xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 abril 2011

Os Cratenses não vão às Audiências Públicas, e depois falam bobagens sobre coisas que nem participaram !


Depois reclamam que o Crato está sendo sugado e que não vem nada pra cá !

Que os Cratenses formam um povo desligado, todos nós sabemos. Mas esse aparente desligamento não seria apenas um pretexto para a falta de interesses ? Em olhar somente para o próprio nariz e deixar de lado o coletivo, o senso de responsabilidade para com a cidade ? Na verdade, parece mesmo que os cratenses formam um povo falador! Não participam de nada do que acontece na sua cidade, não se informam de nada, se excluem dos processos que envolvem a cidade, não exercem a cidadania, e depois ficam a reclamar que para o Crato não vem os benefícios, e que as coisas estão indo embora da cidade. Vejamos alguns exemplos ( eu poderia listar dezenas deles ):

Audiência/Debate sobre Poluição Visual ( Pouca gente foi... )
Audiência/Debate sobre o Camelódromo ( Pouca gente foi... )
Audiência/Debate sobre Encosta do Seminário ( Pouca gente foi... )

Audiência/Debate sobre Saneamento ( palestra Dr. procópio - pouca gente foi )


Quer dizer: Os Cratenses não estão nem aí para os destinos da cidade. Aqui se fazem audiências exatamente para debater com a população as idéias, colher as reivindicações, mostrar os projetos, o porque da demora na realizaçao de determinados projetos, a tramitação, de onde virão os recursos, quem participa, etc. Os Cratenses não comparecem a essas reuniões e acham que do alto da sua ignorância, podem dar palpites sobre o que não participaram e não entendem.

( Por outro lado, tem aqueles que vão às audiências e mesmo assim, não conseguem aprender e ainda saem falando estultícies. É o velho caso de uma vereadora da cidade, que já disse várias vezes publicamente, que não consegue entender porque no Crato não foram construídas casas do programa Minha Casa, Minha vida, do PAC para a classe dos salarios mínimos, apesar de várias pessoas especialistas já haverem explicado a questão toda. Alguém pelo amor de Deus dê uma força aí...Se fosse eu, já teria desistido de tentar, pois explicações sobre o papel do governo municipal ( que não é de construir as casas e sim, apenas de intermediar o procedimento ), e das construtoras ( estas sim ), para o Minha Casa, Minha vida, já ficaram mais do que claro em audiências, mas tem gente que não entende ou "se faz" que não entende, apenas para ser oposição e falar mal. )

Então, os Cratenses ( não todos, mas a maioria ), infelizmente, não se interessam pelos assuntos da sua cidade. Faz-se reuniões, eles não vão. Fazem-se seminários, eles não comparecem. Há reuniões na Câmara, o povo não vai. E um detalhe: Não vai e falam mal dos vereadores. Assim, não dá !

Tenho comigo uma forma de conduzir essas coisas: Quando o cara vier falar bobagem sobre um determinado assunto, eu pergunto logo: Meu amigo, você foi às reuniões, participou dos debates, acompanhou os procedimentos como eu acompanhei ? Foi não ? " Pois tá falando abobrinha. Como é que se discute uma coisa em que não participou, nem entende o andar da carruagem ?". O povo do Crato precisa aprender a se interessar mais pelos fatos que dizem respeito ao nosso município. Saber cobrar políticas e ações que dizem respeito à sua cidade, e as atuações daqueles em quem depositaram a confiança, e acima de tudo, exercer a cidadania, participando mais ativamente do que acontece na vida pública da cidade.

Dihelson Mendonça

Preservando a memoria - Por: Antonio Morais

Dedicado ao Dihelson Mendonça.

Tenho defendido e vivo a enaltecer os que se dedicam a fazer o registro de personalidades que de certa forma marcaram a historia de nossa cidade e de nossa gente. Esses zeladores da nossa memória merecem o nosso respeito e admiração porque o destino de tudo é a vala do esquecimento. Nos últimos dias, muito se tem falado do Crato de então. Recuamos ao passado e trazemos ao presente aquelas personalidades que de algum modo marcaram nossa historia. O Blog do Crato tem sido perfeito, generoso nessa atuação embora possa vir a ser chamado de saudosista.

