xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 abril 2011

URCA fará documentário sobre a malhação de Judas em Crato


A brincadeira da Malhação do Judas é uma das manifestações que carregam formas de envolvimento da população com a cultura popular. No Crato, a manifestação é realizada em diversos bairros, como é o caso do Alto da Penha, Comunidade do Gesso, Seminário, Gisélia Pinheiro, tendo destaque para a Festa Popular da Malhação dos Judas que é realizado na RFFSA pela Sociedade Cariri das Artes e da Sagrada Família que já tem uma tradição de mais de cem anos e é realizado no Largo da Prefeitura.

Para que as memórias destas manifestações possam fortalecer a identidade cultural da cidade e servir para as pesquisas sobre a cultura popular, a Universidade Regional do Cariri, através do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e o Coletivo Camaradas será produzido mais um documentário do Projeto.

De acordo com o coordenador do Projeto “No Terreiro dos Brincantes, Alexandre Lucas, o documentário será focado na relação entre a fusão da cultura popular com a cultura de massa. Ele destaca que esse é um dos fatores presentes nesta manifestação e frisa que em cada localidade população vai reinventando formas de manifestar a sua irreverência.

A previsão é que o documentário seja lançado no início de junho, em Praça Pública e contará com a apresentação de espetáculo teatral da Companhia Cearense de Teatro Brincante que tem como coordenador o dramaturgo, folclorista e criador da Festa Popular da Malhação dos Judas que todos os anos escolhe o seu o Judas por via de consulta eleitoral a população.

Fonte: Universidade Regional do Cariri – URCA

A riqueza e o tempo - Por Emerson Monteiro


De imaginar que tantos vivam qual quem mata o tempo, o cidadão médio resolve saber o que significa tempo, viver este período quando aqui, neste chão de possibilidades, realizar o que pretende. Porém poucos reconhecem o que pretendem, no entanto. Olham dos lados, atrás, à frente, e olha as águas de vasto oceano, cheios de preocupações, atribulações e desordem. Outros, descem à profundeza do mar e encontram os lenitivos de preencher o estirão da viagem com vaidades, instintos e posses. Já, lá adiante, os que buscam ter a aceitação interna, dentro do mundo de valores e sonhos. Conquanto alguns poucos descubram a interpretação de que vida e tempo correspondam a uma mesma coisa, pois tempo mostra a cara na saúde e nas condições do corpo, as suas decisões e atitudes levam a pensar que vida e tempo são coisas diferentes. E ignoram os resultados do que realizem.

Noutro bloco, grupo reduzido estuda, trabalha, controla os sentimentos. Graças a esses poucos heróis, o barco permanece vagando na superfície das perguntas, querendo respostas do movimento dos dias e do relógio.

A famosa corrida do vil metal, das intenções materialistas e conceitos ocidentais, contudo, conduz a história, esquecida desses valores, no salve-se quem puder da sobrevivência. Ética e os ideais viraram discursos das manobras eleitoreiras. A classe dominante dos países ocupa os palacetes da ilusão e são poucos os que, de verdade, mandam no pedaço, a gastar o suor do povo em mãos gananciosas. Notícias requentadas, no meio do tempo de televisão, entopem a consciência das gentes. O costume de fabricar bombas e balas acinzenta de gazes as folhas dos calendários. É o tempo, de novo, sendo perdido no vento. Pessoas querendo reverter a marcha dos acontecimentos com propostas pessoais e tomam a si o direito de errar, matar, sem respeito ou responsabilidade.

Por onde andaria o custo dessas ações, ninguém consegue calcular e dizer o nome dos que manipulariam os cordões políticos das manadas vagando perdidas, abandonadas à própria sorte. Depois, chegará o senhor do tempo a pedir satisfação da farra. Filas quilométricas, que vão e que vêm, catam o pão e misturam com as lágrimas. Sim, o tempo perguntará aos surdos e responderá aos mudos suas leis de Eternidade. Quem fez ou deixou de fazer, nos passos das horas, subirá, ladeira acima, qual aquele Prometeu da lenda, a conduzir, nas encostas de elevada montanha, um rochedo que escorregará e voltará ao começo, necessitando subir novamente o velho itinerário.

Há espécie de religiosidade nisso tudo. Elevar o sentido da condição humana aos níveis superiores. Esquecer o quase nada que escorrega pelos dedos e estabelece padrões maiores de compreensão às vulgaridades, que deixaram imaginar as mil alternativas e um só Deus a lhes administrar todo tempo as engrenagens.

D. Fernando Panico visita obras de construção da estátua de N. Senhora de Fátima em Crato - Por: Ely Aguiar


Matéria em Destaque.

O Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Panico, visitou as obras de construção do monumento a Nossa Senhora de Fátima, no alto do Barro Branco, na cidade do Crato. Foi a primeira visita do Bispo ao local. Dom Fernando, que embarca para Roma na próxima semana, aprovou o projeto.

