xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/03/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 março 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Comissão que trata da recuperação do Crato se reúne - Por: Ely Aguiar


Em Primeira Mão, para o Blog do Crato


A comissão parlamentar que trata do processo de recuperação do Crato esteve reunida na Assembléia Legislativa, sob a presidência do deputado Ely Aguiar. Estiveram participando os deputados Daniel Oliveira, Neto Nunes, Mirian Sobreira e Francisco Pinheiro, que é o relator da comissão. Estiveram presentes ainda o prefeito do Crato, Samuel Araripe, dr. Nivaldo Soares, secretário do Meio Ambiente e técnicos do Governo do Estado. O relatório oficial estará concluído na próxima semana, uma vez que o Presidente da Comissão, Dep. Ely Aguiar e o Relator, dep. Francisco Pinheiro terão, nesta quinta feira, uma reunião do DER. Foi anunciado que os trabalhos de proteção da encosta do Seminário terão início no mês de junho. Por solicitação do Prefeito Samuel Araripe foi enviado, em regime de urgência, um requerimento ao DER para uma inspeção e recuperação de todas as pontes do Crato. A principio a comissão está solicitando urgência na liberação dos recursos e execução do projeto. A comissão será recebida pelo Governador Cid Gomes e solicitará também urgência na execução das obras de recuperação da estrada Crato-Santa Fé. Segundo o prefeito Samuel Araripe a comissão parlamentar so veio fortalecer o empenho da Prefeitura em recuperar o Crato.

Por Ely Aguiar

A União do Bispado:O Nordeste Romeiro é Solidário Com Dom Panico-Wilson Bernardo.


Bispos do Nordeste são solidários ao homem que resgatou a dignidade do romeiro peregrino,do messiânico sertanejo devoto dos afazeres do meu Padim. O sertão nordestino revive um marco no que se refere ao populismo religioso, que em outros tempos era descriminado, mas Dom Panico, resgata o sentido da vida pela fé, sendo ela constituída de leiguismos ou não, mas a fé inconteste do homem rude e peregrino nos rumo do meu Padim Ciço do Juazeiro do Crato. Salve! Salve! a benevolência do homem e os seus romeiros devotos do que antes de tudo somos fortes nordestinos, em busca do milagre da terra fértil de bons Invernos.

O Vice-Prefeito Raimundo Filho,representa o Pref.Samuel Araripe perante o bispo Dom Panico.
Dom Genival,bispo de Palmares(PE),Dom Muniz arcebispo de Maceió e Pres.da Regional da CNBB, e Dom Jaime Vieira bispo de Campina Grande.
Dom Panico,como sempre gentil,agradece a todos e contemplativa seu momento de o Pensador...

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Dom Panico recebe apoio de bispos no Crato -- por Antônio Vicelmo

