xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 fevereiro 2011

Receba as Notícias do Crato em Seu E-mail. Entre para nossa lista do Blog do Crato !

Olá, Pessoal, estamos enviando as principais notícias do Crato e da Região do Cariri via E-mail. Quem desejar receber, basta preencher logo abaixo com o e-mail e o nome. Obrigado a todos que participarem da nossa lista.





BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com
Há 6 Anos, o Crato na Internet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Número de casos de dengue este ano preocupa


O coordenador do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde do Crato, Marcos Aurélio, afirma que o número de casos deste ano da dengue no município é preocupante. São 102 casos notificados e 22 confirmados de dengue na cidade. Mesmo com um trabalho intensificado e permanente dos agentes, durante o ano todo, no período de chuvas tem sido comum o surgimento de casos em maior escala. Por conta disso, o coordenador de Endemias solicita o apoio das comunidades, no sentido de estarem atentas aos depósitos de água nos quintais da casas e também nos utensílios dentro das próprias residências, onde são registrados os maiores números de focos do mosquito.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Missão do Banco Mundial e Secretaria das Cidades realizarão visitas de campo nos lixões


Será realizada, no próximo dia 23, visita de campo aos lixões de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu, durante missão social do BIRD no estado. A visita faz parte do cumprimento das exigências e prazos estabelecidos pelo banco Mundial e pelo Governo do Estado do Ceará, na Elaboração de estudos necessários à futura implantação do Aterro Sanitário do Cariri. Na oportunidade, haverá coleta de dados, registro fotográfico, entrevistas e serão tratados outros assuntos referentes à implantação do aterro sanitário. O prefeito Samuel Araripe é o atual presidente do consórcio que conta, atualmente, com a participação de 10 cidades da região.

Fonte: PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Petrobras informa descoberta no pré-sal da bacia de Santos


A
Petrobras informou nesta terça-feira nova descoberta de petróleo de boa qualidade no pré-sal da bacia de Santos, que ocorreu após perfuração do poço 4-BRSA-818 (4-RJS-668). "Informalmente denominado 'Macunaíma', o poço está localizado em águas onde a profundidade é de 2.134 metros, na área de avaliação do poço pioneiro 1-RJS -617D (Parati) e a 244 km da costa do Estado do Rio de Janeiro", declarou em comunicado. Segundo a empresa, a descoberta foi comprovada por meio de amostragem de petróleo em teste nos reservatórios localizados em profundidade de cerca de 5.680 metros. A Petrobras informou que continuará com atividades na região para determinar o tamanho da jazida.

Fonte Folha OnLine

Bom Dia! - 16 de Fevereiro de 2011


Bom Dia de Novo!

E a boa nova do dia é que conforme divulgamos em primeirissima mão, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho virá mesmo ao Crato nesta sexta-feira. Presentes na comitiva, o governador do Estado, Cid Gomes e o Deputado Sineval Roque. Ainda não sabemos se a chamada "comissão das enchentes", formada por 7 deputados, que inclui o Ely Aguiar virá também. Cid Gomes ainda não havia visitado o Crato após a enchente, porque estava em viagem à Europa. Analisando as últimas notícias, aquela coisa de que "pegou mal" o comentário que o ministro teria dito sobre o Ciro Gomes, e os recentes boatos que circularam por parte da imprensa de que ele não iria ajudar o Crato, vemos que o ministro faz muito bem em visitar as áreas mais afetadas do Crato. Como o leitor pode ver, não há mal que não traga um bem...com a vinda do ministro e do próprio governador do estado, as possibilidades de liberação de verbas Federais e Estaduais serão muito maiores. Tudo vai depender do jogo de cintura político, de articulação também da bancada de deputados votados no Cariri e especialmente, no Crato.

ALMANAQUE

* 1267 - É assinado por Afonso III de Portugal e Afonso X de Leão e Castela o Tratado de Badajoz, que define a fronteira entre Portugal e Castela, garantindo a soberania portuguesa do Algarve.
* 1959 - Fidel Castro torna-se primeiro-ministro de Cuba.
* 2005 - O Protocolo de Quioto entra em vigor nos países signatários.

Nasceram neste dia…

* 1848 - Octave Mirbeau, escritor e jornalista francês (m. 1917).
* 1925 - Carlos Paredes, guitarrista e compositor português (m. 2004).
* 1944 - António Mascarenhas Monteiro, político cabo-verdense.

Morreram neste dia…

* 1279 - D. Afonso III de Portugal (n. 1210).
* 1837 - Gottfried Reinhold Treviranus, biólogo alemão (n. 1776).
* 1992 - Jânio Quadros, político, vigésimo-segundo presidente brasileiro (n. 1917).

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo os principais sites de meteorologia, para o dia de hoje, quarta-feira,16 de fevereiro de 2011, teremos Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Umidade Relativa do Ar, 60%. Ventos de leste para sudeste a 10Km/h. O Sol nasce às 05:42 e se põe às 18:01. Temperatura máxima de 33 e mínima de 21 graus.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Alô, alô, chamando a base! - Postado por André L. Pinheiro



Dilma, afirmando buscar o corte de gastos, torna ainda mais visível a "herança maldita" deixada por Lula nas contas públicas.

