xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 maio 2011

Maior rede de Blogs do mundo teve pane de quase 24 Horas e perdeu arquivos


Nota do Editor: Até o Google dá suas "Ratadas"...

Blogger_fora_do_arBlogger fica fora do ar e irrita usuários em todo o mundo. A maior rede de blogs do planeta, o Blogger, que hospeda milhares de websites, entra em colapso e retorna após quase 24 horas, trazendo artigos de 2 dias atrás. Blogs criados nas últiams 24 horas também foram completamente perdidos.

Com o aviso “O Blogger não está disponível no momento” estampado em suas páginas de edição, entrou em colapso desde a tarde de ontem, 12 de maio, o Blogger, o maior sistema de blogs do planeta, que havia entrado em uma manutenção de rotina no dia anterior. Até a manhã de hoje ( 13 ), milhares de blogs em todo o mundo não tinham qualquer previsão de quando iriam retornar à normalidade, já que as informações espalhadas pela internet eram desencontradas, alguns falavam em horas, e outros mais extremistas, em prazos de até 10 dias, o que está deixou muita gente furiosa.

Já no início desta tarde, o sistema retornou, mas com uma infeliz surpresa para os usuários: Todas as postagens que haviam sido feitas no dia 12, foram perdidas, bem como os blogs criados nesta data também. ( A nossa sorte do Blog do Crato, é que temos o Backup do Jornal Chapada do Araripe e conseguimos "salvar" muitos artigos, porém, não todos ).

Havia sido anunciada uma manutenção de rotina nos seus servidores para o dia 11, porém haviam também informações desencontradas de que o google ( proprietário do Blogger ), estaria implantado o novo sistema de layouts e edição, que já estava em processo de desenvolvimento no seu site Blogger in Draft ( Blogger em rascunho ). O Blogger também vinha recebendo constantes ataques de spams nos comentários de muitos blogs.

Até a manhã de hoje, todos os blogs apresentavam conteúdo de vários dias atrás, e ao se clicar em qualquer ítem de edição, aparecia uma mensagem de que o Blogger estava em manutenção e disponível apenas para leitura, além de uma mensagem da empresa se desculpando com seus clientes.

Segundo pesquisa realizada pela pingdom em 2010, o Blogger é um dos serviços de maior permanencia no ar e livres de problemas até hoje. A empresa, que foi comprada pela GOOGLE em 2003, se popularizou pela facilidade em se criar e manter um blog, quando comparada a outras plataformas como o WORDPRESS, o seu maior rival, que é um sistema bem mais poderoso de ferramentas para blogs, porém um pouco mais complicado de usar, para o usuário iniciante.

LEIA MAIS:

“Blogger”, uma palavra criada pela Pyra Labs,é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.

O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no BlogSpot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.

Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.

O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o “Jump Break”, que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.

Por: Dihelson mendonça ( www.chapadadoararipe.com )
Com informações adicionais do Blogger e Wikipedia

Reitor da URCA desmente denúncias de gastos de R$ 4 milhões em sua gestão


Nota do Editor – O Jornal Chapada do Araripe publicou na manhã desta quarta-feira, uma notícia que está sendo replicada na internet vinda à partir do Site Ceará Agora ( e Jornal do Cariri ), de que o Tribunal de Contas do Estado estaria investigando o reitor da URCA – Universidade Regional do Cariri, Plácido Cidade Núvens e a vice-reitora Otonite Cortez por supostas irregularidades que levaram a gastos naquela instituição de cerca de 4 milhões de reais. Em nota oficial enviada na noite de hoje à nossa redação pela assessoria de comunicação, o reitor Plácido Cidade Núvens desmente a notícia, e acrescenta outras informações, que o “Chapada do Araripe” passa a tornar público:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Placido_cidade_nuvensO periódico JORNAL DO CARIRI, veiculado dia 10 de maio de 2011 traz chamada em primeira página de matéria jornalística com o título “TCE investiga gastos irregulares na Urca”, citando trechos das manifestações de um técnico da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará acerca da prestação de contas anuais desta administração. Tendo em vista tratar-se de matéria que atenta contra o bom nome da URCA e seus dirigentes e por dever de oficio, vimos, esclarecer a comunidade acadêmica e a sociedade em geral o seguinte:

