xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/04/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 abril 2011

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


http://4.bp.blogspot.com/-fxE531_ydhM/TZVW2ksi7yI/AAAAAAAAWUI/ClL3EHQkuuA/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif


Mais Azul no céu do Cariri

Serão iniciados no dia 15 de junho próximo os voos da Azul Linhas Aéreas entre os aeroportos Viracopos (de Campinas-SP) e Orlando Bezerra de Menezes (de Juazeiro do Norte). A empresa utilizará jatos Embraer 190 e 195. As passagens já estão à venda para esses voos, que serão diários, sem escalas e feitos em três horas. Teremos assim três companhias aéreas prestando serviços no Aeroporto Regional do Cariri: Gol, Avianca e Azul. Enquanto isso a Trip Linhas Aéreas – a maior companhia aérea regional do Brasil – já solicitou autorização para também implantar seus voos para a Região Metropolitana do Cariri.


Estrovenga

Foi noticiado esta semana que o escritório do Ibama em Crato só possui dois servidores para fiscalizar a devastação ambiental, queimadas, condução irregular de madeira e carvoarias ilegais nos 28 municípios localizados na Chapada do Araripe e adjacências. Fui conferir pessoalmente a notícia no escritório do Ibama. Infelizmente ela é verdadeira. Mesmo assim, vi no pátio do Ibama diversos caminhões e veículos apreendidos com madeira, lenha e carvão clandestinos (foto ao lado). Agora imagine se o Governo Federal priorizasse a eficiência nos serviços públicos. E deslocasse alguns funcionários – dos milhares nomeados no governo anterior, que estão inchando as repartições de Brasília e outras capitais – e os enviasse para o interior brasileiro, a criação não estaria gemendo em dores de parto, apenas para lembrar o lema da Campanha da Fraternidade de 2011.


Antes tarde do que nunca

Finalmente, no próximo dia 9, o Governo do Ceará fará o leilão para escolher a construtora que vai realizar as obras em Crato, com a verba de R$ 4 milhões, liberada pelo Ministério da Integração Nacional. Trata-se do projeto emergencial destinado à recuperação dos danos causados pela chuva de mais de 200 mm, caída há mais de dois meses (foto acima). Essa verba chegou a ser depositada na conta da Prefeitura de Crato, para início imediato das providências, mas foi estornada e transferida para uma conta do governo do Ceará, mais precisamente a do Corpo de Bombeiros. Este, no entanto, não pode executar obras, já que seu objetivo é apagar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais...

Parou o canteiro de obras

Bem que nossas lideranças poderiam aproveitar esse leilão para lembrar ao governador Cid Gomes as obras do seu governo – em andamento em Crato – que se encontram paralisadas. É o caso do Centro de Convenções, do Ginásio poliesportivo da Urca, da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, das obras anunciadas para o Parque Estadual Ecológico do Fundão (prédio para a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), estábulo para os cavalos da companhia, sede para a gerência do parque, a sede da Semace Cariri, dentre outras)... Também nunca mais se falou na estrada para a Santa Fé, nem na recuperação das praças centrais ou nos investimentos sugeridos para o Parque de Exposições. O temor da população cratense é que a conclusão (ou início de outras obras) possa ser retardada para 2012, ano das eleições municipais. Gato escaldado tem medo de água fria, diz o dito popular.

Prestígio descendo a ladeira

Noticias vindas de Brasília informam que a Presidente Dilma Rousseff vetou o senador José Pimentel (PT-Ceará) para o cargo de líder do governo dela no Congresso Nacional. Esta semana a presidente voltou a dar outra estocada no citado senador: demitiu um apadrinhado dele na direção da Caixa Econômica Federal. Pimentel é aquele que teve mais votos do que Tasso Jereissati na disputa para o Senado, nas eleições do ano passado. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem– Lucas 23,34


Centenário

O próximo dia 21 de maio assinalará os 100 anos da chegada dos primeiros padres da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus–MSC ao Brasil. As comemorações desse centenário serão centralizadas em São Paulo. A Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus–MSC possui hoje três bispos no Brasil: dom Ricardo Paglia (de Pinheiro-MA); dom Fernando Panico (de Crato) e dom Agenor Girardi (bispo auxiliar de Porto Alegre-RS). Dom Fernando Panico estará em São Paulo participando das festividades.

Curtas

1 – Temos que reconhecer que Delúbio Soares – ex-tesoureiro do PT e um dos operadores do “Mensalão”– é mesmo um profeta! Em outubro de 2005 ele declarou: “O mensalão ainda vai virar piada de salão”. Pois não é que, já no próximo mês de agosto – para alegria de 22 dos 40 indiciados pelo STF no triste “Mensalão” – a acusação de “Formação de Quadrilha” será prescrita...

2 – A Livraria Nobel, que tem apenas uma loja na conurbação Crajubar – mais precisamente no Shopping Center Cariri – instalará em breve uma filial na cidade de Crato.

3 – No próximo dia 07 de abril, dom Fernando Panico presidirá – na Catedral de Crato – duas ordenações: uma sacerdotal (do diácono Emanoel Dias Alexandre) e outra diaconal (do seminarista Francisco Weslley Barbosa Barros).

