xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 março 2011

Uma libertação diária - Por Emerson Monteiro


Ao trilhar a senda os passos individuais, neste salão dos tesouros submersos de oportunidades intransferíveis, ainda que pretendamos fugir da responsabilidade para viver, algo cresce na raiz da gente, à medida que caminhamos. Isto são as experiências deste cinema da vida. As amostras constantes de opções e demonstrações da realização do eterno movimento nas pessoas que formam o rebanho. Multidão criteriosa de pensamentos e sentimentos fala aos nossos ouvidos segredos reveladores da missão particular desses agentes do sucesso que nós somos.

Ninguém escapa de trilhar os próprios passos. Andar em frente, cena que muda em alternativas das passadas, define bem o plano do percurso, numa estrada infinita sobre o chão comum das gerações. Esse sentido dominante envolve os aspectos da percepção humana e cala fundo na máquina de testemunhar o itinerário, propondo interpretações minhas, suas, nossas.

Durante todo tempo da jornada, os artistas espectadores do universo viajam pela vida e apresentam a si o cardápio das ações a praticar. Bem no ângulo das decisões, quando escolhemos qual caminho seguir, todos, réus e juízes das atividades, trabalham com suas próprias iniciativas. Telas e pintores fixam o gosto da criação, nos gestos que praticam, sendo, porquanto, criaturas e criadores no mesmo instante, vagando neste mar de sobrevivências diante das aparências físicas e do espaçoso desconhecido invisível.

Ditas quais palavras, grosso modo estabelecemos as culpas e elaboramos os perdões pelas faltas cometidas, aperfeiçoando o decorrer das eras no padrão definitivo que, lá um belo dia, iremos oferecer de nós às portas do Reino, dentro do processo original de tudo isto, a retornar à casa do Pai, Criador desses assuntos, causa primeira da manifestação chamada Existência, que herdamos nos lugares, papéis e produções recebidas no começo do percurso.

Por isso, querer evoluir pede efetivas providências e pulso dos que aspiram libertação do enigma continuado das histórias. A religiosidade individual, mãe de religiões dos grupos humanos em qualquer época, indica, assim, costumes bons, espíritos elevados, aspirações superiores, além da condição pura e simples de dominar as vaidades para desfazer a ilusão, no impulso libertador. Níveis amplos, conotações siderais, práticas sublimes, remédios que curam os atrasos do passado, a troco de respostas maiores e mais prudentes.

Contar essas considerações só fixadas nas plataformas da terra solicita, pois, sentimentos altivos de lutar e uma vontade forte para subir aos elevados da esperança e da fé. Espécie de técnicos da alma, os mestres falam outras linguagens; apontam renunciações e desapegos; contudo, nas ocasiões de resolver os dramas em novas tradições de si mesmo, nascem criaturas vindas do ser particular, das árvores pessoais que frutificarão durante a vida, nos dias de matéria prima e presenças permanentes em nossas mãos mágicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Morre uma das últimas grandes Divas do Cinema: Elizabeth Taylor aos 79 anos



Atriz estava internada em Los Angeles havia seis semanas. Famosa pela beleza, ela enfrentava quadro de insuficiência cardíaca.

Morreu nesta quarta-feira (23), em Los Angeles, aos 79 anos, a atriz Elizabeth Taylor. A informação foi confirmada por sua agente. Ela estava internada havia seis semanas no hospital Cedars-Sinai, com quadro de insuficiência cardíaca congestiva, que ela enfrentava desde 2004. A doença impede o coração de bombear sangue suficiente para suprir as necessidades dos outros órgãos. Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava cadeira de rodas havia mais de cinco anos para lidar com uma dor crônica.
saiba mais

"Minha mãe era uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo, com muita paixão, humor, e amor. Apesar de sua morte ser devastadora para aqueles que a mantiveram tão próxima e de forma tão querida, sempre seremos inspirados por sua contribuição duradoura", disse o filho da atriz, Michael Wilding, em comunicado. Liz, como era conhecida, teve uma vida marcada por polêmicas. Foi considerada uma das mulheres mais belas de seu tempo, com os famosos olhos cor de violeta. Seu ex-marido Richard Burton disse que eles eram "tão sexies que equivaliam a pornografia".

Tão vibrante quanto o olhar era a sua coleção de joias, que só fez aumentar ao longo de oito casamentos. Só de Burton ganhou duas de suas mais cobiçadas peças, o "diamante Krupp" e a pérola “La Peregrina”, além de um diamante em formato de coração descoberto no século 16, que pertenceu a uma das esposas do imperador indiano Shah-Jahan. Ela justificava seu apreço dizendo que “grandes garotas precisam de grandes diamantes”.

Nascida em 27 de fevereiro de 1932 em Londres, Elizabeth Rosemond Taylor teve seu primeiro papel no cinema no longa "There's one born every minute", de 1942. Tornou-se estrela de Hollywood após interpretar Velvet Brown em "A mocidade é assim mesmo" (1944), aos 12 anos.
A atriz Elizabeth Taylor em cena de 'Cleópatra' (Foto: AFP) A atriz Elizabeth Taylor em cena de 'Cleópatra'; ela era conhecida pelos olhos cor de violeta. (Foto: AFP) Também atuou em "Gata em teto de zinco quente" (1958), ao lado de Paul Newman, e em "Assim caminha a humanidade" (1956), último trabalho do ator James Dean.

