xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 março 2011

Doses amargas - Por Emerson Monteiro

Diante de alguns desses acontecimentos recentes que chegaram aos nossos pousos em forma de matérias televisivas, perguntas se misturam com desencantos. Onde antes havia segurança técnica e bonitas paisagens, cresceram ondas de gravetos sacudindo a tranquilidade relativa de populações inteiras. Mares e chãos reverteram ordens estabelecidas no país silencioso, pondo para vagar sem destino atônitos sobreviventes.

Espécie de susto parece tomar conta dos noticiários, numa sucessão de atividades naturais imprevistas, quando as indagações tradicionais ainda nem respondiam as nuvens de inocência das mentalidades, por isso dominando o espetáculo do momento. Chuvas, marés, tremores de terra, e, para completar a bizarrice dos medos atuais, usinas atômica expelem radioatividade no céu; além de queda, coice. Tudo o que os japoneses menos queriam, depois dos dramas medievais de Hiroshima e Nagasaki, aos fins da Segunda Guerra, seria lidar, outra vez, com aquela maldade tenebrosa das chagas invisíveis que intoxicam os ares.

Outro dia, no consultório do dentista, uma professora explicava, a propósito das mudanças do clima da Terra, avaliando existirem interesses secretos na divulgação das supostas transformações da natureza, na intenção de alarmar para o uso indiscriminado dos recursos originais. Grupos dominantes reservariam a si o domínio desses recursos; o restante da humanidade ignora seus frutos e benefícios. Enquanto isto, a mídia alimenta o pacto da ignorância das massas.

Paro e penso o quando seres humanos caminhariam distantes do controle desses fenômenos naturais. A casa comum do Planeta às vezes dá sinais de exaustão e indica sérias mudanças além das previsões oficiais. Gelo derrete nos polos, rios secam abaixo das médias conhecidas, tragédias impõem custos de vidas humanas, secas, deslizamentos e inundações trocam de lugar nas colinas quando menos esperados, uma série de ocorrências exóticas no clima que sacoleja as bases do eterno, forçando apreensões e ocasionando sustos.

Filosofar numa fase destas virou exercício de conformação, reconhecimento das urgentes necessidades dos aspectos religiosos da cultura. Há milênios, as civilizações impõem as suas normas aos fatores da Terra, sem, contudo, acreditar pudessem atingir os limites da tolerância. Porém nesse turno, quando impactos chegam quase em tempo real aos restaurantes, lares, supermercados, a cores de cristal líquido, no mínimo levam arrepios a percorrer espectadores desconfiados, nas tamanhas reviravoltas impacientes, tragédias anunciadas que afundam o palco de onde muitas verdades saíram para bem longe de grandes certezas agora abandonadas.

A competência e a grandeza ética do bravo senador pernambucano Cristóvão Buarque – por Napoleão Tavares Neves (*)


Reputo o senador Cristóvão Buarque uma das poucas eminências do nosso Senado Federal: culto, competente, ético e inteligente, dentre outros títulos. Recentemente, ao cruzar por um esperto repórter – nos corredores do Congresso Nacional – recebeu do mesmo a inteligente e embaraçosa pergunta:
– Como o Senhor está sentindo ser colega de Tiririca como integrante da Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional?
Resposta precisa, inusitada e perspicaz do eminente senador Cristóvão Buarque:

– O Tiririca poderá prestar um grande serviço à instrução nacional naquela comissão, bastando dizer porque motivo não se alfabetizou no seu Estado do Ceará...
Resposta maiúscula, profunda e abrangente com múltiplos desdobramentos e veladas críticas ao sistema educacional brasileiro! Cristóvão Buarque é sempre assim: preciso, oportuno e ético, acertando um tiro mortal no âmago do problema enfocado. Quem sabe, sabe e faz! É catedrático de cidadania...

(*) Napoleão Tavares Neves é médico, escritor, cronista, historiador e memorialista. Reside em Barbalha.

Carta a Pedro Esmeraldo – Por Helder Macário de Brito - Postado por Magali Esmeraldo

Pedro, meu prezado amigo: Tenho lido muitos dos seus escritos e, em quase todos você deixa transparecer o seu grande amor pelo Crato. Neles você fala das riquezas e belezas do município, mas clama a todos, segui-lo no seu intento de resolver os inúmeros problemas que ele tem e deixa à mostra o seu desapontamento por nada poder fazer sozinho. Há uma razão muito forte para esse amor tão grande; é que o Crato inspira e merece amor por parte dos seus filhos autênticos e você é um deles. Aliás, o Crato, atualmente está precisando muito do amor e da atitude dos seus filhos de verdade.

Eu, que não nasci aqui, mas como se filho fosse do Crato, quero bem ao município, à cidade, ao povo e, exatamente como um dos seus filhos mais fervorosos, vejo o quanto ele está lento em sua caminhada e o quanto realmente está precisando de todos os seus filhos.

Como você, eu não gosto quando vejo o descaso pela cidade, pelo município, e quando vejo a cidade, como que esquecida, quando a vejo perder tanto do seu patrimônio, perder oportunidade, perder posições na corrida para o desenvolvimento em todas as áreas, entre as cidades da região, perdendo assim até força econômica, não gosto quando vejo a cidade, a cada dia perder força política, quando vejo a cidade deixar de ser socorrida de imediato, quando se abatem sobre ela, catástrofes como a de há pouco, quando vejo o povo ser enganando por promessas, demagogias ou migalhas, com pequenas obras que são construídas apenas próximas às eleições, justamente para enganá-lo, e não gosto quando vejo a cidade, o município e o povo, perderem a sua autonomia.

