xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 março 2011

PARABÉNS: Juazeiro do Padre Cícero do Crato - Wilson Bernardo

O SARCASMO DAS PROMESSAS
Rituais de procissões
chuvas que se negam



a ânsia da sede
sertão messiânico
homens de fé e penitentes.


A morte que faz das lamurias
o riso sarcástico dos açudes

e o que se esperam dos homens


será a obediência das promessas.


Wilson Bernardo (Poema & Fotografia)

Efeitos da Exposição à Radiação

Clique na figura para ampliar.

Visite o Zoomcariri, e veja este Ensaio... Pachelly Jamacaru

Romaria de Nossa Sra. das Dores. Veja mais no Zoomcariri

EDILMA ROCHA , A ARTISTA PLÁSTICA - Por Claude Bloc

A nossa Artista Plástica EDILMA ROCHA  está se projetando no Brasil e pelo exterior investindo na Arte e na sua aptidão de estar sempre criando maneiras de inovar na produção de seus trabalhos.

O grupo Artes 100 Fronteiras, que trouxe ao Crato, no VI SALÂO DE OUTUBRO, obras de diversos artistas brasileiros e também do exterior, tem divulgado incansavelmente o trabalho de Edilma Rocha - Artista Plástica cratense - confiando, sem restrições, no seu talento.

Edilma vem fazendo pesquisas sobre novas técnicas de pintura e recentemente conseguiu idealizar e realizar belos trabalhos com vidro líquido .

O  resultado desse trabalho vem surpreendendo o meio artístico pela qualidade e criatividade.

Essa técnica exige um cuidado especial na mistura do produto e na aplicação das cores além de demandar um tempo de 45 minutos para a conclusão de uma obra,  o que exige grande habilidade e agilidade no seu manuseio até a arte final .
.


Edilma, em 2010, participou de três Salões de Arte pelo Brasil tendo se destacado com premiações do mais alto gabarito:
  •  III SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS NA CASA DE CULTURA DE SÃO PEDRO DALDEIA - Recebeu um troféu pela obra apresentada nesse evento.
  • V SALÃO ARTES DA MARAMBAIA - Medalha de ouro
  • VI SALÃO ESPECIAL DE ARTES PLÁSTICAS - MUSEU MILITAR CONDE DE LINHARES - Medalha de ouro
 Agora, Edilma Rocha está em plenos preparativos para participar da FEIRA INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS - em Coimbra. 

Nossa artista não pára. Sempre dinâmica, se prepara para futuros eventos empenhada em fazer o seu melhor.

Foi divulgado no ARTE 100 FRONTEIRAS:
 
===========================================================

Fiarte-Arteuropa2011

A artista plástica e restauradora de Fortaleza Ceará; Edilma Rocha, expõe a magnitude de sua obra “A dor do poeta” para apreciação dos visitantes da feira internacional de Artes de Coimbra Portugal.

A dor do Poeta - cerâmica, vidro líquido - 52x52
Uma homenagem a um amigo poeta chamado: "Domingos Barroso". Com a sua dor pela separação da esposa e o filho, fechou-se em si e despiu-se das coisas do mundo, vivendo somente Lágrimas de Sangue, restando à água da vida e a luz do amanhã.

Edilma Rocha após uma pausa em suas aparições em exposições; Retoma com toda a sua força se destacando nos salões de Artes nos quais participou no estado do Rio de Janeiro e agora ampliando horizontes expondo em Portugal e com pretensões para outros países.
Sua obra poderá ser vista em Coimbra de 01 a 10 de abril de 2011

http://artessemfronteiras.blogspot.com/






Claude Bloc

Há 167 anos nascia em Crato o Padre Cícero–o “Cearense do Século” (por Armando Lopes Rafael)

Este 24 de março de 2011 assinala os 167 anos de nascimento – na antiga Vila Real do Crato – do Padre Cícero Romão Batista, eleito pela população cearense em 2000, O Cearense do Século. Na cidade de Juazeiro do Norte é feriado municipal. Lá, extensa programação, em meio a mais uma romaria ao Padre Cícero, ocorrerá durante todo o dia de hoje.
Na programação oficial consta: Passeio Ciclístico saindo do Ginásio Poliesportivo e seguindo até a Praça da Capela do Socorro; Partida de futebol no Romeirão: Icasa e Guarani; Feira de Artesanato (Feart), na Praça do Memorial Padre Cícero; a tradicional Procissão das Flores que sairá da Praça da Bandeira seguindo até a Capela do Perpétuo Socorro, onde foi sepultado o Padre Cícero e, à noite, em frente a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores haverá show com o padre Zezinho, dentre outros eventos religiosos e oficiais.

