xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 junho 2011

Reclamam da falta de eventos, e quando fazem eventos, eles não vão - Só sabem reclamar !


E Cadê aqueles Cratenses que reclamam tanto da falta de Cinema no Crato ?

Tem gente que só sabe mesmo é reclamar! Vejo aí pelo Blog do Crato, volta e meia aparece aquele velho jargão de que o Crato já teve 5 cinemas, e hoje não tem nenhum. Acontece que por esses dias, com um GRANDE, eu diria até monumental esforço dos Cineastas, Amantes da Sétima Arte, Governo Municipal, URCA e outras entidades, em sinergia, se conseguiu fazer pela primeira vez em muitos anos, uma Mostra de Cinema na cidade do Crato.

E Quem é o Público presente ?

Aqui eu pergunto: Quem é o público presente neste evento ? porventura, seriam aqueles que sempre se alvoroçam em reclamar da falta de cinemas na cidade ? Seriam aqueles que reclamam das desgraças que acontecem no Crato ? O público que lá está firme e forte conhecendo os trabalhos produzidos pelo Crato, seriam os eternos apostadores do "Quanto pior, melhor ?"

Um sonoro: NÃO !

O Público que lá está, são as pessoas que ainda acreditam e lutam para que o Crato dê certo. São os que pegam nas ferramentas e tentam mudar a realizade. São pessoas que jamais deixaram de lutar e acreditar que é possível se fazer grandes coisas aqui no Crato. E afinal, Cadê os eternos lamentadores de Plantão ? Porque não vão à mostra Crato de Cinema e Vídeo, conhecer os trabalhos, conversar, trocar idéias, e aproveitar para contribuir com sugestões ?

Por uma simples resposta: Esse pessoal só sabe reclamar. Quando acontecem shows na cidade, não comparecem. Quando acontecem eventos importantes, reuniões que decirá os destinos do povo, eles não vão. Não vão, e acham que do alto da sua ignorância, podem criticar as iniciativas daqueles que fazem alguma coisa pelo bem da cidade, apenas escrevendo besteiras, e falando outras besteiras pelos bares da cidade. fazer algo de concreto, NECAS! - Preferem ficar comodamente com a Bunda colada em suas cadeiras vendo TV, acessando a internet e escrevendo que no Crato não se fazem eventos e nem vai pra frente.

Vamos ser CRATENSES, e não CRETINOS !
Prestigiem os eventos da nossa cidade...
Compareçam à I Mostra Crato de Cinema e Vídeo.

Por: Dihelson Mendonça
O.B.S - Ainda não vi por lá os nossos vereadores ( salvo uns 2 ) também. Porquê razão ? Não gostam de cultura ?

Alunos do Curso de Direito da URCA visitam sessões da Câmara Municipal

É constante a presença dos alunos de cursos de Direito, da Universidade Regional do Cariri, nas sessões da Câmara Municipal do Crato. Diego Sérgio é do 9º semestre e falou que, independente, do curso que estudem, é necessário que os alunos frequentem o Poder Legislativo. No caso específico dos alunos do curso de Direito, Diego informou que existe na grade curricular, uma disciplina chamada de Técnica Legislativa, ministrada pelo professor Félix – membro do Ministério Público. Dentro do seu conteúdo, se discute e se aprende a escrever, a votar e a vetar as leis. Durante cinco sessões, os alunos participam e depois são avaliados.

Fonte: CVC

Câmara Municipal encerrou na última Terça-Feira, as atividades do primeiro semestre


F
oram concluídas, na última terça-feira, dia 14 de junho, as atividades da Câmara Municipal do Crato, em seu primeiro período do ano de 2011. O Vereador Florisval Coriolano (PTC) – Presidente do Poder Legislativo, justificou o encerramento, antes do final do mês, afirmando que as sessões que seriam realizadas, nos próximos dias 27 e 28, foram antecipadas. A do dia 27 aconteceu nesta segunda-feira, enquanto que a do dia 28, foi realizada nesta terça-feira. “O retorno das atividades legislativas está marcado, para o dia 1º de agosto (segunda-feira), embora, se um fato justificar uma Sessão Extraordinária, a Câmara estará pronta para servir a sociedade”, enfatizou Florisval.

Fonte: CVC

O CRATO DA VEREADORA MARA GUEDES E O CRATO DO VEREADOR GUER. QUAL É O SEU CRATO?


