xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Morre Teresa de Orleans e Bragança, bisneta de Dom Pedro II


Ela tinha 91 anos e vivia em Estoril, nos arredores de Lisboa. Estoril (Portugal), 19 abr (EFE).- Dona Teresa de Orleans e Bragança, bisneta do último Imperador do Brasil, Dom Pedro II, morreu na segunda-feira em sua residência de Estoril, nos arredores de Lisboa, aos 91 anos, informaram fontes ligadas à família. Nascida em Boulogne-Billancourt (França), era a quinta filha de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança e de sua esposa, a condessa Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz. Em 7 de outubro de 1957 se casou em Sintra (Portugal) com o industrial espanhol Ernesto António Maria Martorell y Calderó (1921-1985) com o qual teve duas filhas: Elisabeth (1959) e Nuria (1960).

A vida de Dona Teresa transcorreu entre França, Brasil e Portugal.

No ano passado, ela reuniu a família em Portugal por ocasião de seu 90º aniversário e Dom Duarte Pio lhe dedicou algumas palavras. "Minha tia nos deu durante toda a vida um exemplo de coragem e de coerência. Tem uma vida de dedicação aos mais necessitados", declarou Dom Duarte Pio na ocasião.

Via EFE

O TEMPO EM CRATO - Noite de Chuva, Manhã de Sol, Tarde de Chuva...


Dsc08756


Para quem vive aqui na sede do município de Crato, de ontem para hoje ( 18-19 ), tivemos um dia cuja previsão do tempo dificilmente acertaria, mas acertou. Uma forte chuva se abateu sobre o Crato desde as 22h de ontem, varou a madrugada e só parou no período da manhã, quando tivemos sol com alguma nebulosidade. Já agora à tarde, por volta das 15:00, caiu um "toró" que durou cerca de 45 minutos. Algumas ruas do centro ficaram alagadas, pessoas se abrigaram nas marquises das lojas ( este repórter foi uma delas ), e muitos compromissos foram cancelados.

Já agora à noite, o tempo permanece nublado, porém até o momento, sem chuvas ( 20:05 ), temperatura local, 26.7 graus na Vilalta, e Umidade Relativa do Ar, 66%.

Por: Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Concurso Público deve ser realizado ainda neste semestre, em Crato


Aberto o processo de licitação para a realização do concurso público do Crato. Estarão sendo destinadas 350 vagas para pratiucamente todos os setores da administração. Grande parte destas vagas serão destinadas à educação. Também foi criada uma nova função para a administração municipial, de técnico em segurança do trabalho. Segundo o secretário de Administração, Christiano Siebra ( Foto ), no momento estão sendo aguardadas a inserção de empresas destinadas a realizar o certame. A vencedora do processo estará responsável pela seleção dos novos servidores. A expectativa é que o concurso seja realizado ainda neste semestre.

Fonte: PMC

19 de abril, dia do índio: O que temos a comemorar? Por José Cícero - Secretário de Cultura de Aurora


Nos idos de 1500 quando supostamente o Brasil foi descoberto o continente americano possuía aproximadamente cerca de 100 milhões de índios, 5 milhões dos quais estavam distribuídos por quase toda a extensão do território brasileiro. De lá para cá, o índio americano em geral sofreu um longo e penoso histórico de maus tratos e verdadeira guerra de extermínio, vez que foram praticamente dizimados e, em alguns países, como foi o caso dos Estados Unidos desapareceram quase que por completo. Por sinal, é este país que agora se arvora de bonzinho e ético querendo a todo custo, dá lição para o Brasil e o resto do mundo de como devemos nos comportar em relação a defesa povo indígena e (pasme) a preservação do meio ambiente. Todavia, nesta história toda de mais de cinco séculos é preciso dizer que o Brasil, mesmo detentor de uma das mais vastas regiões de florestas tropicais do planeta, como a Amazonas, os nossos aborígines também não tiveram uma boa sorte, posto que também foram vítimas em potenciais de todo tipo de exploração, maltrato e perseguição. E neste aspecto, os números falam mais do que mil palavras.

De modo que hoje, no cômputo geral, os índios brasileiros não passam da casa de 460 mil, cerca de 0,25% da população total do país. Uma redução das mais absurdas levando-se em conta, inclusive, além da ainda agora densa região florestal, mais o predatório processo de colonialismo que sofremos e o atraso do nosso desenvolvimento urbano, cultural e econômico.

