xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/05/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 maio 2011

BlogCULTURA - Festival mostra 40 concertos de 21 grupos instrumentais de onze estados de três regiões do Brasil


http://2.bp.blogspot.com/-FwE2dxWOov0/TcspRO0U6FI/AAAAAAAAXIU/I18wKiXeJW8/s1600/BNB_Instrumental.jpg


FORTALEZA - O VI Festival BNB da Música Instrumental apresentará 40 concertos gratuitos de 21 formações instrumentais oriundas de onze estados de três regiões brasileiras (Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe; Centro-Oeste: Distrito Federal; e Sudeste: São Paulo) e também da Argentina, período de 18 (quarta-feira da próxima semana) a 28 deste mês. O Festival acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Abrilhantam o VI Festival BNB da Música Instrumental, entre outras, atrações como: a banda Cabaçal do Zé Pretinho (PB); Burro Morto (PB); o duo argentino-brasileiro Finlândia; Fernando Corbal (DF), que toca cristaleira (glass harmônica), instrumento musical que executa friccionando a ponta dos dedos nas bordas de taças com água; Ferrario Trio (SE); Júlio Medeiros (PI); LAS ROSITAS Tango Trio (Argentina); Luciano Magno (PE); Marimbanda (CE); Nicolas Silva, virtuoso violonista adolescente alagoano, de 13 anos; Oxent Groove (PB); Quarteto Cazumbá (MA); Saracotia (PE); Saturnino e o Disco Avoador (RN); Tarcísio Sardinha (CE); Trio Choro Plugado (SP); Varadouro Groove Orchestra (PB); e Vendo 147 (BA).

Em sua sexta edição, o Festival BNB da Música Instrumental mantém sua identidade de promover a diversidade, estimulando a fruição e o conhecimento da produção instrumental. O evento reúne dezenas de músicos com diferentes trajetórias, influências e propostas estéticas, além de uma variedade de sonoridades que serão apresentadas durante os 11 dias de concertos. "Esperamos que, mais uma vez, o Festival contribua para o fortalecimento dessa celebração musical", afirma um dos coordenadores do evento, André Marinho.

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

Encontro de Zootecnia foi aberto em Crato

Clique na imagem para ampliar

Crato debateu o Plano Municipal de Saneamento Básico em Fórum



http://1.bp.blogspot.com/-vby9aoRASJk/TcpE8z15n4I/AAAAAAAAXGk/A1V_SAPw8bA/s1600/foto_reuniao.jpg


Foi realizado no dia 11 de maio, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o Fórum de Apresentação do Saneamento Básico do Crato. O evento serviu para abrir discussões com a comunidade a respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico, apresentado pelo Prefeito do Crato, Samuel Araripe, no último dia 14 de abril. Participaram da apresentação integrantes do poder legislativo municipal, representantes do poder judiciário, presidentes de entidades e os secretários da administração. A relevância do projeto se insere dentro do processo de criação de medidas que busquem melhorar a qualidade de vida e proteção do meio ambiente. Segundo o prefeito Samuel Araripe, o documento determina que, até 2014, todos os municípios deverão ter esse plano. O município que não preparar o projeto até lá, ficará impedido de realizar convênios com o governo federal para realização de obras em suas cidades.

Na ocasião foram repassadas informações sobre as Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico, Desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento e a criação do Conselho Popular.

O Município do Crato está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico, operacionalizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades. O Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB é um planejamento necessário para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Uma conquista para todos os cidadãos.

FOnte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Auditor da SEFAZ de Crato-CE, pratica suicídio por enforcamento


A polícia militar do Crato foi solicitada a comparecer por volta das 07h00, desta terça-feira (10) a rua Nossa Senhora da Conceição, 117, no Bairro Muriti, para atender a uma ocorrência de suicídio por enforcamento. A guarnição RP 2195, composta pelo sargento Ariovaldo, cabo B. Marques e soldado Rivelino deslocou até o endereço indicado onde constatou a veracidade do ocorrido. A vítima foi auditor fiscal da SEFAZ-CE, Valdery Azevedo Pontes, 46 anos, casado, natural de Nova Russas-CE e morador do local.

