xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/06/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 junho 2011

Noite de Homenagens: Encontro Diocesano do Nordeste em Crato - Wilson Bernardo


O vice Prefeito Raimundo Bezerra Filho, representou o Prefeito Samuel Araripe na abertura do encontro Diocesano do Nordeste, em uma noite em que a SCAC ( Sociedade de Cultura Artística do Crato ) e o coral regido por Divani Cabral recepcionou os visitantes, oriundos de diversas cidades do Nordeste. Raimundo Filho falou em nome do prefeito, dando as boas vindas aos participantes. Lembrando que o Crato sempre recebe de braços abertos seus visitantes de boa vontade. Raimundo é ex-aluno do Colégio Diocesano, e o encontro se destina a homenagear seus antigos alunos, que hoje exercem inúmeras funções e cargos Brasil afora.


Raimundo Bezerra Filho fala em nome de Samuel Araripe e Saúda a todos


O coral da SCAC regido por Divane homenageia a visita de todos ao Cariri Cratense


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

URCA completa hoje 25 anos de criação


A Universidade Regional do Cariri – URCA completa hoje, dia 8 de junho, 25 anos de criação. Uma solenidade às 8 horas, com hasteamento da bandeira, pelo Reitor Plácido Cidade Nuvens, será realizada, na Instituição. A Universidade Regional do Cariri - URCA é uma universidade pública estadual sediada nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Santana do Cariri. A URCA atende a uma comunidade de mais de 9 mil estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

Criada pela Lei Estadual n.º11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial n.º 94.016, a URCA foi instalada oficialmente em 7 de março de 1987. Integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE). Possui seis campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional. A URCA tem como objetivo principal promover a transformação da realidade regional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Almejando alcançar os objetivos propostos a URCA, atualmente, conta com 16 cursos regulares de Graduação, 3 Programas Especiais de Formação de Professores, 6 cursos Sequenciais, 1 curso de Técnico em Enfermagem, 2 Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" e 3 Unidades Descentralizadas -UD, em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

A URCA teve como Reitor ao longo desses 25 anos, Antônio Martins Filho - 1986-1987; José Teodoro Soares 1987-1990; Manuel Edmilson do Nascimento,1990-1996; Violeta Arraes - 1996-2003; André Luiz Herzog Cardoso, 2003-2007; e Plácido Cidade Nuvens 2007 até o dia 30 de junho deste ano. Ainda não foi definido pelo governador do estado quem será o sucessor do Reitor Plácido Cidade Nuvens para os próximos quatro anos. A Vice-Reitora, Otonite Cortez, juntamente com Patrício Melo, venceram a consulta acadêmica para escola de reitor e vice-reitor, respectivamente. A consulta foi realizada no último dia 26 de maio.

Fonte: URCA - Universidade Regional do Cariri

O Nosso Mural está em manutenção - Voltará em Breve!

Olá, gente,

O mural da aba lateral direita está em manutenção após apresentar um problema técnico que poderia bloquear todo o blog se não o desativássemos. Este tipo de mural tem pego um vírus estranho que está derrubando muitos sites de internet. Estamos providenciando a sua substituição por outro que tenha mais segurança para nossos usuários.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Número de voos duplica para Cariri


Com as melhorias no Aeroporto de Juazeiro do Norte, sua capacidade pode chegar até 500 mil pessoas/ano - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - As empresas Gol e Avianca anunciaram novas rotas para Juazeiro. A Azul inicia seu novo voo no dia 16.

Juazeiro do Norte. Serão duplicados, até o início de julho, os voos destinados ao Cariri. Com quatro voos atualmente, a partir do próximo mês serão oito. As empresas Gol e Avianca acabam de anunciar novas rotas aéreas. Isso mesmo com os problemas de infraestrutura que o local tem atravessado nos últimos anos. A 16ª Vara Federal de Justiça, em Juazeiro do Norte, determinou, no dia 15 do mês passado, 30 dias para o início da construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MPOs), o que já foi acatado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A concorrência entre as empresas faz com que novos espaços sejam ocupados. A primeira delas, a Azul Linhas Aéreas, com voos diretos para Campinas, interior de São Paulo. As novas empresas, juntamente com a Azul, garantirão o dobro passando de quatro para oito opções. Atualmente, são dois voos da Gol e mais dois da Avianca. No dia 16, às 2 horas, a Azul inicia com o voo inaugural, por meio da aeronave EMB190 com 108 passageiros. Haverá um receptivo no aeroporto com autoridades municipais, banda de música e apresentações folclóricas no saguão do aeroporto.

A Gol inaugura o seu novo voo, em junho, às 20h30, para Fortaleza e retorna no outro dia, às 8h30, com pouso, em Juazeiro, às 9h30. O outro voo da Gol é para Recife, saindo às 10 horas e chegando às 11 horas na capital pernambucana. Tanto de Fortaleza quanto Recife, essa mesma aeronave segue para Guarulhos (SP), com opções de conexões para outros destinos. Passarão a ser dois voos para Recife e três para Fortaleza. Um nova mudança também acontece com o voo da Avianca, que parte de Guarulhos às 5 horas, pousando às 8 horas, em Juazeiro, de onde retorna às 9h15 em uma moderníssima aeronave A318. O vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, entusiasta pelas melhorias no aeroporto local, comemorou as iniciativas das empresas aéreas lembrando que os bilhetes já estão à venda. A concorrência já estimula, também, a queda no preço das passagens. Em julho, por exemplo, a Avianca disponibiliza ida e volta à São Paulo por apenas R$ 380,00. Os oito voos diários acontecem de segunda à sábado e, no domingo, aumenta mais um por conta da Gol que já operava na manhã para Fortaleza e Rio Janeiro.

Com a obra a ser iniciada, será ampliada a área de embarque e desembarque dos passageiros e a construção de banheiros e áreas de alimentação. Com a capacidade ultrapassada de 50 mil pessoas por ano, o aeroporto poderá ter capacidade para 500 mil. O que, segundo a realidade de crescimento, deverá estar superada em poucos anos. A capacidade ano passado já chegava a cerca de 250 mil passageiros por ano.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto, Juazeiro - Telefones: (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Crato é Cultura: InConto Marcado! Literatura Itinerante - Wilson Bernardo


Com apoio da secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal, o Crato recebeu o espetáculo "conto de fadas e de meninos". Espetáculo teatral de contação de histórias baseado em dois contos da literatura brasileira, de autores como Marina Colassanti e do pernambucano Luís Jardim. O espetáculo traz ao Cariri a ex-narizinho do Sitio do Pica-pau amarelo Daniele Rodrigues e Solange Teixeira. O prefeito Samuel Araripe, talvez retornando aos bons tempos do que é ser criança, foi conferir a encenação, demonstrando assim toda sensibilidade que um gestor deve ter, em se tratando do que é burocrático para o município, como valorizar e se humanizar cada vez mais com o mundo mágico e lúdico do paraíso das fadas e do maravilho universo das fábulas.