Fico triste quando penso em certos assuntos que a meu ver, são da maior importância, são o ponto chave para quase tudo de bom que nos poderia acontecer, mas que, infelizmente, nunca são tratados. São de fatos alguns, os tais assuntos, mas eu gostaria de referir ao principal, aquele que, só muito bem pensado, se a sociedade o encarasse com muita seriedade, iria, certamente, resolver muitos problemas que nos atinge e atrofiam, além de nos beneficiar com o que precisamos e merecemos. Falo do assunto que diz respeito à política.

Acompanho, guardando uma certa distancia, naturalmente, o que sempre acontece quando se aproximam as eleições. Percebo, logo de inicio, que tal assunto dado a sua importância, não deveria ser tratado apenas quando se aproximem as campanhas eleitorais, vejo que as pessoas mais ligadas ao assunto ficam aguardando providências de pessoas alheias ao município, como se não tivessem autonomia para tratá-lo, vejo as lideranças esfaceladas, engafinhando-se em lutas que só dificultam o entendimento e trazem a divisão das forças e fico triste quando vejo, às vezes, o povo sendo utilizado como massa de manobra.

O que acontece aqui à época das campanhas, eu acho até de certo modo, vergonhoso. Vemos muito dos nossos políticos em verdadeira peleja, cada um querendo mais exibir o seu potencial com a devida preocupação com o povo pensando mais nos seus próprios interesses, fazendo inclusive acordos com políticos de outros municípios, numa manifestação muito potente de descaso pelos nossos próprios valores, vejo a cada dia, nosso prestígio, perante as autoridades superiores se esvaindo, somos carentes de lideranças, poderíamos contar com forças poderosas a nível municipal estadual e federal, mas só desentendimento acontece, justo na época quando o entendimento deviria prevalecer.

Acho que por tudo que acontece, nós pagamos muito caro, pois o que resta, o que fica após o tudo que parece uma orgia, é, exatamente o que aí está à mostra, nós e o Crato entregues ao “deus dará”.

As nossas lideranças, os nossos partidos políticos, nossas entidades de classe, associações, clubes de serviços, sindicatos, câmaras de comercio, enfim a sociedade, todos deveriam atentara para isso, dar outro rumo a tudo que acontece porque, assim, no futuro, iríamos com certeza auferir vantagem com que há muito não contamos.

O Crato é considerado uma cidade culta, civilizada, mas será que a nossa cultura não nos permite entender que o prestigio de um povo depende muito da força política que ele tem? Será que a nossa cultura não nos faz entender que ao vermos nossos votos negociados, o comprador negociou, comprou, pagou, recebeu e por isso não terá mais nenhum compromisso conosco, e isso nos torna muito enfraquecidos e desprestigiados? Será que a nossa cultura não é suficiente para sabermos que precisamos votar em candidatos da terra ou absolutamente comprometidos com ela, para termos então, representantes legítimos e assim mais forças política? Será que a nossa cultura não nos mostra uma maneira de mudarmos este tão triste estado de coisas?

Eu acho imprescindível que mudanças aconteçam e, sem querer ser pretensioso, eu arriscaria a apontá-las, reunindo tudo na palavra união.

Seria necessário que, todos os envolvidos no processo se despojassem de todo e qualquer interesse, que não o de município e seu povo com interesse suprapartidário, se organizassem, se unissem, discutissem os problemas, escolhessem nomes de pessoas inidôneas competentes, vinculadas ao povo para submetidos às eleições, viesse ocupar os diversos cargos de vereador, prefeito, deputado estadual e federal. Assim, teríamos quem defendesse com firmeza e legitimidade os nossos interesses, certamente, viríamos resgatados os nossos valores e o nosso prestígio, resgatada a nossa condição de povo autônomo e assim, reconquistaríamos a nossa tão necessária força política.

Poderá até parecer visionária essa idéia, mas que outra nos levaria a mudar a situação em que nos encontramos atualmente? Acho que há esse caminho e caso não consigamos percorrê-lo, ficaremos marcando passo, vendo as “carruagens passando” rumo a lugares onde a sociedade organizou-se, uniu-se e está pronta, tanto com para defender-se de acontecimentos infaustos, como para receber cada vez, mais benefícios para o seu progresso e sempre mais, bem estar para seu povo.

Eu acho Pedro que devemos abrir mais os olhos, devemos fazer valer os nossos direitos, devemos unir nossas forças, cobrar dos políticos mais dignidade e respeito, exigir deles a união pelo Crato e deveremos, com muita consciência, muito cuidado, muito respeito, muita seriedade, muito amor à terra, exercer o nosso direito de votar com liberdade escolhendo nossos próprios candidatos, porque, só assim, eu acho, que nós conseguiremos mudar a nossa realidade.

Sei que você pensa como eu e, bom seria que muitos outros que usam jornais, blogs, meios de comunicação, também pensassem e levantassem juntos a mesma bandeira.

Quem sabe não se desencadearia um grande movimento em prol de tudo o que o Crato precisa para retomar o seu verdadeiro caminho?

Eu torcerei por isso.

Hélder Macário de Brito

Nota: Hélder Macário de Brito foi prefeito do município de Campos Sales e é irmão do ex-prefeito do Crato, Dr. Humberto Macário de Brito. Atualmente reside em Crato.