O monumento, que está sendo erguido na região do Cariri, impressiona pelo porte. A estátua, em fibra de vidro, terá 44 m de altura, ocupando uma área de seis hectares, o equivalente a seis quarteirões. Os trabalhos seguem em ritmo normal. O monumento já está com 18 m e 100% dos recursos garantidos. A conclusão está prevista para o final de outubro deste ano.

A finalidade principal é incrementar o turismo religioso na região do cariri, principalmente na cidade do Crato. É um projeto para acelerar o crescimento local. A obra é de responsabilidade do governo estadual, tendo o deputado Ely Aguiar destinado emenda parlamentar para a execução.

A obra já foi embargada duas vezes sob a justificativa de que o Crato não tem perfil de cidade religiosa, muito embora seja uma das que concentram mais igrejas católicas no Ceará. O Crato é sede do Bispado, tem um Seminário, grande número ordenações, além de ser a terra onde nasceu o Padre Cícero. A expectativa é que o calendário religioso cratense, que já é famoso pela festa da padroeira Nossa Senhora da Penha, possa integrar o roteiro do turismo religioso nordestino, que atrai não só romeiros, mas católicos de todo o pais.

Por: Ely Aguiar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Educação investe em salas multifuncionais computadorizadas nas escolas do Crato


A Secretaria de Educação do Crato continua investindo na infraestrutura de suas escolas. Está em face de conclusão a construção de salas multifuncionais nas escolas 08 de Março, no Seminário, e São Francisco, no centro da cidade. Estas salas serão equipadas com computadores e outros recursos para atendimento de crianças com necessidades especiais. Também estão sendo construídas salas de aulas nas escolas José Bezerra, na Ponta da Serra, e Antônio Antuérpio, na Vila Lobo. Segundo o secretário de Educação, Valentim Dantas (Foto), estas obras tem a finalidade de possibilitar aos alunos espaços mais adequados e com melhores condições de aprendizado.

Fonte: PMC

Servidores Cratenses participam de palestras sobre a dengue


S
etor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato realiza palestras educativas de prevenção e controle da dengue para os funcionários das secretarias municipais. As palestras foram iniciadas no dia 05 de abril, com os servidores da Secretaria de Agricultura. No dia 29 deste mês, será a vez dos funcionários da Secretaria de Educação do Município. Em maio, as palestras serão realizadas no dia 3, no auditório da RFFSA, para os servidores das Secretarias de Cultura e Meio Ambiente, e no dia 13 de maio, para o funcionalismo da Secretaria de Ação Social.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cearense: Ceará,Guarani, Horizonte e Guarany na semifinais. Quixadá e Limoeiro caem


D
efinidos os times que continuam a batalha pelo sonho do título de campeão cearense de 2011. Também confirmados os que caíram para a 2ª Divisão do Campeonato Estadual de 2012. Em seis jogos da última rodada do returno, realizados neste domingo (24), as dúvidas viraram certeza. Ceará, Guarani de Juazeiro, Horizonte e Guarany de Sobral continuam na luta pelo título estadual e Limoeiro e Quixadá caíram para a Segundona Cearense. As definições só aconteceram no final de cada partida, realizadas às 16hs.

O Ceará perdeu em casa para o Guarany sobralense (2x3). O resultado não alterou a liderança alvinegra, mas confirmou a vaga do Cacique do Vale. Nas semifinais, novo confronto será tira teima dos dois. Jogando em seus domínios, Icasa e Itapipoca venceram seus confrontos, contra Forteleza (3x2) e Guarani de Juazeiro (2x0), respectivamente. Para os donos de casa, nenhuma mudança. Enquanto isso, o Tricolor de Aço saiu da briga pelo título e o Leão do Mercado se classificou no G-4.

Horizonte confirmou sua vaga ao vencer o Ferroviário (3x1) e continuar seu sonho pela vaga na Série D do Brasileiro, que está mais perto do Guarani de Juazeiro. Já o derrotado Tubarão da Barra ficou mais um ano sem título e sem destaque.

Outra vitória importante foi a do Crato versus Quixadá (3x1). Confronto direto para fugir do rebaixamento, o Azulão do Cariri escapou e confirmou a queda do time quixadaense. Ainda foi registrado o empate entre Limoeiro e Tiradentes (3x3).

CLASSIFICAÇÃO FINAL RETURNO



SEMIFINAIS:

30 abril_GUARANI DE JUAZEIRO X HORIZONTE___Estádio Romeirão, Juazeiro do Norte - 16hs
1º maio_CEARÁ x GUARANY DE SOBRAL___Estádio indefinido - 16hs

do Icó é notícia de Yuri Guedes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito destaca importância da Cadeia para o Crato e buscará avanços na obra


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participará nos próximos dias de reunião com o Governador Cid Gomes, ocasião em que irá tratar de projetos importantes que vem sendo desenvolvidos no município. Um deles é a construção da Cadeia Pública do município, que vem sendo construída no bairro Muriti, em parceria com a prefeitura, que fez a doação do terreno para receber a obra. O prefeito destaca a necessidade de conclusão da obra para melhor atender a população carcerária da cidade e garantir um tratamento mais humanizado para os detentos. Outro ponto a ser mencionado, está relacionado à infraestrutura na área onde está sendo construída a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), também no bairro Muriti, em Crato.