(Matéria publicada no "Diário do Nordeste", edição de 02-03-2011 - Antônio Vicelmo é colaborador do Blog do Crato)
Dom Genival, bispo de Palmares (PE); dom Muniz, arcebispo de Maceió e presidente do Regional Nordeste 2; dom Fernando Panico; e dom Jaime Vieira, bispo de Campina Grande. FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Polêmica envolvendo a Diocese do Crato e dom Panico faz CNBB manifestar apoio ao trabalho realizado
Crato. "O Papa Bento XVI trata o bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, como Padre Cícero". A revelação foi feita pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, presidente do Regional Nordeste -2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante entrevista coletiva concedida ontem a uma cadeia de emissoras de rádio da região. Este carinho especial do Papa para com dom Fernando é o reconhecimento maior ao seu trabalho missionário em favor da Diocese, complementou dom Muniz.
O arcebispo de Maceió veio ao Cariri acompanhado dos bispos de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França e dom Jaime Vieira Rocha, de Campina Grande (PB), que vieram hipotecar solidariedade ao trabalho pastoral de dom Fernando na Diocese do Crato e, particularmente, no acolhimento aos romeiros do Padre Cícero, em nome de 21 Dioceses dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará.
A manifestação de solidariedade, realizada no auditório da Faculdade Católica do Crato, contou com a participação de padres, representantes das prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte, associações religiosas do Cariri e amigos de dom Fernando.
A solenidade foi aberta com a leitura de um retrospecto do projeto de mudança implantado na Diocese, por dom Fernando, nestes oito anos de trabalho pastoral. Os bispos destacaram que este trabalho missionário está plenamente identificado com a orientação da CNBB e, consequentemente, com o Vaticano. "Estou aqui não somente na condição de presidente do Regional Nordeste -2, mas, sobretudo, como romeiro do Padre Cícero e de dom Fernando", justificou dom Muniz.
Na oportunidade, foi lembrado que na sua primeira Carta Pastoral, dom Fernando anunciou a primeira e mais significativa mudança, quando afirmou: "é impossível não levar em conta, na minha missão de bispo do Crato, a situação muito especial da cidade de Juazeiro do Norte, que é um importante centro de romaria no Nordeste por causa da memória que o povo cultiva, com muito carinho e devoção, do Padre Cícero Romão Batista, presbítero da nossa Diocese que merece nosso carinho, apesar de tudo o que contra ele aconteceu e se tem escrito. Desejo reforçar os cuidados pastorais em favor dos milhares de irmãos e irmãs, na maioria absoluta, pobres, romeiros de Juazeiro do Norte", escreveu.
Para os bispos, dom Fernando tem sido, desse projeto de mudança que naturalmente gera críticas e elogios, assim como aconteceu com o Padre Cícero, o Padre Ibiapina e outros evangelizadores que se sacrificaram em nome da fé, na defesa de uma pastoral voltada, principalmente, para os mais pobres.
Emocionando, ainda convalescendo de uma virose, dom Fernando agradeceu o apoio recebido dos bispos, esclarecendo que não pediu esta solidariedade. Foi uma manifestação espontânea de seus irmãos de episcopado. "Agradeço sensibilizado por este gesto tão humano de corações habitados pela sede de justiça". Ele comparou os três bispos com os três anjos que visitaram Abrahão e esclareceu que a visita não era somente para ele, mas para toda a Diocese, todos os padres, religiosos, leigos e leigas.Dom Fernando classificou a visita como mais um encorajamento ao trabalho missionário da Diocese, que em 2014 comemora 100 anos de evangelização e Juazeiro está comemorando 100 anos de emancipação política. Para ele, são duas realidades que caminham juntas. O encontro terminou com o Hino do Romeiro.

Atuação
100 anos de trabalho missionário e evangelização serão comemorados pela Diocese do Crato, em 2014. Compreende 32 Municípios da região do Cariri, entre os quais, Crato e Juazeiro do Norte
MAIS INFORMAÇÕES
Cúria Diocesana
Rua Teófilo Siqueira, 631 - Centro
Telefax: (88) 3521.1110 / 3523.7819

Regional do Nordeste 2 da CNBB apresenta solidariedade a dom Fernando Panico

Foto:Weslley Barros
A direção da Regional Nordeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, que congrega vinte e uma dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas fez uma visita de solidariedade ao bispo de Crato, dom Fernando Panico. A comitiva foi composta pelo arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz Fernandes, e pelos bispos de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha e de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França. Como é do conhecimento público, o bispo de Crato foi alvo de aleivosias postadas na Internet, através de um blog elaborado a partir da cidade de Brasília – DF.
Na manhã desta terça-feira, dia 1º, os três bispos dirigentes da CNBB-Nordeste 2 concederam entrevista coletiva na Faculdade Católica do Cariri. Profissionais da imprensa, representantes de emissoras de rádio e televisão, além de jornais e sites informativos da Internet cearense estiveram presentes à entrevista. Três emissoras de rádio da capital alagoana também se juntaram ao pool da mídia e retransmitiram o evento que foi comandado pela Rádio Educadora do Cariri, com mediação do jornalista Antônio Vicelmo.
Durante mais de uma hora os bispos dirigentes da CNBB-Nordeste 2, abordaram a missão pastoral do bispo de Crato, dando ênfase a sua dimensão missionária e ao apoio que dom Fernando vem dando às romarias de Juazeiro do Norte. Para dom Genival, “Somente pela atenção dispensada por dom Fernando na literatura e na prática pastoral às romarias e ao lugar, Juazeiro do norte, a sua presença episcopal na diocese já é um diferencial”, pois segundo dom Jaime “A nação romeira é marcada pela presença dos mais pobres, que precisam ser acompanhados, valorizados, amados e acolhidos”, e para tanto contam com o zelo de dom Fernando em organizar as romarias.
O arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes salientou de maneira especial a história eclesial da diocese de Crato que é rica em tradição missionária, destacando a participação da ação evangelizadora do Padre Ibiapina e do Padre Cícero. Ambos vieram – nas palavras de dom Genival – “Manifestar o testemunho de fraternidade e de solidariedade... algo que deve estar permanentemente internalizado em nossas vidas”. .
Depois de responder às perguntas dos jornalistas e radialistas presentes, os três bispos encerraram a entrevista e ouviram o agradecimento emocionado de dom Fernando Panico. Este afirmou encontrar-se com o coração agradecido a Deus, aos seus diocesanos e aos seus irmãos no episcopado pelo apoio e solidariedade recebidos num momento de incompreensão isolada. E afirmou que eventuais ações isoladas não irão prejudicar o seu relacionamento e diálogo que vem mantendo com todos os seguimentos sociais que compõe a Igreja Particular de Crato.
(Fonte: site da Diocese de Crato www.diocesedecrato.org.br)

