Você poderia imaginar hoje entrando em uma loja ou supermercado sem nenhum dinheiro sem cartão de créditos ou cheques? Para poder levar aquele determinado produto precisasse dar alguma coisa em troca? Exemplo para aquele par de sapato você teria que dar 5 kilos de farinha? Daria para imaginar como seria? Pois no passado era assim por não existir a moeda que temos hoje. por isso farei um breve resumo da historia do dinheiro, como veio surgindo e evoluindo como ele esta hoje no brasil. A origem do dinheiro e sua evolução Hoje como conhecemos, a moeda veio de uma longa evolução no começo não existia a moeda, eram feitas trocas entre produtos, que se chamava escanbo. Tinha algumas mercadorias, por ser de maior utililidade e consumo eram mais procuradas e eram aceitos por todos. A palavra capital veio do latim capita ( cabeça ) a palavra salário ( remuneração em dinheiro, devido pelo empregador em serviço do empregado.
O tempo foi passando, mercadorias se tornaram incovenientes as movimentações comerciais. Quando o homem descobril o metal, passou a utiliza-lo na fabricação de utensílios armas que antes eram feitos de pedras, também começaram a produzir a moeda. Surgirma então no século VII.a.c as primeiras moedas como caracteristicas das atuais, pequenas peças de metais com peso e valor definido e com cunho oficial, a marca de quem as emitiu que garantia teu valor. No principio as peças eram fabricadas por prosessos manuais, e tinham seus bordos irregulares, não era como hoje, peças iguais as idênticas. Na idade média surgiu o custume de guardarem os valores com um ouriveis, negociador de ouro e prata. No brasil os primeiros bilhetes de banco percusores das cédulas atuais foram lançado pelo banco do brasil em 1810. a moeda de papel teve uma evolução em relação as técnicas em sua impressão. dinheiro no brasil O primeiro dinheiro no brasil foi a moeda mercadoria.
Durante tempo o comercio foi feito por troca, mesmo após a introdução da moeda metal, as primeiras moedas metálicas chegaram com o inicio da colonização portuguesa, o periodo colonial brasileiro pode ser dividido em 2 fases; de 1500 ate o sec XVII, quando predominavam as atividades extrativas do pau-brasil e a planta de cana de açucar, e ate o sec XIX, quando durou o ciclo do ouro e o brasil chegou a ser o maior produtor de metal respondendo por59% da produção do mundo. No inicio do período colonial o meio circulante brasileiro foi sendo formado de modo aleatório, com as moedas trazidas pelos colonizadores, invasores e piratas que colonizavam na costa brasileira, as moedas portuguesas que aqui circulavam eram a mesma das metrópolis, oriúnas de diversos reinados. Na longa gerra mantida contra os espanhóis, após a restauração da independência de portugal custou elevadas somas da coroa portuguesa. Para conseguir os recursos necessários, D.João IV ( 1640-1656 ) e D.Afonso VI ( 1656-1667 ) recorreram as sucessivas alteraçoes no padrão monetário, determinando reduções nos pesos das novas moedas fabricadas e procedendo o aumento nos valores das moeda sem circulação. Nos dois primeiros século após o descobrimento face a enexistência de uma politica monetária especial para a colônia, a quantidade de moedas em circulação era insuficiente para atender as necessidades locais.
Por esse motivo, diversas mercadorias foram utilizadas como dinherio, inclusive pelo proprio governo sendo comuns os pagamentos realizados em açucar, algodão, ferro, cacau, cravo e outros. Nas ultimas décadas do sec XVII agravou-se a situação de falta de moeda no brasil, comprometendo o fucionamento da economia e provocando drástica redução nas rendas da coroa. Foram cunhadas oedas de ouro nos valores 4.000, 2.000, 1.000 réis e de prata nos valores de 640, 320, 160, 80, 40, 20 réis, os conjunto de moedas de prata era conhecida como série das patacas, em função de demominação “patacas” atribuidas ao valor de 320 réis. Nossas cédulas e moedas utilizam temas sobre aspectos histórios e culturais nacionais em trabalhos desenvolvidos por especialistas brasileiros em programação visual. No século XX, o brasil adotou nove sistemas monetários ou nove moedas diferentes ( mil-réis, cruzeiros, cruzeiro novo, cruzeiro, cruzado, cruzado novo, cruzeiro, cruzeiro real, real ). Cheques A moeda bancária ou moeda escritural consiste nos deposito a vista, existente nos bancos e outra instituições financêiras. Os cheques representam um instrumento de circulação da moeda bancária. Os romanos teriam inventado o cheque por volta de 352 a.c, outros estudiosos adminitem ter sido o cheque criado na holanda no século XVI. No brasil a primeira referencia ao cheque apareceu em 1845, quando fundou o banco do brasil na bainha.