Alguém tem facilidade de responder quem foi João Aires de Aquino? Sabemos ter sido um dos homens mais querido e conhecido no Crato. Sua atividade na administração de um Bar na rua José de Alencar, calçadão, o levou a fazer um grande ciclo de amigos. A presteza no atendimento fez com que “Dom João” aferisse grande numero de fregueses, amigos e admiradores. O conhecido “Dom João” era espirituoso e tinha um toque de humor em tudo que fazia. Um cratense dos bons, embora não gostasse de guardar segredos. Era um pouco falador e as vezes afobado.

Com as economias poupadas ao longo da vida comprou um carro. No primeiro passeio a Juazeiro do Norte, quando retornava na altura do Pau do Guarda, fez uma manobra arriscada e foi abalroado por um ônibus que circulava em sentido contrario. Acabou com o carro e saiu do acidente gravemente ferido. Quando começou a receber visitas, no hospital, Jose Landim foi um dos primeiros a solidarizar-se com o amigo. Depois de um bom papo, ao se retirar, o poeta deixou numa folha de papel, em cima da mesa da quartinha, um verso que causou aos dois um desentendimento motivo para intriga sem perdão.

Metrificou Landim:

Certa vez o João de Aquino,
Um solteirão bem traquino,
Que fala mal de todo mundo.
Numa abalroada de veículos,
Quebrou o par de testículos
E as quatro pregas do fundo.

Por: Antonio Morais

No Brasil, cidadão não pode ter arma, mas Bandido Pode...


"O que o governo fez, foi tirar as armas da população e deixá-las somente nas mãos dos bandidos. No Brasil, só bandido hoje em dia pode ter uma arma. Se o cidadão for pego armado, vai preso, crime complicado. Já o Bandido mata, pode até ir preso, e no outro dia é solto e vai matar mais cidadãos e fica tudo por isso mesmo..."

Falando nisso, a Polícia já soltou os assassinos do "Dedêba", que morreu bárbaramente em Crato há duas semanas ? Ouvi dizer que já vão soltar...

AQUI É O BRASIL !!! TERRA DO FAZ-DE-CONTA - NÃO SE ENGANEM !

Dihelson Mendonça

Nem tudo a um simples click - Por Emerson Monteiro


Nos tempos eletrônicos desta hora, para onde estirar a vista, distâncias imensas deixaram de limitar as estradas humanas. Querem claridade, haja claridade no primeiro botão detrás da porta. Ambiente climatizado, só estirar o braço e acionar a chave. Saber das horas, e enterrar as unhas no teclado para acender o celular. Emergência, acionar o telefone. Uma música feliz, façam-se os sucessos do momento. Notícias quentes, o plantão da televisão. Segue, assim, o esplendor das maravilhosas máquinas, a ponto quase de virar sonho eletroeletrônico de noite querer ir ao banheiro e mover o clone virtual para atender às necessidades. Carros, máquinas, comunicações, diversões, viagens, compromissos, encomendas, saúde, clima, educação, amizades, família, gama infinita de ordens cumpridas nos apelos da técnica.

O aperfeiçoamento tecnológico causa espanto às gerações que agora buscam apressadas novidades do progresso em passeios de fim de tarde. Automóveis falam. Deficientes dirigem. Casas obedecem. Palestrantes ensinam à distância. Médicos operam na tela do computador. Crianças brincam de engenharia antes mesmo de falar. Pais recorrem aos filhos na compra de seus instrumentos de consumo quais clientes procuram monitores para tirar quantias financeiras. Aviões desbravam estratosferas como rotineira pesquisa. Resultado das mudanças, por debaixo da aparência, norteando o futuro, corre todo tempo um rio de fenômenos inimagináveis pelas artérias da sociedade.

Ninguém alimenta desejos de retornar ao período em que não existiam as facilidades modernas. Banho quente no inverno era de cuia, e lembrar que os imperadores, na Idade Média, por exemplo, nada sabiam do que revelou a ciência desta fase atual. Visões do paraíso nunca chegaram tão perto, prazerosas, quanto nestes dias dos circuitos elétricos utilizados. No andar do comentário, bem aqui, afloram as conclusões dos argumentos em duas alternativas. Ou querer interpretar a ingratidão das pessoas que dispõem de tudo e ainda reclamam de barriga cheia. Ou agir qual criança a quem o triste vira festa, no açúcar do presente.