Em que casa nasceu o Padre Cícero?
“Vista da Cidade de Crato", aquarela de José Reis de Carvalho pintada em 1859. Assim era Crato àquela época. A atual Sé Catedral só tinha, à época, uma torre, a do lado Sul. José Reis integrava a Comissão Científica de Exploração das Províncias do Norte e Nordeste, apoiada pelo Imperador Dom Pedro II.

Duas versões são defendidas, entre os historiadores regionais, no que diz respeito a residência onde teria nascido, na cidade do Crato, o Padre Cícero Romão Batista. A primeira versão - defendida por Irineu Pinheiro - diz que o famoso sacerdote veio ao mundo numa casa, lado do sol, existente à Rua Miguel Limaverde. A casa pertencia ao coronel Pedro Pinheiro Bezerra de Menezes, e posteriormente fora desmembrada em duas residências. Ambas demolidas, quando do alargamento daquela rua, na fúria insana de destruir o que resta do patrimônio arquitetônico do Crato, para dar lugar à passagem de veículos automotores.
A outra versão – a que nos parece mais certa – defende que o Padre Cícero nasceu numa casinha, no terreno onde hoje se ergue o Palácio Episcopal, na atual Rua Dom Quintino, à época Rua das Flores.
Irineu Pinheiro defendia o imóvel da Rua Miguel Limaverde, como o local do nascimento do Padre Cícero, baseado em depoimento de uma escrava da família do famoso sacerdote, conhecida como “Teresa do Padre”, mulher humilde e bastante estimada na cidade de Juazeiro do Norte, onde gozava a fama de uma pessoa virtuosa e de credibilidade.
Entretanto outro ilustre historiador, o Padre Antônio Gomes de Araújo, escreveu este depoimento, “Teresa do Padre, já começava a mergulhar no crepúsculo da própria memória, cuja desintegração começara”. Ou seja, a boa velhinha caminhando para os cem anos de idade, já não dominava mais a própria memória, deficiência física a que estamos sujeitos todos nós, os seres humanos, quando a velhice nos domina.

Já a versão de que o Padre Cícero nasceu numa casinha simples, onde hoje é o Palácio do Bispo, tem diversos defensores. Segundo depoimento prestado pelo cônego Climério Correia de Macedo ao Padre Antônio Gomes de Araújo, e incluído no livro A Cidade de Frei Carlos, o cônego declarou: “Minha tia paterna, Missias Correia de Macedo, cortou o cordão umbilical do Padre Cícero numa casa que foi substituída pelo palácio de Dom Francisco" (referia-se ao atual Palácio Episcopal construído por Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo da diocese do Crato, visto na foto à esquerda).

E continua Padre Gomes no seu livro citado: “É corrente que, no chão em que se ergue aquele palácio, havia de fato uma casa, que foi cenário, por exemplo, da recepção do Padre Cícero quando este chegou do Seminário de Fortaleza, ordenado sacerdote, bem como das festas que envolveram a celebração de sua primeira missa. É certo que dita casa pertenceu ao major João Bispo Xavier Sobreira (...) Com sua morte a dita casa passou à viúva, dona Jovita Maria da Conceição. Seus herdeiros venderam a casa a esta diocese”.
Assim, tudo está a indicar que o Padre Cícero veio ao mundo na casinha simples, entre fruteiras, localizada no terreno onde hoje se ergue o Palácio Episcopal. Deixamos nossa sugestão para que o Governo do Ceará e a Prefeitura do Crato providenciem a colocação de uma placa, assinalando o local onde nasceu um dos mais conhecidos sacerdotes católicos do Brasil, o ilustre filho do Crato, Padre Cícero Romão Batista. É uma forma de preservar a memória histórica de Crato, tão ultrajada e descaracterizada por administradores insensíveis e de poucos conhecimentos culturais...

Certidão de Batismo do Padre Cícero

Existe na Capela Batismal da Catedral de Crato (foto ao lado a Pia de Batismo da capela) um quadro com a Certidão de Batismo do Padre Cícero – contendo a fotocópia da folha 61 do Livro de Batizados de 1843 a 1845 – onde consta:

“Cícero, filho legítimo de Joaquim Romão Batista Meraíba, e de sua mulher Joaquina Ferreira Castão. Nasceu em 23 de março de 1844 e foi batizado pelo pároco solenemente com santos óleos nesta cidade do Crato em 8 de abril do mesmo ano. Foram seus padrinhos seu avô paterno Romão José Batista e Antônia Maria de Jesus, do que para constar mandei fazer este assento em que me assino. Manuel Joaquim Aires do Nascimento”.

Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Lúcio Alcântara entra com recurso para cassar Cid Gomes


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta quarta-feira (23) um pedido de cassação do mandato do Governador Cid Gomes (PSB), e seu vice, Domingos Gomes de Aguiar Filho, por suposto abuso de poder econômico, conduta vedada e propaganda irregular nas eleições de 2010. O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) contra o governador reeleito do Ceará foi solicitado pela coligação "Para Fazer Brilhar o Ceará" que apoiou o candidato derrotado Lúcio Alcântara (PR).

