xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 maio 2011

Uma Prévia das Praças Centrais do Crato, após a reforma que acontecerá à partir de Junho ou Julho


MATÉRIA EM DESTAQUE NO TOPO NOVAMENTE


Primeiras imagens enviadas pelo vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, sobre como ficarão as praças centrais do Crato, que passarão por um processo de reforma. Ao final deste artigo, Raimundo Bezerra nos responde à outra matéria sobre como se deu o processo de escolha dos modelos a serem construídos, qual empresa fará a construção e alguns detalhes sobre as praças:

PRAÇA DA SÉ:

http://3.bp.blogspot.com/-lFfc10pQOs4/Td9Vql67xnI/AAAAAAAAXYg/RRvaBi8qTsY/s1600/Se600.jpg


PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS:

http://2.bp.blogspot.com/-PsHiKyvWWOI/Td_f_o7mBMI/AAAAAAAAXZo/CYLh8WsCSdY/s1600/Siqueira-Campos.jpg


PRAÇA ALEXANDRE ARRAES:

http://2.bp.blogspot.com/-PmpmLKiSdsE/Td_f05vp4AI/AAAAAAAAXZQ/dUxGg5d3Lso/s1600/Praca_Alexandre_Arraes600.jpg


PRAÇA JUAREZ TÁVORA ( São Vicente )

http://3.bp.blogspot.com/-i4qR0xInwy8/Td_f0nC36DI/AAAAAAAAXZI/8tujIFfAZWw/s1600/praca_Juarez_Tavora600.jpg

Folder convocando o Público para a Audiência no dia 16 de Abril:


Audiência Pública Realizada:



Alexandre Landim e o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho


http://3.bp.blogspot.com/-NHRZ89QWN18/Td_kmBF9mqI/AAAAAAAAXZw/D8EHmvA6auk/s1600/raimundo_e_alexandre500.jpg


Caro Dihelson Mendonça,

Li a matéria sobre a Reforma das Praças do Crato no Blog do Crato. Me encontro em Fortaleza, dando agilidade ao andamento do projeto das Praças Centrais do Crato. Quanto à sua matéria, o escritório de arquitetura responsável pela elaboração do projeto é o ARCHITECTUS tendo como responsável o cratense Alexandre Landim. O referido projeto foi bastante discutido com a população local no momento da Consulta Pública, realizada no Centro Cultural do Araripe no dia 16/04/2010.

Sobre a Praça Siqueira Campos, é importante destacar que durante o evento de consulta pública houve, por parte dos participantes, uma manifestação de interesse de implantação de alguns equipamentos tais como: parlatório / palco para que a população possa realizar eventos públicas e culturais no local, já que historicamente esta praça é marcada pela tradição de ser palco de grandes movimentos. Como também um retorno da fonte luminosa na Praça da Sé, no entanto com um novo desenho, mais moderno.

Fui informado pela Secretaria das Cidades que já houve licitação para seleção da construtora que realizará as obras, estando pendente somente contratação da mesma. Esperamos que a Reforma das Praças do Crato torne nossa cidade ainda mais bonita e atenda aos anseios da população, já que é um projeto previsto no Plano de Requalificação Urbana do Prefeito Samuel abraçado pelo Banco Mundial e Secretaria das Cidades.

Raimundo Bezerra Filho
Vice-prefeito do Crato

PROGRAMA INFLUÊNCIA DO JAZZ - Todas as Terça-feiras, às 14:00 - Pela Rádio Educadora do Cariri

http://3.bp.blogspot.com/-mfQeAXfHRQk/TeTO15OFGfI/AAAAAAAAXdo/BG-h7RhZElg/s1600/Influencia_do_Jazz480.jpg

No programa "Influência do Jazz" de hoje, abordamos o chamado Jazz Fusion, que é a fusão da harmonia jazzística e improvisação, com outros estilos musicais, como o Rock, Funk, Samba e até o Hip-Hop. O estilo começou com músicos de jazz que misturaram as formas e técnicas de jazz aos instrumentos elétricos do rock aliados à estrutura rítmica da música popular afro-americana, tais como o soul music e o rhythm and blues.

