xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 fevereiro 2011

BBB é um grande desserviço, critica Ministério Público Federal


O Ministério Público Federal apoiou a nota divulgada na última quinta-feira (17) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em que a entidade condenava o “baixo nível moral” dos reality shows. O subprocurador-geral da República, Aurélio Rios, que está respondendo interinamente pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), informou a Terra Magazines que “há várias iniciativas de procuradores da República em todos os Estados” em relação ao Big Brother Brasil, um dos principais alvos das críticas.

- Achamos que (a atração) é um grande desserviço e serve muito à deseducação. Não estimula a criação, o princípio de solidariedade, os valores éticos da pessoa e da família – afirma o procurador, que acha inapropriada a classificação indicativa do reality show.

- Na minha opinião, apenas a minha opinião, não deveria ser para 14, mas para 18 anos.

Na nota, a CNBB exortou “a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade”. A entidade fez ainda um apelo ao Ministério Público, pedindo “uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva”.

Em dezembro de 2010, a PDFC encaminhou à diretoria da Rede Globo de Televisão recomendação para que fossem respeitados, na 11ª edição Big Brother Brasil, os direitos constitucionais. O documento, uma espécie de alerta, foi motivado por reclamações direcionadas a outras edições do reality show. Para se ter uma ideia, só BBB10 foi alvo de 400 denúncias, como homofobia, incitação à violência, apelo sexual, inadequação no horário de exibição e violação da dignidade da pessoa humana. Na recomendação, a PFDC pedia que a TV Globo adotasse “medidas preventivas necessárias para evitar a veiculação de práticas de violações de direitos humanos, tais como tratamento desumano ou degradante, preconceito, racismo e homofobia”. De acordo com Rios, a emissora, que tinha prazo de 30 dias para responder à solicitação, ainda não se manifestou.

-Vamos pedir justificativa sobre porque não foi respondido e sobre porque não foi tomada nenhuma providência.

Confira a entrevista.

Terra Magazine - A CNBB fez um apelo ao Ministério Público, pedindo “uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva”. A entidade vai responder ao pedido da CNBB?

Aurélio Rios – Primeiro, concordamos inteiramente com a CNBB no sentido de que ao Ministério Público cabe o acompanhamento destes conteúdos programáticos, especialmente, dentro da ideia de que isso fere direitos humanos, sobretudo, das crianças e dos adolescentes. A PFDC está de acordo com o conteúdo da nota. Nós temos, sim, este papel de fiscalizar, como estamos fazendo. Mandamos uma recomendação específica para a Rede Globo.

Esta recomendação foi aquela encaminhada em dezembro passado, na qual a procuradoria pedia para que fossem respeitados na 11ª edição Big Brother Brasil os direitos constitucionais. A emissora tinha prazo de 30 dias para resonder. A recomendação foi respondida?

A emissora não respondeu e estamos reiterando o ofício, pedindo, inclusive, providências a respeito disso. O primeiro deles é que fosse observada a autorregulamentação dirigida às próprias emissoras, especialmente, em relação a esse reality show chamado Big Brother Brasil. Achamos que é um grande desserviço e serve muito à deseducação. Não estimula a criação, o princípio de solidariedade, os valores éticos da pessoa e da família.

Na edição anterior do Big Brother, foram mais de 400 denúncias contra a atração. O Ministério Público pretende tomar alguma providência em relação à edição atual?

Na verdade, já estamos tomando várias providências. Há várias iniciativas de procuradores da República em todos os Estados. O que nós, na PFDC, estamos fazendo é centralizando as informações, de modo que possamos ter uma atuação mais integrada. Obviamente, não só em relação à emissora TV Globo, como em relação a todas as outras, porque os reality shows, infelizmente, se disseminaram nas emissoras de canal aberto. Isso tem sido uma preocupação de todos os procuradores da República que atuam na defesa dos direitos humanos, especialmente, na defesa da criança e do adolescente.

