xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 junho 2011

COMUNIDADE DO BAIXIO DAS PALMEIRAS AGRADECE AO PREFEITO - Por: Wilson Rodrigues


O
líder comunitário do Baixio das Palmeiras, Paulo Henrique Teles ( Paulinho do baixio ), em nome da comunidade está agradecendo ao prefeito Samuel Araripe pelos benefícios recentemente realizados como recuperação das estradas vicinais que ligam os Sitios a aquele Distrito, roço e calçamento em pedra tosca em varias ruas da localidade, além da operação tapa buracos. Os serviços vão beneficiar mais de mil famílias e é um compromisso do chefe do poder executivo a execução dessas obras.

Assim como o Baixio das Palmeiras, outras comunidades estão recebendo as mesmas e outras ações da administração municipal e que fazem parte da primeira etapa do projeto que Samuel Araripe tem para ser executado até o final de seu mandato, no valor de 22 milhões de reais. Esta primeira etapa está orçada em 12 milhões de reais e consiste na construção e reconstrução de ruas e pavimentações asfálticas na zona urbana e na zona rural do município.

Reportagem: Wilson Rodrigues

Mostra comemora cinema no interior

Diário do Nordeste


Jackson Bantim exibe um projetor antigo, que já compôs os equipamentos dos velhos cinemas do interior.
 FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Crato - Aberta ontem, neste Município, a I Mostra de Cinema e Vídeo, em comemoração aos 100 anos de implantação do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", que foi inaugurado no dia 3 de maio de 1911 pelo italiano Vittorio di Mayo. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Município, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), cineastas cratenses, e reúne mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas do Crato ou que possuem ligações com a cidade.

A Mostra está sendo realizado no Teatro Municipal Salviano Saraiva. A entrada do Teatro foi decorada com dois projetores de filmes que pertenceram ao Cine Moderno, de propriedade do empresário Macário Monteiro, que será homenageado no evento. Na primeira noite, foi feita uma leitura dramática sobre "Os Primórdios do Cinema no Crato", entrega do Selo Cultural do Araripe - Troféu Vittorio di Maio; Avant-Premiére do tele-conto "O Cinematógrafo Herege", de Jefferson de Albuquerque Jr., ancorado num conto do médico José Flávio Vieira.

A partir de hoje serão apresentados os trabalhos de cineastas cratenses como "As Sete Almas Santas Vaqueiras", de Jackson Bantim; "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariry; "Sargento Getúlio," de Hermano Penna; que estarão lado a lado com o cinema produzido pela nova geração, como "Caldeirão do Beato Zé Lourenço", de Catulo Teles e Franciolli Luciano; "Também sou teu Povo," de Franklin Lacerda e Orlando Pereira, e "Cerca", do cineasta Glauco Vieira, além de vários outros.

O médico José Flávio Vieira espera que o evento contribua para revitalizar os velhos cinemas que foram desativados. Ele acrescenta que o próprio Teatro do Crato pode ser adaptado para as exibições de filmes.

O músico e fotógrafo Dihelson Mendonça recorda que, quando inauguração do primeiro cinema do Cariri, já circulavam pelas suas ruas alguns exibidores ambulantes, utilizando-se de um aparelho conhecido como Bioscópio e da Lanterna Mágica, com discos e placas de vidro com gravações de imagens. Esses equipamentos garantiam a atração no interior.

Antônio Vicelmo
Repórter

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO NAS RUAS DO CARIRI!!!

Lançado MOVIMENTO PELA DIVERSIDADE MUSICAL E CONTRA O MONOPÓLIO DO FORRÓ DE PLÁSTICO NO RÁDIO - Por: Dihelson Mendonça


Junte-se a nós. Viva todos os Estilos musicais !


ROCK, SAMBA, FUNK, POP, MPB, REGGAE, SALSA, INSTRUMENTAL, JAZZ, CLÁSSICOS, BAIÃO, XOTE, FREVO, MARACATU...pra você que está sufocado por tanta besteira e mesmice no Rádio Caririense!

Somente com a união de todas as pessoas que gostam da música de qualidade no Brasil, conseguiremos vencer o "Cartel da Mídia" que mantém o monopólio do forró de plástico 24 horas por dia nas estações de rádio. Estou recrutando cada pessoa de bom gosto musical, cada cidadão que odeia a baixaria representada pelas bandas de forró; Cada um que curte outros estilos, para que juntos formemos uma frente, um movimento organizado que estou denominando inicialmente de "Movimento Pela Diversidade Musical na Mídia" para as estações de rádio possam voltar a tocar estilos variados de música, rompendo esse monopólio de porcarias estabelecido. Como sabemos, o percentual de pessoas que apreciam música de qualidade é muito superior aos que gostam de música ruim, mas somente a música ruim tem espaço no Rádio, porque um grupo econômico criou e mantém há 2 décadas uma estrutura perversa que visa apenas ganhar dinheiro fácil às custas da massificação.

