xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 junho 2011

Ajustes na Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo

17/06/11 (Hoje - Sexta -Feira)
19H - Exibição dos filmes
- Curta "O Cinematógrafo Hereje" de Jefferson Albuquerque Jr.
- Curta “Dez anos do Chá de Flor" de Cristina Diogo e Maria Dias.

18/06/11 (Sábado)
14 H- Exibição dos filmes
- Curta “Caldeirão do Beato Zé Lourenço”, de Catulo Teles e Franciolli Luciano.
- Curta “Cabaré-Memória de Uma Vida”, do Coletivo Camaradas.
- Curta “Catadores de Pequi” de Zuiglio Brito e LaislaYanael.
17H - Exibição de Longas
- Longa - "Sargento Getúlio" de Hermano Penna
-Longa- "Padre Cícero" de Hélder Martins

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

Dia mundial de combate à desertificação e à seca - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos
A natureza sempre deve ser protegida e o cuidado com a exploração de seus recursos naturais é dever de todo ser humano. Isso inclui desde o cuidado com o nosso lixo até com as florestas. Nesse meio podemos incluir a agricultura e como o homem cuida do solo. É importante essa preocupação, pois a vida na terra depende de como exploramos o solo. Nisso podemos colocar a água por que o desmatamento causa o fim de muita nascente e como consequência muitos rios. Por isso é muito importante o fim do desmatamento para aumentar a área de plantio ou para a pecuária. Mais do que nunca é importante que o próprio proprietário de terra, seja pequeno ou grande, tenha a preocupação em cuidar de sua terra e da mata presente em seu sítio, chácara ou fazenda. Assim, o próprio agricultor se torna um agente ecológico na defesa do seu meio ambiente e de todos no planeta. Ao se derrubar toda a mata o prejuízo é dele e de todos nós. É mais inteligente ter a floresta de pé. É fato o que vemos de diferente no clima no mundo inteiro devido as derrubadas de mata.
O combate a desertificação passa por tudo que disse acima e que proteja mais o solo que sai o feijão e o arroz de todo brasileiro. Vários métodos de proteção do solo e como consequência de combate a desertificação estão presentes. É necessário que o agricultor busque apoio nos órgãos governamentais e utilize a melhor técnica para o plantio e produção. Sempre com aquele olhar ecológico de respeitar a natureza, pois o homem tem todas as condições de influir no meio e que esse protagonismo seja para o bem de todos seres vivos. Usar moderadamente os produtos químicos na sua lavoura ou então buscar produtos advindos da própria natureza para o combate das pragas. Outro ponto importante é cuidar das margens de rios e das nascentes. Dessa maneira é possível um meio ambiente equilibrado que combata a desertificação e saiba, o homem, conviver com a seca. Fenômeno que já ocorre no sul do país e na amazônia, além do nordeste. É importante estudar mais a modificações climáticas e encontrar formas de conviver com esses fenômenos.
17 de junho - Dia mundial de combate à desertificação e à seca.


CRATO - Semana do Município será aberta oficialmente neste sábado


O
prefeito do Crato, Samuel Araripe, abrirá oficialmente a partir das 9 horas deste sábado, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a Semana do Município, em comemoração aos 247 anos do Crato, próximo dia 21. As comemorações vão correr de 18 e 21 de junho. O evento será aberto com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, seguida de uma palestra do prefeito sobre ‘Os Desafios e Potencialidades do Município do Crato’ e assinatura de ordens de serviços. Na programação constam também inaugurações de obras e homenagens a diversas personalidades que fazem parte da história política e cultural do Crato. Também está reservada uma homenagem especial a Universidade Regional do Cariri – URCA, pela passagem dos 25 anos de fundação.

Fonte: PMC

Prefeito concede coletiva à imprensa no final da tarde de hoje


O
Prefeito do Crato Samuel Araripe e o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho convidam os representantes da imprensa caririense a participarem de coletiva que acontecerá no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, hoje, dia 17 de junho, às 16 horas. Na ocasião as autoridades abordarão assuntos e temas relevantes ao Crato, com destaque para a Semana do Município. Logo após o a coletiva, será oferecido um jantar aos participantes.

Fonte: PMC

Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - Dia 17/06, Sexta-Feira

18h- Exibição dos filmes
- Curta “Caldeirão do Beato Zé Lourenço”, de Catulo Teles e Franciolli Luciano.
- Curta “Cabaré-Memória de Uma Vida”, do Coletivo Camaradas.
- Curta “Catadores de Pequi” de Zuiglio Brito e LaislaYanael.
- Curta “Dez anos do Chá de Flor “, de Cristina Diogo e Maria Dias.
- Longa “O Grão”, de Petrus Cariry.
ENTRADA FRANCA
Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.
Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

VÍDEO - Dr. José Flávio Vieira fala sobre a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo




Durante toda esta semana o Blog do Crato e sites associados estarão apresentando diversas entrevistas com participantes da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Cineastas, organizadores, Autroridades e o próprio público estarão sendo entrevistadas por nossa equipe.