Como o Ministério Público interpretou o fato de a TV Globo não ter respondido à recomendação?

Na nossa opinião, o prazo já foi vencido. Vamos pedir justificativa sobre porque não foi respondido e sobre porque não foi tomada nenhuma providência. No caso de uma recomendação, não há uma penalidade, mas eu entrei com um mandado de segurança para que as crianças e adolescentes do Acre, de Rondônia, do Amapá, do Amazonas pudessem também ter respeitada sua faixa etária. Especialmente no horário de verão, programas que são próprios para a transmissão às 22h estavam passando às 19h nesses Estados. Um horário em que, muitas vezes, os pais não estão em casa e não têm como desligar a televisão. Este mandado de segurança foi deferido por unanimidade pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Então, já há uma ordem em relação ao Ministério da Justiça para que seja obedecida a classificação indicativa, independentemente do fuso horário, porque programas como esse Big Brother não são indicados para menores de 14 anos.

O MPF tem fiscalizado a atual edição do BBB? Observaram se há ou não a ocorrência dos mesmo problemas verificados nas edições anteriores?
Qualitativamente, não mudou nada. Estamos confirmando uma dificuldade de entendimento em relação às emissoras, especialmente, as de canal aberto. Isso terá alguma consequência. Temos um grupo específico que tem trabalhado com a questão da classificação indicativa. Há também uma preocupação com os conteúdos programáticos, o que não significa censura prévia, qualquer intervenção dentro do meio, mas apenas uma forma de ressalvar os direitos das crianças e dos adolescentes e das famílias, dos pais que estão realmente atormentados com sua falta de defesa com relação a esse baixíssimo nível no conteúdo apresentado. Tanto não estamos com nenhum viés de censura prévia que achamos que esses programas deveriam passar, mas depois da meia-noite, e não na hora que passam e sem respeitar o fuso horário. Obviamente, o melhor dos mundos seria as próprias emissoras fizessem as correções de conteúdo. São realmente programas de baixíssimo nível e sem nenhum conteúdo pedagógico. Compreendo que, dentro da liberdade de expressão, não é tudo que achamos necessário, moralmente aceitável que deva ser divulgado pela televisão. Compreendo que até coisas que nos pareçam asquerosas ou inaceitáveis possam passar, mas isso em horários bastante restritos. Acho que o grau de apelação é incompatível com a classificação indicativa. Achamos que, inclusive, essa classificação deveria aumentar de escala.

Qual deveria, na opinião do senhor, ser a classificação indicativa do BBB?
Na minha opinião, apenas a minha opinião, não deveria ser para 14 anos, mas para 18 anos. Vamos lutar para que haja, por parte das emissoras, mudança de conteúdo. Se não houver mudança, vamos lutar para que a classificação indicativa seja realmente destinada apenas a maiores de 18 anos e, em qualquer situação, que seja respeitado o fuso horário quando houver uma classificação indicativa.

Terra Magazine – Portal Terra

Governo da Líbia corta internet; mortos em protestos somam 84


Fonte: Folha de S.Paulo, 19-02-2011
As forças de segurança líbias mataram 84 pessoas durante os últimos três dias de protestos em várias cidades do país para reivindicar mudanças políticas, informou o último comunicado da Human Rights Watch (HRW). Segundo a organização, que baseia seus números em consultas telefônicas com hospitais e testemunhas, "as forças de segurança de Muammar Gaddafi dispararam contra os cidadãos, que simplesmente pedem uma mudança", disse Joe Stork, responsável da HRW no Oriente Médio e no norte da África.


A internet no país também foi cortada por volta das 2h da manhã (horário local), retirando uma das poucas maneiras disponíveis para que os líbios divulgassem informações sobre a onda de protestos antigoverno em uma das mais isoladas e repressivas nações da África.