A ESTRUTURA DO SISTEMA

Ao contrário do que muitos pensam, o monopólio do forró de plástico na mídia não é um elemento passivo. Não caiu no gosto do povo por mero acaso. É fruto de uma estrutura cuidadosamente planejada nos anos 90 por um grupo de empresários visando o ganho de dinheiro fácil dos incautos pela exploração e pela massificação. O objetivo primordial deles é manter o forró de plástico ativo 24Hs no Rádio, impedindo outros estilos musicias e garantindo público nos eventos:


O sistema é formado basicamente por 3 elementos que trabalham de forma organizada e sincronizada:

01 - Proprietários de bandas de forró de plástico ( gravadoras ) - A coisa toda é feita visando a exploração da baixaria, da vulgaridade, do estímulo ao alcoolismo e da prostituição, com letras pobres que apelam para os instintos primitivos enquanto se investe no visual, tornando a música um fator secundário. Arte não existe. Abusa-se do mau-gosto, e garantem-se espaços nas estações de rádio com uma estrutura paga, via satélite. Como uma droga de efeito imediato e que não se mantém, é que nem mesmo aqueles que gostam desse estilo aguentam ouvir a mesma música por muito tempo. O sucesso é passageiro, como o efeito de qualquer outra droga. O lucro não é obtido na venda de CDs, que são vendidos nas lojas por um valor simbólico e são muitas vezes doados em esquinas como promoção para arrebanhar público para os shows. Usam as gravadoras apenas como elemento de produção, sendo que o lucro real vem da venda de ingressos nos shows. A tática é oposta ao modelo vigente nas grandes gravadoras do país, onde lança-se o artista para vender o produto. Aqui, a gravadora serve apenas para reforçar e amparar o sucesso. A música pode até ser gravada ao vivo, no próprio show, pois descobriu-se que o público alvo não tem intelecto suficiente para distinguir a qualidade da gravação. O objetivo é promover a participação do público, sobretudo gritando nomes de determinadas pessoas nos shows, que levarão os CDs para tocar para os amigos. Na maioria dos casos, uma mesma música é gravada por várias bandas ao mesmo tempo.

02 - Estações de Rádio - Em conluio $$$$$ com as bandas de forró de plástico para massificar a população, elas é quem preparam o GADO ( público ) para as vendas dos ingressos nos eventos garantindo a publicidade antecipada, a fim de levar a massa como gado ao matadouro ( shows ) como se fossem Zumbis. A música, segundo eles, não deve ser artigo para pensar. Pensar, Dói ! - Música seria como qualquer droga, como CRACK e COCAÍNA: Apenas para a diversão fugaz, de fácil apelo, e em associação ao movimento corporal e à sensualidade. O Rádio une-se às bandas de forró para divulgar somente o material fornecido pelos proprietários, minimizando ou vetando quaisquer outras formas musicais, garantindo assim o monopólio e a massificação e preparando o povo para o principal: a venda de ingressos em shows.

03 - Proprietários de Casas de Shows - Aqui é onde realmente desemboca o grande filão do dinheiro. Visando lucro fácil, entram na jogada, abrindo os espaços para o material que já foi divulgado e massificado por meses nas estações de Rádio e em acordo com as bandas de forró. Em época de eventos, as bandas que irão participar se intensificam nas estações de rádio, tocando principalmente as que participarão, e retirando as que não irão participar, tudo preparado cuidadosamente com meses de antecedência e garantindo a participação da massa, que estará preparada a tempo para o dia do shows. Todos lucram no negócio milionário.

RECLAMAR ADIANTA ?

01 - Desde que o forró de plástico ( como é conhecido atualmente o chamdo "forró putaria", desde a intervenção do músico Chico Cesar ) nossa tática de reclamar não tem sequer arranhado a estrutura dos organizadores de eventos, e muito menos sensibilizado qualquer dos 3 pilares do cartel da mídia, que estão agarrados ao OSSO, mas estas reclamações, por outro lado, tem feito surgir muitas bocas indignadas no seio da sociedade ( inclusive crônicas famosas, como a do Ariano Suassuna ). As inúmeras reclamações trouxeram de volta pessoas que gostam da boa música e estavam esquecidas, impotentes frente ao descaso, e foi por essas reclamações que descobrimos outros que pensam iguais a nós, que estão vendo a arte e a cultura irem para o ralo. Portanto, reclamar é bom, sempre foi bom e sempre será uma grande arma nesse movimento.

