xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 março 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO – SONORIDADES (16/03/2011)

MANEL D´JARDIM & CONVIDADOS – ARRANJOS E FLOREIOS MUSICAIS
Foto capturada do blogue Cultura do Cariri
Manel D’Jardim, de acordo com o ponto de vista, pode ser definido como um músico endiabrado ou um músico divino; ou, talvez, a melhor definição possa ser as duas conjugadamente: um músico divinamente endiabrado. Afinal, bem e mal são faces de uma mesma moeda.
O escritor José Flávio vieira, foi por demais feliz e preciso ao falar sobre o talento e a personalidade sempre controversa de Manel D’Jardim:
“Se existem almas penadas, um poeta nosso definiu, com a genialidade única dos poetas, Manel D’Jardim é uma alma empenada. Com a mesma maestria com que empena aquela tradicional maneira de pensar e sentir a natureza, nosso artista empena o som, empena os costumes e as etiquetas, empena aquela embolorada maneira de arpejar o violão. Extremamente lúcido na sua loucura, Manel mostra a todos que a beleza e a verdade se escondem na dissonância da vida e que para transformar o planeta é preciso abrir novas sonoridades, criar novas veredas, transvê e desformar a harmonia imutável deste mundo. Seu violão derrama as pétalas das flores do jardim que floresce no seu sobrenome e na sua alma. Úmido de irreverência, prenhe de rebeldia, seu som mais desperta e fustiga que tranquiliza. É como se ensinasse a todos que a reta certamente não é o menor caminho entre dois pontos e que é preciso provar da fruta doce do bem e do mal. (...) Empenem e empinem as asas da imaginação e curtam a música sacrossantamente profana desta alma empenada”.
O programa Cariri Encantado Sonoridades vai, portanto, empenar os ouvidos, avisados ou desavisados, com a sonoridade de Manel D’Jardim & Convidados.
REPERTÓRIO MUSICAL
1. Paula e Bebeto (Caetano Veloso e Milton Nascimento)
2. Maninha (Abidoral Jamacaru e Cláudia Rejane)
Participação: João do Crato e Abidoral Jamacaru
3. Na baixa do Sapateiro (Ari Barroso)
4. Leia na Minha Camisa (Luiz Carlos Salatiel e Geraldo Urano)
Participação: Luiz Carlos Salatiel
5. Something (George Harrison)
Participação: Hélio Ferraz
6. É (Gonzaga Júnior)
Participação: Demontier Dellamone
7. Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro)
8. O Poeta (Abidoral Jamacaru e Xyco Chaves)
Participação: Abidoral Jamacaru
9. Me Deixa em Paz (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro).
Participação: Leninha Linard
10. Punk da Periferia/Rock do Segurança (Gilberto Gil)
Participação: João do Crato
11. Nossa Canção (Luiz Ayrão)
Participação: Luiz Carlos Salatiel
12. Bye Bye Brasil (Chico Buarque de Hollanda)
Participação: Zé Nilton
13. O Xote das Meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
14. Quem Fez o Mar Sofrer (Abidoral Jamacaru)
Participação: João do Crato
15. Semente do Amor (Mu e Moraes Moreira)
Participação: Rinaldo
FICHA TÉCNICA
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pelas ondas sonoras da Rádio Educadora do Cariri AM 1020.
Seleção musical e redação de Carlos Rafael Dias.
Apresentação de Luiz Carlos Salatiel.
Operação de áudio de Iderval Silva.