Inspirados no texto apresentado pelo professor Jorge Carvalho, no inicío da sessão, desta terça-feira, dia 14 de junho, quando este fala Eu sou do Crato... e cita as inúmeras pessoas e lugares, que já não existem mais, os vereadores Mara Guedes (PT) e Guer (PSDB), resolveram aderir ao mote e falar sobre o seu respectivo Crato.

O Crato da Vereadora Mara Guedes. Eu sou do Crato que perdeu o Programa Minha Casa Minha Vida, que não realizou em dois anos e meio a operação tapa-buracos e não recuperou as praças. Sou do Crato que fechou o Hospital Pediátrico, vendeu o Hospital de Dr. Raimundo Bezerra, fechou o SESI, Não realizou concurso público. Eu sou do Crato que mantêm mais de mil funcionários contratados em situação precária. Eu sou do Crato que perdeu dezenas de empresas e implantou poucas. Eu também sou do Crato que perdeu o escritório do Senai e escritório do Detran. Eu sou do Crato que retirou, de uma canetada só, onze artigos da Lei Orgânica, que tratava dos direitos dos servidores, em 2007. Eu sou do Crato que não recuperou o Balneário da Nascente para o povo excluído, que não tem condições de frequentar outros clubes da cidade. Que não recuperou as estrasdas vicinais. Eu sou do Crato que não recuperou a ponte da Vila São Bento e da Vila Lobo. Eu sou do Crato que não tem uma política de geração de emprego e renda, que paga o menor salário aos profissionais do Programa Saúde da Família. Eu sou do Crato que criou a Previcrato que passou para pior o regime de previdência social. Eu sou do Crato que não tem projetos próprios de agricultura familiar.

O Crato do Vereador Guer. Eu sou do Crato que recuperou a Rffsa e criou o Centro Cultural do Araripe. Eu sou do Crato que criou recentemente uma escola de música e o Teatro Salviano Arraes. Eu sou do Crato que o Estádio Mirandão era entregue a burro e cavalo, pastando dentro do gramado e o atual Prefeito recuperou. Eu sou do Crato que asfaltou várias ruas, inclusive nos bairros mais afastados do Centro da cidade. Eu sou do Crato que hoje leva água para todas as comunidades, onde antigamente havia até panelaço, dentro da Câmara. Eu sou do Crato onde se construiu várias quadras cobertas e recuperou a Quadra Bi-Centenário. Eu sou do Crato que construiu o Polo de Atendimento Dedé de Luna no Muriti. Eu sou do Crato que está calçando diversas ruas, nas zonas rural e urbana do Município. Afinal de contas, qual é o seu Crato ?

Texto da Câmara de vereadores do Crato

2º Dia da Mostra de Teatro de Rua‏


Em uma adaptação de Flávio Rocha, da esquete da cearense Sueli Pinheiro, A Vingança do Finado Joaquim, movimentou a cidade de Missão Velha, no segundo dia da I Mostra de Teatro, promovida pelo SESC Juazeiro, acontecida na última terça-feira, dia 14 de junho.

O espetáculo é resultado de pesquisas coordenadas por Flávio Rocha no Núcleo de Estudos Teatrais, o NET, no SESC Crato. A proposta foi o resultado final do módulo de Teatro de Rua. Com duração de 30 minutos, o espetáculo foi criado pensando no público passante, no intuito de prender a atenção sem deixar que a plateia se entedie.

Encenado pela primeira vez em 2003, já foi montado em diversas mostras e festivais em todo o estado do Ceará. Segundo o diretor Flávio Rocha, a peça se aproxima do teatro mambembe pela simplicidade e descompromisso com que foi montada. “Teatro de rua tem finado joaquim.jpgque ser o mais popular possível, sem muita parafernália. A empatia com o público é o que importa”. Para a estudante do 1° ano, da Escola Mons. Antônio Feitosa, Welida Alves, um espetáculo em plena praça é uma diversão. “Eu adorei. Gostaria de sempre poder ver algo assim”. Já sua colega, Regilânia Lima, compartilha da mesma opinião e acrescenta: “Foi uma surpresa ótima, sair do colégio e dar de cara com uma peça acontecendo”. Stéfani Caroline, do 9° ano, faz questão de revelar: “É a primeiravez que tem algo desse tipo aqui. Foi bom demais, queria que sempre se repetisse”.