Em 10 de Março de 2008, o Exmo. Senhor Governador do Estado do Ceará, Dr. Cid Ferreira Gomes, atendendo a manifestação de alunos, professores e gestores da URCA, comunicou que as Unidades Descentralizadas de Ensino nas cidades de Iguatu e Campos Sales, seriam mantidas pelo Estado do Ceará, concedendo a gratuidade dos alunos, pleito muito antigo reivindicado pelo discentes e compromisso da nossa administração.

A gratuidade foi instituída através do sistema de concessão de bolsas ao alunato, para pronto pagamento aquelas unidades. O pagamento de professores e funcionários se deu com a interveniência financeira Aluno/FUNDETEC fundação de apoio a URCA. Quando da apreciação das contas da URCA pelo órgão máximo de contas do Estado do Ceará, este determinou que o sistema de bolsas fosse substituído por contratação de professor efetivo e encampação plena das Unidades Descentralizadas.

As inúmeras ilegalidades perpetradas pela gestão anterior levaram a direção desta Universidade a promover judicialmente Ação de Prestação de Contas, contra os ex-gestores 2003 – 2007, gestão André Herzog, para que os mesmos apresentassem prestação de conta. A seu tempo e termo a FUNDETEC, na atual gestão, promoveu Ação Judicial de igual mote contra os ex-gestores 2003 – 2007, gestão André Herzog, para que os mesmos prestassem conta de todos os valores transferidos da URCA a FUNDETEC, para o fim, e viessem em termos promover os esclarecimentos devidos. Estas ações judiciais encontram-se em curso na Comarca do Crato, aguardando a fase de instrução e julgamento das mesmas.

De tal sorte uma auditoria interna foi instaurada para averiguar a gestão anterior, tendo seu relatório ficado à disposição das autoridades, dentre elas o Ministério Público Estadual, que promoveu Ação Civil Pública contra os Ex-Gestores da Universidade e da própria FUNDETEC – gestão André Herzog (2003 – 2007), igualmente em curso na Comarca do Crato, visando apurar as responsabilidades pelos gastos realizados, assim ditos irregulares na ação proposta.

Nesse sentido a sociedade caririense aguarda o julgamento pela justiça de todas as irregularidades cometidas na gestão André Herzog.

Regularmente as contas da URCA são encaminhadas ao Tribunal, toda a documentação relativa ao pagamento e gastos com as bolsas destinadas aos alunos das unidades descentralizadas anteriormente nominadas, resultando no cumprimento da diligência solicitada pelo órgão de contas do Estado.

Nenhum desvio há na URCA a respeito do tema veiculado no referido jornal.
A probidade administrativa é seguida dia após dia pela gestão atual da URCA.

As contas da Universidade são públicas e estão ao alcance de todos quantos queiram delas informarem-se. Não existe nenhum tipo de desvio, apropriação indébita ou descumprimento de lei. Na minha gestão optamos pela mais ampla transparência nas contas desta Universidade. A minha história fala por si próprio, como um homem público voltado para as grandes questões do Cariri. Sempre me pautei pela transparência, democracia no debate político e pela preocupação em desenvolver esta região. Neste sentido minha prática política e acadêmica não poderia estar ligada a qualquer conduta diferente da probidade e da honestidade.

Nosso compromisso ético e social com a Região e os destinos da URCA pública e gratuita se mantém firme e pactuado com aqueles que querem uma URCA sem favorecimentos pessoais.

Crato, 11 de Maio de 2011.

PLÁCIDO CIDADE NUVENS
Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA

Certidão:

Nota da Assessoria de Imprensa da URCA:

Reitor desmente notícias sobre tomadas de contas da URCA

Certidões negativas do Tribunal comprovam nada existir em relação aos seus administradores. O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, emitiu ontem nota de esclarecimento sobre notícias veiculadas em meios de comunicação da região e sites, sobre questões relacionadas à administração da Instituição. As matérias veiculadas, inicialmente no Jornal do Cariri e endossadas por outros veículos, citam trechos das manifestações de um técnico da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará acerca da prestação de contas anuais da atual administração. O conteúdo atenta contra o bom nome da URCA e seus dirigentes.

