xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 abril 2011

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde ( Texto indicado por Mônica Araripe em homenagem )


Dia 07 de Abril - Dia Mundial da Saúde. Mas afinal, saúde é bem mais que não estar doente. É o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social, por isso, é o bem mais valioso do ser humano.

Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também! Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos! Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.

Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade. A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano, é sinônimo de vida. Por isso, é importante que você procure ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre.

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.

A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.

Por outro lado, a definição utópica de saúde é útil como um horizonte para os serviços de saúde por estimular a priorização das ações. A definição pouco restritiva dá liberdade necessária para ações em todos os níveis da organização social.

Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como a simples ausência de doença; pretendia apresentar uma definição "naturalista". Em 1981, Leon Kass questionou que o bem-estar mental fosse parte do campo da saúde; sua definição de saúde foi: "o bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma actividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas." Lennart Nordenfelt definiu em 2001 a saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias.

As definições acima têm seus méritos, mas provavelmente a segunda definição mais citada também é da OMS, mais especificamente do Escritório Regional Europeu: A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.

Essa visão funcional da saúde interessa muito aos profissionais de saúde pública, incluindo-se aí os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e os engenheiros sanitaristas, e de atenção primária à saúde, pois pode ser usada de forma a melhorar a eqüidade dos serviços de saúde e de saneamento básico, ou seja prover cuidados de acordo com as necessidades de cada indivíduo ou grupo.

Determinantes da saúde

O relatório Lalonde sugere que existem quatro determinantes gerais de saúde, incluindo biologia humana, ambiente, estilo de vida e assistência médica. Assim, a saúde é mantida e melhorada, não só através da promoção e aplicação da ciência da saúde, mas também através dos esforços e opções de vida inteligentes do indivíduo e da sociedade.

O Alameda County Study analisa a relação entre estilo de vida e saúde. Descobriu que as pessoas podem melhorar sua saúde através de exercício, sono suficiente, mantendo um peso saudável, limitando o uso de álcool e evitando fumar. Um dos principais factores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento.

Estudos mostram que em países desenvolvidos, a falta de espaços de lazer no bairro que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais baixos de satisfação nesses bairros e níveis mais elevados de obesidade e, portanto, menor bem-estar geral. Por isso, os benefícios psicológicos positivos do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas políticas públicas e de uso da terra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde. O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. Geralmente, as pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade.

O ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde. A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada.

A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.

Fonte: Wikipedia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ataque em escola do Rio é destaque na imprensa internacional


Atirador matou ao menos 12 crianças e feriu outras 22 na zona oeste da cidade

O ataque desta quinta-feira (7) em uma escola municipal de Realengo, na zona oeste do Rio, tem sido repercutido na imprensa internacional. Nesta manhã, um homem entrou no colégio com duas armas e matou ao menos 12 estudantes, entre 11 e 13 anos. Não há precedentes no episódio no Brasil. O homem, que foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, e que seria ex-aluno da escola, invadiu uma das salas de aula atirando.

O assunto é manchete no jornal britânico The Guardian, que destaca que 20 crianças ficaram feridas após o episódio. Testemunhas disseram ao correspondente da publicação que houve um “verdadeiro massacre”. Um bombeiro disse ainda que há sangue pelas paredes e pelas carteiras. Foram ouvidos mais de 30 tiros. O jornal americano The Wall Street Journal informa que um policial que estava próximo ao local atendeu aos choros das crianças, e conseguiu cercar o atirador, identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. Em uma troca de tiros, o jovem foi ferido na perna, antes de virar a arma para si mesmo, disseram fontes policiais ao jornal.

Segundo o texto, a trágica choca a sociedade brasileira, em que “a violência contra crianças é rara”. O jornal destaca ainda que o episódio aconteceu na cidade conhecida por suas belezas naturais. O site do jornal francês Le Monde também já levou ao ar notícia sobre o ataque. Segundo a publicação, o autor dos disparos teria cometido suicídio. O portal do jornal espanhol El País destacou o episódio com foto que mostra o desespero das famílias na entrada da escola. De acordo com a publicação, “o Rio está de luto e desconcertado, porque crimes deste tipo eram desconhecidos na cidade e só se sabiam de casos nos Estados Unidos”.