4 -- A festa de Santo Antônio 2011, padroeiro de Barbalha, acontecerá no período de 29 de maio a 13 de junho próximo. Já o carregamento do Pau da Bandeira acontece no dia 24 de maio. Depois de 64 anos a festa voltará a ser coordenada por padres oriundos da diocese de Crato, já que os sacerdotes salvatorianos deixarão Barbalha no próximo mês de maio.



5 – Depois que os bispos e padres das dioceses pernambucanas de Olinda e Recife, Caruaru e Afogados da Ingazeira estiveram em Crato – participando de retiro espiritual no Centro de Expansão Dom Vicente Matos – esta semana foi a vez daquele Centro acolher, com idêntico objetivo, o bispo dom Francisco Biasin (foto ao lado) e mais de trinta padres da diocese de Pesqueira (PE).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - ONU pede que Costa do Marfim tome medidas sobre massacre de 800 pessoas

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon pediu hoje (3) a Alassane Ouattara, o presidente costa-marfinense reconhecido pela comunidade internacional, para tomar medidas contra o massacre de 800 pessoas no Oeste do país, disse um porta-voz das Nações Unidas.

Quattara, ainda não tomou posse como presidente porque Laurent Gbagbo, atual líder, se recusa a deixar o poder. Gbagbo perdeu as eleições presidenciais promovidas em novembro. Manifestantes de cada lado protestam desde a última semana e acabam entrando em confronto, o que tem deixado várias pessoas mortas e feridas. Durante um contato telefônico de Ban-Ki-moon com Quattara, o presidente voltou a desmentir as acusações sobre o envolvimento de seis de seus apoiadores no massacre de sexta-feira (1º) na cidade de Duekoue, acrescentou o porta-voz. Ouattara disse ter pedido um inquérito sobre esses acontecimentos.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) e as Nações Unidas revelaram que cerca de 800 pessoas foram mortas no decurso de uma ofensiva no início da semana das Forças Republicanas (FRCI, pró-Ouattara) em Duekoue, uma cidade estratégica no Oeste da Costa do Marfim.

Apesar de a ONU ter acusado as forças que apoiam Laurent Gbagbo de violações dos direitos humanos no conflito, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos disse na sexta-feira que receava “graves violações” desses direitos pelas forças que apoiam Ouattara, o presidente reconhecido pela comunidade internacional.