O uso dos cheque facilitou o movimento de grandes somas, diminuiu os roubos aleém de impedir o intesouramento do dinheiro em espécie. Para sua segurança deve sua emissão cerca-se de algumas garantias de modo que conquiste a confiança pública. Os benefícios propiciados pelo uso do cheque só são possíveis onde as leis rigorosas punem os eminentes de cheques sem fundos, aparando assim sua circulação. Cartões de créditos De pouco a pouco as cédulas e moedas estão sendo substituídas cada vez mais por cartões de créditos de plástico, instituiçoes financêiras, bancos e um crescente numeros de lojas oferecem aos seus clientes cartões utilizáveis nas compras de grandes numeros de bens de serviços. Cartões não são dinheiro real, simplesmente registra a intensão dopagamento do consumidor. O cartão de crédito surgiu nos EUA ná década de 1920. alguns estabelecimentos começaram a oferece-los para seus clientes mais fiéis. Em 1950 o Diners-club lançou-se no mercado, e em 1958 foi o American-Express, no mesmo ano o Bank-Of America introduziu a Bank-americard. Em 1977 o Bank-americard passou a denomina-se visa. Na década de 1990 o visa torna-se o maior cartão com circulação mundial aceito em milhares de estabelecimentos. Existe 3 tipos de cartão; crédito, dédito e multiplo, o de crédito o cliente tem um limite para usar, o débito o cliente utiliza para fazer saques em especie, e o multiplo fociona como anbos crédito ou débito.
Mesmo ele dando a facilidade de compra, também temos que ter o maximo de cuidado com as clonagem, isso é muito comum acontecer. Os racker e outros são especialistas nesses tipos de crimes. Cifrão Como o ocorre dos tempos, as moedas passaram a ter uma representação gráfica, geralmente constituídas de duas partes; 1- a designação do padrão monetário em cada pais, 1- o cifrão ( $ ) sinbolo universal do dinheiro originário do árabe cifr. Embora a origem não seja totalmente conhecida, acredita-se que o sinbolo do dinheiro tenha surgido em antigas moedas espanholas chamadas’ ocho reales’ no ano 711, o general árabe Djebelel tarik havia acabado de conquistar a espanha, e para comemorar, mandou que gravasse um sinbolo em todas as moedas. Ele escolheu um ‘s’ para mostrar o caminho sinuoso que percorreu para chegar, e cortou com duas barras paralelas, que representavam as colunas de hércules. Na antiga mitologia grega essas colunas significavam força e perseverança. É conhecido por outro lado, que proximo aquela região os fenicíos fundaram, entre os anos 1000 e 800 a.C , um entreposto comercial em gades ( cádiz ) que se desenvolveu rapidamente graças a agricultura do vale guadalquivir e que perdorou por longo tempo.
O dinheiro que temos hoje veio de uma longa caminhada e descoberta a muito tempo, atravez desse texto conseguimos observar cada mudança, de uma forma resumida, como veio surgindo por etapa ate chegar no real que é hoje uma moeda muito forte, más será que nossa moeda hoje esta sendo bem cuidada? muitas notas que pegamos em varios estabelecimentos, algumas estão totalmente danificadas sujas, moedas de 1 centavos as vezes as pessoas jogam fora por ter um valor pequeno, isso observamos no dia a dia. Sera que isso é certo? Não é claro, cada moeda e cédula que são produzida custa um valor x, este valor x somos nos que pagamos atravez de impostos, por isso vou deixar um apelo; Vamos cuidar da nossa moeda, não podemos voltar no tempo e começar tudo de novo.
www.bcb.gov.br/?HISTDIN – Banco Central Do Brasil NÓBREGA. A. Da moeda ao Ativo Financeiro; Uma leitura jurídica do ouro. Brasilia. Brasilia Jurídica- 2004. Historia do dinheiro.( disponivel. Acesso; 23 dez 2004 ). Ouro: Sua historia, seus encantos, seus Valores; Rio de Janeiro; salamandra 1997. WWW.bb.com.br www.newton.freitas.nom.br/artigos.asp?