xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 março 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Terremoto e tsunami matam mais de 1.000 no Japão



http://4.bp.blogspot.com/-CJOK5NwjkXs/TXqKhkyRWnI/AAAAAAAAV8c/NLQRmxu39fw/s1600/tsunami%2Bjapao%2B650.jpg


http://2.bp.blogspot.com/-m4azfhSiXZg/TXqKhwKmCSI/AAAAAAAAV8k/lJgStyYkSZ4/s1600/japao2.jpg


TÓQUIO (Reuters) - O maior terremoto já ocorrido no Japão em 140 anos de medições atingiu na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil) a costa nordeste do arquipélago, provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho, incluindo casas, navios, carros e estruturas agrícolas. Mais de 1.000 pessoas morreram na tragédia, de acordo com a mídia japonesa. Aparentemente, as pessoas morreram afogadas. A dimensão dos danos ao longo de uma extensa faixa costeira e o grande número de desaparecidos indicam que o número de mortos pode aumentar.

Milhares de moradores foram retirados de uma área perto de uma usina nuclear na localidade de Fukushima, a norte de Tóquio, por temores de um vazamento radioativo. Autoridades disseram, no entanto, que o sistema de resfriamento não estava em nível crítico. Ressaltando a gravidade da preocupação com a usina, a Força Aérea dos EUA entregou líquido resfriador na instalação nuclear, informou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Um alerta de tsunami foi emitido ao longo do oceano Pacífico, mas países populosos da região como Taiwan, Austrália e Nova Zelândia já suspenderam o alerta. Por causa do tsunami, a população japonesa foi orientada a fugir de áreas costeiras para terrenos mais elevados. Foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência de notícias Kyodo.

Mesmo para um país acostumado a terremotos, a devastação era impressionante."Eu fiquei apavorado e ainda estou com medo", disse Hidekatsu Hata, 36 anos, gerente de um restaurante no bairro de Akasaka, em Tóquio. "Eu nunca vivi um terremoto dessa magnitude antes."

Fonte: Yahoo Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretários Municipais do Crato se reunirão com moradores do Alto da Penha para a resolução de problemas


O Governo do Crato através da Secretaria Municipal de Assistência Social SEMAS ,juntamente com a Associação dos Moradores do bairro Alto da Penha convidam toda a comunidade a participar de uma importante reunião que será realizada na próxima quarta-feira, dia 16 na capela Nossa Senhora de Fátima as 19 horas.

Participarão dessa reunião Secretária de Ação Social do Crato, Liduina Andrade o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Nivaldo Soares e o Secretário de Infra Estrutura José Muniz. Na ocasião serão tratados assuntos referentes aos moradores que tiveram suas casas destruídas com as chuvas, bem como as famílias da comunidade que se encontram em áreas de risco.

Durante a reunião haverão explicações sobre o aluguel social e o planejamento para que possam ser realizadas melhorias nos bairros. O Prefeito Samuel Araripe e todos os seus secretários estão diariamente envolvidos em estudos e planejamentos para que os problemas existentes na cidade sejam solucionados o quanto antes.

Moradores do Alto da Penha não deixem de participar dessa reunião, lá todos poderão tirar suas dúvidas e comprovar o empenho com que a Prefeitura do Crato vem trabalhando para sanar as dificuldades do nosso povo.

Para maiores informações podem procurar Sr. Marcondes Filho, o Tonda que é o Presidente da Associação moradores do Alto da Penha. O endereço da associação é na rua bruno de Menezes, número 287 ou pelos telefones ligar para os telefones:
9253-6437 /9253-6438

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Obra da Encosta do Seminário deve ser iniciada ainda neste semestre


Foi entregue ontem o edital da obra da Encosta do Seminário ao Banco Mundial, principal órgão financiador do Projeto, que será gerido por meio da Secretaria das Cidades do Estado. Até o mês de julho deste ano a obra deverá ser iniciada, se constituindo numa das mais importantes do processo de urbanização do Crato. Recentemente, o prefeito Samuel Araripe esteve realizando visita nas áreas que serão beneficiadas pelo projeto, que atingirá mais de 1500 metros, juntamente com a equipe do Banco Mundial e o secretário das Cidades, Camilo Santana, além do arquiteto responsável pela obra, Luciano Guimarães, coordenador executivo do projeto, e técnicos da administração municipal. O projeto consta no Plano de Requalificação Urbana do Crato, como praticamente todos os projetos que passaram a ser executados durante a administração do prefeito Samuel Araripe, idealizados para acontecer durante os próximos anos no Crato.