Ao protagonizar o arrasa-quarteirão "Cleópatra", de 1963, tornou-se a primeira atriz a receber um cachê de US$ 1 milhão. Foi durante as gravações do longa, considerado um dos mais caros de todos os tempos, que ela se envolveu com Richard Burton, um dos seus oitos casamentos (com Burton foram dois).

Ela também venceu dois Oscars por seu trabalho em "Quem tem medo de Virgina Woolf" (1966) e "Disque butterfield 8" (1960). O último filme em que trabalhou foi "These old broads", de 2001, uma produção para a TV dirigida por Matthew Diamond. Em 1992, emprestou a voz na série animada "Os Simpsons": ela dubla Maggie no episódio em que a personagem pronuncia sua primeira palavra. Elizabeth era amiga do cantor Michael Jackson, morto em junho de 2009, e madrinha de seus filhos Paris e Prince.

O funeral da atriz está previsto para esta semana, no cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles, onde também estão sepultados Marilyn Monroe, Natalie Wood e Truman Capote.

Fonte: G1

CRATENSES, VAMOS À LUTA - Por: Pedro Esmeraldo


NE
- Compartilhamos do posicionamento do Pedrinho Esmeraldo quanto à demora na aplicação da verba de 4 milhões de reais, já liberada pelo governo federal, e eu ainda crescentaria: conseguida a duras penas pelo Prefeito Samuel Araripe em Brasília, e que está simplesmente "mofando" nos cofres do Banco do Brasil, retido pelo Governo do Estado, que está atrasando não somente esse, mas inúmeros projetos para o Crato, como se a subjugar e colocar o Crato de Joelhos perante o Governo do Estado.

Estávamos isolados em nosso gabinete e começamos matutar sobre os problemas aflitivos do Crato. Ultimamente, por capricho do destino permanecemos amargurados por causa das propostas desarticuladas, pois de vez em quando pretendem esvaziar a nossa cidade do Crato. Será que vamos acomodar-nos a essa situação conflitante, às vezes povoada pela massa governamental, visto que notamos que esse pessoal, pertencente ao poder executivo do Estado, que tem o comportamento incompatível, visa somente prejudicar a cidade do Crato? Ou então, pensamos à toa, dizendo que tudo isto não possa ter divisão de um caso que os comparsas (inimigos) pretendem fazer tirar do Crato, com o aval do chefe do poder executivo? Pois bem, assim pensamos nós, pois temos em nossa mente, visto que esse digno pessoal vive alcovitado com o pessoal inimigo do Crato e vem sorrateiramente retirar daqui o seu patrimônio que foi adquirido ao longo dos anos, sem prejudicar nenhum município vizinho.

É isso mesmo, meus amigos, todos lutam, gritam, mas o que é do prestígio para reclamar? Por que os cratenses não se unem e vêm protestar em massa contra essas injustiças que há agora? Por que os cratenses se acomodam e se conformam e ainda, não reagem com as forças e movimentos continuados a fim de impedir através do direito de cidadania e, por isso, podemos afirmar e partir para a luta com o desejo de conseguirmos o nosso objetivo que é a reaquisição dos nossos bens patrimoniais, visto que os astutos da mão ligeira nos levaram?

Todo esse movimento hostil é motivado pela falta de consideração de algumas autoridades do Estado e que tem o interesse exclusivo beneficiar o município vizinho e o Crato que caia na bancarrota. Por certo o seu maior desejo é arruinar o nosso município que desde há muito anda discriminado. Em que lugar se encontra a imprensa, o Lyons, Rotary, Diretores Lojistas, Sindicatos dos Trabalhadores, a diretoria da AFAC e finalmente toda a população cratense e os amigos e simpatizantes do Crato, solicitando que reajam diante desta situação enegrecida do Crato? Por que motivo os deputados paraquedistas que vieram açambarcar os votos dos cratenses, sumiram e não compareceram aqui a fim de comungar com o povo no dia de seu pesadelo no decorrer da tromba d’água que desabou em Crato no dia 28.01.2011? Por que senhores deputados, só lembram do Crato quando se aproximam as eleições, isto é, Crato só é lembrado quando os senhores precisam de votos?

Por que senhores, bloquearam a pequena parcela proveniente do Governo Federal destinada para amenizar o sofrimento do povo? Ah senhores, chefes poderosos do Ceará, se os senhores querem bem ao Crato como dizem, entreguem todos os nossos bens e fiquem sabendo que o Crato também faz parte do Brasil, pois pagamos impostos, talvez mais que outro município,e é menos contemplado.Levamos ao seu conhecimento que também lutamos pelo direito de soberania, desejando enfrentar os desafios que aparecem de vez em quando.

Agora lançaremos uma pergunta: que mal o Crato lhe fez a não ser sufragar seu nome por mais de uma vez para o comando administrativo do Estado? E agora querem levar a desforra distribuindo chicotadas nos lombos de seus habitantes, tirando tudo daqui e nada fazem? Que tristeza meu Deus. Obs.: Dedico esta crônica ao amigo Zé Nilton, como chamado para lutarmos juntos a favor do Crato.

Crato-CE, 21 de março de 2011

Por: Pedro Esmeraldo

O SISENJUM deve pedir desculpas a população - Por Beto Fernandes


Uma greve marcada por contradições. Assim pode ser definido o movimento paredista dos servidores públicos municipais na área de saúde, mais especificamente na atenção básica. Com todo respeito a grande maioria dos profissionais que aderiram à greve é preciso fazer uma reflexão sobre motivos, causas e consequências da paralisação.

