xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 fevereiro 2011

Cid construirá o 3º hospital regional

O governador Cid Gomes vai construir mais um hospital regional. Para discutir o assunto, reunirá hoje, a partir das 16 horas, no Palácio da Abolição, todos os prefeitos da Região do Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Sertão dos Inhamuns. Com eles, discutirá o projeto e em qual município construirá essa terceira unidade que, conforme o governador, objetiva desafogar principalmente os hospitais de Fortaleza. No momento, a administração estadual constrói o Hospital Regional de Sobral (Zona Norte), que deve ficar pronto até o fim do próximo semestre, e entregará, ainda neste semestre, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Fonte: O POVO OnLine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Entidades de classe se reunem para reativar instalações do SESI em Crato


Uma comissão formada pelos vereadores Pedro Alagoano; Joana Pedrosa; Ailton Esmeraldo; pelo presidente da Câmara Florisval Coriolano, pelo vice-presidente da Federação Cearense de Dirigentes Lojistas Geraldo Pinheiro, Presidente do CDL Crato Francisco Parente além do deputado estadual Sineval Roque e pelo deputado federal Antonio Balman estiveram visitando as antigas instalações do SESI em Crato. A intenção é reativar aquela unidade utilizando alternativas para remobilizá-la, e transformar em um novo espaço atraindo novos investimentos para o município.

A intenção da comissão foi avaliar a estrutura física e operacional da unidade para ver que novos investimentos se encaixam na unidade reativando mais com novas alternativas, já que o SESI mudou sua estrutura para o município de Juazeiro do Norte. O vice-presidente da FCDL Geraldo Pinheiro disse que a vinda do deputado federal Balmam foi de muita importância, já que o mesmo tem grande aproximação com os empresários, onde o mesmo foi presidente da ADECE (Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado) no primeiro Governo Cid Gomes, ele tem um projeto para aproveitar melhor as instalações do SESI para beneficiar a região do Cariri como um todo.



O deputado federal disse que ficou espantando com o tamanho da estrutura do SESI mais que não podia se adiantar em nada no que diz respeito das ações que podem ser feitas nas instalações, pois tudo depende de uma conversa com o Presidente da FIEC Roberto Macedo e a idéia é que três alternativas sejam criadas para aquele espaço e que a comunidade cratense pode ter certeza que será um grande projeto para o município.


O deputado Sineval Roque em seguida levou o deputado federal Balmam para ver de perto os estragos ocasionados pela chuva no canal do rio Granjeiro, onde o mesmo já estará na terça-feira em audiência com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra e irá reforçar o pedido feito pelo Governador em exercício Domingos Filho em reunião juntamente com os deputados Sineval Roque; Raimundo Macedo Zé Arnon e o Prefeito do Crato Samuel Araripe, para que destine um projeto de reconstrução do canal para que evite novas tragédias no futuro, e aproveitar a sensibilidade do Ministro trazer os recursos necessários para que a obra seja realizada. Roque disse ainda do mal entendido que está sendo colocado pela imprensa colocando que o Ministro havia falado que faria a obra melhor que Ciro Gomes quando foi Ministro e o que foi dito na reunião pelo Ministro é que ele Fernando Bezerra faria as obras como Ciro Gomes realizou na época que foi Ministro ele solicitou de imediato que fosse feito um projeto emergencial para o canal onde o Prefeito do Crato Samuel Araripe ficou de entregar o projeto até o dia 14 de fevereiro ao Ministério para à partir de então o Ministério tomar as medidas necessárias para início das obras.

Colaboração: Jornalista Bruno Morais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - ALERTA - Risco de Dengue no Ceará - Governo do Estado

http://2.bp.blogspot.com/-Ayiy74PLATM/TVZBxLU1ltI/AAAAAAAAVbM/ctSFfXRNZk8/s1600/dengue%2B2011.jpg

Crato se encontra em zona de alto risco de Dengue

O Ministério da Saúde (MS) elaborou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros. Denominada de “Risco Dengue”, foram utilizados cinco critérios básicos: três do setor Saúde, um ambiental e um demográfico. Para identificação de municípios de risco para a ocorrência de dengue no estado foi construído uma matriz de classificação, segundo o grau de vulnerabilidade para 2010/2011.