Na nota, o Reitor destaca a forma como vem sendo realizados os investimentos da Universidade, com anuência e seguindo as normas estabelecidas pelo próprio Tribunal de Contas do Estado. Ontem, também foram solicitadas ao próprio Tribunal, Certidões Negativas em que nada consta de irregular contra os dirigentes da instituição e a própria Universidade.

Professor Plácido ainda destaca na nota que “as inúmeras ilegalidades perpetradas pela gestão anterior levaram a direção desta Universidade a promover judicialmente Ação de Prestação de Contas, contra os ex-gestores 2003 – 2007, gestão André Herzog, para que os mesmos apresentassem prestação de conta. A seu tempo e termo a FUNDETEC, na atual gestão, promoveu Ação Judicial de igual mote contra os ex-gestores 2003 – 2007, gestão André Herzog, para que os mesmos prestassem conta de todos os valores transferidos da URCA a FUNDETEC, para o fim, e viessem em termos promover os esclarecimentos devidos. Estas ações judiciais encontram-se em curso na Comarca do Crato, aguardando a fase de instrução e julgamento das mesmas”.

Por conta dessas ilegalidades, foi instaurada uma auditoria interna para averiguar a gestão anterior, tendo seu relatório ficado à disposição das autoridades, dentre elas o Ministério Público Estadual, que promoveu Ação Civil Pública contra os Ex-Gestores da Universidade e da própria FUNDETEC – gestão André Herzog (2003 – 2007), igualmente em curso na Comarca do Crato, visando apurar as responsabilidades pelos gastos realizados, assim ditos irregulares na ação proposta.

Na nota, Plácido Cidade Nuvens, ressalta que a sua história fala por si próprio, como um homem público voltado para as grandes questões do Cariri. “Sempre me pautei pela transparência, democracia no debate político e pela preocupação em desenvolver esta região. Neste sentido minha prática política e acadêmica não poderia estar ligada a qualquer conduta diferente da probidade e da honestidade”, enfatiza o Reitor.

Regularmente as contas da URCA são encaminhadas ao Tribunal, com toda a documentação relativa ao pagamento e gastos com as bolsas destinadas aos alunos das unidades descentralizadas de Campos Sales e Iguatu, resultando no cumprimento da diligência solicitada pelo órgão de contas do Estado. “Nenhum desvio há na URCA a respeito do tema veiculado no referido jornal”, esclarece.

“As contas da Universidade são públicas e estão ao alcance de todos quantos queiram delas informarem-se. Não existe nenhum tipo de desvio, apropriação indébita ou descumprimento de lei. Na minha gestão optamos pela mais ampla transparência nas contas desta Universidade”, completa o Reitor.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri – URCA
(88) 3102-1212 – 8812.5525 ramal 2617

Barbalha: Começa venda de barracas para a festa de Santo Antonio

FestadebarbalhaleodantasAs pessoas interessadas em comercializar produtos e serviços durante a Festa de Santo Antônio, de Barbalha, que acontecerá de 29 de maio a 13 de junho, no Parque da Cidade, Rua da Matriz e no Marco Zero, já podem adquirir os lotes para instalação das barracas e estandes. A Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) já começou a fazer a locação definitiva dos espaços a partir da última terça-feira (10). A SECTUR determinará um prazo para instalação de equipamentos na área do evento, como barracas, tendas, estandes e comércio ambulante. As inscrições para a instalação dos pontos comerciais se estenderão até o próximo dia 20 de maio.

A maior parte das barracas será montada no Parque da Cidade e o comércio ambulante e terá espaços específicos de comercialização. Os interessados devem procurar à sede da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), na Rua da Matriz, 25, (antigo Casarão Hotel). O coordenador do Núcleo do Cadastro Físico do órgão, Nilvan Gonçalves, informou que no ato da inscrição para o comércio informal e ambulante, os interessados devem apresentar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência.