Os anos 70 foram o período mais produtivo para o estilo, embora o fusion tenha prosseguido com uma produção expressiva, sobretudo no final do século XX e início do século XXI, com reedições de álbuns clássicos de fusion e a gravação do estilo por artistas do jazz tradicional.

Os maiores nomes do Fusion estarão representados no programa de hoje, que está simplesmente imperdível. Personalidades como Miles Davis, Herbie Hancock, os Irmãos Michael e Randy Brecker, os grupos Tower of Power, Incognito, Lee Ritenour, Chick Corea Elektric band, o baterista Dave Weckl e muitos outros estarão no programa desta terça-feira.

Não perca! - Toda Terça-feira, às 14:00
Pela Rádio Educadora do Cariri, com transmissão simultanea e reprises pela Rádio Chapada do Araripe Internet.

www.radioeducadoradocariri.com
www.radiochapadadoararipe.com

Festa de Santo Antonio em Barbalha é reconhecida pelo IPHAN


A festa de Santo Antonio de Barbalha, que acontece anualmente de 1º a 13 de junho, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, como patrimônio cultural brasileiro. Os resultados dos inventários foram apresentados no balaio do patrimônio que acontece em todo o Brasil e ano passado ocorreu no Crato , sendo o primeiro do Ceará com a participação de secretários municipais de cultura de 20 municípios do Cariri, destinado a promoção do programa nacional do patrimônio imaterial para os gestores da área da cultura.

Para Teófilo Herbert, ex-diretor de patrimônio da secretaria de cultura de Barbalha, a festa de Santo Antonio tem no pau da bandeira como um de seus principais atrativos e que contribuiu em muito para o evento ter ganhado dimensão nacional. A festa, no âmbito religioso, é uma das maiores do Nordeste e faz parte do calendário turístico nacional, concluiu Herbert.

Segundo Ítala Bianca da Silva, coordenadora do balaio e técnica do IPHAN, está sendo iniciado o inventário dos lugares sagrados das romarias de Juazeiro do Norte. Para o Crato nenhuma ação está prevista mas ela acredita que seja o próximo município com foco nas bandas cabaçais.

A secretária de cultura do Crato, Danielle Esmeraldo explicou que o município ainda não teve a oportunidade de ser contemplado por projetos de demandas espontâneas por parte do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, a exemplo de Juazeiro do Norte e Barbalha, embora sejamos um caldeirão cultural com diversas manifestações populares como a malhação de Judas que tem mais de um século, reisado, lapinha, dança do coco, festa da baixa rasa e o festival folclórico com 35 anos ininterruptos de existência. Mas a secretária acredita que a partir de agora, com essa aproximação do IPHAN, o município vai planejar ações e capacitação para a execução de inventários de seus bens materiais e imateriais, concluiu Danielle Esmeraldo.

O Crato é tido como berço da cultura nordestina e não tinha secretaria municipal de cultura. Reconhecendo esse potencial artístico e cultural de nossa cidade, o prefeito Samuel Araripe, ao assumir o cargo em 2005 acabou com esse paradoxo e criou a pasta com ações amplas a todos os segmentos culturais do município. Nomeada para o carga, a secretária Danielle Esmeraldo vem realizando um trabalho na busca de reconhecimentos por parte do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional IPHAN.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

SAAEC adquire uma caminhonete e duas motos para reforçar a frota existente


Atendendo determinação do prefeito Samuel Araripe, a Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato SAAEC vem priorizando o tratamento e a qualidade da água distribuída a população. Acaba de adquirir uma caminhonete que vai operar na distribuição de cloro nos Bairros e Distritos do município, alem de duas motos para acompanhar os serviços de gerenciamento de contas e novas ligações.