Fonte: PMC

A Informação como ela é, o Retrato Fiel da Realidade - Jornal do Vicelmo - Pelo Blog do Crato, todos os dias - De 07:06 às 08:20


Há 50 anos no ar - O mais Confiável e Sério Noticiário do Rádio Caririense

Há 3 anos, todos os dias, à partir das 07:06, o Blog do Crato ( O Crato na Internet ) tem o prazer de apresentar o Jornal do Cariri, com Antonio Vicelmo. O noticiário é retransmitido em parceria entre o Blog do Crato e a Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e sites da internet e pelo Blog do Crato. Os programas mais antigos estão disponíveis para audição no site Jornal do Vicelmo.

O Jornal do Vicelmo vai ao ar pela Rádio Educadora do Cariri há 50 anos, e representa no rádio caririense, a integração da região através da notícia, que fica mais perto de você. Se você procura um jornalismo isento, de grande qualidade, e que se firma há 50 anos conquistando a credibilidade dos Cratenses, você escuta Antonio Vicelmo. Definitivamente, "a notícia sem sofisma nem fantasia. A Informação como ela é. O Retrato fiel da realidade".

Mais um serviço prestado pelo Blog do Crato à comunidade Cratense.

BLOG DO CRATO - Há 6 Anos mostrando o melhor do Crato na Internet
www.blogdocrato.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara debate sobre o Crato Esporte Clube


Após o feriado prolongado da Semana Santa, a Câmara Municipal do Crato voltou a se reunir, na manhâ desta segunda-feira, dia 25. O assunto principal foi a permanência do Crato Esporte Clube, na primeira divisão do Campeonato Cearense, depois da vitória de domingo, no Mirandão, sobre o Quixadá, por três a dois. O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Florisval Coriolano (PTC), disse que apesar da má campanha do time, não poderia deixar de agradecer o esforço dos atletas e, principalmete, ao técnico Antônio Luís, um cratense que vestiu a camisa do time e evitou o rebaixamento do “Azulão da Princesa”.

O Vereador Guer (PSDB), durante o Pequeno Expediente, também disse se sentir aliviado e contente com a reação do Crato, na competição e fez diversos elogios ao técnico Antônio Luís que sempre que assume o time, faz boas campanhas, pois consegue unir os jogadores em torno do projeto da equipe e conquista vitórias importantes.

O cronista esportivo Marcus Silva foi convidado pelo Presidente da Câmara para falar sobre a camapanha do Crato. A pricípio o radialista falou que após o término do último jogo, diante do Quixadá, a torcida vibrou com uma senssação de alívio pelas atuações irregulares da equipe e não com o espírito de conquista. Marcus colocou que agora a diretoria deve fazer uma reflexão sobre sua postura, se reciclar, se capacitar e praticar um discurso humilde, para conseguir novas parcerias, pois não se admite uma cidade do porte do Crato, correr o risco de ser rebaixado para segunda divisão, enquanto equipes com menos apoio, se sobressaem melhor. Marcus Silva disse que o futebol hoje é administado como uma empresa, além de gerar benefícios sociais.

O Vereador Pedro de Alagoano (PSB) cobrou mais oportunidade para os talentos da cidade. Ele ressaltou que não precisa contratar pessoas de outros centros, quando no Crato se encontra a matéria-prima, em diversos setores. Técnicos e atletas podem ser preparados na própria cidade do Crato. O Vereador Fernando Brasil (PSB) também cobrou mais investimento nas categorias de base. Na opinião de Fernando, sairia mais barato para o clube se os jovens do Crato tivessem mais apoio.

A Vereadora Joana Pedroza (PSB) divulgou a relação dos diversos patrocinadores do Crato Esporte. Joana é a favor que haja um gande debate, para que no futuro se erre menos. Ela lembrou que sempre colaborou com o Crato Esporte Clube. Por fim, o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano agradeceu o apoio da Imprensa do Crato e de Juazeiro do Norte ao representante da cidade, no Campeonato Cearense da primeira divisão.

Fonte: CVC

BlogCIENCIA - Atmosfera de Marte teria sido mais densa e com água, diz estudo


Cientistas americanos descobriram que a atmosfera de Marte pode ter sido mais densa do que é hoje e com água em estado líquido, aponta um estudo recentemente publicado na revista "Science". Os fragmentos de gelo seco (dióxido de carbono congelado) encontrados na região do polo sul de Marte provariam essa tese. Os pesquisadores, liderados pelo professor Roger J. Phillips, analisaram as medições feitas pelo radar da nave de reconhecimento da Nasa (Mars Reconnaissance Orbiter) para calcular a profundidade e a densidade dos depósitos de gelo seco.