Tínhamos por exemplo, a partir do século XVI quando os portugueses, holandeses, espanhóis e franceses aportaram nas terras brasileiras, um número considerável de índios, levando-se em conta as estimativas dos que viviam apenas na região litorânea. Com pouco mais de 5 mil línguas e dialetos. Existia também uma grande quantidade de etnias que viviam exclusivamente pelo interior adentro. Atualmente, segundo os últimos levantamentos estatísticos, não possuímos sequer 80 línguas diferenciadas e dialetos autóctones, muitas das quais ou já foram perdidas para sempre ou estão em desuso e que por isso, seu esquecimento é apenas uma questão de tempo. Até porque, boa parte dos povos que ainda restam, estão aos poucos sofrendo um processo célere de aculturamento do chamado homem branco.
No passado remoto da nossa história, diríamos que no Brasil, todo dia era prioritariamente, dia de índio... Porque todo este vasto território aos índios pertencia. Contudo, depois da balela do descobrimento, suas riquezas, suas mulheres e suas terras foram aos poucos sendo roubadas, até se chegar ao que resta ainda hoje – quase nada. Afinal, o que de fato ainda pertence aos índios? Sequer o respeito do povo brasileiro os ídispõe hoje.

É lamentável, para não dizer vergonhosa, o tipo de tratamento que a sociedade brasileira e mundial dispensa aos povos indígenas. Uma ingratidão das mais absurdas e ignominiosas, posto que um dia, o Brasil e o planeta pertenceram a eles. Se, caso tivéssemos forçosamente que procurar os verdadeiros donos do Brasil e do mundo, indubitavelmente, seriam os índios, seus verdadeiros proprietários. E não os homens brancos. Os brancos no mínimo, são os autênticos e tenebrosos usurpadores deste sagrado chão.

A sociedade brasileira, americana e planetária no fundo, tem uma imensa e impagável dívida de gratidão com os povos indígenas... Assim, o mero respeito e a consideração a estes primeiros filhos da terra-gaia, já seria algo de grande valia do homem contemporâneo em relação a todas as nações indígenas do globo.

Que este 19 de abril – o famigerado dia do índio -, nos sirva ao menos como um momento especial para uma reflexão profunda acerca do verdadeiro significado e importância dos povos indígenas para cada um de nós, para o Brasil de hoje e, para o mundo em geral. Na sua necessária perspectiva de futuro e de sustentabilidade ambiental; como requesitos básicos para a manutenção da vida de todas as espécies do planeta.

Depois disso, devemos mergulhar dentro de nós mesmos e, finalmente perguntar: - Neste dia do índio, o que haveremos mesmo de comemorar? Mas não nos esqueçamos de lembrar do terrível legado de destruição, abuso, desrespeito e extermínio que historicamente o Brasil vem dispensado aos seus índios - nossos irmãos de sangue e de caminhada ancestral.

José Cícero
Secretário de Cultura - Aurora-CE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ato racista de republicana que chamou Obama de macaco revolta ativistas


Dirigente da Califórnia, integrante do Tea Party, disse que tudo foi uma “brincadeira”

Vários ativistas contra a discriminação exigiram nesta segunda-feira (18) a renúncia da dirigente republicana do condado de Orange, no sul do Estado americano da Califórnia, que enviou um e-mail com uma fotomontagem retratando o presidente Barack Obama como filho de um casal de macacos. Alice Huffman, presidente da NAACP (Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor na Califórnia) condenou a foto reproduzida pela imprensa local e exigiu a demissão de Marilyn Davenport, membro do Comitê do Partido Republicano de Orange.

Davenport, militante do movimento conservador Tea Party, enviou um e-mail a seus companheiros sob o título: "agora sabemos por que não tem certidão de nascimento", em referência à denúncia da extrema direita de que Obama não nasceu nos Estados Unidos.

Em comunicado, a NAACP destacou que "não há como uma representação do presidente dos Estados Unidos como esta ser considerada outra coisa que um ato racista"
Huffman advertiu que "se ela não renunciar, vamos convocar o Comitê de Ética do Condado de Orange para analisar suas ações". O presidente do comitê republicano do condado de Orange, Scott Baugh, condenou o e-mail de sua colega, que considerou racista, e prometeu uma reunião para discutir ações contra Davenport. A dirigente republicana minimizou a situação.

- Não é preciso fazer um escândalo com isto, por favor. Todo mundo que me conhece sabe que não sou racista, foi uma brincadeira. Tenho amigos negros. No final da tarde, Davenport pediu "humildemente desculpas e perdão" a todos os que ofendeu por "seu comportamento imprudente". A ativista destacou que é uma "mulher cristã imperfeita que tenta dar o melhor de si para viver honrando a vida de Cristo", e prometeu "nunca mais repetir este erro".

