xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 fevereiro 2011

Pessoas Superdotadas - Os Milagres de Deus - Parte 1


Há muitos anos, eu coleciono coisas absolutamente fantásticas. Como pesquisador da música, desde os 10 anos de idade, tenho percorrido o que é humanamente possível conhecer da obra dos grandes mestres da Música, como Bach, Beethoven, Chopin, Schubert, Liszt, Rachmaninov, Mahler, Debussy, etc, etc registrando as obras desses compositores de cor e salteado, através de milhares de arquivos da minha coleção. Gosto de pesquisar não só a música, mas também a biografia dos compositores e intérpretes, e chegamos a uma das coisas mais fantásticas da natureza, que são as crianças-prodígio, ou pessoas que desenvolvem feitos extraordinários, como Mozart e Liszt, por exemplo. Eu as chamo de "milagres de Deus". Elas nascem com um dom incomum. Diferentemente do que se acredita, nem todos os seres humanos nascem iguais. Alguns nascem superdotados, com uma inteligência especial para determinadas áreas.

É o que chamamos de "talento". Ah! "talento", um termo que define tão bem os gênios como Mozart, como Bach, como Hermeto Pascoal e tantos outros. Trago hoje da minha coleção desses ditos "milagres de Deus", alguns vídeos que certamente tocarão na alma das pessoas sensíveis:

ATENÇÃO: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog.

Abaixo: O guitarrista Adam Fulara



A Pianista Aimi Kobayashi com 4 anos de idade:



A Pianista Aimi Kobayashi com 10 anos de idade:



O Baterista Jacob Armen com 7 anos de idade:






A Pianista Umi Garret aos 8 anos de idade toca Gnonenreigen de Liszt



Aimi Kobaiashi novamente:



Abaixo: O guitarrista Adam Fulara



Abaixo: O guitarrista Adam Fulara



Abaixo: O guitarrista Adam Fulara



Abaixo, o clarinetista Han Kim



E abaixo Aimi Kobaiashi toca com Orquestra Sinfônica



Sabença de caboclo - Por Emerson Monteiro


Talvez por pretender contrariar o princípio de que cavalo ruim se vende longe, Chico Ivo tratou de camuflar muito bem a deficiência do animal com a instala-ção mais do que perfeita de outro belo rabo no baita cavalo luzidio, untado com esmero numa mistura gosmenta de breu e cola de marceneiro, disfarce primoro-so da alisada vassoura de longos fios selecionados. Junto ao toco, implantara a nova cauda, recolhida de outros bichos no decorrer de longos meses, cabelo a cabelo, que, de firme, mostrava-se suficiente para confundir os maiores especialistas, como deixará provado. Concedia, inclusive, ao equino ginga do tanto de esboçar ligeiras e saudosas abanadas, qual nos ve-lhos tempos de inteiro.

Bom, foi assim que resolveram desafiar o furdunço da feira de Lavras da Man-gabeira, buscando o pátio dos bichos, onde não teve mesmo quem viesse de no-tar a gauribagem. Tudo limpo no céu do meio-dia. Interessados não custaram a aparecer com suas pretendências e propostas. E-xaminavam o cardão de cima a baixo, coleando a pelagem, friccionando o lom-bo, sempre cuidando de olhar dentes, cascos, orelhas, na mania dos espertos. Porém foram, de verdade, os ciganos que primeiro se fixaram na intenção explí-cita da compra, seguindo logo, logo, saber do preço.

Conversa vai, conversa vem; regateia daqui, regateia dali; negócio realizado. Ca-bresto na mão, dinheiro no bolso, e, satisfeitos, certos de uma boa transação, restava aos negociantes pegarem estrada e buscarem o destino da tropa nas es-tradas poeirentas do sertão.
...

Passadas se foram algumas luas, ritmo obediente das coisas naturais. A tranquila cidade mudou quase nada em meio à falta de acontecimentos marcantes. Lá noutro dia, noutra feira de grande movimento, gente muita, muita animação comercial, difícil até de se achar quem se procura entre as tantas caras, eis com quem Chico Ivo se defronta, de imediato reconhecido... Com os mesmos ciga-nos que lhe haviam adquirido o cavalo. Vinham de longe acenando, para garan-tir o encontro casual inevitável:

- Ganjão, ganjão! Aguarde um pouco que seja.
- Não quero nem saber, - reagiu enfático o antigo proprietário do animal. - Ne-gócio feito ninguém desfaz. Fechado está, assim restará.

E quão admirado ficou da resposta que lhe veio do cigano à frente dos demais:
- Se despreocupe, ganjão. Nosso objetivo é outro. O que passou tá pra trás. Vi-emos aqui foi lhe fazer uma outra proposta, de que o senhor aceite, a partir de hoje, seguir com a gente e chefiar nosso bando.