Pesquisas prévias tinham sugerido que o polo sul de Marte estava quase completamente formado por água e que o gelo seco só cobria a camada superior. No entanto, as novas medições revelam que poderia haver grandes quantidades de dióxido de carbono atmosférico em pedaços de gelo seco. Estas novas descobertas apontam para a evidência de que o polo sul abriga 30 vezes mais gelo seco do que se pensava anteriormente. Os depósitos de gelo seco podem ser cruciais para ajudar os cientistas a entenderem a evolução da atmosfera de Marte.

Os autores do estudo revelam que, durante os períodos de alta inclinação polar, a maioria do dióxido de carbono congelado poderia ter derretido, sendo liberada para a atmosfera. Quando o eixo de Marte se inclina, seus pólos recebem luz solar suficiente para descongelar qualquer gelo. O dióxido de carbono liberado teria tornado a atmosfera mais densa, devido à formação de frequentes e intensas tempestades de pó, e permitido que a água líquida permanecesse sem ferver em mais regiões da superfície marciana, apontam os pesquisadores.

O Mars Reconnaissance Orbiter gira em torno do planeta vermelho como complemento do trabalho realizado pelos veículos Spirit e Opportunity. Ele foi lançado em 12 de agosto de 2005 com o objetivo de estudar a distribuição de água e minerais em Marte, assim como suas características geológicas.

DA EFE


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ciclo de palestras sobre saúde para a comunidade


O ciclo de palestras na área da saúde continua, por meio de parceria entre a administração municipal, Secretaria de Saúde e Unimed. Hoje, dia 25 de abril, às 14 horas, acontece palestra no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, aberta à população.

Fonte: PMC

E o túmulo estava vazio! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Na madrugada daquele domingo, pela contagem dos judeus, o terceiro dia após a morte de Jesus, duas mulheres se dirigiram ao túmulo onde o haviam sepultado. Pretendiam perfumar o corpo dele. Ao se aproximarem, houve um grande tremor de terra. Perceberam que a pedra que fechava o sepulcro estava retirada e um ser de luminosidade intensa e radiante estava sentado sobre a pedra. Era um anjo, um mensageiro enviado por Deus! Os guardas que vigiavam o sepulcro, tremendo de medo, ficaram como que paralisados, como se estivessem mortos. As duas mulheres também ficaram amedrontadas. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo, o Jesus que vocês procuram está vivo, ressuscitou, conforme havia anunciado!” Elas saíram correndo para comunicar aos demais discípulos o que havia acontecido e que o mestre não estava mais no túmulo. De repente, Jesus ressuscitado apareceu a elas duas dizendo que fossem para a Galiléia e avisassem aos discípulos que ele iria se encontrar com eles. (Cf. Mt 28, 1–10).

Essa passagem do Evangelho anunciado na Vigília Pascal celebrada nas últimas horas desse sábado, me fez lembrar os últimos dias de vida do meu saudoso pai. Ele enfrentou há 46 anos, com a mesma idade com a qual me encontro hoje, o sofrimento e as dores que uma terrível moléstia o vitimou, com muita serenidade e a mesma esperança que aquelas duas seguidoras de Jesus demonstraram. A confiança de quem realmente viveu o projeto que Jesus nos deixou, acredita nele e espera pela ressurreição dos mortos. Aquelas duas mulheres acompanharam Jesus enquanto ele pregava pelas estradas e povoados da Galiléia e foram testemunhas da sua paixão morte e ressurreição. Enquanto elas esperavam por alguma coisa, os guardas representantes dos inimigos que levaram Jesus à morte vigiavam o túmulo para que nada acontecesse.

O projeto de Deus anunciado por Jesus e vivido com toda intensidade pelo meu pai, não nos leva à morte, mas é caminho para a vida. Aquela mesma fé na ressurreição, que meu pai demonstrou nos seus últimos momentos de vida, é um convite para todos que com ele conviveram para que continuemos a viver o projeto que Jesus nos deixou.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - SEMAC convida população para reunião de planejamento da Semana do Meio Ambiente do Crato - SEMEIA 2011


A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, têm a honra de convidar Vossa Senhoria, para participar de reunião de planejamento da programação alusiva à V Semana do Meio Ambiente do Crato - SEMEIA 2011.

Nivaldo Soares de Almeida
Secretário de Meio Ambiente e Controle urbano
Vanda Lúcia Roseno Batista
GERENTE DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DATA: 27 de abril de 2011 (quarta feira)
LOCAL: Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano
HORA: 8:30 horas

Fonte: Nivaldo Soares - Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Saúde do Crato realiza campanha de vacinação contra a gripe


Com o slogan "Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS", está sendo realizada campanha de vacinação contra influenza. A vacina estará em todos os postos de vacinação a partir de hoje, segunda-feira, dia 25 de abril até 13 de maio, tendo como o Dia D de Mobilização Nacional 30 de abril, no próximo sábado. A população-alvo da campanha são crianças de 6meses a menores de 2 anos. A meta do Crato é vacinar 3.251 crianças desta faixa etária; 1.998 gestantes, 1.168 trabalhadores das unidades de saúde e 11. 238 pessoas acima de 60 anos de idade. Ao todo devem ser vacinadas em Crato 17.655. Estarão sendo vacinadas todas as pessoas até 24 anos contra a Hepatite B. Quem ainda não tomou ou ainda precisa completar seu esquema de vacinação contra a hepatite B, deve comparecer ao posto de saúde com seu cartão de vacina.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Segundona Cearense: Boa Viagem vence e sobe para 4º


E
m partida única da 15ª rodada da 2ª Divisão do Campeonato Cearense, o Boa Viagem fez o dever de casa e venceu, em seus domínios, o São Benedito (3x0), na tarde deste domingo (24). O resultado fez a equipe do Sertão subir para o 4º lugar e diminuir a distância para o G-2. Já o time serrano estacionou na 6ª colocação (22 Pts).