O corpo foi encontrado pela esposa da vítima, Maria Célia Alencar Pontes, pendurado com uma corda em volta ao pescoço amarrada na linha do teto da garagem da residência.

A polícia foi informada pelo cunhado da vítima, João Paulo Alves de Souza, que a mesma teria viajado para Fortaleza para uma reunião na SEFAZ-CE, e teria retornado ontem por volta de 00h30minmin na companhia de um colega de trabalho e não teria entrado no interior da sua residência. O rabecão juntamente com o perito Pequeno compareceu ao local de onde fez o traslado do corpo para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para exame cadavérico.

Por: J. Lopes - Repórter Policial - Colaborador do Jornal Chapada do Araripe OnLine e Blog do crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato atrai investimentos e gera mais de 1000 vagas de empregos

DudaO município do Crato, localizado na região do Cariri, está sendo procurado por empresários de vários Estados do Brasil que pretendem expandir seus negócios. Segundo dados oficiais da Junta Comercial do Ceará (Jucec), somente nos últimos cinco anos, 500 novas empresas se instalaram no município nos setores da indústria, comércio de bens e serviços e turismo. Para 2011 o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar, estima que outras empresas estarão se instalando na cidade e todas recebendo o apoio da prefeitura, no tocante a isenção fiscal, infraestrutura e doação de terrenos, quando há disponibilidade de áreas.

Segundo o Secretrio de Desenvolvimento Economico do Crato, Duda Alencar, está em fase de implantação o Projeto Industrial do São Bento que é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município com o Banco do Nordeste. Quatorze novas indústrias de pequeno e médio portes devem se instalar numa área de aproximadamente 40 mil metros quadrados. As 14 empresas, diz o secretário, “vão gerar 1.500 empregos diretos nas mais diversas atividades do ramo calçadista.

( Com informações do site Ceará Agora )

Ministro dos Transportes é fotografado em audiência com Cid Gomes


http://2.bp.blogspot.com/-hJlYm37xpMY/TcpeSDjtNlI/AAAAAAAAXHU/3YR9PfHUcrE/s1600/cid_gomes_audiencia.jpg

Após as declarações do governador Cid Gomes sobre a suposta discriminação que o Ceará estaria sofrendo em relação ao Ministério dos Transportes, o próprio ministro Alfredo Nascimento respondeu ao assunto na imprensa nacional e informou que nunca foi procurado pelo governador do Ceará para tratar das BR”s.

Foto

Mas a imagem ao lado revela que não é bem assim. Na foto, Alfredo Nascimento aparece ao lado do governador Cid Gomes analisando informações ao observar o mapa do Ceará. A audiência foi realizada, segundo assessores do Governador, no dia 29 de outubro de 2008.

Via Lindomar Rodrigues

Reitor e vice-reitora da URCA estão sendo investigados pelo Tribunal de Contas do Estado por Irregularidades


Irregularidades em gastos na URCA já chegam a R$ 4 milhões

O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens e a vice-reitora Otonite de Oliveria Cortez estão sendo investigados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sob suspeita de gastos em torno de R$ 4 milhões. Os valores seriam destinados ao pagamento de bolsas a estudantes universitários. Os gestores afirmam que os problemas são anteriores a atual gestão. Valores seriam destinados ao pagamento de bolsas a estudantes universitários.

Com informações de Luciano Augusto ( Site Ceará Agora )


Vamos nessa: A politicagem dentro da URCA é uma coisa absolutamente fascinante. Deveriam construir uma espécie de ringue, para que a população pudesse apreciar de camarote as inúmeras brigas e o eterno empurra-empurra de desmandos que aparecem e que são acusados para essa e para as administrações anteriores. Quem estará falando a verdade ? Só o TCE poderá descobrir.

Na Foto: O Magnífico Reitor Plácido Cidade Núvens

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Quebra-Pau na Câmara de vereadores do Crato


Olá, meus caríssimos leitores.

Pela manchete, muita gente vai querer saber detalhes e fofocas sobre o que de fato aconteceu, mas essa não é a intenção desse artigo. O que podemos adiantar é que na sessão desta terça-feira, dia 10 de maio, houve um feroz bate-boca de muito xingamento entre o vereador Fernando Brasil e o vereador Dárcio Luiz ( Ambos de Dom Quintino ), que acabou sendo agredido na cara. A briga foi "apartada" pelos outros companheiros de casa.