Internet não só vicia, quanto mata - Na China, homem de 30 anos morreu após maratona de jogos OnLine


A
internet faz mais uma vítima. Um chinês de 30 anos morreu nesta terça-feira, ( 22 ) em um cybercafé, depois de uma maratona de jogos virtuais. Segundo pessoas do local, o chinês ficou defronte a uma tela de computador sem dormir e quase sem comer por três dias. A imprensa chinesa está dando grande destaque ao fato, e moradores das proximidades afirmam que o homem pediu ajuda antes de desmaiar. A equipe médica ainda tentou reanimá-lo, mas o homem veio a óbito. A polícia confiscou computadores do cybercafé, que possui cerca de 12 terminais, mas descartou a hipótese de assassinato. Frequentadores do cybercafé disseram que o homem era viciado em jogos de internet, e que somente no último mês, havia gasto cerca de R$ 2.500,00 na internet. A china possui a maior população de internautas do planeta, e desde 2008 o vício em intenet é considerada uma nova doença, sendo que desde 2002, há centro de tratamentos de dependentes em internet.

Um exemplo para a Câmara do Crato - Câmara de Fortaleza aprova Lei que proíbe paredões de som


NE - O Crato deveria seguir esse exemplo e avançar, proibindo paredões de som em toda a cidade!


Projeto de lei é de autoria do vereador Guilherme Sampaioa (PT) - O plenário da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta terça-feira (22), de forma consensual, o substitutivo da chamada “Lei do Paredão”. A sessão chegou a ser suspensa, para deliberação por parte da Comissão de Meio Ambiente. A votação foi acompanhada por diversos segmentos da sociedade, que lotou a Galeria do Povo Dom Hélder Câmara. Com cartazes, que diziam “O silêncio vale ouro” e “A Lei do Paredão é uma questão de educação”, eles clamaram pela aprovação do projeto. Lei do paredão começou a ser discutida no início de 2010

Locais onde paredão de som é proibido. A lei proíbe o funcionamento de sons automotivos rebocados, instalados no porta-mala ou em carroceria em espaços públicos (praças, praias, vias e logradouros) e privados de livre acesso ao público (ex: postos de combustíveis e estacionamentos). Para o vereador Guilherme Sampaio (PT), autor do projeto, com a aprovação desta Lei, a Câmara cumpre o seu papel de legislar. As manifestações religiosas, sindicais e dentre outros eventos que utilizem equipamentos sonoros, deverão respeitar a Lei 8,097/97, que rege sobre a lei do silêncio.

Fonte: Verdes Mares

Diplomatas líbios se voltam contra Muammar Gaddafi


Diplomatas líbios na Organização das Nações Unidas (ONU) e em vários países romperam com o líder líbio Muammar Gaddafi, exortando outros países na terça-feira a ajudar a interromper o que muitos descrevem como a matança de manifestantes antigoverno. As forças de Gaddafi vêm reprimindo com ferocidade os manifestantes que reivindicam o fim de seu governo, no poder há 41 anos. Depois de começar na região leste da Líbia na semana passada, os combates chegaram à capital Trípoli. Grupos de defesa dos direitos humanos dizem que pelo menos 233 pessoas já foram mortas. Ali al-Essawi, o embaixador da Líbia na Índia, que renunciou a seu cargo em protesto à repressão violenta, disse à Reuters que suplica às potências globais que ajudem seu povo, que, segundo ele, está sendo morto por mercenários e ataques da força aérea.

"Os líbios não podem fazer nada contra ataques aéreos. Não pedimos o envio de tropas internacionais, mas exortamos à comunidade internacional que salve os líbios", disse Essawi, demonstrando nervosismo e agitação em um hotel de Nova Délhi, onde está hospedado desde que deixou a embaixada.

"Peço ajuda aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (da ONU). Agora é o momento de serem justos e honestos para proteger a população líbia."

O Conselho de Segurança, presidido pelo Brasil neste mês, reuniu-se a portas fechadas na terça-feira para discutir a situação na Líbia. A reunião aconteceu a pedido de Ibrahim Dabbashi, o vice-embaixador da Líbia na ONU. Dabbashi também deixou de apoiar Gaddafi, denunciando-o como "tirano."

Mas o embaixador líbio na ONU, Abdurrahman Shalgham, que não estava em Nova York na segunda-feira e não assinou o comunicado contra Gaddafi divulgado por Dabbashi e outros, disse a repórteres que ainda apoia o líder.

Chegando ao Conselho de Segurança no momento em que as consultas da manhã terminavam, ele disse a jornalistas que apelou a autoridades líbias para que encerrem a violência contra manifestantes, mas falou: "Ainda estou com Gaddafi." O embaixador da Líbia nos Estados Unidos, Ali Aujali, disse ao programa "Good Morning America", da ABC, que não representa mais o governo de seu país e exortou Gaddafi a renunciar para evitar mais derramamento de sangue. "Preciso que os EUA ergam sua voz com muita força. Este regime está abalado, e agora é o momento de pôr fim a ele", disse Aujali, aludindo às deliberações do Conselho de Segurança.