A área de concentração das tendas e estandes padronizados, que serão montadas na festa que compreenderá a Rua da Matriz, Avenida Coronel João Coelho, Marco Zero e Avenida Paulo Maurício, e na área externa do Parque da Cidade, obedecendo aos critérios de segurança e preservação do patrimônio histórico definidos conjuntamente pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo e Comissão da Paróquia Santo Antônio.

Os ambulantes autorizados a trabalhar durante os 16 dias de festa receberão identificação e documento autorizando a atividade e a especificação do espaço definido para o comércio. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (88) 3532-1708, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Com informações da PMB

Festival mostra 40 concertos de 21 grupos instrumentais de onze estados de três regiões do Brasil



http://2.bp.blogspot.com/-FwE2dxWOov0/TcspRO0U6FI/AAAAAAAAXIU/I18wKiXeJW8/s1600/BNB_Instrumental.jpg


FORTALEZA
– O VI Festival BNB da Música Instrumental apresentará 40 concertos gratuitos de 21 formações instrumentais oriundas de onze estados de três regiões brasileiras (Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe; Centro-Oeste: Distrito Federal; e Sudeste: São Paulo) e também da Argentina, período de 18 (quarta-feira da próxima semana) a 28 deste mês. O Festival acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Abrilhantam o VI Festival BNB da Música Instrumental, entre outras, atrações como: a banda Cabaçal do Zé Pretinho (PB); Burro Morto (PB); o duo argentino-brasileiro Finlândia; Fernando Corbal (DF), que toca cristaleira (glass harmônica), instrumento musical que executa friccionando a ponta dos dedos nas bordas de taças com água; Ferrario Trio (SE); Júlio Medeiros (PI); LAS ROSITAS Tango Trio (Argentina); Luciano Magno (PE); Marimbanda (CE); Nicolas Silva, virtuoso violonista adolescente alagoano, de 13 anos; Oxent Groove (PB); Quarteto Cazumbá (MA); Saracotia (PE); Saturnino e o Disco Avoador (RN); Tarcísio Sardinha (CE); Trio Choro Plugado (SP); Varadouro Groove Orchestra (PB); e Vendo 147 (BA).

Em sua sexta edição, o Festival BNB da Música Instrumental mantém sua identidade de promover a diversidade, estimulando a fruição e o conhecimento da produção instrumental. O evento reúne dezenas de músicos com diferentes trajetórias, influências e propostas estéticas, além de uma variedade de sonoridades que serão apresentadas durante os 11 dias de concertos. “Esperamos que, mais uma vez, o Festival contribua para o fortalecimento dessa celebração musical”, afirma um dos coordenadores do evento, André Marinho.

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

Crato contrata mais médicos, para atender melhor a População


Há menos de três meses à frente da Secretaria de Saúde do Crato, Cícero França Bezerra ( foto ), adotou algumas medidas que, segundo ele, vai impulsionar e dinamizar o atendimento na rede pública de saúde do município. Foram contratados um otorrinolaringologista, um psiquiatra, um urologista, um dermatologista, um cirurgião plástico, um ginecologista e um pediatra. Ao todo, são sete médicos que vão fortalecer o sistema de atendimento.

Foram criadas mais seis equipes do Programa Saúde da Família, sendo as mais recentes instaladas nas comunidades do Riacho Vermelho e Riacho Fundo, Parque São José II e Vila Padre Cícero, subindo de 26 para 32 o número de PSFs no município. Cícero França também criou o plano municipal da dengue, cujas ações provocaram queda do índice de infestação da doença para 0,85 %, muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Como ações estruturantes, o Secretário de Saúde do Crato conseguiu a aquisição de 47 computadores em parceria com o governo estadual, implantou nas escolas o programa específico de saúde escolar, restauração organizacional da atenção básica a partir do projeto de criação dos distritos sanitários, fortalecendo a atuação das equipes de saúde das famílias, criação do ambulatório de referência, contratação de 16 novos agentes de endemias, contratação de nutricionistas para o Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão.

