xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 fevereiro 2011

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 17 de fevereiro de 2011


XIII Semana de Iniciação Científica da URCA acontece de 18 a 25 de fevereiro

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, no período de 18 a 25 de fevereiro, com a participação de estudantes dos Campi: Pimenta, CRAJUBAR, Barbalha, Campos Sales e Iguatu, a XIII Semana de Iniciação Cientifica da URCA. O tema deste ano será: Ciência e Cultura: Percursos e Desafios. Estão previstas na programação do evento palestras e apresentações de trabalhos. O objetivo da Semana de Iniciação Científica é proporcionar aos participantes a oportunidade de discussão de temas atuais de Ensino e Pesquisa, por meio da exposição e debate dos trabalhos publicados no evento. Mais informações sobre a relação de trabalhos aprovados, normas para apresentações e do prazo para entrada de recursos, podem ser obtidos por meio do site da URCA, no endereço www.urca.br

Inventário geológico é realizado por técnicos do GA

Uma nova orientação de valores geológicos será possível a partir de levantamento feito no Geopark e no seu entorno. Um inventário geológico está sendo desenvolvido na área do Geopark Araripe e deverá estar pronto em três meses. Esse levantamento irá demonstrar aspectos científico, turístico, cultural e de valor geológico existente na área dos geossítios e no entorno. O trabalho vem sendo coordenado pelos geólogos do próprio Geopark. A equipe se encontra em campo há cerca de dois meses visitando várias cidades da região, inclusive as seis que compõem o Geopark Araripe. Áreas que ainda não receberam a visita de técnicos estão tendo o olhar despertado pelos integrantes do Geopark, abrindo novas possibilidades de aproximação, para estudos futuros e um direcionamento maior no sentido de preservação desses espaços. No início do ano passado, havia sido realizado um diagnóstico por vários técnicos, mas não contemplava uma especificidade maior em relação ao acervo geológico mais apurado.

Era cretácea

Essa realidade tem tudo a ver com o Geopark, levando o conhecimento de uma das áreas mais ricas em fósseis da era cretácea do planeta. Os geólogos Idalécio Freitas e Flávia Lima estão em campo. O trabalho tem a parceria de órgãos como o Departamento Nacional de Proteção mineral (DNPM), Prefeituras Municipais e a comunidade, que faz parte das ações desenvolvidas pelo Projeto Geopark Araripe. Segundo o geólogo Idalécio de Freitas, esse trabalho deverá ficar pronto nos próximos meses. Algumas das áreas já são conhecidas, mas ele afirma que houve a necessidade de retomar esses locais, como forma de fazer um levantamento completo. O inventário já foi realizado em cidades como Barbalha, Missão Velha, Jardim, Brejo Santo, Porteiras, Mauriti. Outros Municípios como Nova Olinda, Crato, Santana do Cariri estarão inseridos também no trabalho. Até os Municípios do entorno, mas que fazem parte da área da Chapada do Araripe serão visitados, como Araripina, Moreilândia e Exu, cidades já no Estado do Pernambuco. Conforme Idalécio, é importante também verificar e reconhecer o valor geológico existente nessas localidades, que estão no entorno do Geopark. A iniciativa de ir aos outros Municípios fora do Geopark é observar outras áreas que irão constar no inventário, com uma orientação dos valores geológicos existentes e que poderão, mais tarde, fazer parte de um projeto de ampliação do Geopark Araripe. O primeiro levantamento multidisciplinar, ano passado, contou com uma equipe de paleontólogos, geólogos, biólogos, geógrafos, sociólogo e historiador, além de técnicos e fotógrafos, e fez parte de um diagnóstico preliminar. Esse trabalho específico também conta com um levantamento fotográfico e relatório técnico de todas as áreas. De posse do material, será possível melhor definir, futuramente, por onde o Geopark Araripe poderá ser ampliado. MAIS INFORMAÇÕES: Escritório Geopark Araripe, Rua Teófilo Siqueira, 754, Centro, Crato - Região do Cariri. Telefone: (88) 3102.1237