Fonte: PMC

Uma amizade infinita - Por Emerson Monteiro


Eis aqui nestas palavras uma das provas da existência do Bem supremo, a amizade dos que conhecem amigos. Só quem possui um amigo pode considerar o seu valor. Inestimável o termo de comparar os amigos, e nem precisa dizer que falo dos amigos verdadeiros, pois amigo só verdadeiro, essa tonalidade maior das referências humanas, o amigo. Quanto vale um amigo? Não há preço que possa comprar, porquanto não se acha à venda, inexiste supermercado de amigos, shopping de amigos, fábrica de amigos. Os amigos nascem no berço farto do coração; nascem, crescem e vivem para a Eternidade. Seres especiais, mutantes dos sentimentos altos da verdade, brotam nas calçadas frias das dificuldades, provam sua fibra nas solidões indesejadas e saem por cima, nos instantes críticos da jornada.

Amigos, de que gosto de falar aos meus filhos não caberem em mais do que nos cinco dedos de uma única das mãos. Uma vida é muita para tantos amigos do tanto dos dedos de uma mão. Amigos, espécimes raras e valiosas, que mantêm o silêncio até o dia em que surgem numa manhã, numa noite qualquer de sofrimento, e nos envolvem de luz e carinho, na força grandiosa do fervor que a eles pertence. A despesa reservada aos instantes da certeza em que há um pai, um irmão, um companheiro, indiferente às considerações dos elogios fáceis, entra porta adentro e preenche todos os espaços da dúvida e do isolamento.

Um amigo, uma barra de ouro brilhante. Um amigo, um tesouro ilimitado no tempo e no espaço. Um filho do Deus da bondade no crivo do interior da gente, um emissário das bênçãos superiores, divinas. Ah, que ventura reconhecer a realidade do sonho de um amigo, de uma amiga, essa dádiva inigualável de todas, imensa compreensão dos que desmancham em conforto as mágoas do desencanto. O saber sorrir, chegar junto, firmar compromissos inadiáveis, incondicionalidades e águas boas. Falar nos amigos alimenta o veio dessa confiança nos valores inesgotáveis da glória eterna do Amor. Amigos, perfume silvestre das vitórias que nutrem a alma de virtude e paz, pura leveza de presenças silenciosas e vastas, pomos de territórios doces da concórdia, ganhos vivos da plenitude.

Isso de contar algumas considerações quanto aos amigos demonstra suas potencialidades e desperta a que se continue na busca desses personagens coautores da Criação, aliados nas ações positivas, otimistas crônicos e primorosos precursores da transformação de nossos critérios em resultados benfazejos, dos avanços mundiais da vontade no que haja para reverter os quadros tristes, nas madrugadas esplendorosas das cores de alvoradas magnânimas. Vivam os amigos, as amigas, hoje e para sempre!

Por: Emerson Monteiro

Chega de Caridade de Porta de Guarda-Roupa ! - Por: Dihelson Mendonça


Vamos parar com essa hipocrisia de só doar do nosso supérfluo...



É interessante como algumas pessoas gostam de se enganar e de tentar enganar os outros. Provavelmente você já deve ter ouvido falar no termo "caridade de porta de geladeira", ou "caridade de porta de guarda-roupa", não ?

Mas você já deve ter observado casos em que pessoas , abrindo o seu guarda-roupas, e separando aquelas roupas estragadas que não desejam usar de forma alguma, e para desobstruir o armário a fim de comprar os novos modelitos das lojas, resolvem fazer caridade do entulho e do supérfluo que iria para o lixo, doando aos pobres. Ah! mas que coisa linda! Dar aos outros aquilo que não quer para si...

