xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico durante audiência pública


O Crato está entre as 10 cidades contempladas com o Projeto em parceria com a FUNASA e Secretaria das Cidades.

Com a presença de diversos representantes de setores da sociedade, foi realizada ontem, na sede da Prefeitura do Crato, a apresentação, pelo prefeito municipal, Samuel Araripe, das Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico e da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O projeto foi desenvolvido para o Crato por meio do Consórcio DGH. A cidade entra em parceria com a Funasa e a Secretaria das Cidades, do Governo do Estado. De acordo com Samuel Araripe, dos 184 municípios do estado, 10 foram selecionados para a realização do projeto nesse segundo momento, e o Crato está entre eles.

No próximo dia 6 de maio, às 9 horas, esse projeto também será debatido junto às comunidades, no Fórum de Apresentação do Saneamento Básico do Crato, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. Participaram da apresentação ontem pela manhã, integrantes poder legislativo municipal, representantes do poder judiciário local, presidentes de entidades e os secretários da administração.

A relevância do projeto se insere dentro do processo de criação de medidas que busquem melhorar a qualidade de vida e proteção do meio ambiente. Segundo o prefeito Samuel Araripe, o documento determina que até 2014, todos os municípios deverão ter esse plano. O município que não preparar o projeto até lá, ficará impedido de realizar convênios com o Governo Federal para realização de obras em suas cidades.

COBERTURA FOTOGRÁFICA

Na foto abaixo, técnico faz a explanação do projeto:

Img_6294

Presença de várias autoridades do município:

Img_6371

Na foto abaixo, vereadores participaram também da reunião:

Img_6382

Foi usado um telão para mostrar critérios e prazos:

Img_6347

Na foto abaixo, Dr. Procópio da Silveira, fala à imprensa sobre a necessidade de implantação desses projetos no Crato.

Img_6400

Na foto abaixo, o Prefeito Samuel Araripe posa para uma foto com a comissão que veio ao Crato. Somente o Crato e mais 9 cidades foram contempladas com esse projeto.

Img_6403

Participantes acompanham atentamente as explanações:

Img_6295

Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho, sempre presente às reuniões:

Img_6297

Na foto abaixo, vereador Luiz Cory, Samuel Araripe e o vereador Pedro Alagoano

Img_6396

Fotos: Dihelson Mendonça
Texto: Assessoria de Imprensa- PMC

PAC: Os Elefantes de LULA e o BrasilZinho de Dilma - Wilson Bernardo


O Canal de TRANSposição do rio São Francisco está com as obras paralisadas por motivos burocráticos e problemas de licitações. Em São José de Piranhas, fomos impedidos de fotografar por medidas de segurança, mas na verdade, não queriam que divulgásse-mos os reais motivos das obras estarem paralisadas. Além dos problemas burocráticos e da redução de custos do PAC em que a Presidente Dilma decretou, devido aos gastos excessivos do Ex-presidente Lula da Silva, o que se comenta no canteiro de obras, é a insatisfação de funcionários, por quebra de acordos contratuais como insalubridades, horas extras, maus tratos e a total insegurança dos funcionários, segundo apuramos através do senhor Ademildo Carvalho, no momento em que fotografamos uma das janelas do túnel de manutenção principal, que é um dos maiores da América Latina, que liga os estados do Ceará e Paraíba, em uma integração conjunta, facilitando o acesso das águas do São Francisco ao semi-árido nordestino.


Janela de acesso para o túnel principal que levará água para o sertão paraibano


Canteiro de obras paralisadas no desemboque do túnel Cuncas I no sitio Curral da Onça no município de São José de Piranhas


sitio de pedras no sertão de Piranhas


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Futebol - Campeonato Cearense: Guarani de Juazeiro vence Crato e volta ao G-4


A
pós dois jogos sem vitória, o Leão do Mercado voltou a marcar três pontos e entrou no G-4 do Campeonato Cearense 2011. Jogando como visitante, o Guarani de Juazeiro venceu o Crato (1x3) e chegou aos 17 pontos no returno e 38 na pontuação geral, mantendo distância ao Horizonte para conseguir a vaga na Série D. A partida, que foi o único jogo desta quinta-feira (14), foi atrasada da 5ª Rodada, e complicou a situação do Azulão do Cariri, que nos últimos quatro jogos venceu apenas um. Os próximos jogos acontecem no sábado (16) e domingo (17):

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA:


PRÓXIMOS JOGOS - 9ª Rodada

16 abril_FERROVIÁRIO x LIMOEIRO___Estádio Elzir Cabral, Fortaleza - 15h45 (Transmissão TV Diário)
16 abril_TIRADENTES x HORIZONTE___Estádio Alcides Santos, Fortaleza - 16hs
17 abril_GUARANY DE SOBRAL x GUARANI DE JUAZEIRO___Estádio do Junco, Sobral - 16hs
17 abril_QUIXADÁ x FORTALEZA___Estádio Abilhão, Quixadá - 16hs (TV Verdes Mares)
17 abril_ICASA x CRATO___Estádio Romeirão, Juazeiro do Norte - 16hs
17 abril_CEARÁ x ITAPIPOCA___Estádio Domingão, Horizonte - 16hs

Via Blog Icó é Notícia - Yuri Guedes ( Rede Blogs do Cariri )

BlogSAUDE - A conexão entre Dietas e Câncer de Mama - Por: Marcela Brandão


A dieta pode ter efeito sobre o risco de uma mulher ter câncer de mama. Como fatores tais como calorias, álcool e soja desempenham tal papel? Nutrição inteligente e uma dieta que mantém um peso saudável pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, o diagnóstico de câncer mais comum entre as mulheres americanas. Dieta e câncer de mama: o efeito do consumo de soja.