Quando o Brasil foi descoberto, reinava em Portugal D. Manuel I, sob cujo cetro o país viveu período de grande glória e esplendor. Foi descoberto o Caminho das Índias e, mais importante ainda, o caminho das Molucas, pequeno arquipélago a leste da Indonésia, de onde vinham para o entreposto de Constantinopla as especiarias que genoveses e venezianos revendiam a peso de ouro no mercado europeu. Portugal enriqueceu e impressionantes obras públicas adornaram a paisagem de Lisboa, com um estilo que levou seu nome. Por essas e outras empreitadas, D. Manuel credenciou-se ao sonoro título de Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, e Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia. Entrou para a história como "O Venturoso".

Seriam necessários cinco séculos de governantes inúteis, explorações e frustrações para que o Brasil gerasse seu próprio Venturoso, graças à feliz combinação astral que nos regalou Lula como presidente. Você, leitor, pode discordar, bater pé, abanar a cabeça, mas Lula sabe que é assim. E é o que basta. Custou-lhe muito alcançar essa condição.

Não pense ser fácil, leitor, governar um país do tamanho do Brasil durante dois mandatos, trazer para o regaço do governo os maiores pilantras da política nacional, entregar o posto, passados oito anos, com a Educação entre as piores do planeta, o SUS num caos e a segurança do jeito que todos sabemos. E, ainda assim, contar com 87% de aprovação. Tem que ser muito venturoso! À sua sucessora, num mandato recebido de bandeja, restaram as desventuras e os ônus políticos de dar jeito na crise que o Venturoso empurrou para diante com a pança e o papo. Com gastança e lambança ao longo dos últimos anos de sua gestão.

Não havia no país mesa de economista na qual as luzes amarelas das contas nacionais e da inflação não estivessem acesas, intranquilizando as madrugadas. Mas o processo sucessório não permitia condescendências. Para o realismo cínico, as eleições vêm em primeiro lugar. O interesse nacional chega mais tarde, bem depois de coisas essenciais como o partido, o poder, os fundos de pensão, o marketing e os cargos.

O noticiário da semana mostra que a presidente Dilma, bem antes do que esperava, topou com as agruras da vida. Cortar R$ 50 bilhões do orçamento não contribui para a popularidade de quem quer que seja. O brasileiro é tolerante até com a corrupção, mas não admite austeridade. Metam a mão, mas não me cortem os gastos públicos! E dona Dilma tomou essa decisão que não apenas retira R$ 50 bi da gastança. Não senhor! Tira-os também da lambança. Tira-os das emendas parlamentares, o que equivale a rarear a moeda de troca com cujo tilintar se rege a orquestra da base de apoio.

Não nos surpreendamos se, em breve, os telefonemas da Casa Civil para seus deputados e senadores começarem a retornar com sinal de fora de área. E enquanto isso, D. Lula, Patriarca do Brasil e Protetor do Irã, Defensor Perpétuo da Democracia d'Além-Venezuela e d'Aquém-Cuba, e senhor do Comércio com Gabão, Congo, Burkina Faso e Tuvalu, diz que estão querendo desconstruir sua sacrossanta imagem.

Por Percival Puggina.

Extraído do site www.midiasemmascara.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Começa aplicação de UBV para combate do mosquito da dengue no Crato


O
setor de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato inicia o trabalho de borrifação com UBV, para o combate do mosquito da dengue na cidade. Um calendário de atuação foi elaborado pela coordenação do setor, no sentido de atender as áreas de maior infestação. Segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, é importante, para otimização da aplicação com UBV, que as residências e lojas estejam com as portas abertas para receber as borrifações. Nesta quarta-feira, o trabalho será iniciado, pela manhã, no Dom Quintino. Na quinta-feira, terá continuidade no Sossego e Centro da cidade. Na sexta-feira, será a vez do Muriti, pela manhã, e à tarde no Centro, Muriti e Parque Grangeiro.

Fonte: PMC

O Pensamento do Dia - Autor desconhecido

http://4.bp.blogspot.com/-L9hNEj-OEcU/TVrp6u1Zy3I/AAAAAAAAVgk/fOe-nD1rYPA/s1600/corrida%2B600.jpg


"Muitos correm, mas o que importa, é vencer no final..."


Autor Desconhecido

Valdemir Correia desmente boatos de que barragem teria se rompido em sua propriedade


Desmentindo um Boato


O Sr. Valdemir Correia de Souza, tradicional empresário do Crato, vem a público esclarecer que um boato que circula na cidade, de que uma barragem localizada em sua residência teria se rompido na noite da enxurrada do dia 28 de janeiro, não procede. Essa informação não é verdadeira. Nenhuma barragem se rompeu em sua propriedade. Na verdade, lá existe um pequeno lago de 30x50 por 3 metros de profundiade, tem apenas 4.500 metros cúbicos no total. A vazão da cheia do canal do Rio Grangeiro foi de 300 metros cúbicos por segundo durante várias horas, de modo que mesmo que aquela barragem houvesse se rompido, seria como um copo de água diante da enxurrada que se abateu sobre o Crato no último dia 28.

O Sr. Valdemir Correia de Souza num gesto de boa vontade para com a população, abre as portas da sua residência, localizada no Grangeiro para quem quiser ir lá verificar se a barragem está mesmo intacta, e afirmou que no dia posterior à enchente, técnicos do município saíram verificando todas as barragens, e constatou-se que tudo está dentro da normalidade.

Por: Dihelson Mendonça

Vice-prefeito de Crato visitou o Presidente Nacional do PPS

O vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, que se encontra em Brasília acompanhando pleitos de interesse do município de Crato, visitou nesta 3ª feira, o deputado federal Roberto Freire, Presidente Nacional do PPS, legenda a qual Raimundo Filho é filiado. Roberto Freire foi um dos fundadores do PPS. No encontro entre os dois políticos foram discutidos diversos assuntos, dentre os quais: o fortalecimento do PPS na região do Cariri; as Convenções Regionais e Nacional do partido e oficializado um convite para o deputado Roberto Freire visitar o Crato, o que ele aceitou com muita satisfação.

