xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 junho 2011

Araripe tá mais avançada que o Crato ? - Juiz de Araripe proíbe som alto em veículos


O juiz de direito da comarca de Araripe-CE em reunião com autoridades políticas do município resolveram proibir carros estacionados em bares e praças com som em alto volume que por muitas vezes gera motivos de reclamação e discórdia entre a população.

Fica proibido, menores conduzirem veículos automotores (Carro, moto,etc.), o que já é proibido por lei federal, mas que por falta de fiscalização e bom senso é desrespeitado diariamente pondo em risco a vida de outros condutores e pedestres, não só menores mas muitas pessoas maiores de idade que não possuem preparo algum.

Fonte: Ivanildo Souza - Blog de Potengi ( A cidade que não dorme )

Nota: Agora, potengi poderá dormir mais em paz...

ESPETÁCULO TEATRAL DO CRATO-CE SE APRESENTARÁ EM PORTUGAL



A COMÉDIA DA MALDIÇÃO
DE VOLTA AOS PALCOS CEARENSES
CAMPANHA TURNÊ INTERNACIONAL
Teatro Rachel de Queiroz - Crato-CE


ELENCO:
Cacá Araújo: Tandô
Charline Moura: Irmã Francilina e Ladra
Edival Dias: Padre Sebastião
Emerson Rodrigues: Filho-de-Santo
Jardas Araújo: Cantador
Joênio Alves: Mãe Luzia
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Kelvya Maia: Leide Zefa e Filha-de-Santo
Lifanco: Violeiro
Monalissa Novais: Cibita e Filha-de-Santo
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paulo Fernandes: Dono da Bodega
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão e Filho-de-Santo
Raquel Silva: Beata Carmélia
Rosa Waleska Nobre: Zulmira e Filha-de-Santo
Samara Neres: Cantadora e Filha-de-Santo
TÉCNICA:
Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares
Sonoplastia: Cacá Araújo
Iluminação: Luiz Renato
Maquiagem e Figurino: Joênio Alves
Música: Cacá Araújo e Lifanco
Camareira: Luciana Ferreira
Operação de Luz: Diogo Stálin Araújo
Operação de Som: Emerson Rodrigues
Cinegrafia: Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia: Gessy Maia

A CAMPANHA:

Iniciamos nesta semana uma ampla campanha em benefício da turnê internacional da Cia. Cearense de Teatro Brincante, de Crato-CE, na Europa (Portugal, de 22 de novembro a 7 de dezembro), com os espetáculos A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (há 6 anos em cartaz) e A DONZELA E O CANGACEIRO (estreia em setembro próximo), ambos premiados em nível estadual e nacional. Trata-se de um intercâmbio com o Grupo Intervalo de Teatro, sediado na cidade de Oeiras, que também estreará no mesmo período o espetáculo MONÓLOGOS DAS FLORES VIOLADAS, dirigido por João Manuel Pinho, cujo texto é de autoria do brasileiro cratense Cacá Araújo.

Para viabilizar a turnê, a Cia. Cearense de Teatro Brincante está empenhada em conseguir doação de notas e cupons fiscais de compras e serviços realizados no Ceará, a fim de angariar recursos junto à Secretaria Estadual da Fazenda - SEFAZ/CE. A campanha inclui também a arrecadação da bilheteria e pagamentos de contratação de seus espetáculos. O diretor Cacá Araújo também entrará em contato com órgãos governamentais, comunidade empresarial e representações parlamentares, ampliando, assim, o leque de possíveis apoiadores à empreitada de representar o Brasil a partir do Crato, Cariri e Ceará, visto que pela primeira vez uma companhia teatral genuinamente caririense se apresentará na Europa.

CONTATOS:

Cacá Araújo (Diretor) - (88) 8801.0897 / (88) 9960.4466 / (88) 3523.7430
Kalvya Maia (Produtora) - (88) 8818.7111 / (88) 9683.0863

Canal BBC vai exibir suicídio de milionário


LONDRES - O canal de TV público BBC, da Grã-Bretanha, vai exibir o suicídio assistido de um multimilionário dono de hotéis que buscou auxílio da clínica suíça Dignitas.