Fonte: AFP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Diocese do Crato abre ritos da Semana Santa - Reportagem: Antonio Vicelmo


Católicos estão mobilizados até domingo para participar da programação da Semana Santa, iniciada ontem.

Crato. A Diocese do Crato abriu a programação da Semana Santa com a procissão de Domingo de Ramos. Cerca de cinco mil fiéis participaram. As celebrações prosseguem a partir de hoje, com missas, confissões e a procissão do encontro. Os homens sairão do Santuário Eucarístico, na Praça São Vicente, e as mulheres, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Pimenta. O encontro dos cortejos acontecerá na Praça da Sé. As católicas transportam a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das "mulheres piedosas": Verônica, que teria enxugado o rosto ensanguentado de Jesus numa toalha em que ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Monte Calvário. Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensanguentado, carregando uma cruz às costas. Em frente à Igreja Matriz, onde acontece o encontro das duas procissões, um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa.

Senhor sofredor

Amanhã, é celebrada a missa da Unção dos Enfermos, quando a Igreja entrega os doentes aos cuidados do "Senhor sofredor e glorificado", para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à Paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus. Na quinta-feira serão celebras duas missas: dos Santos Óleos e da Ceia do Senhor.

A primeira, às 8 horas, é oficiada pelo bispo da Diocese, com a participação de sacerdotes de todas as paróquias com uma delegação de fiéis para expressar, de modo todo particular, a união da comunidade eclesial. A segunda celebração acontece às 16 horas. É a missa em que se celebra última ceia de Jesus com seus apóstolos e também quando Ele institui a Santa Eucaristia. No início da noite da primeira Quinta-Feira Santa, Jesus quis comer a ceia pascal com seus discípulos; deu também, como Mestre, um exemplo belíssimo de humildade lavando-lhes os pés. Foi durante esta refeição que Jesus instituiu a sagrada Eucaristia.

Na Sexta-Feira Santa não há missas. A programação começa com uma Via Sacra, às 9 horas, pelas principais ruas do Crato. No início da noite, a partir das 18h, acontece a procissão do Senhor Morto, uma das mais tradicionais da Igreja Católica. Hora em que, segundo os católicos, Cristo foi morto na cruz. No sábado, acontece a vigília pascal, a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e recebidos em plena comunhão com a Igreja. No domingo, são retomadas as atividades da Igreja com missas e batizados. A Igreja celebra, festivo, o Domingo de Páscoa, comemorando a grande vitória de Jesus que ressuscitou.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Evandra Vieira - Nova Garota Blog do Crato


A Beleza da mulher Cratense !


http://1.bp.blogspot.com/-5y1E9tGw_XM/Ta1FUw6-WsI/AAAAAAAAWss/23TXEK75f_o/s1600/evandravieira01.jpg

Mais uma "princesinha" genuinamente Cratense concorre no nosso Concurso Garota Blog do Crato. Ela se chama Evandra Vieira, e vem para arrasar. Estamos publicando hoje uma série de fotos enviadas por Evandra para o concurso, e lembrando que cada garota participante, fará um ensaio fotográfico com nossa produção também, em data ainda a ser marcada. Parabéns à nova participante!


Dscf4029


107_6926


107_6943



107_6940



Dscf4106



Dscf4075


Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Visite o Site oficial:


( Fotos cedidas pela participante - Proibida qualquer tipo de Cópia, Salvamento ou Reprodução sem a permissão da autora ).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Detran notifica Empresa Guanabara


Passageiros continuam sem ônibus da Guanabara trafegando em municípios ao longo da rodovia BR-222.

Sobral. Mesmo diante da decisão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de multar a Expresso Guanabara por retirar suas linhas de ônibus na BR-222, a empresa continua com as viagens suspensas na rodovia, justificando excesso de buracos. Porém, na manhã de ontem, a reportagem percorreu 60km, entre as cidades de Sobral e Irauçuba, passando por Forquilha. Não constatou nenhum veículo do Detran, numa possível fiscalização.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Detran, a empresa já foi notificada. "A empresa foi notificada, e deverá ser multada em pelo menos R$ 800,00, por cada veículo fora da rota, pelo não cumprimento da decisão, podendo chegar à suspensão da licença que dá o direito a explorar a rota estadual", disse Paulo Ernesto Serpa, da Assessoria de Imprensa do Detran. O diretor de marketing da Guanabara, Rodrigo Mont´Alverne, disse que a linha Fortaleza/ Sobral/ Fortaleza, via BR-222, vai continuar operando pela Rodovia Estruturante, até que a rodovia federal ofereça condições seguras de tráfego. A informação contraria decisão do Detran, que notificou a empresa a continuar com pelo menos 30% de sua frota atendendo as cidades de Umirim, Itapajé e Irauçuba.