A justificativa da coligação para o recurso é que a coligação do governador Cid Gomes montou um esquema de propaganda irregular antecipada ao período eleitoral. Segundo cita a coligação, a estratégia consistia em propaganda institucional com a utilização de outdoors e placas em todas as 3.800 obras públicas, com o objetivo de mostrar “um futuro bem próximo em face de tais obras”. A coligação de Lúcio Alcântara afirma que, no horário eleitoral gratuito, a campanha de Cid Gomes fez propaganda de uma fábrica de calçados, “com o claro objetivo de obter recursos financeiros” para a campanha eleitoral".

A coligação sustenta que foram distribuídas camisetas com o número do candidato, realizada propaganda irregular em muros, fora do padrão permitido pela legislação eleitoral, além de propaganda ilegal durante o carnaval fora de época em Fortaleza, o Fortal, que mobiliza em torno de 100 mil pessoas em cada um dos quatro dias de realização. Os candidatos teriam exibido faixas, cartazes e outros tipos de propaganda. Entre outros pontos, o recurso aponta ainda a realização de despesas de campanha vedadas, da utilização de aeronave oficial na campanha e da realização de obras “com o único fim de obter votos das comunidades carentes, mediante abuso do poder político”.

Pede, por fim, a cassação do governador e seu vice, a marcação de nova eleição para governador e a fixação de multa máxima.

Fonte: Portal Verdes Mares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato recebe comitiva do CONPAM para inauguração da casa sede do Sítio Fundão


Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, o Governo do Estado do Ceará por meio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- CONPAM a Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE, realizarão na próxima terça-feira, dia 29, às 9 horas, a inauguração da Casa Sede do Parque Estadual Sítio Fundão, no bairro Seminário, dentro da Programação da Festa Anual das Árvores que tem como objetivo disseminar em todo o Estado uma consciência para a importância da árvore e as questões ligadas ao meio ambiente. Ao todo, 53 municípios serão contemplados com uma extensa programação desse evento que começará no dia 28, segunda-feira e irá até o próximo dia 31.

O presidente do CONPAM, Paulo Henrique Lustosa explica que a desapropriação do Sítio Fundão realizada em 2008, foi de fundamental importância, uma vez que, neste sítio, foi criado um Parque Estadual para preservação da área, que apresenta rica biodiversidade e mata nativa, inclusive, espécies remanescentes da Mata Atlântica. Além do patrimônio ecológico, o local dispõe de um engenho de pau, puxado a bois, desativado há 50 anos e uma casa de taipa de 2 andares, ambos reestruturados para receber visitantes.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - A Rodovia da Morte em Crato


Crato - O cruzamento da Av. Pres. Kennedy com a Av. Perimetral norte ( Rodovia Thomaz Ostherne ) está se tornando o cruzamento da morte em Crato. Moradores das proximidades relatam acidentes quase diários naquele local e nenhuma providência é tomada por parte das autoridades de trânsito. Estações de TV já realizaram reportagens, entrevistas, inúmeras pessoas já pediram providências e o problema continua. O local é uma rodovia estadual, portanto, o departamento de trânsito da cidade ( DEMUTRAN ) não possui jurisdição ali. Ontem à tarde aconteceu mais um acidente, que por uma mera coincidência eu passava pelo local na hora, quando uma moto que saía do conjunto Dr. Antenor ( segundo locais ) chocou-se contra um automóvel. Felizmente, dessa vez não houve vítimas fatais, mas as imagens podem ser perturbadoras para alguns. Há pouco mais de hum mês, a comerciante Cynthia Mendonça perdeu a vida nas proximidades, quando sua moto foi colhida violentamente por um automóvel que vinha de Juazeiro.

Já está passando do tempo das autoridades tomarem uma providência, colocando mais sinalização, e o mais necessário: Um semáforo. Ali se trata de zona Urbana, com escolas, padarias, e onde milhares de pessoas residem. Esta clássica omissão das autoridades está causando muita irritação na população do Cariri, pois nós pagamos impostos e ao cidadão é garantida a segurança. Não vamos deixar que mais este trecho seja tomado pelo DESCASO característico dos órgãos de trânsito que não faz porcaria nenhuma para resolver os problemas. Vejam por exemplo, outro local perigoso: Em frente ao ATACADÃO. Ali é outro local de acidentes constantes. O que será que esses incompetentes têm na cabeça que não servem nem para regular o trânsito convenientemente nas nossas cidades, garantindo a segurança necessária à população ?