Milhares de protestantes pedem a saída de Muammar Gaddafi, ditador líbio há 42 anos no poder, especialmente em cidades no Leste, região mais pobre do país. As manifestações têm sido brutalmente reprimidas por milícias armadas e forças de elite. Em Benghazi, as forças de segurança mataram ontem 35 pessoas durante as manifestações de luto pela morte no dia anterior de 20 manifestantes nessa mesma cidade, 23 em Al-Baida, três em Ajdabiya e três em Derna, segundo a HRW. A Anistia Internacional conta 46 pessoas mortas durante os protestos registradas na Líbia durante os últimos três dias e acusou as autoridades de 'excessivo' emprego da força contra 'manifestantes que pedem uma mudança política'.


Segundo a AI, que cita fontes do hospital Al Jala, em Benghazi, 28 pessoas morreram ontem durante o "Dia da Fúria" nessa localidade e outras 110 foram feridas. Às vítimas fatais somam-se outras três em dias anteriores. A organização conta ainda outras 15 vítimas na sexta-feira em Al-Baida, a 100 quilômetros de Benghazi. A onda de distúrbios no mundo árabe --e o temor de que ela se espalhe para a Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo-- levou na quinta-feira o petróleo tipo Brent à sua maior cotação em 28 meses, US$ 104 por barril. Na sexta-feira, ele era cotado a pouco mais de US$ 102 em Londres.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Câmara promulga e publica Lei que denomina de Posto de Saúde Aluízio de Sousa Brasil o Posto de Saúde no Distrito de Dom Quintino


O Presidente da Câmara Vereador Florisval Coriolano - PTC na manhã do dia 17, promulgou a Lei nº 2.658 de 18 de fevereiro de 2011 que denominou de Aluízio de Sousa Brasil a nova unidade de saúde do Distrito de Dom Quintino, localizado na zona rural do Município do Crato. No final do ano de 2010 o plenário da Câmara aprovou projeto de lei de autoria do Vereador Fernando Brasil - PSB dando a denominação ao novo Posto de Saúde do Distrito de Dom Quintino, mais o Prefeito Municipal achou por bem vetá-la. Após o veto ser analisado pelo plenário, o mesmo foi rejeitado pela maioria de 3/5 dos votos dos vereadores, ou seja 07 votos contrário ao veto do Chefe do Poder Executivo na sessão ordinária do dia 08 de fevereiro de 2011.

O Presidente da Câmara obedecendo o que dispõe o § 7º do art. 43 da Lei Orgânica do Município, que diz: § 7º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oitos horas pelo Prefeito Municipal, nos casos do §§ 3º e 5º, o Presidente da Câmara a promulgará, e se, este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente. A lei com esta nova denominação já está publicada através do Edital nº 127/2011, conforme determina o art. 116 da Lei Orgânica do Município do Crato.

Fonte: Câmara de vereadores do Crato
Foto: Distrito de Dom Quintino - Crato - Por: Dihelson Mendonça

Sociedade Cratense - 20-02-2011


E
finalmente, trazemos este quadro que é tão querido pelos nossos leitores, o "Sociedade Cratense", quando apresentamos sempre uma galeria de homenageados. Se você ainda não apareceu por aqui, não se desespere! Qualquer hora dessas a gente se encontra pelas ruas do Crato e você acabará fazendo parte do "Sociedade Cratense". rs rs

E sabe quem está na cidade ? Isto mesmo, o nosso querido amigo Padre Rocildo. Chegou há uns 15 dias, e visita a capital da cultura caririense. Padre Rocildo reside em Roma, e nos conta muitas coisas de lá. Em entrevista a ser veiculada posteriormente aqui no Blog do Crato, falou sobre as diferenças entre o mundo europeu e o Brasil, ao mesmo tempo, revela a grande saudade que o tem acompanhado todo esse tempo. Padre Rocildo, seja muito bem-vindo ao Crato! Esperamos que um dia possamos ainda vê-lo como o Bispo Diocesano.