Um funcionário do escritório da Líbia na sede da Unesco, em Paris, leu um comunicado em nome do embaixador de Trípoli na França, Mohamed Salaheddine Zarem, e de seu embaixador na Unesco, Abdoulsalam El Qallali. "Anunciamos ao povo da Líbia, ao mundo árabe e à comunidade internacional nosso apoio ao povo em sua revolta contra a máquina de opressão e agressão", disse o comunicado lido pelo funcionário à Reuters. Funcionários do consulado líbio na cidade egípcia de Alexandria arriaram a bandeira líbia e se juntaram a manifestantes nas proximidades para exortar as pessoas no interior do consulado a renunciar a sua lealdade a Gaddafi. A embaixada da Líbia na Malásia também condenou a repressão movida por Gaddafi contra os manifestantes, tachando-a de "bárbara e criminosa", depois de a missão líbia em Kuala Lumpur ter sido ocupada rapidamente por 200 manifestantes.

Na Austrália, Omran Zwed, adido cultural da missão líbia, falando diante da embaixada, disse a um pequeno grupo de manifestantes líbios emotivos: "Representamos o povo líbio, não mais o regime líbio."

(Reportagem adicional de Henry Foy, em Nova Délhi; de Razak Ahmad, em Kuala Lumpur; de John Irish e Elisabeth Pineau, em Paris; de AbdelRahman Youssef, em Alexandria; e de David Morgan, em Washington) - PATRICK WORSNI - REUTERS

Uma anfitriã em pânico - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Em 1995, nosso apartamento estava lotado de irmãos e alguns sobrinhos de Carlos, que vieram à Fortaleza para apoiar uma irmã dele que ia se submeter a uma operação de ponte de safena. A cirurgia era de risco, o que fez com que os irmãos e todos os familiares ficassem preocupados. Estávamos todos unidos em oração e torcendo para que tudo desse certo. E eu, no meu papel de anfitriã, organizava tudo a tempo e a hora para que todos se sentissem bem acolhidos e confortáveis.

Nessa época o prédio em que moramos, estava sem síndico, pois ninguém queria assumir tal missão. Sem nenhuma liderança, já que nem o subsíndico quis se responsabilizar, não foi tomado nenhuma medida para que fosse realizada a dedetização. Por mais que colocássemos isca em nossa casa, apareciam algumas baratas voadoras e outras que vinham dos esgotos do edifício.

Em determinado momento, ao entrar na despensa com a minha cunhada ao mesmo tempo, para pegarmos alguma coisa, passaram por cima de nossas cabeças duas enormes baratas voadoras vindas da varanda. Na hora, em pânico e sem pensar no meu papel de anfitriã acolhedora e educada, saí correndo e tranquei a porta da despensa deixando minha hóspede lá com as duas baratas. Corri o mais longe possível daquele local. Depois que passou o susto e as baratas já estavam mortas, envergonhada fui pedir desculpas a minha cunhada, justificando minha atitude pelo medo que tenho de baratas. Ainda bem que ela perdoou. Passado o meu constrangimento, demos boas risadas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Revitalização do Cariri receberá US$ 66 milhões - Reportagem: Antonio Vicelmo


Morro do seminário, no Crato, onde a encosta necessita de obras urgentes. Secretário do Meio Ambiente, Nivaldo Soares, visita área. FOTOS: ANTÔNIO VICELMO. Cineasta Wolney Oliveira, coordenador da Casa Amarela, participou da reunião que discutiu a parceria para o centenário.
Ação do Banco Mundial e do Governo do Estado promete levar desenvolvimento para Municípios do Cariri.

Crato.
O secretário das Cidades, Camilo Santana, chegou ao Cariri para acompanhar a missão de técnicos e consultores do Banco Mundial (Bird) na região do Cariri. A comitiva analisa, a partir de hoje, as ações do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará - Cidades do Ceará Cariri Central, nos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Nova Olinda, Santana do Cariri, Farias Brito e Jardim, integrantes da Região Metropolitana do Cariri. O projeto "Cidades do Ceará/ Cariri Central" é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que tem sua concepção estruturada em três componentes: organização territorial (infraestrutura urbana), para solucionar importantes deficiências, proteger e restaurar o meio ambiente; desenvolvimento econômico local, com base em agrupamentos setoriais; e fortalecimento institucional e administrativo regional, para melhorar a coordenação e colaboração entre os Municípios do Cariri Central.