COBERTURA FOTOGRÁFICA

O Trecho da Morte em Crato. Cruzamento da Av. Pres Kennedy com Av. Thomaz Ostherne:

Image4

A grande quantidade de veículos torna o local o maior candidato a acidentes

Image1

Hoje à tarde, aconteceu mais um:

Img_5728

Após cerca de 45 minutos, a equipe de resgate chega ao local

Img_5751

Por questões humanitárias, o Blog do Crato não divulga fotos das vítimas, nem nomes dos envolvidos. Nossa reportagem é para chamar a atenção das autoridades para o problema.

Img_5755

O Dr. Gil Sena ( Delegado de Polícia Civil ), passava coincidentemente pelo local, e prestou socorro à vítima, ajudando bastante, controlando o trânsito, e tomando todas as providências necessárias para agilizar os procedimentos. Parabéns, Dr. Gil !

Image2

Mas o local é mesmo perigoso. Apenas enquanto eu fazia as fotos, presenciei "quase acidentes", quando inúmeros veículos tiveram que se desviar de outros em alta velocidade para evitar colisões. Este é um trecho em que acidentes são apenas questão de minutos...

Img_5818

Aqui, um "herói" tenta atravessar a movimentada rodovia

Image6

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é empossada



A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher cratense tomou posse na tarde de ontem, em reunião na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta. Por dois anos a equipe estará à frente dos trabalhos em prol da defesa dos direitos da mulher, no município. São nove integrantes. Cinco serão indicadas pelo poder público municipal. Representantes de diversos órgãos estiveram presentes à solenidade de posse. A diretoria foi repassada formalmente por Verônica Carvalho, ex-presidente, que ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos junto às mulheres. A integrante do Conselho Mara Guedes, destacou a presença histórica de mulheres que têm desenvolvido a tarefa de contribuir com as atividades do Conselho da Mulher e a luta contra a violência, que ela ressalta como necessária. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, salientou a importância de um trabalho institucional e de parceria com o conselho, que não por acaso, segundo ela, conta em sua atual diretoria com professoras da URCA. A presidente atual é a Professora e Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, e a Vice-Presidente, a Professora Doutora, Zuleide Queiroz, do Departamento de Educação da Universidade. A eleição para a nova diretoria, composta por representantes do poder público, sociedade civil e entidades não governamentais, aconteceu na última sexta-feira, data e, que ocorreu Seminário com cerca de 200 participantes, em que foi abordado o crescimento da violência contra as mulheres na região. 25 foram assassinadas somente no ano passado.

Fonte: PMC

QUARESMA, TEMPO DE REFLEXÃO - Por Maria Otilia


QUARESMA: TEMPO DE REFLEXÃO E COMPROMISSO

Podemos afirmar, categoricamente, que “quem não tem resposta para a morte, também não tem resposta para a vida”. E ainda: “quem não tem sentido para o sofrimento, não tem sentido para a alegria”. Todos desejamos viver e com alegria! Essa loucura de viver e querer ser feliz terá sentido na justa bondade do Criador. Ele nos escolheu para si. Daí sua resposta para nós: “renuncie o mundo”!

Quaresma é isso: renunciar e superar as tentações malignas (isto é, do mal) que existem no mundo. Durante quarenta dias, Jesus Cristo vai travar uma luta espiritual em nossa alma. Será que Ele vai vencer? Qual é a tentação ou o mal que está enraizado em nossa alma, o qual a torna doente e debilitada na fé, na esperança, no amor, no perdão, na paz? Nestes quarenta dias e quarenta noites, esse será o nosso exercício espiritual. Uma espécie de retiro em nós mesmos, com Jesus Cristo. Ele já é vitorioso. Venceu o pecado e a morte. Daí nossa caminhada e batalha espiritual até a grande celebração da Vigília Pascal, onde se acenderá, em nós, a luz nova do Ressuscitado.

Neste ano, a quaresma também traz uma proposta de sublime consideração, com a Campanha da Fraternidade. Ela pede a reflexão e atitudes, visando ao bem comum do nosso planeta. Diz a bíblia que um “abismo atrai outro abismo”. A falta de respeito à vida, à pessoa humana, contaminou a natureza e o nosso planeta. Infelizmente a ganância pelo o lucro exagerado com que as indústrias de mineração, o agro negócio, o desmatamento de florestas, a poluição do ar com gazes tóxicos, e a matança de animais fazem com que pensemos que o nosso planeta está “gemendo como mulheres em dores de parto”. Será um aborto? Uma nova vida que nasce? Estamos pensando: que mundo e que condições sociais vamos deixar para as futuras gerações? Na verdade, gostaríamos também de perguntar: “que tipo de filhos estamos criando para o mundo futuro? Formamos-lhes a consciência da preservação do meio ambiente e da ecologia mundial? Somos apenas projetos ou somos pessoas comprometidas com o projeto de vida do Criador? Afinal, somos parceiros e não, donos da vida!

Quaresma tempo de reflexão e conversão. Busquemos a Deus!