O prefeito Samuel Araripe entre crianças maravilhadas ,com o imaginário mundo faz de conta


Cena do conto Fio após Fio de Marina Colasanti


Cena do Música do Céu com pistão de pau,da obra de Luís Jardim


Dois Guris nordestino redescobrindo o mundo magico de Deus,na reflexão da seca do Nordeste


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

VEM AÍ a nossa I MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO!


http://1.bp.blogspot.com/-T1lAOKQr5gY/Te9on-eYtII/AAAAAAAAXok/oWf4fPikl6Y/s1600/Mostra_Crato_de_Cinema_e_Video450.jpg


Começa dia 13 de junho, segunda-feira. A gente quer comemorar festivamente os 100 anos do Cine Paraíso instalado aqui no Crato, em 3 de junho de 1911 pelo italiano Victorio di Mayo. Divulgaremos a programação aqui no blog. Aguardem! (Por Luiz Carlos Salatiel).

INFRAERO - AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI - A VERDADE.


INFRAERO - AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI - A VERDADE QUE OS POLÍTICOS DO CARIRI ESTÃO ESCONDENDO DO POVO

As autoridades do Cariri ( Vice-Prefeito, Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores) que se dizem preocupadas e que constantemente ocupam espaços em rádios e TV como defensores da reforma do nosso aeroporto, na verdade estão apenas querendo aparecer.

Examinando as fotos que eu anexei a essa notinha, qualquer pessoa poderá entender as razões pelas quais a INFRAERO está empurrando com a barriga essa grande obra.

Essas fotos eu fiz hoje, 06.06.2011. A pista de 2.000 metros de comprimento por 30 metros de largura já está pronta e totalmente sinalizada, inclusive sendo utilizada por aeronaves, durante o dia.

O restante da obra será inaugurada e entregue ao povo da Paraíba, no próximo mês de agosto.

Considerando que o aeroporto de Cajazeiras tem a mesma capacidade do nosso; que as estradas da Paraíba são melhores conservadas do que as do ceará; que o maior número de usuários do nosso aeroporto são oriundos do Alto Piranhas, do Vale do Piancó, do Rio Grande do Norte, do Vale do Jaguaribe, do Centro Sul e do cariri Oeste do Ceará, está muito claro e evidente que a movimentação do ARC vai ser reduzida em 50%, a partir do mês de agosto.

Todos os políticos estão sabendo disso. E a INFRAERO está aguardando para avaliar a dimensão da reforma que será necessária.

Em resumo: O Cariri do Ceará, por absoluta falta de lideranças políticas influentes, vai perder essa grande fatia do mercado.

Será que eu falei demais, outra vez? Você concorda com alguma coisa que eu disse?

João Dino.

Hospital Regioinal do Cariri - Ausência de concurso público é criticada por profissionais


Atualmente, foram contratados para trabalhar no Hospital Regional do Cariri, 107 médicos. Eles também consideram os salários baixos - FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS - A forma de contratação de profissionais para o Hospital Regional do Cariri é questionada.

Juazeiro do Norte. Ausência de concurso público para a seleção dos profissionais de saúde para o Hospital Regional do Cariri (HRC) é criticada por profissionais de saúde da região. Mesmo com a forma de contratação do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), com seleção por meio de editais, aplicando provas e entrevistas. Os salários também são considerados baixos pelos profissionais de saúde da região do Cariri. O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, volta a ressaltar que os salários oferecidos pelo Hospital Regional do Cariri (HRC), atualmente com 107 médicos contratados, são razoáveis.

Ele enfatiza a forma criteriosa da seleção dos 998 profissionais contratados, pela organização social gestora. Esse mesmo modelo de gestão poderá ser seguido no hospital da Zona Norte, em Sobral. Ainda não foi discutido o modelo a ser encampado pelos hospitais de Quixeramobim e região metropolitana.

A terceirização de equipamentos de saúde - que tem sido com gestão de organizações sociais em todo o Brasil -, segundo o delegado do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, no Cariri, José Flávio Vieira, tem descaracterizado a saúde pública. Ele destaca o projeto de construção do HRC, mesmo com as vantagens de um hospital moderno e necessário para a região, que perde a característica de um hospital totalmente público, por ser terceirizado.

Segundo o médico, quando apareceu a promessa da construção de um Hospital Regional Público se pensou finalmente em uma solução para o crítico atendimento de urgência e emergência no sul cearense. Esse serviço foi anunciado esta semana, pelo secretário, para ser iniciado no próximo mês. José Flávio destaca preocupações futuras quanto à manutenção do hospital e a dificuldade de manutenção de um corpo clínico fixo, com a ausência de estabilidade profissional, que poderia ser garantida com o concurso. "Muitos dos profissionais são jovens que estão iniciando a carreira", diz ele.

Outra grande preocupação diz respeito a própria manutenção. O repasse já anunciado pelo Estado é de R$ 6 milhões, que será entregue à instituição gestora para administrar. "Sabe-se que a saúde trabalha com tetos financeiros fixos e limitados e que não existem verbas novas para suprir as onerosas necessidades do novo serviço. Os Municípios da região terão que financiar, com seus já parcos recursos, o novo e importante hospital. Como o lençol é curto, não há como alguém não ficar com frio", critica José Flávio.

Ele lança a sua preocupação quanto às dificuldades de sobrevivência de outros hospitais e essa situação poderá gerar uma sobrecarga no HRC, já no seu nascedouro. Para o médico, isso poderá fazer com que o Hospital Regional padeça da patologia que acomete os incontáveis serviços de emergência no Brasil, a exemplo do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, com filas enormes, pacientes internos em corredores e macas e equipes trabalhando em regime de guerra. "Para que o Hospital Regional funcione a contento, ele necessitará de uma rede hierarquizada e referenciada de qualidade e com resolutividade", diz.