O seu diretor, Procópio da Silveira, informou que a empresa já concluiu os serviços de manutenção de construção de 54 pilares do trecho aéreo de adutora do Serrano, bem como a reconstrução do reservatório de cem mil litros de água que abastece o Bairro Gizélia Pinheiro ( batateira ). Isto significa a regularização do abastecimento. Anunciou também que, em breve, a SAAEC estará executando a extensão da rede de distribuição da Vila Santo Expedito no Bairro Lameiro. Procópio informou ainda que todos estes investimentos estão sendo realizados com recursos próprios da empresa, sem nenhum subsídio de seus usuários.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Pau da Bandeira - Por Heládio Teles Duarte

http://3.bp.blogspot.com/-BW1a2ezp_9k/TeSxjWkbLRI/AAAAAAAAXdg/h5rWnoh3vuQ/s1600/Barbalha_festa_heladio.jpg


Barbalha: Festa do Pau da Bandeira, uma tradição colonial

Fotos: Heládio Teles Duarte

Comentários anônimos não são Publicados. Pela milionésima vez estou escrevendo isso...

Quando é que essa turma vai aprender que comentários anônimos não são publicados ? Já avisei milhares de vezes, mas acho que eles são surdos ou cegos. Preencham o cadastro de comentaristas. Enviem:

Nome completo
Endereços
Telefones ( Res. e do trabalho )
Cargo que ocupa na empresa

Após verificação minuciosa, poderemos liberar os comentários.
Para: blogdocrato@hotmail.com

Irmã Edeltraut, uma alemã barbalhens​e

Irmã Edeltraut e Heládio Teles Duarte

A politica do pão e circo – até quando? - Por: Claudio Gonçalves


Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem para a cidade. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política do “pão e circo”.

Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo de alienar a população era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em revoltar-se.

Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter aproximadamente 175 feriados por ano. Na sociedade atual não é diferente, pois se observarmos a nossa realidade e compararmos com a sociedade antiga podemos perceber muitas semelhanças e até praticas idênticas as da época antiga. O Futebol Atualmente é o esporte mais praticado e consequentemente o mais popular do mundo e não sem razão chama a atenção de muitas pessoas.

Os jogos são realizados em estádios muito semelhantes aos da Grécia antiga. A busca de grandes competições, por parte do governo, como o pan-americano, olímpiadas e até copa do mundo é sem sombra de duvida está pratica do “pão e circo” aperfeiçoada pelos “grandes” políticos sendo posta em pratica. Outro fato que acontece na atualidade e está aí escancarado pra todo mundo ver é a “distribuição de renda” para as famílias carentes de nosso país. O fato de uma família ter poucas ou quase nenhuma condição de vida e acabar recebendo uma “pequena quantia”, retirada dos cofres públicos, por mês acaba se tornando muito significativa e a pessoa que teve está brilhante ideia acaba sendo “santificado” por todos os “beneficiados”.

Esta prática também é usada pelos governantes de cidades pequenas, e altaneira não se restringe. O empreguismo é a grande arma dos políticos locais, pois as pessoas inseridas neste espaço social usufruem de poucas condições financeiras e os “grandes” homens da cidade acabam tornando esta mazela social uma estratégia politica para se eleger. Ao mesmo tempo grandes festas (comemorações) são realizadas no município por parte dos interessados em “ganhar prestigio”. Temos aqui que afirmar que esta regra não pode ser aplicada a todos os supostos candidatos a Vereadores ou até mesmo a prefeito, existem claro, aqueles que querem sim, o progresso da nossa querida altaneira e cabe ao cidadão Altaneirense saber escolher o seu representante.