É triste sabermos de notícias assim, acontecer dentro de um local que deveria ser um exemplo de paz, de trabalho e de representatividade do povo Cratense. Fica aqui o nosso repúdio a esse mau exemplo, sem se posicionar por "A" ou "B", mas em favor dos princípios éticos que sempre deveriam nortear os homens públicos.

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ferreira Aragão convoca população da Zona Norte para Rally do Buraco


“Chega de sofrimento. O povo não suporta mais. Os buracos na BR 222 estão causando mortes e ninguém toma uma providência. Com essas palavras, em pronunciamento na Assembleia, o deputado Ferreira Aragão (PDT), convocou a população da Zona Norte para o I Rally do Buraco, a ser realizado no próximo domingo (15/05), saindo da empresa Lassa, na cidade de Sobral, com destino a Itapagé.

A ideia do Rally partiu do Governador Cid Gomes, que se mostra indignado com o descaso do Ministério do Transporte com relação ao estado do Ceará. Ferreira lembrou que estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte Paraíba e Piauí têm suas estradas perfeitas, sem essa falta de vergonha que existe aqui no Ceará. Disse que os buracos formaram verdadeiras lagoas nas estradas.

“O povo tem que ir para as ruas fazer esse protesto, pois estão zombando de todos nós cearenses. Com relação ao asfalto que começaram a colocar na estrada de Irauçuba, de acordo com o deputado, o material é esfarelado. “Aquilo é farinha. Eu passei por lá e tenho as imagens para comprovar aos meus colegas o grave problema”, detonou Ferreira Aragão.

Via Samuel Martins - Colaborador

PROJETO PACTO PELA VIDA - Por Maria Otilia


O “Pacto Pela Vida – Drogas, um caminho para um triste fim” é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e objetiva discutir, diagnosticar e identificar os grandes desafios de enfrentamento da questão para, por fim, traçar um plano de ações integradas que atinjam todo o Estado do Ceará. As atividades do Pacto Pela Vida foram iniciadas em fevereiro de 2010 e já envolveram diversas instituições de órgãos governamentais e não-governamentais da sociedade civil. O trabalho sustenta-se em quatro eixos:

- Prevenção
- Tratamento
- Repressão ao trafico
- Reinserção social

Hoje, dia 10 de maio, foi realizado um seminário intersetorial para discussão e elaboração de propostas para o desenvolvimento deste projeto na cidade do Crato. A Secretaria de Saúde foi a responsável pela organização e realização do evento, juntamente com outros parceiros envolvidos na busca de alternativas para o enfrentamento contra o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

Parabenizamos aqui toda a equipe da Secretaria de Saúde pela organização do evento e por convidar os diversos segmentos da sociedade civil, instituições de ensino, ongs, comércio, industria, igrejas, etc, para juntos discutirem e elaborarem um plano de ação de enfrentamento contra as drogas. Com certeza este projeto deve ser abraçado por todos nós cidadãos que somos também responsáveis para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes do nosso Ceará.

Postado por Maria Otilia

Crato - CE: Dinheiro suspostamente proveniente de assalto em São Paulo retido no Cariri


Dinheiro Falso no Cariri


No inicio da tarde desta terça-feira (10), duas cédulas de 20 e 50 reais suspostamente provenientes de um roubo de dois caixas eletrônicos instalados em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis, na cidade de São Paulo, foram retidas na agência da Caixa Econômica Federal de Crato. De acordo com Gerente Geral da Agência CEF em Crato, Mairton Antonio Garcia Neves, um comerciante local que teve o nome preservado e seus dados recolhidos para posteriormente dar explicações, compareceu aquele banco para fazer um depósito e, em meio às cédulas, duas estavam manchadas de tinta de cor rosa.

As notas foram retidas, para serem encaminhadas à sede regional do Banco Central em Fortaleza. As manchas são jogadas nas cédulas a partir de um sistema de segurança existente em alguns caixas no momento de roubos, com objetivo de ajudar no rastreamento das mesmas e consequentes investigações afirma Mairton Antonio. Ele chama a atenção para o fato de outras cédulas pintadas de Pink estarem circulando na região do Cariri.