O médico Ângelo Roncalli, de Juazeiro do Norte, acompanhou o processo inicial do projeto do Hospital Regional. Ele é um crítico veemente da forma de administração dos hospitais por meio de organizações sociais. A dificuldade de contratação de algumas especialidades médicas faz com esses profissionais, segundo ele, sejam contratados mediante o currículo e entrevista. "Na verdade, o Estado entrega o hospital para uma empresa privada, que administra. Ao fazer isso, tira os direitos adquiridos que é o de empregabilidade no setor público. Dizem que isso melhora a dinâmica do hospital, mas o Governo não pode tratar a saúde do ponto de vista empresarial", diz.

A forma de contratação, segundo Roncalli, irá gerar uma alta rotatividade de médicos, não gerando vínculo. Ele afirma que tem colegas que não fizeram provas e já foram chamados. "Essa forma de contratação não proporciona uma equipe forte e estruturada", diz ele. Ainda critica a forma como vem sendo administrado o Hospital, que aos poucos tem iniciado os serviços. "Acho ridículo ver esse funcionamento começar de portas fechadas. Uma verdadeira hipocrisia", critica.

O secretário de Saúde, na última segunda-feira, destacou o método rigoroso de seleção dos funcionários, e citou como exemplo a contratação da diretora geral do local, Demostênia Coelho, que passou por uma entrevista de quatro horas com ele e o próprio governador do Estado, Cid Gomes. "Respeito quem pensa de outra maneira, mas essa forma de gestão está amparada pela legislação e os profissionais amparados pela Consolidação das Leis Trabalhistas", defende, ao ressaltar que os profissionais contratados passaram por um concurso.

Rigoroso

O secretário vai mais longe e diz que, em relação a outros Estados, o Ceará atua de forma mais rigorosa em relação a esse modelo de gestão, buscando resultados que beneficiem a saúde da população. Justifica que foi por isso que adotou o mesmo modelo do Hospital Waldemar Alcântara, de Fortaleza, que há nove anos é administrado pela mesma organização social do HRC e é modelo no Estado.

O médico José Flávio diz que essa forma de contratação não se trata propriamente de um concurso, mas de um mero processo seletivo. E até questiona se todos realmente foram contratados após a seleção. "Sob regime de CLT, ou seja, sem nenhuma estabilidade e pior, com um salário miserável, bem abaixo, inclusive, do que se tem no mercado caririense", diz ele.

O Sindicato dos Médicos, de acordo com José Flávio, orientou toda a categoria a não se inscrever para realização da seleção para o hospital.

Elizângela santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet


MAIS INFORMAÇÕES


Secretaria de Saúde do Estado - Telefone: (85) 3101.5123 HRC - Rua Catulo da Paixão Cearense, S/N, Juazeiro do Norte (CE)

CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE FARÁ TURNÊ EM PORTUGAL

Marina Silva diz que situação de Palocci era "insustentável"


Palocci cai mais uma vez sob suspeitas de corrupção

Ex-senadora cobrou continuidade das investigações após demissão de ex-ministro

A ex-senadora Marina Silva disse nesta terça-feira (7) que a situação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, estava "insustentável". Ele deixou o cargo hoje à tarde em meio a suspeitas sobre seu patrimônio pessoal.

- A situação estava insustentável. Quando começaram as denúncias, a primeira coisa que eu pensei foi 'a Dilma precisa encontrar a Dilma dela'.

Marina se referia ao fato de a presidente ter sido a ministra da Casa Civil durante o governo Lula. Dilma assumiu o cargo em 2005, após a queda de José Dirceu, pivô do escândalo do mensalão.

- A presidente assumiu na época a mesma pasta em uma situação semelhante e cumpriu um papel junto ao presidente Lula. A ex-senadora, que concorreu à Presidência da República no ano passado pelo PV, foi ministra do Meio Ambiente de Lula. Em sua passagem pelo governo, conviveu com Palocci, que foi ministro da Fazenda, e com Dilma, que antes de chefiar a Casa Civil era ministra de Minas e Energia. Questionada sobre a escolha da senadora Gleisi Hoffmann para substituir Palocci, Marina disse que se trata de "uma pessoa muito séria". A verde cobrou a continuidade das investigações sobre o ex-ministro mesmo após sua saída do governo.

- A demissão do ministro não deve ser para encerrar o assunto, e, sim para que seja tratado da forma mais adequada possível pelos órgãos de controle e pela sociedade.

A polêmica envolvendo Palocci teve início quando o jornal Folha de S.Paulo informou, em reportagem do dia 15 de maio, que seu patrimônio pessoal cresceu 20 vezes entre 2006 e 2010, quando ele foi deputado federal e prestou serviços de consultoria por meio de sua empresa, a Projeto.

Agência Estado

CÂMARA DO CRATO EMPOSSA NOVO VEREADOR


A Sessão da Câmara Municipal do Crato, desta segunda-feira, dia 06 de junho de 2011, foi marcada pela posse do suplente de vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB), no posto da Vereadora Joana Pedroza (PSB), que perdeu o mandato, por força de uma decisão condenatória do Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Apolinário assinou o termo de posse e, em seguida, fez o juramento, prometendo cumprir o Regimento Interno da Casa. A solenidade aconteceu na sala do Presidente – Vereador Florisval Coriolano (PTC), no anexo da Câmara, no Edifício Cirero Araripe, com a presença de vários convidados, como o ex-prefeito Walter Peixoto e o ex – vereador Laércio Vasconcelos. No início da sessão ordinária, no Palácio José Valdevino de Brito o Vereador Florisval Coriolano ao lado do vice presidente – Ailton Esmeraldo (PP) formaram a mesa solene, convidando o ex- vereador Laércio Vasconcelos e o ex-prefeito Walter Peixoto.

Na sequência, foi realizada a eleição para secretaria da mesa, que era ocupada por Joana Pedroza. Por aclamação o Vereador Apolinário foi escolhido para exercer a função. Após ocupar o assento de secretário na Mesa Diretora, Apolinário usou a Tribuna, onde realizou seu primeiro discurso como vereador empossado. Emocionado, ele agradeceu a família, aos eleitores e aos amigos pela oportunidade de estar voltando ao Poder Legislativo cratense. Afirmou que não gostaria que fosse daquela forma, pois considerava bastante a vereadora e sua famíla e reconhecia que ainda poderia deixar o cargo, pois ela tem todo o direito de recorrer. No momento em que a palavra foi facultada, todos os vereadores desejaram boa sorte ao novo edil. Mara Guedes (PT) afirmou que espera encontrar em Apolinário, a mesma dedicação e competência da Vereadora Joana Pedroza, que muito engrandeceu a Câmara Municipal, quando esteve no cargo.