Por: Claudio Gonçalves - Colaborador - Site: Ponto-Chave

Notícias do Cariri -- Coluna Armando Rafael


http://1.bp.blogspot.com/-EAOnP0FHCPQ/TeCAQ92TO9I/AAAAAAAAXaI/-0uyP2A38uM/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif


Lacuna reclamada

Estranha o fato de a conturbação Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha), com cerca de 430 mil habitantes e localizada na pujante Região Metropolitana do Cariri ainda não possuir um jornal diário. Cidades bem menores, como Garanhuns (PE) e Moçoró (RN) já possuem seus jornais diários. Tal deficiência, entre nós, entretanto, já é motivo de estudos. Na última 3ª feira, 24, o professor José Anderson Sandes, do Curso de Jornalismo do Campus UFC-Cariri, em Juazeiro do Norte, fez palestra – no Solar Maria Olímpia, em Barbalha – sobre a organização e funcionamento de um jornal diário para Região Metropolitana do Cariri. Aliás, para quem não sabe, foi criado e já se encontra em funcionamento – no curso de Jornalismo do Campus-Cariri da UFC – o Grupo de Estudos Mapeamento das Práticas Comunicacionais da Região Metropolitana do Cariri. Este, aliás, foi quem promoveu o evento na cidade de Barbalha.



Juazeiro: ataques a dom Fernando, uma opera buffa!
Já dá para fazer uma análise sobre o resultado da campanha de ataques, feita por segmentos da elite de Juazeiro do Norte, contra o bispo diocesano, dom Fernando Panico. A campanha não sensibilizou o chamado “povão” daquela cidade. Qual a origem dos ataques? A venda de um terreno ao Sr. Francisco Pereira da Silva, imóvel pertencente à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, fato ocorrido em 1995, quando dom Fernando era bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí (ele só assumiu a Diocese de Crato em 2001). Por idas e vindas, o terreno só foi escriturado em 2010. Ao invés de esclarecer pontos questionáveis e obscuros da transação – levantados pelo Juiz Trabalhista de Juazeiro, e não pela Diocese – advogados e defensores do proprietário do terreno desviaram o foco da questão para a aleivosia insistentemente repetida: Bispo agride memória de monsenhor Murilo! Parte da mídia de Juazeiro do Norte e pequena parcela da elite embarcaram nessa canoa furada. Há quem restrinja o “movimento” a uma “campanha nuclear”, ou seja, feita por um pequeno, mas agressivo núcleo. Em tempo: opera buffa é o termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica. Alguns estão chamando este factóide de Ópera das Cicinhas e Romanas... Quem é de Juazeiro conhece as personagens.


A realidade como ela é
Pois bem, no último dia 20 alguns gatos pingados planejaram uma vaia ao bispo (durante a Missa na capela do Socorro) e uma passeata de apoio à memória de Monsenhor Murilo (ver foto abaixo à esquerda, o "tamanho" da passeata). Aliás, tanto o bispo como o monsenhor, não são parte do imbroglio da escritura do terreno. Quem melhor descreveu o ambiente para essas duas manifestações foi o jornalista Fábio Tavares, na sua coluna semanal no site “Juanorte” (que faz radical e xiita oposição a dom Fernando). Confiram o que ele escreveu: “20 de maio. Cheguei à praça do Socorro antes das 6h. Havia um misto de ansiedade e indignação no ar (...). Um panfleto apócrifo, intitulado "Em Defesa do Monsenhor Murilo", circulou pela praça. Minutos depois alguém chegou pra me dizer: "Professor, existe um grupo de 10 pessoas preparadas para vaiar o bispo, caso ele venha. Perguntei quem organizava o grupo e em resposta tive a fuga do meu semi-informante. Sabíamos, eu e ele, que uma vaia de dez se transformaria em vaia de dez mil; os dez mil presentes” (Sic). Como se vê houve um planejamento sorrateiro que não contou com a adesão do povo simples, inteligente e trabalhador de Juazeiro do Norte. Ao término da Missa, – e estimulados pelo padre celebrante – ouviram-se fortes “vivas” (dadas pelos dez mil presentes) ao Padre Cícero, a dom Fernando Panico e a monsenhor Murilo!