Fonte: J. Lopes - Repórter Policial - Colaborador do Jornal Chapada do Araripe e Blog do Crato

Fórum de Debates sobre os Problemas do Crato vem aí - Por: Jacques Bloc Boris


O Artista Plástico Daniel Bloc Boris ( mais conhecido por Jacques Bloc ) propõe a realização de um Fórum para discutir as diretrizes e os problemas do Crato, buscar soluções, idéias, discutir os problemas urgentes da nossa cidade. Eis a mensagem original que nos chegou:

BASTA! - Tiremos as vendas, mordaças e grilhões
"Dihelson Mendonça, convido você em primeiro lugar para me ajudar e discutirmos como e onde possamos fazer isso ...! Após, procurarmos toda a sociedade do Crato em seus vários segmentos como: Políticos, Igrejas ou Templo de quaisquer religião, Empresários, Industriais, Comerciários, Fundações, ONGs, Advogados, Policia Militar e Civil,Bombeiros ,Rotary, Maçonaria , Lions, Artistas etc. etc. etc... para que passamos discutir e fazer um grande fórum de diretrizes e problemas do Crato.

Sabemos que o Crato esta situado em um buraco ou na encosta da Serra, como assim o queiram chamar, mas o Crato não é rabo de cavalo para crêscer para baixo. Eu (Daniel Hubert Bloc Boris, Artista Plástico mais conhecido como Jacques Boris) não agüento mais o que estão fazendo com a nosso cidade , temos que dar um basta nisso e na nossa inércia de cidadãos, não podemos levar os problemas do Crato que são muitos, empurrando com a barriga,fazendo de conta que não estamos vendo ou calado como estamos, apesar que vejo você reclamar por varias vezes no Blog do Crato e no Jornal Chapada do Araripe,mas meu amigo vou usar o velho jargão, uma andorinha só , não faz verão, me uno a você e vamos acordar o Crato para unir-se a nós, isso é, se você aceitar o convite, sem compromisso político, de raças, cor ou religião, simplesmente para um Crato VIVO e empreendedor, um Crato virado para todos os seus filhos, legítimo ou não.

Não podemos deixar ficar nessa mesmice de descaso, se o Juazeiro esta assim crescendo como está é porque eles estão fazendo alguma coisa para que isso ocorra e nós não. Aplaudimos o Juazeiro e vamos fazer a nossa parte, se tem algo errado “e com certeza tem” nós a sociedade vamos descobrir e juntos vamos em busca das soluções, não é fácil mas porem não é impossível. Conto com você e com todos que acreditarem nessa proposta , O Crato fazendo o Crato.

Em Tempo, o significado do nome Crato = (Forte, em grego )

Por: Daniel Hubert Bloc Boris (Jacques)


NOTA DO BLOG DO CRATO: Meu prezado Jacques Boris, sua idéia é maravilhosa, e tem todo o nosso apoio do Blog do Crato e do Jornal Chapada do Araripe para divulgação, cobertura e conclamação dos diversos segmentos e órgãos da sociedade. Temos muitas ligaçoes. Esta idéia, na verdade já foi proposta antes, por pessoas como Cacá Araújo, e Mônica Araripe ( se não me engano ), e com certeza teremos pleno apoio logístico para a realização, conseguindo um espaço, seja o teatro Municipal, onde acontecem eventos dessa natureza, ou no próprio auditório da RFFSA. Creio que o prefeito deverá achar muito boa a idéia, pois ele apóia todo e qualquer movimento civil em direção a sondar e discutir os problemas do Crato. Então, vamos aproveitar enquanto a boa vontade existe, para realizar este evento. Convocar Rotary, Lions, Igreja, Segmentos da Segurança Pública, Secretarias de Governo, Autoridades, POVO, etc...