02 - A nossa estratégia de começar a ganhar os meios de comunicação tem dado certo. Diversos artistas do nordeste, e principalmente do interior do Ceará, além de formadores de opinião se reuniram e foram às estações de rádio tocar aquilo que já não mais se ouvia. Apesar do curto espaço de tempo, estamos reunindo, congregando as pessoas que gostam de outros estilos musicais, e posso dizer pelo que vejo e tenho ouvido, que a quantidade de pessoas que gostam de boa música é maior do que os que gostam de porcaria, só que eles não se manifestam tanto quanto aqueles. Os shows dos bons artistas estão gradualmente retornando, e tem tido casa lotada, prova do retorno da boa música e do funcionamento do Marketing.

03 - Mesmo em Fortaleza, o reduto do Forró de Plástico, é unanimidade que lá esse forró decadente já diminuiu e alguns apostam até que está morrendo. Ainda bem!

O NOSSO MOVIMENTO:

Minha idéia é unir todas as pessoas que gostam de música de qualidade num grande e permanente movimento em direção às artes e à cultura, a fim de quebrar o monopólio de um só estilo de música no Rádio, garantindo a diversidadeartística e cultural. Temos andado muito dispersos nos últimos anos. O inimigo se aproveitou disso e tomou conta dos meios de comunicação. Permitimos literalmente que a raposa invadisse o galinheiro, enquanto ficamos apenas olhando sem nada fazer. Nosso movimento precisa ser direcionado no sentido de ocupar os espaços novamente, dos meios de comunicação em escala Regional, Estadual e Nacional.

Esse movimento organizado, que une todas as mídias de que temos acesso, terá por meta a união de todas as pessoas de bom gosto numa imensa "Corrente do Bem", que fará cada vez mais pressão no sentido de garantir espaços de diversidade na mídia, e consequentemente, formar mais platéia e bom gosto. O nosso público é grande, só está disperso. É preciso reunir essas pessoas dos 4 cantos. A nossa força estará nessa união. Será um movimento lento, porém gradativo e permanente, que espero contar com todos aqueles que não mais aguentam tanta decadência cultural, que não aguentam mais tanta porcaria no Rádio, e que desejam ouvir novamente MÚSICA DE VERDADE. Lançamos hoje a pedra fundamental desse movimento de resgate aos grandes valores; Não apenas musicais, pois a música decadente é fruto de uma sociedade em decadência. Por isso, é preciso investir nos grandes valores que formam o ser humano, que se baseiam sobretudo, na educação, que é o grande pilar da sociedade. Que possamos unir nossas forças, e todos os recursos disponíveis no sentido de cultivarmos o melhor do ser humano, e com certeza, todo o bem virá por consequência.

Una-se a este movimento. Em breve, o lançamento do site oficial. Enquanto isso, quem quiser participar, pode me adicionar no Facebook, twitter, ou outros websites para trocarmos idéias e estratégias para o combate ao monopólio da mídia:

www.facebook.com/dihelson
www.blogdocrato.com
www.chapadadoararipe.com
www.radiochapadadoararipe.com
www.culturanocariri.com
www.cariricult.blogspot.com
www.cariricaturas.blogspot.com
www.redeblogsdoceara.blogspot.com

VIVA A DIVERSIDADE MUSICAL. ABAIXO O MONOPÓLIO !

Abraços,

Dihelson Mendonça
Músico - Compositor, Pianista, Fotógrafo, Escritor.

( data original: 07 de Junho de 2011 )

Programação da 1ª Mostra Crato de Cinema e Vídeo - Dia 14/06, Terça-feira

19h - Exibição do curta “As Sete Almas Santas Vaqueiras”, de Jackson Bantim - 30’

Exibição do Longa “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry” - 82’

Local: Cine-Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva – Calçadão, Centro, Crato

ENTRADA FRANCA

Promoção: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude

Apoio: Universidade Regional do Cariri - URCA, Instituto Cultural do Cariri - ICC, Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e Jackson Bantim Produções Artísticas

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES (15/06/2011)


Abidoral Jamacaru: O Menestrel do Cariri

Abidoral Jamacaru, cantor e compositor natural do Crato, com mais de 40 anos de carreira, lançou seu primeiro disco há 23anos, com o título de Avallon, apontado pelos críticos como um dos principais trabalhos da música popular cearense daquela década pouco produtiva. Depois, lançou mais dois discos: O Peixe, em 1998, e Bárbara, em 2009.
Remanescente da época dos lendários festivais regionais da canção, que ocorreram em Crato durante a década de 1970, Abidoral tentou uma carreira nacional, quando residiu no Rio de Janeiro, entre os finais dos anos 70 e início da década de 80. Neste período se relacionou musicalmente com compositores, músicos e letristas da MPB, como Jards Makalé, Lula Cortes, Hebert Viana e Xyco Chaves.
De volta ao Cariri, dedicou-se à composição, realização de shows e gravação de discos. Também, é professor de violão e ativista cultural na cidade do Crato.
O programa Cariri Encantado de hoje tocará somente músicas de sua exclusiva autoria (Lá de dentro, Pra ninar o Cariri, Canto de coco pra Azuleika e Asa Branca, No apogeu do sol etc) e fará uma entrevista ao vivo com este cantor/compositor que é considerado o Menestrel do Cariri.
Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