Na verdade, as pessoas que fazem esse tipo de coisa, estão resolvendo principalmente o problema delas mesmas, em se livrar de um fardo. Elas se enganam e tentam enganar os outros, com aquele semblante caridoso de quem faz a melhor coisa do mundo. A pergunta é: "Porque essas pessoas não pensam em doar daquilo que gostam e que necessitam no dia-a-dia?" A resposta: " Nem pensar" - Porque doar 10 reais pra quem ganha 10.000 reais não tem nada de vantagem. O difícil é não ter, e ter que ter pra dar, como já diz a letra do compositor Djavan.

Então, vamos parar com essa hipocrisia de só doar do nosso supérfluo, aquilo que não queremos mais, que não cabe em nossas casas, que não cabe mais nos nossos armários abarrotados de pertences, e vamos começar a compartilhar daquilo que verdadeiramente necessitamos no nosso dia-a-dia, daquilo que precisamos de fato. Assim, estaremos sendo verdadeiros para com todos, e sendo fraternos para com nossos semelhantes, e sobretudo, deixando de ser hipócritas, fazendo caridade de porta de guarda-roupas!

"Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres. E terás um tesouro no reino dos céus"

Por: Dihelson Mendonça

Dê um CHUTE no Traseiro da OI - Embratel lança a primeira linha fixa livre de assinatura.


Chega de Assinatura Residencial !


A Embratel está lançando o primeiro produto em parceria com a Vésper, após a aquisição da empresa há cerca de um mês. Trata-se do Livre, uma linha fixa residencial sem assinatura básica , que custa ao consumidor somente valor das ligações. O objetivo é livrar os clientes residenciais do custo da assinatura mensal, além de ser uma alternativa competitiva às concessionárias de telefonia local. O Livre estará disponível a partir dos 17 estados cobertos pela Vésper (SP,RJ,ES, MG,RS e todo o Nordeste e Norte).

O novo produto da Embratel inclui serviços especiais como secretária eletrônica identificador de chamadas, chamada em espera e instalação rápida, sem custos extras. Caso o usuário opte pelo pagamento em débito automático, ganha também 'conferência a três' e 'siga-me'. Inicialmente, serão comercializados aparelhos das marcas LG (modelos SP110, LEI 1000 e LP 1000) e Nokia, que já podem ser encontrados em redes de varejo (Extra, Eletro, Casas Bahia, Casa &Vídeo, Ponto Frio, Magazine Luiza, Lojas Maia e Yamada, por exemplo). Com o Livre, a Embratel entra definitivamente na telefonia fixa residencial, através de uma alternativa simples e barata, uma vez que a economia com o novo produto pode chegar a 60% em relação aos planos tradicionais de telefonia fixa , nos quais o cliente é obrigado a pagar a assinatura mensal.

A tecnologia utilizada é a CDMA (Code Division Multiple Access), que permite o uso de aparelhos sem fio com recursos de última geração e com alcance restrito à área da residência onde estão instalados. E agora Telemar? ( do LULINHA ?) Custo da ligação: Fixo: R$ 0,07 p/ minuto Celular: R$ 0,67 p/ minuto - Os interessados terão à disposição um call center com atendimento para o Livre pelo telefone 0800-721-2165 ou 4004-4021 (ligação gratuita). Ou o Site. FAVOR PASSAR PARA O MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEL.

O adeus à Telemar. (REPASSE SEM DÓ!!! )
CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.

Envie cópia para TODOS SEUS CONTATOS!
( Recebido por E-mail )

Recado ao J. Alcides - DESAUTORIZAÇÃO DE USO DE TEXTO


O
Sr. J. Alcides do Site Juanorte ( Aquele mesmo que atacou o Bispo D. Fernando Panico e que causou um tremendo problema para a Diocese ) andou me contactando via e-mail pedindo autorização para usar um texto da minha autoria sobre bairrismo, para seus propósitos ( o que não sei nem para que propósitos este rapaz tem em mente ). Não autorizei e não autorizo.

Agora, recebo a notícia de que o J. Alcides, mesmo sem minha autorização, se apropriou deste texto e está usando aí de forma a deturpar as palavras que eu disse para seus planos maquiavélicos. Solicito a retirada imediata deste texto da minha autoria no Site, pois não concedi qualquer autorização para seu uso.