Parentes e amigos de Antônio Apolinário acompanharam a sessão, que lhe deu posse, em uma das cadeiras do Poder Legislativo.

Fonte: CVC

Primeira ressonância magnética no Interior


Juazeiro do Norte. O Hospital Regional do Cariri (HRC) realizou, na manhã de ontem, o primeiro exame do setor público de ressonância magnética do interior do Estado. A primeira beneficiada com o exame, que antes para ser feito na região custaria entre R$ 700,00 e R$ 1300,00, é a dona de casa Maria Pinheiro Moreira de Crato. Com ela, mais sete pacientes, seis do Crato e uma de Missão velha, foram beneficiados. Ontem também foi realizado no local, o I Encontro do Hospital Regional, com os representantes de instituições da área da saúde, das universidades e faculdades da região. No próximo mês será aberto o setor de urgência e emergência do hospital. A parte de ensino e pesquisa está prevista para ser iniciada no segundo semestre.

Há cerca de 15 dias foram iniciados os primeiros atendimentos, com a parte eletiva nas áreas de ultrassonografia, laboratórios, endoscopia e consultas pré-cirúrgicas. O pré-operatório dos pacientes que já estão aguardando na fila deverá ser iniciado ainda este mês. Esta semana começam os primeiros exames de tomografia computadorizada, radiologia geral, mamografia e outros exames. Durante este mês, os pacientes já estarão internados para o pré-operatório e procedimentos cirúrgicos, além de clínicos.

No caso da ressonância, o aparelho adquirido pelo hospital custou cerca de R$ 1 milhão, e é considerado o mais moderno do Estado. Segundo os técnicos, as imagens possuem alta resolução, possibilitando, por meio de uma técnica de fusão, mostrar as áreas examinadas de uma forma completa, como foram os casos das duas primeiras pacientes, que tiveram a coluna vertebral examinada.

Arruda Bastos enfatizou que o hospital está seguindo o cronograma e não vem tendo dificuldades de implantação. A forma de gestão, segundo ele, segue um calendário, e tudo já está definido, inclusive o planejamento com as empresas que dão suporte ao equipamento. Próxima semana, o encontro será com os conselhos municipais de saúde dos 44 Municípios da macrorregião do Cariri, microrregião de Icó e microrregião de Iguatu. No sábado, o governador do Estado, Cid Gomes, estará transferindo o Governo para o Hospital Regional do Cariri. Às 9 horas, haverá um encontro no local.

Contratados

Ele disse que foram contratados pelo HRC até o momento 107 médicos. "Esse número é mais do que o suficiente para o cronograma de implantação", afirma. Caso os que foram aprovados na primeira seleção não assumam no período previsto suas vagas, será lançado novo edital para o preenchimento dessas vagas, com um número maior de médicos, incluindo, conforme o secretário, um banco de reserva de profissionais.

Semana passada, foi a vez dos prefeitos, que tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do equipamento e obter informações de como será o funcionamento junto aos Municípios. A estrutura voltada para as condições de ensino e pesquisa do hospital foi apresentada pelo secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, e a diretoria do Hospital. O HRC foi criado na região para se tornar uma referência em atividades de ensino e pesquisa, serviço que começa a ser implementado a partir do segundo semestre deste ano. Segundo secretário, o equipamento segue todos os procedimentos necessários para implementação dos serviços.

Elizângela santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Saúde do Estado. Telefone: (85) 3101.5123
HRC: Rua Catulo da Paixão Cearense, S/N, Juazeiro do Norte - CE
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Novo Espaço em Crato - Petisqueria/Bar SÓNASEXTA


PETISQUERIA/BAR SÓNASEXTA

NOTA - A gentileza do nosso querido leitor Jefferson Wallace é tanta, que faço questão de fazer uma divulgação aqui do novo espaço que se abre no Crato e com certeza, atenderemos a este belo convite. Um abraço, Jefferson, visitarei vocês e levarei a minha câmera para registrar.

"Caro Dihelson,

Não nos conhecemos, sou leitor do BlogdoCrato, me chamo Jefferson Wallace, e percebo que tens bom gosto. Gostaria de conviá-lo a conhecer nosso estabelecimento. Abrimos um Petisqueria/Bar chamado SÓNASEXTA, fica numa residência, por isso lá é um ambiente familiar, onde recebemos na maioria amigos, e amigos dos amigos. A idéia é ter um local onde os amigos possam sentar, comer bem, beber e conversar depois do trabalho, num ambiente pequeno e aconchegante.

Fica na Rua Loyola de Alencar (próximo ao CCAA), na residencia da familia Cysne (Sr. Aristides Cysne e Sra. Socorro Cysne) os responsáveis sou Eu (Jefferson W. Alencar) e Adriana Cysne, abrimos apenas nas sextas-feiras. Nesta sexta dia (10/06/11) termos música ao vivo com o Cantor Evandro

Alguns ítens do nosso cardápio:

Camarão água e óleo
Muqueca de Arráia
Espetinhos
Filé ao molho sakura c/ batata frita
Feijão verde cremoso
Baião molhado
Paçoca
Codorna
Batata Rechada
Cuscuz Delicia
etc...

Funcionamos de 17 às 00hs

Ficaria grato com sua presença,
Um abraço Jefferson Wallace/Adriana Cysne

Dr. Mário Correia comenta o barulho na cidade do Crato


Ao caríssimo Dihelson Mendonça
e Viviam Cardoso.

Estou em plena sintonia com o clamor de voces. Realmente a barulheira é grande no Crato todo. Inclusive está se alastrando até para o Bairro vilalta. Uma Escola situada na rua Getúlio Vargas, entre a Travessa Milagres e Antonio Xenofonte está com sua finalidade desviada. Agora é casa de eventos para aluguel quase todos os finais de semana. Quando não é sexta-feira, é no sábado ou no domingo. Em plena zona residencial.

Já fizemos várias reclamações para o Ronda do Quateirão, Polícia Militar. Mas na realidade, ninguém assume a responsabilidade de frear este abuso para com a sociedade. Estamos colhendo provas a fim de acionarmos a justiça, assim como, comunicar a Secretartia Estadual de Educação, pois está evidente um desvio de finalidade desta Escola. Não devemos desistir nunca.

Um forte abraço para todos e conte comigo.