Fonte: Portal Verdes Mares

O Rei Sonso e o país dos sonsos. Por: Felipe Moura Brasil

03 Abril 2011 Internacional - Estados Unidos

Barack Obama é a cara do Brasil. Por isso mesmo, ninguém mais o leva a sério. Como até hoje não apresentou sua certidão de nascimento, é legítimo desconfiar de sua brasilidade (e da autoria de seu livro; e de tudo que envolva o primeiro presidente obscuro dos EUA). Barack Obama justificou a guerra na Líbia dizendo que os Estados Unidos não fecham os olhos para as atrocidades em outros países - o que seria muito lindo, não existisse, como de hábito, uma realidade para desmentir o discurso. Os críticos apontaram: e quanto à Síria, Arábia Saudita, Iêmen, Jordânia, Costa do Marfim, Bahrein? Eu aponto: e quanto ao Rio de Janeiro? E quanto ao Brasil? Por que ninguém se lembra da gente nessas horas? A resposta é simples, claro. Faça enchente ou faça sol, morram mil soterrados ou cinquenta mil assassinados, ninguém leva a sério o Brasil. Neste sentido, a visita de Barack Obama foi, de fato, histórica. Dilma, Cabral e Paes devem agradecer. Se a intenção era propagandear nosso caráter bundalelê para o mundo, Obama foi insuperável. Citou Pau Coelho e Zorze Benzor, exaltou nossas belezas naturais, assistiu às piruetas da capoeira, bateu uma bolinha na Cidade de Deus e, de quebra, autorizou o ataque das tropas americanas às forças militares de Kadafi, sem consultar o Congresso. Nenhum lugar do mundo seria tão estapafúrdio para o anúncio de uma guerra assim quanto o Rio de Janeiro. Nos EUA, os críticos ainda debocham das "férias" do presidente por aqui. É como se, à simples menção da palavra "Rio", a fama carnavalesca da cidade reforçasse a irresponsabilidade obâmica, e vice-versa. Para inveja de Lula, Obama elevou o Rio a um novo patamar de sonsice. Após a visita, Zuenir Ventura aplaudiu o nosso afeto. Eu vaiei: uuuuuhh! Nós brasileiros somos tão felizes e afetuosos que ninguém abre os olhos para as nossas atrocidades. Nem nós. Se, lá nas bandas do Oriente Médio, ditadores e terroristas promovem genocídios chocantes, aqui somos assassinados aos pouquinhos e espaçadamente, e de maneira terceirizada, de modo que não damos a menor bola e vamos bater tambor. Basta um Beltrame qualquer empurrar os bandidos mais pra lá ou mais pra cá, sem prender ninguém, que já ganha um Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo. Uma diferença e tanto. Nas últimas semanas, só ao meu redor (e que eu saiba), houve gente baleada em Ipanema (morta), em Copacabana, e na Lagoa. Ao que tudo indica, se você é um blogueiro crítico do governo ou anda de motocicleta, há mais chances de levar um tiro. Por sorte, eu não ando de motocicleta. Para coroar a criminalidade homeopática do país, a Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) propôs considerar apenas "usuário" quem possuir uma quantidade de entorpecentes para até 10 dias de uso. Em vez de serem encaminhados à Justiça Criminal, os infratores "são acolhidos por comissões especiais" cujo objetivo é "preservar sua saúde". Isto significa que, a cada vez que sair para vender, basta ao traficante levar uma quantidade equivalente a 10 dias de uso. Caso seja pego em flagrante, ele é considerado "usuário" e ganha de brinde uma avaliação médica e psicológica, paga com o dinheiro do contribuinte. Com o pretexto de diferenciar usuário de traficante, o que se faz na prática é igualar os dois, estimulando os traficantes a empregarem "usuários"; os usuários a virarem traficantes; e ambos a ficarem cada vez mais sonsos. De pouquinho em pouquinho, o Brasil fica legalmente doidão. Barack Obama é a cara do Brasil. Por isso mesmo, ninguém mais o leva a sério. Como até hoje não apresentou sua certidão de nascimento, é legítimo desconfiar de sua brasilidade (e da autoria de seu livro; e de tudo que envolva o primeiro presidente obscuro dos EUA). A sonsice com que conduziu a guerra na Líbia só fez aumentar a desconfiança. O mesmo Obama que rejeitava a coalizão de 40 países na guerra do Iraque - autorizada pelo Congresso - celebra a aliança de 15 para as operações na Líbia. O mesmo Obama que era contra a imposição da democracia no Oriente Médio defende a liberdade do povo para se expressar e escolher os seus líderes. Se o objetivo de Obama é proteger o petróleo europeu, os rebeldes aliados da Al Qaeda, a Fraternidade Muçulmana, ou demais interesses que ele jamais ousaria confessar em público, a história dirá. O certo é que não se pode esperar critério e coerência de seu teleprompter. Se Obama fecha os olhos para Darfur, imagine então para o Rio de Janeiro. Em vez do FBI revistando ministros petistas e do Exército americano matando ou prendendo nossos traficantes, vamos ter de nos contentar com as UPPs. Mas estamos felizes. Somos afetuosos. Bagulho não falta. Como cantou Zorze Benzor (ou foi Pau Coelho?), moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.


Fonte: MSM

Acordar da letargia - Por Emerson Monteiro


O uso do cachimbo é que põe a boca torta, diz o povo. Diz ou dizia, pois tudo muda todo tempo, a ponto de a sabedoria popular abrir caminho às tradições modernas e querer imitar o que falam os arautos da pouca utilidade. Bom, mas trazer algumas palavras que signifiquem renovação dessas, ou daquelas, vontades escorregadias da ausência de sentido, nesse mundo quase só cheio de supérfluos. Tocar assuntos de possibilidades prováveis. Reviver o sonho de acordar cedo e caminhar ao sol das manhãs com o cérebro ligado nas sensações boas, esquecido das impurezas e preocupações da rotina frívola lá de fora. Viver com todas as letras o alfabeto de respirar novos dias, a intensidade ainda livre dos traumas da primeira infância. Criança, somente. Contar a nós próprios as lendas da inocência original. Pisar o chão do jeito que vem a vida, sem necessitar tanger as brasas da incompreensão ou os maus humores da perversidade. Caminhar, simplesmente.

Nisto a perene urgência momentânea de uma raça inteira acordar e ver as realezas do caminho onde nada mostra face de peças já terminadas. Onde tudo se transforma todo tempo ao sopro incondicional do instante eterno dos segundos. Esse instinto forte de seguir adiante ao ritmo dos passos, livre das circunstâncias imprecisas de longas conveniências burocráticas. Acordar para nós acesos, recorrer ao que existe de si parentesco com a natureza nas individualidades, e acreditar a transformação radical dos obstáculos em nuvens ligeiras e limpas. No sequenciar desse movimento, o perfume inesperado que ganha corpo e cresce mais ainda, à proximidade eterna das partículas em agitação, unindo pensamentos e sensações quais peças de tabuleiro imenso posto à frente dos seres. Nós, quais intérpretes do discurso empolgante das horas, em atividade constante de sobreviver, incontidos nos detalhes essenciais da cena impetuosa das cavalgadas bravias e dos elementos em fúria. Acordar, afinal, para o sonho. Largar de lado os cacos rotos das equívocas permissividades. Descer ao teto dos palácios em festa, arraiás de praias amenas e águas transparentes, pois há um ser que nos espera de braços aberto no íntimo coração. O processo disso, nas portas abertas do presente, indicam sentimentos de paz e pontes felizes e abrem oportunidades aos acontecimentos verdadeiros.