A decisão da mudança de tráfego entre as duas cidades se deu, segundo a Guanabara, por conta da péssima condição de tráfego, principalmente próximo ao Km 90, entre os municípios de Umirim e Itapajé. "Vamos aguardar que o Dnit faça um trabalho emergencial, que possa dar condições seguras para o tráfego, caso contrário vamos continuar operando pela Estruturante", adverte Rodrigo. Acreditando que a determinação do Detran estaria em vigor, a enfermeira Veruska Gonçalves se dirigiu na manhã de ontem até o guichê da agência no terminal rodoviário de Sobral para adquirir um bilhete de passagem até Irauçuba, mas recebeu a informação de que a venda estava suspensa. "Vou procurar outro meio para chegar ao meu local de trabalho", disse a enfermeira.

Na agência de passagem em Irauçuba, o agente Barbosa Soares adiantou que dos 26 ônibus que normalmente circulam diariamente em direção a Fortaleza, apenas um carro está mantido no horário das 5h. O retorno saído de Fortaleza acontece às 16h. "A nossa preocupação maior é com a Semana Santa, quando costumeiramente a empresa coloca dez carros extras", disse Barbosa.

Fonte: Wilson Gomes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Japão descarta fusão de núcleo em Fukushima se resfriamento continuar


Autoridades admitiram que ainda se desconhece até que ponto está danificado o combustível que se encontra no interior do reator 2, que pode ter sofrido fusão parcial do núcleo.

TÓQUIO - O governo do Japão descartou nesta terça-feira, 19, uma fusão total do núcleo dos reatores de Fukushima se os trabalhos de resfriamento na usina nuclear continuarem ao ritmo atual. Em entrevista coletiva, o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, admitiu que ainda se desconhece até que ponto está danificado o combustível que se encontra no interior do reator 2, que pode ter sofrido uma fusão parcial do núcleo. "Podemos dizer que pelo menos conseguimos resfriá-lo até certo grau. Se pudermos seguir com o resfriamento, (uma fusão total do núcleo) é improvável", assegurou Edano, citado pela agência local Kyodo.

Nesta segunda-feira, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da central, informou ter detectado água com uma elevada concentração de substâncias radioativas na unidade 2 de Fukushima, aparentemente procedente da piscina de armazenamento de combustível utilizado. Neste sentido, a empresa admitiu pela primeira vez existir a possibilidade de as barras de combustível usado armazenadas nessa piscina também terem sofrido danos. A Tepco começou nesta terça-feira os trabalhos para drenar a água altamente radioativa que inunda o edifício de turbinas da unidade 2 e o túnel que o conecta ao reator.

Segundo a emissora pública de televisão NHK, a operadora de Fukushima deve transferir 10 mil toneladas do líquido contaminado a uma unidade de tratamento de água nos próximos 26 dias. A presença de água com elevada radioatividade nos edifícios dos reatores de Fukushima dificulta os trabalhos dos técnicos para restaurar seu sistema de resfriamento, seriamente danificado pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março.

Fonte: Folha.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Fidel Castro confirma renúncia à direção do Partido Comunista


Ex-presidente explica que se excluiu da lista de candidatos ao Comitê Central devido sua idade e saúde e, por isso, não poderia emprestar muitos serviços ao Partido

HAVANA - O ex-presidente de Cuba Fidel Castro renunciou à direção do Partido Comunista Cubano (PCC), no qual não deseja ocupar cargo algum, segundo confirmou o próprio. Fidel Castro foi o primeiro-secretário desde a fundação em 1965 do Partiddo Comunista Cubano

"Raúl já sabia que eu não aceitaria cargo algum no Partido", disse Fidel Castro, de 84 anos, referindo-se a seu irmão e atual presidente cubano em um texto divulgado pelo site Cubadebate, meio onde o ex-líder costuma publicar suas reflexões. Fidel, primeiro-secretário do partido (máximo cargo da organização) desde sua fundação em 1965, cedera a direção a seu irmão em 2006 por motivos de saúde.

O ex-presidente explica que sugeriu que Raúl o excluísse da lista de candidatos ao Comitê Central porque, "já por seus anos e sua saúde, não poderia emprestar muitos serviços ao Partido". Os delegados do Partido Comunista de Cuba, que realizam seu 6º Congresso, elegeram o Comitê Central, que nesta terça-feira, 19, realizará sua primeira reunião para escolher a cúpula da organização: seu birô político e seu secretariado. Espera-se que Fidel seja substituído por seu irmão Raúl. Estas decisões serão divulgadas na sessão de encerramento do congresso, que será realizada a partir das 10h locais (12h de Brasília) com transmissão ao vivo pela televisão e rádio cubanas.