http://1.bp.blogspot.com/-koPkDXfRH_0/TV7MoeDrqiI/AAAAAAAAVmc/-s903vXtOnk/s1600/padre%2Brocildo%2B2.jpg

E quem vai à Roma, como já diz o velho ditado, precisa ver o santo papa. Mesmo nessa foto da foto que fiz ontem, pode-se apreciar este momento sublime e histórico, quando o Padre Rocildo encontra-se com o papa Bento XVI:

http://3.bp.blogspot.com/-MtNC_INNOHw/TV7MfN6qQHI/AAAAAAAAVmU/EAPSnOgMtAc/s1600/Padre%2BRocildo%2Be%2Bo%2Bpapa.jpg

E quem está de casa nova é o locutor de esportes Roberto Lima, que deixou a Rádio Educadora do Cariri e está na Rádio Araripe do Crato, participando do programa de esportes das 11:00. Confiram a maestria desse grande e inteligente radialista. Felicidades para você, grande Roberto Lima, aí na rádio pioneira do Cariri.

http://1.bp.blogspot.com/-y8sCknjBOfE/TV7Mo36pviI/AAAAAAAAVms/s-O5CXYXrf8/s1600/roberto%2Blima.jpg

E o Crato, como vai ? Esta foto eu fiz ontem mesmo, das milhares de milhares de fotos do Crato, apenas para trazer um pouco do Crato até vocês...Praça Siqueira Campos, Cine Cassino e Café Crato.

http://1.bp.blogspot.com/-r1y_k-ATuZ0/TV7M-ila58I/AAAAAAAAVm0/tszGqiC9nUk/s1600/cine%2Bcassino.jpg

Por falar em Café, vamos tomar um café agora em boas companhias de uma dupla pêso pesado da comunicação ? olha aí, o radialista Antonio Vicelmo e seu filho Paulo Ernesto, que está fazendo um curso de inglês. Cafezinho bom...

http://1.bp.blogspot.com/-IgDy-K9f3Zo/TV7MouYeg7I/AAAAAAAAVmk/1koaKds_Tzo/s1600/paulo%2Bernesto.jpg

E por enquanto é só...
Depois tem mais.

Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem Autorização do Autor

TEATRO NO CRATO: O HÓSPEDE

PROGRAMA GUERRILHA EM MOVIMENTO
APRESENTA



SINOPSE

Uma família desestruturada a partir da chegada de um hóspede, “o Garanhão”, em sua casa, em suas vidas e “em suas camas”, trazendo à tona desejos e sentimentos outrora guardados e hoje revelados, enfim “chutaram o balde”. Albânia a matriarca, é o sinônimo de preconceito, arrogância e hipocrisia, “uma recalcada, isso sim!”, tentando com isso comandar a vida de todos e, não vendo seu autoritarismo surtir efeito, entra em total desajuste emocional, “uma surtada”. É aí que se dá o desenrolar da trama. Amores não correspondidos, desejos aflorados, morte, descoberta, libertação... Tudo isso está reunido em “O Hóspede”.

BlogHumor de Sábado - Grandes Personalidades antes e depois da Fama ( circula na Internet )


"A força da grana que faz e destrói coisas belas"


Caetano Veloso














Ministros de Lula gastaram R$ 1,4 milhão com diárias em 1 ano


Os ministros de Estado do governo Luiz Inácio Lula da Silva gastaram, no ano passado, quase R$ 1,4 milhão apenas com o pagamento de diárias durante viagens pelo Brasil e também ao exterior. O montante equivale a média de R$ 113,4 mil por mês consumidos com hotéis, refeições e táxis por onde passaram. Em 2009, as despesas dos 36 ministros ultrapassaram a cifra de R$ 1 milhão. No ano anterior, em 2008, as diárias custaram R$ 497,5 mil aos cofres públicos. Assim, ao longo de três anos, os gastos somam quase R$ 3 milhões.