O isso de abandonar de vez trastes velhos das falhas vencidas e substituir os padrões que marcaram de vergonha a personalidade, nas ações antigas e que insistem retornar e esfregar na nossa cara a vileza das noites anteriores. Administrar esse lixo autoritário das subidas e reciclar em sabedoria. Integrar à existência o primor das estações iluminadas. Revivescer de nós, parecidos sementes que, seguras, brotaram noutro solo, pomos de luz na solidão descomunal do sagrado, feitas alegres quermesses dos santos sertanejos nordestinos. Pular de tranquilidade e admitir o milagre sonoro de viver que a todos permanece disponível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Hospital Regional do Cariri: profissionais de imprensa realizam visita


Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) apresenta nesta terça-feira, 5, aos profissionais da imprensa o Hospital Regional do Cariri (HRC), que será inaugurado na sexta-feira, 8. A visita será às 10 horas, com o secretário da Saúde, Arruda Bastos, mostrando como vai funcionar o primeiro hospital público de alta complexidade construído no Interior do Ceará e o único no Estado que atende traumas, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), ao mesmo tempo em que realiza atendimento clínico e cirúrgico em diferentes especialidades, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Em toda a história do Ceará, a população nunca recebeu, nas regiões onde mora, assistência de alta complexidade em diferentes especialidades e atendimento de urgência e emergência em um único hospital da rede pública. Agora, o acesso e a qualidade da assistência à saúde melhoram para a população de 44 municípios do Cariri e das regiões de Iguatu e Icó. Nesta sexta-feira, 8, o governador do Estado, Cid Gomes, inaugura o Hospital Regional do Cariri. O HRC é um misto de HGF e do IJF. Além de atender urgência e emergência, como faz o IJF, o Hospital Regional do Cariri irá garantir também serviços oferecidos no HGF. A inauguração será às 19 horas na sede do novo hospital, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, em Juazeiro do Norte. Fica localizado estrategicamente no trevo que liga os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha para facilitar o acesso dos pacientes.

O Hospital Regional do Cariri, com 27 mil e 126 metros quadrados de área, 294 leitos (sendo de 35 UTIs) e oitos salas de cirurgia, é o primeiro hospital público terciário construído no Interior do Ceará. “Isso significa interiorização dos serviços de alta complexidade, levando saúde de qualidade para perto da população, o que reduz sofrimento e agravamento do quadro de saúde dos pacientes no deslocamento em ambulâncias para a Capital, no caso do Cariri 600 quilômetros de distância”, afirma o secretário Arruda Bastos. Ele informa que essa assistência de qualidade inclui a garantia de exames complexos realizados com equipamentos modernos, atualmente só feitos na capital. Destaca a ressonância magnética, feita hoje na rede pública exclusivamente no HGF. Outros exames que serão assegurados no HRC são a tomografia computadorizada, endoscopia digestiva e respiratória, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, ecocardiografia, angiografia, mamografia, ultrassonografia geral e intervencionista, radiologia geral, além de serviços de laboratório de análises clínicas e patologias clínicas, anatomopatologia, citologia e agência transfusional.

Com o funcionamento do novo hospital regional, a população terá acesso a especialistas em traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, protoclogia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, clínica médica e mastologia. Os atendimentos serão iniciados a partir do mês de maio a pacientes encaminhados pelos municípios através das centrais de regulação, com consultas e exames agendados. Durante todo o mês de abril e início de maio serão feitos treinamentos com os 996 profissionais. Todos aprovados em seleção pública. Os diretores também passam por seleção pública, com o resultado final dos aprovados sendo divulgado nesta semana.

Iniciado há pouco mais de dois anos, exatamente em fevereiro de 2009, o Hospital Regional do Cariri, construído pelo consórcio das empresas Fujita/Palmas, é um investimento de R$104, 77 milhões. Desse total, R$ 58,5 milhões do Governo do Estado e o restante do Ministério da Saúde. Somente com a aquisição de equipamentos foram investidos R$ 31,2 milhões. O custeio mensal para o funcionamento está estimado em R$ 6 milhões.

A administração do Hospital Regional do Cariri será feita pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISFG), uma organização social que o Governo do Estado, através da Sesa assinou contrato de gestão, baseado em metas e resultados. O modelo de gestão é o mesmo adotado desde 2002 no Hospital Dr. Waldemar Alcântara, unidade que integra a rede estadual de saúde.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

No Cariri - Tam e Trip aterrisando em Juazeiro - Crato também se beneficia...


Opa!
Crato também é Cariri ( ou pelo menos era antigamente ). Estamos trazendo essa excelente notícia postada no Blog do Juaonline de Daniel Walker para os juazeirenses, mas que com certeza, interessa também aos Cratenses:



Depois de confirmada a chegada da Empresa de Aviação Azul em nossa cidade mais duas empresas também se preparam para aterrisar no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes: a Tam e a Trip. Assim, dentro de pouco tempo cinco empresa de aviação estarão operando em Juazeiro e fazendo do nosso aeroporto um dos mais movimentados do Brasil. Registre-se, por uma questão de reconhecimento, o ingente trabalho desenvolvido para consecução desse objetivo pelo Dr. José Roberto Celestino que desde muito tempo (antes mesmo de ser vice-prefeito) vem batalhando em busca de melhorias para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, o Aeroporto do Cariri.