Para promover a boa saúde geral, gosto de nutricionistas que recomendam os alimentos à base de soja. Eles são ricos em proteínas e seu baixo teor de gordura lhes garante um lugar de luxo em um regime de controle de peso. Porém, apenas alimentos de soja não aparecem ajudar a reduzir o risco do câncer em geral ou de mama, especificamente.

"Tofu certamente se encaixa dentro da nossa mensagem em uma dieta baseada em vegetais, mas realmente não há boas evidências de que a soja reduza o risco de câncer de mama. No entanto, existem muitas outras razões para comer soja. A soja é embalada com fitoquímicos e antioxidantes, que são benéficos para a saúde", disse Colleen Doyle, MS, RD, diretor de nutrição e atividade física para a American Cancer Society.

A soja contém estrogênio muito fraca base de plantas, levantando a questão de saber se os alimentos à base de soja poderiam abastecer hormônio-relacionados ao câncer, tais como câncer de mama. A questão é de particular interesse para os sobreviventes do câncer de mama. "Nossa recomendação é que ele é provavelmente seguro para os sobreviventes do câncer de mama para comer em quantidades de soja típicas da dieta moderada dos asiáticos, que contém mais de três porções de produtos de soja por dia", diz Doyle.

Enquanto isso soa como um lote de soja, ela pode ser apenas uma bebida de soja no período da manhã, uma sopa na hora do almoço, e tofu ao jantar, sublinha Shayna Komar, RD, LD, um dietista que estuda o Câncer no Instituto de Bem-Estar no Piemonte, em Atlanta.

Níveis moderados de alimentos com fontes de soja parecem não representar qualquer risco de câncer de mama, mas os nutricionistas alertam contra o uso de soja em pó e suplementos semelhantes. O nível de estrógenos vegetais nesses produtos é desconhecido e pode ultrapassar os níveis de segurança, diz Doyle.

Por: Marcela Brandão

Pacto pelo Crato I - Por Francisco Duarte


Esse importante município vem, ao longo dos anos, padecendo de um verdadeiro estado de catalepsia em suas mais variadas vertentes-seja a política, a econômica,a social ou a cultural. Dantes, pólo do Cariri cearense na medicina, na indústria e nas expressões culturais, afigura-se hodiernamente em papel secundário no contexto regional. O município do Crato foi superado por Juazeiro do Norte em termos econômicos(esse último apresenta indicadores econômicos bem mais robustos), educacionais (o números de cursos superiores é maior na “Terra do Padre Cícero”), políticos (a densidade de Juazeiro é bem mais evidente) e culturais(atualmente o vizinho município tem uma vida cultural bem mais intensa). A condição de líder no setor médico-hospitalar foi perdida, há tempos, para Barbalha.

Não se trata aqui de mero bairrismo doentio, pois os nossos vizinhos estão desempenhando o que lhes é de direito. E é até louvável e importante que os mesmos apresentem esse grau de dinamismo. Só os citamos para tomarmos-lhes como parâmetro, já que estão inseridos numa mesma geografia e apresentam muitos pontos convergentes com o Crato quando se trata de conjuntura histórico-cultural.

Em se tratando de representatividade política, percebemos o quão é frágil a nossa força política, quer seja em nível federal, quer seja no contexto estadual. Para ilustrarmos essa particularidade, tomemos como exemplo a reforma do canal do rio Grangeiro e suas adjacências. É certo que o Sr. Governador do Estado lançou um projeto para recuperação do mesmo, no entanto muito minúsculo diante de tantas avariações o qual foi submetido no decurso do tempo, devido as intempéries da natureza, mas também pelas ações desastrosas e inconsequentes de nossos administradores. Até quando deveremos esperar por uma verdadeira intervenção nessa área do município que não seja um simplório engodo?

Mas, 2012 se aproxima e já vemos e ouvimos tantas(os) salvadoras(es) do município empunhando as mais variadas propostas profiláticas e curativas para as mazelas que tanto atormentam as vidas dos cratenses e visitantes. Mas, o que poderá ser considerado um projeto ideal, que possibilite a recolocação do Crato nos trilhos do desenvolvimento equilibrado e socialmente justo?......

Texto: Prof. Francisco Duarte

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato investe 22 Milhões em Saneamento


Saneamento vem sendo desenvolvido no Crato

O Crato sai na frente, inclusive já com vários projetos desenvolvidos nessa área do saneamento, desde 2005. O prefeito do Crato destaca o projeto da Encosta do Seminário, que será responsável pelo saneamento de todo o bairro do Seminário. Serão investimentos da ordem de R$ 22 milhões, com empréstimo do Banco Mundial e parcerias da prefeitura e governo do estado. A contrapartida da prefeitura inclui o reassentamento dos moradores das área de risco e as casas já foram iniciadas. Serão 80 no Muriti e mais 24 no Conjunto Novo Crato. O projeto de encosta do Seminário está em andamento desde 2005, e se arrasta devido aos trâmites burocráticos normais a que todo projeto dessa magnitude em parceria com o Banco Mundial possui. Representantes do banco Mundial já estiveram em Crato várias vezes. Espera-se que ainda neste ano de 2011 comecem definitivamente as obras da encosta do Seminário.