OMS diz que não há indícios de radiação se espalhando do Japão


PEQUIM (Reuters)
- O representante da Organização Mundial da Saúde na China disse nesta quarta-feira que não há indícios de uma dispersão internacional significativa da radiação a partir de uma usina nuclear no Japão, danificada pelo terremoto de sexta-feira.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) gostaria de assegurar aos governos e ao público que não há indícios neste momento de qualquer dispersão internacional significativa de sua usina nuclear", afirmou em comunicado Michael O'Leary, representante da OMS na China.

"Rumores estão circulando por mensagens de texto e outros meios sobre uma nuvem de radiação ameaçadora se espalhando pela Ásia e para além (do continente) a partir das instalações nucleares danificadas do Japão", acrescentou.

"Incentivamos os governos e o público a tomar medidas para impedir esses rumores, que são prejudiciais à moral pública."

(Reportagem de Ben Blanchard) - Reuters

Quem precisa parar a polícia, que se precisa??? - Por: Samuel Duarte Siebra


Desde que foram criadas, as forças policiais tem como premissa, salvaguardar os interesses públicos do estado e se os estado for burguês, consequentemente de toda a burguesia e os chamados pequenos burgueses que formam nossa sociedade capitalista.

Os profissionais de segurança seguem pela sua formação, militarizada as mesmas doutrinas do regulamento obsoleto e arcaico do Exército Brasileiro que insiste sobre as forças coercitivas das armas e de seus generais em não considerarem a Constituição de 1988, quando se trata do seu artigo 5º, muitas das garantias individuais e coletivas são aberrantemente desrespeitadas, afinal a Constituição Cidadã não chegou e nunca chegará aos regulamentos das policias militares do Brasil enquanto perdurarem um modelo de polícia apartada da sociedade, embasada no militarismo.

Uma das resoluções aprovados na última conferência nacional sobre segurança publica no ano de 2009 foi a desmilitarização das polícias e a unificação das mesmas, mas para quem interessa a permanência da força policial militarizada, orá, lógico que é o mesmo estado! , manter sobre o tacão do regulamento e do medo, homens e mulheres trabalhadoras que vêem seus direitos constitucionais e humanos espoliados a todo instante nas casernas brasileiras. A Permanência desse modelo de se fazer segurança públicas alimenta a corrupção interna, o corporativismo e a manutenção do fisiologismo do oficialato que não abre mão dos deleites e garantias que seus postos lhe dão sobre os “ seus” subalternos.

A chamada classe das praças a mesma classe que heroicamente tem insistindo em deixar registrada sua indelével marca na história, seja com o movimento liderado pelo marinheiro João Candido, "o almirante negro”, que paralisou o Rio de janeiro na famosa revolta da chibata,seja pela gloriosa participação dos brasileiros nos conflitos internacionais da 2º Guerra Mundial, é a mesma classe explorada por décadas na sua força de trabalho, e quanto mais o tempo passa mais se vê manifestar-se as injustiças.

Nos dias de hoje, por exemplo, esses policiais, são obrigados a conviver com uma escala de trabalho exaustiva, e um salário base de R$ 80,00, Chamado de soldo, some-se a isso um modelo de escravidão laboral que força o policial militar a aderir a uma escala de oito horas diárias para ganhar o valor de horas extras de serviço prestado. A gratificação do RONDA DO QUARTEIRÃO nada mais é do que horas extras, se acaso o policial, adoecer ou mesmos entrar de férias esse quantitativo não será pago e muito menos contabilizado para sua seguridade social quando do período de sua ida para a reserva, quando vai.

Torna-se iminente darmos o tom do debate sobre essas questões, se quisermos de fato uma segurança publica, Republicana e que atenda aos interesses do desenvolvimento social,político e humano de nossas comunidades.

Prof. Samuel Duarte Siebra

FESTA DA MENTIRA - no Pink Floyd Bar


Comemorar o dia da mentira? Normalmente esse dia é comemorado enviando-se alguma mentira para alguém. São brincadeiras feitas para se rir depois do efeito da mentira. As brincadeiras, algumas delas às vezes bastante pesadas, fazem alguém que a recebeu ficar com cara de bobo. No entanto vimos que a data está um pouco esquecida, ou "não se fazem mais Dia da Mentira como antigamente!". Pensando nisso, a Sertão Pop Produções resolveu reavivar a data, mas de uma forma diferente. Não mais com "mentiras verdadeiras" ou chacotas, mas sim com muita diversão e alegria.
Para isso programou a "FESTA DA MENTIRA", numa alusão à data. Cotratou as duas melhores bandas de rock, pop e blues do Cariri cearense, e utilizou o material gráfico para brincar de mentirinha. No cartaz diz que a festa será aberta pelo saudoso Chacrinha, e que bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Beatles, etc, e artistas como Michael Jackson, Tim Maia, Cássia Eller e outros, estarão presentes na festa. As bandas que farão o som da festa são NIGHTLIFE E LOS THE OS, porém no cartaz diz que elas não estarão na festa. Tudo mentira, é claro. A única verdade é que o som vai rolar e será uma noite muita divertida. Outro detalhe do cartaz da festa é a presença do personagem "Pinóquio", personagem infantil de Walt Disney que dá ênfase à brincadeira.