Trabalho contra a dengue é intensificado em bairros


Está sendo concluído em Crato, o primeiro ciclo de visitação em domicílios da cidade pelos agentes do setor de Endemias, correspondente as ativividades permanentes de combate à dengue. Milhares de casas são visitadas para oerientação e detecção de focos do mosquito. O índice geral de infestação, de acordo com as visitas nesse começo de ano, é de 2,34%. De acordo com o setor de Endemias, da Secretaria de Saúde, foram notificados este ano 323 casos com a confirmação de 75 casos de dengue no Crato. O trabalho de alerta e conscientização também continua, por meio do setor de Mobilização Social, da Secretaria, que atua com uma programação permanente, no sentido de orientar a população, com realização de mutirões nos bairros da cidade. As localidades com o maior número de casos detectados são o distrito de Dom Quintino, com 15 casos, e a Vila Alta, com 13 casos confirmados de dengue.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Fumacê com programação nos bairros


A Secretaria de Saúde do Crato continua o trabalho de prevenção e combate à dengue no município, com a operação fumacê em vários bairros. Um calendário de trabalho foi preparado pela coordenação do Núcleo de Endemias, no sentido de atender a população, que deve estar com as portas e janelas das residências ou comércio abertos, para melhor eficácia da aplicação do UBV - Ultra Baixo Volume. Com isso, segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, o aproveitamento das aplicações é bem maior. Começaram a ser realizadas as novas aplicações, desde o último dia 1º, iniciando pelos bairros Mirandão e Vila Lobo, pela manhã, e, à tarde, no Pinto Madeira.

Hoje, dia 2, as aplicações acontecem no Centro, pela manhã, e à tarde no Dom Quintino e Conjunto Nossa Senhora de Fátima. Amanhã, dia 03, o carro fumacê estará nos bairros Pinto Madeira e Sossego, pela manhã, e à tarde, no Zacarias Gonçalves e no Lameiro. No próximo dia 4, o fumacê será aplicado no Parque Grangeiro, pela manhã, e à tarde no Conjunto Novo Crato.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Conselho da Mulher fará eleição para nova diretoria


Será realizada no próximo dia 18, em Crato, eleição para escolha da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher cratense. A eleição acontecerá no dia da realização do Seminário que discutirá ações referentes a não violênbcia contra a mulher. O evento acontecerá no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri - URCA e reunirá diversos representantes de instituições que tratam das questões relacionadas à defesa dos direitos da mulher e a sociedade de forma geral. Durante a tarde, acontece a eleição da diretoria do conselho. O órgão conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, e outras instituições como a URCA, Casa lilás, Fetraece, São Francisco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Fetraece, Comissão de Direitos Humanos da OAB, dentre outras instituições.

Fonte: PMC

Bom Dia, Crato - Previsão do Tempo para hoje, Dia 02 de Março de 2011


Bom Dia, Crato!

E agora, a previsão do tempo para hoje, Quarta-Feira, 02 de Março de 2011. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.. Temperatura máxima de 31 e mínima de 21 graus. Umidade Relativa do Ar, 64%. Ventos Noroeste a 7 Km/h. O sol nasce às 05:43 e se põe às 17:57.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30