A identidade do paciente foi revelada pelo jornal The Daily Telegraph: trata-se de Peter Smedley, que morreu aos 71 anos em dezembro. Os amigos do morto foram surpreendidos quando uma equipe da BBC surgiu para filmar o velório. Foi revelado então que o canal britânico havia filmado seus últimos momentos como parte de um documentário do escritor Terry Pratchett - autor da série Discworld - que milita a favor do suicídio assistido.

"Não sabíamos, até aquele momento, que ele havia procurado a Dignitas nem sabíamos nada sobe o filme", contou ao jornal um amigo de Smedley. O filme, chamado Escolhendo a Forma de Morrer, será exibido na segunda-feira pela BBC2. Nele, Smedley, que sofria de um transtorno neuromotor, diagnosticado há cerca de dois anos, não é identificado.

Os amigos de Smedley o descrevem como "um homem que apreciava a privacidade e não alguém que gostava de compartilhar suas experiências com todo o mundo. Mas ele realmente queria que a legislação (sobre suicídio assistido) fosse alterada."

Smedley convidou o diretor do documentário, a quem não conhecia pessoalmente, a acompanhá-lo na clínica Dignitas, onde, observado pela sua mulher, bebeu o veneno que lhe tirou a vida. Pratchett faz campanha a favor da legalização do suicídio assistido desde que foi diagnosticado com Alzheimer em fase inicial. Ele afirmou que Smedley teria vivido mais tempo se não precisasse ter viajado até a Suíça para morrer. / EFE

Fonte: O Estado de S.Paulo

LIVRE-SE DE CERTAS MULTAS DE TRANSITO : Leia essa dica !


Você Sabia ?


No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro

Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

DIVULGUEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. VAMOS ACABAR COM A INDÚSTRIA DA MULTA!!!! - ENVIADO POR DR. RAIMUNDO LUIZ
raicorina@hotmail.com

Blog do Sanharol - Rede Blogs do Ceará

Caso de racismo em Acopiara - Por: Lindomar Rodrigues


Caso de racismo em Acopiara: vereadora Delane Gaspar quebra o silêncio e fala sobre o assunto em sua emissora de rádio.

A vereadora, advogada e empresária Delane Gaspar (PSDB) de Acopiara deverá ser intimada nos próximos dias para responder perante a justiça sobre caso de racismo contra radialista.

O caso ganhou ampla repercussão em nível de estado e a parlamentar está sendo processada por discriminação.

Na época, a vereadora Delane Gaspar não quis se manifestar na imprensa em nível de estado. Em todos os contatos feitos com a residência da vereadora quem atendia a ligação era o seu esposo que tentava descredibilizar o ocorrido.

De acordo com informações repassadas ao blog, Delane Gaspar, quebrou o silêncio e falou em sua emissora de rádio no programa Espaço Livre de hoje. Ela disse que a denúncia publicada na imprensa é mentirosa. Por outro lado a vereadora Delane Gaspar preocupada com sua imagem e com o descrédito eleitoral perante os munícipes resolveu contra-atacar e processou o dono do blog, o radialista Ozemar Rodrigues. Na queixa crime ela alega calúnia, difamação e injúria.

"Em tempo

Se a vereadora Delane Gaspar se sente chocada, alegando calúnia, injúria e difamação por conta de informações postadas no blog do Lindomar Rodrigues, imagine o irmão do Lindomar que foi discriminado por racismo..."

Por: Lindomar Rodrigues

BlogHumor - A saída do Palocci

Heróis Injustiçados - Por: Rachel Sheherazade


Depois de protestarem contra os baixos salários que recebem, 439 bombeiros do Rio de Janeiro continuam presos no quartel de Niterói, acusados de motim. Para o povo brasileiro, não importa que código militar que os bombeiros infringiram. A causa deles é justa e deveria ser tratada com justiça pelo governo do Rio. Num país que carece de bons exemplos, de ícones do bem, os bombeiros são nosso heróis de verdade. Mas mesmo os heróis tem contas para pagar, família para manter e filhos para criar.

Agora, são nossos heróis que pedem socorro. Eles precisam de nós. E mais que isso: eles merecem tratamento digno e salários justos. Salários que façam jus ao bem que trazem, à segurança que devolvem, às vidas que salvam. Que o governo do rio de janeiro faça por merecer os bombeiros que tem!