Serão investidos US$ 66 milhões, sendo US$ 46 milhões financiados junto ao Bird e o restante, em contrapartida do Governo do Estado. A equipe do Bird passará uma semana no Cariri, onde se reunirá com técnicos do Governo do Estado, das administrações municipais, representantes da sociedade civil e do setor empresarial. Na agenda da missão, estão previstas ainda a realização de visitas às áreas das intervenções propostas pelo Projeto Cidades do Ceará, uma experiência-piloto do Governo do Estado, no que diz respeito à implementação de uma nova Política de Desenvolvimento Local e Regional no Estado do Ceará.

De acordo com o projeto, o Bairro do Seminário será beneficiado com a construção de 110 casas para as famílias que residem nas áreas de riscos, e de uma avenida panorâmica, que ligará a Praça do Cruzeiro à Praça Dona Ceicinha. Serão recuperadas as áreas de ravinamentos e vulcões, que surgiram ao longo dos anos por um processo erosivo atuante na encosta do morro, onde a vegetação foi agredida. O secretário do Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, que ontem esteve na área, advertiu que as casas localizadas no sopé do morro podem ser soterradas, caso não seja feita ação preventiva. O Projeto Cidades do Ceará prevê a realização de obras como a construção do Aterro Consorciado do Cariri; a implantação do Roteiro da Fé e a construção da Avenida de Contorno, em Juazeiro do Norte; a requalificação urbana e ambiental do Bairro do Seminário; a requalificação de praças, no Crato; e o restauro do antigo Engenho Tupinambá para implantação de museu, em Barbalha. O objetivo do projeto é recuperar e modernizar, construindo áreas de estímulo ao lazer, com iluminação pública e muita arborização.

Crajubar

A área de atuação do projeto consiste, principalmente, no núcleo Crajubar - formado pelas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - e em seis Municípios de seu entorno: Caririaçu Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Na manhã de hoje, a partir das 8h30, será realizada uma visita de campo ao Bairro do Seminário. Nesse momento, serão repassados esclarecimentos de todas as questões relacionadas aos procedimentos já realizados na área e discussões específicas, no que diz respeito aos entraves, soluções e novos passos. Amanhã acontece visita em áreas onde se concentram lixões à céu aberto em Crato e Juazeiro, a partir das 8h30. À tarde, a comissão seguirá para os Municípios de Caririaçu e Barbalha. Nesses locais, serão feitas coletas de dados, registro fotográfico e entrevistas.

Expectativa

"O apoio à gestão de resíduos sólidos será minuciosamente acompanhado"

Camilo Santana
Secretário das Cidades do Estado

"Vamos esperar que o dinheiro seja liberado. Todo ano se fala neste assunto"

Antônio Gutemberg Lobo
Morador

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal do Crato, Largo Júlio Saraiva - Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.7069

Por: Antonio Vicelmo
Reporter do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

EXPOCRATO: Air Supply Na Brisa da Chapada do Kariri - Wilson Bernardo


Nesse dia 27 de Março as 21:00h,o Show do ano,a internacional banda de baladas e Sábados a noite,estará no Kariri e em Crato.O Show terá parte da renda destinada as vitimas da enchente do ultimo dia 28 Fevereiro.Varias gerações curtiram os Supply,que abram seus baús e seus Facebooks da vida a grande banda se aproxima.Um viva ao caldeirão do Kariri,cratinho de buriti.


A imprensa e alguns amigos foram convidados para o lançamento do Show na Expocrato


A bela Lídia do Regional e o representante da APCDC cronistas desportivos


A banda nos anos setenta


Com Certeza duas gerações que se entendem e curtiram e curtem muito os Supply o nosso Estimado Dr.Reno Feitosa e Dr.Cunha o homem que fez do Berro a sua grande marca, e vamos tomar quase todas na noite da banda...


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Coordenação do Primeiro Passo e SAS buscam parcerias com empresários para inserção de jovens no mercado


Prefeitura Municipal do Crato-CE e Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em parceria com a Secretaria do Estado e Desenvolvimento Social – STDS, informam que nesta primeira semana de fevereiro de 2011 foram inseridos mais dois jovens no mercado de trabalho, objetivando a missão do Projeto Primeiro Passo. No momento, há dez jovens estagiando em várias empresas no município cratense, aguardando ainda a inserção de mais nove. Esse trabalho faz parte de um projeto direcionamento à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Nesse momento, estão sendo capacitados no curso de Assistente Administrativo, que teve início em 05 de Julho de 2010 e vai até 04 de Julho deste ano.

O empresário que se interessar em contratar os jovens do referido Projeto, devem procurar a Secretária Municipal de Assistência Social, Liduina Alves de Andrade ou Amanda Bizerra, Coordenadora do Projeto Primeiro Passo, no município. A secretaria e coordenação do projeto continuam visitando empresários da região no intuito de possibilitar mais espaços para os alunos do projeto. Para maiores esclarecimentos, pelos telefones: (88 ) 3521-6425/8853-9103.