Quem é Roberto Freire
Roberto Freire iniciou sua carreira na política em 1962, quando era estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. O primeiro mandato, de deputado estadual, foi conquistado em 1974 pelo MDB. Protagonizou vários embates na luta pela redemocratização do Brasil. A partir daí foi eleito para quatro mandatos sucessivos de deputado federal pelo Estado de Pernambuco. Em 1994 se elegeu Senador por Pernambuco e em 2002, volta à Câmara para o seu 5° mandato como deputado federal. Entre 2006 e 2010 quando ficou sem mandato foi Assessor do governador de São Paulo, José Serra.

Nos últimos oito anos Freire colocou-se em oposição ao governo Lula e é um crítico moderado da atual presidente Dilma Rousseff, principalmente pela aliança política desta com a parte fisiológica do PMDB. No atual mandato, Roberto Freire foi eleito pelo Estado de São Paulo, o que caracteriza sua importância como um dos mais influentes lideres políticos brasileiros.

Postado por Armando Lopes Rafael

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Crime contra a flora - Veículo apreendido com 19 sacos de carvão vegetal

Atendendo a uma denúncia de transporte ilegal de carvão vegetal, a composição da viatura policial MPA-703, pertencente à Companhia de Policia Militar Ambiental do Cariri, Cabos Cabral e Anastácio, apreendeu por volta das 10h06min, desta segunda-feira (14), na rua Dom Melo, Bairro Pinto Madeira em Crato – CE, um veiculo Belina de cor verde, placas HUJ – 0962 que encontrava-se abandonado em frente ao Nº 530 daquela via contendo no seu interior 19 sacos de carvão vegetal que foram apreendidos. No momento da ação policial o proprietário do veículo não foi localizado. Os militares conduziram o carro juntamente com carvão para a 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato – CE, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência Nº 446 – 1104/2011.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Prisões e apreensões por tráfico de entorpecentes

A PM de Juazeiro do Norte – CE efetuou nesta segunda-feira, (14), diversas apreensões e prisões de pessoas envolvidas com drogas. Na rua Dr. Francisco Monteiro, 368, Triângulo, por volta das 10h00 min, foram apreendidos dois blocos de maconha, pesando aproximadamente 2,038 kg (dois quilos e trinta e oito gramas) no total. A droga estava em poder de R. DA S. A., 14 anos, residente naquela casa. A menor foi igualmente apreendida. Segundo o boletim da polícia enviada a imprensa, a adolescente afirmou que a maconha pertencia a Damiana Feitosa Felix, 40 anos, residente também no bairro Triangulo, dona a “boca de fumo”. Os policiais demandaram para o local informado e prenderam a referida traficante, bem como o seu fornecedor João Paulo da Silva Carvalho, 28 anos, morador da área onde também estava no local a companheira do traficante fornecedor, a menor N. DA S. A., 17 anos, que escondia dentro da calcinha que vestia parte do dinheiro do tráfico, sendo a mesma irmã da primeira adolescente apreendida. A outra parte do dinheiro do tráfico estava em poder do seu companheiro, somando ao todo R$ 2.238,00 e mais dois aparelhos celulares Nokia E71 dual chip e G-tide, modelo Q920 dual chip. Todos os envolvidos e material de corpo de delito foram conduzidos à 20ª DRPC, onde se deu a autuação dos maiores por crime de tráfico de entorpecentes e o procedimento especial correlato para as menores. Por volta das 17h00 min., na Avenida Chesf, 07, bairro João Cabral, foi apreendida , após denuncia chegadas polícia, a menor de 17 anos, C. M. DE O., sem passagens policiais, filha de Raimundo Nonato de Oliveira e Francisca Maria de Oliveira, residente no endereço supracitado. Segundo a polícia, a mesma havia escondido, no telhado de sua casa, 24 papelotes de maconha, 26 pedras de crack e um aparelho celular LG com um fone de ouvidos. Diante das circunstâncias, a infratora, junto com a droga, fora conduzida e apresentada na 20ª DRPC, onde realizados os procedimento pertinentes.

Já por volta das 02h30min, desta madrugada (15), na rua Osana Pereira, no bairro João Cabral, após denuncia de Ednaldo Miranda Pereira, 29 anos, residente na Travessa Manoel Vitorino, 25, bairro Salesianos, que compareceu ao 2º Batalhão Policial Militar, informando que ao ir comprar a droga, no local supracitado, em uma moto Yamaha RD 135, de cor preta ano 97/98 e Placa HVY 9771-CE, registrada em nome de Francisco Eudes Bezerra Gonçalves, onde o acusado de trafico de drogas Francisco de Sousa Lima, 23 anos, residente no bairro João Cabral, lhe informou que a referida moto iria ficar empenhada no local, pois o proprietário do veículo já devia uma certa quantia por consumo de droga, e não tinha quitado.

A composição da CP 2541 FTA sob o comando do sargento Soares juntamente com o apoio da dupla de PMS da RD 1223 soldados Cícero e Samara, foram até o local juntamente com o denunciante, onde ao realizar uma abordagem apreenderam 380 gramas (trezentos e oitenta) de maconha, 794 papelotes de maconha (setecentos e noventa e quatro) e um R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos). AS droga em poder de posse Francisca Cicélia Lopes Mariano, 31 anos, que estava na companhia do acusado, sendo ambos presos, bem o material aprendido e conduzidos à 20ª DRPC, onde foram autuados no Art. 12 do CPB inquérito 488-174/2011

MOMBAÇA – CEARÁ:

Menor acusado de homicídio se apresenta a polícia espontaneamente.