Membros do Polícia Militar cercaram a região, enquanto os feridos eram levados para hospitais próximos. Outro jornal espanhol de grande audiência, El Mundo, colocou o assunto em sua manchete. O texto fala sobre a carta que Wellington deixou, mas que ainda não teve conteúdo revelado. Há informações de que ele pretendia se suicidar. O jornal também fala que autoridades brasileiras já foram ao local.

O jornal argentino El Clarín também deu atenção ao assunto. De acordo com a publicação, o atirador teria morrido em trocas de tiros com a polícia.

R7

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ruas do Crato receberão pavimentação em pedra tosca


A
Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciará em breve o calçamento em pedra tosca de 38 ruas do município do Crato. O projeto de calçamento insere mais de 150 ruas, atingindo bairros e distritos do município. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Muniz, são R$ 6 milhões de investimentos, dentro de uma proposta de promover melhores condições para o desenvolvimento da cidade. Também vem sendo realizada a recuperação de alguns buracos provocados pelas chuvas, principalmente nas áreas mais críticas. O trabalho de recuperação desses espaços é constante e será intensificado com a redução das precipitações chuvosas na cidade, proporcionando melhores condições de trabalho.

Fonte: PMC

Apreendidos quase nove quilos de maconha em Juazeiro do Norte


Maconha foi apreendida no bairro João Cabral. Quase nove quilos de foram foram apreendidos nesta terça-feira (5), em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. A apreensão foi feita por policiais do Ronda do Quarteirão, em uma residência localizada no bairro João Cabral, em meio às buscas por um suspeito de tentativa de homicídio.

Uma composição do Ronda saiu em busca de um homem de atirar três vezes contra outro, ainda na mnhã. O suspeito estaria em uma casa da rua Senhor do Bonfim. Os policiais acabaram encontrando, na parede da caixa d'água, 8,83 quilos de maconha. O acusado, Jucemar João da Silva, 41, foi apresentado à Polícia Federal. A operação teve a participação de homens do Ronda, do Policiamento Ostensivo Geral e da Força Tática de Apoio (FTA), comandada pelo capitão Adailton dos Santos.

Fonte: DN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Forte terremoto volta a atingir o Japão e gera alerta de tsunami


Serviço Geológico dos EUA diz que magnitude chegou a 7,4 graus. Um forte terremoto, de magnitude 7,4, voltou a atingir o Japão nesta quinta-feira (7), quase um mês depois do violento tremor de 9 graus que provocou uma vasta destruição no país asiático no último dia 11 de março. Segundo a rede de TV CNN, esse é o maior tremor registrado no Japão desde aquele dia.

A agência de notícias France Presse informou que foi disparado um alerta de tsunami na região. A televisão estatal japonesa NHK disse repetidas vezes que as pessoas que estiverem nas regiões onde o alerta de tsunami foi emitido devem ir para áreas mais altas, segundo a agência de notícias Reuters. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro desse novo tremor ocorreu a uma profundidade de 25,6 km e a 66 km da cidade de Sendai. O evento ocorreu às 23h32 locais (11h32 de Brasília). Além disso, o tremor desta quinta-feira aconteceu a 116 km de Fukushima, usina nuclear que foi danificada após o terremoto seguido de tsunami de 11 de março e que até hoje gera preocupações com relação a uma possível tragédia relacionada a um vazamento radioativo.

R7

Blog do Crato no Twitter - Receba as notícias do Blog no Twitter !