Fonte: Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Paquistão testa com sucesso míssil com capacidade nuclear de curto alcance


O Paquistão testou com sucesso nesta terça-feira um novo míssil de curto alcance com capacidade para levar ogivas nucleares, informou o Exército. O projétil terra-terra, batizado de NASR, foi projetado para aumentar a capacidade de "dissuasão" em distâncias curtas do programa de defesa paquistanês, segundo fontes militares citadas pela agência de notícias estatal APP. O NASR tem alcance de 60 quilômetros, pode levar ogivas nucleares e atingir seu alvo com "grande precisão".

Durante os últimos meses, o Paquistão testou o míssil de cruzeiro Hatf-VII e o terra-terra de média distância Hatf-V, ambos com capacidade para carregar ogivas nucleares. Testes deste tipo são frequentes tanto no Paquistão como na Índia, a potência nuclear vizinha, com a qual mantém uma corrida armamentista há décadas.

Fonte: EFE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Jogador Romário acha que o Castelão será um dos grandes estádios para a Copa de 2014


“O Castelão será um dos grandes estádios para a Copa de 2014”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (18) pelo ex-jogador e deputado federal Romário (RJ), durante coletiva do II Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de 2014, realizada após visita às obras de reforma do Castelão. O ex-jogador da seleção disse estar impressionado com o andamento da reforma e obras de modernização e parabenizou o Governo Estadual. Durante a entrevista, Romário disse ainda que está atento para a importância da acessibilidade para portadores de deficiência física nas obras que irá percorrer. O deputado destacou ainda a importância de uma copa para um país, não só pelo acontecimento, mas para o legado de obras e transformações que o evento deixa.

A visita técnica ao Castelão foi apresentada pelo secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa. Além de Romário, fazia parte da comitiva da Câmara Federal, os deputados André Figueiredo, Domingos Neto (CE), Jonas Donizete (SP), do presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Valadares Filho (SE) e Renan Filho (AL). Eles percorreram o estádio, apontando as diversas mudanças que serão realizadas na arena. Destaque para a implosão da arquibancada central, que se tornará uma imensa área VIP e para a coberta do estádio e o rebaixamento do gramado em três metros, o que, além de melhorar a visibilidade, irá melhorar a luminosidade uniforme do campo.

A coletiva de imprensa foi aberta pelo deputado federal Domingos Neto, que foi enfático ao citar o seu otimismo quanto ao andamento das obras. “O Castelão é uma prerrogativa, uma obrigação do Governo do Estado do Ceará. Tenho certeza que tudo estará pronto até a Copa”, disse”. Em seguida, Ferruccio Feitosa comentou sobre a importância de Fortaleza ser a primeira cidade-sede a ser visitada pela comissão. Segundo ele, a visita ao Castelão é muito importante, pois trata-se da obra mais importante. “Sem o Castelão não haveria Copa em Fortaleza”, comentou. O secretário disse que a obra, iniciada em dezembro de 2010, segue o cronograma normal e estará finalizada em 95% até o final de 2012.

O deputado Jonas Donizete ressaltou que 12 sedes serão visitadas e após haverá uma reunião para determinar as 64 sub-sedes. “O sentido dessas visitas é ver de perto o que está sendo feito e realizar relatórios.”Não é só fiscalização, mas podemos também viabilizar, sugerir e ajudar no que for necessário para o andamento das obras. Quero registrar a boa impressão que estamos levando do Ceará, no que tange realização de obras e a vontade do Governo em cumprir os cronogramas”, concluiu.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara de Vereadores presta homenagem ao Tiro de Guerra - TG 10-004


A Câmara Municipal do Crato realizou, nesta segunda-feira, dia 18 de abril, duas sessões, já que em virtude do feriado da Semana Santa, a Mesa Diretora antecipou a sessão desta terça-feira. Na primeira parte foi prestada uma homenagem ao Tiro de Guerra 10 004, por conta do Dia do Exército Brasileiro, que transcorrerá, amanhã. O Tenente Ladi José Lobato Reis – Delegado do Serviço Militar, Sub Tenente Antônio Carlos de Araújo – Chefe de Instrução do TG 10 004 e o Sub Tenente Anônio Pedro Helder de Oliveira compareceram a reunião, onde falaram sobre a importância do Serviço Militar para formação do jovem e a maneira amigável como a sociedade cratense trata o Tiro de Guerra. O Presidente do Poder Executivo – Vereador Florisval Coriolano (PTC) recebeu das mãos do Tenente Ladi José Lobato Reis o diploma de Honra ao Mérito de Amigo do Exército e falou que era sempre motivo de satisfação receber a cúpula do Serviço Militar, em Crato.