Fonte: ASCOM - PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Missão do BIRD estará esta semana em Crato avaliando projetos


Será realizada de hoje, dia 21, até o dia 25 de fevereiro, em Crato, visita de uma missão do Banco Mundial – BIRD, voltada para o Projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização no Bairro do Seminário. A missão contará com uma reunião inicial e visita ao bairro do Seminário, especificamente nos dias 21 e 22. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, secretário de Infraestrutura, José Muniz, equipe de assistentes sociais e colaboradores envolvidos no projeto estarão reunidos, que inclui, além da missão, o secretário das Cidades, Camilo Santana, equipe da secretaria, agente do BIRD, Eri Watanabe e Soraya Melgaço, entre outros participantes.

No primeiro momento, no dia 21, acontece a apresentação do projeto e todos os passos até o processo de licitação e os próximos encaminhamentos. Na manhã do dia 22, a partir das 8h30, será realizada uma visita de campo ao bairro Seminário. Nesse momento, serão repassados esclarecimentos de todas as questões relacionadas aos procedimentos já realizados na área e discussões específicas no que diz respeito aos entraves, soluções e novos passos. No dia seguinte, 23/02, acontece visita aos lixões de Crato e Juazeiro do Norte, a partir das 8h30 e, à tarde, nos municípios de Caririaçu e Barbalha. Nesses locais serão feitas coletas de dados, registro fotográfico e entrevistas.

Fonte: ASCOM - PMC

BlogSAUDE - Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo


Pesquisa dinamarquesa associa o índice aos derrames. Colesterol faz mais diferença entre os homens. Um estudo de pesquisadores na Dinamarca mostrou que o nível de triglicérides sem jejum está relacionado a um risco maior de AVC em homens e mulheres. Já o colesterol alto esta associado a tal risco apenas entre os homens. A pesquisa, que analisou dados de 33 anos, foi publicada pelo jornal científico “Annals of Neurology”. Evidências médicas sugerem que o alto nível de triglicérides sem jejum demonstra uma grande quantidade de fragmentos de lipoproteínas, partículas semelhantes ao LDL – conhecido como “colesterol ruim”. Ambos contribuem para a formação de placas que podem levar ao entupimento das vias coronarianas.

“Interessantemente, as guias atuais de prevenção de derrames têm recomendações quanto a níveis desejáveis de colesterol, mas não de triglicérides sem jejum”, disse a autora do artigo, Dra. Marianne Benn, do Hospital Universitário de Copenhague.

“Nosso estudo foi o primeiro a examinar o risco de derrame para níveis muito altos de triglicérides sem jejum em comparação com níveis muito altos de colesterol na população geral”, prosseguiu. Mulheres com o triglicérides em 443 mg/dL têm uma possibilidade quase 3,9 vezes maior de sofrerem um derrame, em comparação com as que tem o nível em até 89 mg/dL. Entre os homens, com estes mesmos indicadores, o risco é 2,3 vezes maior. No entanto, quando o nível de colesterol passa de 348 mg/dL, o risco relativo sobe para 4,4. O estudo acompanhou 7.579 mulheres e 6.372 homens, todos brancos e de origem dinamarquesa. Seus dados começaram a ser coletados entre 1976 e 1978 e foram analisados ao longo de até 33 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças coronarianas são a principal causa de mortes no mundo. A estimativa mais recente, de 2004, apontou que 17,1 milhões de pessoas morriam em decorrência delas por ano; 5,7 milhões por causa de derrames.

Do G1, em São Paulo

Bispos nordestinos vêm ao Cariri apresentar solidariedade a dom Fernando Panico


Na sequência, da esquerda para a direita: Dom Antonio Muniz, Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Genival Saraiva


O Arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes e os bispos de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha e de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França estarão chegando a Crato na próxima segunda-feira, dia 28, para hipotecar solidariedade a dom Fernando Panico, alvo de acusações infundadas – numa matéria veiculada através da Internet, no Blog Juanorte – na qual foram publicadas aleivosias contra sua pessoa e, por extensão, contra a Diocese de Crato e a população cratense.
Quando da publicação da matéria ofensiva a sua pessoa, dom Fernando Panico encontrava-se hospitalizado para tratamento de saúde. Ele permanece em repouso, na sua residência, por recomendação médica.
Os três prelados nordestinos – pastores de expressivas populações católicas nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco – concederão, no dia 1º de março, entrevista coletiva a um "pool" de emissoras da Região Metropolitana do Cariri -- a partir da Rádio Educadora do Cariri -- ocasião em que ratificarão a solidariedade prestada a dom Fernando Panico.
Texto: de Armando Lopes Rafael

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Conselho de Saúde do Crato aprova o Programa Saúde nas Escolas


O
Conselho Municipal de Saúde do Crato aprovou o Programa de Saúde nas Escolas – PSE, em reunião, no último dia 17. Essa decisão leva em contra a portaria interministerial, de 25 de novembro do ano passado, que fortalece as ações na área da saúde e práticas educativas nas escolas. Nessa condição, estabelece recursos financeiros pela adesão ao PSE e credencia municípios para o recebimento desses recursos. A resolução que trata da aprovação considera as atribuições do Conselho como um órgão de atuação legítima para formular e deliberar sobre as políticas e o controle da execução das ações e serviços de saúde, no âmbito municipal. Isso inclui aspectos econômicos e financeiros.