Acompanhado de sua genitora Antonia Ivanir Pinheiro e um advogado, adolescente de 14 anos, A.F. P. M, conhecido por “Igor”, residente em Mombaça – CE se apresentou espontaneamente, por volta das 16h40min, desta segunda-feira (14), na Delegacia de Polícia Civil daquele município. Segundo informações da polícia, o menor se apresentou a autoridade policial, por haver indícios de que ele seria o autor do crime de morte, ocorrido no Sítio Serrote Preto, por volta das 22h30min, do dia 03/02/11 que teve como vítima o agricultor, Antonio Iraneudo Moreira Da Silva, casado, 47 anos. A polícia acrescenta que em seu depoimento, “Igor”, afirmou que o disparo que matou vítima teria sido casual, pois, no momento em que ocorreu o fato, o mesmo havia adentrado no quarto, onde a vítima estava dormindo e como sabia que a arma estava guardada embaixo do travesseiro, que estava a cabeça da vítima, e como já tinha dito a ela que iria pegá-la, não quis acordá-lo.

Ainda de conformidade com a polícia, o adolescente acrescentou que o quarto estava com a luz apagada, momento em que ele colocou a mão e pegou a arma, sendo que a mesma veio a disparar, atingindo a nuca da vítima, vindo a óbito, minutos depois. A arma utilizada no crime um revólver, calibre 38, marca Taurus, capacidade para 06 cartuchos, nº 1857883, desmuniciado, foi entregue pela mãe do menor. As partes foram ouvidas e após os depoimentos foram liberadas pelo delegado.

EXU - PERNAMBUCO:
Polícia Militar apreende armas de fogo e munição com acusado de tentativa de homicídio

Após denúncia anônima de que a pessoa de Jurandir Henrique Lopes, ser o autor de uma tentativa de homicídio contra a vítima Francinaldo Firmino dos Santos, fato ocorrido no dia 12/02/11 no Sítio Baixio do Meio na zona rural de Exu – PE, por volta das 07h00min de ontem (14/02) Policiais Militares da CIOSAC realizaram diligência até o local, onde efetuaram a apreensão de 05 (cinco) armas de fogo e munições.

No quintal da residência de Jurandir, os policiais localizaram uma espingarda de fabricação caseira, já na residência do senhor Antônio Rodrigues dos Santos, o popular Rony, cunhado do acusado foram encontradas 02 (duas) espingardas e no comércio e residência de José Francisco dos Santos, comerciante, 72 anos, foram apreendias mais 02 (duas) espingardas de simulacro cal. 12 de fabricação caseira e 05 (cinco) munições cal. 32 e 38. O acusado José Francisco dos Santos, 72 anos, juntamente com as cinco armas apreendidas foi conduzido a DPC daquela cidade para autuação. Já os outros envolvidos não foram localizados. (BO nº 0003-CS/11)

Tentativa de homicídio, mulher é baleada pelo ex-marido

Um homem inconformado com a separação tentou assassinar a ex-companheira a tiro. O episódio aconteceu por volta das 19h00min de ontem (14/02) na Serra do Ambrósio, zona rural de Exu – PE, onde o acusado Raimundo Vieira da Silva, popular Raimundo Pelado, efetuou um disparo de espingarda contra a ex-mulher Antônia Eliete Germana da Silva, 27 anos, que foi atingida nas costas. Segundo a vítima o fato se deu em razão do casal estar separados e o ex-companheiro haver tentado uma reaproximação. A mulher foi socorrida para o Hospital Municipal de Exu – PE e em seguida transferida para o HR de Ouricuri – PE e segundo médico de plantão o estado da vítima é grave, já o acusado após cometer o crime fugiu do local tomando destino incerto. (BO nº 0046-CS/11)

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Aposentado de 68 anos é espancado a pauladas

O fato aconteceu por volta das 23h00min de ontem (14/02) na Rua Maurício de Nassau no centro de Trindade – PE. Quando policiais militares do 3º Pelotão da 2ª CPM tomaram do ocorrido e chegando ao local constataram que a vítima Geraldo Sebastião dos Santos, aposentado, 68 anos, havia sido espancada a pauladas pelos acusados Marcondes Moura Pereira, 30 anos e Eliane da Silva, 29 anos. A vítima que sofreu ferimentos na cabeça e na face foi socorrida para a Unidade de saúde local. Os acusados foram presos em flagrante e conduzidos a DPC local. (BO nº 0049/11)

MOREILÂNDIA - PERNAMBUCO:
Agricultor de 45 anos é vítima de assalto a mão armada

Três elementos armados e encapuzados assaltaram um trabalhador rural no interior do município de Moreilândia – PE. O assalto aconteceu por volta das 12h00min de ontem (14/02) próximo a passagem molhada da Fazenda Algodões na zona rural de Moreilândia – PE quando a vítima Luciano José de Sales, agricultor, casado, 45 anos, foi rendido por três indivíduos armados com revolveres e encapuzados. Os assaltantes após darem voz de assalto subtraíram da vítima a quantia de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais) em dinheiro e em seguida tomaram destino ignorado. Policiais Militares do 3º Pelotão de Moreilândia – PE realizaram diligência a cerca do ocorrido, mas não obtiveram êxito. (BO nº 0000/11).