É preciso antes de tudo lembrar que o direito de greve é legal, porém toda lei deixa claro direitos e deveres. O SINSEMJUN – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte – cometeu um festival de bobagens, que pode também ser definido como de maldade. Esta entidade com sua visão microscópica, contudo, convenientemente atua apenas com base na cobrando dos seus direitos esquecendo os seus deveres.

Pensando atingir a administração pública municipal a diretoria (?) do Sindicato dos Servidores deu um verdadeiro “tiro no pé”. Isso mesmo. Deu com os pés pelas mãos. O grande prejudicado pela greve foi o povo. A nossa gente juazeirense foi o mais prejudicado com a clara irresponsabilidade e inconsequente orientação de greve sem observar a Lei 7.783/89, a chamada Lei de Greve.

A direção do Sindicato pode alegar que cometeu a série de falhas que culminou em liminar determinando o imediato retorno ao trabalho e ilegalidade do movimento paredista por ineficiência de sua assessoria jurídica. É fato, mas também é fato que a condução do movimento foi realizada de forma pouco inteligente onde a emoção ficou acima da razão ferindo princípios éticos, e principalmente a legislação vigente.

Partindo deste ponto de vista é que algumas perguntas podem ser feitas. A quem interessava realmente essa greve? O Sindicato agiu de fato como uma entidade legitimamente preparada para representar os servidores da saúde? A série de erros na condução da paralisação é de responsabilidade da assessoria jurídica ou exclusiva dos seus diretores?

Por que tantas perguntas? Porque precisam ser respondidas! Se o objetivo era defender os interesses dos servidores porque o radicalismo em algumas reivindicações? Por que não admitiu publicamente as conquistas através das rodadas de negociações? O Sindicato defendia os servidores ou a manutenção do seu nome na mídia como uma entidade aguerrida? Os advogados teriam realmente orientado para se iniciar a greve sem notificar a municipalidade? É muita incompetência para um sindicato apenas.

O magistrado, para tomar a decisão, disse na sentença que a Procuradoria do Município anexou no pedido de ilegalidade uma série de documentos que comprovam a “inocência” ou a incompetência do SISEMJUN na condução da mobilização. Então cabe mais uma pergunta. O sindicato quis defender os servidores da saúde ou confundir a opinião pública justamente num momento em que o prefeito de Juazeiro, Dr. Santana começa o processo de recuperação da imagem de sua administração?

A liminar está datada de 16 de março. Desde então que o oficial de justiça tentava localizar a senhora Presidenta Maria José para notificá-la. Contudo não foi encontrada. Coincidentemente, sexta-feira, 18, durante o Governo Itinerante no SESC, um grupo de grevistas, orientados pela direção do sindicato, parou o prefeito e o governador para questionar sobre a greve. Ora gente a greve já tinha sido considerada ilegal. O sindicato mesmo sabendo não cientificou a categoria. Aparentemente, eu disse, aparentemente, não quis ser notificado. Por quê? Porque entre os grevistas estavam militantes de partidos de estrema esquerda que desacataram e perderam a compostura com gritos, vaias e criando uma situação que não existia.

Dá para se chegar à conclusão que os servidores da saúde na atenção básica foram manipulados, infelizmente, e não notaram que a greve foi meramente política. Prejudicaram a gestão, o prefeito Santana ou o povo? Claro que apenas o povo. Foram quase 250 mil pessoas que ficaram sem atendimento de saúde na atenção básica. O sindicato foi irresponsável ou não?

Pior que a emenda foi o soneto. Durante entrevista a uma emissora de rádio nesta segunda-feira a presidenta como sempre gaguejou demais, pensou de menos e mais uma vez mostrou no discurso algo diferente da prática. Primeiro informou que apenas hoje foi notificada pela Justiça, quando o correto seria informar que foi procurado desde a sexta-feira, porém não encontrada.

Segundo quando disse que decisão judicial não se questiona e sim se cumpre. Por que então tantos ‘mas’, ‘porém’ e ‘entretanto’ acerca da liminar? A diretoria se fez de vítima e chegou a questionar a justiça, insinuando que esta não teria poder para julgar o mérito. Houve um momento de ironia quando a presidenta fez referência à greve dos professores e comparou dizendo que ‘a Justiça parecia ter dois pesos e duas medidas’. Foram palavras dela, Maria José. Quem quiser pode solicitar uma cópia do programa e confirmar isso.

Por fim quem ouviu a citada entrevista verificou que a diretoria do “aguerrido” sindicato não estava acompanhada de sua assessoria jurídica. Certamente porque os advogados sabem que é difícil justificar o injustificável. A presidenta também não falou sobre ida de parte dos grevistas a um plantão da UPA Frei Jeremias como forma de intimidar uma técnica de enfermagem para aderir ao movimento paredista ferindo gravemente a Lei de Greve.

Com intuito de tirar o foco de seu festival de bobagens a presidenta chegou a especular a formação de um novo sindicato. E existe esta possibilidade? Por quê? O Sindicato não está legalizado? Falácia.

Felizmente está aberto um canal de diálogo entre a administração pública e os servidores. A Secretaria de Saúde e a Procuradoria Municipal sinalizam para dar continuidade às negociações. Que a diretoria do Sindicato se desarme, tenha humildade para reconhecer sua falta de habilidade na condução do processo, para não dizer incompetência. Que alguns dos seus integrantes sejam mais racionais e menos imaturos para evitar cenas ridículas como a de um grevista e manifestante que fez ato obsceno para a imprensa que fez cobertura do Governo Itinerante na última sexta-feira.