Padre José Carlos Frederice
Postado por Maria Otilia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Semana de Prevenção e Combate à Tuberculose realizada em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato está desenvolvendo de 21 a 26 de março, a Semana de Prevenção e Combate à Tuberculose. O trabalho foi iniciado este mês com a sensibilização dos profissionais de saúde e a realização de atividades de prevenção e combate à doença. A divulgação a respeito da campanha tem sido intensificada por meio das ações com os profissionais de saúde nos bairros da cidade e também nas rádios locais, além da afixação de cartazes em locais públicos e instituições estratégicas. O trabalho de busca ativa também tem sido enfatizado, além de mini palestras sobre sinais e sintomas em várias comunidades.

No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. A cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem com este agravo no mundo. Sinais da doença: febre, tosse, perda de peso, dores torácicas.Todos nós devemos ficar atentos para esses sintomas e procurar o posto de saúde mais próximo para realizarmos o exame de escarro. A tuberculose tem cura! No próximo sábado, esse tema será abordado durante o programa na Rádio Educadora, com o Dr. José Flávio Vieira. ( Na Foto, Dr. Cícero França, secretário de Saúde ).

Fonte: PMC

Parabéns, José Milton Arraes ! - Muitas Felicidades !


http://farm4.static.flickr.com/3305/3283042039_e304f5c83c.jpg

Sabe porque eu não me canso de mostrar e de ver essa foto ? Porque nela existe um ato verdadeiro de amor. A filha Camila Arraes faz aquilo que eu gostaria de fazer no dia de hoje: Dá um forte abraço naquele a quem muito admiro por inúmeras qualidades fundamentais ao ser humano: Dignidade, Honestidade, Respeito, Educação e Senso do Dever. Trata-se do nosso querido José Milton Arraes, que está aniversariando no dia de hoje, dia 24 de Março, segundo nos informa o seu filho Ernani Brígido.

José Milton foi uma das primeiras pessoas a se tornar colaborador do tipo "patrocinador" mesmo, do Blog do Crato. Apostou nessa idéia, e assim como Jair Rolim, Carlos Eduardo Esmeraldo e Mônica Araripe, são os sustentáculos do nosso Blog. Mas não é somente isso. Como todos os humildes, não gosta de aparecer, nem de bajulações. Ele jamais teria nos dito a data do seu aniversário, e é por isso mesmo que fazemos questão de ressaltar aqui em letras não tão garrafais como deveria, porém verdadeiras, de coração. Meu caro José Milton Arraes, receba todo o nosso carinho, a nossa solidariedade, os nossos agradecimentos, e desejamos votos de vida longa e plena de saúde, muita saúde mesmo, PAZ, Harmonia e Sucesso. Faltam até adjetivos para elogiá-lo, mas aqueles melhores, residem no nosso coração e na alma dos verdadeiros amigos.

Feliz Aniversário, em nome do Blog que você ajudou a construir e manter !

BLOG DO CRATO
Dihelson Mendonça - Administrador

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Assessores de Gaddafi podem ter contatado os EUA, diz agência


Onda de Revoltas Denis McDonough, conselheiro do presidente americano, Barack Obama, deu a entender nesta quarta-feira que assessores do líder líbio, Muammar Gaddafi, contataram o governo dos Estados Unidos para explorar uma saída à crise na Líbia.

'Não me surpreenderia que, sob pressão intensa (...) alguns tenham tentado estabelecer contatos em busca de saídas. Não vou entrar em detalhes, e estou certo que entenderão', declarou o conselheiro para Segurança Nacional à rede de televisão MSNBC. Um alto responsável americano revelou que o departamento de Estado foi contatado várias vezes, até o início desta semana, por autoridades líbias como o chanceler Mussa Kusa e Abdallah Senusi, cunhado do coronel Khadafi e um de seus chefes de inteligência.

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Técnicos retomam operações na central nuclear de Fukushima


Os técnicos da usina nuclear de Fukushima Daiichi retomaram na manhã desta quinta-feira (noite de quarta no Brasil) as operações de resfriamento e conexão dos reatores do sistema na rede elétrica, informou a Agência de Segurança Nuclear japonesa. Os trabalhos haviam sido suspensos na tarde de quarta-feira após ter sido detectada uma fumaça preta que saía do reator 3, o única das seis da central que usa como combustível uma perigosa mistura de urânio e plutônio.

Segundo a Tokio Electric Power (Tepco), que administra a central nuclear, na manhã de quinta-feira a fumaça já não era visível, por isso foram retomados os trabalhos para ligar a eletricidade aos sistemas do reator e das bombas que refrigeram o núcleo e a piscina que contém o combustível usado. Os engenheiros desconhecem o motivo da fumaça escura, mas não foi detectado fogo ou um aumento nos níveis de radiação. No entanto, a televisão "NHK" mostrou imagens do começo da manhã de quinta-feira nas quais era possível ver colunas de fumaça branca, aparentemente vapor, saindo dos reatores 1, 2, 3 e 4.

