xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 maio 2011

Comunicamos o falecimento de Dona Valdenora - mãe de Socorro Moreira


Hoje uma chama se apagou. Uma chama que brilhava em seu silêncio de amor. Uma luz que se fez mãe. Uma mãe que trazia, em suas mãos, a marca do tempo. Os sacrifícios que a vida lhe fez dedilhar. Mãe de olhar sereno. Mãe de abraço macio. Mãe abnegada.

Dizem que mães são anjos. Que protegem, que olham, que cuidam, que se doam. Um dia, com a missão cumprida, Deus vem levar de volta esses anjos, para que os dias lhe sejam menos dolorosos, para marcar o tempo dessa caminhada pelo mundo e para que este se constitua apenas numa testemunha de sua passagem terrena pela vida.

Mas eis que chega o dia de voltar para o Pai. É um chamado definitivo. A hora de ter de volta em si esse universo imenso, essa certeza infinita e tardia de que somos parte desse todo e que é hora do retorno, do adeus ou da chegada.

E novamente segue esse anjo para outras paragens. Livre. Transparente ser que somos, sob as bênçãos do Pai. Um abraço filial a esta que foi mãe a vida inteira – Dona Valda ( Valdenora) - Claude Bloc – por todos os que fazem o Cariricaturas

NOTA DO BLOG DO CRATO:

A "morte" de um familiar dessa magnitude é uma tragédia imensa. Há poucos dias eu perdi a minha prima mais querida, que era como uma irmã para mim, pois crescemos juntos, e até hoje ando abalado com isso. Posso compreender perfeitamente a dor dos familiares, pois já perdi o meu PAI também em situação de sofrimento terrível.

Nessa hora difícil, levo minhas condolências à todos os membros da família, especialmente à Socorro Moreira, e creio que posso falar pelos nossos outros irmãos do Blog do Crato, ao mesmo tempo em que quero lembrar que para nós que temos fé, que acreditamos, existe um criador e nós somos as criaturas. Temos que crer no que dizem as escrituras sagradas, que para Deus, todos estão vivos, e um dia ressucitaremos.

Com certeza, D. Valdenora está no seio do pai, em lugar aonde o sofrimento não poderá mais alcançá-la. E nosso Deus, em sua imensa bondade, há de agora, recebê-la em sua nova morada celestial, com o convívio de todos os que foram antes, até o dia em que nós outros nos reuniremos também, afinal, esta aqui é apenas uma dentre nossas muitas existências.

Nesse momento de dor, de aflição, desejamos que Deus dê aos familiares a conformação, a esperança e a Fé. Essa dor nunca passará totalmente, mas com o tempo virá a certeza de que ela não morreu, de que apenas mudou de endereço e que continua velando por todos os seus filhos, com a mesma dedicação, guiando-os pelo caminho da retidão e da fé.

Desejamos Força e Fé nessa hora difícil a todos os familiares.
Hoje uma chama não se apagou, ela apenas mudou de endereço, de lar, e foi para um lugar bem melhor do que esse nosso mundo de sofrimentos, de angústias, para um lugar reservado aos justos, para viverem com alegria e plenitude ao lado de Deus. É preciso crer acima de tudo, que a morte não existe, e que apenas trocamos de corpos e de planos.

Dihelson Mendonça
Em nome do Blog do Crato.

Usuários reclamam de negligência da COELCE no Parque Grangeiro


Os moradores do Parque Grangeiro, em Crato, reclamam da falta de providencias por parte da Companhia de Eletricidade do Ceará COELCE, em relação as frequentes quedas de energia somente na rua Marcos Matias daquele Bairro. Muitos consumidores já tiveram computadores e demais eletrodomésticos, queimados. O argumento da COELCE de indenizar os prejuízos não justifica e nem satisfazem os moradores da comunidade. O que eles querem mesmo é a solução do problema que acontece há muitos anos. Eles solicitam a presença de engenheiros da companhia energética para fazer uma vistoria no sistema elétrico do Bairro e resolver a questão.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Prefeito Samuel Araripe. Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho parabenizam Otonite Cortez


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, o vice prefeito, Raimundo Bezerra Filho e o secretário de educação do município, José Valentim Dantas, parabenizam a professora Antonia Otonite Cortez pela vitoria nas urnas na ultima consulta universitária realizada em 26 de maio onde a comunidade acadêmica a elegeu nova reitora da Universidade Regional do Cariri. Ao mesmo tempo, os dois mandatários do executivo cratense e seu secretário, enviam os mesmos cumprimentos ao vice reitor eleito, Patrício Melo. Quanto às chapas perdedoras na consulta, lideradas por Edson Martins – Galberto Martins e Francisco Cunha – Reno Feitosa, o prefeito e seu secretário enviam-lhes os cumprimentos de congratulações no sentido de juntos, trabalharem pelo engrandecimento da Universidade Regional do Cariri. O prefeito Samuel Araripe colocou a prefeitura e toda sua equipe à disposição da nova reitoria da URCA que vai tomar posse no próximo mês de julho.