A Morte de Osama Bin Laden - Legítima Defesa ou Abuso de Poder ? - Por: Max Magrelo


Depois de muito tempo e milhões de dólares despendidos a procura do líder do grupo Al Qaeda, tido como o mentor intelectual do ataque ao World Trade Center em 2001, na última semana o presidente dos Estados Unidos, veio a público relatar a morte de Osama Bin Laden, no interior do Paquistão, país tido como aliado na caçada a este terrorista. Além da imensa dúvida gerada em torno da veracidade de sua morte, houve também um grande repúdio quanto à forma utilizada pelas forças americanas para o desfecho desta operação, na qual foram mortos além de Bin Laden, também sua mulher e seu filho. Na visão dos estudiosos do Direito houve um desrespeito ao princípio da soberania do Estado do Paquistão, bem como a quebra de outros princípios, como o da autodeterminação dos povos e o princípio básico da Carta dos Direitos Humanos que é direito à vida, dentre tantos os princípios do Direito Internacional que foram ignorados.

De acordo com os institutos do Direito Internacional caberia uma sanção aos EUA? Tendo em vista que eles não se submetem aos tribunais internacionais, sendo então o Conselho de Segurança da ONU a única instituição que poderia estabelecer tal sanção, no qual, eles tem poder de veto por serem um dos 5 (cinco) membros permanentes, torna-se impossível tal sanção. O argumento de legítima defesa usado pelos EUA como excludente de ilicitude, também não cabe, pois só pode se falar em legítima defesa quando ocorrer uma situação de ataque. Se a tese ainda for sobre o atentado de 11(onze) de setembro, torna-se, ainda, mais infundada, uma vez que, tanto no direito interno, quanto no direito internacional, a legítima defesa tem que ocorrer quase que imediatamente, não justificando, portanto, esta retaliação americana quase dez anos após o atentado.

A morte do terrorista Bin Laden seria legitimada se o governo paquistanês tivesse autorizado a ação militar americana e aquele fosse levado a julgamento em um país no qual admitisse a pena de morte, por meio de extradição; outra solução possível e menos injusta, neste caso, seria a submissão de Osama a julgamento pelo Tribunal Penal Internacional, órgão competente em ações de crimes de guerra.

Por: Max Magrelo - Estudante do 5° ano do Curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Código Florestal. O futuro é hoje, agora! - Por José de Arimatéa dos Santos


Foto: José de Arimatéa dos Santos

Acompanho as discussões a respeito do novo Código Florestal desde o ano passado quando foi aprovado o relatório do deputado Aldo Rebelo(PCdoB/SP) e desde a sua aprovação fiquei bastante impressionado e desconfiado pelo fato de grande parte dos deputados vibrarem com o resultado da votação desse relatório. Os que comemoraram foram os representantes do agronegócio e vi ali a derrota, ao menos naquele momento, dos ambientalistas. Hoje é diferente e a mobilização dos que querem um Código Florestal que contemple o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente ganha corpo.

Acredito ser possível explorar os recursos naturais de uma forma que agrida o mínimo possível ao meio ambiente. Agora é necessário o bom senso e a lei tem que valer para hoje e para o futuro. Está em jogo o futuro do Brasil tanto na cidade como no campo. Já vemos as consequências dos péssimos exemplos de exploração da natureza, da falta de cuidado com o solo, enchentes que causam grandes transtornos nas cidades, uso excessivo de agrotóxicos que contaminam a água e peixes nos rios,...
Mas o que mais me preocupa nesse relatório do dep Aldo Rebelo é a diminuição da área de mata ciliar nos rios e a suspensão das multas e anistia a crimes ambientais. Os casos de desmatamentos a toda hora a mídia denuncia e nesse momento lembro daquela reportagem da rede Globo em que o fazendeiro usa correntes e máquinas que derrubam de uma vez só as árvores de uma grande área de terra. E quanto aos rios e nascentes é mais do que necessário mais cuidado e preservação, pois a água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos e para toda atividade econômica.
Enfim, acredito no bom senso dos políticos e na força da pressão da sociedade para se ter uma lei que realmente proteja os biomas do nosso país e por tabela a vida no campo e na cidade. O Brasil tem grandes áreas para sua agricultura e pecuária e não se precisa mais fazer derrubadas de mata para tão somente criar gado e para a monocultura. Preservar e explorar de forma sustentável os nossos ricos e cobiçados recursos naturais deve ser o pensamento de todos os brasileiros. As gerações futuras merecem viver também nesse país tão rico e belo e de grande potencialidades. E com suas matas e rios cada vez mais preservados.