Esta é a primeira vez que vapor branco sai da unidade 1, que sofreu uma explosão de hidrogênio um dia depois do terremoto do dia 11 que afetou os sistemas que estabilizam a central. Nesta quarta-feira, a temperatura do reator 1 subiu bastante, mas por enquanto não foi detectado uma piora da situação, que parece mais estável graças aos trabalhos de injeção de água e à chegada dos cabos de eletricidade aos 6 reatores. A central nuclear de Fukushima Daiichi foi atingida no último dia 11 por um terremoto seguido de um tsunami de 14 metros que interrompeu o fornecimento de energia e provocou o colapso na refrigeração dos reatores, após a paralisação das bombas d'água. O sistema de emergência, que utiliza geradores a diesel, também caiu.

RADIOATIVIDADE

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse na quarta-feira ter sido informada pelas autoridades japonesas de que as taxas de radiação na usina de Fukushima Daiichi estão caindo, mas que a contaminação por iodo e césio em áreas próximas aumentou. A posição atualizada da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) foi anunciada no mesmo dia em que o próprio governo japonês pediu que crianças com menos de um ano não consumam água da torneira em Tóquio. Em seu informe, o especialista Graham Andrew, ligado à agência, disse que um dos trabalhadores empenhados em evitar um desastre na usina nuclear no Japão foi exposto a uma alta dose de radiação que pode elevar o risco de câncer.

Autoridades japonesas também disseram à AIEA que duas municipalidades próximas da usina danificada --as de Chiba e Ibaraki-- foram alertadas para monitorar produtos de origem marinha. Altos níveis de iodo e césio radioativo foram identificados perto de pontos de escoamento de água da usina elétrica de Fukushima, "antes de diluição pelo oceano", afirmou Andrew. Autoridades japonesas fizeram na terça-feira testes de radiação na água do mar perto do local da usina, mas enfatizaram que os níveis elevados então detectados não eram motivo para preocupação.

Fonte: Folha.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara Municipal é convidada a participar de eventos


A Câmara Municipal do Crato, através do seu Presidente, Vereador Florisval Coriolano (PTC), recebeu convites dos governos Municipal e Estadual para participar de eventos, promovidos pelas duas esferas do Poder Público. Do Executivo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, o Legislativo cratense está sendo convidado para participar da II Semana C de Teatro, que será aberta, amanhã, prosseguindo até o dia 27 deste mês. A programação consta de entrega do Selo Cultural do Araripe, mesa redonda, exibição de micro série e oficinas de teatro e dança.

Já o Governo do Estado do Ceará, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - Conpam, bem como sua vinculada Superintedência Estadual do Meio Ambiente - Semace, enviou convite à Câmara Municipal do Crato, para a solenidade de inauguração da casa - sede do Parque Estadual do Sítio Fundão, dentro da programação da Festa Anual das Árvores. O evento acontecerá, às 9h, do dia 29 de março, no Parque Estadual do Sítio Fundão, no Bairro Seminário.
Outro convite que partiu do Governo Estadual, veio através da Ematerce, Escritório Regional do Crato, para participar do Encontro Estadual da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar - TRAF, que se realizará, nos dias 24 e 25 de março de 2011. No dia 24, a abertura será na Escola Agrotécnica Federal do Crato, de 08 às 17h e no dia 25, a programação continua, no Assentamento São Judas Tadeu - Fazenda Boa Vista, em Barbalha, a partir das 8h.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Acusado de atirar em congressista americana será submetido a avaliação mental


Jared Lee Loughner, acusado de atirar na congressista Gabrielle Giffords e em outras 18 pessoas em Tucson (Arizona) no dia 8 de janeiro, foi transferido a um centro médico para ser submetido a uma avaliação mental. Atirador do Arizona é alvo de novas acusações nos EUA

Os advogados de Loughner indicaram que o jovem, de 22 anos, foi transferido por ordem judicial a um centro médico penitenciário federal em Springfield (Missouri), segundo a rede MSNBC. A defesa do acusado solicitou a um tribunal de apelações que ele seja devolvido a Tucson, onde estava detido sem possibilidade de fiança. As autoridades querem avaliar se Loughner é capaz de compreender as acusações que pesam contra ele e suas consequências, assim como analisar se pode colaborar com seus advogados na defesa. Loughner se declarou "inocente" das 49 acusações federais que enfrenta pelo tiroteio cometido durante um ato público no qual morreram seis pessoas e outras 13 ficaram feridas.