Fonte: Gabinete PMC

A CIDADE DO CRATO TERÁ A SEGUNDA RADIO POSTE COMUNITÁRIA DE LINHA MODULADA


As comunidades do Alto da Penha e Rabo da Gata, em Crato, vão ser beneficiadas com um programa cultural que consiste na implantação de atividades que vão desde a modernização da biblioteca Luiz Cruz, que vai possibilitar a realização de trabalhos de resgate histórico junto aos moradores, à criação da Radio Cultural do Araripe, desenvolvendo o projeto “alô rabo da gata“. A Radio Comunitária de Linha Modulada funcionará como o antigo Serviço de Alto Falante e será operacionalizado por crianças das duas comunidades em um Studio equipado com computadores, mesa eletrônica, microfones e mixadores que proporcionará o som ambiente será distribuído para dezenas de caixas acústicas afixadas nos postes das principais ruas dos dois Bairros, extensivo até ao Centro Cultural do Araripe localizado na antiga REFFESA.

O projeto vai ser implantado pela secretaria municipal de cultura, esporte e juventude com o apoio da prefeitura municipal que ficará responsável pela aquisição dos equipamentos, promover cursos de formação aos locutores e operadores mirins, programadores, elaboradores de textos e muitas outras ações. As crianças selecionadas pelo projeto da Radio Cultural do Araripe estão indo fazer residência na Casa Grande em Nova Olinda onde há toda infra estrutura capaz de oferecer aprendizado de qualidade e intercambio cultural.

A secretária de cultura, esporte e juventude do Crato, Daniele Maria Ferreira Esmeraldo classifica o projeto de longo alcance social não apenas por ser uma nova modalidade de comunicação para as duas comunidades, mas também por se tratar de um sonho realizado. Acredita ela na inserção e conscientização dessas crianças na sua verdadeira identidade cultural e formação de seus pensamentos atuantes na sociedade. Disse Daniele que a Radio Cultural do Araripe é um veículo onde a comunidade terá seu próprio espaço de comunicação e entretenimento.

Ainda fazendo parte do mesmo projeto, as imediações do prédio onde vão funcionar as atividades culturais serão revitalizadas com novo visual em pintura realizada por artistas plásticos locais e as crianças do projeto. O custo de montagem de todo o sistema foi de 18 mil reais conseguido através do premio “ pontinhos de cultura “ programa do governo do Ceará que tem por objetivo incentivar os projetos desenvolvidos por crianças e adolescentes de todo o Estado.

Por: Wilson Rodrigues - Colaborador

Nossas estradas, que pesadelo ! O DER existe? - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Vereador Florisval comenta a colocação de nomes de Ruas em Crato


No Crato, existe até a "Rua do Pau em Pé", e a "Vila dos Periquitos". Nomes muito criativos, que dizem até que estão "intimamente relacionadas" ( com certeza ), mas será que não existem nomes mais "decentes" para serem colocados nas ruas da nossa cidade ? Porque não existe nenhuma rua no Crato com o nome do fundador da cidade ? Frei Carlos Maria de Ferrara ? Nesta semana em sua coluna, o Prof; Armando Rafael também questionou a colocaçao dos nomes de ruas na cidade, e recebemos esse comunicado do Pres. da Câmara Florisval Coriolano. ( Dihelson Mendonça ).

Florisval Sobreira Coriolano disse...

Gostaria de informar ao Sr. Armando Rafael que para a rua receber determinado nome, tem que um projeto ser aprovado pela cãmara municipal e sancionada pelo sr. prefeito. E é bem verdade que no nosso municipio existem artérias com várias denominações, infelizmente uma prática bem antiga. Em alguns casos a própria comunidade toma a iniciativa de colocar o nome na rua sem ter o conhecimento que precisa de um projeto ser aprovado pela câmara, como é determinado pela lei orgãnica do município. lembramos ainda que toda lei aprovada pela cãmara recebe a sanção do prefeito e o mesmo através da seinfra, tem a obrigação de controlar se existem ruas repetidas ou não.