Código do Consumidor - Por José de Arimatéa dos Santos

O Código do Consumidor veio para ajudar todos nós consumidores. Em países sérios nem precisa por que o empresário sabe que se não atender bem em seu estabelecimento perde o freguês. A obrigação nossa é exigir bom atendimento e o que consumimos seja de ótima qualidade. Analisar os rótulos quanto ao vencimento e exigir que o produto comprado esteja de acordo com o contrato assinado por nós, os fregueses. Aqui ainda capenga o bom atendimento ao consumidor. São vários os casos que vemos na mídia de consumidores que reclamam do atendimento nas operadoras de celular, nas faltas de energia(apagões) e as agências reguladoras de vários setores da economia não dar bolas para nós consumidores. Eu pergunto quantas vezes a fornecedora de energia foi aos meios de comunicação dar satisfação das várias faltas de energia? Ou então da mesma forma a empresa responsável pela internet falou a respeito das vezes que os celulares e computadores ficam sem sinal? Vamos ficar só nesses dois casos.
Muita coisa melhorou desde o advento do Código do Consumidor e esperamos que todo cidadão comece a exercer seu verdadeiro papel de cobrar melhor atendimento nas repartições públicas e principalmente cobrar dos políticos as promessas de campanha. É também direito do consumidor exigir que sua rua esteja bem limpa e iluminada, além de melhorias para a cidade. Cuidar verdadeiramente do que é nosso. A administração pública não deve ser cabide de emprego para apaniguados e puxa sacos. Seriedade e ética. É isso que o consumidor consciente quer. Que todos os cidadãos exerçam seu verdadeiro papel de consumidor!
As datas comemorativas são muito importantes, pois assim podemos ver e analisar friamente como andam as leis aprovadas pelos legisladores. O Código do Consumidor já tem 21 anos de vigência e nesse dia 15 de março que é o dia do Consumidor merece uma reflexão em todos os sentidos. A lei é válida para valer quando o cidadão exige o seu cumprimento e nós consumidores podemos e devemos exercer de fato a cidadania ao exigir produtos e atendimento de acordo com a lei. Acredito que vale também como exercício para escolher ótimos representantes na política. Só depende de todos nós.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretários Municipais do Crato se reunirão com moradores do Alto da Penha para a resolução de problemas


O Governo do Crato através da Secretaria Municipal de Assistência Social SEMAS ,juntamente com a Associação dos Moradores do bairro Alto da Penha convidam toda a comunidade a participar de uma importante reunião que será realizada na próxima quarta-feira, dia 16 na capela Nossa Senhora de Fátima as 19 horas.

Participarão dessa reunião Secretária de Ação Social do Crato, Liduina Andrade o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Nivaldo Soares e o Secretário de Infra Estrutura José Muniz. Na ocasião serão tratados assuntos referentes aos moradores que tiveram suas casas destruídas com as chuvas, bem como as famílias da comunidade que se encontram em áreas de risco.

Durante a reunião haverão explicações sobre o aluguel social e o planejamento para que possam ser realizadas melhorias nos bairros. O Prefeito Samuel Araripe e todos os seus secretários estão diariamente envolvidos em estudos e planejamentos para que os problemas existentes na cidade sejam solucionados o quanto antes.

Moradores do Alto da Penha não deixem de participar dessa reunião, lá todos poderão tirar suas dúvidas e comprovar o empenho com que a Prefeitura do Crato vem trabalhando para sanar as dificuldades do nosso povo.

Para maiores informações podem procurar Sr. Marcondes Filho, o Tonda que é o Presidente da Associação moradores do Alto da Penha. O endereço da associação é na rua bruno de Menezes, número 287 ou pelos telefones ligar para os telefones:
9253-6437 /9253-6438

Fonte: PMC

Canal do Crato: Cid Entrou Pelo Porta dos Fundos, Mais Vai Sair Pela Culatra - Wilson Bernardo.


Por essa o Povo do Crato já devia estar esperando, só não enxerga quem tem alho pra choro e pouca grana.Na calada da noite nos levam a esperança, na calada da noite nos levam os princípios, a moral, o pão e a verba de contenção das obras do canal, e não fazemos nada. Até quando o povo do Crato vai ficar inerte aos desmandos de um Governo bairrista e sobralense de carteirinha e ao Deputado Roque que aqui obteve mais de dez mil votos, e simplesmente esconde de todos e do poder publico a visita do ilustre Governador dos compatriotas dos seus interesses políticos ?

Quer fazer Prefeito e GOVERNADOR? Mas o povo do Crato está atento, o que tu fazes aqui, a natureza poderá fazer por ti. Inúmeras obras em parceria com o poder Publico Municipal estão paralisadas, o que fazer? Vamos dar a nossa resposta no dia e na hora exata. Não podemos calar e o canal tem vozes próprias...Cadê os quatro milhões, o que não é safra para ser roça de milhões. Não se entra na casa de quem quer que seja sem bater a porta, a geladeira ficou vazia e pedras vão rolar para eles os piores dias.



Colocar a mão no queixo e contar o lucro da desgraça alheia...Ainda tem muitas verbas pra vim,estamos rindo a toa.