O crescimento de 174% nas despesas com o pagamento de diárias entre 2010 e 2008 se deve principalmente a edição do decreto 6.907, de julho de 2009, que, além de reajustar as cifras concedidas a cada ministro, permitiu o uso do sistema de pagamento de diárias nas viagens em território nacional. Até então, os ministros usavam a verba de suprimento de fundos para o pagamento das diárias e somente as viagens internacionais eram custeadas.

A cota de pagamento de diárias para cada ministro varia entre R$ 458,99 e R$ 581,00. O número mais elevado refere-se aos deslocamentos para as cidades de Brasília, Manaus e Rio de Janeiro. Para as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, as diárias ficam em R$ 551,95. Nas demais capitais brasileiras o valor é de R$ 520,00. Para outros deslocamentos o custo é de R$ 458,99.

A lista dos que mais utilizaram a cota de diárias é encabeçada pelos ex-ministros da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade (Seppir) Racial Eloi Araújo e Edson Santos que, juntos, consumiram R$ 102,3 mil apenas no ano passado. A cifra equivale a uma média mensal de R$ 8,5 mil. Edson Santos deixou o cargo no final de março de 2010 para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições daquele ano. Assim, foi substituído pelo então secretário-executivo Eloi Araújo.

Entre 2008, quando a pasta foi chefiada por Matilde Ribeiro, até 2010, quando assumiu Eloi Ferreira, foram desembolsados quase R$ 196,4 mil com diárias. O maior valor gasto no período entre todos os ministros da gestão Lula.

O Ministério do Meio Ambiente aparece em segundo lugar. O ex-ministro Carlos Minc, que deixou o cargo para concorrer a deputado estadual pelo Rio de Janeiro nas eleições do ano passado, e a atual ministra Izabella Teixeira, que assumiu em 2010, gastaram, em conjunto, R$ 82,7 mil durante todo o ano passado com o pagamento de diárias. O montante representa um gasto de quase R$ 7 mil por mês. Desde 2008, quando a pasta ainda era chefiava por Marina Silva, até o ano passado, a soma de desembolsos com diárias chega a R$ 105,3 mil.

O ex-ministro Altemir Gregolin, do Ministério da Pesca e Aquicultura, é o terceiro colocado entre os ministros que mais fizeram uso da cota de diárias no ano passado. Gregolin consumiu R$ 69,8 mil. O montante corresponde à média mensal de R$ 5,8 mil. Em três anos, os custos chegam a R$ 129,7 mil.

Em seguida, aparece o ministro Nelson Jobim (Defesa), com o gasto de R$ 65,2 mil em 2010, e os ex-ministros Luiz Barreto (Turismo) e José Gomes Temporão (Saúde), com desembolsos de R$ 61,8 mil e R$ 58,3 mil, respectivamente. Na outra ponta, quem menos fez uso do dispositivo em viagens foi a dupla Hélio Costa e José Artur Filardi, cujo montante gastos em diárias foi de quase R$ 5 mil. Hélio deixou a chefia do ministério para concorrer ao governo de Minas Gerais, em 2010, e foi substituído pelo então chefe de gabinete da pasta José Artur Filardi.

O cálculo não leva em conta as despesas com diárias do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, cujos gastos não estão computados no Portal da Transparência. Como durante os anos de pesquisa muitos ministérios trocaram de comando, as despesas dos antecessores também foram computadas para se chegar ao valor gasto no ano pelos dirigentes de ministérios.

Os dados oficiais referentes ao pagamento de diárias neste ano ainda não foram divulgados. As despesas incluem gastos com pousada, alimentação e locomoção urbana, como deslocamento até o local de embarque e, ainda, do desembarque até o local de trabalho ou de hospedagem.

Contextos

A assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente atribui elevado gasto com diárias, na comparação com outros ministérios, às viagens internacionais da ministra Izabella Teixeira. “O ano passado se caracterizou pelo imenso protagonismo doBrasil no âmbito das relações internacionais na área do meio ambiente, especificamente em três temas que requereram envolvimento político de alto nível, justificando, assim a participação da ministra”.