O Japão ao Deus Dará - Medo de radiotividade provoca fuga de Tóquio


NE - Confirmado ontem à noite pela CNN, os últimos trabalhadores da usina deFukushima foram retirados do local. Não se sabe ainda se irão retornar, se irá ser empregada troca de turnos de funcionários, etc. Ao que parece, o problema é mais grave do que se pensava, e os níveis de radioatividade nas proximidades continuam a subir. Repórteres que fazem a cobertura passaram a usar contadores "geiger" pendurados no pescoço, a fim de monitorar os índices de radiação. Cerca de 450.000 pessoas estão em abrigos. O pânico começa a tomar conta do Japão sob uma real possibilidade de contaminação radioativa pelo Césio 137, que é capaz de se infiltrar no solo, contaminar alimentos e contaminar o ser humano, causando a longo prazo, Cânceres.

Reator nuclear volta a pegar fogo no Japão

Técnicos haviam contido primeiro incêndio em reator 4, do complexo de Fukushima. Autoridades confirmaram na manhã desta quarta-feira (16) no Japão (ainda noite de terça-feira em Brasília) um novo incêndio no reator 4 da central nuclear de Fukushima. O incidente ocorre horas depois de o fogo ser controlado.

Uma série de problemas graves afeta a central de Fukushima, localizada a 250 km a nordeste de Tóquio, desde o terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira (11). Todos os seis reatores apresentam problemas, sendo que quatro deles já pegaram fogo e dois estão superaquecidos. Desde então, cada um dos reatores 1, 2 e 3 registrou uma explosão, assim como o 4, que no momento do terremoto estava em manutenção. Essa explosão, provocada nesta terça-feira (14) por hidrogênio, iniciou um primeiro incêndio que perfurou o teto do edifício desse reator. Esse primeiro incêndio foi apagado nesta terça-feira pelo Exército americano.

Medo de radiotividade provoca fuga de Tóquio


A usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tremor, está a 240 km a norte de Tóquio. Autoridades disseram que a radiação na capital do país estava 10 vezes acima do normal à noite, mas não era o suficiente para prejudicar a saúde. Mas a confiança no governo está abalada, e muitas pessoas se preparam para o pior.

Várias pessoas deixaram Tóquio nesta terça-feira, e moradores permaneceram dentro de suas casas em meio a temores de que a radiação de uma usina nuclear atingida pelo terremoto da última sexta-feira afete uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo. O número de mortos por causa do terremoto e dos tsunamis que atingiram o nordeste do Japão chegou a 3.373 nesta terça-feira, segundo a polícia japonesa.

Fonte: R7

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Chávez suspende programa nuclear da Venezuela


NE - Até o Chavez se mostra mais inteligente do que o Governo Brasileiro, que segue contramão do mundo, continuando a explorar a energia nuclear, quando até mesmo paises desenvolvidos como a Alemanha e a Suíça já pensam em abandonar os seus programas de energia atômica. A coisa no Brasil é tão "esculhambada", que fizeram uma simulação de acidente nuclear na usina de Angra dos Reis, e a população nem se mexeu, e alguns sequer sabiam que tipo de alarme era aquele. Ô Brasil desorganizado! Um país desses ainda mexe com energia atômica; Uma criança brincando com fogo. E nesse caso, o fogo, literalmente, é só uma questão de tempo...

O presidente Hugo Chávez anunciou nesta terça-feira a suspensão do projeto para a construção de uma usina nuclear na Venezuela, após o grave acidente ocorrido na central japonesa de Fukushima. "Determinei ao ministro (da Energia, Rafael) Ramírez o congelamento dos planos que promovíamos e os estudos preliminares sobre o programa nuclear pacífico venezuelano", anunciou o presidente em ato público divulgado pela TV estatal.

A Venezuela firmou em 2010 um acordo com a Rússia para construir sua primeira central nuclear, um decisão que irritou os Estados Unidos. "O que ocorreu nas últimas horas é extremamente perigoso, para todo o mundo, porque apesar da grande tecnologia que tem o Japão, olhem o que está acontecendo com alguns reatores nucleares...", disse Chávez.

DA FRANCE PRESSE

Sobral de Cima ! - Metrô de Sobral: Obra começa por remodelação de linha existente


Nota do Editor - Parece que precisamos eleger um Governador da cidade do Crato. Quem sabe assim, "ALGUMA COISA BOA" o governador possa trazer para cá...


A construção do Metrô de Sobral começa pela remodelação da Linha Sul, trecho que aproveita a linha de cargas já existente. A empresa que vai executar a obra do Metrô de Sobral, Engexata Engenharia Ltda, está atualmente montando suas instalações e deve começar a obra até o fim de março. A segunda etapa da obra será o trecho da estação Grendene até a Estação Coração de Jesus e o terceiro estágio da Coração de Jesus até a Estação Cohab III, passando pelo Junco. O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão e terá dois ramais.

A Linha Sul terá 6,4 quilômetros, com seis estações (Sinhá Saboya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). A Linha Norte terá 5,7 quilômetros e cinco estações (Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III). Os dois ramais formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço, realizada no último dia 4.

O Metrô de Sobral será operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) de 2 carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel. O sistema obedece a todas as normas de acessibilidade, com sinalização vertical e horizontal, placas táteis de sinalização para deficientes visuais e apoio para cadeirantes e idosos nos corredores, rampas e banheiros.

O projeto do Metrô de Sobral surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar as cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios. Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos estão sendo feitos na cidade, como a consolidação do polo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do polo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional.