Fonte: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Roque solicita ampliação do curso de Pré-vestibular para distritos do Crato-CE


Diante da necessidade de atendimento aos alunos e egressos do ensino médio da rede estadual de ensino nos distritos de Ponta-da-Serra e Santa-Fé, no município do Crato, o deputado estadual Roque (PSB) solicitou a ampliação da oferta do curso de Pré-vestibular Popular para os estudantes que moram nos respectivos distritos. Um ofício foi enviado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará - SECITECE requerendo a ampliação do cursinho. Para o deputado estadual Roque a qualificação profissional é requisito fundamento no atual momento econômico. “É no ensino superior que se encontram as condições para a construção de uma visão de mundo, essencial a uma postura cidadã na busca de uma sociedade plural e justa”, avalia Roque.

O Pré-vestibular Popular é um curso preparatório gratuito para os exames de acesso às instituições de ensino superior, voltado para alunos regularmente matriculados ou egressos do ensino médio da rede pública estadual. Desde sua implantação no município do Crato, atendendo ao Requerimento nº. 29/05, de autoria do deputado estadual Roque, o Pré-vestibular Popular mostrou-se uma experiência extremamente positiva. No ano passado 52 alunos oriundos do curso Pré-vestibular Popular foram aprovados em universidade e cursos técnicos.

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)
Assessoria de imprensa - Karol Martins /JP/CE 01938

Virgulino, um cangaceiro a frente de seu tempo. Por: Manoel Severo


Parece estranho falarmos de cangaço e termos que recorrer a conceitos próprios do ambiente empresarial moderno; mas, nos aprofundando um pouco mais na história intrigante de Virgulino, não nos parece exagero considerar que já naquela época o engenhoso bandido das caatingas conhecia muito bem o valor do Marketing Pessoal, a Política da Boa Vizinhança, Lobby e Tráfico de Influência, até mesmo noções de Logística Empresarial; na verdade não conseguimos conceber um reinado tão extenso de uma vida fora da lei em circunstâncias tão adversas, sem que boa parte desses conceitos não fizesse parte da mente prodigiosa de Lampião.

Desde cedo pela própria profissão da família, Virgulino e os irmãos passaram a conhecer toda a região e fazer um grande ciclo de relacionamentos, que mais tarde, unido a ingredientes como o medo e o favor, seriam de muita valia. Sem falar que essa espetacular rede de “apoiadores”, formada de gente miúda e graúda, foi fundamental para a sobrevivência por tanto tempo do famoso grupo.

As condições inóspitas e hostis da caatinga exigiam, além da extrema capacidade física, um exagerado instinto de sobrevivência. Comida, água, descanso, dormida, eram luxos muitas vezes esperados por dias a fio. Andanças intermináveis, muitas vezes em círculos, passando por vários estados em poucos dias carecia de um mínimo de organização e senso de direção.

Outro fator preponderante era o acesso à munição. Até os mais próximos do grande chefe do grupo, não sabiam de onde vinha tamanha carga de armamento, inclusive recebendo o que havia de mais moderno na época, exclusividade que nem as forças policiais recebiam.

Penso que o maior de todos os diferenciais entre Lampião e os outros grandes chefes do cangaço, como Jesuíno Brilhante, Antonio Silvino e mesmo Sinhô Pereira, sem dúvidas era o seu cérebro privilegiado. Mesmo compreendendo a posição de amigos pesquisadores quando defendem a desconstrução do mito de que Lampião não tinha nada de estrategista militar e que seu sucesso e longevidade na vida cangaceira se deveu a uma “mistura de incompetência e corrupção, por parte dos governos, e instinto de sobrevivência da parte dele, Lampião”; as espetaculares técnicas desenvolvidas para a “guerrilha” na caatinga, muitas vezes foram determinantes para salvar vidas e vencer batalhas, muitas delas beirando ao absurdo do desequilíbrio de forças, como a de Serra Grande onde uma força volante de perto de 400 homens não conseguiu dá cabo do grupo cangaceiro com pouco mais de 70 cabras, q ue se valiam desde o ousado enfrentamento em nítida desvantagem, à retirada estratégica quando lhe era conveniente, muitas vezes o bando simulava o abandono do embate e voltava pela retaguarda e encontrava a força volante totalmente desprevenida.

Na verdade, o próprio estilo de vida cangaceira; uma espécie de nômade das caatingas, o profundo conhecimento da região e suas sólidas redes de apoio logístico, lhes conferiam um grande poder de mobilidade, como também maiores condições de escaparem da polícia.

Um dos maiores cuidados do grupo era evitar o movimento pelas estradas, e mesmo dentro da caatinga tomavam cuidados excessivos com relação aos rastros. O ato de andar em fila indiana, todos seguindo na mesma pegada, o fato de calçar alpercatas com o salto na frente e o último do grupo apagar as pegadas com galhos de plantas eram providências costumeiras para dificultar o trabalho dos rastreadores das volantes, o cuidado em acender o fogo para a comida e até mesmo em enterrar os restos de animais sacrificados e restos de comida eram costumais, além do uso de cães para a sentinela e um entrançado de fios e chocalhos ligados entre si pela catinga, para denunciar a presença indesejada. Ao invadir os lugarejos o primeiro alvo eram sempre os fios do telégrafo.

Outra tática que visava confundir o trabalho das volantes era não deixar os corpos de seus companheiros abatidos em combate, quando era inevitável, cortavam as cabeças dos mesmos para evitar que fossem identificados. O grupo também possuía o hábito de para os novos membros adotar a alcunha ou apelido de outro companheiro morto, também na intensão de confundir a polícia, perpetuando o personagem abatido.