Entre os eventos no qual a ministra esteve presente no ano passado, a assessoria destaca três grandes temas: as negociações em torno do regime internacional sobre mudança do clima, que culminaram em Copenhague, com a presença do próprio ex-presidente Lula; a conferência de Nagoia sobre diversidade biológica, cuja participação brasileira foi reconhecidamente decisiva para a aprovação do protocolo de ABS, que trata da repartição de benefícios de recursos genéticos oriundos da diversidade biológica; e a as negociações para a realização da Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012.

O Ministério da Pesca e Aquicultura destacou três viagens do ex-ministro Altemir Gregolin, em 2010: em abril para Buenos Aires e Panamá, onde participou da reunião Infopescas e Conferência da FAO; em junho para a Tailândia, China e Coréia do Sul; e em novembro para Roma, quando fez informe da 31ª Conferência dos países da América Latina e Caribe, na reunião do Grupo dos Países da America Latina e Caribe (GRULAC) e na abertura da 140ª Reunião do Conselho dos Países da America Latina e Caribe.

Ainda segundo a assessoria da pasta, os países asiáticos visitados pelo então ministro Gregolin, em 2010, forma, atualmente, um importante grupo de produtores de pescado. “Diversas ações em todo o país vinham sendo planejadas, mas só puderam viabilizar-se a partir do aumento do orçamento do órgão, em 2010. Assim, o ministro pode acompanhar de perto a conclusão dos projetos”, informou a assessoria.

Procurada pela reportagem, até o fechamento da matéria a assessoria de imprensa da Seppir não comentou a primeira colocação na lista dos ministros que mais utilizaram a cota de viagens em 2010.

Site: Contas Abertas
Via Eliomar de Lima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Pelé teme que Brasil se envergonhe da Copa de 2014


Na publicidade, a função de um garoto propaganda é usar sua credibilidade para passar ao público informações sobre um produto. Nesta sexta-feira, Pelé falou sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e não deu motivos para a comunidade internacional acreditar no sucesso da competição por aqui. "Vocês sabem a luta que a gente fez para conseguir a Olimpíada e a Copa do Mundo, viajando pelo mundo pedindo voto, e agora chegou um momento que está preocupando todo mundo", disse Pelé em evento de um patrocinador pessoal.

"O Brasil está correndo um grande risco de envergonhar a gente na maneira de administrar a Copa do Mundo, principalmente na comunicação. Os aeroportos estão assustando mais, e não é só os brasileiros", completou o craque, que foi um dos embaixadores da campanha para que o País recebesse o Mundial. Pelé ainda criticou a demora na definição da sede paulista da Copa de 2014. "O Brasil tem obrigação de fazer uma boa Copa do Mundo, uma boa administração, e infelizmente já está atrasando, e tem essa polêmica de São Paulo. o Campeonato Paulista é a base do futebol brasileiro, é o que deveria já estar definido e não está definido ainda", afirmou, apesar de o novo estádio do Corinthians estar sendo tratado pela organização como o palco paulista do Mundial.

O Rei do Futebol aproveitou a entrevista coletiva para falar sobre vários assuntos ligados ao futebol. Como sempre, foi polêmico. Sobre Ronaldo, afirmou que o Fenômeno não parou na hora certa. "Se eu fosse ele, teria parado um ano e meio atrás", afirmou Pelé, lembrando que, quando se despediu do Santos, da seleção e do Cosmos, saiu por cima, como campeão. "É realmente difícil (parar), para quem gosta, para quem sente o futebol.