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Hospital do Cariri: inscrições para seleção de diretores começam nesta quarta-feira (16)


O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) lança nesta quarta-feira (16) o edital de seleção para o preenchimento dos três cargos de direção do Hospital Regional do Cariri, que será inaugurado no próximo dia 9 de abril, às 19 horas, pelo governador Cid Gomes. A seleção será realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). As inscrições já começam nesta quarta-feira e vão até o dia 23 de março. Podem ser feitas pela Internet, através do site da ESP-CE (www.esp.gov.br) A seleção terá três fases: prova objetiva, análise curricular e análise de plano de trabalho. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer graduação para os cargos de diretor geral e diretor de gestão e atendimento, e graduação em Medicina para o cargo de diretor de processos assistenciais. O edital estará disponível a partir desta quarta-feira nos sites da Secretaria da Saúde do Estado (www.saude.ce.gov.br), da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br) e do ISGH (www.isgh.org.br).

O HRC adotará na sua administração o modelo de Organização Social (OS). O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entidade sem fins lucrativos, será responsável pela administração do Hospital Regional do Cariri, com base em Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado. O modelo é o mesmo adotado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que também tem gestão do ISGH, que, em 2002, tornou-se a primeira Organização Social de Saúde do Estado. A seleção pública para a formação do quadro de funcionários de níveis superior, médio e fundamental do HRC, concluída em fevereiro, com a divulgação do resultado final,teve participação de 12.291 candidatos para o preenchimento de 994 vagas oferecidas.

Construído pelo Governo do Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade, o HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, estrategicamente situado entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população dos 41 municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. No total, uma população de 1 milhão e 335 mil habitantes, que a partir do funcionamento do novo hospital terá assistência na própria região, sem necessidade de transferências para a Capital. O HRC, de grande porte, tem 27.126,47 metros quadrados de área construída. O investimento foi de R$ 96 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado. Desse total, R$ 65 milhões foram investidos em obras e R$ 31 milhões na aquisição de equipamentos.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Câmara Municipal do Crato presta homenagem às mulheres e inaugura Galeria de Fotos


Foi realizada nesta terça-feira, dia 15, sessão solene na Câmara Municipal do Crato, onde foi prestada uma homenagem à mulher cratense, ainda por conta do Dia Internacional da Mulher – dia 08 de março. As atuais e ex vereadoras, personalidades ilustres, representantes de diversos órgãos públicos e lideranças sindicais, foram agraciadas com placas de honra ao mérito. Após o hasteamento das bandeiras (Brasil, Estado e Crato) e a execução dos hinos (Nacional, Ceará e Município) a sessão foi aberta com a composição da Mesa Dirfetora da Câmara. Em seguida, o presidente do Legislativo, Vereador Florisval Coriolano (PTC) passou a presidência da mesa à vereadora e secretária Joana Pedroza (PSB). No início dos trabalhos foi composta a mesa de honra com a presnça da Dra Fernanda – Delegacia da Mulher do Crato, professora Meire Muniz – ex-vereadora do Município, Daniele Pinheiro Bezerra de Farias, esposa do vice prefeito, Raimundo Bezerra Filho e Beatriz Gomes – Coordenadora da Casa Liláz – escritório de Crato, uma organização feminista com sede em Fortaleza.

A vereadora Joana Pedroza iniciou as homenagens, desejando boas vindas, saudando-as e, em seguida, distribuíndo rosas com todas as presentes. A outorga de placas de honra ao mérito às dez vereadoras do Poder Legislativo Cratense foi um momento de muita emoção. Foram agraciadas personalidades como Rosa Pinheiro Esmeraldo, em memória, mandato de 1926 a 1930, tia do atual vice-presidente da Câmara, vereador Ailton Esmeraldo (PP). Maria Arraes Semeão (Dona ceicinha – em memória), enfermeira-parteira, mandatos de 1966 a 1970 e de 1971 a 1972. Ela realizou cinco mil partos. Bernadina Vilar de Alencar Costa (Dona Dandinha- em memória), professoara, poetisa e escritora. Mandatos de 1970 a 1972; de 1973 a 1977; de 1983 a 1985. Maria Isa Barreto Morais, professora e delegada de educação. Mandatos de 1977 a 1982 e de 1983 a 1989. Maria Edna Ferreira Almino Lucena, advogada. Mandato de 1992 a 1996. Meire Sampaio Muniz de Camargo, 1ª suplente. Mandato – 1993. Maria Luiza Alencar (Baísa), cabeleireira.

Mandato de 1993 a 1996, natural de Santana do Cariri. Maria de Lourdes Pinheiro Teles (Lourdes de Carlim), 1ª suplente. Professora, cumpriu mandato de 2007 a 2008. Joana Maria Pedroza Machado. Primeira suplente após a eleição de 2004, assumiu em 02 de abril de 2007, em substituição ao saudoso vereador Francisco Tavares. Em 2008, foi eleita, exercendo seu segundo mandato, ocupando, agora, o cargo de secretária da Mesa Diretora do Legislativo cratense. Maria Gomes Guedes (Mara), eleita pelo PT, 2008. Professora.

A solenidade prosseguiu com o decerramento das fotos que inauguraram a Galeria de Fotos das Mulheres. A primeira foto registra a presença de Rosa Pinheiro Esmeraldo – a primeira vereadora do Nordeste. A galeria, também recebeu uma foto da heroína Bárbara de Alencar e outra da primeira médica do Brasil, Dra Amélia Benebien.

O presidente, vereador Florisval Coriolano afirmou que estava bastante feliz em ter sedido a presidência da Câmara à vereadora Joana Pedroza e parabenizou todas as mulhres do Crato. Também fez referências à Galeria de Fotos das Mulheres, um marco da sua administração, como presidente da Câmara. A vereadora Joana pedroza agradeceu a oportunidade que os colegas proporcionaram a ela e a Mara Guedes de prestarem uma homengem a todas as mulheres do crato, bem como ao presidente Florisval Coriolano que lhe passou a presidência do Legislativo, o que acabou sendo um fato histórico.