Corretos da política, no entanto, veem poucos motivos de euforia nos aparelhos carregados nos fios da parede, porquanto exigem melhoria no sistema geral. A saúde pública precisa cumprir o seu papel e servir melhor a população. As ruas andam carcomidas de buracos e valas arriscadas. Uma injustiça social crônica insiste dividir as populações, também nos países ditos ricos. O ensino discrimina e realimenta exclusões sociais, invés de resolver o vazio da conscientização das massas. Poucos têm muito e muitos têm quase nada. Violência, drogas, prostituição infantil, trânsito caótico, angústia, eis algumas das mazelas de solução precária por parte da técnica, a depender do desenvolvimento da mentalidade dos seus usuários, sinal do quanto resta para realizar neste chão comum, tarefa que cabe a todos nós, sem nenhuma exceção.

Por: Emerson Monteiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato apresenta hoje Plano Municipal de Saneamento Básico


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, apresentará às 9 horas de hoje, quinta-feira, no Salão Nobre do Palácio Alexandre Arraes, as Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico e da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O chefe do executivo convida todos os secretários do município, poder Legislativo Municipal, representantes do Poder Judiciário local, Presidentes de Entidades e os integrantes dos meios de comunicação para participarem deste importante projeto para a cidade.

A relevância do projeto se insere dentro do processo de criação de medidas que busquem melhorar a qualidade de vida e proteção do meio ambiente. O prefeito Samuel Araripe, destaca a importância desse projeto no que diz respeito à melhoria do saneamento da cidade e os avanços na área do meio ambiente. O Crato, nos últimos anos, tem obtido avanços consideráveis na área ambiental. Tanto que desde que foi instituída a certificação estadual Município Selo Verde, que a cidade vem se destacando com os títulos conquistados, através de uma política pública voltada para o desenvolvimento ambiental, favorecendo a população com qualidade de vida. A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o Conselho de Meio Ambiente da cidade, também conseguiram concretizar a Lei ambiental d o território do Crato.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato se prepara para o Abriu pra Juventude 2011


A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato realizará esse mês a terceira edição do a “Abriu pra Juventude”. Esse ano o festival que levanta a bandeira “Corpo e Consciência” que terá o movimento do HIP HOP e todas suas vertentes, como o objeto principal, que impulsionará e permitirá a divulgação, disseminação, valorização, e reconhecimento desse movimento, e a partir dele, a descoberta e o reconhecimento da verdadeira identidade Cultural das ruas na nossa região. O evento que traz também apresentações artísticas, exposições, palestras oficinas, bem como a promoção da inclusão social e discussões sobre Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional, e Gestão e Políticas Públicas para a Juventude,acontece nos dias 28, 29 e 30 e espera contar com um número significativo de jovens e interessados. Danielle Esmeraldo, secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, ressalta que independente do Abriu pra Juventude ser um evento que tem como público alvo os jovens, as pessoas de todas as idades estão convidadas a prestigiar o festival. Próxima semana, a programação estará sendo divulgada em diversos meios de comunicação. Participem! Maiores informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, que fica no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Fone- 3523 2365.

Fonte: PMC
Na foto: Danielle Esmeraldo ( secretária de Cultura, Esporte e Juventude )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Saúde do Crato faz detecção de casos de Aids com teste rápido



A Secretaria Municipal de Saúde do Crato está ofertando Teste Rápido para detecção de Aids. Os exames estão ocorrendo no Centro de Especialidades Médicas (Posto da Grota). O serviço faz parte da campanha Fique Sabendo, realizado em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Esta é a segunda etapa da campanha, que foi iniciada durante o período de Carnaval. O tema da Campanha é “Teste de Aids Faço Sim”. Caso tenha se relacionado sexualmente e sem segurança, procure o posto e faça o teste de Aids, Sífilis e Hepatites.

UMA REFLEXÃO PARA NÓS EDUCADORES -Por Maria Otilia


Vimos nestes últimos dias a grande repercussão da tragédia ocorrida em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Nas inúmeras matérias e entrevistas apenas foi evidenciado a atitude comportamental do "jovem matador", inclusive ex-aluno desta escola. Precisamos levantar uma reflexão da escola que desconhece os seus alunos, que não buscam conhecer o meio em que vivem fora da escola, seu comportamento retraído ou expansivo em demasia. Que na maioria das vezes cumpre apenas uma das suas funções sociais que é a de propiciar conhecimentos universais necessários a formação academica dos seus alunos. Por outro lado nos últimos anos, as famílias estão repassando para as escolas o papel que é seu.O papel de cuidar, de dar os primeiros ensinamentos de valores éticos, respeito, tolerancia, gratidão ,etc.