Em relação ao Dia do Exército Brasileiro, a programação desta terça-feira será realizada nas dependências da TG (Quartel General Raimundo Teles Pinheiro), a partir das 8h.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vereador Guer ressalta o lançamento do Plano de Saneamento Básico do Crato


O Vererador Francisco Helder de Oliveira França – Guer (PSDB) ressaltou, na Sessão Ordinária, desta segunda-feira, dia 18, o lançamento do Plano de Saneamento Básico do Crato, fato ocorrido na última quinta-feira, no Paço Municipal. Ele afirmou que trata-se de um projeto da mais alta importância para o Município e que vai solucionar um problema antigo, principalmente de saúde publica. Guer parabenizou o Poder Executivo pela inciativa e convidou a população para participar do fórum, que será realizado, dia 06 de maio, no Teatro Salviano Arraes, no Calçadão.

O Vereador Pedro de Alagoano (PSB) solicitou informações sobre a Estação de Tratamento, localizada próxima ao Palmeiral, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira. Ele disse que é inadimissível um investimento de alto valor financeiro e de um valor social e de saúde, imensurável, estar desativado. Pedro cobrou do Gestor Municipal, responsável pela administração da estação de tratamento, que o mesmo coloque em prática o princípio da continuidade.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Sebrae participa de sessão na Câmara Municipal


Uma equipe do Sebrae formada por Tânia Porto – articuladora regional do órgão, Rubens Brasil – da Unidade de Atendimento, Gustavo Henrique – gestor do Projeto de Cerâmica da Construção Civil e um dos técnicos que trabalham a implementação da Lei Geral, no Cariri e Helena Oliveira – interlocutora do Sebre/Crato participou da sessão da Câmara Municipal, desta segunda-feira, dia 18. Além de apresentar seus principais projetos aos vereadores e ao público presente, a visita teve o objetivo de solicitar o apoio do Poder Legislativo para que este consiga junto à Administração Municipal a elaboração do Projeto, criando a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas. “O Crato é um dos seis municípios da área de atuação do Sebrae/Cariri que não aderiram a Lei Geral”, informou Tânia Porto. Ela disse que não procedia a história de que o Sebrae sairia do Crato e concentraria todos os seus serviços, em municípios vizinhos.

O Presidente da Câmara, Vereador Florisval Coriolano (PTC), elogiou a forma organizada como o Sebrae trabalha e reconhece a importância do órgão para o desenvolvimento do País, principalmente na construção de oportunidades para as pessoas de menor poder aquisitivo. Florisval afirmou não entender o motivo do Prefeito Samuel Araripe não ter, ainda, criado e enviado à Câmara, o Projeto de Lei adereindo o Município à Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas. Coriolano se prontificou a cobrar do Gestor Municipal a elaboração desse instrumento legal.

O Vereador Pedro Alagoano (PSB) falou a respeito do Projeto Empreendedor Individual, onde já foi aprovado um requerimento de sua autoria, em conjunto com o Vereador Ailton Esmeraldo (PP), solicitando a implantação desse fator de geração de renda, na Câmara Municipal, beneficiando milhares de pessoas que serão contempladas com a sua Certidão Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, entre outras vantagens, gastando apenas $ 1,00.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Comissão de vereadores de Crato visita Dom Quintino


Os vereadores Pedro de Alagoano (PSB) e Luís Cory(PSC) integrantes da comissão provisória, criada pela Mesa Diretora, estiveram visitando o Distrito de Dom Quintino, na última sexta-feira. Eles foram verificar no local, a situação da limpeza pública, praças, escolas e unidade de saúde e vias de acesso. Pedro de Alagoano afirmou que lhe chamou bastante a atenção, a situação da Rodovia Estadual que passa dentro da sede do Distrito, onde a população abriu duas crateras enormes, para conter a velocidade dos veículos, principalmente escanhas e ônibus. Ele disse que deu entrada em um Requerimento, solicitando uma lombada eletrônica para inibir a alta velocidade, principalmente os veículos de grande porte. Na próxima semana será apresentado um ralatório da visita à cmunidade de Dom Quintino, onde inclui, também, as reinvidicações da população. O Vereador Guer (PSDB), também integrava a comissão, mas não participou da visita.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vigilância Sanitária do Crato realiza inspeção na Semana Santa


A Secretaria de Saúde do Crato, através do setor de Vigilância Sanitária, estará realizando durante esta semana, por conta as ceias tradicionais deste período, a inspeção em locais que comercializam produtos específicos para Semana Santa. A Vigilância resolve estabelecer procedimentos de boas práticas de higiene-sanitárias dos alimentos vendidos 'in natura', em Crato. Esses produtos, por sua natureza ou composição, conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Assilon Lindoval Carneiro, necessitam de condições especiais de temperatura, armazenamento e preparo para sua conservação, como os peixes, bacalhau, queijos, chocolates e frutos do mar, dentre outros alimentos.