Sendo indentificada uma rua já existente, o executivo fica na obrigação de vetar, essa regra vale para as ruas que não existem projetos aprovados. Gostaria de lembrar ao nobre Armando Rafael que a câmara municipal foi denominada de Palácio José Valdivino de Brito e Plenário Paulo Bezerra, qualquer outra denôminação, o autor da mesma estará denegrino os homenagiados e respectivas famílias.

Mais uma vez, a mesa diretora da câmara municipal tem a honra em convidar vossa senhoria para participar de sessão ordinária que ocorrem nas segundas e terças feira à partir das 8:00 hrs, para discutirmos problemas relacionados ao nosso município.

Florisval Coriolano - Pres. da Câmara de Vereadores do Crato.

NOTA: Prof. Armando rafael, quando for à Câmara ver essa questão, me avise para eu acompanhá-lo. Vamos toamr um "Café Imperial" com o Florisval e o pessoal ( Dihelson Mendonça )

Governador Cid Gomes formaliza parceria para o Acquario Ceará

Aquario-ceara480

O governador Cid Gomes formalizou nesta sexta-feira (27), em Grand Junction, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, a parceria com fornecedores para a construção do Acquario Ceará. A empresa ICM Reynolds é a maior do mundo na construção de aquários. Dos 250 maiores aquários do mundo, 215 foram construídos pela empresa. Esse foi o primeiro passo para a instalação do equipamento turístico no Estado.

O documento terá vigência a partir da aprovação da mensagem na Assembleia Legislativa e de órgãos de acompanhamento de empréstimos internacionais, bem como da assinatura do financiamento junto ao Exim Bank, no valor de US$ 105 milhões. Estiveram presentes na formalização da parceria o chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes; o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário do Turismo do Turismo Bismark Maia; Lana Lennberg e Paul Bargman, representantes do Departamento do Comércio Norte-Americano; Tom Kanyon, prefeito de Grand Junction; Joe Ondrus, Peter DiGrazia e Roger Reynolds diretores da ICM Reynolds e representantes do congresso norte-americano e técnicos da empresa.

Na viagem do Governador aos Estados Unidos estão a visita a um porto seco em Nova York e reuniões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento de novas rodovias para o Ceará, entre elas a ampliação da CE-060. Cid Gomes retorna ao Ceará na próxima terça-feira, dia 31. Durante esse período, assume o Governo do Estado, o vice-governador Domingos Filho.

Acquario Ceará

aquario-cearaSerão 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, sendo o maior e mais moderno do hemisfério Sul.. A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva.

Dest1-def

ICM Reynolds

Reynolds Polymer Technology é a única fabricante, construtor, projetista e instalador de R-Cast acrílico e produtos baseados em resina. Os produtos são amplamente utilizados na, sinalização arquitetônica, aquários, móveis e indústrias científica mundial. Com mais de 25 anos de experiência.

A International Concept Management (ICM) é uma empresa que cria aquários personalizados, recursos hídricos e ambientes temáticos que inspirar, educar e entreter os visitantes, por sua vez para destinos locais e agregar valor para seus proprietários. Fundada em 1995 como uma empresa-irmã da Reynolds Polymer Technology, Inc. , líder mundial na concepção, fabrico e instalação de acrílico.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Amanhã ( 31 ) começa a Semana do Meio Ambiente, em Crato



O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e as Instituições Parceiras realizam de 31 de maio a 5 de junho a V Semana do Meio Ambiente – SEMEIA. O Evento que será aberto oficialmente, na próxima terça-feira, dia 31, no Salão de Atos da URCA, as 9 horas, trará oficinas, exposições , mini-cursos, seminários temáticos e vivencias.

Durante a semana serão debatidos temas como: Saúde e Meio Ambiente, Educação Ambiental, a importância da Logística Reversa, Política Nacional de resíduos sólidos, entre outros.

O prefeito Samuel Araripe e o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convidam a população a participar dessa conferencia que abordará temas de extrema importância para a preservação do meio ambiente, bem como para a busca de melhorias para a qualidade de vida do planeta.

A programação completa da semana e a lista das entidades parceiras encontram-se disponíveis no site da Prefeitura do Crato - www.crato.ce.gov.br

BlogCIÊNCIA - Subir nível do colesterol bom não reduz risco de doenças cardiovasculares


Aumentar os níveis no sangue do chamado "colesterol bom" não reduz o risco de doenças cardiovasculares em pacientes que já tomam estatinas para reduzir o mau colesterol, revela um estudo americano. Cientistas do Instituto Nacional Americano do Coração, dos Pulmões e do Sangue (NHLBI), que acompanharam 3.400 casos de americanos e canadenses, anunciaram ter concluído um estudo antes do previsto, em 2012, segundo um comunicado.