De acordo com alguns estudiosos, a escola, na figura do professor, precisa compreender o aluno e seu universo sociocultural. Conhecer esse universo é de grande eficácia para o trabalho do professor que atua no plano universal, cultural e pessoal, já que existem, para a espécie humana, processos mentais próprios, mas que podem variar de acordo com as culturas nacionais, regionais, e até em momentos históricos específicos. Segundo Wallon a escola comete erros porque desconhece as características do funcionamento da mente humana em suas fases de desenvolvimento; erra por não conhecer conteúdos culturais que possam contextualizar concretamente os alunos, e erra, ainda, por desconhecer as histórias de vida de cada um. Não que seja suficiente conhecer seu universo cultural, mas com certeza é indispensável. Para Piaget, todo processo de desenvolvimento inerente ao ser humano passa pela dimensão social e envolve cognição, afeto e moral. . Segundo ele, durante os últimos 30 anos, tanto psicólogos, quanto educadores, ‘voltaram a atenção’ mais para o papel dos conceitos cognitivos do que para os conceitos afetivos da sua teoria. Ele próprio, mesmo reconhecendo o aspecto afetivo como importante, concentrou sua atenção mais no aspecto cognitivo. Piaget deixa claro que a visão do desenvolvimento intelectual, incluindo o cognitivo, sem levar inteiramente em conta os aspectos afetivos é incompleta.. Ao pesquisar o comportamento da criança, Piaget levou em consideração suas fases de desenvolvimento, cuja compreensão é importante para se entender o desenvolvimento afetivo no processo de aprendizagem, na relação conflitante entre professor e aluno.

No período Sensório-Motor, de impulsos e reflexos instintivos, o recém-nascido busca alimentação e libertação de desconfortos, Piaget diz ser uma fase egocêntrica. Até mais ou menos um ano e meio, não há sentimento de respeito pelo adulto. É a fase do desenvolvimento moral denominada de anomia. Nesta fase, o sentimento forte que começa a se desenvolver no relacionamento entre a criança e os seus tutores é o afeto. Este sentimento é fundamental para a formação futura do respeito. É no segundo ano de vida, que a criança começa a usar os sentimentos para alcançar os fins e experimenta “sucessos” e “fracassos” do ponto de vista afetivo. “O investimento do afeto em outras pessoas é o primeiro passo do desenvolvimento ‘social’ ” (WADSWORTH, 1995:40). Este triste acontecimento na Escola Municipal Tasso da Silveira deve acender um farol vermelho para todas as demais escolas. Vamos abrir as portas para as famílias e comunidade e assim conhecermos mais de perto o contexto social e familiar dos nossos alunos. Como diz o Ministro Fernando Haddad a escola aberta a comunidade é a mais segura. A partir daí a comunidade conhece, respeita, frequenta e busca junto aos educadores possíveis soluções para os seus conflitos.

É hora de cobrarmos políticas públicas de apoio as escolas tais como: implantação de núcleos de atendimento especializados ( psicológos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assitentes sociais , orientadores educacionais,psicopedagogos , etc. Principalmente para as escolas que tem alunos com necessidades especiais.

Postado por Maria Otilia

IMPORTANTE - Contribuinte já pode saber agora se está na malha fina


NE - Descubra se você caiu na malha fina do Imposto de Renda

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) este ano já pode consultar se está ou não na malha fina. Para isso, basta fazer um código de acesso ao e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no site da Receita Federal. Segundo os dados divulgados hoje, 8,1 milhões de pessoas já prestaram conta ao Leão em 2011.

"A princípio todas as declarações já estão processadas. No máximo dois ou três dias depois da entrega, o contribuinte já pode saber se há alguma pendência na declaração", afirmou a coordenadora geral de atendimento e educação fiscal, Maria Helena Cardozo. Ela destacou que o serviço ajuda o contribuinte a corrigir, por meio de uma declaração retificadora, as pendências apontadas pelo Fisco. Isso ajuda a liberar mais cedo a restituição do IR, quando for o caso, ou evitar que o contribuinte pague juros no caso de ter imposto devido. O prazo para primeira cota ou cota única do IR vence no dia 29 de abril, último dia de entrega das declarações de 2011, ano-base 2010. Se o imposto apurado pelo contribuinte na declaração estiver errado, ele terá que pagar o valor da diferença corrigido após esta data.