A partir de 23 de maio começará a funcionar o plantão odontológico, pediátrico e ginecológico em algumas unidades de atendimento. Inicialmente funcionará na segunda-feira e sexta-feira, de 18 horas às 22 horas o atendimento ginecológico no Centro de Especialidades (posto da Grota) e o atendimento pediátrico será também de 18 horas às 22 horas no PAM, onde também nos finais de semana será cumprido o plantão odontológico.

ASCOM – PMC

Plano Municipal de Saneamento Básico é debatido em Crato

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou, na manhã do dia 11, da abertura do Fórum que trata do Plano Municipal de Saneamento Básico em Crato. Vários representantes de comunidades estiveram presentes. A audiência pública, além de expor para os participantes a forma como será desenvolvido o plano no município, possibilitou espaço para novas propostas das comunidades e esclarecimentos de dúvidas, por meio do gerente Regional do Consórcio DGH Cariri, Lourenço Soares. Ele abordou a legislação relacionada ao processo de implantação dos projetos de saneamento na cidade, períodos de revisões e destacou a importância de implantação desse serviço em benefício da população cratense.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou a relevância da participação das comunidades. A relevância do projeto se insere dentro do processo de criação de medidas que busquem melhorar a qualidade de vida e proteção do meio ambiente. Segundo o prefeito Samuel Araripe, o documento determina que, até 2014, todos os municípios deverão ter esse plano. O município que não preparar o projeto até lá, ficará impedido de realizar convênios com o governo federal para realização de obras em suas cidades. O Crato está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico, operacionalizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:

Img_7551


Img_7448


Img_7533


Img_7475


Img_7438


Img_7511

Fotos: Dihelson Mendonça

Postos de Saúde do Crato funcionarão também à noite Postado por Editor Regionais e Estaduais quinta-feira, 12 mai 2011, 00:06 | 0 Comentários A Secre


A Secretaria de Saúde do Crato estará priorizando atendimentos noturnos e em fins de semana, a partir do dia 23 de maio. O trabalho faz parte de nova estratégia de atendimento da Secretaria, como forma de melhor atender a população com serviços essenciais de saúde. Estarão sendo disponibilizados serviços médicos nas áreas de ginecologia, pediatria e clínico geral, além de odontologia.

Os atendimentos serão realizados no Posto de Assistência Médica – PAM, e no Centro de Especialidades. No PAM, na segunda e sexta-feira, acontecem atendimentos na área de pediatria, das 18 horas às 22 horas. Nos sábados e domingos, das 8 horas às 17 horas, serão realizados atendimentos odontológicos. No Centro de Especialidades, na segunda e sexta-feira, da 18 horas às 22 horas, serão realizados atendimentos com médicos ginecologista e clínico geral.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato implementa ações que levam melhorias à saúde da população


3 notícias interessantes para os Cratenses:

Atendimento para Cartão SUS com nova sala

Na próxima segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Município inaugura nova sala de atendimento do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova sala de atendimento conta com sistema de ar refrigerado e novas cadeiras. Serão disponibilizados quatro atendentes nos respectivos guichês, com prioridade para atendimentos a idosos e gestantes.

Crato realiza encontro sobre Plano de Ação Integrada para o Enfrentamento das Drogas

Foi realizado pela Secretaria de Saúde do Crato, Encontro para Elaboração do Plano de Ação Integrada para o Enfrentamento das Drogas, no auditório Salviano Arraes Saraiva. O evento foi realizado pela Secretaria e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Prevenção e Combate à Hipertensão na Vila São Bento

A Secretaria de Saúde do Crato, através da equipe do Programa de Saúde da Família da Vila São Bento, realizou o evento Prevenção e Combate à Hipertensão, que aconteceu no auditório da Vila São Bento. Na ocasião foram ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e roda de conversa sobre prevenção de diabetes e hipertensão. No final, foi servido lanche para os participantes.