Fonte: ASCOM - PMC

Bom Dia, Crato ! - Previsão do Tempo - 22 de Fevereiro de 2011


Bom Dia! - Hoje é terça-feira, 22 de fevereiro de 2011. A previsão do tempo para hoje em Crato é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 33 e mínima de 21 graus. Umidade Relativa do Ar, 58%. vento Leste a 12Km/h. O sol nasce às 05:43 e se põe às 18:00.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria de Meio Ambiente do Crato realiza ações educativas sobre reciclagem e sustentabilidade


A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato por meio do Núcleo de Educação Ambiental em parceria com o GeoPark Araripe realizou no ultimo sábado, dia 19 de fevereiro a Oficina de Reutilização de Materiais Recicláveis “Brinquedo Construído, Sorriso Garantido” por ocasião do planejamento dos Professores da Creche Padre Frederico no Bairro São Miguel. A Oficina foi ministrada pelas Professoras Neuma Galvão (GeoPark Araripe) e Vanda Lúcia Roseno Batista (Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano / GeoPark Araripe).

Amanhã, quarta-feira, dia 23, de 11:30 às 14:30 horas Centro de Informação e Documentação Ambiental “Sala Verde” no Centro Administrativo da Prefeitura do Crato, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano através do Núcleo de Educação Ambiental realizará as Oficinas de Reutilização de Materiais Recicláveis “Brinquedo Construído, Sorriso Garantido” e Réplica de Fósseis para os alunos do Curso de Guardião AmbientaI Infanto-Juvenil da Escola Álvaro Madeira. A Oficina será ministrada pelas Professoras Neuma Galvão (GeoPark Araripe) e Maria Araújo Ferrer (ICMBio – FLONA Araripe).

Fonte: ASCOM - PMC
Na foto: Nivaldo Soares - Secretário de Meio-Ambiente e Controle Urbano de Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Mototaxistas do Crato em debate, nesta Terça-Feira na Câmara


O presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Sobreira Coriolano - PTC - convida a população, em especial os mototaxistas, para participarem da sessão ordinária desta terça-feira, a partir das 8h, no Palácio José Valdivino de Brito - sede oficial do Poder Lejislativo. Na oportunidade, a regularização da profissão de mototaxista, no município do Crato, estará sendo discutida entre os vereadores e a comunidade. Serão convidados especiais, representantes da categoria dos mototaxistas, de Juazeiro do Norte, onde a profissão já está regularizada. Porque em Juazeiro, mesmo sem ter sido realizado o curso exigido pela lejislação, a categoria é identificada, com todos os direitos reconhecidos e no Crato, não? Porque os mototaxistas do Crato não podem fazer uma corrida até Juazeiro do Norte com a bata de identificação? Estes serão alguns dos pontos debatidos na reunião desta terça-feira.

Fonte: Câmara de vereadores

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Técnicos debatem na Câmara de vereadores as consequencias das chuvas em Crato


Preocupado com as consequências das fortes chuvas que caem, em Crato, durante a quadra invernosa e causam sérios prejuízos ao Município e aos cidadãos, o Poder Legislativo, mais uma vez, utilizou o espaço da reunião ordinária, desta segunda-feira, dia 21, para debater quais os principais fatores, que provocam as catástrofes, sobretudo ao Canal do Rio Granjeiro e a população que habita âs margens do referido espaço, bem como do comércio da área central. O presidente da mesa diretora, Vereador Florisval Sobreira Coriolano convidou o engenheiro agrônomo, especialista em gestão de recursos hídricos, Yarlei Brito, o professor e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente do Município, Arlindo Júnior e a professora/geográfa - especialista em geo ambiente, da Universidade Regional do Cariri - Urca, Lireda para juntos com os vereadores e a população, presentes a sessão, discutirem sobre o assunto.

Yarlei Brito afirmou que não adianta procurar culpados. "As ações do homem, no decorrer do tempo e a falta de providências pelo poder púbico, em relação as medidas preventivas, acabam ocasinando estes acontecimentos, como uma forma da natureza emitir uma resposta", acressentou o técnico. Yarlei Brito comentou que quatro dias antes da chuva do dia 28 de janeiro, esteve com o secretário de Infra-Estrutura do Município, José Muniz quando o alertou para a necessidade da desobstrução do Canal do Rio Granjeiro e o perigo que a cidade corria, caso caísse uma forte chuva.

