xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 abril 2011

Homenagem a Dona Epunina – Por Chico Norões

Versos à “Mãe”*

“Mãe”, como tu estás feliz
Pois Deus assim o quis
Te levar sem sofrimento.
Não sofreste nenhum mal
Nem ficastes em hospital
Tudo é contentamento.

Me disse o Padre Manuel
Que a senhora vai pro céu
E vai gostar, com certeza.
Ao se encontrar com Valdir
Não se lembrará daqui
Tudo será só beleza.

Pra “Mãe” iremos rezar
Dos teus terços nos lembrar
Quando “Mãe” os distribuía.
Com aquela satisfação
Já os trazia na mão
Pois “Mãe” mesmo os fazia.

Ministra da Eucaristia
Com muita sabedoria
Visitava os doentes.
Levando palavras de amor
Rezando pra nosso Senhor
E todos ficavam contentes

Foi assim a tua vida
Por todos era querida
Uma pessoa de Deus.
Por isso que eras “Mãe”
Com coração sem “tamãe”
Todos somos filhos teus.

Crato, 4 de abril de 2011

Chico Norões

* Epunina Ferreira Silva

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Leia a carta de despedida deixada pelo atirador da escola no Rio


Carta de despedida teria sido escrita por Wellington. Em um trecho, ele fala sobre sua morte e sepultamento, Jesus e Deus

Uma suposta carta teria sido deixada por Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, que invadiu na manhã desta quinta-feira (7) a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, e atirou nos alunos, matando 10 meninas e 1 menino. Outros 13 estudantes ficaram feridos. Leia a carta. No documento, Wellington parecia estar premeditando a sua morte, pois fala em sepultamento e diz que gostaria de ser enterrado ao lado da sepultura da mãe. “Quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme"

"Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem usar luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgemsem sua permissão, os que cuidarem do meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está nesse prédio em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível quero, ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme, minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira que está sepultada no cemitério de Murundu. Preciso da visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante da minha sepultura pedindo perdão de Deus pelo que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna", diz o trecho.

Em outra parte do bilhete, o atirador diz ter deixado uma casa no bairro de Sepetiba, na zona oeste carioca, e que gostaria que o espaço fosse usado por instituições que protegem os animais.

Confira o trecho da carta:

“Os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais do que proteção e carinho do que os seres humanos"

"Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado à uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se sustentar, os animais não podem pedir comida ou trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, pois cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar este imóvel para o meu nome e todos sabem disso, se não cumprirem o meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não têm nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi".

Imagem do atirador Wellington Menezes de Oliveira

Essa parte da carta traz em seu final a assinatura do próprio Wellington no final e, segundo a polícia, foi achada na mesa de uma professora. Mais cedo, a polícia informou que uma carta deixada por Wellington apontava indicíos de que o crime foi premeditado. Apesar das pistas indicadas no bilhete, a chefe da Polícia Civil do Rio, Marta Rocha, insistiu que era cedo para fazer interpretações. "A carta e outros elementos ainda estão sendo investigados", afirmou. O tenente-coronel da PM, Ibis Pereira disse pela manhã que a carta tinha forte teor de fanatismo religioso e o atirador teria dito que era portador do vírus HIV e declarava que via "impureza nas crianças. Esses trechos, no entanto, não aparecem nos bilhetes a qual o iG teve acesso.

Baseado no conteúdo da carta, o porta-voz da PM disse avaliar que o suspeito deveria ter um desvio de personalidade. "Ele era um fanático religioso, um quadro de demência religiosa. Ele via nas crianças algo impuro. Só um desvio de personalidade explica um comportamento sociopata dessa natureza. Um ato de estupidez", afirmou Pereira.

Anderson Ramos, especial para o iG
Com informações da Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Concurso do Crato - Licitação para concurso escolherá instituição responsável pelo certame



O concurso público para a contratação de 350 funcionários públicos municipais do Crato ainda está sem data prevista. É que foi iniciado o processo de licitação, para escolha da instituição responsável pelo certame. O secretário de Planejamento e Administração da Prefeitura Municipal, Christiano Siebra, afirma que esse resultado deverá sair até o final do mês. Só a partir de todos os levantamentos necessários e ordem de planejamento é que será publicado o edital. Praticamente todos os setores da administração serão contemplados com as novas vagas, incluindo a Educação do município, com a contratação imediata de mais de cem vagas. Uma nova função administrativa, que é o de técnico em segurança do trabalho, foi inserida no quadro do funcionalismo.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Terceira edição do Abriu pra Juventude acontece na ultima semana desse mês


A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato realizará esse mês a terceira edição do a “Abriu pra Juventude”. Esse ano o festival que levanta a bandeira “Corpo e Consciência” trará apresentações artísticas, exposições, palestras oficinas, bem como a promoção da inclusão social e discussões sobre Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional, e Gestão e Políticas Públicas para a Juventude. O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 e espera contar com um número significativo de jovens e interessados. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo enfatiza que durante essa edição o Abriu pra Juventude destacará o Hip- Hop em forma de dança, música e atitude e que mesmo sendo um evento que tem como público alvo os jovens as pessoas de todas as idades estão convidadas a prestigiar o festival. Em breve toda a programação estará sendo divulgada em diversos meios de comunicação.