Com informações da PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Comunicado da SAAEC


A SAAEC EFETUARÁ SUBSTITUIÇÃO DE POSTE DA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA DO POÇO RECANTO.

A SOCIEDADE ANÔNIMA DE ÁGUA E ESGOTO DO CRATO - SAAEC AVISA AOS USUÁRIOS DO BAIRRO CENTRO, QUE HAVERÁ DESCONTINUIDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA, NESTA TERÇA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2011, NO PERÍODO DE 8,00HS ÀS 11:00HS DA MANHÃ, A FIM DE QUE SEJAM EFETUADOS SERVIÇOS DE COLOCAÇÃO DE POSTES E MANUTENÇÃO NA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA DO POÇO RECANTO.

Eng. José Procópio da Silveira
Diretor Presidente

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


http://2.bp.blogspot.com/-EqmpM0K0lK4/TactWoYe8BI/AAAAAAAAWoE/6N-pbs8hg78/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif


Tem boi na linha

Ah, as obras públicas nesta república... Faz pouco mais de quatro meses que o ex-presidente Lula da Silva veio ao Cariri para inaugurar os primeiros 15 quilômetros de trilhos do trecho Missão Velha–Salgueiro (PE) da ferrovia Transnordestina. (foto acima) Pense numa festa! Dois meses depois da visita presidencial o trabalho de construção – naquele trecho – foi paralisado. Durante a inauguração dos 15 km, Lula prometeu – em meio ao pipocar de fogos e gritos de “Esse é o Cara!” – que a partir daquele momento seriam feitos – todo dia – 800 metros de trilhos, ou seja, 4 novos km por semana. Se a palavra do ex-presidente tivesse fé de ofício hoje teríamos cerca de 80 km de trilhos em direção a Salgueiro. Sabe quantos quilômetros foram efetivamente concluídos, nos 4 meses de 2011? Apenas 10 km! Pelo andar da carruagem...

É mole ou quer mais?

É o que se pode chamar de meia-sola. O governador Cid Gomes admitiu que os R$ 4 milhões (liberados pelo Governo Federal) a serem aplicados no canal do Rio Granjeiro, destruído pela tromba d’água de 28 de janeiro, não resolverão as inundações no centro da cidade. Elas continuarão ocorrendo sempre que chover em torno de 100 mm. Tem mais: Na recuperação das paredes do canal serão gastos R$ 2.520 mil, restando somente R$1.480 mil para refazer as pontes, aterrar as crateras que destruíram as pistas da Avenida José Alves de Figueiredo e reconstruir a malha asfáltica das mesmas. Palavras do governador: “Se sobrar dinheiro faremos outras obras complementares necessárias”. Quanto ao plano de construção definitiva do canal, Cid Gomes esclareceu que nada existe de concreto...


Ah, bom!

Cid Gomes declarou que não sabia de nada quanto à paralização das obras de construção da Escola Profissionalizante Violeta Arraes. Disse que as obras do Ginásio Poliesportivo da Urca são de competência daquela universidade e que a estrada Crato-Santa Fé depende de um empréstimo que o Estado está pleiteando junto ao Banco Mundial. Nada falou sobre as obras previstas – até agora não iniciadas – no Parque Ecológico do Fundão. Presentes à entrevista do governador, alguns cratenses da gema sorveram – num único gole – o café (frio) servido na ocasião. Cid nada mais disse. E nada mais lhe foi perguntado.

“A beleza salvará o mundo”

A frase acima foi escrita pelo romancista russo Dostoievsky. A natureza é belíssima, afinal ela é um pálido reflexo da beleza de Deus. Já as cidades estão ficando, a cada dia, mais feias. Na nova evangelização da Igreja Católica – adaptada à realidade e mentalidade do mundo atual – a difusão do pulchrum (do belo) tem um papel fundamental. Por isso, a orientação é que as igrejas católicas sejam bonitas. (Na foto abaixo, a nova igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada em Caieiras, Grande São Paulo). Em Crato, a igrejinha de São Miguel mais parece um armazém. Sem falar na feiura da bancada para os fiéis, composta de cadeiras de plástico. E vejam que o padre Adalmiram, quando ali foi vigário, fez uma “meia-sola” naquele feio templo, pintando símbolos religiosos na fachada para melhorar o aspecto. Razão tem o Cardeal Dom Claudio Hummes que fez o seguinte comentário: “Em outros tempos se dizia que uma igreja não deve ser bonita, deve ser muito simples, muito popular, porque o povo é pobre. E se construía um galpão... Não! É exatamente o povo que quer suas igrejas bonitas, onde possa, na beleza, ver um pouco de Deus”. Fica a reflexão...

Blá–blá–bla...