As fiscalizações sanitárias realizadas durante esta semana, pelos agentes da Vigilância, serão realizadas em diversos tipos de comércio como mercearias, mercadinhos, supermercados, mercados públicos e feiras livres. Essa será uma forma de garantir para a população a venda de alimentos mais seguros, protegendo assim a saúde dos consumidores.

O setor de Vigilância dá algumas dicas para uma alimentação mais segura voltada aos consumidores como manter a higiene; separar os alimentos crus dos cozidos; cozinhar bem os alimentos; manter os alimentos em temparaturas seguras e usar água tratada e ingredientes seguros.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Curso capacita formadores de ações em meio ambiente


Por meio de parceria das Secretarias de Educação e meio Ambiente do Crato foi realizada, no último dia 12, aula inaugural para formadores de ações sobre meio ambiente. A aula foi realizada no Salão de Atos d Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento teve a participação de professores, sob a reponsabilidade do técnico do ICMbio, Pedro Augusto.

Fonte: PMC

Expectativa para melhoria no transporte escolar com mais três ônibus


Com o objetivo de melhorar o atendimento no transporte de alunos, a Secretaria de Educação abriu processo licitatório para aquisição de três novos ônibus. Segundo o secretário Valentim Dantas, esse momento é de expectativa em relação a proposta das empresas, para que essa etapa se concretize e haja melhoria da frota do transporte escolar. A aquisição desses veículos viabiliza o recebimento de idêntica quantidade da parte do Governo do Estado e, certamente, isso irá possibilitar uma significativa melhora no transporte dos alunos.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Cultura do Crato apresenta a programação do Abriu pra Juventude 2011



O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realizará nos próximos dias 28, 29 e 30 a terceira edição do a “Abriu pra Juventude”. Esse ano o festival que traz a mensagem “Corpo e Consciência” que terá o movimento do HIP HOP e todas suas vertentes, como o objeto principal. A programação contará com Seminários, debates, Mostra de Dança de Rua, Grafitagem, Shows, DJS, Desafios, Esportes Radicais, Mostra de Documentários, Filmes.

A programação completa de todos os dias está no site da prefeitura do Crato. www.crato.ce.gov.br.

Toda a comunidade cratense está convidada a participar desse evento que visa oportunizar o intercâmbio cultural e desportivo e promover assim um grande encontro de Jovens da nossa tribo Cariri e de suas artes. O prefeito Samuel Araripe e a Secretária de Cultura, Esporte e Juventude Danielle Esmeraldo esperam contar com um grande número de participantes nesse encontro de conhecimento, cultura, diversão e inclusão social. Participem! Maiores informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, que fica no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Fone- 3523 2365.

Programação Completa do Abriu pra Juventude 2011

Dia 28 (quinta-feira)

SEMINÁRIO

O Seminário abordará o Tema Corpo e Consciência, Identidade Cultural das Ruas. Será formada uma mesa redonda com profissionais dos segmentos do Hip Hop, Reppers, Djs, Grafiteiros, dançarinos. Na busca de uma conscientização maior da cultura das ruas, para se atingir o conceito da nossa verdadeira identidade.

* Intervenção:
- Apresentação da Fundação MDC Hip Hop
- Desafio de Rap
- Grafite

Palestra: Corpo e Consciência / Identidade Cultural das Ruas
Palestrante: Presidente da CUFA (Preto Zezé)
Convidados:

- Dep. Júlio César Filho (Pres. da Comissão Permanente da Juventude)
- Manoel Severo (Coord. da Comissão Permanente da Juventude)
- Cláudio Reis
- André Saraiva
- Alexandre Lucas
- Diego Sidrim

Local: Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva
Hora: 19h

Dia 29 (sexta-feira)

PELAS LENTES DA JUVENTUDE

Pelas Lentes da Juventude, acontece com exibições de documentários, Filmes e clips, ampliando o universo do conhecimento sobre o tema e suas vertentes.

* Documentário da CUFA – Selva de Pedra, Fortaleza Noiada
* Documentário Homofobia (Projeto Nova Vida)
Local: Auditório do Centro Cultural do Araripe
Hora: 17h

GERAÇÃO JOVEM

Na GerAção Jovem, nossos radicais, corajosos e habilidosos conquistadores das rodas vivas, Skatistas, se transformam em feras que voam aos céus, para a conquista de sua própria superação.