Parâmetros e Indicadores sugeridos pelo MS e utilizados para municípios:

▪ Indicador Epidemiológico: incidência de dengue nos anos epidêmicos entre 2000 a 2010 (indicador 1);
▪ Indicadores Entomológicos: histórico dos valores dos Índices de Infestação Predial (IIP), realizados antes de 2010 (indicador
2); Valores do IIP obtidos nos LIRAa (levantamento Rápido do Índice do Aedes aegypti) ou LIA (Levantamento de Índice Amostral) em 2010 (indicador 3); e
▪ Indicador Demográfico: densidade populacional (indicador 4).

Após a consolidação destes parâmetros e indicadores os municípios do Estado foram classificados como:

57 municípios de Risco Baixo (31,0%);
41 municípios de Risco Moderado (22,3%);
41 municípios de Risco Alto (22,3%) ;
45 municípios de Risco muito Alto (24,5%).

História do Dengue no Ceará

Há casos de dengue notificados no Ceará desde 1986, com isolamento do sorotipo DENV 1. Nesses últimos 23 anos o dengue se manifestou de forma endêmica com o registro de quatro picos epidêmicos nos anos de 1987, 1994, 2001 e 2008. Destacam-se as epidemias de 1994 pelo maior número de casos confirmados e 2008 com o maior número de casos hemorrágicos da doença. Em 1994 o principal fator para ocorrência dos primeiros casos hemorrágicos foi a circulação do sorotipo DENV 2. O sorotipo DENV 3 foi isolado no ano de 2002 no Ceará, aumentando significativamente o risco da ocorrência de casos graves de dengue. Desta forma, com a circulação simultânea de três sorotipos e um grande número de municípios infestados pelo Aedes aegypti já a partir do ano de 2001 o número de casos graves da doença começa a aumentar. Destacamos ainda que nos últimos oito anos, foram registrados casos da doença em todos os meses do ano, sempre com um predomínio no primeiro semestre, devido provavelmente a fatores como o aumento da pluviosidade, temperatura e umidade. No ano de 2010, 155 (84,2%) municípios apresentaram infestação pelo Aedes aegypti e 125 (67,9%) municípios apresentaram transmissão comprovada de dengue, com um aumento importante no número de casos, quando comparados ao ano de 2009. Por outro lado, a letalidade de FHD foi de 11,3% (6/53) e por Dengue com Complicação foi de 17,4% (15/86). Essa situação de aumento no número de casos graves se deve provavelmente a re-circulação do sorotipo DENV-1um grande parte do Estado.



Dengue Hemorrágico no Ceará, em 2010
Semana Epidemiológica 01 a 52 (Resumo)
(03/01/2010 à 01/01/2011)

Notificados: foram notificados 186 casos, destes 76 casos na capital e 110 casos no interior.
Confirmados: 23 casos de FHD na capital e 31 casos (7 óbitos) no interior.
Dengue com Complicação: 21 casos na capital destes (8 óbitos) e 70 casos no interior destes (14 óbitos).
Investigação: 6 casos na capital (3 óbitos) e no interior 10 casos (5 óbitos).

Com informações da Assessoria de Imprensa - Governo do Estado do Ceará

15 mil farmácias começam a distribuir remédios grátis para pressão alta e diabetes


Produtos estão disponíveis em drogarias do programa Aqui Tem Farmácia Popular

Remédios para tratamento de hipertensão (pressão alta) e diabetes começam nesta segunda-feira (14) a ser oferecidos de graça pelos estabelecimentos que participam do programa Aqui Tem Farmácia Popular, em que drogarias privadas oferecem os medicamentos com desconto por meio de uma parceria com o governo federal, que paga 90% do valor do produto. No caso dos remédios para essas doenças, o paciente não precisa pagar nada. De acordo com o governo, 15 mil farmácias participam do programa – elas têm o selo Aqui Tem Farmácia Popular, que indica a participação no projeto.