Basta adicionar

www.twitter.com/blogdocrato

"ESPERANDO COMADRE DAIANA", de volta ao Crato


URBANISMO: A humanização dos Homens Pela Arte dos Grafiteiros - Wilson Bernardo


Os antigos pichadores de espaços públicos se tornaram grafiteiros, da interferência urbana, modificando o chamado comportamento do stress dos grandes centros, em planificação de paz interior pelas cores da arte, interferindo no cotidiano das grandes cidades. O que antes era marginalizado, hoje é reconhecido na Europa como um dos elementos artísticos de vanguarda, em que os grafiteiros brasileiros são os mais procurados, pela criatividade e multiplicidade de cores e temas instigantes. Marlon é cratense, e de grande talento no grafite, ao qual estamos em busca de patrocinadores, para colorir os corações de nossa cidade e revitalizar muros e espaços degradados pela natureza humana.


Estamos procurando colaboradores financeiros. Nos procurem os interessados...


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 28 açudes públicos sangram no Ceará


Dos 134 Açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o DNOCS, 28 já sangraram em 2011. Nesta quarta-feira (06) sangrou o Diamante, localizado no município de Coreaú e que pertence a Bacia do mesmo nome. No momento 15 reservatórios continuam sangrando e 15 estão acima de 90%. O São José I no município de Boa Viagem, pertencente a Bacia do Banabuiú é o que está mais próximo de sangrar com 99,07% O volume atual encontra-se com 12.667m³ o que representa 79,09% de acúmulo. ( na foto, açude de Orós, via Blog Lindomar Rodrigues - Rede Blogs do Cariri ).

Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM)-Cogerh

Lula, Doutor Honoris Causa – Por: Armando Lopes Rafael


(Publicado originalmente no site Cariricaturas)

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...”
(do soneto Via Láctea, de Olavo Bilac)

Alguns objetarão que este Cariricaturas não é espaço adequado para debater paspalhices da política brasileira. Reconheço que essas pessoas estão certas. Aqui pulsa um blog para explanação do que há de elevado ou comovente do patrimônio material e imaterial do nosso belíssimo Cariri.

Permita-me quebrar um pouco deste enlevo – pelo menos nesta única ocasião – para tratar de um assunto que traz discrepância e dissensão: a concessão de sucessivos títulos de Doutor Honoris Causa, por diversas universidades daqui e d’além mar, ao ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva. A priori, lembro que tão logo foi eleito, em 2002, Presidente da República Federativa do Brasil, a Universidade Regional do Cariri – por iniciativa da então reitora Violeta Arraes – concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Talvez por ser uma universidade pequena, de pouca projeção, Lula nunca se dignou vir receber a homenagem. Diferentemente do que fez com outras universidades que lhe concederam idêntica honraria...

Reconheço que ao discordar dessas concessões terei o repúdio dos admiradores (alguns reles bajuladores) do ex-presidente, um homem de inegável inteligência que chegou ao mais alto posto da República. Não faltarão os que me tacharão de invejoso, preconceituoso, como sói acontece com qualquer crítica – por mais justa que seja – feita ao político Luiz Inácio da Silva.

Faço minhas as palavras do ilustre professor Délcio Vieira Salomon, da Universidade Federal de Viçosa (MG) quando protestou por idêntica honraria concedida a Lula, por aquela instituição:

“A bajulação política não só banalizou a outorga do título “doctor honoris causa”. Transformou em princípio pedagógico e ético o que antes era comportamento repudiável. Que fique bem claro: historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional e é conferido a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Sublinhe-se: transcendam e não atinjam, por demagogia ou por efeito de marketing, patamar do elogio gratuito”.

“Afinal para quem acompanhou o governo Lula como observador, sem implicações interesseiras, sabe muito bem que aquilo que o Conselho Universitário da UFV chama de “defesa das causas sociais” é, no frigir dos ovos, nada mais que pura e deslavada demagogia. Quando este país aplicar honesta apuração das contas do governo passado, verá, lamentavelmente, que gastos públicos com bolsa família, bolsa escola e programas equivalentes a constituir “defesa de causas sociais” não passam de engodo já varrido para debaixo do tapete, do mesmo modo que se varreu o mensalão e quejandos malabarismos, a despistar a transparência, que nunca houve nos dois governos Lula Inácio da Silva”.