Maria Helena disse que os principais erros na declaração são omissão de rendimento, quando a pessoa tem mais de uma fonte de renda; omissão de rendimento de dependentes; e deduções de gastos não permitidos, como com academia.

Pendências

Dentro do ambiente do e-cac, o contribuinte encontrará as pendências, se houver, e os caminhos para resolvê-las. "Todo o processo é didático", disse a coordenadora. Desde junho de 2009, a Receita vem liberando os extratos das declarações pelo site. Esse mecanismo ampliou o número de pessoas que saíram da malha fina por autorregularização. Em 2010, por exemplo, dos cerca de 700 mil contribuintes em malha, 40% fizeram uma declaração retificadora antes de serem notificadas pela Receita.

Este ano, a Receita espera um número menor de pessoas na malha fina. No ano passado, já houve uma queda de 50% na incidência de contribuintes em malha. "A gente quer desenvolver no contribuinte o costume de fazer o código de acesso", afirmou Maria Helena. Atualmente, 9,7 milhões de pessoas dos cerca de 25 milhões que precisam declarar IR tem código de acesso ao e-cac. A Receita estima atingir 12 milhões até o final do ano.

No e-cac, o contribuinte também pode ter acesso a outras informações, como inscrição em dívida ativa da União e acompanhamento do processo de inscrição em programas de parcelamento de débitos.

Via Yahoo

ESPETÁCULO DE DANÇA NO TEATRO RACHEL DE QUEIROZ


O Programa Guerrilha em Movimento apresenta "Amarras".

Um espetáculo que propõe uma reflexão por meio da dança contemporânea sobre as modificações na história da mulher, em quadros e cenas que contrapõem e dialogam com estereótipos e sutilezas do ser mulher. Livre. 40min. Direção: Elizângela Alencar

A VILALTA é o Bairro Homenageado da Semana no Blog do Crato - Por: Wilson Bernardo


Título Original: Meu Bairro: Vila Alta...O Começo do Mundo é Aqui,o Final é na China-Wilson Bernardo.

Nota do Editor: Vale a pena ver de Novo! - VILALTA é o Bairro homenageado da semana no Blog do Crato.

Chico Boa Sorte, há mais de quatro décadas, o seu ponto comercial é ponto de encontro de profissionais liberais e pessoas comuns, pra se tomar uma tiborna e uma cervejinha gelada. E é com certeza, o portal de entrada do bairro vilalta, um dos bairros que mais cresceu na cidade do Crato. É peculiar, pois nos propicia um verdadeiro mirante para nossa chapada e a cidade baixa do Crato, que é o centro comercial. Sejam bem-vindos e sintam todos homenageados, na pessoa de Chico Boa Sorte.


Chico Boa Sorte servindo a Gil do bar da Siqueira Campos


Ladeiras de acesso e parte integrante do bairro Vila Alta


Rua Granjeiro e vista da cidade do Crato


Harmonia e romantismo nas ruas da Vila Alta


Flores e contrastes de uma cidade alta e outra baixa.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Hospital Regional do Sertão Central atenderá 20 municípios


Governador Cid Gomes reuniu nesta segunda-feira (11), prefeitos, secretários e coordenadores regionais de saúde, além de integrantes dos conselhos municipais de saúde, em Fortaleza, para definir prazos, critérios e métodos para a escolha do município que sediará o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). O novo hospital atenderá os 20 municípios que compõem a nova macrorregião da saúde do Estado. A votação para a definição do município acontecerá no próximo dia 9 de maio, no Centro de Convenções em Fortaleza.

Para o Governador, que assumiu o compromisso da construção do hospital durante a última campanha eleitoral, a implantação do HRSC faz parte de uma estratégia em curso no Estado de interiorizar as ações de Saúde. Cid Gomes destaca que a unidade terá entre 200 e 250 leitos e será "muito semelhante" ao Hospital Regional do Cariri, entregue a população na última sexta-feira, dia 8. "Em cada microrregião estão sendo implantadas Policlínicas. São no total 21 e 17 Centros de Especialidades Odontológicas", cita. Através da parceria com o Governo Federal, serão instalados 32 Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que funcionarão 24 horas, além da universalização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Para a instalação do novo hospital regional, Cid lembrou que foi realizada uma reunião com os gestores municipais para a criação de uma nova macrorregião. Já existia a macrorregião de Fortaleza, a do Norte do Estado e da Região do Cariri. A nova macrorregião atenderá as regiões do Sertão Central e os Inhamuns, que compreende uma população estimada em 612 mil pessoas.