Já para Arlindo Júnior é preciso identificar os culpados sim, para que não seja cometida injustiça. "As vezes queremos que os governos Estadual e Federal resolvam problemas provocados pelo Gorverno Municipal e pela sociedade local", enfatizou Arlindo. Como exemplo, ele afirmou que só o Prefeito é quem pode liberar um alvará para construção de Conjuntos Habitacionais próximo ou dentro do leito dos rios. A professora Lireda enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal, em promover o debate. Ela disse que o desmatamento, provocado pala ocupação irregular do granjeiro, a ipermeabilidade como consequência do asfaltamento sem critérios, de ruas e avenidas, a retirada das matas ciliares das margens do rio e, também, a substituição do rio pelo canal, que para completar ficou estreito e razo, são ações vilãns, dentro do contexto ambiental, que causam transtornos à população do Crato e de outras regiões do Brasil.

O vereador Pedro Alagoano - PSB agradeceu a presença dos técnicos na reunião e aproveitou para reclamar a falta de projetos do Governo Municipal para comunidade do Jardim Novo Horizonte, localizada próximo ao sopé da Serra do Araripe.

O vereador Fernando Brasil - PSB pediu mais compromisso dos políticos com as causas em discussão. A vereadora Joana Pedroza - PSB - secretária da mesa diretora - sugeriu que todos façam a sua parte. Para ela, a sociedade não pode ser isenta de sua responsabilidade, principalmente das causas ambientais. Embora, defenda a vereadora, os poderes constituídos precisam realizar mais, em defesa do povo. O vereador Francisco Elder de Oliveira França - Guer - PSDB, parabenizou o presidente da Câmara, Florisval Coriolano pala reunião e afirmou que o Poder Legislativo e o Crato é quem ganham com o debate.

Fonte: Câmara de Vereadores

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cid apresenta Plano de Desenvolvimento do NE durante Fórum de Governadores


O governador Cid Gomes apresentou nesta segunda-feira (21), durante o 12º Fórum de Governadores do Nordeste, em Sergipe, o Plano de Desenvolvimento Integrado do Nordeste. Ele consiste em formular uma agenda comum entre os estados nordestinos dividida nos seguintes temas, considerados estruturais: transporte rodoviario, ferroviário e portos; energia (linhas de transmissão); gás e recursos hídricos. Além dos governadores da Região, Cid fez a apresentação para a presidenta Dima Rousseff.

"Essas questões estruturais, quando solucionadas, deverão atrair mais investimentos para o Nordeste, e, por consequência, diminuir as desigualdades com relação ao resto do País", ressalta Cid Gomes. Ele explicou que a ideia é criar um fundo comum com recursos totalizando R$ 21 bilhões oriundos do Governo Federal (R$ 6 bilhões), Governos Estaduais (R$ 3 bilhões), BNDES (R$ 6 bilhões), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID R$ 3 bilhões) e Banco Mundial (Bird R$ 3 bilhões), a serem investidos em um período de quatro anos.

Entre os projetos a serem inseridos no Plano de Desenvolvimento Integrado estão duplicação das BRs 304 e 222, ligando Natal a Fortaleza e São Luiz; remodelação do ramal ferroviária ligando a Transordestina a João Pessoa passando por Campina Grande; integração do Cinturão das Águas e da Bacia do Parnaíba (PI) à Transposição do São Framcisco; recuperação e ampliação do Porto de Cabedelo (PB); construção do gasoduto Meio-Norte, que liga Ceará, Piauí e Maranhão; interligação da Transordestina a partir da estação de Eliseu Martins a Ferrovia Norte-Sul; duplicação da capacidade de linhas de transmissão importantes para o Nordeste.

CSS e Investimentos

O aumento de recursos para a saúde e a continuidade dos investimentos também deram o tom dos debates durante o Fórum de Governadores. O governador Cid Gomes aproveitou a ocasião para manifestar apoio a aprovação da Emenda 29, que tratará sobre a implementação de um novo valor a ser investido na saúde, a Contribuição Social para a Saúde (CSS). De acordo com Cid, há ainda resistências, mas que com a regulamentação do projeto, que definirá percentuais, essa resistência deverá diminuir.

“Sou absolutamente a favor desde que ele seja reservado e que toda a população tenha segurança de que nenhum centavo seja desviado senão para a aplicação no custeio da saúde. A União reduziu repasses para a saúde nos últimos anos”, disse Cid Gomes. Entre os apoiadores da Emenda estão Jaques Wagner (BA), Ricardo Coutinho (PB) e Wilson Martins (PI). Os governadores também comentaram sobre o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento. Eles querem garantir que o contingenciamento não afetará os projetos do Governo Federal no Nordeste. "Ela [Dilma] preferiu passar o recado para o mercado de que haveria responsabilidade fiscal. Mas a maioria dos projetos no Nordeste fazem parte do PAC e vários ministros e a própria presidente garantiram que ele seria resguardado", disse Cid Gomes.