Uma foto fala mais que muitas palavras. Mobilização não combina com baixaria. A greve orquestrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais antes de ter sido para reivindicações de direito tem todas as característica de uma paralisação por motivos políticos.

O sindicato e o comando de greve têm a obrigação de fazer um pedido de desculpas formal ao povo de Juazeiro.


Por Beto Fernandes - Foto de João Carlos

Fortaleza é a capital do NE a receber mais turistas


Fortaleza vem se consolidando como destino mundial mais procurado para viagens turísticas. Entre todas as cidades do País, a capital cearense é o 4º destino mais requisitado pelos turistas brasileiros e o 6º pelos visitantes estrangeiros. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 21 de março, são da pesquisa desenvolvida pelo site hoteis.com, que considera o número de reservas em hotéis. O estudo é realizado em 111 mil propriedades em mais de 18 mil cidades em todo o mundo. Dentre todas as capitais do País, Fortaleza fica atrás apenas de cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Em quinto lugar no ranking aparece a capital baiana, Salvador. Curitiba e Recife apareceram em sexto e sétimo lugar, respectivamente.

Entre as cidades do Nordeste

Quando analisado apenas o âmbito nordestino, segundo o levantamento, Fortaleza é a cidade mais requisitada pelos viajantes nacionais. Já para os turistas oriundo de outro países, a capital é a segunda colocada entre os destinos do Nordeste, ficando atrás apenas da capital Salvador. Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o preço médio da estadia de um dia em Fortaleza registrou uma queda de -1%. Em 2009, as diárias custavam, em média, R$ 198, caindo cerca de um real no ano passado. Os dados apresentados no levantamento desenvolvido pelo Hoteis.com confirmam as pesquisas realizadas pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), que indicam um crescimento anual no número de turistas que visitam a capital cearense durante os períodos de alta estação e em datas comemorativas, quando as taxas de ocupação em hotéis passam dos 90%.

Em 2011, somente no período do carnaval, previsões feitas pela Setur indicaram que cerca de 124 mil turistas desembarcaram o Ceará, via Fortaleza. A alta estação no Estado, iniciada em dezembro do ano passado e encerrada no último dia 13 de março, registrou uma ocupação hoteleira de aproximadamente 94,5%. Para a economia estadual, as visitas ocorridas no período causaram um impacto de R$ 198,6 milhões de receita direta, resultando em mais de R$ 347,5 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo, em Fortaleza e em todo o Ceará.

Para o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, a escolha da capital cerense como um destino para visitação é reflexo de um trabalho constante de promoção do destino Ceará nos mercados prioritários, tanto nacionais, quanto internacionais. "Temos fortes ações de promoção e marketing no Estado. Além de estamos participado de forma agressiva de todos os eventos especializados do calendário do setor de turismo, estimulando a fidelização do destino Ceará como principal roteiro de compra dos viajantes", ressalta Maia.

Assessoria de Imprensa da Setur

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dilma anuncia prorrogação da Zona Franca por 50 anos


A
presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou em Manaus que já há uma "decisão política" para a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos. Hoje, a ZFM está prorrogada até 2023. "Essa prorrogação é mais que necessária. O que estamos fazendo é levantando um muro virtual de proteção da floresta e da biodiversidade", afirmou Dilma. Segundo a presidente, havia um pensamento antes dessa decisão de não estipular um período, mas optou-se por determinar por 50 anos para ter garantida a legalidade do prazo.

Dilma afirmou ainda que há uma negociação para estender os benefícios fiscais para outros Estados da região norte ainda não contemplados, com o intuito de fazer da indústria uma alternativa à destruição da floresta amazônica. Questionada sobre se há planos para a conclusão da BR-319 (Manaus-Porto Velho), a presidente disse que a obra depende da resolução de "todas as pendências ambientais".

A presidente anunciou ainda que estão "avançadas" as conversas para a Petrobras começar a explorar a silvinita em Nova Olinda do Norte, no sul do Amazonas. "Já está mais do que provado que precisamos de segurança alimentar, que passa primordialmente com a produção nacional de fertilizantes", disse. O potássio é matéria-prima para a produção de fertilizantes.

Fonte: Portal Verdes Mares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Campanhas de vacinação têm novas datas

As campanhas de vacinações este ano tiveram suas datas alteradas. A Secretaria de Saúde do Crato informa que durante o mês de abril, de 25 a 13 de maio, será realizada no município a campanha de vacinação contra a Influenza, com intensificação da vacina contra Hepatite B (1ª dose). O dia D de vacinação será 30 de abril. A população alvo da vacinação contra a Influenza será de crianças de a 2 anos, trabalhadores das unidades de saúde, que fazem atendimento para Influenza, gestantes, indígenas e idosos de 60 anos e mais. Já no caso da Hepatite B, a vacinação será para o público de 0 a 24 anos. A segunda dose da Hepatite B será no dia 18 de junho, para pessoas de 0 a 24 anos. A primeira etapa de vacinação contra a poliomielite acontece também no dia 18 de junho, com crianças de 0 a 5 anos.