Dihelson Mendonça

Verba de R$ 4 milhões ainda não foi aplicada para recuperar Crato – por Antônio Vicelmo (colaborador do Blog do Crato)


NE - O dinheiro foi enviado ao Crato, mas quem controla o uso dele é o governo do estado, que ao que parece, não está nem aí para reconstruir o Canal do Rio Grangeiro. Não está com pressa! - Enquanto isso, a cidade continua a se desmanchar, com 4 milhões já em caixa esperando para serem usados. O prefeito Samuel Araripe cobra uma atitude do governo do estado, para que comece logo os trabalhos de reconstrução.

Matéria publicada no “Diário do Nordeste” de 11-03-2011

Travessa Cedro, ao lado da Central de Abastecimento, foi interrompida em consequência das últimas chuvas. Além do canal, centenas de casas, passagens molhadas, pontes e calçamentos também foram destruídos -- FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Mais de um mês após a tragédia, população espera início de projeto emergencial de recuperação dos danos

Crato. As últimas chuvas caídas neste Município reacenderam o clima de medo entre os comerciantes e moradores das proximidades do canal do Rio Granjeiro. Esta semana, com uma chuva de 65mm, o canal transbordou na parte baixa, causando a interdição de uma das ruas. A população teme a repetição da tromba d´água que desabou sobre a cidade, no dia 28 de janeiro, que resultou na destruição parcial da cidade. Até agora, o Governo do Estado não aplicou nenhuma parte da verba de R$ 4 milhões, liberada pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) para execução de um projeto emergencial de recuperação dos danos causados pela enchente nesta cidade. A única providência tomada foi a limpeza do canal e das ruas que foram cobertas de lama.
Ontem pela manhã, o secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, manteve contato com as diversas Secretarias do Governo em busca de informações sobre o início das obras do projeto emergencial. As Secretarias consultadas (Cidades, Infraestrutura) e o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), segundo José Muniz, não tinham informações. A reportagem também tentou um contato com os órgãos do Governo. O DER, por exemplo, não recebeu nenhuma ordem de serviço para executar o projeto. O gerente regional, Luiz Salviano, que se encontra em Fortaleza, disse que vem sendo cobrado todos os dias. De acordo com levantamento feito pela Secretaria do Meio Ambiente do Município, 166 casas foram danificadas, oito passagens molhadas e quatro pontes deterioradas. Outros 982 metros de calçamento e 9.500 metros quadrados de asfalto arrastados pelas águas, além de 1.050 metros de rede de abastecimento d´água destruídos.

Interditada

Um mês e 15 dias depois da tragédia, a Avenida José Alves de Figueiredo, principal via de escoamento do trânsito, continua interditada. As pontes de ferro, que foram arrastadas pela enchente, não foram recuperadas. Em consequência, os moradores que residem do outro lado do canal estão prejudicados. A cada chuva, aumentam as erosões do canal. Em alguns locais, estes desgastes erosivos estão chegando às calçadas dos prédios. O prédio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que recebe diariamente mais de dois mil alunos, está a menos de três metros do buraco. A diretora, Maria Marlene Bezerra, está preocupada com o problema que não é resolvido.

Reclamação

A ponte que dá acesso à escola foi interditada ontem. O secretário José Muniz informou que as últimas chuvas arrastaram mais três blocos de concreto do canal. A Travessa Cedro, ao lado da Central de Abastecimento, foi interrompida. Os moradores reclamam de um esgoto que está despejando os dejetos no meio da rua. O prefeito da cidade do Crato, Samuel Araripe, já advertiu as autoridades sobre o risco de uma nova tragédia. A enchente aconteceu no dia 28 de janeiro deste ano, quando uma chuva de 162mm fez o canal de o Rio Granjeiro transbordar, inundando ruas e avenidas. O risco iminente foi antecipado pelo Diário do Nordeste em edição do dia 5 de janeiro.