O juiz Larry Burns estabeleceu para o dia 25 de maio uma audiência na qual se opinará se Loughner está capacitado mentalmente para participar do julgamento. A congressista democrata, que recebeu um tiro que atravessou o hemisfério esquerdo do cérebro, está se recuperando em um centro de reabilitação em Houston (Texas). O jovem é acusado pela morte do juiz federal John Roll e de Gabriel M. Zimmerman, que trabalhava no escritório de Gabrielle como diretor de assuntos comunitários. Além disso, pesam sobre ele acusações federais pelo assassinato de outras quatro pessoas, entre elas uma menina de 9 anos.

DA EFE ( Via Folha.com )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - O Pior pode estar por vir: Dengue do tipo 4 é detectada em três regiões após 28 anos sem registro


NE - Talvez precisemos CHOCAR mesmo a sociedade com uma imagem como essas abaixo, que mostra um quadro de Dengue Hemorrágica, que pode evoluir a óbito ( MORTE para os que não sabem o que é ), facilmente. E saber que tudo isso poderia ser evitado, se as pessoas cuidassem da prevenção, recolhendo vasilhames com água, e acabando com o vetor, o mosquito da Dengue. Esta é a única forma de se prevenir. ( Dihelson Mendonça )

http://2.bp.blogspot.com/-sOrVr0KPs5U/TYrOicXYGqI/AAAAAAAAWMs/WGLpYkKJDyo/s1600/dengue%2Bhemorragica.jpg


Quadro de Dengue Hemorrágica


Este ano, 80% dos casos registrados no Brasil são do tipo 1. Preocupação é principalmente com jovens e crianças, que têm contato com vírus pela primeira vez. A dengue do tipo 4 chegou à Região Sudeste do país. Os primeiros casos foram confirmados hoje no estado do Rio. Depois de quase 30 anos sem nenhum caso, a maior parte da população brasileira não está protegida contra o vírus. Dona Antônia de Maria já teve dengue há alguns anos e agora reconhece os sintomas que voltou a sentir: “Muita dor de cabeça, dor no corpo, vômito”, disse.

O mosquito Aedes aegypti continua fazendo vítimas no Brasil inteiro. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento do número de casos é provocado pela volta do vírus tipo 1, depois de mais de 20 anos. Este ano, 80% dos casos registrados no Brasil são do tipo 1. A preocupação é principalmente com jovens e crianças, que têm contato com este vírus pela primeira vez.

Outro vírus que voltou a circular no país e que foi registrado nesta quarta-feira no estado do Rio de Janeiro, pondo as autoridades em alerta, é o tipo 4. Segundo o Ministério da Saúde, ele não é mais perigoso do que os outros vírus, mas como só foi detectado há quase 30 anos, a maior parte da população brasileira nunca teve contato com o tipo 4 e pode pegar dengue pela segunda vez, o que representa um risco maior.

“Todos nós sabemos que, quando você tem outra dengue, já por outro tipo de vírus, quando você tem um segundo tipo, você tem uma incidência maior de uma complicação que é a dengue hemorrágica”, explica o secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes. Nos últimos meses, o tipo 4 já tinha sido registrado em Roraima, Amazonas e Pará. Na semana passada, a doença foi confirmada no Piauí. Na terça-feira, na Bahia. E agora chegou ao Sudeste. No Rio, os casos foram registrados em Niterói, Região Metropolitana. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, são duas irmãs que não viajaram nos últimos meses, o que afasta a suspeita de o vírus ter sido contraído em outra região.

Fonte: G1

Bom Dia, Crato! - Almanaque e Previsão do Tempo - 24 de Março de 2011

Bom Dia, Crato!


Previsão do tempo para hoje, dia 23 de Março de 2011: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 27 e mínima de 22 graus. Umidade Relativa do Ar, 68%. Ventos do Leste/Sudeste de até 7Km/h. O Sol nasce às 05:41 e se põe às 17:47.

ALMANAQUE

24 de março: Dia Mundial da Tuberculose.
* 1882 - Robert Koch anuncia o descobrimento da bactéria responsável pela tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis.
* 1976 - As Forças Armadas da Argentina realizam um golpe de Estado e depõem a presidente Isabelita Perón, iniciando o Processo de Reorganização Nacional.
* 1999 - Guerra do Kosovo: a Organização do Tratado do Atlântico Norte inicia o bombardeio aéreo sobre a Jugoslávia.

Nasceram neste dia…

* 1762 - Marcos Portugal, compositor e músico português (m. 1830).
* 1874 - Harry Houdini, ilusionista húngaro (m. 1926).
* 1930 - Steve McQueen, ator estadunidense (m. 1980).

Morreram neste dia…


* 1603 - Elizabeth I de Inglaterra (na imagem) (n. 1533).
* 1971 - Arne Jacobsen, arquiteto e desenhista industrial dinamarquês (n. 1902).
* 1980 - Óscar Romero, bispo salvadorenho (n. 1917).