Fonte: PMC

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 23 de Março de 2011


Professor da URCA recebe homenagem especial no Prêmio Ambientalistas do Ano

O Professor Doutor, Álamo Feitosa, da Universidade Regional do Cariri (URCA) recebeu homenagem especial durante lançamento do Prêmio Ambientalista do Ano – ‘Troféus Jefferson Alencar’, ‘Soldadinho-do-Araripe’ e ‘Padre Cícero Ecológico’, através da Fundação SOS Chapada do Araripe. A solenidade de lançamento da premiação aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 22, no auditório da Faculdade de Medicina, em Barbalha. O prêmio tem a finalidade de valorizar a contribuição ecológica de empresas privadas, organizações, poder público, indivíduos e da sociedade civil organizada. Professor Álamo recebeu a homenagem especial como ex-diretor da Fundação, juntamente com o Secretário das Cidades, Camilo Santana.

Inscrições para o Vestibular da URCA iniciam dia 28 de março

Será aberto de 28 de março a 25 de abril, o processo de inscrições para o Vestibular da URCA 2011.2. As inscrições acontecem somente pela Internet e haverá abatimento para os interessados que fizerem inscrições de 21 a 25 de março. Serão destinados 50% de abatimento para os alunos que concluíram todo o ensino médio em escola pública na região da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe) e de 100% para doadores de sangue, com comprovação. As provas do vestibular 2011.2 acontecem nos dias 19 e 20 de junho e o resultado será publicado no dia 15 de julho. Mais informações no site da Comissão Executiva do Vestibular - cev.urca.br, ou pelos telefone : 3102.1230/ 3102.1276. Informações CEV - Rua Teófilo Siqueira, 684. Centro – Crato-CE.

Especialização em Desenvolvimento Regional em homenagem aos 50 anos do Curso de Economia

O Curso de Economia da URCA fez 50 anos no último dia 18. Na oportunidade o corpo docente agradece as homenagens programadas pela FUNDETEC e comunica a comunidade de uma forma em geral que a sua pauta de eventos alusivos ao fato inicia-se em agosto de 2011, com oferta de curso de especialização público em Desenvolvimento Regional. Na seqüência da programação será realizado um Colóquio em Economia, cuja temática ainda se encontra em discussão no colegiado departamental, bem como o lançamento de publicações a partir das pesquisas dos professores e alunos, encontros pedagógicos a partir dos resultados do Censo do estudante 2011 e reorganização da estrutura física.

Segundo a Chefia de Departamento, a Coordenação do Curso de Graduação em Economia e a Comissão "Economia 50 anos", todas as atividades programadas deverão expressar os interesses do coletivo que forma o campo de Economia na URCA, observando os princípios de publicidade e construção colegiada que regem a universidade pública.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617 www.urca.br – Crato, 23 de março de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dengue já soma 5.534 casos em 144 cidades do Ceará


O controle de focos de infestação nas residências vem sendo realizado pelas Secretarias de Saúde dos Municípios do interior. Porém, a população deve fazer sua parte - FOTO: WILSON GOMES Pesquisa sobre vacina contra a dengue foi apresentada ontem na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Juazeiro do Norte. O crescimento no número de casos de dengue no Estado, principalmente no interior, preocupa autoridades no Estado e Municípios. O Ceará é um dos Estados no País com o maior número de casos da doença registrados. Já são 15 óbitos, um deles na Capital. Foram notificados, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no dia 18 último, 11.613 casos suspeitos de dengue, em 158 municípios. Desses, 5.534 foram confirmados, em 144 deles. Itapipoca lidera com 688 casos de dengue e dois óbitos. Desses, 29 são de dengue hemorrágica.

Das 15 mortes, três pessoas foram vítimas de dengue hemorrágica, nos Municípios de Icó, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante. Os óbitos de dengue com complicação aconteceram nas cidades de Caucaia (3), Itapipoca (2) e 1 em cada um dos Municípios de: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acarape, Quixadá, Granja e Tejuçuoca). Outros 3 óbitos foram descartados e 19 permanecem em investigação. A esperança para a prevenção da doença, por meio de vacina, para o Brasil, poderá sair do Ceará. Ontem, a pesquisadora, Maria Isabel Florindo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), esteve na Secretaria de Saúde apresentando a vacina que vem sendo testada em ratos. Os resultados têm sido promissores. Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, a pesquisa feita por meio da inoculação de proteínas do vírus da dengue em ratos tem resultados positivos na proteção contra a doença.

O resultado da pesquisa deve ser apresentado de forma sucinta também ao secretário de Saúde, Arruda Bastos, e poderá haver mais apoio do Estado para os avanços necessários até que a vacina possa ser testada em humanos. "É uma possibilidade real e factível", diz o coordenador, após a apresentação na manhã de ontem, da pesquisa. Ele destaca que haverá todo o apoio necessário, no sentido de promover melhorias de trabalho no próprio laboratório onde vem sendo desenvolvida a pesquisa. "Tive conhecimento dessa vacina apenas pela imprensa. Agora tomamos conhecimento oficial e, se for confirmada a eficácia, vai ser inédito". Também será mantido contato com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), para ver o fortalecer a pesquisa.

Enquanto isso, o Estado prepara um plano de ação intensificado de 60 dias, principalmente na área de atendimento, com aumentos inclusive no número de leitos em hospitais, enfermarias, fortalecendo a assistência e o processo de acompanhamento dos casos suspeitos. A detecção de dengue Ceará, por meio de pesquisa ativa, segundo Manoel Fonseca, tem sido mais eficaz que em outros Estados do País. Ele justifica o número de óbitos identificados da doença por conta de uma investigação rigorosa. No caso dos Municípios do interior, principalmente os 41, classificados de alto risco, a recomendação é abrir um terceiro turno de atendimento na atenção básica.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, a orientação a partir de agora é que qualquer quadro febril, principalmente em crianças, tenha assistência até o terceiro dia, para perceber se há quadro de dores abdominais intensas, queda de pressão arterial ou se a criança fica irritada ou muito violenta. Essa orientação será uma forma de verificar possíveis casos relacionados a dengue hemorrágica.