Prejuízos

A enxurrada arrastou veículos e destruiu cerca de 500 metros de asfalto na Avenida José Alves de Figueiredo, que margeia o canal. As bombas de combustível dos postos na avenida foram arrastadas. Os postos ficaram totalmente comprometidos. Veículos em estacionamento desses locais foram arrastados pelas águas, assim como duas pontes de ferro. As outras duas pontes de concreto do local estão comprometidas e interditadas. Cerca de 200 metros de canal foram destruídos ao longo da cidade.
Inundados

Mais de 300 estabelecimentos comerciais foram inundados e postos de eletricidade arrancados. Cinco casas caíram e outras dezenas sofreram avarias. As ruas foram cobertas de lama. Máquinas e operários da Prefeitura amanheceram o dia retirando a lama que cobriu as ruas atingidas pela enchente. A água do canal foi represada no Bairro Palmeiral e se espalhou em cinco mil metros quadrados. A força das águas levou, também, toneladas de alimentos dos armazéns ao longo do canal do Granjeiro. Os alimentos ficaram represados próximo à ponte da Avenida.
Advertência

"Já adverti sobre os riscos de mais inundação. A Prefeitura não tem recursos para solucionar o problema"– Samuel Araripe, Prefeito do Crato.
Enquete
Insatisfação
"O que está faltando é vontade política e administrativa para resolver o problema, que prejudica toda a população" -- Virgínia Liduina de Souza, Professora

"Eu já estou cansada de pedir socorro para as autoridades. Não tenho para onde transferir a escola e os alunos" -- Maria Marlene dos Santos, Diretora do Ceja

MAIS INFORMAÇÕES

Departamento de Edificações e Rodovias (DER)
Rua Rodolfo Teófilo, 10/ Telefone: (88) 8803.1329; (88) 8803.1225

ANTÔNIO VICELMO
REPÓRTER

Preço do feijão tem alta de 300% no Cariri


Esta matéria é do dia 05 de Março, mas o Preço do feijão continua...


Crato. O preço do feijão carioquinha, ou mulatinho, como é conhecido na região, subiu 300% em menos de um mês. Passou de R$ 100,00 o saco de 60 quilos para R$ 300,00. Na feira do Crato, o quilo do produto estava sendo vendido a R$ 5,50, mais de R$ 300,00 o saco. Os consumidores estão alarmados com os preços. A alta do feijão surpreendeu até os vendedores.

De acordo com os dados do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos e Estatísticos (Dieese), o feijão teve uma inflação de 22,73%. Com isso, o preço de R$ 11,88 por 4,5 quilos, aumentou para R$ 14,58. O relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta queda na safra do produto. Referente à produção agrícola de outubro de 2007, comparado com o mesmo período do ano passado, o feijão (1ª safra) apresentou estimativa de 14,1%; a 2ª safra, com 19,9% e a 3ª safra com 0,9%.

O cerealista de Brejo Santo, José Bezerra de Moura, conhecido como “Zé Terra Quente”, apontado como o maior distribuidor de feijão do Cariri, explicou que a alta é atribuída à queda na oferta. Antes, o carioquinha vinha da região de Irecê (BA). Hoje, está vindo de Minas Gerais. O consumidor está pagando o frete e a escassez, uma vez que a colheita começou agora.

A produção regional é insignificante. Só dá para o consumo doméstico. Os invernos irregulares, segundo técnicos da Ematerce, são as principais causas da queda na produção. “A situação será normalizada no mês de janeiro, quando aumentar a produção”, acredita Terra Quente. O próprio cerealista não comprou o feijão de Minas Gerais. Ele justificou que, com este preço não tem mercado. “Só quem está comprado e, mesmo assim, em pequena quantidade, são os supermercados para vender a meia dúzia de ricos.”

“Com o quilo de feijão a R$ 5,50, o pobre não chega nem perto”, diz o agricultor Francisco Pinheiro, acrescentando “que só compraria se fosse para remédio, em caso de doença grave”. Com 65 anos de idade, Pinheiro diz que nunca viu o produto nesse preço. “Até mesmo o feijão de corda está ficando distante da mesa do pobre. O saco de 60 quilos subiu de R$ 100,00 para R$ 160,00”. O feijão carioquinha é um dos mais tradicionais grãos consumidos no Brasil. Ele é rico em ferro e por isso, é uma fonte valiosa de energia. É um produto selecionado eletronicamente e maquinado pois, através deste procedimento, são eliminados os grãos defeituosos e quebrados.

Existe no Brasil uma grande variedade de tipos e, quase sempre, com maior teor vitamínico que o feijão preto, que é o tipo mais usado na cozinha brasileira. Do vermelho ao fradinho, do branco ao jalo, as opções são muitas. Conforme o tipo, variam os tamanhos dos grãos e os sabores.