TV Chapada do Araripe
www.chapadadoararipe.com

TÍTULO DE CIDADANIA PARA CHICO BOA SORTE


Você conhece Francisco de Sousa Martins? Talvez não. E Chico Boa Sorte? Há, nesse talvez você já tenha, pelo menos, ouvido falar. Ou quem sabe até já deu uma passadinha, em sua merceria que também funciona como bar, no Bairro Vila Alta. Um lugar típico, onde amigos e velhos conhecidos se encontram para falar sobre: futebol, política, o passado, a novela das 8h, os assuntos do dia e algo mais.

O Presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC) e o secretário – Antônio Apolinário Neto (PMDB) convidam familiares, amigos , frequentadores do estabelecimento comercial de Chico Boa Sorte e a sociedade em geral, para participarem da Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Cratense ao senhor Francisco de Sousa Martins “Chico Boa Sorte”. A Homenagem será realizada, nesta sexta-feira, às 19h, no Palácio José Valdevino de Brito - Câmara Municipal do Crato. O autor do Projeto de Resolução, concedendo a importante honraria, foi o Vereador Luís Cory (PSC).

Fonte: CVC

SESC e Penaforte:As Fronteiras do Teatro Mambembe de Cacá Araujo-Wilson Bernardo.


A cidade de Penaforte recebeu o projeto do SESC-Ce, teatro na rua, fato inédito para a aconchegante cidade que faz limites de fronteiras com Salgueiro-Pe. As fronteiras são demarcadas pelos pés, o que nesse caso, não tem limites ou são inexistentes, quando se trata de teatro e diversão mambembe, o que seria na verdade uma linguagem universal e compreendida por todods os povos, independente de credos, raça, língua e comportamento. Nesta quinta-feira a trupe cratense de Cacá Araújo e sua guerrilha chega a Mauriti-CE, que por coincidência faz fronteira com a Paraíba. Em breve esses atores heróicos, cruzaram fronteiras além mares, em busca do velho mundo dos senhores Portugais, pois que sim, viver viverás além tejo.


Como dizia Castro Alves a praça é do povo e cena da peça a Comédia Maldita


Cacá a cigana maravilhosa e Orleina Moura cangaceira de velhas lutas do teatro do Oprimido


Festa e magia contagia o povo


Idealizador de uma guerrilha além fronteiras,que destina teatro para todos e sua socialização


A cangaceira nos bastidores, nos fez lembrar metade dos anos oitenta em Orleina?


No bom sentido Orleina a mãe teatral da gurizada nos bastidores


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

JOVEM DE ESCOLA PÚBLICA DO CRATO APROVADA PARA PSICOLOGIA


A jovem, Maria Williane Tavares Rodrigues, 18 anos, filha do radialista Wilson Rodrigues e de Maria de Lourdes Tavares Rodrigues, foi aprovada no vestibular de psicologia da Faculdade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte. Antes, no ultimo mês de abril, a garota havia sido classificada no vestibular para pedagogia da Universidade Vale do Acarau ( UVA ). Nós, que fazemos o site Blog do Crato, enviamos os parabéns a jovem.

Williane Tavares Rodrigues foi aluna da escola publica do Crato. Começou seus estudos aos 6 anos de idade e fez alfabetização na Escola Maria Pia Brígido e Silva, Parque Granjeiro, o Ensino fundamental na Escola Estado da Paraíba e o Ensino Médio no Colégio Estadual Wilson Gonçalves.

Ouvida pelo Blog do Crato, Williane disse que sempre foi fascinada pela ciência que estuda a mente e os processos mentais no quer se relaciona com o ser humano.

Por: Dihelson Mendonça

Crato realiza hoje a I Conferência Municipal dos Direitos Idoso


O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza hoje a I Conferência Municipal dos Direitos Idoso. O Evento que acontecerá no Teatro Salviano Arraes Saraiva, a partir das 7 horas e 30 minutos, e tem como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no âmbito do município”. A conferência será iniciada pela Secretária Liduína Andrade, que abordará os avanços e desafios da política municipal do idoso na perspectiva de sua efetivação. Ainda na ocasião serão abordadas as seguintes questões: o Envelhecimento e as políticas do Estado, A pessoa idosa e seus direitos, o fortalecimento dos conselhos, bem como o compromisso com a defesa dos idosos. No evento também serão eleitos os delegados e observadores para a III Conferência Estadual dos Direitos dos Idosos.

Samuel Araripe, Prefeito do Crato, e Rita de Cássia Brito, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Crato convidam toda a comunidade a participar desse momento de planejamento e decisão de trabalhar pelos direitos dos idosos cratenses promovendo inclusão social, saúde e qualidade de vida.

Fonte: PMC

Carnês do IPTU estão sendo entregues em Crato


A
Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal do Crato comunica aos senhores contribuintes que está sendo realizada a entrega dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU 2011. É importante ressaltar que o vencimento da primeira parcela do pagamento ou o pagamento em cota única será no próximo dia 5 de julho, lembrando que para o pagamento em cota única será concedido desconto de 5%. Para os contribuintes em dia com o fisco municipal o desconto para pagamento único será de 10%.

Os proprietários de terrenos e os contribuintes que por acaso não receberem os seus boletos do IPTU ou identifiquem alguma divergência de dados, por favor, dirijam-se ao núcleo de cadastro imobiliário, localizado na rua José Carvalho n0. 149, no Centro, a fim de regularizar a situação. O pagamento do seu IPTU é importante para que a Prefeitura possa realizar as ações necessárias ao desenvolvimento do Crato.


Fonte: PMC

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30