A hipertensão é a doença crônica que mais atinge os brasileiros. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no ano passado indicam que 14% dos brasileiros têm pressão alta. O Ministério da Saúde diz que 33 milhões de brasileiros são hipertensos e que 22,6 milhões (80%) se tratam pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O aumento da pressão sanguínea nas artérias deixa o paciente mais vulnerável a complicações como derrame cerebral, infarto do miocárdio, aneurismas ou lesão renal. A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9; o normal é 12 por 8. Veja mais aqui.

De acordo com o ministério, o Brasil tem 7,5 milhões de diabéticos. O diabetes é uma doença em que a insulina do corpo (um hormônio importante na passagem do açúcar do sangue para dentro das células) é destruída ou não age de forma adequada. Sem insulina, a glicose não chega até as células, que precisam dela para produzir energia. O governo diz que o aumento do problema pode ser atribuído a fatores como má alimentação, falta de atividade física e estresse.

– O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados. Atualmente, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece 24 tipos de medicamento com 90% de desconto para doenças como hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Fraldas geriátricas também estão disponíveis. Para ter acesso aos remédios, é preciso apresentar CPF, documento com foto e receita médica.

Fonte: R7

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Municípios encomendam 67 mil notebooks para escolas públicas


Lote faz parte do programa 'Um computador por aluno', do MEC. Municípios podem solicitar financiamento do BNDES. O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (10) que 22 municípios de 13 estados encomendaram a compra de 67.290 computadores portáteis para o programa “Um computador por aluno” usando recursos próprios. Os equipamentos vão equipar escolas públicas do país. Segundo o MEC, outros municípios devem aderir ao programa usando o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Cada equipamento tem quatro gigabytes de armazenamento, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 quilograma. É equipado para rede sem fio e conexão de internet, além de itens de segurança. Para as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, cada equipamento custa R$ 344,18; para o Nordeste e o Sul, R$ 376,94.

Do G1, em São Paulo

Festa em benefício da família de Batista foi plena de êxito

Sucesso. Esta é a palavra mais certa para definir a realização do show-baile beneficente em prol da família do músico Batista, acontecido neste último sábado (12), no Crato Tênis Clube.

Cerca de 300 pessoas atenderam ao chamado feito pelos organizadores do evento e participaram de uma animada festa que só terminou às três da manhã. O cerimonial foi comandado por Luiz Carlos Salatiel, coordenador das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, promotora do evento, apresentando os artistas que foram solidários à causa.

Revezaram-se no palco o grupo Cantingá, Aécio Ramos, João do Crato, Franciné Ulisses, Abidoral Jamacaru, Lifanco, Álvaro Holanda, Rafael do Acordeon, Salete Libório, Salatiel, Raul Lampiseixas, Francisco Saraiva e André Saraiva, dentre outros.

Várias autoridades da região, e até do estado, também marcaram presença, com destaque para o deputado estadual, Sineval Roque; o diretor do Incra-CE, Amadeu de Freitas; a articuladora regional do Sebrae, Tânia Porto; a vice-reitora da Urca, Otonite Cortez, e as pró-reitoras Cileide Araújo e Carminha; a diretora-superintendente da Fundetec, Meiriane Aragão; o presidente da Câmara de Vereadores do Crato, Florival Coriolano, e os vereadores Ailton Esmeraldo e Mara Guedes; o vice-presidente do Instituto Cultural do Cariri, Armando Lopes Rafael; o ex-governador do Distrito 4490, Gamaliel Noronha, e os presidentes do Rotary Clube do Crato, João Batista da Silva, e do Rotary Crato Centro, Zilnelli; a coordenadora do Escritório da Ematerce-Crato, Alcileide; o presidente do Sindicato dos Comerciários do Crato, Antonio Cardoso; o presidente do Crato Tênis Clube, Danja, e muitas outras.

O evento, iniciativa de colegas de Batista da URCA e amigos em geral, contou com o apoio da Universidade Regional do Cariri –URCA, Crato Tênis Clube, Francy Cópias, Rádio Educadora do Cariri, Farmácias Gentil, Mairton e OK Produções, Doce Festa Buffet e revista virtual CaririCult.