Ele foi um vencedor", completou. A respeito da especulada saída de Paulo Henrique Ganso do Santos, Pelé pediu calma: "Ele ainda está começando e fica essa polêmica de querer mudar de equipe por dinheiro. Eu conversei com o Edinho (filho de Pelé), que é supervisor lá, e disse que o Ganso está tranquilo. A gente tem a impressão que são empresários que querem vender e ganhar a comissão deles", analisou o craque. Pelé ainda avaliou como positivas as voltas de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo ao futebol brasileiro:"Se estiverem bem fisicamente, serão grandes figuras", garantiu o ex-jogador.

Fonte: Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Secretaria das Cidades acompanha missão do Banco Mundial no Cariri


O secretário das Cidades, Camilo Santana, acompanha, entre os próximos dias 21 e 25, uma missão com técnicos e consultores do Banco Mundial (Bird), na região do Cariri. A comitiva fará uma visita para acompanhar o andamento das ações do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará – Cidades do Ceará Cariri Central, que executa ações nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Nova Olinda, Santana do Cariri, Farias Brito e Jardim.

De acordo com o titular das Cidades, Camilo Santana, entre as ações monitoradas, estão os lixões dos municípios, que passam por acompanhamento do Projeto. “O apoio a gestão de resíduos sólidos será minuciosamente acompanhado, já que é fundamental o conhecimento para que esses resíduos sejam despejados de forma correta não causando nenhum dano aos cearenses”, disse o secretário, ao lembrar que muitas famílias da Região sobrevivem do trabalho de coleta e reciclagem desses resíduos.

O projeto Cidades do Ceará/ Cariri Central é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que tem sua concepção estruturada em três componentes: organização territorial (infraestrutura urbana), para solucionar importantes deficiências, proteger e restaurar o meio ambiente; desenvolvimento econômico local, com base em agrupamentos setoriais; e fortalecimento institucional e administrativo regional, para melhorar a coordenação e colaboração entre os municípios da região do Cariri Central.

Serão investidos no projeto, US$ 66 milhões, sendo US$ 46 milhões financiados junto ao Bird e o restante de contrapartida do Governo do Estado do Ceará.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Foto: Wilson Bernardo

Bom Dia, Crato ! - 19 de Fevereiro de 2011


Bom Dia, Gente!

Esses últimos dias têm sido uma coisa tão louca aqui no Blog do Crato, que às vezes eu tenho a impressão de que acabei de postar esse bom dia que fazemos aqui, e a previsão do tempo. Mas na verdade, os dias em Crato têm sido incomuns, depois do dia 28 de janeiro. Estamos vivendo assim como se fosse num período de guerra, em que tudo passa muito rápido e ninguém consegue descansar. Conheço muita gente estressada com tantos acontecimentos em sequência, mas vou dizer o nome de apenas um: EU. E aí, já pensaram o que fazer durante o carnaval ? No Crato neste ano, até por uma questão de respeito às centenas de pessoas afetadas pela enchente, seria muita incoerência que a prefeitura bancasse um carnaval no meio de uma guerra dessas, quando assuntos mais importantes estão a ser resolvidos, por isso não teremos carnaval de rua.

De qualquer modo, existem as opções para quem deseja se divertir. Aquelas tradicionais, pra quem gosta de carnaval, como Recife, Olinda e as praias do Ceará, mas eu chamo a atenção para um Carnaval diferente. Um carnaval com Arte, com música de qualidade. Me refiro à bela cidade de Guaramiranga, no Ceará, onde durante o carnaval, acontece em plena serra de Baturité, um festival de Jazz, quando comparecem milhares de pessoas, dezenas ou centenas de músicos, e tudo vira uma festa com arte. Muito legal mesmo. Olha, se eu fosse você, pensaria seriamente em dar um "pulinho" em Guaramiranga neste Carnaval. Eu já fui umas 8 vezes. Definitivamente, vale a pena. Além de tudo, você volta de lá totalmente revigorado...

ALMANAQUE

* 1766 - Em Portugal, começa a funcionar o Real Colégio dos Nobres, criado por Carta Régia em 7 de março de 1761.
* 1861 - É abolida a servidão dos camponeses no Império Russo.
* 1942 - Segunda Guerra Mundial: nos Estados Unidos da América, o presidente Franklin Delano Roosevelt decreta a transferência de cidadãos nipo-americanos para campos de concentração.