E a vida continua...
Na última quarta-feira, o bispo de Crato abriu em Juazeiro do Norte, o 1º Seminário dos Bispos e Padres-romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero. Estavam presentes os bispos de Floresta (PE), dom Adriano Ciocca Vasino e o de Petrolina (PE), dom frei Paulo Cardoso, além de dezenas de padres. Na 5ª feira, a população do Alto da Penha, em Crato, inaugurou o Centro Pastoral Dom Fernando Panico, que cuidará da infância pobre daquele populoso bairro. O bispo de Crato tem viagem marcada nos próximos dias para Dublin, Irlanda, (onde representará o Brasil num encontro católico) e, na volta, irá ao estado do Amazonas, onde visitará, -- na cidade de Canutama--, os missionários cratenses que atuam na diocese de Lábrea.


Santos brasileiros 1



No último dia 22, Irmã Dulce foi beatificada. Beatificação é a última etapa do processo de canonização. Quando é canonizada, a pessoa é declarada santo (a) da Igreja Católica. Dos milhões de brasileiros que já morreram, apenas setenta estão na fila para se tornarem santos. Desses setenta, 36 são nordestinos. E dentre os nordestinos, 3 deles estiveram no Cariri: Dom Francisco Expedito Lopes, Padre Ibiapina (foto à esquerda) e Frei Damião. Dom Expedito Lopes, nascido em Sobral, quando era bispo de Oeiras (PI) – na década 50 do século passado – gostava de visitar Crato, onde se hospedava no Seminário São José, cujo diretor era o seu amigo, monsenhor Pedro Rocha. Dom Expedito foi assassinado por um padre, em 2 de julho de 1957, quando era bispo de Garanhuns (PE).


Santos brasileiros 2
Outro candidato a santo, Padre Ibiapina, passou uma longa temporada em Crato, em 1868, quando construiu, nesta cidade, uma Casa de Caridade, a única em funcionamento dentre as muitas que ele fundou. Padre Ibiapina também nasceu em Sobral, em 1806. Percorreu o Nordeste em missões evangelizadoras e defendeu os direitos dos trabalhadores rurais. Quase 110 anos depois de sua morte, em 1992, recebeu o título de Servo de Deus. E, finalmente, outro candidato a santo, presente – várias vezes – no Cariri foi Frei Damião. Nascido na Itália, em 1898, ele chegou ao Nordeste na década de 1930. Liderou cruzadas missionárias e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa. Morreu em 1997, aos 99 anos, em Recife.



Casa de Mãe Joana
Pouca gente sabe, mas os vereadores de Crato mudaram o nome da Rua Presidente Kennedy para Rua Desembargador Edmilson Cruz. Mais uma vez os operosos edis cratenses deram com os burros n’água... Primeiro: já existiam duas ruas em Crato com o nome de “Desembargador Edmilson Cruz”. Uma no Parque Recreio (Cep 63118-110) e outra na Vilalta (Cep 63119-185). Segundo: nem a Coelce, nem os moradores, nem a Prefeitura obedeceram à mudança feita pelos vereadores. A antiga Rua Presidente Kennedy continua – para desmoralização da Câmara Municipal – com esta denominação nos boletos de água, luz e telefone, imposto predial, etc. Dr. Edmilson Cruz conseguiu, no entanto, empatar com Orestes Costas e Santa Luzia. Esta última também é patrona de 3 (três) ruas em Crato: no Muriti (Cep 63132-190), nas Cacimbas (63116-210) e na Batateira (Cep 63115-240). E a Câmara de Vereadores não está nem aí...
Curtas






1 - A Azul Linhas Aéreas inicia no próximo dia 15 de junho os seus voos diários – sem escalas – entre Campinas (SP) e Juazeiro do Norte. Nos voos serão utilizados jatos Embraer 190 e 195 e a viagem terá cerca de três horas de percurso.