Bom Dia!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cristovam lamenta posição do Brasil no que diz respeito à qualidade da educação pública


[senador Cristovam Buarque (PDT-DF)]

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou em Plenário, nesta quarta-feira (23), sua preocupação com o fato de o Brasil estar mal posicionado em relação aos demais países do mundo no que diz respeito à qualidade da educação pública e às condições de vida da população. Na avaliação de Cristovam, a má classificação do Brasil em indicadores sociais, como por exemplo, no ranking mundial da qualidade do ensino público - 88ª de acordo com relatório da Unesco de 2011 - reduz bastante o significado da conquista da 7ª posição internacional em termos de tamanho da economia.

- Nós não temos o direito de chegar a R$ 3 trilhões por ano e não termos bons salários para os professores, professores bem preparados, todas as crianças na escola e todas as crianças em escolas iguais na qualidade - disse.

Em seu discurso, Cristovam comparou a situação atual do Brasil com a da época do Império, quando, durante um encontro de Dom Pedro II com o escritor Vitor Hugo, em visita do imperador à França, o escritor se negou a apertar sua mão porque disse que não cumprimentava o chefe de Estado de um grande país onde ainda havia escravidão. Cristovam lançou dúvidas sobre a sustentabilidade da atual posição da economia brasileira diante da incapacidade do país em resolver o problema social.

- Não há futuro na economia se não houver futuro na ciência e na tecnologia que a economia usa. Se continuarmos nesse ritmo, em vez de chegarmos à quarta, à quinta posições vamos, dentro de algumas décadas mais, decair outra vez, porque os outros países estão investindo em ciência e tecnologia, o que exige investimento em educação - alertou Cristovam. Em aparte, o senador Wellington Dias (PT-PI) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Cristovam.

Fonte: Agência Senado

ÚLTIMS NOTÍCIAS - STF decide que Ficha Limpa não vale para eleições de 2010

[Ministro do STF Luiz Fux deu o voto decisivo para a validade da Ficha Limpa só para as próximas eleições.]

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a aplicação da Lei da Ficha Limpa às eleições de 2010, ao analisar nesta quarta-feira (23) recurso de um candidato a deputado estadual em Minas Gerais. De acordo com a posição vencedora, a aplicação da Ficha Limpa já no ano passado desrespeita o princípio constitucional da anterioridade eleitoral, pois não houve o transcurso de um ano entre a sanção da lei - em junho de 2010 - e as eleições de outubro. Como, no início da sessão, os ministros reconheceram a repercussão geral do caso, a decisão vale para outros recursos que se fundamentem no mesmo argumento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já encaminhou mais de 30 recursos de candidatos questionando a aplicação da Ficha Limpa.

A decisão deve ter repercussão na composição do Senado e da Câmara dos Deputados, bem como nos resultados das eleições estaduais. Quatro candidatos ao Senado obtiveram, em outubro, votos suficientes para garantir uma vaga na Casa, mas acabaram sem registro, nos termos da Ficha Limpa. Ficaram nessa situação Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Jader Barbalho (PMDB-PA), João Capiberibe (PSB-AP) e Marcelo Miranda (PMDB-TO). O ministro Luiz Fux, empossado no início deste mês, votou contra a aplicação da Ficha Limpa em 2010 e, na prática, decidiu o julgamento. Todos os demais ministros mantiveram as posições manifestadas nos dois julgamentos anteriores sobre o tema, envolvendo Joaquim Roriz (PSC-DF), então candidato ao governo do Distrito Federal, e Jader Barbalho, candidato ao Senado. Neste último caso, o STF tinha decidido, após empate em 5 a 5, pela aplicabilidade da Ficha Limpa às eleições passadas.

A derrubada da validade da Ficha Limpa teve como fundamento o desrespeito ao artigo 16 da Constituição, segundo o qual "a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência".

Votaram pela posição vencedora os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Dias Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso. Pela aplicabilidade da Ficha Limpa às eleições passadas, votaram Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Brito e Ellen Gracie. Ao fundamentar seu voto, logo no início da sessão, após a fala do relator Gilmar Mendes, Luiz Fux exaltou os aspectos positivos da Lei da Ficha Limpa, que segundo ele visa a preservar a moralidade administrativa. Ele também ressaltou o fato de ser uma lei que se originou na iniciativa popular. Fux observou, porém, que mesmo nesse caso não se poderia desrespeitar uma regra constitucional e, por conseqüência, os princípios da segurança jurídica e da confiança.

- O intuito de moralidade é de fato louvável, mas estamos diante de uma questão técnica - resumiu.

A ministra Ellen Gracie, oitava a votar, mas já antevendo o resultado final, destacou que a decisão tomada pelo Supremo não derruba a Lei da Ficha Limpa, mas apenas sua aplicação às eleições de outubro.

Fonte: Agência Senado

PUBLICIDADE - Mercadinho Matos - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços


Variedade de Produtos


Atendimento




E você ainda conta com Banco Popular para pagar suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30