Em nome da família de Batista, agradecemos de coração a solidariedade de todos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dengue causa 2º óbito no Estado do Ceará


O combate ao mosquito transmissor da doença é responsabilidade de todos, não só dos governos.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em 90 Municípios cearenses, já foram registrados 1.810 casos da doença, conforme boletim da Sesa. Sobral Uma criança de nove meses morreu vítima dengue no no Município de Itapipoca, região do Litoral Oeste do Estado. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde (Sesa), este é segundo caso de morte no Ceará em 2011. O primeiro teria sido um homem de 50 anos, que morava no Município de Itaitinga, a Região Metropolitana de Fortaleza. O sexo da criança não foi informado pela Sesa. Em todo Estado, segundo o boletim semanal da Secretaria, já foram registrados 1.810 casos em 90 Municípios. Em Itapipoca, que ocupa a segunda posição, perdendo apenas para Fortaleza, são 343 notificações, que chama atenção da Sesa. Pacatuba, Guaiuba, Massapê e Santa Quitéria já superam os números de 2010.

De acordo com os números divulgados na sexta-feira, pela Sesa, no Estado já somam 3.567 casos suspeitos de dengue em 118 Municípios. A infestação da dengue em Itapipoca é preocupante, ao começar a apresentar um aumento de notificações já no final de 2010. Se comparados os meses de janeiro de 2010 e 2011, houve um aumento de 331% dos casos - 132, em 2010, e 569 agora neste ano. Ao considerar a dengue hemorrágica, de 43 casos suspeitos, nove foram confirmados, dos quais quatro em Fortaleza, quatro em Itapipoca e um no Município de Caucaia.

Com complicação

A Sesa também registra 20 casos de Dengue com complicação. Seis deles aconteceram em Fortaleza. Pacajus e São Gonçalo com três cada; Itapipoca, cinco casos de dengue com complicação e um óbito; Miraíma e Morada Nova com um caso cada; e Itaitinga com um óbito. Outros cinco casos em investigação. Dois teriam ocorridos na Capital e três no Interior. Os cuidados com as crianças devem ser redobrados atualmente, pois elas podem sofrer mais com a doença neste ano, uma vez que não estão imunes ao tipo 1 da doença. O vírus deste tipo não circulava pelo Ceará há 16 anos.

Fonte: DN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Terremoto de magnitude 6,6 no Chile não deixa vítimas nem danos


Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a costa do Chile no domingo à noite, a 25 quilômetros de profundidade, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor, originalmente estimado em 6,4, se situou 97 quilômetros a oeste da cidade de Talca, segundo a instituição. O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) informou não ter registro de danos ou vítimas. Não houve também ameaça de tsunami, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Na manhã do domingo foram registrados tremores de magnitude 6 e 5,8, cerca de 25 quilômetros a nordeste da cidade de Concepción. O mais forte ocorreu a 13 quilômetros de profundidade, informou o Serviço dos EUA.

(Por Eric Walsh) - Reuters

De volta ao palanque, ou Lula já tem ciúmes de Dilma (postado por Armando Rafael)



(Fonte: Estado de S.Paulo)

Durou exatos 38 dias o retiro sabático de Luiz Inácio Lula da Silva. Foi só surgirem as oportunidades - o 11.º Fórum Social Mundial, em Dacar, Senegal, e a festa do 31.º aniversário do PT, em Brasília - para o ex-presidente subir de novo no palanque.

Para variar, disse algumas, poucas, coisas sensatas (como o puxão de orelha nos sindicalistas "oportunistas" que estão pressionando pelo aumento do salário mínimo acima do previamente combinado com o governo) e, como de hábito, confirmando o dito popular segundo o qual quem fala muito dá bom dia a cavalo, exibiu o melhor de seu repertório: banalidades, incongruências e demagogia.
O mais notável, porém, foi a revelação de um sentimento insuspeitado: ciúmes. Lula deixou claro, exaltou-se mesmo, ao manifestar sua inconformidade com o fato de os "formadores de opinião" tenderem a aplaudir e elogiar o comportamento de Dilma Rousseff em suas primeiras semanas no poder. Para ele, isso significa que se está tentando "criar diferenças" entre o seu governo e o de sua sucessora, com o objetivo de "desconstruir" sua administração: Descontada a patética demagogia barata dessa manifestação, ela pode ser interpretada também como um incisivo recado aos "formadores de opinião": parem de falar bem da Dilma!