Fonte: Blog do Juaonline - Daniel Walker - Renato Casimiro

TEXTO DE DOMINGO - A vida extraterrestre vai se tornando lentamente visível - Por: Ray Jayardhana, do The New York Times - O Estado de S.Paulo


Nota do Editor: O autor chegou à mesmíssima conclusão que eu cheguei meses atrás, quando escrevi um texto parecido. Lentamente, a humanidade percebe que não é o centro do universo, e a cada geração de cientistas, vemos que não estamos sós no cosmos. Mas ele escreve para o "The New York Times"... é outra coisa. Talvez assim, o texto ganhe mais credibilidade.

Chegue como chegar, a primeira evidência definitiva de vida extraterrestre marcará um ponto de virada em nossa história intelectual.

Lembro da primeira vez em que o conceito de outro mundo entrou na minha mente. Foi durante uma caminhada com meu pai por nosso jardim em Sri Lanka. Ele apontou para a Lua e me disse que pessoas haviam caminhado nela. Fiquei atônito: de repente, aquela luz brilhante virava um lugar que se podia visitar. Crianças em idade escolar podem ter uma sensação parecida quando veem fotos de uma paisagem marciana ou dos anéis de Saturno. Em breve, suas visões de mundos alienígenas poderão não se confinar ao nosso sistema solar.

Após um século de tentativas, os astrônomos detectaram um exoplaneta, um planeta orbitando uma estrela normal que não o Sol, em 1995. Agora, estão encontrando centenas desses mundos. No mês passado, a Nasa anunciou que 1.235 novos possíveis planetas foram observados pelo telescópio espacial Kepler. Seis deles circulam uma estrela, e as órbitas de cinco caberiam na de Mercúrio. Das medições de suas massas e tamanhos, podemos inferir do que são feitos: gases, gelo ou rochas. Os astrônomos têm conseguido medir a temperatura desses planetas, com telescópios no espaço e, recentemente, com instrumentos em terra, como meus colegas e eu fizemos.

Há dois anos e meio, captamos as primeiras imagens diretas desses mundos. Como essas estrelas brilham perto das cinzas planetárias que se aglomeram ao redor, o sucesso exigiu inovações. Uma ferramenta fundamental é a tecnologia óptica adaptativa que tira a cintilação das estrelas, proporcionando imagens mais nítidas. O ponto crucial dessa busca é: nosso mundo será exceção ou norma? Parece absurdo, se não arrogante, pensar que o nosso é o único mundo a abrigar vida na galáxia. É possível que a vida seja comum, mas que a vida "inteligente" seja rara.

Evidentemente, a vasta maioria dos mundos extrassolares descobertos até agora é muito diferente do nosso. Muitos são gigantes gasosos, alguns têm um calor fervente, outros são perpetuamente gelados. Apenas um punhado tem um tamanho próximo da Terra e só alguns desses podem ser rochosos.

Os astrônomos esperam encontrar dezenas de planetas que sejam do tamanho aproximado da Terra. Alguns provavelmente estarão na chama zona habitável, onde as temperaturas sejam compatíveis com a água em estado líquido. A descoberta de "gêmeas da Terra" inevitavelmente trará perguntas sobre a existência de vida alienígena.

Detectar sinais de vida extraterrestre não será fácil, mas pode ocorrer durante meu tempo de vida, se não na próxima década. As evidências podem ser circunstanciais no início e gerar interpretações alternativas. Podem ser precisos anos de coleta de dados e a construção de novos telescópios. A maioria das pessoas terá outras preocupações, enquanto cientistas trabalham. Mas se um sinal de rádio extraterrestre for detectado, seria um momento impactante. Mesmo que os conteúdos da mensagem permaneçam elusivos por décadas, saberíamos que há alguém "inteligente" na outra ponta.

Chegue como chegar, a primeira evidência definitiva de vida extraterrestre marcará um ponto de virada em nossa história intelectual, rivalizada apenas, talvez, pela teoria heliocêntrica de Copérnico ou a teoria da evolução de Darwin. Se a vida pode brotar em dois planetas de maneira independente, por que não em mil ou mesmo 1 bilhão de outros? As ramificações de descobrir que o nosso não é o único mundo habitado provavelmente serão sentidas em muitas áreas do pensamento e do esforço humano - de biologia e filosofia a religião e arte.

Alguns temem que descobrir vida extraterrestre, especialmente se esta se revelar possuidora de tecnologia incrível, fará nos sentirmos pequenos e insignificantes. Parecem temer que isso constituía um golpe em nosso ego coletivo. Eu sou otimista. Pode levar décadas após os indícios iniciais de vida extraterrestre para os cientistas juntarem evidências suficientes para ter certeza ou para decifrar um sinal de origem artificial. As ramificações plenas da descoberta poderão não ser sentidas por gerações, o que nos dará tempo para nos acostumar com a presença de vizinhos galácticos. E saber que não estamos sós talvez nos dê o empurrão de que precisamos para amadurecer como espécie. / TRADUÇÃO DE CELSO M. PACIORNIK

Ray Jayardhana - PROFESSOR DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA DA UNIVERSIDADE DE TORONTO.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Barack Obama repudia queima do Corão


Líder americano diz que 'profanação do Corão é um ato de intolerância extrema' e estendeu condolências às famílias das pessoas mortas nos protestos.

WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado, 2, que "a profanação do Corão é um ato de intolerância extrema" e estendeu suas condolências às famílias das pessoas mortas nos protestos dos muçulmanos no Afeganistão. "Os americanos prestam homenagem a quem morreu no ataque contra as Nações Unidas em Mazar-e-Sharif", indicou o presidente em comunicado distribuído pela Casa Branca.

"A profanação de qualquer texto sagrado, incluindo o Corão, é um ato de intolerância extrema," acrescentou Obama que, no entanto, sustentou que "atacar e matar a pessoas inocentes em resposta é uma afronta à decência e a dignidade humanas".

"Nenhuma religião tolera o massacre e a decapitação de pessoas inocentes, e não há justificativa para tal ato desonroso e deplorável", afirmou Obama.

Onze pessoas morreram na sexta-feira, incluindo sete empregados da ONU, quando explodiram os protestos muçulmanas pela queima do Corão em uma igreja da Flórida. Outras nove pessoas morreram no sábado em novas manifestações na cidade afegã de Kandahar. Terry Jones, ( foto ) o pastor da igreja Dove World Outreach, de Gainesville, Flórida, onde aconteceu a queima do livro sagrado dos muçulmanos, afirmou à televisão que não se sente responsável pela violência no Afeganistão emanada de semelhante ato.

Fonte: Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato - Espaços prejudicados pelas chuvas são recuperados


A Prefeitura Municipal do Crato, mesmo com as precipitações chuvosas dos últimos dias está recuperando alguns trechos de ruas prejudicados durante as chuvas. O trecho da Avenida Maildes Soares de Siqueira, que por alguns dias teve o tráfego interditado, foi liberado esta semana após a recuperação. A prefeito do Crato, Samuel Araripe, se deslocou esta semana para Brasília, no intuito de conseguir novos recursos para ampliar o trabalho de recuperação de pontes, ruas e realização de pavimentação, em locais onde as estradas ficaram destruídas. Ele aguarda a aprovação dos projetos encaminhados pelo município, para reconstrução dos espaços e casas de pessoas que se encontram amparadas pelo aluguel social. Da primeira grande enchente, do dia 28 de janeiro, até o momento, a prefeitura vem disponibilizado mais de 80 aluguéis sociais como forma de amparar as famílias que focaram desabrigadas.

Fonte: PMC

BlogCOTIDIANO - Não há quem entenda as mulheres...


"Todo dia ela faz tudo sempre igual..."

Chico Buarque de Holanda


No início da semana eu disse:

- Bem, preciso ir ao shopping fazer umas compras, mas gostaria de ir contigo.

Ela falou:

- Ah! durante a semana eu não posso, porque estou trabalhando. Só se você esperar até o sábado.

- Poxa, esperar até o fim-de-semana é fogo, porque eu preciso desses livros, mas em atenção a você, vou esperar até sábado, tendo que cancelar muitos compromissos.

Chegou o Sábado:

- Bem, hoje é sábado. Vamos ao Shopping ?
- Ah! hoje eu não posso, porque eu tenho que arrumar umas coisas para minha família !
- Puxa vida, você me fez esperar a semana inteira, cancelei coisas que eu precisava, deixei de ir ao shopping comprar livros essenciais porque você marcou comigo no sábado e agora diz que não pode mais ir ?
- Vá. Pode ir sozinho. Eu estou ocupada mesmo, e não vou poder ir.
- Ok, você não pode ir, então eu vou chamar um amigo meu e vou fazer essas compras.
- Tudo bem. Estou ocupada. Pode ir.

Fui ao Shopping, e assim que chego, recebo um telefonema:

- E aí, "Doutor", aonde o Sr. está agora ?
- Estou no shopping, ora, vim fazer as compras.
- Ah! então você foi "MESMO" ao Shopping e sem me levar ? ( e bateu o telefone na minha cara! )

Mas afinal, quem entende as mulheres ? Meu reino por um dicionário feminino...
Alguém já disse: "Mulher louca é pleonasmo..."

Frederic Chopin

Entre a cegueira e a visão – Por Padre Virgílio Ciaccio


A cegueira é uma das mais terríveis limitações da vida. Mas nós também, ainda que tenhamos visão invejável, freqüentamos com assiduidade o mundo dos cegos.

Somos cegos quando não prestamos atenção na presença de Deus em nossa história e nos voltamos para interesses de pouca valia. Somos videntes quando sabemos perceber a passagem de Deus ao nosso lado, atendemos às suas propostas e cobranças e aceitamos com gratidão a salvação que ele nos traz.