Por: Rachel Sheherazade

21º Cine Ceará começa nesta quarta-feira (08) no Theatro José de Alencar


Na noite desta quarta-feira (08) o Theatro José Alencar, equipamento ligado a Secretaria da Cultura (Secult), será palco da abertura do 21º Cine Ceará– Festival Ibero-americano de Cinema. O evento para convidados acontece a partir das 19h30, no palco principal do Theatro. Serão realizadas exibições diárias gratuitas de filmes em longa e curta metragens – em uma ampla programação de mostras competitivas e paralelas. O público cearense e convidados internacionais e nacionais do universo do audiovisual irão desfrutar de um dos festivais de cinema mais consagrados do País. O Festival acontece pela primeira vez em duas sedes e traz o tema “Religião e Religiosidade no Cinema”, homenageando os 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, conquistada por meio do trabalho social, religioso e político realizado pelo Padre Cícero na região do Cariri, sul do Ceará. A programação terá entrada gratuita em Fortaleza, entre os dias 9 a 14 de junho. Em Juazeiro do Norte, o Cine Ceará será realizado a partir desta quinta-feira (09) até o dia 16 de junho, no Memorial Padre Cícero e no Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri, com uma parte da programação de Fortaleza. Na Capital, o encerramento acontece na noite de quarta-feira (15), com a solenidade de premiação dos vencedores do Festival.



O evento leva ao público cearense mais de 100 (cem) produções de cinema e vídeo brasileiras e ibero-americanas, promovendo o intercâmbio entre profissionais de audiovisual e abrindo espaço aos novos talentos da área. O Cine Ceará promove durante sua programação as Mostras Competitivas de Curta e Longa metragem e ainda seminários, oficinas e mostras especiais, além de homenagear profissionais e personalidades de renome nacional e internacional na área do audiovisual.

A lista de longas-metragens selecionados para Mostra Competitiva é composta por nove produções, todas inéditas no Brasil, sendo três nacionais: “O coro”, de Werner Schumann, escolhido como filme de abertura do festival; e dois filmes cearenses, “Homens com cheiro de flor”, de Joe Pimentel; e “Mãe e filha”, de Petrus Cariry. A Espanha traz o único documentário em competição e um longa de ficção junto com Colômbia, Cuba, Argentina e México, países com produções selecionadas para concorrer ao Troféu Mucuripe nas categorias Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O vencedor da categoria de melhor longa será premiado com o Troféu Mucuripe e o valor de US$ 10 mil (dez mil dólares).

Em uma exibição especial, fora da Mostra Competitiva, o longa “Na quadrada das águas perdidas” (ficção), de Wagner Miranda e Marcos Carvalho, encerrará o Cine Ceará. O filme traz o ator Matheus Nachtergaele como protagonista. Também será feita uma exibição hors concours de “Os Últimos Cangaceiros”, primeiro documentário em longa metragem sobre o cangaço, filme dirigido por Wolney Oliveira. Além do curta metragem “Fca Carla”, do diretor Natal Portela, com atuação de Ney Matogrosso e Elke Maravilha; e do longa do diretor Geraldo Damasceno, “Poço da Pedra”.

Já a Mostra Competitiva de Curta Metragem, com produções nacionais, contará com 12 títulos selecionados após a avaliação dos 309 inscritos, dos quais dois são do Ceará, três de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, dois do Paraná, um de Minas Gerais, um do Rio Grande do Sul e um de Goiás. Os curtas disputam o Troféu Mucuripe nas categorias Melhor Curta, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica.

Mostras Paralelas

O 21º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema também promove mostras especiais. Ao longo da programação, serão realizadas a Mostra Estela Bravo, com filmes da documentarista norte-americana; a Mostra Eduardo Coutinho, com seis longas do cineasta; a Begidarak: Olhares ao Cinema Basco; e a Mostra do 25º Aniversário da Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) – Cuba, com curta-metragens produzidos por cineastas que passaram pela Escola. Também haverá a exposição Um Pouco de Cuba, composta por fotos de Ovídio Gonzalez Hernandez, além das mostras “O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece”, “Melhor Idade” e “Olhar do Ceará”, esta última composta pelos curtas que não foram selecionados para a Mostra Competitiva deste ano.