Todos sabem que o jovem esquizofrênico – que matou doze crianças e feriu outras treze no Rio de Janeiro – adquiriu as armas (utilizadas no massacre) junto ao comércio ilegal que corre solto na (ex)Cidade Maravilhosa. Diante da tragédia, autoridades do governo voltaram ao tema da proibição do comércio legal de armas. Ou seja, o cidadão não pode possuir armas para se defender da bandidagem. Já os marginais continuam a ter acessos às armas ilegais para assaltar e matar. Armamentos, juntamente com as drogas, entram ilegalmente no Brasil através das fronteiras com países vizinhos. Não custa lembrar: Em 2005, a população brasileira foi consultada sobre o desarmamento da população. Naquela ocasião foi feito um plebiscito para decidir sobre a proibição da venda legal de armas. 64% dos brasileiros se manifestaram contrários à proibição pregada pelo governo. Uma derrota acachapante do então presidente Lula! Agora, em vez de combater o contrabando de armas, o governo anuncia novo plebiscito em favor do desarmamento da população para o próximo mês de outubro... Vade retro!

Curtas

1 –
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas comprovou que a falta de mão de obra qualificada está prejudicando a indústria da construção civil. Na conurbação Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha) este problema é agudo. Experimente encontrar um pedreiro para pequenas obras... Agora imagine se aquela pesquisa tivesse sido estendida à área de prestação de serviços, incluindo os domésticos. Os números seriam muito mais estarrecedores.

2 – O Banco do Nordeste aplicou R$ 125 milhões na cidade de Juazeiro do Norte em 2010. Um incremento de 12% em relação a 2009. Para este ano o BNB prevê aplicar R$ 165 milhões na Terra do Padre Cícero. Dessa quantia R$ 60 milhões serão destinados para as indústrias de calçados; R$ 30 milhões para a ampliação do Cariri Shopping e R$ 30 milhões na construção do Shopping Juazeiro Open Wall.

3 – Agendado para o próximo dia 21 de julho a inauguração do Hipermercado Bom Preço, loja âncora do Shopping Center Juazeiro Open Wall. Enquanto isso prosseguirão as obras de construção da segunda etapa do novo shopping juazeirense, o qual, quando totalmente concluído, disporá de 40 lojas que deverão entrar em funcionamento em 2012.

4 – O Ibama admitiu que apenas 0,75% das autuações feitas entre 2005 e 2010 foram pagas. Ou seja, 99,25% do valor das multas aplicadas não chegaram aos cofres públicos. No ano passado, o índice foi ainda menor - apenas 0,2%. Pior: o número de multas e valor delas vêm caindo ano a ano. Por que isso acontece? O Ibama culpa a demora de processo administrativo de apuração (haja burocracia!) e o uso de “laranjas”, que inviabiliza a cobrança dessas multas. E ainda diziam que o Brasil ia às mil maravilhas!

5 – No início de junho dom Fernando Panico viajará para Dublin, capital da Irlanda, onde representará a CNBB em encontro religioso naquele país europeu. Impressiona o número de convites que o bispo de Crato recebe para participar de eventos. Boa parte ele não pode atender, pois sua prioridade é acompanhar de perto as atividades da igreja particular de Crato da qual é o pastor.

6–Pobre gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual”. Esta frase do carnavalesco Joãozinho Trinta é cada dia mais verdadeira. Não se fala em outra coisa no Reino Unido a não ser no casamento – que acontecerá no próximo dia 29 – do Príncipe William com Kate Middleton. Souvenires, peças de porcelana, chaveiros, cartões e selos postais, CDs, medalhões, dentre outros – com o rosto dos noivos – já estão à venda E são adquiridos por pessoas simples do Reino Unidos e de todo o mundo. Já se calcula que o casório poderá injetar cerca de 620 milhões de libras na economia britânica. Isso equivale a aproximadamente 985 milhões de dólares ou 1 bilhão e 670 milhões de reais.

7 – Há oito anos existiam apenas quatro concessionárias de carro em Juazeiro do Norte. Hoje são doze! Sem falar em trinta e cinco concessionárias de revendas multimarcas. Tem mais: nos próximos meses serão instaladas, na Terra do Padre Cícero, revendedoras da Nissan, Kia Motors e Peugeot...

8 – Anotem para conferir depois. O maior grupo empresarial de Juazeiro do Norte vai instalar uma unidade industrial na cadeia produtiva de cerâmica, localizada em Crato. Já existem várias cerâmicas ao longo da estrada que vai do bairro Batateira ao distrito de Ponta da Serra.

Por: Armando Rafael

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Metrô do Cariri: nova estação terá propostas abertas nesta sexta-feira


A sessão para a abertura das propostas de preços das empresas habilitadas na licitação da nova estação do Metrô do Cariri será realizada nesta sexta-feira (15), às 15 horas, na Comissão Especial de Licitação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Quatro empresas foram habilitadas: Construtora Granito, Gaid Construções, STG Construções Imobiliárias e Domo Engenharia foram habilitadas. Uma empresa foi desabilitada no processo.

De acordo com o edital, que está disponível no site da PGE, o valor de referência para a construção da nova estação é R$ 497.440,92. Será declarada vencedora da licitação a empresa que apresentar a proposta de menor preço global entre as classificadas. A vencedora terá 120 dias, contados a partir do quinto dia útil da emissão da ordem de serviço, para concluir o serviço.

A Estação Escola ficará localizada em frente à nova escola profissionalizante que está sendo construída pelo Governo do Estado em Juazeiro do Norte. A estrutura será tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.