Dessa forma não seria exagero nenhum, declinar Virgulino Ferreira como um dos cérebros mais privilegiados de sua época, razão sem dúvidas que permitiu seu “reinado” por quase vinte anos; de sua simpática Vila Bela em 1918 até o fatídico julho de 1938, em Angico.

POR: Manoel Severo - Cariri Cangaço

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vereadora Mara Guedes PT apresenta representação pela falta de decoro parlamentar contra o Vereador Darcio Luiz


Nota do Editor:
O vereador Darcio Luiz teria chamado a vereadora de "Bruxa" e "Cara de Coruja" em sessão parlamentar.

A Vereadora Mara Guedes - PT apresentou representação perante ao Presidente da Câmara contra o Vereador Darcio Luiz – PSDB pelo descumprimento ao Código de Ética e de Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Crato. A vereadora argumenta que na sessão legislativa realizada na data de 08 de fevereiro (terça-feira), no momento em que debatia assunto local de suma importância com ampla participação popular, o vereador Darcio Luiz – PSDB, desrespeitosamente e discriminatoriamente ofendeu a honra e a sua dignidade proferindo-lhe as seguintes palavras: “ uma senhora já de uma idade bastante avançada...” “uma pessoa que não está mais com a mentalidade muito equilibrada...” “sua bruxa...” “cara de coruja..”

De acordo com a vereadora Mara Guedes – PT recebida a denuncia pelo Presidente da Câmara o mesmo fará a apresentação em Plenário para que no prazo de 15 dias seja ouvido o denunciado para posterior designação de uma Comissão de Exame da Denúncia, a qual terá um prazo de 30 dias prorrogável por igual período para exarar seu parecer, ouvido o denunciado e os denunciantes.


Acrescenta a vereadora que se a Comissão de Exame da Denúncia concluir pela procedência da denúncia e a considerar de gravidade possível de imputação de penas contidas no Código de Ética e Decoro Parlamentar, o parecer, exarado sob a forma de Projeto de Resolução deverá ir ao plenário para ser aprovado, o qual constituirá uma Comissão Especial de Ética. A Comissão Especial de Ética terá as mesmas prerrogativas de uma CPI - Parlamentar de Inquérito e terá o prazo de 30 dias prorrogáveis uma única vez por mais 30 dias, para exarar parecer. A Comissão Especial de Ética apresentará seu parecer em forma de Decreto Legislativo e será submetido a votação pelo Plenário. No caso da Comissão Especial de Ética concluir pela recomendação da sanção máxima de cassação do mandato do vereador Darcio Luiz – PSDB, o Decreto Legislativo determinará a constituição de uma Comissão Processante, seguindo-se a tramitação prevista na Lei Orgânica para os casos de perda de mandato.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

Ambições de conhecer o futuro - Por Emerson Monteiro


Essa vontade humana de dominar a natureza envolve desejos antigos de saber o que vem acontecer no futuro das gerações. O motivo da disposição incontida desde tempos imemoriais finca raízes nos planos de dominar a vida e tudo o que diz respeito ao mundo e as coisas em volta, na política, na fortuna, no tempo. Sobretudo dominar os outros e a sociedade. Em resumo, reter nas mãos o destino e a riqueza, pretensão do tamanho do Universo. Um sonho bem avassalador, a sede insaciável do poder.

Essa tal vontade de domínio mostra evidências constantes nas profecias existentes e documentadas no decorrer da história, no âmbito das religiões e dos livros sagrados. Filmes e pronunciamentos sempre trazem novidade quanto a isso. Agora mais recente, por exemplo, na película 2012, um sucesso de bilheteria, há referências ao que os Maias, civilização desaparecida na América Central, deixaram quanto a grandes mudanças que sofrerá a Terra nesse ano vindouro do calendário moderno.
Mas o que interessa mesmo, em termos práticos, chega mais longe, ao domínio do que pode permitir o conhecimento, até depois das muitas profecias ora existentes, numa lembrança forte das palavras de Jesus nos Evangelhos, a dizer: Sóis Deuses e não o sabeis, fazendo paralelo nas condições prósperas, contudo ainda que para eles mesmos realizarem, amarrando o burro nas orelhas dos donos.
Quanta maravilha transporta em si a existência, na assertiva cristã de guardar na alma a essência da herança divina, porém sob o desafio de ter antes de aprender a sabedoria, desenvolver esse modo particular de achar o caminho da luz e se libertar para as outras dimensões da evolução.

Isto demonstra o tanto de responsabilidade na revelação pessoal através da caminhada do aprendizado, conquanto artífice da própria transformação. Longe de apenas se acomodar naquilo que receber, sem estudo e trabalho, só à toa pela vida, ninguém merecerá o Reino de Deus que o Mestre divino aqui veio repartir conosco. A mensagem que revela e enfatiza com tamanha seriedade a isto deu sua própria vida em demonstração desta Verdade.

Portanto, ao desejar a existência cômoda e perene da Eternidade, nós, humanos falíveis, reuniremos os laços do conhecimento a fim de achar a dominação do futuro, livres e sós dos apegos e das posses deste chão que, veloz, passa sob os nossos pés. Profecia maior não existirá além deste conhecer individual das normas do sentimento, porta aberta do Amor autêntico de Deus, o que nos promoverá ao nível das vontades e dos prazeres permanentes. Descobrirás a Verdade e ela vos libertará, portanto.