Os municípios que apresentaram disponibilidade e se candidataram a receber a nova unidade de saúde foram Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim, já que o município de Tauá saiu da disputa. No entanto, os municípios que o HRSC deverá atender são Boa Viagem, canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, a microrregião do Cariri ficou com 45 municípios, a de Sobral com 55 municípios, a do Sertão Central com 20 municípios e a macrorregião de Fortaleza com 64 municípios. "A orientação do governador Cid Gomes é de que com a interiorização das nossas ações, todos os problemas de saúde sejam resolvidos na própria macrorregião", explicou.

Durante a reunião, os prefeitos cujos municípios são candidatos a sediar a unidade regional, foram orientados a levar o debate aos municípios através das Câmaras Municipais e dos Conselhos Municipais de Saúde, com a realização de debates e audiências públicas. Também durante o encontro todos os municípios atenderam o critério da disponibilidade de um terreno de três hectares para a construção do equipamento.

“Essa é uma maneira democrática que o governador Cid Gomes encontrou para beneficiar mais uma vez a população que vive no Interior do Estado”, ressaltou a prefeita e presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Eliene Brasileiro. Ela emenda que os municípios estão empenhados em captar o equipamento para sua cidade já que além dos benefícios na área da saúde irá contribuir com a geração de emprego e renda dos municípios.

Todos os municípios que disputam a localização dos hospital levaram suas caravanas e cada um fez uma apresentação técnica de 15 minutos. No próximo dia 9 a definição sairá com a votação dos prefeitos de municípios que compõem a macrorregião e presidentes de Câmaras Municipais.

Participaram do debate também o Vice Governador Domingos Filho, os deputados estaduais Osmar Baquit, Raquel Marques, Rômulo Coelho, Sérgio Aguiar, Cirilo Pimenta e Professor Pinheiro, e os secretários estaduais Ivo Gomes (Gabinete do Governador), Mauro Filho (Fazenda), e Quintino Vieira (DER), além do presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vírus chegam aos telefones celulares e computadores de mão


Aparelho desconfigurado e bateria durando menos podem indicar que o equipamento foi infectado. Especialistas recomendam instalar antivírus, não abrir mensagens de estranhos e desativar o bluetooth e o Wi-Fi quando não estiverem em uso. Renda em alta e crédito farto têm colocado cada vez mais gente na frente do seu próprio computador, mas existe um efeito colateral.

“Até que as pessoas entendam como usar esses novos ambientes, esses novos dispositivos de uma maneira segura, essas máquinas, muitas vezes, ficam disponíveis aí pros cybercriminosos utilizarem remotamente essa máquina para disseminar a ameaça também”, explica o diretor comercial da Symantec, Paulo Vendramini. Vírus, spams e programas espiões se espalham. Levantamento de uma multinacional de segurança de sistemas mostra que o Brasil é o primeiro país da América Latina e o 4º do mundo em ameaças digitais lançadas na internet.

Agora, o cybercrime está descobrindo os dispositivos móveis - celulares, tablets. Não dá pra ter sossego. E, ainda por cima, segundo especialistas, os equipamentos são mais vulneráveis do que os computadores comuns. Eles têm três tipos de conexão: com a internet da operadora, com as redes Wi-Fi - sem fio - e via bluetooth. Para os criminosos, são três portas diferentes para roubar dados sigilosos.

Só no ano passado, segundo a pesquisa, foram descobertas 163 falhas de segurança em celulares e tablets – 42% a mais do que em 2009. Bateria durando menos e o sistema desconfigurado, tentando se conectar sozinho, podem indicar que o equipamento foi infectado. Especialistas recomendam instalar antivírus, não abrir mensagens de estranhos e desativar o bluetooth e o Wi-Fi quando não estiverem em uso. O acesso constante a redes sociais - que os criminosos já frequentam - e a distração na hora de usar os dispositivos móveis aumentam a vulnerabilidade.

“É muito comum a gente ver gente caminhando na rua e acessando o seu telefone. No horário de almoço, conversando com os amigos na mesa do restaurante e mexendo no telefone. A gente nunca tem todo o tempo ou toda a atenção devida àquilo que a gente está fazendo com o telefone ou com o dispositivo móvel, digamos assim”, alerta Paulo.

Fonte: G1

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30