Fonte: Câmara Municipal do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Curso de capacitação para professores da rede regular começa dia 21


A Secretaria de Educação do Município do Crato informa aos inscritos no Curso de capacitação para professores da rede regular de ensino, que a Secretaria, por meio da Unidade de Educação Especial, iniciará suas atividades no próximo dia 21 de março, das 8 horas às 16 horas. Serão 120 horas de carga horária, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. A capacitação é apostilada, presencial e com atividades extra curso.

Maiores informações na Unidade de Educação Especial. No final do curso será fornecido certificado. A equipe de trabalho é formada por: Camila Milfont , Leidiane Bessa, Wilianne Soares, Maria Odeilde Feitosa, e conta com a coordenação de Maria Margarete Santos. ( Na foto, secretário de educação do Crato, Sr. Valentim Dantas, e um aluno do Projovem Crato ).

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Novo tremor de 6 graus balança edifícios em Tóquio nesta madrugada


U
m forte terremoto de magnitude 6, na escala Richter, ocorreu às 12h52 desta quarta-feira, no horário local, na região da cidade de Chiba, no Japão, (0h52, em Brasília), fazendo com que os edifícios na vizinha Tóquio chacoalhassem de forma prolongada, informou o Serviço Meteorológico japonês. Não foi lançado nenhum alerta de tsunami e não há registro de feridos. O epicentro localizou-se no Oceano Pacífico, a 25 quilômetros de profundidade, a uns 70 quilômetros de Mito, na ilha japonesa de Honshu. Na escala japonesa, o tremor alcançou a intensidade 5 de um máximo de 7. Em Chiba, cidade vizinha a Tóquio, a intensidade foi de 5, e na capital japonesa marcou magnitude 3. Na noite de terça-feira, no horário local, outro sismo de 6 graus, na escala Richter, já havia ocorrido no sudoeste de Tóquio, com epicentro localizado na província de Shizuoka, o qual também foi bastante sentido na capital japonesa. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ciclo de palestras preventivas começa hoje em Crato



Com apoio da Secretaria de Saúde do Crato, a Unimed Cariri através do Programa Medicina Preventiva, está promovendo um ciclo de palestras preventivas. Todas as palestras acontecerão a partir das 14 horas, no Teatro municipal Salviano Arraes Saraiva. O primeiro dia de palestras será neste 16 de março, onde será enfocado o tema Atitudes para Vencer Profissionalmente – Porque uns vencem e outros não? A palestra será ministrada por dr. Eluisio Tavares. No dia 25 de abril, será realizada a palestra Assistência Pré-Hepatite A,B,C. Os ministrantes serão dr. Túlio Teixeira e dr. José Maurício.

Fonte: PMC

Câmara Municipal do Crato: Sessão Solene Para a Mulher Cratense - Por: Wilson Bernardo.


Um dia especial para a câmara Municipal do Crato, em que comemora e homenageia as mulheres cratenses, na eminente mulher de luta, Barbara de Alencar. Em seguida, homenageia as ex-vereadoras, inclusive a primeira vereadora mulher do Brasil. Pela primeira vez, por algumas horas, a presidência da casa foi outorgada pelo então presidente Florisval Coriolano à vereadora Joana Pedrosa, para que a mesma fizesse as condolências de manifestos de trabalho de homenagens, às significativas mulheres cratenses. Destaco ainda a participação da mesa da Dr.Fernanda Gomes de Matos e de Daniela Bezerra, vice-primeira dama cratense, com discursos e colocações pertinentes sobre o papel da mulher na sociedade elitista do chamado machismo brasileiro.


Teve inicio a sessão com a solene banda de musica e o pavilhão cívico ao som da banda de musica

Vereadora Joana Pedrosa, preside a mesa aos olhares atentos da Delegada Dr.Fernanda Gomes


Dr.Fernanda levantou questionamentos fundamentais, aos quais um dia especifico para as mulheres já é por si, um ato discriminatório e exclusivo. Das mulheres são infinitamente todos os dias, e altivas, como senhoras capazes de interferir nas mudanças politicas.


Flores foram distribuídas na plenária, e o Vereador Dárcio entrega placa de honra a filha da ex-vereadora Baisa


Dr.Fernanda acredita na força da mulher destemida e sonha com mudanças de posturas de mulheres submissas ao machismo que impera na formação dos preconceitos.


Dr.Daniela Bezerra, com um discurso simples mas muito significativo, nos fez refletir a luta das mulheres e mães anônimas, que lutam no campo, na periferia e no sofrimento de ver filhos nos caminhos incertos das drogas.


Ao final foi encerada a sessão ao som do hino do Crato, no entusiasmo da Prof.Meyre Sampaio Muniz

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cidade de Deus espera Obama


Para comunidade, é a chance de reduzir imagem de violência deixada pelo filme de mesmo nome

RIO - A visita de Barack e Michele Obama será uma espécie de redenção para os moradores da Cidade de Deus. O filme dirigido por Fernando Meirelles em 2002 deu fama mundial à favela. Mas as cenas de guerra do tráfico em City of God, que teve quatro indicações ao Oscar, também a lançaram um estigma sobre a comunidade. "Viramos símbolo de lugar violento", acredita Josias Oliveira, vice-presidente da Associação de Moradores, nascido na favela há 43 anos. "O nome Cidade de Deus correu mundo, mas a comunidade ficou parada. Não serviu para melhorar nada."