Ei! Deputado escondeu o Homi de nois? Seus votos não são fermentos!


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Cientistas dizem ter encontrado a cidade perdida de Atlântida


Ruínas foram localizadas no sul da Espanha por geólogos e arqueólogos. Cidade teria sido varrida por tsunami há milhares de anos. Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acredita ter encontrado a cidade perdida de Atlântida. Eles acreditam que a lendária metrópole se localize no sul da Espanha e tenha sido varrida por um tsunami há milhares de anos.

Os arqueólogos e geólogos chegaram à conclusão de que ela fica nos pântanos do Parque Nacional Doñana, a norte de Cádiz. Durante 2009 e 2010, eles utilizaram radares subterrâneos, mapeamento digital e tecnologia subaquática para rastrear o local.

“É muito difícil imaginar que um tsunami consiga entrar 100 km terra adentro, mas é exatamente disso que estamos falando”, afirmou Richard Freund, pesquisador da Universidade de Harvard, à Reuters.

A hipótese é de que os sobreviventes teriam fugido para o interior e construído novas cidades. No centro da Espanha, Freund descobriu uma série de “cidades memoriais”, feitas pelos refugiados à imagem de Atlântida, o que deu mais evidências e confiança aos pesquisadores. Eles pretendem prosseguir as escavações e os estudos na região.

“Encontramos algo que ninguém nunca tinha visto antes, o que dá um reforço de credibilidade, especialmente para a arqueologia, pois faz muito mais sentido”, acrescentou Freund. Ele lembrou ainda que há relatos de tsunamis na região por séculos, sendo o maior registrado o que atingiu Lisboa em 1755.

Fonte: G1

A Coluna da Hora - Por Emerson Monteiro


Dos logradouros cratenses que possuem mais nomes, a Praça Francisco Sá vem recebendo várias identificações conforme características que apresenta no decorrer de sua ativa história de porta principal da cidade: Praça do Cristo Rei, da Estação, das Kombis, dos Ônibus, e Praça dos Pombos. Quando cheguei a Crato, na primeira metade da década de 50, era o quadro mais bonito dentre as outras praças do centro urbano. Recepcionara, em 1926, o primeiro trem vindo de Fortaleza, data de festa gandiosa, e merecera do prefeito Alexandre Arraes de Alencar, nos preparativos das comemorações do Centenário do Município, os melhores mimos de decoração.
Entre seus Ficcus benjamim e torceras de flores coloridas, edificara alguns dos monumentos alusivos àquela fase cratense: uma fonte luminosa, de que, hoje, só restam resquícios; a Coluna da Hora; e a Fonte da Samaritana; estas belas e intactas, apesar da carência dos maiores cuidados.

A Praça da Estação cumpriu importante papel nos itinerários de minha história de infância e morador do Bairro Pinto Madeira à busca dos acessos da vida social do lugar. Escreveu não leu, cruzava seus canteiros e desviava de seus postes de ferro prateado, o que, por maior empenho dedicasse, não escaparia, certa vez, de trombar num deles e colher galo dolorido bem no centro da testa.
A edificação da Coluna da Hora, monumento de bom gosto, encimada pela imagem de Jesus em escala adaptada às proporções do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, coube construir a Alexandre Arraes, no ano de 1938, sob orientação do arquiteto-escultor Agostinho Balmes Odisio, mestre italiano responsável pelo trabalho, segundo consta numa das placas do pedestal. A execução da obra, por sua vez, ficou a cargo do mestre Vicente Marques da Silva, imaginário nascido em 06 de janeiro de 1908, na cidade de Juazeiro do Norte, e que viveu algum tempo em Crato, um dos irmãos de Raimundo Marques, Mundinho, o autor da Samaritana, inaugurada em 21 de junho de 1952, e goleador emérito do futebol de antanho, falecido vítima de acidente automobilístico num dos cruzamentos da cidade.

Dia desses, abordado por Aristides, decano personagem da AABB de Crato, ele indagava quando retornará o funcionamento normal do relógio da coluna, tão apreciado pelos frequentadores da praça, indagação esta que ora repasso aos titulares da municipalidade e responsáveis diretos pelo assunto. Dentre os registros e citações que adornam o valioso monumento, duas falam de perto à alma de nosso povo, quais sejam: Cristo reina, vence e impera, dístico gravado em latim clássico. E Sede bem-vindo, nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade, palavras bem aos moldes da grandeza desta gente alencarina.

