, Ginásio Poliesportivo, foram destacadas pelo prefeito. Todas são obras propostas pelo planejamento de sua gestão, como também recebem a contrapartida da prefeitura para serem construídas na cidade.

O prefeito como forma de selar o seu compromisso com a cidade do Crato destacou o compromisso de revisão do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores, com vistas no orçamento e bem estar do setor público. Ele ainda falou que em breve irá realizar concurso público na cidade. Na próxima segunda-feira, os vereadores estarão reunidos para uma reavaliação do projeto, que prevê melhores salários para os novos concursados e maior número de vagas. O projeto anterior era de 350 vagas, com contratação imediata.

COBERTURA FOTOGRÁFICA

Img_8940


Img_8835


Img_8740


Img_8805


Img_8697


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Crato
Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem autorização.

Sonhos de liberdade - Por: Emerson Monteiro

Sob o signo de uma dessas reflexões que afloram o espaço misterioso entre a memória e o cotidiano, quando a gente pára o tempo e fica só visando o nada a nossa frente, qual quem quer fugir para lá do mais adiante, senti de perto esse intervalo gigantesco que nos espera, pois sentir a dor representa o que de diferente existe do eu atual ao Eu que, certo dia, perto ou distante, a ele chegará, ao Ser definitivo.

Com isso, viajei nas asas frondosas dos sonhos de liberdade. Esse desejo transcendental do ser feliz nos braços macios da leveza eterna, de que tanto falam sábios e místicos. Pisei suave a lã do coração pelos bastidores, buscando melhor o lugar de sonhar confortável. Viver comigo em paz, paz com o mundo. Persistir na imaginação das coisas boas habitando tetos longe da contradição que, por vezes, quer modificar o sabor de framboesa das saudades inesquecíveis.

Andei que andei, e olho as variantes do comboio de humanidade que transportamos em nós próprios, o tanto que somos cada um de nós. Nos compassos de música das inspirações momentâneas, essa vontade avassaladora de crescer para os céus fincou raízes impacientes, que fustigam as correntes escondidas do solo de carne onde ainda habitamos.

As histórias dos filmes falam disso, os filmes bons que tocam as cifras do lado interno, os livros deliciosos, as músicas... Flutuar nas doces avenidas das obras da ficção bem conduzida aos endereços agradáveis, para o destino de finais positivos. Jamais entregar o esforço dessas realizações a qualquer diretor, porquanto o custo das produções da vida reclama tremendas responsabilidades.

Andei que andei, que andei, e revejo lugares das grandes emoções, que testemunham as possibilidades infinitas para concretizar os tais sonhos. Alimentar acordes na harmonia dos fortes traços de autores geniais, sobreviver ao vasto continente da felicidade, sem abrir mão do direito natural de gerar seres andarilhos do amor pelos percursos das noites ricas de revelações, agentes da transformação construtiva e decente.

Deixo, pois, deslizar plumas de pensamentos na forma de imagens coerentes, lindos painéis de calma nas florestas do Paraíso. Acreditar no Si das notas musicais. Há luzes que clareiam conquanto marcas de relacionamentos ajustados, paridos nos pastos da mãe tranquilidade. Construções coordenadas em blocos justos, ao vigor das leis permanentes, no permanentemente.

Os velhos sonhos são aqueles que seguem transportando os humanos, mantendo-os nessa incansável jornada de retorno às estrelas, fulgor do carinho na força dos amores para sempre. E sonhar por isso com alegria de continuar.

17.06.2011 Neto Nunes destaca encontro em Brasília sobre emancipação de distrito

Dep. Neto Nunes (PMDB) 17.06.2011

O deputado Neto Nunes (PMDB), em pronunciamento nesta sexta-feira (17/06), disse que estava satisfeito com o resultado da audiência pública realizada na última quarta-feira, em Brasília, que discutiu a emancipação de distritos com todas as Assembleias Legislativas. O objetivo foi cobrar a aprovação de lei complementar federal em tramitação na Câmara Federal, que devolve às assembleias estaduais a autonomia para criar, incorporar e desmembrar municípios, prerrogativa retirada há 13 anos.

Na ocasião do encontro, o peemedebista registrou a presença do vice - governador Domingos Filho, que quando presidente da Assembleia Legislativa foi pioneiro na discussão das emancipações no Estado e autor de projeto disciplinando o assunto.

O parlamentar registrou compromisso do presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT-RS), de apoiar dentro do possível a votação do projeto na Câmara dos Deputados. “Trago esse conforto para lideranças políticas do nosso estado que tem o sonho de ver sua comunidade na condição de cidade”, disse.

Neto Nunes afirmou que a criação de novos municípios no País vai permitir a evolução das comunidades e melhorar a qualidade de vida da população. Ele lembrou a aprovação da Lei complementar Estadual nº 84, de autoria de Domingos Filho, que prevê estudos de viabilidade para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios do Estado. “Temos uma lei rigorosa que garante que cada município possa caminhar com suas próprias pernas e, com certeza, o desenvolvimento vai chegar o mais rápido possível”, ressaltou.

Segundo ele, há 30 processos de emancipação de distritos aguardando que o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral marque plebiscito para saber se a comunidade é a favor ou contra a municipalização. “É a última coisa que está faltando para termos eleições nos 30 distritos. Tendo esse plebiscito nós vamos ficar com 100% dos pedidos regularizados, resgatando esse sonho de emancipação que carrega muitos cearenses”, frisou.

Em aparte, o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) reforçou a rigidez da lei aprovada na Casa ano passado, lembrando que o Ceará foi o estado que menos emancipou distrito. “Precisa aproveitar esse impulso de desenvolvimento pelo qual passa o Brasil e o estado”, propôs, destacando que a emancipação dos municípios contribuirá para o engrandecimento do Estado.

O deputado Perboyre Diógenes (PSL) disse que muitos distritos têm capacidade e seguem os critérios, e com a emancipação poderiam se desenvolver. LS/CG

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa


NOTA: Devemos dizer que o Projeto de emancipação de Ponta da Serra,já transformado em Decreto Legislativo, engloba um território, aproximadamente, de 116 quilômetros quadrados, ficando o Crato ainda um município com uma enorme área.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30