A chegada do primeiro presidente negro americano à favela, no domingo, 20, pode dar uma sacudida no lugar. "Torci muito para ele vir. É um negão bonito, da mesma tinta que eu. Vai ser muito bem-vindo", vibra Regina Antunes, de 59 anos, dona de uma creche que funciona em frente à quadra onde Obama e Michele vão assistir às apresentações de crianças e adolescentes da Central Única de Favelas (Cufa).

Na instituição criada pelo rapper MV Bill e pelo empresário Celso Athayde, a ordem é não confirmar a visita de Obama. Nessa terça-feira, 15, a sede da Cufa estava praticamente deserta. O recesso do carnaval só acaba na segunda-feira. "Mas domingo estaremos funcionando excepcionalmente. Estaremos na quadra com atividades de basquete, skate, teatro e grafite", avisa Athayde. "Caso eles venham, estaremos preparados." Obama será recebido por MV Bill.

Laje. Na manhã dessa terça, agentes da segurança de Obama estiveram na Cidade de Deus. Escolheram até os pontos onde vão colocar os agentes. Obama deve descer de helicóptero - em local a ser definido - e seguirá de carro até a favela. Os seguranças decidiram não colocar grades para separar o presidente do povo.

Márcia Vieira, de O Estado de S. Paulo

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 16 de Março de 2011


Alunos do Curso de Artes Visuais da URCA vão participar de exposição na Espanha com "Fertividade"

Com uma idéia na cabeça, a produção do curta "Fertividade" fez um grupo de quatro alunos do Curso de Artes Visuais da Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (Urca), estar entre os 32 países participantes de uma exposição, que irá percorrer em várias localidades da Espanha. Eles estão entre os selecionados no Prêmio de Arte Digital - Digital Art Awards Lúmen Ex 2011, da Universidade de Extremadura, da localidade de Badajoz. A exposição será aberta no próximo dia 24 de março, no Museu Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporânea (Meiac) e os estudantes estão otimistas com a participação. A turma buscará apoio para a viagem junto à Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Esta será a única representação brasileira no evento. A comunicação veio no dia 8 de março, após o processo de inscrição por meio de edital, no mês de janeiro deste ano. A seleção está entre 180 trabalhos enviados de diversos países.

"Foi uma grande surpresa para nós e é uma grande oportunidade estarmos lá representando o Estado", diz o estudante do quarto semestre do curso de Artes Visuais, Carlos Robério. Ele afirma que o curta tem 2 minutos e 50 segundos e expõe uma idéia simples, mas dentro de um contexto que envolve a fertilidade humana e do mundo, começando pela imagem simbólica de uma fecundação. "Tivemos a preocupação em simbolizar a linguagem e não fazer do contexto de entendimento algo simplório", diz Robério.

O estudante Francisco dos Santos ressalta o jogo de imagens bidimensionais e tridimensionais contido no curta. Para ele, a inserção dos símbolos sexuais é também forma de desmistificar. "Tivemos uma preocupação estética com o trabalho para não banalizar". Segundo o diretor da Escola de Artes, Fábio Rodrigues, o objetivo da exposição é consolidar um acervo de arte contemporânea, com apoio de várias linguagens artísticas junto ao museu espanhol. "Será uma oportunidade dos alunos manterem esse intercâmbio e isso dá um diferencial no trabalho que vem sendo desenvolvido e do potencial criativo desses artistas". O filme conta com a produção, além de Robério, Fábio e Francisco dos Santos, de Isís Xenofonte.

MAIS INFORMAÇÕES
Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau

Avenida Castelo Branco, 150, Bairro Pirajá, Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3571.2151

Inscrições para o Vestibular da URCA iniciam dia 28 de março

Será aberto de 28 de março a 24 de abril, o processo de inscrições para o Vestibular da URCA 2011.2. As inscrições acontecem somente pela Internet e haverá abatimento para os interessados que fizerem inscrições de 21 a 25 de março. Serão destinados 50% de abatimento para os alunos que concluíram todo o ensino médio em escola pública na região da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe) e de 100% para doadores de sangue, com comprovação. As provas do vestibular 2011.2 acontecem nos dias 19 e 20 de junho e o resultado será publicado no dia 15 de julho. Mais informações no site da Comissão Executiva do Vestibular - cev.urca.br, ou pelos telefone : 3102.1230/ 3102.1276. Informações CEV - Rua Teófilo Siqueira, 684. Centro – Crato-CE

URCA realiza aula de introdução a novos alunos, em Iguatu

A Universidade Regional do Cariri - URCA, campus de Iguatu, realizou na última segunda-feira, 14, aula de introdução à universidade aos alunos novatos dos cursos de Direito, Economia, Educação Física e Enfermagem. Com o auditório lotado de novos e entusiasmados alunos e uma mesa que contava com a presença do diretor da Comissão do Núcleo Gestor, Dr. Ivo Ferreira, o coordenador do curso de Direito, Dr. Ramon Gabriel , presidenta da FUNDETEC, Dra. Meiriane Esmeraldo, Professor Berilo Barroso, coordenador do curso de Educação Física e Dra. Aparecida, coordenadora do curso de Economia, os palestrantes deram as boas-vindas e visaram encorajar os novos alunos nesta nova etapa de vida.