Leia mais no site do Diário do Nordeste...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - II Mostra de Artes Cênicas pelo Dia Mundial do Teatro começa amanhã, dia 24 de Março


Em 27 de março celebra-se o Dia Mundial do Teatro e por este motivo em comemoração a esta data o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva realiza a sua II Mostra de Artes Cênicas intitulada Semana C de Teatro. O Evento conta com a participação efetiva das principais Companhias de Teatro do Município do Crato como a Cia. Teatro Livremente, Grupo Ninho de Teatro, Cia. Anjos da Alegria Produções Infantis, Sociedade Cariri das Artes com o Circo do Sopé, entre outras. Além de Espetáculos a programação ainda contempla uma mesa redonda onde será feita discussões a cerca do fazer teatral na região do cariri com o “Teatro em Debate” e Palestras. O projeto traz como proposta original promover um intercâmbio entre os grupos de Teatro do Cariri, abrindo espaço para debates e reflexões sobre as diferentes linguagens teatrais encenadas atualmente. A programação será iniciada nesta quinta-feira, dia 24 de março, com a entrega do Selo Cultural do Araripe, a diretora da Sociedade de Cultura Artística do Crato – SCAC, Divani Cabral, às 9 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - EUA proíbem importação de leite e vegetais do Japão - O Brasil continuará importando


Horas após o governo japonês encontrar altos níveis de radiação em 11 vegetais provenientes dos arredores de Fukushima, local que abriga a usina nuclear danificada pelo tsunami, os Estados Unidos anunciaram que vão proibir a importação direta de certos alimentos produzidos no país. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), que regula todas as importações de alimentos, proibiu a entrada nos EUA de leite e derivados, verduras e frutas frescas das regiões japonesas de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma não submetidos a testes de contaminação radioativa.

A FDA "fará testes com os carregamentos de alimentos da área afetada. Os técnicos da FDA que operam nos portos de entrada têm sistemas de detecção de radiação disponíveis para sua segurança pessoal", disse a agência em comunicado. A medida ocorre no momento em que o próprio governo japonês decidiu proibir o consumo de leite e verduras procedentes das regiões de Fukushima e Ibaraki, devido aos altos índices de radioatividade encontrados após o acidente nuclear no nordeste do Japão. O premiê japonês, Naoto Kan, ordenou aos governadores das duas regiões que proíbam a comercialização do "komatsuna" (vegetal utilizado em saladas) e do brócolis procedente de Fukushima, assim como do leite e da salsa produzidos em Ibaraki, informou a agência Jiji Press. Ainda nesta terça-feira a Polícia Nacional do Japão afirmou que o número de mortos pelo terremoto e tsunami já chega a 9.099 em 12 prefeituras. Outras 13.786 estão desaparecidas.

BRASIL NÃO VAI PROIBIR ALIMENTOS DO JAPÃO

Ainda nesta terça-feira a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta que o Brasil não impedirá a entrada de alimentos importados do Japão devido a possível contaminação por substâncias radioativas. Segundo a agência, historicamente o Brasil só importa do país alimentos na categoria de "misturas e pastas para preparação de produtos de padaria, pastelaria e da indústria de bolachas e biscoito". Esse grupo não seria afetada pela radiação, de acordo com informação da agência.

A última compra foi realizada em fevereiro deste ano, antes portanto do tsunami e do terremoto que atingiram o território japonês e provocaram vazamentos na usina de Fukushima. No informe divulgado nesta terça-feira, a Anvisa informa que irá acompanhar as investigações das autoridades sanitárias internacionais e as futuras importações de alimentos do Japão. As autoridades japonesas detectaram por ora iodo radioativo acima da quantidade permitida em amostras de leite e espinafre. Uma das porções de espinafre analisadas tinha ainda césio 137 acima do permitido. De acordo com a Anvisa, o Japão prometeu retirar do mercado os alimentos contaminados.

Fonte: Folha.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CRATO - Alerta contra agrotóxicos - Reportagem: Antonio Vicelmo


No Cariri, a aplicação de agrotóxicos nas lavouras é feita sem nenhuma medida de segurança para o agricultor - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - Apesar do esforço da Semace na fiscalização da venda dos produtos, o comércio clandestino funciona abertamente

Crato. A falta de mão-de-obra na zona rural está obrigando os produtores a utilizarem agrotóxicos no combate às pragas e destruição de ervas daninhas. O uso indiscriminado de herbicida pode causar sérios danos à natureza. "Seu impacto para saúde e o meio ambiente tem natureza complexa e envolve aspectos biossociais, políticos, econômicos e sócio-ambientais", adverte o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Acácio Morais, lembrando que, normalmente, a aplicação destes agrotóxicos depende do acompanhamento de um engenheiro agrônomo.

Apesar do esforço da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na fiscalização da venda destes produtos, o comércio clandestino funciona abertamente. O gestor ambiental da Semace, Raimundo Alves dos Santos, informou que tem notícia de uma caminhão, procedente de Pernambuco, que vende agrotóxicos nas cidades e na zona rural do Cariri. O escritório regional da Semace dispõe apenas de dois gestores ambientais para atender a mais de 30 Municípios da região.