Atenciosamente

Mário Correia de Oliveira Júnior
Advogado
OAB-CE 15.948

A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO A FAIXA DE PEDESTRES SERÁ EXPLICADA POR MIMICA NO CRATO


R
espeitar a faixa de pedestres não é nenhum favor, nem uma norma de educação e nem boas maneiras no transito, mas sim, uma obrigação por lei que objetiva facilitar ao cidadão a travessia nas vias publicas. A faixa de segurança, como também é assim chamada, é uma sinalização horizontal constituída por uma serie de faixas que delimitam a área determinada nas ruas e avenidas por onde o pedestre tem prioridades ao atravessá-las. O pedestre tem o direito de esticar o braço com a palma da mão voltada para os carros, esperar os veículos pararem e atravessar na faixa. Este sinal é como um dialogo entre o pedestre e o motorista que tem a obrigação de atender o gesto do pedestre.

Na maioria das cidades brasileiras é grande o numero de condutores de veículos automotores tem desrespeitando essa norma, ou seja, não pàra para dar a vez ao pedestre. No Crato não é diferente. O Departamento Municipal de Transito DEMUTRAN, em parceria com a Secretaria de Administração e Planejamento, vai realizar algumas ações educativas no tocante ao respeito a faixa de segurança. O trabalho será iniciado na semana do município, entre 16 a 21 de junho e prosseguir por tempo indeterminado.

O secretário de administração e planejamento, Cristiano Siebra Felicio Calou, explicou que as ações serão feitas por artistas populares e funcionários do município utilizando a mímica como forma de explicar aos motoristas a importância do respeito a faixa de pedestres. Disse o secretário que, como a mímica é algo muito forte de exprimir pensamentos e sentimentos, não há, neste caso, meios mais eficientes. Nos seus gestos os sematologistas transmitirão mensagens reflexivas, chamando a atenção quanto aos direitos e deveres do motorista e do pedestre. Disse também Cristiano que o objetivo é prevenir acidentes e que a iniciativa foi tomada depois de se ter verificado grande volume de reclamações sobre o desrespeito dos condutores as faixas de segurança, no Crato.

Por: Wilson Rodrigues

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO – SONORIDADES (08/06/2011)


Jefferson Gonçalves: Encruzilhada de Sons

O carioca Jefferson Gonçalves começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas: o blues. Fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc., gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no País.
No entanto, o blues não foi fator limitante para Jefferson. O gaitista identificou traços muito semelhantes entre a música negra norte-americana e a do Nordeste brasileiro, baseada nos ritmos de forró, como o baião, o xaxado e o xote. E essa percepção alargou-lhe os horizontes.
Em 2003, Jefferson Gonçalves ministrou o primeiro curso de gaita em Nova Olinda, cidade do Cariri cearense. Desde então, vem periodicamente ao Cariri, principalmente para Nova Olinda, mas também para o Crato, ministrar oficinas de formação musical para crianças e jovens da Fundação Casa Grande e do Projeto Nova Vida, este situado na zona rural cratense.
E foi em Nova Olinda, no último sábado, 4 de junho, que fomos encontrar Jefferson Gonçalves, em meio ao Encontro Musical Ibero-Americano que movimentava aquela bucólica cidadezinha.
Com a generosidade que lhe é peculiar, Jefferson Gonçalves nos concedeu uma entrevista de meia hora de duração, tendo como pano de fundo a apresentação de um grupo de reisado local. E mais: presenteou-nos com o seu novo disco Encruzilhada, com direito a dedicatória.
Pela sua representatividade como um dos expoentes do blues tocado no Brasil, e pela sua relação com a região do Cariri, o programa Cariri Encantado presta, pela segunda vez, homenagem a este músico que une talento musical e exercício de cidadania, neste especial intitulado “Jefferson Gonçalves: Encruzilhada de Sons”. Nele, será veiculada essa inédita e exclusiva entrevista, feita especialmente para o programa, além de uma seleção desse seu novo registro musical.

Onde escutar
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

Evento de Incentivo a leitura tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato


O "InConto Marcado" Projeto de Literatura Itinerante, foi contemplado pela Bolsa FUNARTE de Circulação Literária 2010. O projeto oferece apresentações teatrais de contação de histórias e a realização de oficina de capacitação artística para educadores, como forma de motivar crianças e adultos a construírem o hábito e o gosto pela leitura. Tem também a finalidade de conscientizar os participantes da necessidade de intensificar ações de incentivo à leitura, tendo em conta seus inúmeros benefícios.

No Crato, o projeto foi apresentado nos últimos dias 6 e 7. Dia 6 aconteceram oficinas para educadores, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, e ontem dia 7, um espetáculo de contação de histórias baseado em dois belos contos da Literatura Brasileira: “Fio após Fio” de Marina Colassanti e “Música do Céu com Pistão de Pau, de Luiz Jardim, no Teatro Salviano Arraes Saraiva com sessões pela manhã e tarde.

O projeto foi criado pela atriz Daniele Rodrigues - que iniciou sua carreira artística aos 9 anos de idade, interpretando a Narizinho do Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo, na Rede Globo - e está sendo desenvolvido juntamente com a premiada atriz cearense, Solange Teixeira. Ambas contam com 30 anos de carreira no Teatro, TV e Cinema, inclusive, em ações e projetos específicos de incentivo à leitura. Segundo Danielle Esmeraldo o Governo do Crato procura apoiar todos os projetos de incentivo a leitura, cultura, inclusão social e cidadania.

Fonte: PMC

Educação do Crato recebe premiação pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa


O município do Crato conseguiu chegar ao patamar desejado no Programa de Alfabetização na Idade Certa. O reconhecimento é graças a um esforço continuado da Secretaria de Educação do Crato, o secretário professor Valentim Dantas, e a equipe que faz a Secretaria e as escolas. Segundo o secretário, esta meta vinha sendo perseguida desde o ano de 2007. Nesta semana, o secretário esteve em Fortaleza, onde recebeu da Secretária Estadual de Educação, Izolda Cela, o troféu escola nota 10, nível desejado. O professor Valentim diz que todos os que fazem a Educação estão de parabéns, especialmente os professores, peça fundamental nesse xadrez de aprendizagem.

Fonte: PMC

EMPRESA DE TELEFONIA PARTICIPA DE SESSÃO NA CÂMARA


A Mesa Diretora da Câmara Municipal do Crato abriu espaço, na sessão ordinária, desta terça-feira, dia 07 de junho, para dois representantes da empresa de telefonia Oi. Nerilson Moreira Araújo e Noer Filho, durante duas horas e meia apresentaram os projetos e as formas de operação da empresa.