Durante o estudo de 32 meses, a metade dos pacientes tomou doses extra de niacina, também conhecida como vitamina B3, para elevar os níveis de colesterol bom, além de estatina para reduzir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. A outra metade tomou um placebo no lugar da niacina e prosseguiu o tratamento com estatina.

Apesar de estar comprovado que reduzir os níveis de colesterol ruim com estatinas como Lipitor ou Zocor diminui os riscos de doenças cardiovasculares, os cientistas se surpreenderam ao descobrir que, quando os pacientes tomavam também altas doses de niacina, não havia redução de doenças cardiovasculares. "Embora não comprovemos os benefícios clínicos esperados, respondemos a uma importante interrogação científica sobre o tratamento de doenças cardiovasculares", disse Susan Shurin, diretora do NHLBI.

"Buscar novas e melhores formas de tratar os níveis de colesterol é vital na batalha contra as doenças cardiovasculares", acrescentou. Nos Estados Unidos morrem anualmente 800.000 pessoas com doenças cardiovasculares.

Fonte: Yahoo Notícias

O Crato nosso de todo dia – por Heládio Teles Duarte


Todos os que amam esta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Crato de Nossa Senhora da Penha, lamentam o estrago feito nos calçamentos desta urbe, motivado, principalmente, pela pesada temporada das chuvas deste 2011. Mas algo vem sendo feito para sanar este problema. A Prefeitura de Crato está calçando – em ritmo célere – todos pequenos trechos do bairro Sossego.
Parabéns Senhor Prefeito. O povo agradece.

Foto: Heládio Teles Duarte

Enem 2011 ultrapassa 1,8 milhão de inscritos


No Fim da tarde desta sexta-feira, 27 de maio de 2011, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou novos números referentes ao ENEM 2011. Nos dados divulgados o ENEM Já possuía, até a data aqui citada, 1.879.663 inscritos sendo que destes, 700 mil ainda aguardam a inscrição ser confirmada. 161.893 pretendem usar as médias do exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio neste ano de 2011. A maioria dos candidatos é de São Paulo - cerca de 300 mil candidatos. O Estado vem seguido de Minas Gerais e Rio. O Ceará, até a data a cima citada, contava com cerca de 115 mil Candidatos inscritos. (Com informações do MEC).

Por: Claudio Gonçalves

Equipe Trilha Radical de Penaforte completa 3 anos de fundação !


A EQUIPE TRILHA DE PENAFORTE-CE completou no último dia 25 de maio, três (03) anos de existência. Fundada em Penaforte-CE, em 25 de maio de 2008 é formada de pilotos amadores que curtem as trilhas da região Sul do Ceará. A equipe trilha já participou de diversos enduros nas cidades vizinhas como Brejo Santo-CE, jardim-CE, e encontros de motoqueiros pela região. "É um grupo de amigos que se reunia com o objetivo de uma trilha, para distração, mas a adrenalina falou mais alto e o grupo resolveu dar continuidade com o projeto de seguir em frente com a equipe de trilha", diz um dos integrantes. Hoje contam com uma associação, a A.T.P Associação de Trilheiros de Penaforte-CE com 21 sócios, e através desta associação os membros compram alguns equipamentos, como rádios-comunicadores, filmadora e recentemente conseguiram um prédio (doado por um tempo indeterminado por um amigo do grupo ) para a sede que está sendo equipada. A equipe Trilha de Penaforte tem Nossa Senhora do Carmo como padroeira, bem como também Pe. Almeida como patrono. Nestes 03 anos, o grupo procurou se divertir, respeitando o direito das pessoas, pois têm consciência de que é um esporte perigoso e que têm por obrigação de não colocar a vida das pessoas em risco. Também realizam alguns trabalhos socias como distribuição de brindes no dia das crianças, palestras em escolas e também a carreata da festa da padroeira de penaforte. Estão sempre prontos para ajudar a população no que for possível.

O grupo planeja para o futuro uma pista de motocross e um prédio próprio. A equipe Trilha faz a sua divulgação atráves de orkut, blog, twitter e web radio. O grupo agradece às pessoas que sempre patrocinaram, e a todos que curtem esse esporte em toda a região, através dos muitos amigos que fizeram através deste esporte.