Por: Emerson Monteiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - O Ministro Fernando Bezerra vem ao Crato na Sexta-feira, juntamente com o Governador Cid Gomes e o Dep. Sineval Roque


Em Primeira mão...


A fim de desmentir os boatos que circularam no último fim-de-semana de que não iria ajudar a cidade do Crato, diante do quadro de calamidade que se abateu sobre a cidade com a enxurrada ocorrida no último dia 28 de janeiro, o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, resolveu vir pessoalmente ao Crato nesta sexta-feira, em caravana, na qual estarão presentes também o governador Cid Gomes e o Deputado Sinevel Roque, visitar in loco as áreas afetadas. Há poucos dias, uma comitiva formada pelo Prefeito Samuel Araripe, Deputado Arnon Bezerra, Dep. Sineval Roque e outros representantes, foram à Brasília solicitar ao ministro, verbas para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. Conforme nota emitida pela assessoria do Deputado Roque:

"O Deputado Roque (PSB) esteve reunido com o Governador Cid Gomes nessa Segunda-Feira e marcaram a visita do governador juntamente com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra para a próxima sexta-feira, dia 18, na cidade o Crato. O Governador e o Ministro verificarão, in loco, a situação emergencial que se encontra a cidade, principalmente nos locais mais atingidos pela enxurrada do último dia 28 de janeiro."

Assessoria Deputado Roque
www.sinevalroque.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Show do Air Supply na Cidade do Crato‏ - Dia 27 de Março


http://4.bp.blogspot.com/-u-54ueUVF6c/TViFBgFDqAI/AAAAAAAAVeM/wgB5bvDGmuI/s1600/air-supply1.jpg

Dia 27 de Março de 2011 - 21:00h - Grande Show Internacional com a Banda Air Supply - No parque de Exposições Pedro Felicio Cavalcanti

Participe, você é nosso convidado especial - Vai ser showwwwwwwwwwwwwwwwww

Atenção: 10% do valor da venda dos ingressos, será destinado as vítimas carentes das enchentes na cidade do Crato.

Haoni Caiena - Técnico e Consultor em Informatica
E-mail: haonicaiena@terra.com.br MSN: haonicaiena@hotmail.com Skype: haoni.caiena
Fox Informática Assistência Técnica - Cyber - Capacitação de Profissionais - Desing Gráfico - Centro - Crato - Ceará.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Vereador agradece em plenário as melhorias executadas pelo DER e DETRAN na Avenida Thomaz Osterne Alencar


Vereador Luiz Cory ( foto ) - PSC agradeceu no plenário da Câmara melhorias feitas pelo DER e DETRAN na Avenida Thomaz Osterne de Alencar. Segundo o vereador, o DER e DETRAN estão de parabéns pelo serviços feitos na referida avenida. O Edil lembrou que foram feitas diversas solicitações encaminhadas a esses órgãos e que agora foram atendidas, como a reativação dos foto-sensores e melhoria no asfaltamento, o que vem a diminuir o excesso de velocidade praticado pelos condutores de veículos e motocicletas que trafegam nessa importante via, bem como uma malha asfáltica de boa qualidade.


Fonte: Câmara Municipal do Crato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Impacto de R$ 38 mi faz prefeitos defenderem mínimo de R$ 545


Municípios temem efeito nefasto de reajuste maior em contas públicas; cálculo considera encargos trabalhistas. O governo federal não está sozinho no lobby para evitar um aumento do salário mínimo acima dos R$ 545. Prefeitos de todo o país estão em campanha para evitar que a concessão de um reajuste maior prejudique ainda mais a situação dos executivos municipais. Números da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estimam em R$ 38 milhões o impacto nas contas das prefeituras de cada R$ 1 de aumento dado ao mínimo. Além do salário dos trabalhadores, o cálculo leva em conta os encargos trabalhistas.

A elevação do mínimo para R$ 545 já tem um impacto estimado em R$ 1,3 bilhões nas contas das prefeituras em 2011. Se a emenda apresentada por DEM e PDT obtiver sucesso e levar o valor para R$ 560, os municípios teriam um gasto de quase R$ 1,9 bilhão. Caso o mínimo suba para R$ 600, como defende o PSDB, as prefeituras teriam uma despesa extra de R$ 3,4 bilhões, na avaliação da CNM.

Líder do PR na Câmara, o mineiro Lincoln Portella conta ter recebido desde a semana passada ligações de mais de 40 prefeitos para falar especificamente sobre esse tema. "Não podemos ser irresponsáveis e querer jogar o salário mínimo para um patamar que as prefeituras não dão conta. Tenho recebido ligações de prefeitos pedindo pelo amor de Deus que não deixemos o mínimo ir além dos R$ 545", afirmou o parlamentar. O relato de Portella não é isolado. Deputados e senadores de vários partidos comentam sobre o assédio dos prefeitos. Um senador do Nordeste contou ter recebido ligações de prefeitos afirmando não conseguir sequer pagar a folha de pagamento do próximo mês se o salário for para um valor maior.

Efeito imediato. A região Nordeste tem o maior número de trabalhadores recebendo até um salário mínimo e meio, segundo dados da CNM. O levantamento mais recente, de 2009, mostra que quase a metade dos 1,7 milhões de funcionários de prefeituras nesta faixa salarial vive nesta região. É no salário destes trabalhadores que o reajuste é praticamente imediato.