Já na acolhedora cidade de Penaforte, o espetáculo apresentado foi a Comédia da Maldição. Um público aproximado em 300 pessoas parou para prestigiar o espetáculo sob uma esplendorosa lua cheia e crianças que brincavam ao redor do círculo formado pelo público que acompanhava a encenação. O cenário foi montado em frente à Igreja Matriz e a apresentação arrancou aplausos do público, inclusive do vigário.

A peça Comédia da Maldição, de autoria do teatrólogo Cacá Araújo, tem um roteiro que mistura lendas e mitos brasileiros e conta a história de uma bela jovem que se amancebou com um padre e foi condenada a uma terrível maldição: virar mula-sem-cabeça!

Em Milagres A Vingança do Finado Joaquim será apresentada SOAF (Rua José de Alencar, 296 Bairro Francisca do Socorro), às 16h. Em Jati, no Calçadão do Centro do cidade, será o espetáculo Terreiro de História, às 16h. E em Juazeiro do Norte, às 17h30, será apresentada a esquete O Apelo do Mosquito, com duração de 15 minutos, que faz de forma irreverente, uma abordagem sobre a as formas de proliferação do mosquito da dengue.


SESC Crato Apresenta - Show Musical com Toninho Borbo‏



Serviço:

Dia 16 de Junho, às 20h
Teatro do SESC Crato
ENTRADA FRANCA

VÍDEO - Carlos Rafael Dias fala sobre a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo



Durante toda esta semana o Blog do Crato e sites associados estarão apresentando diversas entrevistas com participantes da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Cineastas, organizadores, Autroridades e o próprio público estarão sendo entrevistadas por nossa equipe.

TV Chapada do Araripe
www.chapadadoararipe.com

HOJE - 16 de Junho - Palestra Aberta - Constelação Familiar - No Espaço ZEN - praça da Sé, 91


http://1.bp.blogspot.com/-yswoU_9OeVk/TffWnMpL0hI/AAAAAAAAXvU/iUTngkGRmxI/s1600/Cartaz_Espaco_Zen_Constelacao500.jpg

Um dos principais objetivos das Constelações Familiares é descobrir, elaborar, compreender e integrar nossas perdas e rejeições. Enquanto não integramos tudo o que rejeitamos, sofremos.

Na prática das Constelações ajudamos o participante a descobrir e/ou compreender aquilo que ele rejeita, ajudando-o também a resgatar a fonte de sua energia vital, onde se esconde todo o seu potencial de vida. Normalmente o potencial esconde-se por trás da rejeição. No capítulo “Todo problema vem da rejeição” do livro Viver na Alma, do psicoterapeuta espanhol Joan Garriga, ele coloca: “Oposição é sofrimento” e depois ele completa: “Aprovação é felicidade”.

Nesse workshop com Guilherme Ashara estaremos, através de representações familiares, olhando tudo o que foi esquecido, negado ou rejeitado em nossa família e que nos afeta ou afeta aos nossos diretamente. Dessa forma estaremos solucionando problemas de origem psicoemocionais e sistêmicos e estaremos dando passos para uma vida mais saudável, harmônica e natural.

Texto enviado por Aldeide Mendonça

BlogHumor - CORRIGINDO 20 VELHOS DITADOS

01- "É dando que se ... engravida".
02- "Quem ri por último... é retardado".
03- "Alegria de pobre... é impossível".
04- "Quem com ferro fere... não sabe como dói".
05- "Em casa de ferreiro... só tem ferro".
06- "Quem tem boca... fala. Quem tem grana é que vai a Roma!"
07- "Gato escaldado... morre, cacilda !"
08- "Quem espera... fica de saco cheio."
09- "Quando um não quer... o outro insiste."
10- "Os últimos serão ... os desclassificados."
11- "Há males que vêm para ... acabar com tudo mesmo!" (essa é ótima!!!)
12- "Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou pra praia."
13- "A esperança... e a sogra são as últimas que morrem."
14- "Quem dá aos pobres.... cria o filho sozinha." rsrsrsrsrsr....
15- "Depois da tempestade vem a ..... gripe."
16- "Devagar..... nunca se chega."
17- "Antes tarde do que ... mais tarde."
18- "Em terra de cego quem tem um olho é ... caolho."
19- "Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro."
20- O 20 não é adequado à faixa de idade deste Blog ( rs rs rs )