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA:


PRÓXIMOS JOGOS:

26 abril_UNICLINIC x JUAZEIRO___Estádio Antônio Cruz, Fortaleza - 15hs

27 abril_MARANGUAPE x SÃO BENEDITO___Estádio Moraizão, Maranguape - 20h15

27 abril_BOA VIAGEM x ARSENAL___Estádio Serjão, Boa Viagem - 20h15

27 abril_TRAIRIENSE x PACATUBA___Estádio Barrosão, Trairi - 20h15

27 abril_TAUÁ x CAUCAIA___Estádio Gerardão, Tauá - 20h15

do Icó é notícia de Yuri Guedes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato investe na compra de mais 3 ônibus escolares para melhorar transporte de alunos


Com o objetivo de melhorar o atendimento no transporte de alunos, a Secretaria de Educação abriu processo licitatório para aquisição de três novos ônibus. Segundo o secretário Valentim Dantas, esse momento é de expectativa em relação a proposta das empresas, para que essa etapa se concretize e haja melhoria da frota do transporte escolar. A aquisição desses veículos viabiliza o recebimento de idêntica quantidade da parte do Governo do Estado e, certamente, isso irá possibilitar uma significativa melhora no transporte dos alunos.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Registrada candidatura de Otonite e Patrício à Reitoria da URCA


A Professora da URCA e atual Vice-Reitora, Otonite Cortez, e o Coordenador Executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, registraram candidaturas para concorrerem aos cargos de Reitora e Vice-Reitor da Instituição, por meio de consulta universitária. A consulta universitária, que acontece no dia 26, servirá para escolha da lista que será apresentada ao governador Cid Gomes, que irá apontar os novos administradores da Universidade.

Otonite ressalta a importância de avanços em áreas estratégicas da URCA como no ensino, pesquisa e extensão, no apoio à classe estudantil e ao desenvolvimento regional. Essa visão abrange a proposta de trabalho da chapa e esse projeto de fortalecimento institucional será perseguido. As propostas serão levadas ao debate por sua chapa e irá envolver a comunidade acadêmica e regional.

Para a Professora, a campanha a ser desenvolvida na URCA nos próximos dias será de alto nível, respeitando outros candidatos, além de mostrar os avanços atuais e as grandes possibilidades para o futuro.

O Vice da chapa, Patrício Melo, enfatiza a importância do debate dentro da Universidade. Ele destaca que as propostas a serem levadas para a comunidade acadêmica serão executadas. Além disso, os candidatos também irão mostrar que a equipe estará habilitada a desenvolver mudanças estratégicas na Universidade, e para melhor, com o crescimento da Instituição, além de superar os desafios que a URCA deve enfrentar nos próximos anos. Otonite e Patrício aguardam o deferimento das candidaturas. Além deles, estão candidatos à Reitoria da URCA os professores Francisco Cunha e Edson.

Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Homem com faca tenta desviar voo Paris-Roma para a Líbia


Agressor foi dominado pela tripulação e preso pela polícia italiana.

Um homem armado com uma faca tentou desviar para a Líbia um voo que fazia o trajeto entre Paris e Roma pela companhia italiana Alitalia neste domingo (24), informou a agência de notícias italiana Ansa, baseando-se em informações da polícia italiana. Segundo a Ansa, por volta das 21h30 locais (16h30, em Brasília), o homem armado com “o que parecia ser uma pequena faca” se aproximou de uma comissária de bordo para tentar dominá-la com a intenção de desviar o voo para Trípoli, capital do país controlado pelo ditador Muammar Gaddafi.

Ele foi contido pela tripulação da aeronave e passageiros, e então preso pela polícia de Roma assim que o avião pousou no destino, após ter ferido, sem gravidade, a comissária de bordo. O homem, supostamente vindo do Cazaquistão, foi rapidamente contido por passageiros e membros da tripulação e o avião pôde pousar sem problemas no aeroporto internacional de Fiumicino, às 22h05 locais (17h05 de Brasília) em Roma.

Uma declaração oficial da companhia aérea, divulgada pela agência de notícias Reuters, detalha que o homem “atacou uma comissária de bordo e exigiu que o avião fosse levado até Trípoli”. Segundo a mesma declaração, outros funcionários do voo AZ329 dominaram o sequestrador, que estava “claramente descontrolado”, e então o comandante acionou a polícia pelo rádio. O agressor, cuja identidade não foi informada, está detido na delegacia da polícia de fronteiras do aeroporto romano. A comissária de bordo foi levada a um pronto-socorro do aeroporto da capital italiana para tratar de “ferimentos leves”. Ninguém mais ficou ferido.