Reisado de Máscaras de Potengi inicia filmagens para documentário

O quinto documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” registrará o reisado de caretas de Potengi, mais conhecido como o Reisado do Sassaré, liderado pelo Mestre Antônio Luiz. O Reisado de Caretas ou de Couro é um dos poucos da região do Cariri. O projeto é uma iniciativa da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e tem a parceria do Coletivo Camaradas. Para a produção desse documentário a Prefeitura de Potengi também entrou na parceria. O objetivo é produzir pequenos documentários sobre as manifestações da cultura popular, mostrando além dos aspectos artísticos e estéticos, e o contexto social onde acontecem as brincadeiras. O material é um importante recurso pedagógico, segundo o coordenador Alexandre Lucas, e poderá ser usado em sala de aula e também como fonte de pesquisa para estudiosos da área.
Os brincantes do Reisado usam máscaras confeccionadas em madeira e couro para dançar ao ritmo da música, marcada por pisadas fortes. De acordo com o Mestre Antônio, o acervo de máscaras vem desde a criação do grupo quando ele ainda tinha 18 anos. Atualmente o mestre tem 54 anos. As primeiras gravações aconteceram no último dia 12, na casa do Mestre, numa descontraída e produtiva conversa. As próximas gravações terão continuidade no próximo dia 19, com registros das danças e entremeios.

Documentários já produzidos: Mulheres do Coco, Mestra Zulene Galdino, Reisado Dedé de Luna e Mestre Cirilo. Para adquirir os documentários, solicitar por escrito cópias na PROEX/URCA, no Campus Pimenta.

Imagens em Expedição Caminhos da Chapada

A Fundação Casa Grande está desenvolvendo projeto em parceria com o Ministério do Turismo. A Expedição Caminhos da Chapada busca captar imagens para a produção de um livro/catálogo sobre a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, tendo a Chapada do Araripe como cenário, destacando e valorizando sua paisagem natural e cultural. O projeto tem como objetivo fortalecer e consolidar o Turismo de Base Comunitária no município de Nova Olinda – CE e promover e divulgar em mercados e segmentos dinâmicos no Brasil e exterior. Este ano, uma equipe da Fundação Casa Grande estará viajando países da Europa, incluindo Espanha, levando imagens do Cariri e o trabalho da entidade para mostrar ao público lá fora. Além disso, a convite do clube de futebol Barcelona, estarão participando de um trabalho de divulgação do potencial cultural e turístico da região do Cariri, além da experiência exitosa do projeto em Nova Olinda, durante uma semana na cidade espanhola. A Casa Grande é entidade parceira do Geopark Araripe e está integrada a um dos geossítios do projeto.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617

www.urca.br - Crato, 17 de fevereiro de 2011

O Brasil que antes das eleições era um Sucesso, aparece com herança Bilionária de Dívidas ? - Por: Dihelson Mendonça


De repente, não mais que de repente, um país que era todo sucesso, que se mostrava nas eleições como Forte, como a Sétima maravilha do mundo, hoje nos explodem as notícias de uma BILIONÁRIA herança de dívidas herdadas da Farra do Governo Lula para a sua sucessora. Mas de que país nós estamos falando afinal ? Do país de verdade, ou do país do conto de fadas onde os corruptos receberam a bênção dos que antes se colocaram por mais de 30 anos como como guardiães da moralidade ?

Deitado eternamente em berço esplêndido, o Brasil acorda de uma ressaca de estímulos ao consumo e desaceleração no setor produtivo, para garantir uma sustentabilidade política fictícia, no país que é todo ficção. Agora, a corda talvez irá quebrar do lado mais podre ou mais pobre. Um Brasil que antes arrotava maravilhas, aparece quebrado, com cortes gigantescos no orçamento e com uma dívida HERDADA nunca antes sonhada.

Parabéns, Brasil !