( Esta "preciosidade" foi recebida por E-mail )

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos tem professora da URCA com uma de suas consultoras

A editoria científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) indicou o a Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisca Clara de Paula, para compor o cadastro de consultores ad hoc da publicação. Atualmente a docente é Diretora do Centro de Educação da URCA. O processo de avaliação dos artigos da Rbep é realizado por meio do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer) no sítio www.rbep.inep.gov.br. A professora Francisca Clara de Paula será uma avaliadora da revista. A Vice-reitora da URCA, Otonite Cortez, afirma que é muito gratificante para a Instituição ter uma professora com esse reconhecimento, por se tratar de das revistas mais importantes da área pedagógica. “Está de parabéns a Professora Clara”, completa.

Fonte: URCA

Centro de Documentação do Cariri recebe a visita de alunos da EEFM Teodorico Teles de Quental

A semana que marcou a inauguração oficial do Centro de Documentação do Cariri – instituição de pesquisa ligada ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – terminou na tarde da sexta-feira, dia 10 de junho, com uma visita de professores e estudantes do segundo e terceiro anos da Escola de Ensino Médio Teodorico Teles de Quental, da cidade do Crato.

Responsável pela guarda de um rico acervo documental judicial, produzido entre os séculos XVIII e XX (inventários, testamentos e processos criminais), além de disponibilizar exemplares de jornais regionais (O Araripe, A Voz da Religião e A Ação), leis provinciais e outras fontes, o CEDOC pretende tornar-se um espaço de efetiva promoção do conhecimento histórico e de educação patrimonial no Cariri.

Na ocasião, os alunos da Escola Teodorico Teles tiveram oportunidade de entrar em contato com documentos do século XIX e XX e receberam explicações da equipe do Centro de Documentação sobre o sentido dos mesmos para a construção da história e memória locais. No final da visita ao campus do Pimenta, os estudantes visitaram a exposição promovida pelo Geopark Araripe, no Salão da Terra.

Fonte: URCA

Professor da URCA ministra aula em Cuba


O
Diretor da Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Doutor Fábio Rodrigues, participa de visita institucional à Faculdade de Artes Visuais de Universidade de Artes (ISA), de Havana, em Cuba. A convite da própria instituição, o objetivo da visita, de 15 a 18 de junho, é estreitar vínculos acadêmicos com a URCA. O professor Fábio teve a sua dissertação sobre “O Estado da investigação da Educação Artística no Brasil: Temas e Teorias Dominantes”, solicitada pelo curso. O docente ministrou o módulo na área de Educação para a Arte na universidade cubana.

Fonte: URCA

Desembargador Abelardo Benevides toma posse como juiz substituto da Corte do TRE


T
omou posse no último dia 15/6, no cargo de juiz substituto da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes. A cerimônia aconteceu, pela manhã, no Gabinete da Presidência, na presença do presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, da vice-presidente e corregedora, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do diretor-geral do TRE, José Humberto Mota Cavalcanti, assessores, secretários e servidores do Tribunal.

O desembargador Abelardo Benevides foi membro suplente e efetivo do TRE durante sete anos – de 1997 a 2004 – e atuou como juiz coordenador da Propaganda Eleitoral nas eleições de 1998. Hoje, ao ser empossado no cargo de juiz substituto da Corte do TRE, na categoria desembargador, lembrou com satisfação do tempo em que conviveu no Tribunal: “Foi uma das coisas mais acertadas que fiz na vida, porque aprendi muito e também pude dar a minha contribuição”. Emocionado, o desembargador Abelardo Benevides afirmou: “Daqui saí maior como gente e profissional”.

Ao recepcioná-lo, também emocionado, o presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra disse que o desembargador Abelardo Benevides “é uma das pessoas mais dignas do Tribunal de Justiça, não só importante para o Ceará, mas para o Brasil”. Ao agradecer as palavras do presidente do TRE, o desembargador Abelardo falou do “carinho que tem pelos servidores desta casa”. E concluiu: “Volto agora, antes do que imaginava, e o propósito é o de engrandecer a instituição, colaborando com essa administração, tendo a certeza de que terei o apoio de todos”.