Nasceram neste dia…

* 1473 - Nicolau Copérnico, astrónomo e matemático polaco (m. 1543).
* 1825 - Mór Jókai (na imagem), escritor húngaro (m. 1904).
* 1941 - David Gross, físico norte-americano.

Morreram neste dia…

* 1837 - Georg Büchner, escritor e dramaturgo alemão (n. 1813).
* 1951 - André Gide, escritor francês (n. 1869).
* 1986 - Francisco Mignone, compositor erudito brasileiro (n. 1897).

PREVISÃO DO TEMPO

Para hoje, dia 19 de fevereiro, sábado, temos Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Umidade Relativa do Ar, 60%. Ventos de leste para nordeste a 10Km/h. Temperatura máxima de 32 e mínima de 22 graus. O sol nasce às 05:42 e se põe às 18:01

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Será o fim da Calvície ? Cientistas descobrem acidentalmente um possível remédio


WASHINGTON (AFP) - A descoberta acidental de uma substância que fez crescer novamente pêlos em ratos de laboratório pode abrir caminho para um potencial remédio contra calvície em seres humanos, segundo uma pesquisa americana publicada esta semana. "Nossa descoberta mostra que um tratamento de curta duração com esta substância fez crescer novamente pêlos em ratos que foram geneticamente modificados para ficarem cronicamente estressados", explicou o Dr. Million Mulugeta, professor adjunto de medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, um dos coautores deste estudo.

"O trabalho pode significar o início de novas abordagens para tratar a calvície em humanos, ao neutralizar os receptores de um hormônio que desempenha um papel-chave na condição de estresse", acrescentou. Tais tratamentos poderiam tratar a perda de cabelos relacionada ao estresse e à velhice, precisou o médico.

O estudo foi publicado na versão on-line da revista científica americana PLoS One, uma publicação da Public Library of Science. Os cientistas fizeram esta descoberta inesperada ao conduzir pesquisas sobre as maneiras como o estresse pode afetar as funções gastrointestinais. Para isso, utilizaram ratos geneticamente modificados para produzir em excesso corticotropina ou CRF (corticotrophin-releasing factor), um hormônio de estresse. Ao envelhecer, esses ratos começaram a perder os pêlos, principalmente nas costas, ao contrário do grupo controle de roedores não modificados geneticamente.

Pesquisadores do Instituto Salk na Califórnia, membros da equipe que desenvolveu o trabalho, conseguiram criar um peptídeo, uma substância química batizada de "astressin-B", que bloqueia o efeito estressante do hormônio CRF e o injetaram nos ratos que perdiam os pêlos. Três meses mais tarde, os médicos voltaram para analisar os efeitos do astessin-B, mas não conseguiram distinguir os ratos geneticamente modificados dos outros, já que seus pêlos haviam voltado a crescer totalmente.

Fonte: AFP, via Yahoo Notícias

ENCONTRO DE GUERRILHEIROS DAS ARTES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ministério da Saúde informa ao Presidente da Câmara a liberação de recursos do Fundo Nacional de Saúde - FNS


Crato - O Ministério da Saúde através Secretaria Executiva infomou ao Presidente da Câmara Florisval Coriolano a liberação de recursos financeiros para o Fundo Nacional de Saúde de Crato dos seguintes programas: Pagamento de Agentes Comunitários de Saúde no valor de R$ 145.656,00, Pagamento de Saúde da Família R$ 169.600,00 e Pagamento de PAB Fixo no valor de R$ 175.138,50, totalizando o montante de repasse relativo ao mês de janeiro de 2011 em R$ 490.394,50 (quatrocentos e noventa mil, trezentos e noventa e quatro reais e cinquenta centavos).

Fonte: Câmara de vereadores do Crato

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30