Equilíbrio ecológico - Por Emerson Monteiro


Durante bom tempo me imaginei conhecendo a Floresta Amazônia, o que povoava os meus sonhos brasileiros desde que me entendo de gente, do início dos primeiros estudos, digamos assim. Lá um dia, há pouco mais de cinco anos, veio essa oportunidade. De malas e cuias, segui ao lado de alguns companheiros de pesquisa, rumo à hiléia brasileira, percurso de dois dias, com intervalo para dormir já em Araguaína, no estado de Tocantins, após cruzarmos o Piauí e o Maranhão. Na bela cidade maranhense de Carolina, dos tempos do Império, atravessáramos as águas caudalosas do Rio Tocantins, largo e volumoso, o mais largo dos até agora que conheço. No dia seguinte, logo cedo, passado o Araguaia, chegamos às terras do Pará, estabelecendo-nos em uma fazenda às margens do rio por dez longos dias, para conhecer o ecossistema amazônico, orgulho da raça, com isso presenciando diversos momentos da floresta e da ação do homem no que respeita à sua devastação.

Vimos de perto a agressão indiscriminada que caracteriza o sistema de posse do modelo desenvolvido para estabelecimento da criação extensiva do gado bovino. Movidos no afã de tornar produtiva a área, visando o criatório da raça nelore, centenas e centenas de estabelecimentos em dimensões a perder de vista, empresários do País inteiro, fixam bases em regiões planas e chuvosas, eliminando a constituição florestal primitiva através da força de tratores e queimadas, no sentido de plantar capim e construir currais. Vastidões lunares do reino vegetal somem em pouco tempo, deixando espaço aos tapetes de pastos, administradas pelos peões vindos de fora. Nisso trabalham sob os olhos oficiais das normas, assistidos de órgãos competentes do País. Produzem a carne que alimentarão largas faixas de consumidores do mundo inteiro, a peso de ouro. São manadas e manadas de reses criadas em trechos próprios para manejos, a remoer silenciosas das pastagens em uso.

Vimos de um tudo no que tange aos estragos impostos ao patrimônio das matas nativas. Tiradas as árvores maiores, madeira de lei e custo inestimável em termos da natureza primária dos séculos que lhes deu vida, o que resta em pouco tempo calcina mediante a ação do fogo, revirado a correntes vigorosas arrastadas por tratores descomunais. O quadro corta corações. Onde antes só havia o verde frondoso do mistério milenar e escuro, altivo caules esfacelados dão conta de troncos enegrecidos, parecidos aos vestígios das lindas bocas tornadas em dentes cariados e feios, eliminados ao furor das chamas. Aconselho não aos que nunca visitaram o paraíso amazônico a conhecê-lo nesses pontos entristecidos pela façanha dos matadores de floresta.

Idênticas práticas avistamos, também, no Tocantins e no Maranhão, estados vocacionados à implantação das fazendas de soja, moda e febre continuada que sacode os planaltos do Norte por meio da agroindústria e maravilha os resultados positivos das balanças do Brasil no exterior. Quando ouço, pois, as declarações anuais dos funcionários de governo que contiveram a devastação amazônica em tanto e tanto por cento, desconsolado sacudo a cabeça por saber de perto que o gigante é maior muitas vezes do que contavam as distantes lendas trazidas no vento.

Emerson Monteiro

Cidades, Escalas e Mudanças Climáticas - Por: Antonio Sávio


Seminário Internacional População e espaço na mudança ambiental: cidades, escalas e mudanças climáticas / 27 a 29 de Abril de 2011 / Campinas, São Paulo, Brasil


O evento será um esforço conjunto do Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente (GT-PopEA) da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas (RedeCLIMA), no âmbito da sub-rede Cidades e Mudanças Climáticas. Estes grupos já têm se debruçado sobre as relações entre população, espaço e ambiente há alguns anos, mas considera-se importante um momento de discussão que permita aos estudiosos dessas questões refletirem sobre as abordagens teóricas, metodológicas e das ferramentas analíticas que incorporem a dimensão temporal e espacial enquanto unidades analíticas capazes de aplicação nas políticas sociais, sobretudo, quando se faz necessário dar especial ênfase ás dimensões sociais, econômicas e políticas das mudanças climáticas.