Fonte: Com informações da ASCOM – PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Procurador tenta incluir Lula entre os réus do mensalão

Lula-preto-e-brancoManoel Pastana, do RS, aciona procurador-geral e argumenta que o ex-presidente fomentou o esquema do mensalão

PORTO ALEGRE – O procurador regional da República no Rio Grande do Sul Manoel Pastana encaminhou representação ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, propondo a responsabilização criminal do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva por entender que praticou atos materiais que fomentaram o mensalão. O pedido foi enviado no dia 17 de abril.

“O procurador-geral tem obrigação legal de se manifestar ou para aditar as informações à denúncia para incluir o ex-presidente no processo (que tramita no Supremo Tribunal Federal) ou para dizer que a representação não tem fundamento”, afirma. Pastana admite que não acrescenta informações novas ao caso, mas estabelece ligações entre a ação de improbidade administrativa movida pela Procuradoria da República no Distrito Federal contra o ex-presidente em janeiro deste ano e a ação penal contra os réus do escândalo, aberta pelo STF, que não cita o nome de Lula. A inclusão tardia do ex-presidente entre os réus do mensalão teria um poder devastador sobre a ação. Com um fato novo, toda a instrução do processo teria de ser zerada e reiniciada. Uma nova denúncia teria de ser julgada, novamente os réus seriam interrogados, e o risco de prescrição aumentaria.

Com base nos processos e em conclusões da investigação da Polícia Federal, Pastana afirma que “o que a denúncia do mensalão não apontou e agora está categoricamente demonstrado, mediante provas robustas, é a participação do ex-presidente Lula na trama arquitetada para favorecer o banco BMG com tais empréstimos”. Ele se refere à concessão de empréstimo consignado do BMG a segurados do INSS.

Pastana entende que o BMG repassou “vultosas quantias” ao PT, sob o falso manto de empréstimos bancários, e foi flagrantemente beneficiado por ações do núcleo político-partidário que lhe garantiram lucros milionários no governo Lula. A Medida Provisória 130/2003 criou o empréstimo a aposentados, mas com operações restritas a instituições financeiras pagadoras dos benefícios. Em 2004, Lula baixou o decreto 5.180/2004 estendendo as operações aos demais bancos. O BMG assinou o convênio em 14 de setembro daquele ano. No dia 29 daquele mês, o governo enviou cartas a 10,6 milhões de aposentados, assinadas por Lula e Amir Lando, então ministro da Previdência.

Elder Ogliari, de O Estado de S. Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara aprova MP que cria cadastro dos bons pagadores


Inflacao2Cadastro servirá de base para transações comerciais e operações de crédito.Medida pode ajudar consumidor a obter crédito com juro mais baixo.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) a medida provisória que cria o cadastro positivo, uma lista que vai incluir os bons pagadores, com o propósito de criar um banco de dados que ficará à disposição de instituições privadas. O texto segue agora para votação no Senado. O cadastro dos bons pagadores poderá servir de base para transações comerciais,como as vendas a prazo e para concessões de crédito. Em tese, a medida ajudará a diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos para o consumidor.

O consumidor terá de autorizar a inclusão de seu nome no cadastro positivo. Uma vez autorizada a abertura do cadastro, as anotações no banco de dados não dependerão de nova autorização. Elas deverão ser claras (sem termos técnicos, fórmulas ou siglas), objetivas (sem juízo de valor), verdadeiras (exatas e sujeitas a comprovação) e de fácil compreensão. O prazo de permanência das informações nos bancos é de 15 anos. Pelo texto da MP, o consumidor poderá sair do cadastro quando quiser. O consumidor também terá direito de consultar as informações a seu respeito sempre que quiser por telefone e pela internet, uma vez a cada quatro meses, de forma gratuita.

Do G1, em São Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Região do Cariri recebe Feira de Imóveis

Feira_de_imoveisPara atender uma demanda cada vez mais crescente na região do Cariri, a de imóveis de qualidade e dentro de padrões técnicos satisfatórios, a CAIXA estende, mais uma vez, o conceito do “Feirão da Casa Própria” e realiza nos dias 4 e 5 de junho a Feira de Imóveis do Cariri.