O Metrô do Cariri liga as cidades cearenses de Juazeiro do Norte e Crato (Sul do Estado) ao longo de 13,6 quilômetros. O empreendimento é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. O Metrô do Cariri funciona comercialmente desde maio de 2010. Foram investidos nos últimos cinco anos no serviço R$ 26,5 milhões.

Em mais de um ano de operação, o sistema tem sido responsável por fomentar o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O Metrô do Cariri significou um avanço na região não somente por ser uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00. O sistema opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.

Governo do Estado do Ceará

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cearense é preso na Paraíba com 60 quilos de maconha. A maior apreensão no Estado


A Polícia da Paraíba fez a maior apreensão de maconha, na história do Estado, nesta quinta-feira (14), ao prender em flagrante o cearense Edvan Lima Pinto, 23, no município de São Bento, a 285 quilômetros de João Pessoa. Segundo a Polícia, o cearense havia saído de São Paulo com destino a Pombal (371 quilômetros de João Pessoa), de onde seguiria para São Bento e depois para Canindé, no Ceará, a 115 quilômetros de Fortaleza. De acordo ainda com a Polícia, Edvan Lima foi flagrado em um táxi, após um cerco policial, depois que passageiros do ônibus denunciaram que um homem apresentou um comportamento estranho durante toda a viagem de São Paulo a Pombal.

A droga estava armazenada em 72 tabletes, misturados com café. Em depoimento, o cearense natural de Itapajé negou que outras pessoas estivessem envolvidas no crime de tráfico interestadual de drogas. Mas a Polícia não acreditou na versão, diante do nervosismo e da inexperiência do acusado.

Via Eliomar de Lima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Saúde realiza capacitação sobre manejo clínico da dengue para médicos e enfermeiros do PSF


A Secretaria de Saúde do Crato realizou, durante o dia de ontem, capacitação com os médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) sobre manejo clínico da dengue. A capacitação aconteceu no Pasárgada Hotel, no município, dentro do Plano de Combate à dengue, possibilitando aos profissionais da saúde melhores condições de atendimento nas 27 unidades de Saúde da Família nas comunidades da sede e dos distritos da cidade.

Fote: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara participa de reinauguração e implantação de projeto em escola


Aconteceu na tarde de ontem, no Distrito de Ponta Serra, a reinauguração e implantação do Projeto UCA – Um Computador para cada Aluno, da Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito, que agora contará com laboratório de informática e de ciências. O Presidente da Câmara Municipal - Vereador Florisval Coriolano (PTC) e os vereadores Feranando Brasil e Pedro Algoano, ambos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), prestigiaram o evento. Compareceram, também, a solenidade, O Deputado Estadual Sineval Roque (PSB), o Secretário Executivo da Seduc – Antônio Idilvan de Lima Alencar, a diretora da unidade de ensino do Estado - Mônica Viana, a coordenadora da Crede 18 - Eliane Estrela, o Monsenhor Bosco e o Padre Ribeiro, respectivamente ex e atual pároco da comunidade, servidores e alunos.

O aluno do 3º ano do ensino médio, Cícero Ronoeri falou a respeito do Projeto UCA, que na sua consepção é uma nova ferramenta de auxílio na aprendizagem dos alunos, engrandece a escola e, por isso, deve ser recebido de braços abertos.

O presidente da Câmara, Vereador Florisval Coriolano afirmou estar muito feliz, diante da nova situação física da escola, bastante diferente da última vez que ele esteve visitando-a, há aguns meses atrás. Florisval disse ter um carinho especial pelo Distrito da Ponta Serra, não só pelo fato da votoação que rebeu no local, mas pelo receptividade dos moradores. “Vamos reivindicar do Governo do Estado a implantação do Programa Um Compatador para cada Aluno, em todas as escolas estaduais do Crato”, finalizou Coriolano.

O Vereador Pedro Alagoano disse que a educação é fundamental para o desenvolvimento das cidades, dos estados e País. “Gostaria que todas as unidades de ensino municipais e estaduais do Crato tivessem a mesma qualidade de ensino que esta tem”, ressaltou Alagoano, que cobrou do Governo Municipal mais investimento nas escolas rede local.

O Vererador Fernando Brasil que atua, também, em prol da comunidade de Ponta da Serra, parabenizou o Governo e a população do distrito pelo investimento. Ele ressaltou, ainda, o trabalho do Grupo Gestor pela organização da unidade de ensino. O vereador reforçou o pedido de uma biblioteca pública para os distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino. A diretora da Escola de Ensino Médio – Mônica Viana, afirmou que estes investimentos só melhora a auto estima dos alunos. “Estamos recebendo o Projeto UCA, pioneiro no Brasil, que disponibiliza para cada aluno, a maioria filhos de agricultor, um coputador, que auxiliará no trabalho de pesquisa”, ressaltou Mônica. Ela informou que a escola tem, hoje, 532 alunos, distribuídos em cinco salas de aula, inclusive um espaço, onde funciona o Prevest.