Agentes de Endemias recebem 70 celulares para melhoria dos serviços


A
conteceu no ultimo sábado, dia 11, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o 1º. Seminário dos Agentes de Endemias do Cariri. A solenidade de abertura foi iniciada pelo Prefeito Samuel Araripe, que fez questão de externar o apoio aos questionamentos dos agentes. Durante o evento foram abordados temas como planos de cargos e carreiras, apoio das prefeituras e melhores condições de trabalho. O coordenador do setor de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato, Marcos Aurélio Monteiro da Silva, ressaltou a parceria do seminário com o Sindicato dos Servidores Públicos do Crato, que é filiado a Federação dos Agentes de Endemias do Ceará - FAECE, bem como o total apoio do Governo do Crato e destacou o projeto de promover melhorias na rede de comunicação dos agentes, com a entrega de 70 aparelhos celulares para que os agentes possam melhor se comunicar e tornar o trabalho ainda mais eficiente.

O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França fez a entrega dos aparelhos, que se comunicarão gratuitamente entre si e frisou que mais projetos estarão sendo postos em prática para que os agentes de endemias possam efetivar suas funções de forma cada vez mais dinâmica.

Fonte: PMC

Saúde instala armadilhas para combater o mosquito da dengue


A
Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Mobilização Social, vem implementando no Crato o projeto Unidade Coletora de Larvas e Ovos do Mosquito Aedes Aegipty – UNICLOAA. O Projeto consta da instalação de armadilhas para coleta e eliminação de ovos e larvas do mosquito transmissor da dengue. As armadilhas são confeccionadas com garrafa peti de 2 litros. Atualmente estão instaladas 540 armadilhas em pontos estratégicos como o Fórum Hermes Parahyba, Centro de Especialidades, Grendene, DETRAN, Unidade de Saúde do Bairro Gisélia Pinheiro, Posto de Saúde do Bairro Gisélia Pinheiro, Posto de Gasolina Galeão, Posto de Gasolina Tribus e Lava-Jato Vila Alta. A supervisão das armadilhas para eliminação dos focos do mosquito da dengue é realizada a cada 10 dias durante um período de 40 dias. Logo após este período são selecionados novos locais para instalação de armadilhas.

Fonte: PMC

Comissão do Programa CNH Popular começa a receber documentação a partir de hoje


A
Comissão do Programa Carteira de Habilitação Popular se encontra na cidade do Crato para receber a documentação das pessoas que se inscreveram pela Internet. Os inscritos deverão comparecer dos dias 14 a 16 de junho, desta terça-feira até a próxima quinta-feira, no auditório da RFFSA, e sexta-feira, dia 17 de junho, na Secretaria de Ação Social, no Horário de 8 horas às 17 horas, munidos da seguinte documentação: originais e xerox da ficha de inscrição, carteira de identidade, CPF, Comprovante de endereço, e documentação de acordo com o segmento.

Fonte: PMC

Acontece hoje a 6ª. Reunião ordinária do COMDEMA Crato


O
Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, Nivaldo Soares de Almeida, convida os conselheiros bem como a sociedade civil para se fazerem presentes na 6a Reunião Ordinária do ano de 2011. O evento acontecerá hoje, terça-feira, 14 de junho, às 8 horas e 30 minutos no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato. A pauta da reunião será a Avaliação da V Semana do Meio Ambiente do Crato - SEMEIA 2011. Ainda na ocasião será realizada a Apresentação dos Questionários de Avaliação da Gestão e da Mobilização Ambiental do Programa Selo Município.

Fonte: PMC

Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - 15/06, Quarta-Feira


9h - Exibição de curtas:
- “Dona Ciça do Barro Cru”, de Jefferson de Albuquerque Jr. - 12’;
- “A ordem dos Penitentes”, de Petrus Cariry - 25’;
- “Também sou teu Povo”, de Franklin Lacerda - 15’;
- “Água, pra que te quero? ”, de Nívea Uchoa - 16’.

14h - Exibição de curtas:
- “Os Olhos da Chapada”, de Franciolli Luciano - 20’;
- “O Drama”, de Franklin Lacerda - 28’;
- “Dzu´nhurae, O Filho das Águas”, de Pachelly Jamacaru - 15’.

19h - Exibição de filmes:
- Curta “O Auto de Leidiana”, de Rosemberg Cariry - 26’;
- Longa “Fronteira das Almas”, de Hermano Penna - 90’.

Local: Cine-Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva – Calçadão da Rua José de Alencar, Centro, Crato.

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31