Homenagens

Prestigiar artistas renomados no cenário nacional e internacional também é característica marcante do festival que, assim como nas edições anteriores, entregará o Troféu Eusélio Oliveira aos homenageados. Este ano, os homenageados serão: os atores Nicette Bruno, Giulia Gam e Daniel de Oliveira; o consagrado documentarista Eduardo Coutinho; a documentarista norte-americana, Estela Bravo; e o fotógrafo cubano, Ovídio Gonzalez Hernandez.

O 21° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, numa realização da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A produção é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), como a Oi, a Petrobras e o BNDES, e conta com o apoio cultural da Oi Futuro.

Sobre Cine Ceará

O Cine Ceará nasceu em 1991 com a proposta de exibir vídeos produzidos pelos diretores locais. O evento, batizado inicialmente como "Vídeo Mostra Fortaleza", logo se tornou um festival. Em 1995, já era uma mostra nacional onde competiam curtas e médias-metragens produzidos em todo o país. Um ano depois, foi inserida à programação a Mostra Internacional de Novos Talentos, quando o evento passou a se chamar Cine Ceará – Festival Nacional de Cinema e Vídeo. A partir do 17º Cine Ceará, a utilização de novas tecnologias no auxílio da educação chama a atenção dos organizadores e “Audiovisual e Educação” passa a ser tema permanente em todas as edições do festival. Em sua 21ª edição, pela primeira vez, o festival ocorre no Theatro José de Alencar e enfoca a temática “Religião e Religiosidade no Cinema”.

21º Cine Ceará

Data: 08 a 15 de junho
Local: Theatro José de Alencar
Entrada franca de 9 a 14 de junho
Mais informações: www.cineceara2011.com/

• Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Vicky Nóbrega (85) 8822.7548 – vickynobrega@gmail.com e André Bloc (85) 8899.4435 – andrebloc@gmail.com .
Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

Assessoria de Imprensa da Secult

Ariano Suassuna e Vila-Chã farão palestras domingo em Juazeiro do Norte


Dois grandes nomes da literatura mundial estarão neste domingo em Juazeiro do Norte abrindo o Seminário Religião e Religiosidade no Cinema. Ariano Suassuna fará uma aula espetáculo, enquanto João José Miranda Vila-Chã comandará conferência sobre Cinema e Religião. A programação será aberta às 17 horas no Memorial Padre Cícero com a exibição do filme: “Joazeiro de Padre Cícero”, de Adhemar Bezerra de Albuquerque, um dos primeiros sobre a cidade produzido em 1925 com duração de nove minutos.

O seminário faz parte do 21º Cine Ceará que recebe o apoio da gestão do prefeito Manoel Santana e será aberto hoje com duas mostras no Centro Cultural BNB/Cariri. A primeira temática sobre Padre Cícero e a outra em homenagem a Eduardo Coutinho. Ainda nesta quinta-feira, às 19 horas, no Memorial Padre Cícero, acontece uma Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros e a Mostra Religião e Religiosidade.

Quanto aos dois ilustres palestrantes de domingo, na abertura do Seminário, Ariano Suassuna é dramaturgo, romancista e poeta, autor da peça teatral “O Auto da Compadecida” dentre outras e Fundador do Movimento Armorial. Já o filósofo Vila-Chã é professor da Pontifícia Universidad Gregoriana de Roma e, durante 10 anos, dirigiu a Revista Portuguesa de Filosofia. Além disso, é o atual presidente em exercício da COMIUCAP (Conferência Mundial das Instituições Universitárias de Filosofia).

Fonte: Beto Fernandes - Blog do Juazeiro

Ministro virá ao Ceará para anunciar recuperação da BR-222

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, estará no Ceará, nesta quinta-feira (09), para anunciar a reconstrução e recuperação de trechos da BR-222, além de autorizar licitações de obras que garantirão a reestruturação da malha rodoviária federal do estado.

Assinatura

O ato de assinatura de contratos e autorizações acontecerá na sede da Superintendência do DNIT. Em seguida, ele seguirá para vistoria das obras de trecho da BR-222, até o KM 92, em Umirim, distante 90 quilômetros de Fortaleza.

Conjunto de ações

O ministro anunciará um conjunto de ações para melhorias das rodovias federais do estado, entre elas a autorização para o início do processo de licitação para a contratação da recuperação e manutenção rodoviária, via Programa Crema, de 1,7 mil quilômetros de extensão da malha do Ceará.