Antonio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Governo do Estado entrega primeira etapa da Rodovia Padre Cícero


O governador Cid Gomes entrega nesta sexta-feira (11) a primeira etapa das obras de restauração e pavimentação da rodovia Padre Cícero, encurtará os trajetos atualmente existentes entre a Capital e o município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri. A solenidade de entrega dos 50 quilômetros de pavimentação da CE-153 acontece às 19 horas, em Banabuiú, com a presença do Governador; do secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele; do superintendente da Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Quintino Vieira, além de lideranças da região.

Com 50 km de extensão, a obra compõe uma das etapas a serem asfaltadas da Rodovia Padre Cícero, que liga Fortaleza a Juazeiro do Norte, via Quixadá, Banabuiú, Solonópole, Orós, Cedro, Lavras da Mangabeira e Caririaçu, perfazendo um total de 500,08 km. Os traçados já existentes do trecho Fortaleza-Juazeiro são mais extensos, sendo 552 km, via Russas, Jaguaribe, Icó, Milagres e Barbalha e 526 km, via Quixadá, Mombaça, Iguatu e Farias Brito.

O trecho da CE-153, que liga Banabuiú a Solonópole, recebeu investimentos de R$ 26 milhões do Governo mediante o Programa Rodoviário Ceará III, celebrado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os trabalhos foram executados pela Construtora Terrabrás e fiscalizados pelo DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra). O reflexo das obras será sentido no melhor deslocamento de pessoas e mercadorias, com benefícios diretos para os municípios de Banabuiú, Solonópole e Jaguaribe.

Rodovia Padre Cícero


A Rodovia Padre Cícero compreende a pavimentação dos trechos Caririaçu-entroncamento com a rodovia BR-230 (Rodovia Transamazônica), de 49,90 km de extensão, cujos trabalhos estão em execução; a restauração do entrocamento da CE-282/Lima Campos-Orós, com 19,70 km, também em execução; o trecho Solonólope-Nova Floresta-Orós, de 68 km, em fase de conclusão; e o trecho Banabuiú-Solonópole, de 50 km de extensão, já concluído e que será entregue nesta sexta-feira. O investimento nestes trechos chega a R$ 94,6 milhões. Os trechos recebem os serviços técnicos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, bueiros, pontes e proteção ambiental. Todas as estradas estão recebendo pavimentação do tipo Tratamento superficial Duplo (TSD).

A previsão de entrega das quatro etapas das obras de pavimentação e restauração de 187 quilômetros da via deverá acontecer antes dos festejos em homenagem a Padre Cícero, que atingem o ápice em novembro. Quando concluída a rodovia passará por 18 municípios, como Pacatuba, Banabuiú, Solonópole, Jaguaribe, Orós, Cedro, indo até Juazeiro do Norte, reforçando a infraestrutura voltada ao turismo religioso da região, como a romaria de Padre Cícero, de Nossa Senhora das Candeias, ambas em Juazeiro do Norte; e a festa de São Pedro, em Caririaçu.

O TRAJETO DA RODOVIA PADRE CÍCERO

- A Rodovia Padre Cícero foi concebida por meio do somatório de trechos da CE-060, da CE-368, da construção de 50 km da CE 153, e da CE- 385.
- Saindo de Fortaleza segue-se pela Avenida Godofredo Maciel, pelo bairro do Mondubim, indo até a rodovia CE-060, pelo município de Maracanaú, ainda na Região Metropolitana de Fortaleza;

- De Maracanaú, segue-se pela rodovia CE-060 passando por Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Capistrano, Itapiúna, chegando ao município de Quixadá ;

- De Quixadá, o percurso é pela CE- 368 com destino ao município de Banabuiú;

- A partir dali, na rodovia CE-153, passa-se pelo distrito de Cangati antes de chegar em Solonópole, distante 378 km de Fortaleza;

- De Solonópole, o motorista continua pela CE-153, percorrendo os distritos de Nova Floresta e Amêndoa no município de Jaguaribe, até Orós, passando por Lima Campos em (Icó);

- Ainda na CE-153, chega-se ao município de Cedro e atinge-se a localidade de Mangabeiras, em Lavras da Mangabeira.