O coordenador do curso de Direito, Dr. Ramon, deu as boas-vindas aos novatos contando um pouco da história do campus, como e quando foi instalado na cidade e as dificuldades que tiveram de enfrentar para conseguir a gratuidade. Ele lembrou que até o início de 2008 pagava-se uma taxa de custeio no valor aproximado a R$ 300,00.

Logo em seguida, o diretor do campus, Dr. José Ivo Ferreira, esclareceu a respeito do atraso do início das aulas. O diretor Ivo também fez apresentações em slides, divulgando imagens do Centro Multi-Institucional, que está com as obras em andamento e irá acolher a URCA, campus de Iguatu, UECE e FATEC. Ele destacou a atuação da URCA, em buscar sempre trabalhar ao lado dos alunos, como forma de transformar a vida de quem optou por uma faculdade de qualidade e gratuita.

Campus Cariri Oeste recebe mais 108 alunos

O Diretor do Campus da URCA em Campos Sales, Professor Roberto Siebra, avisa a todos os alunos desta instituição de ensino superior, que o início do período letivo 2011.1, aconteceu no último dia 14 de março, conforme determinação do calendário letivo. De acordo com orientações do calendário, os alunos VETERANOS deverão se dirigir, no período da noite, até a sede do Campus da URCA onde a programação das aulas transcorrerá normalmente com professores ministrando aulas. A novidade deste novo semestre letivo é a entrada de 108 novos alunos oriundos do último vestibular promovido pela URCA, de toda região do Cariri Oeste que está de parabéns com esta nova conquista. Maiores informações os alunos devem se dirigir a direção da Unidade e ou procurar os seus funcionários.

Seminário discute Roteiro Integrado Geopark Araripe e Assaré

O Geopark Araripe promove amanhã, 16/03, o 1° Seminário Roteiro Integrado Geopark Araripe e Assaré no SEBRAE/CE de Juazeiro do Norte, das 8h00 às 12h00. O seminário discutirá, junto a empresários e governos municipais, as ações direcionadas ao turismo no território do Geopark Araripe para 2011. Participarão do evento, empresários da área de bares e restaurantes, empresas de receptivo, Abrasel, SEBRAE, SENAC, SENAI e Secretarias de Turismo que fazem parte dos seis municípios do território do Geopark Araripe e Assaré. Também será apresentado o resultado da pesquisa feita pela Empresa Junior de Consultoria em Economia (EJUCEC), que diagnosticou as problemáticas do setor.

Confira a programação:

08h00 às 8h10- Credenciamento
08h10 às 09h45- Abertura e apresentação do resultado da parceria entre Geopark e SEBRAE, cenário e as possibilidades.
09h45 às 10h00- Intervalo para Coffee Break
10h00 às 10h20- Revisão dos objetivos e focos estratégicos para fortalecimento do arranjo produtivo local na região do Cariri
10h20 às 11h30- Divisão dos setores e execução de atividades
11h30 às 12h30- Debater e definir forma de atuação da rede (carta de princípios)

No período da tarde serão entregues os certificados aos participantes do Curso de Condutor de turismo de aventura e Geoturismo. (fonte: Assessoria de Comunicação Geopark Araripe)

Contatos:

+55 (88) 8113. 9981

www.geoparkararipe.org.br
geoparknews@urca.br

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

TEATRO PARA CRIANÇAS EM CRATO - Por: Cacá Araújo



RELEASE:
Uma adaptação da famosa história do boi mansinho, acontecida na região do Cariri que envolveu Padre Cícero e o Beato José Lourenço. A peça narra a história de um boi zebu encantado pela Bruxa Valquíria Valdete e ofertado ao Mago Carequinha que, por sua vez, doou o bovino ao líder Lorenzo, fundador da Comunidade Baixa Verde. Fábula com todos os ingredientes dos clássicos infantis: princesa e príncipe encantado, bruxa, reinado, magias. 60 min.

SINOPSE:
“O Mistério do Boi Mansinho” é uma criação coletiva, inspirada nos clássicos infantis e conta um acontecimento verídico passado no ano de 1922, entre Juazeiro do Norte e o Sítio Baixa Dantas no Crato. Um boi zebu foi presenteado ao Padre Cícero que, por sua vez, doou o bovino ao Beato José Lourenço, fundador da Comunidade Caldeirão. Esta história do Boi Mansinho ficou conhecida depois do povoado acreditar que ele era santo.

A comunidade Oitão transcreve para a cena teatral essa memória da cultura caririrense, tendo os Contos de Fadas como referência para a contextualização do fato histórico em uma fábula que contenha os ingredientes dos clássicos infantis: princesa e príncipe encantado, bruxa, reis e reinados, magia, etc.

ATUAÇÃO:
Alan Oliveira - Mago Carequinha
João Heriberto - Príncipe
Edimilson Soares - Bruxa Valquíria Valdete
Leka Lourenço - Dona Glória
Jaqueline Dantas - Sr. Lorenzo
Suzana Carneiro - Aninha
Wagner - Boi Mansinho

FICHA TÉCNICA:
Direção e Técnico de Som - Mauro César
Dramaturgia, Adereços, Cenário, Figurinos, Iluminação, Maquiagem, Música de Cena e Produção - Comunidade Oitão

REALIZAÇÃO:
Movimento Guerrilha do Ato Dramático Caririense
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato

APOIO:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Município do Crato

Pensamentos do Dia - 16 de Março de 2011


Lobo em pele de cordeiro...




"Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador."

William Shakespeare

"Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda."

Epicteto

"Os aduladores são a pior espécie de inimigos."

Tácito

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31