Datas importantes
Inicio do período de submissão de trabalhos e inscrições - 21 de fevereiro de 2011
Prazo limite para submissão de trabalhos - 25 de março de 2011
Comunicação de aceite para os autores - 11 de abril de 2011
Prazo limite para inscrições - 20 de abril de 2011

Programação
(Programação preliminar, sujeita a alterações até a data do evento)

Dia 27 de Abril de 2011
18:00 hs – Abertura

18:30 hs – Conferência de abertura
19:45 hs – Homenagem Daniel Hogan
20:15 hs – Recepção de boas-vindas

Dia 28 de Abril de 2011
9:30 – 12:30hs - Mesa Redonda: População e Espaço: o desafio das escalas na compreensão da mudança ambiental
12:00 – 14:00hs – Almoço
14:00 – 16:00hs – Sessão Temática: Abordagens teóricas e metodológicas em população, espaço e ambiente I
16:00 – 16:30hs – Intervalo
16:30 – 18:30hs – Sessão Temática: Abordagens teóricas e metodológicas em população, espaço e ambiente II

Dia 29 de Abril de 2011
9:00 – 12:00hs – Sessão Temática: Mudanças climáticas e cidades: temas emergentes
12:00 – 13:30 – Almoço
13:30 – 16:30 – Mesa Redonda: Urbanização e Mudanças Climáticas: entre mitigação e adaptação nas políticas urbanas
16:30 – Encerramento


CONVIDADOS CONFIRMADOS:
Alexander Michael de Sherbinin (CIESIN/Columbia University)
Francisco Mendonça (UFPR)
Maria Luisa G. Castello Branco (DGC/IBGE)
Fonte: http://popclima.blogspot.com/

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


NOVA OLINDA – CEARÁ:

Mototaxista com passagens pela polícia assassinado à bala na noite do dia 15

Um crime com características de pistolagem foi registrado na noite do dia 15, na Rodovia Santana do Cariri, em frente ao nº 38, Bairro Mutirão, no município de Nova Olinda – CE. O mototaxista Francisco Muniz da Silva, vulgo “Ló”, 25 anos, morreu após ter sido alvejado com três disparos de arma de fogo. Ele ainda foi socorrido para o hospital local onde morreu quando recebia socorros médicos. Informações de populares repassadas a polícia dão conta de que a vitima encontra-se em frente à casa onde morava quando teria sido surpreendida a bala pelo vigilante, Joao Fernandes Sousa, 33 anos, casado, residente na rua Jose Inácio Gomes, 352, em Juazeiro do Norte-CE

Após o cometimento do delito o acusado tentou se evadir se deslocando até o Posto de Combustível São Sebastião, localizado na Avenida Perimetral Sul, em Nova Olinda sendo que ao tentar fugir na Moto CBX 250 Twister, de cor prata, ano 2007, placa HYV-3228, licenciada no nome de Francisco Felipe Santos da Silva, veio a cair, quebrando a maneta do veículo, momento em que vigilante do estabelecimento Samuel Salviano de Medeiros, 40 anos, casado, residente na Rua São Jose, nº 95, bairro Independência, na cidade do Crato-CE, lhe deu guarida, bem como escondeu a arma utilizada no homicídio.

A polícia militar sob o comando do major Paulo Hermann comandante da 5ª Cia do 2º BPM sediada em Crato, compareceu ao local do homicídio e posteriormente ao Posto de Combustível São Sebastião onde, encontrou o estabelecimento fechado, sendo necessário cercar o local, bem como efetuar entrada forçada com uso de armas não letais (de efeito moral). Neste momento foram presos o acusado do homicídio que estava de posse da quantia de R$ 1.070,00 (um mil e setenta reais) em dinheiro, e o participe do delito, pelo fato de ter tentado dar fuga ao homicida, com quem foi aprendida a quantia de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais) em espécie, o qual segundo a polícia, já responde outros processos crimes.

No interior do posto a polícia apreendeu uma Pistola Cal. 380, marca Taurus, inox, nº KJL43321, com um carregador municiado com 11 (onze) munições-cartuchos intactos; Revolver Cal. 38, marca Taurus, inox, nº 760668, municiado com 06 (seis) munições-cartuchos intactos e outro Revolver cal. 38, marca Taurus, oxidado, nº 324100, municiado com 05 (cinco) capsulas deflagradas e 01 (um) cartucho intacto, arma esta que fora utilizada para ceifar a vida da vitima. Francisco Muniz da Silva, vulgo “Ló”, 25 anos, e Samuel Salviano de Medeiros, 40 anos, foram conduzidos a 20ª DRPC de Juazeiro do Norte-CE delegacia plantonista regional do cariri, onde foi lavrado o competente flagrante. A polícia acrescenta em seu relatório enviado a impressa, que a vítima respondia diversos processos crimes, dentre eles um homicídio no Estado de São Paulo.