Participem! Maiores informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, que fica no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Fone- 3523 2365

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Liminar pode obrigar União a assumir aeroporto de Juazeiro - Por: Elizângela Santos


O Aeroporto do Cariri, formalmente, ainda não foi repassado para a Infraero, mesmo com a autorização do Estado. Mesmo assim, novas empresas passam a operar voos. A burocracia emperra a solução que definirá o gerenciamento do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes

Juazeiro do Norte. Uma liminar poderá ser concedida pela Justiça Federal até a próxima semana, após ação do Ministério Público Federal, em Juazeiro, para que a União assuma a administração do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. A ação prevê melhoria da infraestrutura e construção dos módulos operacionais provisórios, que inclui os novos terminais com capacidade para 500 mil passageiros por ano, aumentando a capacidade operacional do aeroporto. O atual tem suporte apenas para 50 mil, e se encontra com uma demanda reprimida, que nos próximos dois anos, com novos voos ainda para esse semestre, poderá chegar à capacidade prevista com a construção dos módulos.

O problema que se arrasta há alguns anos, emperra na mesma tecla: burocracia. Formalmente o aeroporto ainda não foi repassado para a Infraero, mesmo com a autorização do Estado. A informação é que os documentos estão no Ministério da Defesa. Mesmo assim, este semestre, mais duas novas empresas, que passarão a quatro, deverão operar com voos na região, a Azul Linhas Aéreas, que começa a operar em 15 de junho, e a TAM, ainda sem data prevista. A Trip seria a terceira empresa prevista para operar na região, mas é possível que isso não ocorra, já que a TAM anunciou a compra de 30% da Trip.

Hoje, segundo o procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol, a União deverá estar se pronunciando à Justiça em relação a situação do aeroporto. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), outro órgão incluído na ação para dar esclarecimentos à justiça sobre a situação do local, atualmente gerencia o equipamento. "Na realidade, a Justiça, após ouvir os pronunciamentos, deverá decidir, por meio de liminar, que a União assuma o aeroporto, o que na prática a Infraero já vem fazendo, gerenciado o local", explica o procurador. Outra questão é que, conforme Rafael Rayol, caso a União venha assumir o equipamento, o único órgão do Governo Federal voltado para a administração das áreas aeroportuárias civis no Brasil é a Infraero. A ação movida pelos procuradores da República, Rafael Ribeiro Rayol e Rômulo Moreira Conrado, mostra os prejuízos causados aos usuários, operadores e consumidores do serviço de transporte aéreo, por conta dos problemas na administração do aeroporto.

Nova licitação

Uma nova licitação, iniciada no dia 1º de abril, prevê a construção dos módulos. É a segunda, no valor de R$ 2,8 milhões, conforme o MPF. A obra não teve segmento da primeira vez por conta do fim do convênio feito entre a Infraero e Estado, desde a gestão anterior, em vigor até 2012. Com esse impasse, a Infraero não foi em frente com o projeto. Na ação do MPF, a ênfase imediata é para construção das áreas de embarque e desembarque, que são parte dos módulos operacionais, além de melhorias nos banheiros, melhor distribuição de áreas de lanchonetes, por exemplo.

A construção de uma Unidade Avançada do Corpo de Bombeiros, a melhoria da resistência da pista e ampliação de 1.800 para 2.040 metros estão entre as poucas melhorias prometidas pelo Estado. Mas apenas no primeiro momento, no governo anterior de Lúcio Alcântara. Algumas melhorias que foram feitas nos últimos anos, estão relacionadas à climatização e reorganização dos boxes para possibilitar mais espaço na área do terminal, realizadas pela própria Infraero.

O governador Cid Gomes já chegou a falar na região que, caso a Infraero não promova as melhorias necessárias, o Governo irá assumir esse trabalho. Ele não descarta a possibilidade de que essas obras não sejam feitas pela empresa, já que esteve com dirigentes da Infraero para conversar sobre o problema.