Esta a minha opinião, na qualidade de simples e anônimo cidadão, no tocante ao seriado de títulos de Doutor Honoris Causa que pipocam, de forma orquestrada e unicamente com motivação política, ora concedidos ao Sr. Luiz Inácio Lula...

Texto: Armando Lopes Rafael

Blog do Crato Informa - O link para as Notícias Anteriores Já está Funcionando


Olá, Amigos, Bom Dia!

Só para comunicar que já foi consertado um problema aqui no Blog que dava um erro quando os leitores clicavam na seta: "Clique aqui para outras notícias", no final da pagina. Agora está tudo normal, e ao clicar na SETA amarela, pode-se ver as notícias anteriores. Como dica adicional, Pode-se navegar pelo Blog também pelos links do mês, percorrendo cada dia as edições anteriores. Na verdade, qualquer pessoa pode ver todas as nossas postagens até a primeira que foi escrita, também pelo navegador localizado na aba lateral direita. Estamos trabalhando para trazer sempre novidades para o Blog do Crato. Também informo que o nosso Jornal eletrônico Chapada do Araripe voltou à ativa no dia de hoje, e estaremos ampliando a sua capacidade, com novidades.

Tenham um Bom Dia!

Dihelson Mendonça
Administrador

Jornal CHAPADA DO ARARIPE já está na "ativa" novamente...



http://2.bp.blogspot.com/-ef2cT6XER7U/TZ2N5uLwHsI/AAAAAAAAWdg/BY9DlRrtYDM/s1600/chapada%2Bdo%2Bararipe%2Bcapa%2B07%2Bde%2BAbril.jpg


Após algumas semanas em manutenção, o Jornal online Chapada do Araripe volta à ativa, trazendo as últimas notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo. Na forma de uma revista eletrônica, e com um visual moderno o Chapada do Araripe é um verdadeiro Portal do Cariri, apresentando entrevistas, fotos, reportagens, notícias e colunistas renomados, como o Prof. Armando Rafael, o Escritor Emerson Monteiro e outros. Abrange boa parte do conteúdo do Blog do Crato e o expande com as últimas notícias fornecidas por uma rede de mais de 40 blogs e websites do Ceará interligados pela Rede Blogs do Cariri. E estaremos aperfeiçoando bastante o Chapada do Araripe com inúmeras novidades ainda nesta semana.

Visite:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato realiza Seminário para orientação de novas normativas de inscrição em benefícios sócio-assistenciais.


O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS convida todas as entidades e associações cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social para participarem do Seminário Municipal que tem como objetivo primordial orientar sobre as novas normativas para a inscrição das entidades de assistência social nos serviços, programas, projetos e benefícios sócio-assistenciais. O Seminário acontecerá no próximo dia 11 de abril, segunda-feira, às 8 horas e 30 minutos no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

Liduína Andrade ( foto ), Secretária de Ação Social do Crato ressalta a participação das entidades e associações cratenses nesse encontro que visa melhorar a qualidade de vida dos participantes dos projetos, programas e benefícios. Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS, fone 3521 6321.

Fonte: PMC

TRE Confirma Cassação do Prefeito de Antonina do Norte


Na mesma sessão, realizada nesta quarta-feira, a Corte do TRE julgou procedente recurso contra expedição de diploma e cassou o prefeito e o vice-prefeito de Antonina do Norte, Edison Afonso de Carvalho e Expedito Pacifer Sampaio, respectivamente. A Corte julgou e negou também o recurso dos dois mandatários, que permaneciam no cargo de prefeito e vice por força de uma liminar. O TRE decidiu ainda pela realização de novas eleições no município de Antonina do Norte.

Fonte: TRE- CE


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Saúde do Crato inicia confecção de cartão SUS


A Secretaria Municipal de Saúde do Crato informa que foram iniciados os atendimentos para a confecção do Cartão SUS. O horário é das 8 das manhã às 4 horas da tarde, na sede da Secretaria. A documentação necessária para o atendimento é a Ficha “A” (cadastro da família), preenchido pelo agente de saúde da área. Identidade, CPF e Comprovante de Residência.