Compreende-se que o ex-presidente esteja ferido em sua egolatria, mas as diferenças entre seu governo e o atual não são invenção da mídia. Elas saltam aos olhos, mesmo quando se trata apenas de questão de estilo. Para citar apenas um exemplo, este no âmbito externo: Dilma já deixou claro que não mais ignorará o desrespeito aos direitos humanos de regimes autocráticos como o do Irã e o de Cuba.

Além da revelação do ciúme de sua sucessora, o retorno do ex-presidente indicou, claramente, o papel que ele pretende desempenhar na cena internacional. O Itamaraty não obteve, durante os dois mandatos de Lula, sequer uma conquista diplomática significativa. Ao contrário, protagonizou uma série de intervenções desastradas - Honduras e Irã, para citar apenas dois exemplos - e comprometeu qualquer possibilidade de êxito a curto prazo de sua maior ambição diplomática: a admissão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. É o velho Lula que volta com tudo e - quem diria! - com ciúmes de Dilma.

Fonte:jornal O Estado de S.Paulo

Curiosidade - Em 1963, o Canal teve uma cheia tão grande, que arrastou um COFRE DE 1 TONELADA no centro da cidade...


Segundo Valdemir Correia de Souza, este acontecimento teria ocorrido em 1963 e não 1965 como havíamos anunciado.

http://2.bp.blogspot.com/-yUYjpJhpLVk/TVMrVr4GP7I/AAAAAAAAVVM/VHRQ5-VnNPY/s1600/gabi%2B02%2Ba.jpg


Você sabia que aqui no Crato, em 1963, houve outra enchente dessa magnitude no Canal do Rio Grangeiro em que a água chegou a atingir 50 cm às portas da antiga fábrica IMAG ( Gessy ) onde funciona hoje a Caixa Econômica Federal, deixando uma imensa árvore à porta, que foi arrancada e transportada por kilômetros, e chegou inclusive a arrastar um COFRE de 1 tonelada de pêso, do local até o final do canal ? ( os mais velhos sabem mais detalhes ). Isso põe por terra as teorias de que essa enchente teria sido provocada em primeira instância pelo asfalto colocado no Crato, e até mesmo pelo desmatamento, porque em 1963, há 48 anos atrás, não existia nem asfalto no Crato, e praticamente não havia desmatamento e muito menos explosão demográfica.

Agora, chuvas dessa envergadura, de cerca de 200 milímetros sobre um canal mal-projetado sempre existiram. Essa é a prova de que não estamos nem nunca estivemos seguros desse perigo representado pelas enxurradas do Rio Grangeiro. Segundo um especialista que visitou o Crato recentemente, para comportar os 300 metros cúbicos por segundo dessa tromba D´água, o Canal teria que ser até quase 10 vezes maior, a fim de não transbordar.

Por: Dihelson Mendonça

Projeto quer acabar com 14º e 15º salários de parlamentares, mas sofre resistências no Senado


http://1.bp.blogspot.com/-uxtoQ3cOSHs/TVkNWr5zEMI/AAAAAAAAVe0/PN5CjamK-IY/s1600/posse%2Bsenado%2B.jpg

Maioria dos senadores procurados pelo R7 não respondeu se aprova a mudança. Wanderley Preite Sobrinho e Marina Novaes, do R7. Parlamentares aumentam seus proventos em 60%, mas se recusam a discutir fim de 14º e 15º salários. Qual é a possibilidade de senadores e deputados aprovarem um projeto de lei que acabe com os próprios benefícios? O R7 perguntou para os líderes dos principais partidos do Senado se eles são favoráveis ao PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 71/2011 que a colega petista Gleisi Hoffmann (PR) propôs este ano para acabar com o 14º e 15º salários que o Congresso paga a senadores e deputados federais. Dos seis líderes consultados, só dois responderam à reportagem, e a própria Gleisi reconhece a dificuldade de aprovar o projeto. Esses 14º e 15º salários são na verdade uma “ajuda de custo” para compensar as despesas que os parlamentares têm com a mudança e transporte de Brasília para seus Estados de origem no fim e no começo de cada ano. Ao R7, Gleisi afirmou que essa ajuda fazia sentido nos tempos em que o transporte era difícil, como quando a capital federal ficava no Rio de Janeiro ou tinha acabado de ser transferida para Brasília. Mas hoje as coisas mudaram.