O Deputado Estadual Sineval Roque falou que está bastante satisfeito em fazer parceria com o Governador Cid Gomes, principalmente pela sua sensibilidade, em investir na educação dos filhos dos agricultores e nas pessoas de baixa renda. “Para mim isto serve de estímulo, para que continuamos pedindo, ao Cid Gomes, mais investimentos para o Crato”, enfatizou Roque. O Secretário Executivo da Seduc – Antônio Idilvan de Lima Alencar, afirmou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, também está feliz pela reforma e implantação do Programa UCA, na Escola de Ensino Médio, Joaquim Valdevino de Brito. “Embora seja nossa obrigação, é recompensador ver pessoas humildes, desfrutando das mesmas opotunidades”, reforçou Idilvan.

Fonte: CVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - TSE define que norma anterior à Lei da Ficha Limpa continua valendo para tornar candidato inelegível


Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (14), por unanimidade, que a Lei de Inelegibilidades de 1990, alterada pela Lei da Ficha Limpa, deve continuar sendo aplicada para barrar políticos enquadrados nos artigos anteriores à aprovação da nova lei. Os ministros analisaram o caso de Rainel Barbosa Araújo (PMDB-TO), candidato a deputado federal nas últimas eleições. O registro do político foi negado porque ele teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins quando era prefeito de Miracema.

A Lei de Inelegibilidades dizia que não poderiam se eleger os políticos que tivessem contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável para eleições que se realizassem nos cinco anos seguintes a partir da data da decisão. A Lei da Ficha Limpa apenas aumentou esse prazo para oito anos. A decisão cria precedente para que o tribunal se posicione da mesma forma sobre situações semelhantes que chegarem à Corte, o que pode ocorrer no caso do ex-governador Marcelo Miranda, candidato ao Senado em 2010. Seu caso está sendo analisado no STF pelo ministro Luiz Fux.

Débora Zampier Repórter da Agência Brasil
Edição: Rivadavia Severo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Primeiro transplante de células-tronco é realizado na Bahia


O transplante foi realizado em um paciente com trauma raquimedular. Outras 19 pessoas com paralisia serão submetidas a esse tipo de cirurgia.

Uma técnica usada pela primeira vez no Brasil, traz esperança a pacientes que ficaram paralíticos. Médicos querem devolver alguns movimentos aos pacientes, implantando células tronco especiais. A primeira cirurgia foi feita hoje em Salvador. O paciente é um policial militar de 45 anos. Ele perdeu os movimentos das pernas há cinco anos depois de cair de um telhado. O PM recebeu injeções de células tronco mesenquimais diretamente no local onde a medula foi atingida.

As células mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido. Cães e gatos que receberam injeções dessas células recuperaram parte dos movimentos das patas afetadas. O método começou a ser estudado há seis anos por pesquisadores da fundação Osvaldo Cruz e dos hospitais Espanhol e São Rafael.

Até o fim do ano, outras 19 pessoas com paralisia serão submetidas a esse tipo de cirurgia. Depois de operadas, todas irão fazer fisioterapia por seis meses para fortalecer a musculatura atrofiada. O neurocirurgião Marcos Mendonça explica: “Nós esperamos que os pacientes tenham uma melhora não só da função neurológica, como melhora da qualidade de vida”, diz.

Do G1 BA

Cid Gomes busca novos parceiros comerciais na Europa e Ásia


O
governador Cid Gomes inicia na noite desta quinta-feira (14) viagem a Europa e Ásia com o objetivo de captar novas oportunidades de negócios para o Ceará. No próximo sábado (16), o Governador vai conferir a 50ª edição do Salone Internazionale del Mobile, em Milão, na Itália. O setor de móveis é um dos que mais cresce no Estado, com 255 indústrias, concentradas em quatro polos: Marco, Fortaleza, Iguatu e Jaguaribe. A produção das empresas cearenses atinge mercados consumidores de todo o Brasil e também é exportada para os Estados Unidos, México, Portugal e alguns países da África.

Na segunda-feira (18), Cid Gomes se reúne em Sevilha, na Espanha, com a empresa de energia Endesa. No Brasil, a empresa é uma holding que atua na distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia. Presente em quatro Estados do país - Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul. No Ceará, a Coelce - subsidiária da Endesa -, distribui energia elétrica a todo o Estado, o que corresponde a uma região de 148.825 quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente 7,5 milhões de pessoas distribuídas por 184 municípios. A distribuidora presta serviços a 2,9 milhões de clientes. A Endesa Fortaleza, termelétrica de Fortaleza, localizada no município de Caucaia, tem capacidade para gerar um terço das necessidades de energia elétrica do Estado do Ceará, com uma capacidade instalada de 346,6 MW.

Na quarta-feira (20), já na França, o Governador tem audiência com Gabriel Colo e Jean Christophe Mitterrand, representantes de um grupo chinês que pretende investir na produção de etanol no Ceará. No mesmo dia, Cid Gomes embarcará para China para estreitar relações comerciais com o Ceará. Na agenda, estão reuniões com indústrias automotivas e com empresas do setor portuário. Durante o período, assume o Governo do Estado, o vice, Domingos Filho.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Controlador de voo dorme e atrasa pouso de avião-ambulância nos EUA


A aeronave, que transportava um doente, tentou por 16 minutos falar com o controlador. Sem obter reposta, o piloto aterrissou sem autorização e felizmente, tudo deu certo. A FAA é a Anac americana, responsável pela aviação civil – aceitou a demissão nesta quinta-feira (15) do responsável por controladores flagrados dormindo na hora do serviço.