Do R7 com agências internacionais

O apelo feroz dos ditadores - Por Emerson Monteiro


Nas recentes manifestações da África, quiseram revisar o passado e sonhar com a democracia, indo nas ruas derrubar ditadores ali postos ao peso dos esquemas diplomáticos das potências ocidentais. Nesse instante, um sintoma veio à tona que é saber do quanto os ditadores adoram comandar como nenhum outro que nunca usufruiu do poder. Almas envolvidas nas tramas da ganância, eles enfiam as unhas no lombo dos conterrâneos e agarram quais gaviões raivosos. Sugam a lama do que restou dos direitos humanos e impõem regimes de força a troco da fraqueza dos que confiaram neles e lhes permitiram chegar ao topo da pirâmide social. Nisso, exploram o produto nacional bruto em proveito próprio.

Descem o malho no povo e sacodem os chãos, feitos cavaleiros do Apocalipse. Recebem armas, adquirem parceiros à custa dos aliciamentos, cedem bens vitais dos países e deflagram trágicas guerras que enchem os cemitérios e os noticiários. Escondidos nas camarinhas de palácios enormes através dos vícios e das maldades, durante passeios elaboram o discurso com que alienam as suas vítimas. Monstros apegados à força bruta, logo constroem prisões inexpugnáveis e alimentam a máquina da propaganda para manusear perversas maquinações. Ah, os ditadores, esses chicotes dos imprevidentes que lhes deixaram subir ao trono, ou facilitaram meios disto acontecer. Há quantos séculos se repetirá a cena...

Peças de reposição dos impérios, negociam a safra das vidas e populações nos mercados da perdição, a troco do fanatismo imposto pelas facilidades recebidas. Quem abrir um livro de história observará essas anomalias da espécie humana, esses aleijões dos crimes hediondos. Por trás de toda guerra existirá um ditador, coringa da ignorância dos valores e dos bons princípios da paz, espécie de assombração à ordem natural das coisas, espantalho da regularidade no papel violento dos que desmancham prazeres. Enquanto isso, na velha participação e nos vários continentes, de uma hora para outra, o desaviso das pessoas, e lá estão eles de malas prontas para entrar no jogo de empurra da política. Abrir os olhos e guardar as lições será dever da cidadania, que nunca relaxe e se sujeite sem observar que, nas encostas das sombras, esses carrascos fedorentos analisam um jeito astuto de abocanhar o festim. Longe, em países afastados, maus exemplos de tiranos em queda apareceram nos acontecimentos recentes. Agora reduzidos a cinzas, mas que serviram de espinho de garganta na intenção de vender o que saqueavam das gentes que exploraram décadas a fio.

Consciência pública requer atitude, o que nem todo dia se dispõe o comodismo das massas. Contudo, depois retornam aos seus afazeres e devolvem aos terceiros seus destinos, e passam a morar em cima dos barris de pólvora. Manter a estabilidade social é bem comum, toda hora, todo tempo. Os turnos eleitorais servem de base para deter essas ambições de tais mentalidades doentias. Cuidado dobrado, pois, nas eras de calma; e trabalhem as lideranças no sentido de reger o futuro, numa construção favorável aos bons costumes.

EEF Dom Quintino. 89 anos educando com ousadia e compromisso - Por: Maria Otilia


A EFF Dom Quintino faz aniversário neste dia 22 de abril. São exatamente 89 anos dedicados a educação de crianças e adolescentes da cidade do Crato.Fundada no dia 22 de abril de 1922, tem como função social prestar um serviço educacional de qualidade, com eficiência e eficácia para a comunidade deste bairro e de outras localidades onde residem os seus alunos. Lembrando que a nossa escola foi a primeira insituição educacional pública a ser criada no interior cearense, pertencente a rede estadual.
A EEF Dom Quintino tem melhorado nos últimos tres anos os seus indicadores de aprovação no SPAECE e Prova Brasil. Reduziu consideravelmente os índices de abandono e reprovação. Está sempre aberta a comunidade, principalmente nos finais de semana. É uma escola viva , alegre e muita querida pela sua comunidade.