SABOEIRO – CEARÁ:

Colisão envolvendo um caminhão e uma moto mata estudante de 17 anos.


A polícia de Saboeiro - CE registrou por volta das 15h00min, do dia 15, um acidente de transito tipo colisão com vitima fatal, envolvendo um caminhão e uma motocicleta na localidade do Sitio Cruzeta, a 02 km da sede daquele município. O adolescente Antonio Lairton Oliveira Sousa, 16 anos, solteiro, crediarista, residente no Sitio Riacho, Saboeiro/CE guiava uma motocicleta que não teve os dados repassados a imprensa em direção a Jucás/CE transportando como garupeiro o seu vizinho o também adolescente Aldeirton Antunes dos Santos, 17 anos, estudante, quando perdeu o controle do veiculo vindo a colidir na traseira do caminhão Ford/F12.000 L, cor branca, tipo – PIPA, placas CBM – 7746, que estava sendo conduzido por Alreliano Martins de Lima, 30 anos, amasiado, motorista, residente na Rua – Manoel de Paula Fernandes, bairro São José, em Saboeiro.

Em decorrência da violência da colisão, Aldeirton Antunes teve morte no local enquanto Antonio Lairton foi socorrido pela polícia militar para o hospital municipal de Saboeiro. De acordo com a polícia, o motorista não prestou socorro as vítimas, foragindo-se do local e em seguida abandonando o caminhão no Sitio Barra - I à 06 km do local do acidente. A PRE foi acionada para o local juntamente com o rabecão do IML e os veículos foram conduzidos a DP e o corpo para o IML de Iguatu/CE para os devidos procedimentos. A PM encontra-se diligenciando sentido de localizar o motorista que se encontra foragido.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

A Educação através do tempo...



A Evolução da Educação:

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2010
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!

Recebido por E-mail, e postado no Blog do Sanharol

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dilma corta R$ 92,7 milhões de Reais para o Ceará


NE - O show já terminou. Vamos voltar à realidade...

Perda mais significativa com o corte nas emendas será de R$ 30 milhões, destinados à manutenção de perímetros irrigados, responsáveis pela produção de frutas - FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR; Perímetros irrigados, infraestrutura logística e qualificação profissional serão diretamente atingidos pelo veto.

Agora é para valer. A presidente Dilma Rousseff, no tradicional estilo "fechar a torneira", riscou, na tarde de ontem, de uma só vez, R$ 92,7 milhões de 20 emendas parlamentares e individuais que poderiam vir para o Ceará este ano. O veto mais significativo, de R$ 30 milhões, é o da emenda destinada à manutenção de perímetros irrigados do Estado, notadamente, uma péssima notícia para a economia local, por se tratar de um setor produtivo que vem se destacando nos últimos anos, inclusive, sendo responsável por recordes na exportação de frutas.

A infraestrutura logística também foi afetada com o veto de R$ 20,8 milhões na manutenção de trechos das BRs que passam pelo Estado, outra reclamação recorrente de cearenses e de caminhoneiros que pelo Estado têm de transitar. Outra área importante e "tecla batida" no mundo empresarial como entrave para o desenvolvimento do Estado - a necessidade de qualificação de mão-de-obra local para ocupação de novas oportunidades de emprego -, também foi prejudicada com o veto, por parte da presidente, de R$ 29 milhões.

Deste montante, R$ 19 milhões poderiam ser aproveitados no fomento à elaboração e implantação de projetos de inclusão digital, o chamado Cinturão Digital; enquanto os outros R$ 10 milhões deveriam ser aplicados no apoio à implantação e modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e aquisição de equipamentos. Ambas as ações consideradas ferramentas estratégicas de capacitação de força de trabalho no Estado.