Fonte: PMC

Ex-Pres. Lula diz que o Julgamento do Mensalão pode ficar para 2050


O ex-presidente Lula disse hoje que o julgamento do mensalão pode ficar só para 2050 se o STF (Supremo Tribunal Federal) incorporar ao processo o novo relatório produzido pela Polícia Federal. Questionado por jornalistas, Lula disse que que não “teve a chance de dar uma olhada” no relatório. Mas afirmou que se o relatório for anexado, “todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar”. “Então, vai ser julgado em 2050. Então, não sei se vai acontecer”, disse o ex-presidente após dar uma palestra para a Microsoft em Washington EUA).

O relatório confirma em detalhes que existiu um esquema de desvio de dinheiro público para o PT e partidos aliados do governo no Congresso. O texto traz as conclusões de um inquérito aberto em março de 2007 para aprofundar as investigações sobre a origem do dinheiro do esquema e seus beneficiários.

O relatório foi entregue há cerca de um mês pelo delegado Luiz Flávio Zampronha e suas principais conclusões foram reveladas pela revista “Época” desta semana. Segundo o Blog do Josias, o novo relatório não será anexado à ação penal que corre no STF, pois vai compor outro processo que corre em segredo no Supremo desde 2007 e se encontra ainda na fase de inquérito.

Fonte: Folha.com

Iguatu registra chuva de 108 milímetros, segundo a Funceme


Pelo segundo dia consecutivo, nesta quarta-feira (6), o Ceará está registrando chuvas com intensidade. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuvas em mais de 100 do 184 municípios do Ceará. Em Iguatu, no Centro-Sul, a precipitação foi de 108 milímetros, anotada no distrito de Quixoá. Esta foi a maior chuva nesta quarta-feira. Os dados se referem a um período de 24 horas, entre as 7 horas terça e de quarta-feira. Dados da Funceme atualizados às 10h20min nesta quarta-feira apontam que houve chuvas em 102 municípios.

A maior chuva aconteceu em Iguatu, mas também houve precipitações com maior intensidade na região Norte. Em todas as regiões do Ceará foram registradas precipitações, mas somente nos Inhamuns os índices foram baixos. Na região Norte a maior chuva foi verificada em Graça, com 96 milímetros. Já em Varjota foram 56 milímetros. Ao lado de Iguatu, em Cariús, houve ainda uma chuva de 40 milímetros. Em Fortaleza a Funceme anotou 19 milímetros.

Iguatu Notícias
Foto ilustrativa: Iguatu ( Site Mundi.com )

Um mundo melhor - Por Emerson Monteiro


A busca incessante dos inesperados dias harmoniosos vem tocando de perto a multidão, enfileirados cordões na ideia dos sonhos de paz, saúde e trabalho através das longas páginas da história. Contudo, registram-se raros momentos quando houve equilíbrio no seio das pessoas e a construção da ordem coletiva preencheu de tranquilidade as ocupações e as famílias, deixando só uma margem cinza de pensar noutras finalidades para a existência dos objetos animados. Alguns consideram que o acaso serviu de base a tudo, e, na maioria das vezes, ponderam que os dramas seriam desvirtuamentos da real sabedoria, numa ausência absoluta de sentido para tantos procedimentos ilustrados de progresso, avistando no horizonte do passado apenas as guerras, as apreensões, no faz de conta de viver que muitos demonstram, e o quanto de atraso ainda domina humanos corações endurecidos.

A faina de conduzir os negócios do Estado, nas sociedades do tempo e do espaço, quase que caiu na desonra de mãos imprudentes dos mercenários sequiosos da fortuna a qualquer preço, enganando as expectativas do povo, numa sem-vergonhice de não ter tamanho, profissionais espécie de viciados em frutos podres à sorte dos orçamentos, qual elementos maléficos, vilões constantes das ficções policiais, a destruir e fornicar colheitas de espinhos nas plantações da esperança.