Atualmente está desenvolvendo diversos projetos pedagógicos e programas como ampliação da jornada escolar. Dentre eles podemos citar: Programa Mais Educação, Projeto Dengue em parceria com a Secretaria de Saúde, Projeto Diga Não ao Tabagismo , Inclusão Digital para os alunos com necessidades especiais, Cinema na Escola, etc.
Acesse o nosso blog e fique por dentro! http://www.escoladomquintino.blogspot.com/

Postado por Maria Otilia

PUBLICIDADE - Mercadinho Matos - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços


Variedade de Produtos


Atendimento



E você ainda conta com Banco Popular para pagar suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


http://1.bp.blogspot.com/-2CfTNVQzppk/Ta-3-tlBBQI/AAAAAAAAWx0/vQsl-5CVX4M/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif




Semana Santa


Crato está vivenciando mais uma Semana Santa. Bem diferente daquelas de um passado ainda recente. Quando as emissoras de rádio, na quinta e sexta-feira, só tocavam música clássica. E os cinemas da cidade (Moderno, Cassino e Educadora) só exibiam filmes bíblicos. Bons tempos aqueles! Nos dias santos, as famílias jejuavam. As mais abastadas tinham à mesa o bacalhau, raro e caro por essas bandas. Ricos e pobres (estes àquela época chamados de “povinho”, hoje grotescamente rotulados de “povão”) lotavam as igrejas para acompanhar os ritos e liturgia da Paixão de Cristo. Havia seriedade e respeito, por parte do povo, para com as coisas sagradas. Hoje, a Semana Santa virou praticamente mais uma festa de consumo. Uns aproveitam o feriadão (pois é, virou mais um “feriadão”) para viajar. Outros, para comprar os ovos de Páscoa de chocolate. Todos, enfim, usarão este final de semana para se deleitarem com maior consumo de vinho. Já se faz mais Semana Santa como antigamente...


Tá feia a coisa

Até algum tempo atrás os usuários das caixas postais da Empresa dos Correios e Telégrafos–ECT, recebiam com – antecedência de 30 dias – aviso para renovação da assinatura desse serviço. Recebiam. Esta semana, alguns usuários das caixas postais em Crato, quando foram retirar suas correspondências, encontraram – na dita caixa – um impresso com a palavra: “Vaga”. Ou seja, na sua escalada de queda de qualidade de serviços, a ECT deixou de cumprir o item 7.1.1 do Termo de Assinatura de Caixa Postal, que prevê comunicação antes do vencimento da anuidade, possibilitando o usuário efetuar o pagamento. A propósito das reclamações sobre os serviços da ECT, a coluna de Cláudio Humberto publicou a seguinte nota no último dia 20: “Saudades de Erenice. Há no Tribunal de Contas da União–TCU estudos que deixam mal os Correios. A qualidade dos serviços caiu tão vertiginosamente que provoca saudades da gestão monitorada pela ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra” . Erenice vem a ser aquela que foi denunciada por montar um esquema de propinas no 4º andar do Palácio do Planalto...

Página virada

Em consequência da Emenda Constitucional 58/09, que altera o artigo 29 da Constituição, as Câmaras Municipais brasileiras terão aumento no número de vereadores. Serão agora 24 faixas populacionais para fixar a menor Câmara (nove vereadores para municípios com até 15 mil habitantes) e a maior (55 edis nos de população superior a 8 milhões). Essas faixas deverão ser observadas já nas eleições de 2012. No tempo presente, as Câmaras de Vereadores passam por grande desgaste junto à população brasileira. Esta questiona se vale a pena destinar 5% do orçamento municipal par manter essas câmaras. Atualmente, os vereadores passam seu tempo procurando nomes de pessoas vivas (concessão de títulos de cidadania) ou mortas (para homenageá-las com denominações de “logradouros públicos”). Mais de 90% dos projetos votados e aprovados são desta ordem. Em Crato nem isso. Doze anos depois do seu falecimento, o maior benfeitor da cidade – Dom Vicente Matos – sequer foi lembrado pelos nobres representantes do povo cratense...

Em passo de cágado

Semana passada, publicamos – nesta coluna – comentário sobre a lentidão da construção da ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha-Salgueiro. Pois bem, Veja – a maior revista semanal de informação do Brasil (tiragem 1.212.159 exemplares e mais de 6 milhões de leitores) – na edição de ontem, dia 20, noticiou: “Eis a situação da Ferrovia Transnordestina, que Dilma Rousseff prometeu entregar em 2013: só 0,6% da terraplanagem foi concluída no eixo Eliseu Martins-Trindade, de 420 quilômetros. No trecho Salgueiro-Suape, de 522 quilômetros, a fase de desmatamento ainda não alcançou 2,5% do previsto. O governo diz que apenas 5% da obra está atrasada. Dá para acreditar?”.


Pense numa buraqueira...

A tradicional Procissão de Ramos, que todos os anos abre as comemorações da Semana Santa na Paróquia São José – do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte – não foi realizada neste 2011. As ruas do bairro estão tão esburacadas que o conselho paroquial achou por bem suspender o tradicional evento religioso para evitar prováveis quedas dos fiéis nos buracos do calçamento.

Zona urbana de Crato

O Prefeito Samuel Araripe sancionou a Lei 2.678/2011 que define o novo perímetro urbano de Crato. Pela nova lei, a zona urbana da Princesa do Cariri inclui o pontilhão da Estrada de Ferro sobre o Riacho São José e segue até o Clube Recreativo Grangeiro e final do bairro Lameiro. Engloba desde o Vale do Amanhecer (após a Vila Lobo), até o bairro Batateira e adjacências. Vai do distrito industrial (na divisa com Juazeiro) até o final do Barro Vermelho, na localidade conhecida como Maria Preá, após o Mutirão. Crato foi dividido em sete zonas onde estão situados bairros populosos como Zacarias Gonçalves, Cacimbas, Baixada Fluminense, Muriti, Pantanal, Vulcão, Novo Horizonte, dentre outros.