O Presidente do Poder Legislativo - Vereador Florisval Coriolano (PTC) afirmou que o objetivo da participação dos representantes da Oi era tirar dúvidas da população e dos vereadores, sobre a forma de atuação da empresa e serviu, também, para cobrar deles, uma maior atenção aos Requerimentos dos vereadores, quando estes solicitam a instalação de telefones públicos, principalmente em comunidades da zona rural.

Fonte: CVC

VEREADORES DIALOGAM COM SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE CONCURSO PÚBLICO E GRATIFICAÇÃO PARA AGENTES DE TRÂNSITO

Matéria em Destaque



O secretário de Administração do Município do Crato, Cristiano Siebra Felício Calou, esteve no final da tarde, da quarta-feira passada, dia 1º de junho, no Gabinete do Presidente do Poder Legislativo – Vereador Florisval Coriolano (PTC), onde se encotrava, também, o Vereador Pedro de Alagoano (PSB). Dois assuntos nortearam o diálogo, entre o secretário e os legisladores: concurso público e a gratificação para os agentes de trânsito.

Sobre o concuso público, Cristiano Felício afirmou que o processo está em fase de finalização dos ajustes necessários, para publicação de Edital, bem como para escolha da instituição que vai realizar o certame. Sobre a escolha da entidade que vai produzir o concurso e a previsão da data para realização do mesmo, ele colocou que logo seja concluído o trabalho da comissão, será reaberto o processo de escolha, pois é necessário que tudo seja realizado com transparência, respeitando a moralidade, a legalidade e a eficiência administrativa. O Secretário garantiu que o concurso vai acontecer, no entanto não informou em que mês será publicado o Edital e posteriormente, lançadas as provas.

A reivindicação dos agentes de trânsito, que de acordo com informações do Presidente do Sindicato da categoria no Cariri, Valdir Medeiros, o Crato paga o menor salário, em relação a Juazeiro e a Barbalha, Crisitiano discordou de algumas colocações do líder sindical, principalmente quando ele colocou que os agentes do Munícipio recebiam menos de um salário mínimo. Eles ganham um salário base de R$ 569,00 e mais 25% de uma gratificação de risco de vida e periculosidade, o que chega a mais de R$ 700,00. Para ser contemplar os agente com mais uma gratificação, primeiramente é preciso que se analise o amparo legal e depois se verifique a isonomia entre as categorias funcionais e onde se enquadra a categoria dos agentes de trânsito”, finalizou Crisriano Felício.

O Presidente da Câmara, Vereador Florisval Coriolano acredita que a Administração Municipal esteja esperando que passe o calendário de festas, principalmente a Expocrato para, em seguida, lançar o Edital, promovendo o concurso público. A espectativa é que no mês de agosto este processo possa avançar. O secretário de Administração nos informou também que os salários estipulados para as categorias que estão dentro do concurso, estão defasados, o que provocou um novo estudo por parte da Adminsitração.

Sobre a gratificação para os agentes de trânsito, Florisval ressaltou que o secretário justificou que já há um repasse de horas extras para os agentes, o que inviabilizaria a criação de mais uma gratificação. Os representantes do Demutran já se reuniram com o secretário, na manhã desta quarta-feira para resolver o impasse. O Vereador Pedro de Alagoano disse que a Câmara Municipal está cumprindo o seu papel de discutir com a Admisnitração, o que pode melhorar para os servidores públicos e toda sociedade cratense.

Fonte: CVC

Crato adquire 3 Microônibus para o Transporte Escolar


Visando dar maior comodidade aos alunos usuários do transporte escolar, a Secretaria de Educação do Crato adquiriu com recursos próprios três microônibus. A finalidade é possibilitar maiores condições de locomoção com uma frota escolar renovada. O Secretário de Educação, Professor Valentim Dantas, tem mantido contato com a Secretaria de Educação do Estado, no intuito de adquirir mais três veículos. A proposta do Governo do Estado é que a cada veículo adquirido pelo município é garantido outro. Conforme o secretário, caso a prefeitura consiga este objetivo, haverá uma sensível melhora da frota de veículos da Educação do Crato.

Fonte: PMC

Há 100 anos, funcionou em Crato o primeiro cinema do interior do Ceará


Matéria em Destaque

NE - CRATO - É aqui onde o Cariri começa !

Na última sexta feira, 3 de junho, o Crato celebrou seu centenário da primeira exibição do cinema paraíso, graças ao pioneirismo do italiano, Vitorio Di Mayo ( Foto ), criador do primeiro cinema do interior do Ceará. Isso enobrece os filhos da terra, sobretudo daqueles devotados à arte cinematográfica e caracteriza-se como marco histórico na cultura caririense. É preciso esclarecer que, anterior à referida data ocorreu, também em Crato, a presença de alguns exibidores ambulantes, utilizando-se do Bioscopio e da Lanterna Mágica, aparelhos que funcionavam a partir de discos e placas de vidro com gravações de imagens. A declaração foi do cineasta cratense, Glauco Vieira Fernandes, professor da Universidade Regional do Cariri.

O também cineasta, Jackson Oliveira Bantim, conta que um desses exibidores foi seu bisavô e fotografo da época, Luiz Gonzaga de Oliveira ( Gonzaguinha ). No livro “imagens” o cineasta e produtor, Luiz Carlos Salatiel relata que no final do século XIX, artistas de uma companhia de teatro italiana passaram pela cidade do Crato e que entre piruetas, caretas e dramalhões, um numero único era o de grande destaque: a exibição de imagens projetadas por um rudimentar aparelho que tinha o exótico nome de “BIOSCOPIO”. Na platéia estava Gonzaguinha que ficou impressionado com a maquininha tão estranha e de nome esquisito que projetava imagens fantasmagóricas num toldo branco esticado sob a lona do circo. Impressionado com a grande novidade, Gonzaguinha viajou a cavalo até Fortaleza onde encomendou o equipamento vindo a recebê-lo há muitos dias depois. No Clube Romeiros do Porvir, localizado na Rua Grande, hoje Rua Dr. João Pessoa, Gonzaguinha montou a primeira sala de exibição de cinema do Cariri, causando verdadeiro frisson na cidade, vindo a permanecer por muitos anos.