Fonte: TRE-CE

Prefeitura prepara a cidade para Semana do Município e ExpoCrato


Cerca de 500 homens estão trabalhando nas obras feitas em várias áreas do município do Crato, contratados pela administração. O intuito é preparar a cidade para a ExpoCrato e a Semana do Município, que começa no próximo dia 18. O trabalho vem sendo realizado com a pavimentação asfáltica de várias ruas, calçamentos, operação tapa buracos, limpeza e capinação. A administração também vem realizando a limpeza do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Ano passado, por conta de alguns problemas de abastecimento, a própria prefeitura tomou a iniciativa de promover a melhoria no abastecimento de água dentro do parque, mesmo sendo de competência do estado. Este ano, a administração como forma de minimizar o problema deverá renovar o sistema de abastecimento, por meio da SAAEC. A questão vem sendo avaliada pela administração do Parque e a administração municipal.

Fonte: PMC


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dia “D” de vacinação contra a Poliomielite será no sábado


S
ábado, dia 18 de junho, todos os postos de saúde estarão abertos para a campanha de vacinação contra Poliomielite. A vacina é para as crianças de 0 a 5 anos de idade. Também estará acontecendo a campanha de vacinação contra o sarampo, para todas as crianças de 1 a 6 anos de idade, independente do seu estado vacinal. Esta campanha nacional é por conta dos casos confirmados de sarampo em território brasileiro, relacionados à importação do vírus circulante na Europa. No sábado, haverá os seguintes postos volantes: Praça da Sé, Crato Tênis Clube, Igreja do Mirandão, Juizado do Menor (Pinto Madeira), Escola Rotary, no Lameiro, Associação do Bairro da Independência.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito Samuel Araripe concede coletiva à imprensa nesta sexta, às 16 horas


O
Prefeito do Crato Samuel Araripe e o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho convidam os representantes da imprensa caririense a participarem de coletiva que acontecerá no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, próxima sexta-feira, dia 17 de junho, às 16 horas. Na ocasião as autoridades abordarão assuntos e temas relevantes ao Crato, com destaque para a Semana do Município, que será realizada de 18 a 21 de junho. Logo após o a coletiva, será oferecido um jantar aos participantes.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Saúde instala armadilhas para combater o mosquito da dengue


A
Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Mobilização Social, vem implementando no Crato o projeto Unidade Coletora de Larvas e Ovos do Mosquito Aedes Aegipty – UNICLOAA. O Projeto consta da instalação de armadilhas para coleta e eliminação de ovos e larvas do mosquito transmissor da dengue. As armadilhas são confeccionadas com garrafa peti de 2 litros. Atualmente estão instaladas 540 armadilhas em pontos estratégicos como o Fórum Hermes Parahyba, Centro de Especialidades, Grendene, DETRAN, Unidade de Saúde do Bairro Gisélia Pinheiro, Posto de Saúde do Bairro Gisélia Pinheiro, Posto de Gasolina Galeão, Posto de Gasolina Tribus e Lava-Jato Vila Alta. A supervisão das armadilhas para eliminação dos focos do mosquito da dengue é realizada a cada 10 dias durante um período de 40 dias. Logo após este período são selecionados novos locais para instalação de armadilhas.

Fonte: PMC

Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - Dia 16/06, Quinta-Feira

9h – Exibição de curtas da ONG “VERDE VIDA” – Mestres da Cultura, de Genivan Brasil e Paulo Fuiska. “Box de Vídeos”, dos alunos do Verde Vida.

10h – Exibição do curta “Assombrações do Cariri”, documentário de Jackson Bantim.

14h - Exibição dos curtas: “Matando a Fome”, de Franciolli Luciano; “Músicos Camponeses” e “Chapada do Araripe - Como foi, como será? (parte III)”, de Jefferson de Albuquerque Jr.

15h10 - Exibição do curta “Seu Mundô, O Guardião da Floresta”, de Laerto Xenofonte.

15h30 - Roda de Conversa: “Estórias de Cinema: colóquio com cineastas, produtores, atores e cinéfilos. Reativação do Cine-Clube Crato”.

19h - Exibição do média “Formação Romualdo, um Milagre Paleontológico”, documentário de Jackson Bantim e Álamo Feitosa.

19h30 - Exibição do longa “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariry;

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30