Bom, mas a destinação desse projeto maravilhoso da natureza demonstra com bravura sinais de possibilidades outras de sucesso, ao que se propõe, longe das intromissões dos vândalos. Ninguém, de cabeça no lugar, cogitaria viver comédia de erros diante das normas exatas que produzam o movimento incessante das ondas do Universo, eliminando os valores originais da felicidade próxima. Nisto residem chances de seguir na direção correta, apesar das imaginárias contradições.

Falar de criar mundo melhor exige demonstração nos planos e nas ações dos grupos inteiros das novas criaturas, titulares do exemplo, esforço conjunto de quem acredita na igualdade e no direito, sob persistente disposição de lutar. Os desafios a vencer favorecem o exercício da coerência dos fiéis seguidores da verdade plena.

Por isso, independente de credo, raça, pensamento, larga margem de transformação adquire condições de prevalecer e remover o entulho das antigas invasões bárbaras do atraso daqueles desordeiros intrusos. A notícia dessa visão vem de longe e circula a imediação do desejo desde eras perdidas, fé que demonstra, pois, o gosto da constância de prosseguir até chegar ao tempo dos sabores da certeza. Religiosos ou leigos, pouco importa o endereço da coragem e a sequência dos acontecimentos sinceros na construção deste porto do futuro justo e feliz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Aeroporto regional de Camocim será inaugurado nesta quinta-feira (7)

As obras de reforma e ampliação do aeroporto de Camocim, município da Região Norte do Estado, distante cerca de 600 quilômetros de Fortaleza, serão entregues nesta quinta-feira (7) pelo governador Cid Gomes. O novo aeroporto contará agora com pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão por 30 metros de largura, uma Seção de Combate a Incêndio (Secinc) e balizamento noturno, tornando o aeroporto mais seguro para pousos e decolagens, inclusive noturnas. O investimento no novo aeroporto chegou a R$ 5,2 milhões.

O aeroporto, denominado Pinto Martins em homenagem ao aviador nascido naquele município, recebe cerca de 350 passageiros mensalmente, conforme explica o engenheiro Alberto Gonçalves. O projeto do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) deixou o aeroporto apto a receber aeronaves com capacidade de até 20 passageiros, podendo realizar pousos e decolagens, inclusive durante a noite. “As melhorias fortalecerão o setor turístico da região, um dos pontos fortes da economia de vários municípios”, reforça. As obras foram executadas pela construtora Poligonal.

O Estado, além do aeroporto de Camocim, mantém os aeroportos regionais de Tauá, Aracati, Iguatu, Sobral, Campos Sales, Crateús, Quixadá, e o de São Benedito, este em construção, devendo receber uma pista de pouso e decolagem de 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura, além de pista de taxiamento, pátio de estacionamento para as aeronaves, balizamento noturno, serviço de Combate Contra Incêndios (Secinc) e urbanização. O investimento neste empreendimento é de R$ 5 milhões.

Saiba Mais

- Euclides Pinto Martins nasceu em Camocim no dia 15 de abril de 1892. Formado em Engenharia nos Estados Unidos, fez parte da equipe que realizou a primeira travessia aérea entre as cidades de Nova York e Rio de Janeiro entre os anos de 1922 e 1923. Morreu em 12 de abril de 1924. - Atualmente o Governo mantém nove aeroportos, incluindo o de Camocim e o de São Benedito, ainda em construção.

Serviço:

Inauguração do Aeroporto Regional de Camocim, na rua Sebastião Lopes, bairro Aeroporto, acontece dia 7 de abril, às 17 horas,

Assessoria de Imprensa da Seinfra

BlogVIDEO - A Cantora "Ceu" grava com o gênio do Piano Herbie Hancock



ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Semana contra a Dengue nas Escolas do Crato

Está sendo realizado durante esta semana, em Crato, por meio do Setor de Mobilização Social da Prefeitura, a semana contra a dengue nas escolas, com palestras educativas. Os técnicos da Secretaria de Saúde tem intensificado esse trabalho também nos bairros com as mobilizações nas comunidades, como forma de chamar a atenção para os riscos de infestação da dengue no município. Segundo o coordenador do setor de Endemias na cidade, já foram confirmados 150 casos no município e os trabalhos em várias frentes continua sendo feito no sentido de minimizar o aumento da doença.