Os pequenos municípios são os que mais sofrem com os reajustes do mínimo. Eles têm suas receitas vinculadas basicamente a repasses da União, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que não vem crescendo no mesmo ritmo dos aumentos concedidos ao salário mínimo nos últimos anos, segundo avaliação da CNM.

LRF. O presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, estima que, por causa dos sucessivos aumentos do salário mínimo, centenas de prefeituras têm estourado o limite de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Convidado para falar na comissão geral que a Câmara realiza hoje para discutir o reajuste do mínimo, Ziulkoski enviará um técnico ao Congresso. O presidente da confederação já tinha agenda no Nordeste e está mostrando aos prefeitos o tamanho do impacto e pedindo para que pressionem os deputados.

"Não vamos gastar dinheiro à toa e ir pra Brasília", afirmou Ziulkoski. "A estratégia é cada prefeito falar com seus deputados e mostrar que não dá conta de pagar."

Eduardo Bresciani, do Estadão.com.br

EPIDEMIA DE DENGUE OU DE FALTA DE EDUCAÇÃO? - Francisco Djacyr Silva


No contexto atual podemos afirmar claramente que o problema da Dengue em nosso país está firmemente associada a completa falta de educação da maioria do população que insiste em criar locais de proliferação do mosquito transmissor através do lixo depositado em locais inadequados, falta de cuidados com produtos descartáveis, pouca ação de prevenção e completo desconhecimento do problema que tem vitimados muitas pessoas e tem a ver com o completo processo de falta de conscientização popular diante do problema e suas conseqüências. A gravidade do problema faz parte de notícias, campanhas, debates todos os anos e o problema vêm se repetindo e mostrando que claramente o grande problema está na educação de nosso povo e a um processo de cidadania ambiental mais latente e completo.

A Dengue já faz parte da realidade de muitas pessoas e é notório que há a necessidade de desenvolver projetos de educação ambiental com o povo em relação ao destino dos produtos descartáveis, aos cuidados com a água e ao conhecimento do ciclo do mosquito e suas possibilidades de proliferação que já estão discutidos exaustivamente nos meios de comunicação e nas escolas onde as crianças já sabem de cor e salteado toda essa história da dengue. No entanto, vemos que a situação não muda e o povo continua sujando nossas ruas, casas e terrenos dando condições crescentes para o desenvolvimento e a multiplicação da doença na vida das pessoas.

Claro que não estamos desenvolvendo um processo de educação que reverta o quadro e que a educação de nosso povo não está pautada em um processo de cidadania plena com consciência ambiental firme e forte em todos os sentidos. A educação de nosso povo para garantir a saúde deve fazer parte dos planejamentos da vida da comunidade para que todos saibam a gravidade da doença e desenvolvam medidas eficazes para sua extinção em nosso país. A Educação deve ser uma prática constante de todas as maneiras seja formal ou informal para conscientizar todos os grupos sociais da gravidade do problema e da responsabilidade de cada um de nós na proliferação dos vetores de causa da doença. Sabemos claramente que precisamos mudar nossas atitudes cotidianas gerando ações que evitem a doença e possam promover atitudes verdadeiras para evitar situações de mortes , doenças e outros problemas que só serão provocadas em meio a uma situação de muito medo em relação a epidemias e morte de milhares de pessoas.

Devemos conscientizar a todos que o problema da dengue não é apenas do Poder Público, pois a situação de sujeira individual e coletiva está ligada a um processo de falta de educação para a civilidade e para o respeito às leis e aos outros. A situação da epidemia de dengue só será revertida se houver mudança de hábitos em relação ao destino do lixo e a cuidados práticos em relação a saúde pois a prevenção é sempre o melhor remédio. Podemos afirmar claramente que a situação que hoje se configura em relação ao problema da dengue não é um problema simplesmente de saúde , mas de educação em todos os níveis da sociedade. Ou mudamos o nível cultural de nosso povo ou teremos mais problemas em função da falta de consciência ambiental e de respeito que a educação de qualidade poderá promover.

Sobre o Autor
Professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.

CRATO - Outras notícias...


Mobilização contra a dengue no Parque Recreio dia 25

O setor de Mobilização da Secretaria de Saúde do Crato realiza no próximo dia 25, no Parque Recreio, várias ações voltadas para a prevenção e combate da dengue na localidade. O trabalho será iniciado a partir das 8 horas, com a presença de profissionais de saúde e equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), promovendo uma verdadeira integração com a comunidade. Uma tenda será montada no local, levando informações e orientações para a população da área. E a mobilização em todo o município do Crato continua com ações de controle da infestação do mosquito transmissor da dengue. Para o real sucesso desse trabalho, é necessária a conscientização da população, que deve contribuir a partir de sua própria casa.

Saúde realiza planejamento com equipes do PSF para 2011

As equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), e todos os profissionais da Atenção Básica do município do Crato, estarão reunidos, na manhã de hoje, a partir das 8 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, para debater e elaborar o planejamento das ações para 2011. O evento termina ao meio-dia e contará também com a presença das coordenações dos setores de Endemias, Epidemiologia e Imunização.

Equipes do PSF fortalecem atendimento nas comunidades

O município do Crato obtém avanços esse ano, com o fortalecimento dos serviços de atenção básica na cidade. Mais equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) passaram a atender em comunidades, onde era requisitada a presença dos profissionais. Desde o dia 1º de fevereiro que as comunidades da Vila São Bento e as localidades de Riacho Vermelho e Riacho Fundo recebem o benefício de atendimento dos profissionais de saúde. Com isso, o número de equipes é ampliado de 27 para 29 com uma cobertura fortalecida.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30