Somos cegos quando nem tomamos conhecimento do nosso semelhante e, entre nós e ele, erguemos barreiras de cor, de classe social e de religião – de modo que ele não venha a cruzar o nosso caminho. Somos videntes na hora em que o aceitamos como companheiro de viagem e como irmão muito querido.

Somos cegos na hora em que fechamos olhos e coração ao sofrimento, às lágrimas e ao abandono de tantos excluídos condenados a morte prematura pela falta de remédios, alimentação e moradia. Somos videntes quando temos a coragem de entrar na tribulação e na tragédia deles; quando nos tornamos solidários com sua cruz e nos pomos a seu serviço, a fim de levantá-los e restituir-lhes a dignidade de filhos de Deus.

Somos cegos na hora em que jogamos nas costas dos outros a responsabilidade pelas coisas erradas que acontecem em nosso meio. Mas somos videntes quando admitimos a nossa injustiça, violência e dureza de coração e nos emendamos, com coragem, de nosso pecado.

Somos cegos quando nos julgamos dono da verdade e, roubando o lugar de Deus, lançamos sentenças de vida e de morte em cima do irmão que errou. Somos videntes quando do nosso irmão, ainda que pecador, nos fazemos defensores, lembrados de que a nossa luta deve ser contra o pecado, não contra o pecador.

Brilhe para nós um raio da luz de Cristo, a fim de que possamos andar sempre com o amor, a justiça e a verdade.

Por Padre Virgílio Ciaccio, SSP

Extraído do jornal “O Domingo” dia 04.04.2011. Postado por Carlos Eduardo Esmeraldo.

DENGUE TIPO 4 já circula no Ceará, segundo Secretaria de Saúde do Estado


Um Novo tipo de Dengue a que ninguém está imune !

De 1º de janeiro até ontem, foram registradas 20 mortes no Estado provocadas pela doença

"O vírus tipo 4 da dengue já pode estar circulando. Nós não temos como isolar o Ceará. Tendo em vista que ele já chegou à Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro". Foi o que afirmou o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonseca.

O alto número de casos de uma semana para outra é um forte indício da entrada deste sorotipo. Como exemplo, Fonseca citou o caso do bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, onde houve um estopim de notificações em um curto espaço de tempo. "Os registros podem ser de dengue 4, não há como evitar, mas a vigilância do vírus foi intensificada".

Combate

Por ter uma intensa circulação de pessoas de diversos destinos, a Capital exige que o combate da transmissão na Capital seja intensificada, o que acontecerá a partir do dia 6, com 25 carros fumacê. "Recebemos este reforço ontem do Ministério da Saúde (MS), assim como uma verba extra de R$ 4 milhões", diz. A respeito desse recurso, Manoel Fonseca frisa que ele será usado para ampliar leitos, o que implica também em contratação de pessoal e gastos com medicação. Uma reunião definirá como será distribuído esse montante entre o Estado e a Capital. Para se ter uma ideia da situação, somente em Fortaleza foram confirmados, até ontem, 2.405 casos de dengue, o que representa uma variação de 43% em relação ao último dia 25, quando esse valor era de 1.681. Além de quatro óbitos.

Pelo visto, o silêncio da Secretária de Saúde do Estado (Sesa) em relação à confirmação de uma nova epidemia chegará ao fim, isso porque será feita, no dia 4, uma avaliação epidemiológica do estado para o possível anúncio desta.

"A tendência é que se confirme, e caso isso ocorra iremos mobilizar mais pessoas, abrir Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, existem quatro em Fortaleza e contratar mais gente", informou o representante da Sesa.

A dengue tipo 4 apresenta os mesmos sintomas dos outros tipos: dor de cabeça forte, febre alta (39° a 40°), manchas vermelhas na pele, indisposição, enjoos, vômitos, dor muscular, abdominal e nas articulações, além de cansaço. A transmissão é feita da mesma maneira que os demais, ou seja, através do contato de uma pessoa já infectada anteriormente com um mosquito que passa a transportar o vírus e infecta outra pessoa. O perigo está no fato de ser a primeira vez em circulação no Ceará. Portanto, a população está exposta, ou seja, ninguém está imune ao vírus, aumentando a ocorrência da doença.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

E ainda tem que duvide da existência do mensalão...(postado por Armando Lopes Rafael)


Publicado na “Folha de S.Paulo”, deste domingo, 03-04-2011

Relatório da PF confirma denúncia do mensalão

DE BRASÍLIA


Relatório final da Polícia Federal sobre o escândalo do mensalão confirma que existiu o esquema de desvio de dinheiro público e uso para a compra de apoio político no Congresso. Com 332 páginas, o documento foi produzido por ordem de Joaquim Barbosa, o ministro que relata o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. A PF entregou o relatório a Barbosa no final de fevereiro.


O ministro já repassou o documento à Procuradoria Geral da República. O documento da PF é a mais importante peça produzida pelo governo federal sobre o mensalão. Mais rumoroso escândalo dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi revelado pela Folha em 2005. O relatório é um balde de água fria nos políticos e partidos que se esforçam para esvaziar a denúncia feita pela PGR em 2006 e acolhida pelo STF. O próprio ex-presidente Lula havia dito, ao deixar o Planalto, que iria provar que o mensalão "foi uma farsa".