Emendas individuais

Não demorou para as primeiras medidas anti-populares do novo governo começassem a eclodir. Contudo, para surpresa dos parlamentares cearenses, até emendas individuais, que, geralmente, eram menos susceptíveis ao veto que as demais emendas da bancada do Ceará, foram retiradas do orçamento. "Um veto desses é inadmissível. Nunca houve isso para emendas individuais, que foram aprovadas dentro de todas as normas. O pior é que o restante, (aproximadamente R$ 1,1 bilhão previsto no orçamento para o Estado) não estará livre de contingenciamentos", reclamou o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), ressaltando que apenas 3% dos recursos das emendas parlamentares do Ceará foram aproveitadas no ano passado, e que só 19% do recursos total da União para o Estado foi, de fato, aplicado em 2010, conforme, matérias publicadas, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste, em janeiro deste ano.

"Não podemos virar uma Venezuela. O que existe, hoje, é uma subserviência como um todo do Congresso em relação ao governo", indignou-se o deputado quanto ao tratamento das matérias pelo executivo. Ao todo, a presidente Dilma barrou 16 propostas cearenses (de oito deputados federais e de um senador, tanto da oposição como da base governista), que totalizavam R$ 12,8 milhões em construção de cisternas para armazenamento de água no Interior do Estado; revitalização da infraestrutura física das unidades da Embrapa; apoio à pesquisa, inovação e extensão tecnológica para o desenvolvimento social; prevenção de violência contra a mulher; estruturação da rede de serviços de proteção social básica e especial, implantação e modernização dos CVTs; fomento a projetos em arte e cultura; promoção da inclusão produtiva; apoio à pesquisa e desenvolvimento am áreas temáticas da biodiversidade; e apoio à inovação em arranjos produtivos locais. "Uma das emendas vetadas pela presidente Dilma reservaria uma quantia de R$ 500 mil para o CVT de Maranguape, que, com certeza, iria viabilizar uma escola técnica naquele município", lamentou Matos.

Social mais afetado

Esta semana, o governo federal tinha sinalizado que a área social não seria atingida pelo corte de R$ 50 bilhões no orçamento federal. Porém, na tarde de ontem, o que se viu foi justamente o contrário. De um total de R$ 1,8 bilhão de emendas vetadas pelo executivo para todo o País, pouco mais de R$ 1 bilhão, ou seja, 55,2% são justamente desse setor. Destaque para inclusão digital (R$ 419 milhões). Sobrou até para economia solidária e acesso à alimentação, com veto de R$ 20 milhões e 12 milhões, respectivamente.

A área de infraestrutura, com R$ 458 milhões (24,6%) veio logo em seguida na participação do que foi vetado, destaque para R$ 113 milhões no setor de mobilidade urbana. Na produção, o veto do executivo chegou a R$ 355 milhões (19%).

Área social

1 bi de reais em emendas parlamentares voltadas à área social foi cortado do Orçamento da União, contrariando o discurso do governo de que investimentos para o setor seriam mantidos.

ILO SANTIAGO JR.
DiÁRIO DO NORDESTE

Receita original da Coca-Cola é descoberta 125 anos depois, diz site


Washington, 15 fev (EFE).- A receita da Coca-Cola, guardada sob sete chaves pelos proprietários da empresa durante 125 anos, deixou de ser um mistério, segundo um site que afirma ter descoberto os ingredientes em uma página esquecida de jornal. Como publicada nesta terça em seu site pelos produtores do programa de rádio "This American Life", a fórmula original do refrigerante mais popular do mundo estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola, publicado no jornal "Atlanta Journal Constitution" de 1979.

A imagem mostra uma lista de ingredientes escritos de próprio punho em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, em um livro de boticário passado de geração em geração que atualmente estava com uma mulher em Griffin (Geórgia), conforme "Thisamericanlife.com". A Coca-Cola, que mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta que só dois funcionários têm a chave, não confirmou se a composição publicada é a correta. Da lista publicada, a parte mais reveladora é a que explica como misturar o 7X, uma substância que só representa 1% da bebida, mas que é crucial para dar o sabor característico.

Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças (cerca de 30 ml) de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, dez de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga - e 10 de óleo de canela. O restante da bebida é elaborado com três onças de ácido cítrico, duas onças e meia de água, uma de cafeína, uma de baunilha, duas pitadas de suco de lima, uma onça e meia de bala para dar cor e uma quantia de açúcar que é ilegível na lista.

A receita original inclui três copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20 após uma série de críticas. Resta saber se, além da eliminação desta substância, os proprietários da Coca-Cola aplicaram modificações substanciais na fórmula desde que Pemberton a projetasse. Para tentar comprová-lo, a equipe do programa radiofônico reuniu um grupo de analistas e amantes da bebida em uma degustação da mistura obtida pela receita.

Segundo o site, a maioria dos que provaram não encontravam diferenças da Coca-Cola comercializada. "Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula", disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.

Fonte: EFE - Via Yahoo Notícias

Oposição questiona suposta viagem de Cid em jato particular


A oposição protocolou nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Ceará um pedido de explicações sobre uma viagem de férias do governador Cid Gomes (PSB) supostamente feita em um jato particular emprestado pelo empresário Alexandre Grendene. Grendene é um dos fundadores da fabricante de calçados, que tem benefícios fiscais no Estado. A Procuradoria-Geral de Justiça também vai analisar a informação, divulgada pela revista "Veja", de que Cid e sua família teriam usado o jato particular do empresário para ir aos Estados Unidos e ao Caribe entre os dias 20 e 27 de janeiro. Segundo a revista, os incentivos fiscais dados a Grendene foram renovados por mais 15 anos em 2009. A empresa também doou R$ 1,2 milhão para a campanha à reeleição do governador no ano passado.

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), que protocolou o requerimento, o eventual uso do avião do empresário pode caracterizar improbidade administrativa.

"Eticamente ele não pode receber essa 'premiação'. Pedimos transparência." O requerimento deve ser votado amanhã. O governador tem maioria na Casa.

OUTRO LADO

A reportagem questionou o governo do Estado sobre o uso do avião e os benefícios fiscais, mas não houve resposta. Cid ainda não se manifestou sobre o assunto. A Grendene informou que a empresa não possui jatos no Nordeste e que, se houve empréstimo, foi do avião particular do empresário. A fabricante de calçados gaúcha começou a transferir sua produção para o Ceará em 1990, devido à concessão de benefícios fiscais. A parte administrativa ainda funciona no Rio Grande do Sul. Hoje, a Grendene possui nove unidades no Ceará. A maior parte delas fica em Sobral, cidade governada duas vezes por Cid. A primeira fábrica no município foi inaugurada em 1993, quando o governador era Ciro Gomes, hoje no PSB.

COLABORAÇÃO PARA A Folha de São Paulo, DE FORTALEZA
Folha de São paulo
Foto: Site "rastreadores de Impurezas"

Correspondente da CBS foi estuprada na praça Tahrir, no Egito


NE - Repórter é estuprada em praça pública por um grupo de 200 pessoas !


http://1.bp.blogspot.com/-nZjXPrmzhxw/TVsptAIzSlI/AAAAAAAAViE/K6xxN-fekt8/s1600/reporter%2Bcbs%2Bestuprada.jpeg


Onda de Revoltas A correspondente da emissora americana de TV CBS que cobria a revolução no Egito, Lara Logan, 39, foi agredida e estuprada por um grupo de mais de 200 pessoas em meio à Praça Tahrir, no centro do Cairo, informou nesta terça-feira a própria rede. "A jornalista da CBS estava cobrindo as celebrações na praça Tahrir para o programa '60 minutes' quando ela e sua equipe foram cercados por um elemento perigoso dentro da comemoração. Era uma multidão de mais de 200 pessoas tomada por frenesi", diz o comunicado.

O documento diz ainda que com a pressão dos manifestantes ao seu redor, a jornalista foi separada da equipe, e após "cercada", quando "sofreu uma agressão sexual contínua e brutal além de espancamento antes de ter sido salva por um grupo de mulheres e cerca de 20 soldados egípcios", diz a nota. Após o estupro, a jornalista conseguiu reencontrar a equipe americana. Experiente, a repórter cobriu as invasões dos EUA ao Afeganistão e ao Iraque e começou a trabalhar para a CBS em 2002.

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31