Na reunião, a presidenta Dilma afirmou que o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011 não afetará os investimentos do PAC, do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e os projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014. "Nossos cortes preservarão investimentos. Não é igual ao que aconteceu em 2003, quando tínhamos inflação fora do controle, não tínhamos US$ 300 bilhões de reservas nem projeto de desenvolvimento que garantisse um patamar de investimento em todos os estados", disse.

"Pressões inflacionárias, não deixaremos que aconteçam. A taxa de investimento tem que crescer acima da demanda por bens. Manteremos os investimentos do PAC, do PAC da Mobilidade Urbana, que completa os investimentos para a Copa, o PAC 2 no que se refere à melhoria de transportes e projetos necessários para a Copa e o Programa Emergencial de Financiamento do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] de 2011", completou Dilma.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Durante inauguração de escola, Luizianne Lins volta a fazer declarações polêmicas


L
uizianne Lins voltou a falar dos buracos em Fortaleza. A prefeita de Fortaleza voltou a fazer declarações polêmicas nesta segunda-feira (21). Desta vez, sobrou para os meios de comunicação. Luizianne Lins criticou a cobrança constante da imprensa em relação ao cumprimento do prazo de obras do município.

Caso das vias esburacadas na capital longe de um desfecho

A polêmica dos buracos em Fortaleza não foi esquecida. A prefeita afirma que as perfurações nas vias da capital não são só da Companhia de Água e Esgoto do Ceará. Declarações foram feitas durante inauguração de uma escola. Luizianne Lins, inaugurou nesta segunda-feira (21), a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, Aldemir Martins, na Barra do Ceará. A escola atende os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação. São 13 salas de aula, sala multiuso, laboratório de informática, biblioteca, refeitório e quadra poliesportiva.

Fonte: Portal Verdes Mares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - ‘Um governo deve saber conviver com as críticas dos jornais’, diz Dilma


Presidente discursou na comemoração dos 90 anos da ‘Folha de S.Paulo’. Políticos, empresários e integrantes da sociedade civil estavam presentes. A presidente da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta segunda-feira (21), durante a comemoração dos 90 anos do jornal “Folha de S.Paulo”, a liberdade de imprensa. “Uma imprensa plural e investigativa é imprescindível para um país como o nosso. Um governo deve saber conviver com as críticas dos jornais para saber conviver com a democracia”, disse a presidente. Dilma encerrou os discursos na cerimônia, que ocorreu na Sala São Paulo, na capital paulista. Ela chegou por volta de 21h, e alguns minutos depois o evento começou.

A presidente relembrou o período da ditadura, no qual chegou a ser presa, e afirmou que o país precisa “conviver de forma civilizada” com a liberdade de opinião.

“Quando saímos da ditadura, consagramos a liberdade de imprensa e rompemos com aquele passado, que tornou a censura pilar de atividade que afetou profundamente a imprensa brasileira. (...) O amadurecimento da consciência cívica faz com que tenhamos que conviver civilizadamente com diferentes opiniões. Ao comemorar os 90 anos do jornal, estamos celebrando a liberdade de imprensa no Brasil. (...) Reafirmo, nos 90 anos da ‘Folha de S.Paulo’, meu compromisso inabalável com a garantia plena das liberdades democráticas, entre elas, a liberdade de expressão.”

Ela encerrou o discurso, de cerca de 10 minutos, novamente falando da época da ditadura: “Reitero sempre que, no Brasil de hoje, nesse Brasil com democracia tão nova, todos devemos preferir os sons das vozes criticas ao silêncios das ditaduras.”

Outros presentes

Além da presidente, diversas autoridades compareceram ao evento, como o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB-SP), o atual governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), além de vários políticos e empresários.

Alckmin falou antes de Dilma e também defendeu a liberdade de imprensa: ”Nem sempre as relações entre imprensa e poder são harmoniosas. Que seja esse um bom conflito, a divergência dentro da convergência maior, a imprensa tem que ser livre. A expressão imprensa livre deveria ser considerada um pleonasmo. Imprensa só é se for livre.” Antes da presidente e do governador de São Paulo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM-SP), também discursou. Uma falha técnica na transmissão do evento impediu que a imprensa acompanhasse o teor do discurso. Os jornalistas estavam acompanhando de telão, quando a transmissão foi cortada. Depois, a imprensa foi liberada para entrar na sala do evento, mas Kassab já estava encerrando sua fala.

A abertura da cerimônia se deu com o discurso de representantes de diversas religiões discursando. A Orquestra Sinfônica de São Paulo encerrou o evento com uma apresentação.

Mariana Oliveira Do G1, em São Paulo

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30