O CRATO HOJE - Programa Cariri Encantado Sonoridades - 11/05/2011

Conexões musicais: A Cor do Som e o som da cor

A Cor do Som foi um dos mais importantes conjuntos musicais brasileiros de todos os tempos. Formado no Rio de janeiro, no ano de 1977, pelos irmãos Maurício Magalhães, o Mu, tecladista, e Dadi, contrabaixista, que já tinha integrado a lendária banda Os Novos Bahianos, - A Cor do Som contava com o virtuoso guitarrista Armadinho, filho de Osmar Macedo, fundador do pioneiro trio elétrico carnavalesco Dodô & Osmar; além de uma “cozinha” rítmica das mais competentes, formada pelo baterista Gustavo e o percussionista Ary.

O programa Cariri Encantado Sonoridades traz uma seleção de 11 músicas da banda, que constam dos discos Frutificar, de 1979, e Transe Total, de 1980. São composições refinadas e algumas delas foram sucessos radiofônicos e comerciais, como Abri a porta, de Gilberto Gil e Dominguinhos; Beleza pura, de Caetano Veloso, Palco, de Gilberto Gil, Zanzibar, de Armadinho e Fausto Nilo) e Semente de amor, de Mu e Moraes Moreira.

Onde escutar
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com

Por: Carlos Rafael ( Site Cariri Agora )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Justiça proíbe cordelista de usar a expressão “Seu Lunga” em suas publicações


“A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o cordelista Abraão Bezerra Batista se abstenha de utilizar a expressão “Seu Lunga” em publicações ou qualquer outra forma de divulgação. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (09/05) e reformou sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara de Juazeiro do Norte.

“Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra, na medida em que tais publicações desnaturam a sua imagem perante à comunidade”, afirmou o relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto.

Conforme os autos, Abraão Bezerra Batista publicou, sem a devida autorização de Joaquim Santos Rodrigues, popularmente conhecido como “Seu Lunga”, o cordel intitulado “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”.

Joaquim Santos Rodrigues afirma que teve a dignidade ferida, pois o cordelista fantasiou situações ao atribuir-lhe a prática de atos que nunca fez, contribuindo para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”.

Em decorrência, ajuizou ação ordinária, com pedido liminar, requerendo que Abraão Bezerra Batista não publicasse mais cordéis com a expressão “Seu Lunga”. Alegou que, em virtude das publicações, tem sido alvo de chacota na sociedade Juazeirense, impedindo-o de ascender socialmente.

Em contestação, o cordelista afirmou que publicou apenas dois “trabalhos” referente ao “Seu Lunga”. Sustentou que não cometeu nenhum ato ilícito, uma vez que apenas deu eco a inúmeras histórias jocosas sobre o “personagem”.

Em 7 de maio de 2008, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, julgou extinto o feito sem resolução de mérito. O magistrado fundamentou a decisão ao considerar a “carência de ação pela ausência de interesse processual”, uma vez que a proteção à personalidade buscada pelo autor não poderia ser concedida pelo Poder Judiciário.

Inconformado, Joaquim Santos Rodrigues interpôs recurso apelatório no TJCE (nº 200600219706-5/1), pleiteando a reforma da decisão. Defendeu que a Constituição Federal (CF/88) lhe assegura o direito de buscar o Judiciário para se proteger do mencionado ilícito.

Ao relatar o caso, o desembargador Francisco Sales Neto destacou que “o inciso XXXV do artigo 5º da Constituição Federal apresenta-se como o fundamento maior para que se admita uma tutela geral de prevenção do ilícito, em razão de estabelecer que, além da lesão, a ameaça a direito igualmente é passível de amparo por parte do Poder Judiciário. Com esse entendimento, a 1ª Câmara Cível deu provimento ao recurso e reformou a sentença do magistrado. Em caso de descumprimento da decisão, fixou multa diária de R$ 1.000,00.”