Cratense ilustre

O dia 15 de novembro de 2011 assinalará o centenário de falecimento do advogado Leandro Bezerra de Menezes, nascido em Crato em 1826 e falecido no Estado do Rio de Janeiro em 1911. A propósito, em 1944, a Prefeitura denominou de Rua Leandro Bezerra a que dá acesso ao Parque de Exposição. Nos “considerandos” do projeto – redigido pelo saudoso Raimundo de Oliveira Borges – consta este texto: “Considerando que o ilustre morto, preclaro filho do Crato, é merecedor da admiração dos seus pósteros pelos relevantes serviços prestados à Pátria, através de uma atuação brilhante, fecunda e destemida no Parlamento brasileiro e em outros setores da vida nacional, jurídica e religiosa do País, na qual deixou patente, por mais de uma vez, o seu talento, a sua bondade e a sua inexcedível honestidade, fica denominada de Rua Leandro Bezerra, etc...” Como faz falta, nos dias atuais, um redator da estirpe do Dr. Raimundo Borges para redigir os documentos da Câmara Municipal de Crato...

Curtas

1 –
Várzea Alegre não possui apenas o melhor carnaval do sul do Ceará. Na última sexta-feira foi realizada, naquela cidade, a 7ª Procissão do Fogaréu, que abriu a programação da Semana Santa. O evento contou com a presença do grupo de penitentes de Barbalha e da zona rural varzealegrense. E em meio aos cânticos religiosos, o desfile atraiu a atenção de muita gente. Logo, logo, vira uma atração turística a exemplo do que já acontece com o carnaval.


2 – Já em Crato, os ritos e eventos da Semana Santa ganham a cada ano mais beleza e maior presença de fiéis na catedral de Nossa Senhora da Penha. Graças ao empenho e bom gosto do Cura da Sé, padre Edmilson Neves Ferreira.


3 – Na chamada quadra invernosa de 2011, já choveu exatos 1.540 mm no município de Crato. Quase o dobro da temporada de chuva do ano passado.


4 - O Pasárgada Parque Hotel, localizado Crato, no bairro Belmonte, ao sopé da Chapada do Araripe, está tendo ocupação plena nesta Semana Santa em todos os 20 chalés duplex, 18 apartamentos de luxo e 2 suítes máster.


5 – Ainda tem gente desinformada que pensa que o Lameiro e o Muriti são distritos. Ora, há cerca de vinte anos, uma lei transformou esses dois antigos distritos em bairros citadinos. Já é tempo, agora, de se adotar idêntica providência em relação aos distritos do Belmonte e Campo Alegre, hoje integrados na prática à zona urbana de Crato.


6 – No próximo dia 1º de maio – Dia do Trabalho – o Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha, o maior e melhor da Região Metropolitana do Cariri, comemorará 41 anos de funcionamento. Este hospital é tido como referência em bom atendimento e eficiência nos serviços prestados.

Por: Armando Rafael

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato irá sediar Congresso das secretarias de saúde em 2012


Estiveram participando recentemente do Congresso das Secretarias de Saúde do Estado, que teve como enfoque os trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, realizado em Fortaleza, o secretário de Saúde do Crato, Cícero França ( Foto ), a assessora da Secretaria, Anna Philomena, e a coordenadora da Atenção Secundária, Sayonara Cidade. Na ocasião, o município do Crato apresentou três trabalhos científicos, incluindo temas relacionados ao NASF e Programa de Saúde da Família. Uma das novidades do encontro é que o Crato será sede do próximo Congresso, atraindo para a cidade centenas de visitantes de todas as cidades do estado cearense.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prazo para adequação ao sistema de notas fiscais eletrônicas encerra dia 30 de abril



Está encerrando-se o prazo para a adequação ao novo sistema de notas fiscais eletrônicas, adotado pela Prefeitura Municipal do Crato, que é até o dia 30 de abril. A meta é promover um sistema moderno e prático para o município. O projeto faz parte do gerenciamento eletrônico do Imposto Sobre Serviços (ISS), implantado por meio de lei do executivo municipal, sancionado desde o último dia 18 de março. Essa é também uma forma de adequação à realidade tecnológica para a modernização do sistema administrativo-financeiro municipal. O novo projeto vem facilitar o acesso às notas fiscais eletrônicas e os boletos referentes às notas. Segundo o supervisor de Arrecadação da Prefeitura Municipal, Jaime Barros, a partir de agora o contribuinte terá que acessar a internet para emitir o boleto. A partir do dia 10 de maio serão recolhidos todos os blocos de notas fiscais de serviços, que ficarão, consequentemente, sem validade. Antes disso, o contribuinte terá que se cadastrar junto à Prefeitura, para seguir os procedimentos de emissão das notas on line.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30