Fonte: Diario OnLine

UECE vai pagar R$ 29 mil por danos morais a estudante


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi condenada a pagar quase R$ 29 mil por danos morais e materiais causados a uma estudante que cursou Mestrado não reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Matrícula no Mestrado

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) , a aluna matriculou-se no curso de Mestrado Profissional em Administração, em 2001, que era reconhecido pelo MEC segundo informações da própria Uece. Porém, após concluir o curso, tomou conhecimento que o diploma teria validade apenas no Estado do Ceará. Alegando ter sido vítima de propaganda enganosa, ela recorreu à Justiça com pedido de indenização, por danos materiais, de R$ 8.8 mil referente às mensalidades pagas, e por danos morais, no valor de R$ 89.8 mil.

Contestação e decisão

Apesar das contestações da Universidade, o juiz Paulo de Tarso considerou que houve responsabilidade da instituição pela “quebra da justa expectativa da demandante, a qual, após frequentar um curso de Mestrado, não obtém o título de mestre que é o principal objetivo dos alunos destes cursos” e deferiu parcialmente o pedido, reduzindo a indenização por danos morais para R$ 20 mil, além da restituição de R$ 8.8 mil referente às mensalidades pagas.

Fonte: Tribunal de Justiça - Via Portal Verdes Mares

Para Lula, Palocci caiu no momento certo


NE - Essa é muito boa - E agora tem até hora de cair ? Que desculpa mais esfarrapada...

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou hoje a saída de Antonio Palocci da Casa Civil e avaliou que a escolha de Gleisi Hoffmann para substitui-lo está certa. "Eu acho que, se a companheira Dilma escolheu, está certa", disse Lula. "É sempre triste tirar um companheiro", acrescentou, ao chegar a evento da Tetra Pak, em São Paulo, onde fará palestra para cerca de 200 pessoas, entre clientes, fornecedores e executivos da empresa.

Lula lembrou que, durante seu governo, também teve de "tirar companheiros". "Eu acho que a presidente tem autoridade. Ela fez no momento certo", afirmou. O ex-presidente chegou ao evento acompanhado de Paulo Okamoto, diretor do Instituto Cidadania. Na entrada, foi recepcionado Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak Brasil. Lula circulou por estandes de uma feira, organizada pela empresa, durante 20 minutos. O ex-presidente tirou fotos e abraçou algumas pessoas.

O ex-presidente comentou ainda sobre a despedida na noite de ontem do jogador Ronaldo."Vai levar um tempo para o Brasil encontrar alguém com a qualidade de um centroavante como o Ronaldo." O ex-presidente participará amanhã de um encontro com catadores de lixo, em Curitiba.

Fonte: Estadão

URCA beneficiada com mais dois projetos do MAPP


G
overno aprova mais R$ 500 mil para ampliação e melhoria de laboratório e R$ 100 mil na aquisição de livros para bibliotecas centra e setoriais

A Vice-Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participou no último sábado e na segunda-feira, de reunião no Governo do Estado, sobre o Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários – MAPP. As discussões durante a reunião estiveram voltadas principalmente para Projetos de Impacto e Inovação. Dois projetos foram aprovados para serem desenvolvidos na URCA, por já terem recursos do Governo Federal. O primeiro deles é a Construção do Espaço Físico para Coleções Biológicas do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri, no Valor de R$ 1 milhão, também com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Com isso, será ampliado o Herbário Caririense Dárdano de Andrade Lima. O laboratório passará a contar com Sistemática Vegetal e estantes com capacidade para comportar 100.000 exsicatas, o que tornará o Herbário da URCA um centro de referência para a região.

O projeto, que tem a coordenação da Dra. Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Extensão da URCA, prevê a construção de um biotério com e instalações e equipamentos dos mais modernos, atendendo as necessidades dos pesquisadores do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular da URCA. O Governo do Estado entrará com a contrapartida de R$ 500 mil e mais R$ 500 virá da Finep. Durante a reunião, a Professora Otonite Cortez informa que ainda foi possível e aprovação de R$ 100 mil, que serão utilizados na compra de 1.546 títulos para as bibliotecas central e setoriais. O projeto custa R$ 114. 987,07. O restante do recurso terá financiamento por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Segundo a Vice-Reitora, Otonite Cortez, que foi bastante parabenizada pela equipe do Governo pela conquista da Consulta Universitária para Reitoria da URCA, juntamente com o seu Vice, Patrício Melo, o governador atendeu prontamente o aporte de recursos para os novos projetos da URCA. A reunião também teve a finalidade de reprogramar projetos para 2011 e 2012, com a transferência e atualização de recursos, no caso da URCA, o único deles era o do Ginásio Poliesportivo.