Em depoimento dado pela neta de Gonzaguinha, Alda de Oliveira Fontenele, hoje com 94 anos de idade, ficamos sabendo que no cinema de seu avô, no inicio eram projetadas imagens coloridas que chegavam a assombrar a platéia. Com o tempo, disse ela, vieram os filmes mudos com atores de gestos exagerados e muito maquiados. Ela lembra ainda que a trilha sonora era feita ao vivo por um pianista ou uma bandinha de músicos que acompanhavam as tensões das cenas. Dona Vevé disse que os filmes se repetiam por varias semanas seguidas, isto porque eles vinham da capital em lombo de burros trazidos por tropeiros que comercializavam na cidade do Crato.

Somente em 3 de junho de 1911 inaugurou-se no Crato o primeiro cinema do interior do Ceará, o “Cine Paraíso”, trazido pelo italiano, da cidade de Nápoles, pioneiro na exibição de filmes no Brasil, Vitorio Di Mayo. Depois, em 1919, o Cine Cassino Sul-Americano, cujo prédio ainda existe até hoje na Praça Siqueira Campos. Para celebrar o centenário da primeira exibição do Cine Paraíso no Crato, a secretaria municipal de cultura, esportes e juventude está elaborando a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Estão sendo convidados cineastas cratenses e caririenses para a exibição de seus filmes durante a semana de 13 a 18 de junho, antecedendo as comemorações dos 247 anos de emancipação política do município. No período haverá exposição de fotos contando a historia cinematográfica do Crato.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Demutran inicia planejamento para implantação do sistema zona azul no Crato


O Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran), no intuito de promover melhorias no processo de organização do trânsito da cidade, está realizando planejamento para a implantação do sistema zona azul, que é o sistema rotativo de trânsito. Com esse sistema, haverá uma dinamização na mobilidade dos veículos, principalmente no centro da cidade, viabilizando o desafogamento do trânsito. Essa iniciativa vem sendo adotada por cidades de porte médio e grandes, no sentido de melhor disciplinar o tráfego.

Fonte: PMC

Cuba virou uma "fábrica de espanhóis" – por Yoani Sáchez (*)


(Postado por Armando Rafael)


Jorge não possui a certidão de nascimento do avô, originário das Ilhas Canárias, para obter sua nova nacionalidade na Embaixada da Espanha em Havana. Evarista, que mora apenas a duas portas da sua casa, há três anos iniciou o processo, enquanto espera a certidão de casamento de seus avós maternos. Em agosto, Maritza, que mora no andar de cima, partirá com seus dois filhos menores de 21 anos para tentar a sorte em Oviedo; ela entrará no avião com seu novo passaporte comunitário obtido graças à chamada lei dos netos.

Por todo o bairro, as pessoas remexem os baús em busca de velhas fotos de parentes, reconstroem uma árvore genealógica que até ontem era passatempo somente de pessoas obcecadas com seus antepassados. Os cubanos olham cada vez mais para trás e para fora e resgatam seus vínculos com a Península Ibérica. Não há locais mais ativos e concorridos neste país do que os consulados, nem posse mais prezada do que um parente que alguma vez empregou a letra "z".

Somos uma ilha que se vai, que escapa, nem o canto das tímidas reformas econômicas consegue nos deixar presos ao mastro nacional.

Quando um caminho de fuga é cancelado, a pressão interna provoca o surgimento de outros. Há alguns anos, essa rota de escape era pelo Equador; na época não era necessário um visto para entrar no país. E para lá foram milhares de compatriotas; uma parte conseguiu finalmente entrar em solo americano. Outros continuam - ainda hoje - presos entre sua condição de ilegal naquelas terras e a impossibilidade de entrar novamente em seu próprio país.

A rota de evasão passou também pela Rússia. Amigos e conhecidos nos contavam que, em breve, voariam para Moscou, quando sabíamos que eles não tinham ninguém naquelas terras, nenhum interesse de fato em viver nesta que uma vez foi nossa metrópole.

E, então, surgiu o caminho inverso ao de Cristóvão Colombo, a volta da terceira geração que nasceu no estrangeiro e agora retorna para a pátria de seus avós. A esquina formada pelas ruas Cárcel e Zulueta, onde tremula a bandeira da Espanha, converteu-se num local de peregrinação para aqueles que desejam partir. A fila de espera é imensa, os guardas examinam todos os documentos antes de autorizar a entrada no edifício, e o sol do meio-dia caribenho não faz ninguém desistir.

Entre os grandes paradoxos que marcam nossa realidade podemos destacar este, o de um discurso oficial extremamente nacionalista em contraposição ao sonho de emigrar que nutre a maioria dos cubanos.

Esta obsessão de partir que tomou conta do país não distingue idade nem filiação política. Até nas fileiras do Partido Comunista foram adotadas medidas para conter a debandada, impedir que os militantes iniciem os trâmites para obtenção da nacionalidade espanhola. O resultado não tem sido o esperado: muitos preferem renunciar à credencial do partido a esconder os papéis da avó galega ou do pai andaluz.


Entretanto, o mar continua sendo uma alternativa. As embarcações já não são tão improvisadas quanto as que singraram as águas em 1994, durante a crise dos balseiros. Um GPS custa cerca de 300 no mercado negro e é peça-chave para navegar até a Flórida. Em alguns lugares mais intrincados da costa norte da ilha, continuam chegando lanchas rápidas enviadas pelos exilados para buscar suas famílias. O risco é enorme para os tripulantes e os viajantes, mas quando o objetivo é partir, poucos se importam com o perigo. Sabemos que muitas pessoas foram interceptadas - ou pela guarda costeira americana ou pelos cubanos - pelo menos uma dezenas de vezes, mas continuam tentando. É como se um poderoso ímã as atraísse para fora, ou mais precisamente, como se uma força de repulsão as empurrasse de dentro.

Quem tem filhos pequenos ou teme os tubarões explora novas rotas. E obter a nacionalidade de outro país é uma delas. Assim, as pessoas vêm recorrendo aos tribunais, aos arquivos, cartórios que expedem certidões de nascimento ou de casamento. Um périplo que exige uma boa dose de perseverança, à prova de todos os tipo de obstáculos.

Mas não importa. Depois, com o dossiê completo, seguem para o consulado da Rua Zulueta. Calados, atentos, esperarão do lado de fora do majestoso edifício até conseguir entrar. São dezenas, centenas, milhares de candidatos a cada semana.