Imagine a urgência de um avião que transporta um doente. E se ele não consegue pousar? Às duas da manhã da última quarta-feira, um avião-ambulância tentou durante 16 minutos falar com a torre do aeroporto de Reno, em Nevada, querendo instruções para aterrissar. O controlador estava dormindo. Tenso, o piloto pediu ajuda a outro controle do estado da Califórnia.

Piloto: Temos um paciente muito doente aqui. Vamos ter que pousar tendo ou não autorização.
Torre: Eles não estão atendendo ao telefone. Vamos tentar outro número e ver se alguém pode ir até lá e checar a torre.
Piloto: Nós temos que pousar.
Torre: O pouso é a critério do piloto.

O avião conseguiu aterrissar em Nevada e felizmente, tudo deu certo. Foi o 6º incidente este ano causado por controladores que dormiram no trabalho. E foi a gota d’água para que o diretor da agência que coordena o tráfego aéreo pedisse demissão hoje. Pelo fim dos cochilos da madrugada, o secretário de transportes americano anunciou que depois da meia-noite, pelo menos duas pessoas terão que ficar em 27 torres pelo país onde até agora só trabalhava um controlador e disse que vai rever a qualificação exigida dos controladores. Pelo menos seis já foram suspensos. Um deles chegou a dormir três vezes no trabalho.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Na China, Presidente Dilma participa de fórum empresarial


Fórum de Boao reúne empresários asiáticos e autoridades estrangeiras. Presidente chinês, Hu Jintao, defendeu 'desenvolvimento inclusivo' na Ásia.

A presidente Dilma Rousseff participa nesta sexta-feira (15) do Fórum de Boao, na província chinesa de Hainan. O evento tem a mesma dinâmica do encontro anual de empresários e autoridades estrangeiras na cidade suíça de Davos e reúne a nata política, econômica e intelectual da Ásia. O presidente da China, Hu Jintao, discursou na abertura do fórum e defendeu um "desenvolvimento inclusivo" na Ásia. "Com o aprofundamento da globalização econômica, o povo asiático tem como principal desafio aliar e manter desenvolvimento e estabilidade", disse. "Temos que integrar o esforço de melhorar a qualidade de vida da população aos esforços em desenvolver a economia", complementou o presidente chinês. Segundo ele, é preciso aliar "qualidade e rapidez" de crescimento. Além de Dilma e de Hu Jintao, participaram do fórum o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, da África do Sul, Jacob Zuma, e os primeiros-ministros de Espanha, José Luis Zapaterio, Coreia do Sul, Kim Hwang-sik e da Ucrânia, Mikola Azarov.

Cerca de 1,4 mil pessoas participam do evento, que marca o décimo aniversário do fórum asiático. O tema deste ano é "Desenvolvimento inclusivo: agenda comum e novos desafios". Entre os assuntos em pauta estão os desafios que a China enfrenta após três décadas o alto crescimento, o fluxo de capitais e os reflexos da crise nos países desenvolvidos sobre os Estados emergentes. O fórum tem por objetivo promover a integração econômica da região e aproximar os países asiáticos em seus objetivos de desenvolvimento. De acordo com o Itamaraty, a participação de Dilma possibilitará "contatos de alto nível com importantes líderes da Ásia e outras regiões."

Do G1 com Agências Internacionais ( Com informações da France Press e da Xihua )

Último ditador argentino pega prisão perpétua


O último ditador da Argentina, Reynaldo Bignone (1982-1983), de 83 anos, foi condenado ontem à prisão perpétua por crimes contra a humanidade. Bignone já tinha sido condenado em abril de 2010 a 25 anos de prisão por privação ilegal de liberdade e tortura de presos políticos durante a ditadura (1976-1983). Os crimes foram cometidos na base militar de Campo de Mayo, que abrigava quatro centros de tortura e uma maternidade clandestina para presas políticas

O ex-delegado argentino Luis Abelardo Patti também foi condenado ontem à pena perpétua por um tribunal federal da cidade de San Martín, na Grande Buenos Aires, por sequestros e tortura de civis, além do assassinato do militante do grupo Montoneros Gastón Gonçalves durante a ditadura militar. O corpo de Gonçalves foi encontrado totalmente queimado duas décadas depois de seu sequestro.

Fonte: Agência Estado

Príncipe William precisou pedir dispensa no trabalho para casar


Piloto da Royal Air Força, ele tem de voltar ao serviço após 15 dias


Ser príncipe de uma das mais influentes nações do mundo não livrou William da burocracia: para se casar com Kate Middleton, em 29 de abril, o príncipe de Gales precisou assinar diversos formulários e pedir dispensa do serviço para seu chefe na Royal Air Force (RAF), a força aérea britânica. William é co-piloto de helicópteros da RAF. Seu superior imediato, o Comandante Iain Wright, liberou a saída do príncipe e afirmou ao jornal The Telegraph que ele foi tratado como qualquer outro membro da equipe.

- Ele pediu dispensa para o casamento e eu concedi. Mas após 15 dias, ele deve estar de volta ao trabalho. O prazo mostra que, logo após a lua-de-mel, William - ou 'tenenete Will Wales', como é chamado - vai voltar ao batente.

Convite aos colegas

O príncipe convidou todos os seus 27 companheiros da Equipe de Busca e Salvamento para a cerimônia do dia 29, na Abadia de Westminster, em Londres. O comandante Wright diz ter ficado 'até zonzo' quando recebeu o convite.