Fonte: PMC

TRE decide realizar nova eleição em Umirim

Por unanimidade, a Corte do TRE decidiu, em sessão de hoje (06/04), pela realização de novas eleições diretas no município de Umirim. O relator da petição nº 3248/2011 foi o juiz Raimundo Nonato Silva Santos, acompanhado no seu voto pelos demais juizes do Pleno. Agora, o juiz relator elaborará a Resolução, que será apreciada pela Corte do TRE e marcará a data das novas eleições, a ser submetida ao Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: TRE-CE

NOTÍCIAS DA CÂMARA - Requerimentos da Terça-Feira


Requerimento – número 116/2011

De autoria dos vereadores Florisval Coriolano (PTC), Ailton Esmeraldo (PP) e Joana Pedroza (PSB), respectivamente, Presidente, vice-presidente e secretária da Mesa Diretora. Pede o envio de ofício para o Prefeito Samuel Araripe e cópia para o secretário de Administração, Cristiano Felíco Calou, solicitando que os mesmos analisem e incluam a Sociedade dos Moradores da Vila Alta, no convênio de parceria com a Prefeitura Municpal do Crato.

Requerimentos – números 119/2011 e 121/2011

Ambos de autoria do Vereador Pedro Eugênio Maia Moreira – Pedro Alagoano (PSB). O primeiro solicita da Secretaria de Infraestrutura do Município, a realização de serviço de recuperação do calçamento das seguintes artérias, no Bairro Vila Alta: Getúlio Vargas, Presidente Kennedy, Otacílio Anselmo, Dr. Rolim e Coronel José Maia. Já o segundo requerimento, solicita ao Departamento de Endemias, da Secretaria de Saúde do Crato, a análise das águas alojadas na fonte, ao redor do coreto da Praça da Sé.

Requerimentos – números 123/2011 e 124/2011

Vereador Luís Carlos Oliveira Cavalcante – Luís Cory – (PSC)
O primeiro requerimento solicita á Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato – Saaec, providências com respeito a um esgoto a céu aberto na altura do número 755, na Rua Tenente Antônio João, no Bairro Vila Alta. O segundo reivindica da Secretária de Infraestrutura do Município, a recuperação da camada asfáltica da Rua Zacarias Gonçalves, principalemtente entre as avenidas Teodorico Teles e José Alves de Figueiredo, no Centro.

Requerimento – número 115/2011

De autoria do Vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil (PSB)
Solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município a passagem da máquina patrol, na estrada que dá acesso ao Sítio Mata, bem como na estrada que liga o Bairro São Bento à Vila Padre Cícero, ambas localizadas no Distrito de Ponta da Serra. Esta reivindicação visa atender aos moradores dessas comunidades que estão com as vias de acesso quase intransitáveis e proporcionará o acesso ao Sítio Mata, quando da realização da festa do seu Padroeiro, no próximo dia nove de abril.

Requerimento – número 122/2011

De autoria do Vereador Ailton Esmeraldo (PP)
Solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município a realização de serviço de capinação na Rua Alexandre Rolim de Alencar, no Bairro Alto da Penha. Nesta área, o mato está bastante crescido e vem proliferando o aprecimento de mosquitos vetores de doenças de pele e outras.

Requerimento – número 120/2011

De autoria dos vereadores de Joana Pedroza (PSB) e Florisval Coriolano (PTC)
Solicita à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará a doação de dois carros-fumacê para a execução de medidas que visem impedir que as larvas do mosquito se propaguem e causem uma epidemia, no Município do Crato.

Fonte: CVC

PUBLICIDADE - Mercadinho Matos - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços


Variedade de Produtos


Atendimento




E você ainda conta com Banco Popular para pagar suas contas




mercadinho matos


Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30