Olhando de fora, do Museu da Revolução, a uns poucos metros dali, parece que estamos diante de uma produção contínua. É uma sucessão de candidatos entrando por uma porta como cubanos, que saem mostrando o documento que os reconhece cidadãos de um outro país. Chegam até a caminhar diferente ao passar pela ampla cancela; parecem mais leves, menos nervosos, mais espanhóis.
( Tradução de Terezinha Martino)
(*) Yoani Sanchez é jornalista cubana e autora do blog Generación Y. Em 2008, recebeu o Prêmio Ortega Y Gasset de Jornalismo

CRATO FIGURA ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI


As autoridades policiais do Crato dizem que a cidade é uma das mais violentas do Cariri e atribui o fato a má distribuição de renda e também a ausência de políticas publicas sociais capazes de atenderem as necessidades da população menos favorecida que, acaba ingressando no mundo das drogas e termina no cometimento de crimes. O delegado da 19ª Delegacia de Policia Civil, Flavio Santos, cita o bolsa família como exemplo. Segundo ele, desde que o programa foi implantado verifica-se lenta queda nos índices da criminalidade, embora isto não apareça nas estatísticas do crime. No Crato, segundo o delegado, entre 2009 e 2010, os casos de violência diminuíram significativamente, embora continuem preocupantes.

O chefe do cartório da 19ª Delegacia Civil, Mário Gomes disse que o consumo de drogas no Crato está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade. As drogas, disse ele, é quem dissemina vários crimes como o furto, roubo, prostituição, homicídios e suicídios. Em 2010 foram registrados no Crato 105 homicídios e na grande maioria as drogas foram as motivadoras. Mario Gomes explicou ainda que o transito é responsável por 10 % das lesões corporais ocasionadas pela violência e 35 % das mortes de forma geral. O setor, no ano passado, registrou 549 casos, o que representa 35,5 casos/mês e mais de um por dia. O transito no Crato, segundo a estatística policial, contribui com 15 % dos casos da violência, concluiu Mario Gomes.

Para o presidente da subseção Crato da Ordem dos Advogados do Brasil, Francisco Fabrício Siebra Calou, a violência é manifestada em suas mais variadas formas e seu grau de intensidade está cada vez mais relacionado com a precariedade da infra estrutura estatal de equipamentos e serviços e isto tem sido observado na Região Metropolitana do Cariri onde é registrado flagrante falta de investimentos na estrutura da policia judiciária e também da própria justiça, levando ao Egrégio Conselho Nacional de Justiça CNJ a classificar a nossa justiça a mais deficiente do País. No Crato não poderia ser diferente e por esta razão está cidade figura entre as mais violentas da região, concluiu Fabrício.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

CINEMATÓGRAPHO - Cinema de Horror



CINEMA DE HORROR NO SESC JUAZEIRO
Duas sessões: 14h e 19h, às quartas-feiras
Mediação: Elvis Pinheiro
Programação:

08/06: O Corvo - (The Raven, 1963, 86')

"Verdadeiros mestres do horror agitam em meio a toques de humor" (The Film Daily) neste surpreendente conto com a mais negra magia!
Inspirado pelo poema gótico de Edgar Allan Poe e estrelando as lendas do horror Vincent Price, Peter Lorre e Boris Karloff - e Jack Nicholson em uma de suas primeiras aparições no cinema - este clássico de Roger Corman sobre dois bruxos duelando pela supremacia na magia é absolutamente fascinante.

22/06: O Abominável Dr. Phibes - (The Abominable Dr. Phibes, 1971, 94')

Conheça o Doutor Phibes: aquele que um dia foi um músico de orquestra e hoje é um assassino enlouquecido. Neste clássico brilhante, o mestre do terror Vincent Price interpreta um médico diabólico que busca a vingança definitiva com precisão cirúrgica e inteligência arrepiante. Veja o Dr. Phibes cumprir sua promessa: "Nove a mataram, nove deverão morrer, nove almas na perdição!"
Depois de uma equipe de cirurgiões ser mal-sucedida na operação de sua amada esposa, o que a levou à morte, o emocionalmente perturbado Dr. Phibes formula criativamente uma receita fatal como vingança. Usando a Bíblia Sagrada como seu guia, Phibes desencadeia sobre seus inimigos uma série de atrocidades do velho testamento - da praga dos gafanhotos a um ataque de ratos - cujo clímax pode ser um dos "mais sinistros finais já registrados no cinema!" (Syracuse Herald-Journal).

29/06: As Sete Máscaras da Morte - (Theater of Blood, 1973, 104')

Vincent Price entrega-se numa interpretação intensa e eletrizante (Variety) como um ator fracassado tramando uma vingança magnífica! Ostentando um elenco de apoio composto de notáveis, esta "trama dramaticamente deliciosa" (New York Magazine) é uma "mistura equilibrada de horror, comédia e Shakespeare que deve agradar a todos - inclusive os críticos (Boxoffice)! Depois de anos recebendo críticas impiedosas, o ator canastrão shakespeariano Edward Lionheart (Price) dedice que o espetáculo terminou para seus críticos! Eliminando seus difamadores com execuções inspiradas pelo poeta Bardo, Lionheart encena uma decapitação à moda de "Cymbeline", uma punhalada inspirada em "Julius Caesar", e ainda uma intempestiva remoção de meio quilo de carne improvisada de "O Mercador de Veneza" - provando de uma vez por todas que o mundo é um grande palco... para a MORTE!

13/07: Muralhas do Pavor (Tales of Terror, 1962, 89’)

Baseado na obra de Edgar Allan Poe, contém 4 contos interpretados pelo mestre no gênero Vincent Price. O filme tem 3 episódios: "Morella", sobre o cadáver de uma mulher morta há 26 anos; a segunda é a junção de dois contos, "O Gato Preto" e "O Barril de Amontillado", onde um velho bêbado trava amizade com um degustador de vinhos; o terceiro e último é "O Estranho Caso do Sr. Valdemar" sobre um especialista que hipnotiza um moribundo para se comunicar com o além.

20/07: Dr. Morte (Madhouse, 1974, 91’)

O mestre do macabro Vincent Price, une-se a outro ator especialista em filmes de horror, Peter Cushing, para formar a dupla de protagonistas nesta fantasia do medo, que envolve uma série de assassinatos durante a produção de um filme para TV. Um digno filme de horror, com toque de mistério. Uma auto-paródia divertidíssima, deixando Vincent Price muito a vontade pra interpretar um personagem que ele incorporou durante quase toda a sua vida.

Postado por: Antonio Queiroz no site Cultura no Cariri

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30