Por: Emerson Monteiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Nova diretoria do SEEB Cariri tomou posse


N
a noite do último sábado, 12, a diretoria do Sindicato dos Bancários do Cariri (SEEB Cariri), eleita no dia 18 de janeiro, tomou posse para dirigir a entidade no triênio 2011-2014.
A solenidade teve início com a composição da mesa diretora dos trabalhos, presidida pelo diretor do SEEB Cariri Cícero Alves Correia e integrada por Antonio Lisboa Aurélio, presidente da Comissão Eleitoral; Carlos Eduardo Bezerra Marques, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Ceará e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste; Antonia Zildene Costa, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará e da CUT CE; José Ferreira Sobral, presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Crato; Mara Guedes, vereadora cratense, Antonio Ambrósio de Oliveira e Erivanda de Lima Medeiros, diretores do SEEB Cariri. Usaram a palavra, pela ordem, Antonio Ambrósio de Oliveira, Carlos Eduardo Bezerra Marques, Antonia Zildene Costa, Erivanda de Lima Medeiros e Mara Guedes. Em seguida o presidente da Comissão Eleitoral que coordenou as eleições sindicais, Antonio Lisboa Aurélio, deu posse aos novos diretores, que fizeram o juramento coletivo de dirigir o sindicato com zelo e lisura. Ao fim da solenidade, foi oferecido um coquetel aos presentes ao som de música ao vivo.

Eleição –
A nova diretoria do SEEB Cariri foi eleita em pleito sindical ocorrido no dia 18 de janeiro deste ano, em chapa intitulada “Na Luta Por Novas Conquistas”, com 87,4% dos votos válidos.

Fonte: SEEB Cariri

Prefeitura do Crato promove capacitação para os Guardas Municipais


A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Administração está realizando mais um curso de capacitação para a Guarda Municipal. O treinamento é sobre brigada de incêndio e está sendo feito com a parceria do Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário de administração Cristhiano Siebra é e de suma importância que capacitações aconteçam freqüentemente para o quadro funcional da Prefeitura, assim a qualidade do serviço melhora significativa.

Fonte: PMC

Deputado Roque cumpre agenda no Cariri com o governador Cid Gomes


Nota do Editor:
Dessa vez, vieram ao Crato e nem deram as caras ao poder municipal. É como entrar na casa de alguém sem pedir licença, abrir a geladeira e provar da comida. Governador, cadê os 30 milhões que o Sr. prometeu para a reforma da ExpoCrato ?

O deputado estadual Sineval Roque (PSB) esteve na manhã do último sábado (12/03) cumprindo agenda na região do Cariri ao lado do governador Cid Gomes e de Secretários de Estado. O parlamentar participou da inauguração do Mercado Monsenhor Murilo que vai contar com 1.052 boxes para comercialização de produtos na cidade de Juazeiro do Norte. Está previsto ainda para esse semestre, segundo o Governo do Estado, a licitação da obra do Centro Multiuso que será construído da Região.

Ainda na Região, o deputado Roque acompanhou o governador Cid Gomes e o Secretário das Cidades Camilo Santana a uma visita in loco nos pontos mais atingidos pelas fortes chuvas que caíram na cidade do Crato (CE) no dia 28 de janeiro. “A prioridade é recuperar pontes e encontrar uma alternativa para diminuir o fluxo de águas caso ocorra novas chuvas”, informou o governador.

Na Assembleia Legislativa o deputado Roque vem trabalhando para dar mais celeridade à obra. A preocupação do parlamentar é com novas chuvas. “Pode chover mais e os estragos podem ser piores. Nós pedimos ao vice-governador Domingos Filhos que na época estava como governador em exercício, para visitar os estragos e assim ele o fez. Medidas emergências e paliativas estão sendo tomadas para controlar a força das águas”, anunciou Roque. Na ocasião, o deputado ressaltou ainda que o Estado irá destinar R$200 mil para as famílias atingidas pelas chuvas para que as mesmas possam reconstruir suas casas em Crato e em Juazeiro do Norte.

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)
Assessoria de imprensa - Karol Martins /JP/CE 01938


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30