Pelo menos uma das questões, que dificultava o pouso de aeronaves de maior porte, já está resolvida, que é a capacidade de resistência da pista, que teve o Número de Código de Pista (PCN), alterado de 20 para 32. Mas depois de um tempo de análise, passando pela avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa novidade fez com que novas empresas se propusessem a vir operar na região. Esse fator faz com que o número de passageiros aumente por aeronave. O outro ponto agora, para possibilitar voos diretos para áreas mais distantes, é a homologação da ampliação da pista para 2.040m.

MAIS INFORMAÇÕES

Ministério Público Federal
Rua Jonas de Sousa Silva,60, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte, Ceará
Telefone: (88) 3571.1833

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Romel Bezerra:Feliz Aniversário...Ontem Ainda é Hoje-Wilson Bernardo.


Romel, todos os dias são eternamente purificados pela necessidade de se conhecer quem está bem próximo de nós, e sabendo que o conhecer é antes de tudo o respeito aos fraternos irmãos. Com certeza quem te conhece é consciente de sua valorização e admiração aos amigos escolhidos. O futuro continua brilhante, mesmo você entardecendo sua idade, mas refazendo com sabedoria a importância de envelhecer com inteligência para uma completude de vida plena.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Primeiro hospital público regional será inaugurado nesta sexta-feira


O governador Cid Gomes e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inauguram nesta sexta-feira (8), às 19 horas, o Hospital Regional do Cariri Monsenhor Murilo de Sá Barreto (HRC), em Juazeiro do Norte. Esse será o primeiro hospital público de alta complexidade construído no Interior do Ceará para o atendimento de traumas, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, ao mesmo tempo em que realiza atendimento clínico e cirúrgico em diferentes especialidades, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A sede do novo hospital, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, em Juazeiro do Norte, onde fica estrategicamente localizado o HRC, no trevo que liga os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha para facilitar o acesso dos pacientes.

Em toda a história do Ceará, a população nunca recebeu, nas regiões onde mora, assistência de alta complexidade em diferentes especialidades e atendimento de urgência e emergência em um único hospital da rede pública. Agora, o acesso e a qualidade da assistência à saúde melhoram para a população de 44 municípios do Cariri e das regiões de Iguatu e Icó. O HRC tem 996 profissionais da saúde, incluindo funcionários de zeladoria e vigilância, o tal de servidores do hospital chega a 1.287 pessoas.

O Hospital Regional do Cariri, com 27 mil e 126 metros quadrados de área, é o primeiro hospital público terciário construído no Interior do Ceará. A assistência no HRC inclui a garantia de exames complexos realizados com equipamentos modernos, atualmente só feitos na capital. Destaca a ressonância magnética, feita hoje na rede pública exclusivamente no HGF. Outros exames que serão assegurados no HRC são a tomografia computadorizada, endoscopia digestiva e respiratória, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, ecocardiografia, angiografia, mamografia, ultrassonografia geral e intervencionista, radiologia geral, além de serviços de laboratório de análises clínicas e patologias clínicas, anatomopatologia, citologia e agência transfusional.

Com o funcionamento do novo hospital regional, a população terá acesso a especialistas em traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, clínica médica e mastologia. Os atendimentos serão iniciados a partir do mês de maio a pacientes encaminhados pelos municípios através das centrais de regulação, com consultas e exames agendados. Durante todo este mês de abril serão feitos treinamentos com os 996 profissionais aprovados em seleção pública. Os diretores também passam por seleção pública, com o resultado final dos aprovados sendo divulgado na manhã do próximo dia 8.

Iniciado há pouco mais de dois anos, exatamente em fevereiro de 2009, o Hospital Regional do Cariri, construído pelo consórcio das empresas Fujita/Palmas, é um investimento de R$ 104,7 milhões. Desse total, R$ 58,5 milhões do Governo do Estado e R$ 12 milhões do Ministério da Saúde. Somente com a aquisição de equipamentos foram investidos R$ 31 milhões em recursos exclusivos do Governo do Estado. O custeio mensal para o funcionamento está estimado em R$ 6 milhões. A administração do Hospital Regional do Cariri será feita pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, uma organização social que o Governo do Estado, através da Sesa assinou contrato de gestão, baseado em metas e resultados. O modelo de gestão é o mesmo adotado desde 2002 no Hospital Dr. Waldemar Alcântara, unidade que integra a rede estadual de saúde.