- Não esperava, foi uma honra muito grande. A maioria de nós vai com as esposas e namoradas, e colegas de outras equipes cobrirão nossos turnos. Ele acrescentou que é muito fácil trabalhar com William.

- Ele sempre faz tudo o que é pedido e ajuda todo mundo. O único defeito é que ele torce pelo Aston Villa.

O Sargento Keith Best, também integrante da equipe de resgate, brincou que a parte ruim de ser convidado para o casamento real é o preço. - Agora minha esposa quer um vestido novo para usar. Minha carteira vai levar uma bela pancada.

Fonte: R7

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Construção da Escola de Educação Profissional de Sobral reinicia nesta sexta-feira (15)

A construção da Escola Estadual de Educação Profissional de Sobral recomeça nesta sexta-feira (15), a partir das 8h30min. A unidade tem capacidade para 540 alunos que vão cursar o ensino médio ao mesmo tempo em que poderão se preparar para o mercado de trabalho. O investimento inicial é da ordem de R$ 5,7 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. A obra será executada pela empresa Fortex Engenharia Ltda e terá o prazo de conclusão de 150 dias. A estrutura de 4,5 mil metros quadrados terá 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e bloco pedagógico-administrativo. Os estudantes terão também laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. O prédio dispõe de ginásio poliesportivo e um teatro de arena com estacionamento para 40 vagas.

O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos estudantes no mundo do trabalho. Atualmente, a rede estadual de educação profissional contar com 65 escolas implantadas na Capital e no Interior, onde a matrícula reúne 19 mil jovens. A construção segue a concepção de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional. Será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Edificações(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Assessoria de Imprensa da Seduc

BlogHumor - Terremoto no Nordeste..... Em Icó no Ceará


Depois dos terremotos ocorridos na Ásia e no Japão, o Governo Brasileiro resolveu cobrir todo o país. O então recém-criado CESINA - Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país. Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Icó, uma cidadezinha no interior do Estado do Ceará.
Dizia a mensagem :

- Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Richter 7. Epicentro a 3 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência !!!!

Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

- Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas. Todas as putas estão presas. Epicentro, Epifania, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque houve um terremoto da porra aqui!!!

Postado no Blog do Sanharol por Magnólia Fiúza ( Rede Blogs do Cariri )

Programação Cultural - Primeiro Chá Cultural para a Diversidade - 27 a 29 de Abril



http://4.bp.blogspot.com/-Pv5WfztFwEQ/TagKiegETKI/AAAAAAAAWq0/rf6rgHEEddE/s1600/cartazchacultural400.jpg


Rua Imperador Dom Pedro I – por Armando Lopes Rafael





Existe no conjunto habitacional Mutirão (localizado logo após o bairro Alto da Penha) em Crato, uma pequena rua denominada Imperador Dom Pedro I. Esta justa denominação deveu-se a um projeto do então vereador Emerson Monteiro, aprovado em 1992, e atendeu aos pedidos de monarquistas cratenses feitos aquele edil, o qual – diga-se de passagem –, teve uma honrada e fecunda atuação na Câmara Municipal de Crato.

Dom Pedro I, na opinião de João de Scantiburgo, foi “O maior clarão do Novo Mundo”! Já o historiador Pedro Calmon escreveu que o primeiro imperador brasileiro foi “O maior príncipe do mundo no século XIX”. São opiniões modestas sobre Dom Pedro I! Este, (que aos 25 anos de idade garantiu lugar na história como o homem que fez a Independência do Brasil), por sete vezes recusou outras coroas que lhe foram oferecidas por três países: Grécia (1822 e 1830); Portugal (1826 e 1834) e Espanha (1826, 1829 e 1830). Nessas ocasiões optou por continuar no que ele chamava “Meu amado Brasil”...

Na vida privada Dom Pedro I foi militar autodidata, poeta, músico, jornalista, geopolítico, abolicionista, liberal, legislador, marceneiro, domador de cavalos, um espírito versátil e intuitivo, leal aos amigos, franco e sincero para com todos. Hoje só fala nas suas conquistas amorosas, como se isso fosse um desdouro para um homem viril, do porte de Dom Pedro de Alcântara. Deve-se a Dom Pedro I, dentre tantas e tantas coisas que ainda hoje marcam o Brasil, o Hino da Independência (de sua autoria) a Bandeira do Brasil Império (a qual, com algumas medíocres adaptações, é a mesma da atual República), as cores nacionais: o verde (da Casa de Bragança) e o amarelo (da Casa de Habsburgo da Imperatriz Leopoldina); a Constituição de 1824 (a que mais durou – 67 anos – dentre as sete que já tivemos) e o início das nossas poderosas Forças Armadas. Graças a tudo isso o Brasil não se fragmentou em dezenas de republiquetas insignificantes como ocorreu na América Espanhola.
Sobre a Constituição Imperial de 1824 os mais desavisados dizem que ela foi “outorgada”. Desconhecem que a mesma foi submetida à aprovação de todas as Câmaras Municipais do Brasil, incluindo a de Crato, cidade que – graças ao vereador Emerson Monteiro – denominou uma rua, no arrabalde do Mutirão (antigo Cafundó), de Imperador Dom Pedro I...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30