Vídeo da 1ª trilha:




Fonte: Com Informações da Equipe Trilha de Penaforte

O general Inverno - Por Emerson Monteiro

Assisti recentemente ao filme Guerra e Paz (1957), superprodução do diretor americano King Vidor, com Henry Fonda, Audrey Hepburn e Mel Ferrer, dentre outros destaques, que aos dez anos vira pela primeira vez no Cine Moderno, em Crato, bem cuidada e rica montagem cinematográfica do célebre romance de Leon Tolstói, obra imorredoura da literatura universal.

Aprendemos que bom é reler; e, no caso dos filmes, rever. Atualizar a leitura de peças antes conhecidas, quando, então, desaparecerá a ansiedade em conhecer o final, e se mergulhará na interpretação dos detalhes com visão mais ampla e apurada no tempo.

Depois disso, a trama romanceada nos personagens russos das guerras napoleônicas impõe sua força ao decorrer dos acontecimentos, mostrando capacidade extrema daquele povo de resistir aos desafios de sua história. A beleza exótica de Audrey Hepburn domina o papel de Natasha, personagem ingênua, contraponto ideal para mundos em conflito, a inocência original que nutre de ânimo os vencidos. Enquanto que o senso crítico de Pierre (Henry Fonda) conduzirá testemunho do contexto em queda livre diante do inesperado, formulando meios de superar o imperfeito.

Mas o que toca na essência do drama significaria a destruição das tropas francesas em retirada convulsa, vítimas da eficiência do general Inverno, com o que não laborou Napoleão Bonaparte no ímpeto das conquistas, vendo-se em condição de fragorosa decepção, ao furor das baixas temperaturas, da fome e da neve, dizimando preciosos efetivos. Esta lição Hitler não aprenderia, lá na frente, quando jogou os alemães a circunstâncias parecidas, no mesmo território, amargurando a maior derrota das campanhas nazistas aos custos, inclusive, de rendição humilhante na Segunda Grande Guerra, mérito do bem sucedido general Inverno.

Recordo, na fleuma dos soviéticos perante a dor, sua busca pela transformação socialista que propôs e que redundaria no fracasso de 70 anos de vivências do recente século. Com a fibra heróica da civilização milenar, o sonho justo e igualitário ver-se-ia por terra, face às humanas limitações em realizar a perfeição nos grupamentos comunitários. Eles, os russos, chegaram longe nesse projeto de transformação social, contudo haverá longo percurso pela frente até a concretização plena da solidariedade e da paz em termos coletivos, porquanto, no íntimo, o egoísmo ainda impera e detém a consciência das massas. Sem o aprimoramento real dos indivíduos jamais se chegará à verdadeira fraternidade neste chão, pois.

Melhor idade? Tô fora, prefiro ser idoso! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Na última quarta feira, da semana que amanhã se encerra, tivemos, eu e Magali de realizar uma urgente viagem ao Crato, tudo dentro de um prazo inferior a 18 horas de ausência de nossa casa. Dado a urgência e não me ser possível um afastamento maior de minhas atividades, utilizamos o transporte aéreo, com passagens adquiridas no balcão do aeroporto e tarifa cheia. Somente nos desincumbimos da missão que teríamos quase às três horas da tarde, de modo que fomos obrigados a retornar via Recife, onde fizemos uma conexão para Fortaleza, aqui chegando às 19 horas.

Como embarcamos em três aeroportos diferentes, em todos três fomos convidados a ter prioridade no embarque sendo tratados como “pessoal da melhor idade.” Deu vontade de perguntar se “melhor idade” é sofrer reumatismos os mais diversos, tendinite, bursite, artrite, sinusite, labirintite, rinite, e muitos outros “ites,” além de catarata, hipertensão, diabetes, bico de papagaio, esporão de galo, joanete, osteoporose, e o que é pior: a perspectiva de que a partida definitiva está cada vez mais próxima.

Pois é distintas aeromoças, “melhor idade” é a das crianças, adolescentes e a de todos aqueles com menos de trinta anos. Por favor, deixem de imitar os americanos, pois eu prefiro ser tratado por aquilo que realmente sou. Um pobre beneficiário do estatuto do idoso, com alguns centavos de experiências a mais, e as regalias de me divertir pagando “meia entrada” nos cinemas, teatros e futebol, com a agradável surpresa de ouvir os porteiros me solicitarem a “carteirinha de estudante” ou documento de identidade que comprove que realmente já sou um idoso.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30