O julgamento no STF deve ocorrer no ano que vem. São 38 réus, entre eles o ex-ministro José Dirceu. O relatório da PF confirma que houve o esquema de corrupção. Diz que agências e outros negócios do publicitário Marcos Valério desviavam verba pública por meio de contratos superfaturados ou fictícios.


O dinheiro ia parar na conta de políticos de cinco partidos, num reparte que era organizado pela cúpula do PT. O dinheiro, segundo confirma a PF, era destinado ao financiamento de campanhas eleitorais ou ao uso pessoal desses políticos. A Folha procurou neste sábado a Polícia Federal, a Procuradoria Geral da República, o ministro Joaquim Barbosa e o Ministério da Justiça. Eles não quiseram fazer comentários sobre o conteúdo do relatório da PF.

O Blog do Crato não é só notícia, mas o pensamento de uma cidade


Bom Dia, Crato ! - Nós te Amamos !

http://1.bp.blogspot.com/-Ve9zO-A3nks/TZbDC0W94oI/AAAAAAAAWVI/brKgRjWxuHc/s1600/Crato%2B2%2B-%2BCeara%2B-%2BDihelson%2BMendon%25C3%25A7a.jpg

A grande restauradora Italiana Gabriella Federico esteve visitando o nosso estúdio recentemente, e fez uma observação importante. Ela disse que o Blog do Crato não é apenas um Blog de notícias, desses que você encontra em cada esquina, não é também só um Blog de poesia, nem apenas de arte ou cultura...mas é tudo isso junto. Um nundo a ser visitado. Eu considero essa observação muito importante para o nosso currículo, pois ela conseguiu sintetizar em poucas palavras o que tento definir como a nossa função social fundamental:

"Somos a Praça virtual do Crato ! - A arena de debates"

Uma praça aonde as pessoas que movem o pensamento da cidade se encontram, debatem seu futuro, discutem problemas, soluções, choram as tristezas, os descasos, mas sabem vibrar com as boas notícias. É o local para onde converge o pensamento de intelectuais como Emerson Monteiro, Armando Rafael e tantos outros escritores freelancers ( que enviam seus textos para publicação ). Aqui, o Crato é a nossa meta, o nosso objetivo maior.

O Lado Humano da Cidade Virtual

Nem só de notícias vive o Blog do Crato. Há também o lado humano, a crônica de carne e osso. A notícia faz parte do todo, e serve para direcionar o debate, mas a notícia aqui não é o fim, não é a meta. A notícia é o subsídio, o substrato para o fluir das idéias da cidade. É da confluência de idéias e de ações daqueles que tem o poder para mudar o destino do nosso povo que permanece acesa a chama do Blog do Crato.

Chegamos recentemente a 16.000 postagens, milhares de fotos, reportagens, em 6 anos no ar. Temos cerca de 4.000 visitas todo dia. É muita coisa! É o maior volume de acessos de um site do Cariri. Principalmente porque fomos os pioneiros em Blog dedicado a uma cidade. No Ceará, por exemplo, somos os pioneiros e talvez até do Brasil. Depois do Blog do Crato é que vieram o Blog de Juazeiro e tantos outros que se vê. E essa responsabilidade que carregamos sobre os ombros se alinha com nosso amor pelo Crato. Para cá é que convergem os olhares de milhares de Cratenses que vivem longe do Crato, que nos lêem diariamente. É para essas pessoas que escrevemos, que temos a nossa razão em existir. E nisso firma-se o compromisso para com a verdade, e com a responsabilidade de estar sempre na vanguarda de cobrar dos homens públicos, as melhorias tão prometidas para a nossa cidade.

Fazemos o Blog do Crato porque amamos a nossa cidade, não para ganhar dinheiro.

Quando chega a madrugada, há 6 anos eu olho pela janela e contemplo as luzes da cidade do alto da torre. A Cada dia se descortina uma nova realidade, que abraçamos com a esperança de dias melhores para o Crato, para todos aqueles que como eu, e como todos que aqui escrevem, amam verdadeiramente a nossa cidade. O que vem a seguir ? quem sabe ! Só sei que independentemente de qualquer tragédia, cá estaremos unidos numa só meta: Servir da melhor maneira possível a nossa cidade. Não por patrocínios, não estamos correndo de loja em loja como fazem outros sites, construindo websites para ganhar dinheiro. Não é essa a nossa meta! Escrevemos e mantemos o Blog do Crato quer tenha patrocínios ou não, como já fizemos nos 3 primeiros anos. Porque o que nos direciona, é o compromisso para com a nossa cidade. Essa é a grande diferença entre o que é sólido, que se faz por amor, e aqueles outros que fazem as coisas como forma de ganhar dinheiro. Somos os melhores, porque fazemos porque gostamos do que fazemos. Esse é o nosso compromisso.

Dihelson Mendonça
Administrador do BLOG DO CRATO

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30