De acordo com a legislação, a produção, comércio e uso dos agrotóxicos dependem de registro prévio junto ao Governo Federal. Este registro, segundo Acácio, está condicionado ao grau de perigo que o produto representa para o ambiente. Não se pode registrar agrotóxicos, por exemplo, para o qual não se disponha de antídoto e método de desativação no Brasil; que possa causar doenças como o câncer e que causem danos ambientais, orienta o agrônomo.

Na zona rural, a realidade é outra. "Levando-se em consideração o custo benefício, a melhor alternativa é a aplicação dos agrotóxicos", diz o agropecuarista Maximiano Ximenes, residente no Sítio Coité, Município de Missão Velha. Ele acrescenta que é muito mais econômico o uso de herbicida para eliminar o mato do que pagar R$ 25,00 por um dia de serviço a um trabalhador rural para limpar. O problema maior, segundo Ximenes, é a falta de mão de obra. "Aqui, todos os trabalhadores rurais trabalham como crediaristas, vendendo alumínio de porta em porta. Só ficaram no campo aqueles que não tem a mínima qualificação profissional", complementa.

A lamentação de Ximenes é repetida por outros produtores da região. "Os agrotóxicos se tornaram um mal necessário. A prática é utilizada pelo próprio Governo do Estado. O plantio direto, por exemplo, um sistema orientado pelos técnicos da Ematerce, é feito com o uso de agrotóxicos. Os técnicos da Ematerce admitem que o uso do veneno foi generalizado. São poucos os agricultores que praticam uma agricultura orgânica. Eles defendem mais fiscalização na venda e consumo e, principalmente, maior controle.

Preocupado com este quadro, o Curso de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará firmou convênio com o escritório regional da Ematerce para instalação de uma Clínica Fitossanitária na região. O objetivo é identificar as doenças que atacam as plantas e preparar técnicos da Ematerce para aplicação dos defensivos agrícolas. Ao dar a informação, o gerente regional da Ematerce, Adonias Sobreira, adverte que, no momento, a aplicação de defensivos é feita sem o receituário agronômico, por decisão do produtor rural que geralmente não usa a quantidade correta nem equipamento de proteção.

O gerente regional da Semace, João Josa, informou que está sendo firmado convênio com a Ematerce para a liberação da Licença Ambiental Simplificada (LAS), um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, por meio do qual os órgãos ambientais analisam a viabilidade ambiental da localização, instalação, ampliação e operação das atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos naturais. Josa garante que a Licença Simplificada vai diminuir a burocracia. A Ematerce deve apresentar todos os documentos exigidos.
Fique por dentro Cancelamento

Pode-se impugnar e pedir cancelamento de registros de agrotóxicos, questionando prejuízos ao ambiente, aos recursos naturais e à saúde dos trabalhadores. Além disso, eles têm de ser vendidos com rótulos que informem a todos sobre seus perigos, possíveis efeitos prejudiciais, precauções, instruções para caso de acidente. Existe a classe toxicológica I (Rótulo Vermelho): produto no qual se encontram substâncias ou compostos químicos considerados "altamente tóxicos" para o ser humano.

Exemplo: agrotóxicos fosforados; classe toxicológica II (Rótulo Amarelo): produto considerado medianamente tóxico para o ser humano. Exemplo: agrotóxicos que contenham carbamatos; classe toxicológica III (Rótulo Azul): produto considerado pouco tóxico ao ser humano; classe toxicológica IV (Rótulo Verde): são produtos considerados praticamente "não-tóxico" para o ser humano.

Dificuldade

"O Governo obriga as indústrias a registrarem componentes de matérias-primas"

Adonias Sobreira
Gerente regional da Ematerce

"Falta mão-de-obra. Os trabalhadores rurais preferem ser crediaristas"

Maximiano Ximenes
Agropecuarista

MAIS INFORMAÇÕES

Semace - escritório regional
Rua Cel. Secundo Chaves, 255, Centro, Crato/ (88) 3102.1288
Ematerce: (88) 3521.1288

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

É viável a Democracia? Por: Thomas Sowell


Aos que vêem esperança nos levantes do Oriente Médio parecem supor que eles caminham da direção da liberdade e da democracia. Já se fala em “libertação” do Egito, apesar de que a maior mudança foi a de uma ditadura de um homem ser substituída por uma ditadura militar que suspendeu a constituição.

Talvez a ditadura militar seja temporária, como dizem os líderes, mas já escutamos esta música antes. O que também já escutamos, muitas vezes antes, é a suposição de que livrar-se de um governo antidemocrático significa que será substituído por outro governo, melhor e de maior liberdade.

A História, no entanto, demonstra o contrário. Depois que os Czares da Rússia foram substituídos pelos comunistas, o governo executou mais pessoas em um só dia do que os czares executaram em meio século. História bem semelhante em Cuba, quando o regime de Batista foi substituído por Castro, e no Iran quando o Shah foi substituído pelos Ayatollahs.

Não é inevitável que regimes ruins sejam substituídos por regimes piores. Mas aconteceu com muita freqüência, para que alegremente assumamos que destituir um ditador signifique um movimento em direção à liberdade e à democracia.

O fato de que os egípcios ou outros povos do Oriente Médio ou alhures desejem a liberdade não significa que estejam preparados para ela. Todos desejam a liberdade. Até mesmo os nazistas a desejavam, para serem nazistas. Eles queriam apenas que ninguém mais fosse livre.