Fonte: URCA

Aluno do Centro de Artes é convidado a coordenar Mostra de Filmes em Portugal


O
aluno do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA), Franklin Lacerda, se encontra em Coimbra - Portugal entre os dias 07 a 09 de Junho na "Mostra SESC Luso-Brasileira de Culturas". Franklin foi convidado pelo evento a coordenar uma Mostra de Filmes do cineasta Rosemberg Cariry, importante cineasta da região do Cariri. A Mostra SESC Luso-Brasileira de Culturas é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC) e da FLUC, que beneficia o apoio ao Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra, que também tem a Associação Académica de Coimbra (AAC) como parceira.

Tratando-se de uma extensão da mostra SESC Cariri de Cultura, realizada há 12 anos nesta região do estado do Ceará, a mostra reúne diversas manifestações artísticas e culturais do Brasil, como espetáculos de teatro, música e dança, exposições, instalações, rodas literárias, performances poéticas e apresentações de cinema e vídeo.

Segundo a organização, a mostra visa "promover o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação cultural entre artistas", constituindo-se também como "plataforma para estreitar os laços artísticos, técnicos e científicos" que unem os países Brasil e Portugal. A mostra, que integra os núcleos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Ações Formativas, Gastronomia, Literário, Musical e Audiovisual, compreende apresentações cênicas de vários estilos, oficinas de formação e informação, debates, palestras, cortejo teatral e inúmeras performances, em diferentes espaços da cidade.

Fonte: URCA

URCA recebe homenagem na AL pela passagem dos seus 25 anos


A Universidade Regional do Cariri (URCA) recebeu homenagem especial, pelos seus 25 anos, na Assembléia Legislativa do Estado, do Deputado Estadual Sineval Roque. Ele enalteceu a Instituição e sua história, desde a criação, com a contribuição inestimável do primeiro Reitor, Professor Martins Filho, e destacou a sua importância dentro do contexto educacional e desenvolvimento regional. Também ressaltou o momento atual da Universidade, que tem à frente o Reitor Plácido Cidade Nuvens.

Fonte: URCA

Crato debate Plano Municipal de Saneamento Básico nos bairros e distritos


Técnicos, ambientalistas e representantes da sociedade e comunidades de Bairros e Distritos discutiram, na manhã de ontem, a segunda etapa de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os participantes enumeraram algumas questões no âmbito de saneamento urbano e que serão avaliadas para em seguida constarem no projeto final. Os próximos debates vão acontecer nos dias 6 e 7 de julho nos Distritos de Ponta da Serra, Dom Quintino e Santa Fé. Depois, dia 27, também de julho, no Teatro Salviano Arrais Saraiva, com o restante dos representantes do município.

O Crato tem 10 meses para concluir o plano e enviar para Brasília e esperar os recursos para assim dar início as obras de saneamento básico que a população tanto deseja e precisa. A atual administração já tem desenvolvido diversos projetos na área de saneamento básico, exemplo disso, foi o projeto de saneamento, com a renovação das tubulações das redes de água e esgoto, realizado com a coordenação da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), com investimentos em torno de R$ 9 milhões, por meio de uma parceria dos governos municipal e federal.

Fonte: PMC

Novos postos de saúde serão entregues na Semana do Município


O município do Crato receberá novos postos de saúde na Semana do Município, este mês. O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, disse que as inaugurações dos novos postos ocorrerão no distrito de Santa Rosa e Bairro São Miguel. O posto do São Miguel será um dos maiores do município, com espaço significativo para fortalecer a atenção básica aos moradores da área. De acordo com o Secretário, o Município aguarda a aprovação, por meio do Ministério da Saúde, de um ambulatório móvel de coleta de exames laboratoriais. São procedimentos que estão sendo, paulatinamente, implementados na saúde pública do Crato e que aos poucos a população vai sentindo a diferença no tocante as melhorias no atendimento médico.

Fonte: PMC

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31