- De Quitaiús segue-se pela rodovia CE-385 até Caririaçu. Dali, pela CE-060, são cerca de 22 km até Juazeiro do Norte.
Municípios beneficiados: Maracanaú, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Aracoiaba, Capistrano, Itapiúna, Quixadá, Jaguaretama, Banabuiú, Solonópole, Juaguaribe, Orós, Icó, Cedro, Lavras da Magabeira, Caririaçu e Juazeiro do Norte.

Assessoria de Imprensa da Seinfra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Inscrições para o Vestibular da URCA iniciam dia 28 de março


Será aberto de 28 de março a 24 de abril, o processo de inscrições para o Vestibular da URCA 2011.2. As inscrições acontecem somente pela Internet e haverá abatimento para os interessados que fizerem inscrições de 21 a 25 de março. Serão destinados 50% de abatimento para os alunos que concluíram todo o ensino médio em escola pública na região da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe) e de 100% para doadores de sangue, com comprovação. As provas do vestibular 2011.2 acontecem nos dias 19 e 20 de junho e o resultado será publicado no dia 15 de julho. Mais informações no site da Comissão Executiva do Vestibular - cev.urca.br, ou pelos telefone : 3102.1230/ 3102.1276

CEV
Rua Teófilo Siqueira, 684
Centro – Crato-CE

Fonte: URCA

Outras notícias da URCA do dia de hoje


Abertas as inscrições para Especialização em Direito Previdenciário e Trabalhista

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-PRPGP, juntamente a Coordenação do Curso de Especialização em Direito Previdenciário e Trabalhista, da URCA, informa que estão abertas as inscrições para a II turma do mesmo. MAIORES INFORMAÇÕES: 8807-9838 - ANA FELÍCIA.

Módulo da Especialização em Biologia e Química será de 1º a 3 de abril

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-PRPGP da URCA, juntamente a Coordenação do Curso de Especialização em Biologia e Química informa, que as aulas do 1º módulo serão realizadas nos dias 01, 02 e 03 de Abril do ano em curso. MAIORES INFORMAÇÕES: 8807-0977 - PERPÉTUA SOCORRO.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617 www.urca.br – Crato, 11 de março de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Projeto de reforma das praças do Crato prestes a ser iniciado


O
projeto de requalificação das principais praças da cidade do Crato passou por licitação e as obras devem ser iniciadas ainda este mês na cidade. O projeto é uma obra do Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal tem a parceria da Prefeitura Municipal do Crato. A administração do Crato, para ser contemplada com o projeto, teve que realizar obras de drenagem das áreas para receber as novas reformas. Com isso, o município investe em uma de suas grandes potencialidades que é o turismo. O investimento previsto é de R$ 6 milhões. Estão incluídas no projeto a praça da Sé, Siqueira Campos, São Vicente e a Cristo Rei. O projeto é uma parceria da Prefeitura do Crato com o Governo do Estado.

Fonte: PMC

O Pensamento do Dia - Amir Klink

http://3.bp.blogspot.com/-nLaxjxrU_5c/TXm8VCSvG5I/AAAAAAAAV8U/rUuVKgZ_xhE/s1600/gatos%2B01%2B-%2BDM.jpg


"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só."


Amir Klink

E o Crato é Bom ? Veja nesse poema escrito em 1953

CRATO.

Tanto me afiz bela urbe, à tua natureza
Pelos meus respirada, exuberante e pura.
Que, ausente dos teus ceus, nas horas de ternura.
Afloras-me ao cismar, bemfadada princesa!

Venho as auras haurir-te. E ao ver-te, que leveza
Blandiciosa me invade, e se aviva, e perdura.
Sentindo-me ingressar na região da Fartura,
Sentindo-me extasiar na zona da beleza!

E o Cristo Redentor, e as torres, e a serena
Verdura a emoldurar-te… Em fim, para que a pena
Deslize no papel, feliz, agil, fagueira.

Basta-me a aparição, na tarde que se encerra.
De uma casa a alvejar num côncavo da serra,
Ou o simples flabelar de um leque de palmeira.

Alves de Oliveira – 04.09.1953.
Texto enviado ao Blog do crato por Antonio Alves de Morais.
Foto ilustrativa – Seminário São José – Dihelson Mendonça


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31