Há poucos sinais de tolerância no Oriente Médio entre muçulmanos com pontos de vista políticos e religiosos diferentes, e muitos sinais de enorme intolerância para com os não muçulmanos.

Liberdade e democracia não podem ser simplesmente conferidas a qualquer um. Ambos têm pré-condições e mesmo nações que são hoje livres e democráticas levaram séculos para chegar a este ponto.

Se houve um tempo em que as pessoas das democracias ocidentais deveriam ser perdoadas por pensarem que as instituições ocidentais poderiam ser simplesmente exportadas para outras nações, este tempo já passou.

É fácil exportar os símbolos externos da democracia – constituições, eleições, parlamentos, etc. – mas não se consegue exportar séculos de experiência e de desenvolvimento que fizeram estas instituições funcionar. Muito freqüentemente a exportação pura e simples das instituições democráticas significou “um homem, um voto – uma vez”.

Não deveríamos supor que a nossa liberdade e forma democrática de governo possa ser líquida e certa. Os que criaram este país não o supunham.

Quando a Constituição dos Estados Unidos estava sendo escrita, uma senhora perguntou a Benjamin Franklin o que ele e outros escritores estavam criando. Ele respondeu, “uma república, senhora, se vocês conseguirem mantê-la”. Gerações mais tarde, Abraham Lincoln alertou para o mesmo desafio, ao questionar, se o “governo do povo, pelo povo e para o povo” podia ser duradouro.

Assim como há nações que ainda não desenvolveram as pré-condições para a liberdade e a democracia, existem também pessoas numa nação não têm esta capacidade desenvolvida dentro de si. O avanço em direção ao sufrágio universal ocorreu vagarosamente e em estágios.

Muitos, olhando o passado, percebem que foram influenciados contra outros.

Mas colocar o destino de uma nação nas mãos das massas analfabetas do passado, muitas sem qualquer concepção das complexidades de um governo, significa arriscar o mesmo destino de “um homem, um voto – uma vez”.

Consideramos hoje a alfabetização como garantida. Não era, no entanto, universal em todos os segmentos da população americana durante todo o século XX. O analfabetismo era norma na Albânia até os recentes 1920s e na Índia até a segunda metade do vigésimo século.

Alfabetização básica é apenas um dos ingredientes que fazem uma democracia viável. Sem um senso de cidadania responsável, os eleitores podem eleger líderes não meramente incompetentes e corruptos, mas líderes com desprezo pelas limitações Constitucionais do poder do governo, que preservem a liberdade do povo.

Já temos tal líder na Casa Branca – e uma sucessão de outros, semelhantes, pode demonstrar que a viabilidade da liberdade e da democracia não pode, de maneira alguma, ser tomada como líquida e certa por aqui.

Fonte: Farol da Democracia.
Tradução livre, pelo Farol da Democracia, do artigo de Thomas Sowel, “Is Democracy Viable?”
By Thomas Sowell

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Forças de Kadafi matam 4 crianças em Misurata


U
m médico disse hoje que Misurata, última cidade do oeste da Líbia controlada pelos rebeldes, foi atacada e quatro crianças morreram. Segundo a fonte, que pediu anonimato, tanques do governante Muamar Kadafi estão nas ruas e atiradores de elite controlam a principal rodovia da cidade, que é a terceira maior do país e fica 125 quilômetros a sudeste da capital, Trípoli.

O médico afirmou que as forças internacionais não estão implementando a zona de exclusão aérea em Misurata, uma cidade costeira. Na semana passada, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução permitindo ações militares na Líbia para proteger os civis e garantir a existência da zona de exclusão aérea.

O médico disse que nove pessoas foram mortas na manhã de hoje por disparos de atiradores de elite. Entre os mortos estão um médico e quatro crianças. "Os atiradores de elite estão por toda parte em Misurata, atirando em qualquer um que ande, enquanto o mundo está assistindo. Não há proteção para os civis", reclamou a fonte. As informações são da Associated Press.

Fonte: Portal Verdes Mares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Crato promove a Semana da Água e da Árvore 2011



A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano promove de 21 a 26 desse mês a Semana da Água e da Árvore, com o tema Águas Passadas, lições pro futuro a programação do evento será composta de reuniões, debates, palestras oficinas e atividades práticas de preservação ao Meio Ambiente. A Programação da Semana seguirá dessa forma:

DIA: 21/03 (Segunda feira)

9horas
Abertura Oficial
9horas e 30minutos

Assinatura do Termo de Cooperação entre a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano e Associação dos Agentes Recicladores do Crato - ARCC. Avançando com o Projeto Reciclação - Coleta Seletiva na administração pública. Adotando práticas de ajuste à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei N° 12.305/2010

Na Foto: Dr. Nivaldo Soares plantando uma muda
( Por: Wilson Bernardo )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Rio já tem mais casos de dengue que 2010 e 2009 juntos

O número de casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro chegou a 8.315, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A quantidade supera os valores dos últimos dois anos juntos. Em 2010, foram notificados 3.120 casos e, em 2009, 2.723. Os números só não superam o patamar atingido em 2008, quando foram registrados mais de 126 mil casos ao longo do ano.

Neste ano, seis pessoas morreram no município por causa da doença. Entre os bairros mais afetados estão Santa Cruz, com 124 casos, Anchieta, com 162, Rocinha, com 164, e Irajá, com 172.

Fonte: Yahoo Notícias

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30