* Escalada e Rapel
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 18h

CENA LIVRE e LITERALMENTE JOVEM

O Cena Livre acontecerá com uma Mostra de Dança de Rua, reunindo os vários grupos da região, que estão tomando conta do movimento Hip Hop nas nossas ruas. O Abriu pra Juventude é LiteralmenteJovem, literalmente pensante. Através de intervenções com desafios de versos, que carecem de muita espontaneidade, criatividade e inspiração momentânea, os benfeitores músicos, MC e poetas, iluminados pela essência da vida, nos induz a reflexões e ajuizamentos do modo existencial desse tão intrigante mundo.

* Oficina de Break
Local: Galeria do Centro Cultural do Araripe
Hora: De 9h às 10h e 14h às 15h
* Mostra de Dança de Rua
*DJ Edicarlos
* Intervenção:
- MC Albenísio (Rap)
- Pica Pau (Dança)
- MC Tiago (Rap)
- André e Fabrício (Rap Repente)
- Black Boys e Filhos de Maria
- Grafitagem
* Show: Banda Relatores
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 19h

Dia 30 (sábado)

GERAÇÃO JOVEM

* Dia do Jogo: Jogos de Tabuleiro, Estratégia, Card Games e RPG
Local: Biblioteca Pública Municipal
Hora: de 13 às 17h
* Grupo 90° - Acrobacia em Motos
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 18h
* Escalada e Rapel
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 18h
* Desafio Game Of Skate Cultural
Local: Centro Cultural do Araripe (Anfiteatro)
Hora: 19h

VOZES DA JUVENTUDE

E através das Vozes da juventude, ecoarão pelos quatro cantos do Crato, os gritos de liberdade, dos desejos e das aspirações do cotidiano irreverente, daqueles que lutam com vigor por um lugar nas mentes e nos corações dos atentos. Uma explosão de adrenalina.

* Shows Musicais:
- Banda Área Restrita
- Banda Night Tales
- Banda Godiva’s
- Banda LigaLise IT
* Tenda Eletrônica com DJ Samuca
Local: Centro Cultural do Araripe
Hora: 19h

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Utilidade Pública - Procura de Familiares em Crato

Em atenção especial ao Armando Rafael:

O Blog do Crato tem se tornado uma referência em notícias do Crato e da região do Cariri, ao longo dos seus 6 anos d existência. Por esse motivo, não raro, nos chegam solicitações de cratenses que residem fora, para encontrar braços de famílias aqui no município:

"Boa noite,

Minha família é do Crato e minha mãe era louca para saber notícias de uma colega de escola, e pesquisando achei alguns comentários sobre ela no seu blog. Minha mãe se chama Maria José Teles Morais da Cunha, filha de Luís Bezerra de Morais e Celina Teles de Morais e a colega q ela não vê há anos é a sra. Maria da Glória Pinheiro Cavalcanti Ordonez, a quem o Armando Rafael se refere algumas vezes no blog. Teria como nos fornecer o e-mail dela ou alguma outra forma
de contato? Minha mãe tem um desejo enorme de reencontrá-la.

Aguardo resposta.
Obrigada."

Roberta Morais da Cunha

Bom Dia, Crato! - 19 de Abril de 2011 - Previsão do Tempo e Almanaque

Bom Dia, Crato!


Previsão do tempo para hoje, 19 de Abril de 2011. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 30 e mínima de 22 graus. Umidade Relativa do Ar, 64%. Ventos a Sudeste a 10 Km/h. O sol nasce às 05:39 e se põe às 17:34.

19 de abril: Dia do Índio (no continente americano).

* 1506 - Início do Massacre dos judeus em Lisboa, causando a morte de cerca de 3000 pessoas.
* 1648 - Primeiro confronto da Batalha dos Guararapes, simbolicamente, considerada a origem do Exército Brasileiro.
* 2005 - O cardeal Joseph Ratzinger é eleito Papa Bento XVI no segundo dia do Conclave papal.

Nasceram neste dia…

* 1882 - Getúlio Vargas, político brasileiro (m. 1954).
* 1899 - Duarte Pacheco, estadista português (m. 1943).
* 1923 - Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.

Morreram neste dia…

* 1882 - Charles Darwin (na imagem), biólogo britânico (n. 1809).
* 1906 - Pierre Curie, físico francês (n. 1859).
* 1998 - Octavio Paz, escritor e diplomata mexicano (n. 1914).
* 2010 - Guru, rapper norte-americano (n. 1961)

Bom Dia!


Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30