Plano de Implantação do HRC

Com a inauguração do Hospital Regional do Cariri nesta sexta-feira (8) dá-se início ao treinamento dos profissionais e de higienização. O primeiro grupo, com 200 funcionários, fará treinamento até o dia 13 de maio. No dia 15 de maio será concluído o processo de higienização do hospital. Já nessa data, o HRC terá dois andares disponíveis para internação por demanda regulada, 10 leitos de UTI e três centros cirúrgicos, bem como os serviços de imagem (ultrassonografia, tomografia e raio X) e serviços laboratoriais para os internos. Em sequência, serão treinados segundo e terceiro grupos de profissionais para que no dia 10 de junho o HRC entre em atendimento pleno.

Assessoria de Imprensa da Sesa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Nove cidades são contempladas com viveiros de mudas


O
Governo do Estado, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, inicia nesta sexta-feira (8), na cidade de Cruz, na Região Norte, a entrega do primeiro dos nove viveiros de mudas dentro do projeto para o reflorestamento que integra o Programa de Proteção dos Recursos Ambientais. As nove cidades beneficiadas são: Acopiara, Campos Sales, Croatá, Cruz, General Sampaio, Jardim, Ocara, Tauá e Ubajara. O município de Cruz será o primeiro a receber o viveiro com a presença do governador Cid Gomes. Todas as bacias hidrográficas do Estado estão sendo beneficiadas. Ao Conpam competirá, juntamente, com a Semace, orientar quais espécies devem ser cultivadas e determinar as áreas a serem reflorestadas.

Trata-se de mais um compromisso assumido pelo governador Cid Gomes na questão ambiental, previsto no Plano Plurianual (PPA) a ser concretizado, assinalou à imprensa, o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa. Ele adianta que as áreas contempladas "foram de forma a beneficiar as regiões administrativas do Estado, com mudas frutíferas e medicinais, e igualmente, dotar cada região de pessoal qualificado a produzir espécies nativas, com ênfase nas que estão em processo de extinção". Cada unidade recebeu investimentos do cofres do Estado de R$ 108.304,61 e terá a capacidade de produzir 120 mil mudas/ano. As mudas serão usadas no reflorestamento de áreas desmatadas, com prioridade nas de preservação permanentes APPs (quais sejam as matas ciliares e de topos de morros). Cada viveiro terá três viveiristas para seu funcionamento. Todos eles foram devidamente capacitados.

Bacias Hidrográficas

De acordo com a técnica do Conpam, Maria Dias Cavalcante, responsável pelo projeto, "as ações de reflorestamento proporcionam vários benefícios ambientais, como maior infiltração de águas, resultando assim na recuperação das nascentes, na biodiversidade dos ecossistemas naturais". Daí, prossegue, "procuramos com o projeto beneficiar todas as bacias hidrográficas do Ceará, começando pela do Rio Jaguaribe, cujo viveiro situado na cidade de Acopiara (na sub-bacia do Alto Jaguaribe) beneficiará a região Sul do Estado". Nas demais bacias hidrográficas as cidades escolhidas foram: Campos Sales, beneficiando as cidades da Região do Cariri e do centro Sul; Croatá, bacia hidrográfica do rio Acaraú, região da Ibiapaba, norte do Estado; em Cruz, primeira unidade a ser entregue, bacia do rio Coreaú, no litoral oeste é a contemplada; General Sampaio, situado na bacia hidrográfica do rio Curu; Jardim, sub-bacia do rio Salgado; Ocara, bacia hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando, diretamente, cidades localizadas no Maciço de Baturité; já em Tauá, sub-bacia do Alto Jaguaribe serão beneficiadas cidades das regiões dos Inhamuns e centro sul. Por fim, Ubajara, onde situa-se a bacia hidrográfica do rio Paraíba beneficiando a Região da Ibiapaba, na fronteira com o estado do Piauí.

Assessoria de Imprensa do Conpam

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Saúde de Crato disponibiliza vacinas contra a Hepatite B


A Secretaria de Saúde de Crato, através do setor de Imunização, informa que continua com a vacinação contra Hepatite B, nas faixas etárias de 11a 19 anos de idade e de acordo com as Normas do Ministério da Saúde foi ampliada a oferta da vacina para as faixas de 20 a 24 anos de idade. A Hepatite B é uma doença infecciosa, viral e é responsável por grande número de casos de cirrose hepática e carcinoma hepático, em conseqüência de infecção crônica. Estão sendo realizadas ações de divulgação, atividades de intensificação vacinal, nos estabelecimentos comerciais, escolas e busca ativa dos faltosos nas comunidades junto às equipes do PSF. A vacina é o meio mais eficaz contra a Hepatite B e se encontra disponível em todos os postos de saúde do município do Crato.

Fonte: PMC

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30