Esta será a quarta edição do evento, que é realizado em parceria com o CRECI e SINDUSCON, no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte. Será, mais uma vez, um espaço que reunirá construtoras, incorporadoras, corretores e imobiliárias da região. Todas as unidades que estarão à venda terão a garantia de financiamento, que pode chegar a até 100% do valor do imóvel. As linhas de financiamento para a casa própria da CAIXA atendem a todas as faixas de renda familiar e possuem prazo de pagamento de até 30 anos. Em Fortaleza, o 7º Feirão Caixa da Casa Própria ocorre nos dias 13,14 e 15 de maio, no Centro de Convenções.

Por: Yuri Guedes – Colaborador

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Regional Norte e Sul do Ceará da Caixa Econômica Federal

Justiça proíbe cordelista de usar a expressão “Seu Lunga” em suas publicações


“A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o cordelista Abraão Bezerra Batista se abstenha de utilizar a expressão “Seu Lunga” em publicações ou qualquer outra forma de divulgação. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (09/05) e reformou sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara de Juazeiro do Norte.

“Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra, na medida em que tais publicações desnaturam a sua imagem perante à comunidade”, afirmou o relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto.

Conforme os autos, Abraão Bezerra Batista publicou, sem a devida autorização de Joaquim Santos Rodrigues, popularmente conhecido como “Seu Lunga”, o cordel intitulado “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”.

Joaquim Santos Rodrigues afirma que teve a dignidade ferida, pois o cordelista fantasiou situações ao atribuir-lhe a prática de atos que nunca fez, contribuindo para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”.

Em decorrência, ajuizou ação ordinária, com pedido liminar, requerendo que Abraão Bezerra Batista não publicasse mais cordéis com a expressão “Seu Lunga”. Alegou que, em virtude das publicações, tem sido alvo de chacota na sociedade Juazeirense, impedindo-o de ascender socialmente.

Em contestação, o cordelista afirmou que publicou apenas dois “trabalhos” referente ao “Seu Lunga”. Sustentou que não cometeu nenhum ato ilícito, uma vez que apenas deu eco a inúmeras histórias jocosas sobre o “personagem”.

Em 7 de maio de 2008, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, julgou extinto o feito sem resolução de mérito. O magistrado fundamentou a decisão ao considerar a “carência de ação pela ausência de interesse processual”, uma vez que a proteção à personalidade buscada pelo autor não poderia ser concedida pelo Poder Judiciário.

Inconformado, Joaquim Santos Rodrigues interpôs recurso apelatório no TJCE (nº 200600219706-5/1), pleiteando a reforma da decisão. Defendeu que a Constituição Federal (CF/88) lhe assegura o direito de buscar o Judiciário para se proteger do mencionado ilícito.

Ao relatar o caso, o desembargador Francisco Sales Neto destacou que “o inciso XXXV do artigo 5º da Constituição Federal apresenta-se como o fundamento maior para que se admita uma tutela geral de prevenção do ilícito, em razão de estabelecer que, além da lesão, a ameaça a direito igualmente é passível de amparo por parte do Poder Judiciário. Com esse entendimento, a 1ª Câmara Cível deu provimento ao recurso e reformou a sentença do magistrado. Em caso de descumprimento da decisão, fixou multa diária de R$ 1.000,00.”

(Site do TJ-CE) – Via Eliomar de Lima

O CRATO HOJE - 13 de maio de 2011 - Previsão do Tempo


Bom Dia, Crato !



Após essa pane do BLOGGER ( site que hospeda a maioria dos pequenos Blogs do mundo ), estamos de volta para mais uma previsão do tempo, já que a de ontem, dia 12 foi perdida. A previsão para hoje, dia 13 de maio é de sol com algumas nuvens durante o dia. Temperatura máxima de 32 graus e a mínima, de 22. Ventos de leste a Sudeste a 12Km/h. O sol nasce às 05:39 e se põe às 17:27 - Umidade Relativa do Ar, 52%.

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31