(Site do TJ-CE) - Via Eliomar de Lima

O CRATO HOJE - I Semex será aberta hoje, com palestra de Ana Mae Barbosa


Com palestra de um dos maiores nomes da arte-educação do Brasil, Professora Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, da Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo, será aberta hoje, dia 11, às 8h30, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, a I Semana de Extensão da URCA – I Semex. Ela ministrará palestra sobre ‘Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais: A indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão’. Também lançará o livro “Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais”. A I Semex acontecerá de 11 a 14 de maio, no Campus do Pimenta.

Segundo a coordenação do evento, a I Semana de Extensão da Universidade Regional do Cariri surge como um movimento de divulgação da Extensão Universitária, por meio de uma programação gratuita e aberta ao público em geral, principalmente os universitários e estudantes do ensino básico da rede pública e privada. O I Semex nasce como fruto de uma demanda existente de programas, projetos comunitários e cursos.

A abrangência da SEMEX revela-se no significativo e crescente engajamento de atores em sua realização, envolvendo a comunidade acadêmica da URCA (professores, estudantes e técnicos) dos seus oito campi. Também se inserem instituições parceiras governamentais e privadas na perspectiva da propagação da produção extensionista por toda região do cariri.

A programação incluirá apresentação e discussão de trabalhos, mesa-redonda, palestras, oficinas, mini-cursos, exposições e apresentação de trabalhos sobre temas ligados à Extensão Universitária. Os trabalhos inscritos serão apresentados em forma de banner, oral e produção artística.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

Efeito agregador - Por Emerson Monteiro


Noto que as ideias formam blocos parecidos com a evaporação que forma as nuvens no céu. À medida que essa formação das ideias ganha densidade, tende a produzir palavras e ações. Quais as nuvens carregadas de água da evaporação, as ideias também resultam em resultados novos. As nuvens, na chuva. As ideias, nas palavras e atitudes. Quando chovem, as nuvens perdem suas características iniciais e, já na terra, criam os córregos, rios, reservatórios e mares. As ideias, colhidas pelos que ouvem e leem, geram outras ideias, ações, e seus frutos. No andar de tal raciocínio, lembrei dos versos de Castro Alves, no poema “O livro e a América”, quando dizer: “O livro caindo n'alma / É germe - que faz a palma, / É chuva -- que faz o mar”.

Veja só aonde vou chegar neste raciocínio de agregação das águas em nuvens e das ideias em palavras e praticados. Derivo a considerar o efeito multiplicador da moeda, que antes era só uma ideia, hoje assunto técnico de economia, e aspecto importante das transações sociais. A moeda que gira, e o mundo gira com ela. Lá nos primórdios, quando ela ainda não existia, se dava o contrário, o mundo apenas girava, e a moeda dormia no celeiro inocente das ideais.
Nasceu o dinheiro, inventado, ou descoberto fruto da necessidade das pessoas, ocasionando todo movimento conhecido de portos e navegações, indústrias e mercados. Indústria, comércio, serviços. Patrões e operários.
O dinheiro existe para ser utilizado. Dinheiro guardado representaria água retida, sujeita à estagnação. A poupança pública, tão decantada no tempo do presente, por exemplo, trabalha em mãos dos bruxos financeiros, a fim de gerar a riqueza dos povos e das nações.

Essa moeda, que pode ser de papel, de metal ou, apenas, de números escriturados nas contas das instituições, circula e multiplica a riqueza que representa. Este o denominado “efeito multiplicador da moeda escritural”, estudado nas academias, quando pagamentos e recebimentos passam a acontecer por meio da multiplicação do uso do dinheiro e representa o maior volume da riqueza em circulação nos mercados mundiais. Bom, cheguei enfim ao instante contar do que me trouxe nesse encaminhamento.

Isso, de falar na lei de acumulação de águas, ideias e moedas, em que funcionam os barcos da coletividade. Ainda que, por vezes, achemos que há dinheiro escuso, mal ganho, sujo, capital não tem pátria, nem mortalha tem bolso, na voz da experiência. Enquanto corrompidos costumes políticos, morais, econômicos, financeiros, ainda assim a riqueza segue seu curso na história e a vida continua. Visto que leis maiores a tudo isso regem, dentro da mais sábia das ordens universais de todos os acontecimentos, aqui nos achamos, sim, no firme propósito de salvar as nossas consciências.

Por: Emerson Monteiro

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30