2 – Foi lançada na última 5ª feira, 26 de maio, a pedra fundamental do futuro prédio da Faculdade Católica do Cariri, que será construído vizinho ao Campus de Ciências Agrárias UFC-Cariri, na futura Cidade Universitária Governador Miguel Arraes, no bairro Muriti (mais precisamente no local que está sendo conhecido como Vila Padre Cícero), em Crato.


3 – Parte do terreno que pertenceu ao extinto BNB-Clube de Juazeiro do Norte será destinado à construção de mais um hotel na Lagoa Seca. O nome provisório do futuro hotel será “Iu-á”. Ou seja, “juá” na língua tupi...


4 – Não são só as estradas federais que estão em frangalhos! A malha estadual tem trechos dignos de um rally de protestos! É o caso s rodovias Crato-Santa Fé e Crato-Nova Olinda. Ambas merecem inclusão nesse rally...


5 – A nova agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Ailton Gomes, bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte, recebeu o nome de Agência Padre Cícero. O número da unidade no universo das agências do BB é 5989-7. É a terceira agência do Banco do Brasil na cidade de Juazeiro do Norte.


6 – Há quase dois meses o governador Cid Gomes declarou que não sabia da paralização das obras na Escola Profissionalizante de Crato. Pois é: as obras continuam paralisadas. Como também estão paralisadas as obras do Centro de Convenções do Cariri e do Ginásio Poliesportivo da Urca. Este último, aliás, não saiu do papel...

DEMUTRAN DO CRATO CREDENCIA IDOSOS E DEFICIENTES FISICOS PARA O USO NO TRANSITO


O Departamento Municipal de Transito do Crato DEMUTRAN, por determinação do Conselho Nacional de Transito CONTRAN, em obediência ao Código de Transito Brasileiro CTB, está adequando áreas especificas no centro da cidade para estacionamento de veículos que transportam pessoas idosas ou portadoras de deficiência física e visual. Os locais destinados a esses dois segmentos estão próximos as igrejas, praças, clinicas e hospitais, agencias bancárias e restaurantes. O idoso ou o deficiente deve procurar a sede do demutran na Avenida Perimetral Dom Francisco, preencher um formulário, apresentar carteira de identidade e documentação do veículo, sendo que o portador de deficiência é obrigado apresentar atestado medico comprovando a sua condição física. Após esse procedimento é emitido ao interessado um cartão que lhe servirá como credencial para ocupar o espaço reservado.

A emissão dos cartões é uma exigência das leis federais 10.741 e 10.098 que estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e proteção ao idoso e portadores de deficiência física e visual, respectivamente. As mesmas normas estabelecem aos órgãos de transito destinarem 2 % e 5 % das vagas em estacionamento regulamentado de uso publico para serem utilizadas, exclusivamente por veículos que transportam pessoas com dificuldade de locomoção.

Os veículos que estacionarem nessas áreas e que não estejam a serviço de idosos e deficientes, serão guinchados, disse o diretor do Departamento Municipal de Transito do Crato, Joatan Luiz de Sousa, explicando que o cartão, que tem validade em todo o território nacional, deverá ser exibido pelo portador no painel do veiculo ao ser estacionado para efeito de fiscalização por parte do agente. O Crato é o primeiro município Sul do Ceará a implantar o sistema, existente hoje no Estado somente em Fortaleza, disse o diretor do DEMUTRAN.

O coordenador de transito do Departamento Municipal de Transito, Daniel Viana não tem idéia de quantas pessoas vão ser beneficiadas no Crato, mas disse que o projeto é de longo alcance social. A normalização e a utilização do cartão vêm facilitar o trabalho da fiscalização na condução da organização do transito. Esclarece que a credencial não isenta o pagamento nos estacionamentos rotativos e nem substitui a carteira de habilitação, apenas permite aos seus portadores a utilização das vagas criadas no transito para esses fins.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter e Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30