- Qual é o deputado e senador que faz mudança todo ano? Quando o Parlamento era no Rio, não havia transporte rápido e eles ficavam lá o ano inteiro. Só voltavam no final do ano. Mas não agora. Agora tem recurso. Temos de ser rigorosos com verbas indenizatórias, ou elas viram uma possibilidade de salário. Pelas contas da senadora, o fim desses benefícios geraria uma economia de R$ 24 milhões por ano e ainda daria um lustre na imagem desgastada do Congresso.

- É uma oportunidade de recuperar a credibilidade diante da opinião pública. O Congresso não pode ser sinônimo de coisa ruim.

Como o projeto será votado primeiro no Senado e depois na Câmara, o R7 entrou em contato com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e com os líderes dos principais partidos da Casa. A reportagem conversou com a assessoria dos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Renan Calheiros (PMDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Gim Argello (PTB-DF). Apenas o petista e o tucano responderam à reportagem. Embora goste do projeto, Humberto Costa admitiu a dificuldade em aprová-lo, já que outras ideias semelhantes já foram discutidas pela Casa, mas acabaram engavetadas.

- A proposta permite essa ajuda de custo no início e no final do mandato, quando haveria realmente uma justificativa. [...] Agora, no final de cada ano, realmente é um salário travestido com outra terminologia. Mas é importante dizer que este projeto é pioneiro nesta legislatura, mas em outros momentos não conseguiu passar. Então, na minha avaliação, as chances de aprovação são remotas, até porque quem legisla sobre isso são os próprios beneficiários. [A proposta] Terá meu voto, terá minha defesa, mas, realisticamente falando, eu acho difícil que isso passe. Apesar de admitir a “pouca fé” em relação à aprovação da proposta, o senador diz acreditar que o PT – segunda maior bancada do Senado, com 15 cadeiras – apoiará a causa.

- O PT sempre se contrapôs a vários tipos de privilégio no Legislativo. Nós somos defensores de que o parlamentar tenha amplas condições de trabalhar, mas não quando o benefício é, de certa forma, um privilégio. Acho que a tendência do PT é ser favorável no projeto. Já o líder do PSDB afirmou que vai votar favoravelmente à proposta. Dos outros parlamentares, nenhuma resposta, apesar da insistência da reportagem. A própria autora da ideia reconhece a frieza com que o projeto foi recebido pelos colegas no dia em que ela apresentou a proposta, dia 2 de fevereiro último, dia em que os novos parlamentares tomaram posse.

- Poucos senadores vieram falar comigo, e quem falou não disse se era contra ou a favor.

Salários

Os parlamentares não querem discutir o fim do benefício, mas não abriram mão de se reunirem no dia 15 de dezembro do ano passado para aumentar seus próprios salários em 60%, de R$ 16.512 para R$ 26.713. Eles reclamavam que o último reajuste havia sido dado em 2007.

Agência Senado

http://4.bp.blogspot.com/-0LmeOQys_O4/TVQ7BbOUF1I/AAAAAAAAVXk/1kCydShGuK0/s1600/reivindicacoes%2Bda%2Bpopulacao%2B650.jpg

O Blog do Crato traz as últimas reivindicações que nos chegam através do nosso Mural de Recados, na aba direita do Blog. Qualquer pessoa pode escrever no mural, desde que com responsabilidade. Ofensas e rixas pessoais não serão publicadas. As reivindicações são sempre levadas aos órgãos competentes e às autoridades, a fim de se obter uma solução dos problemas.

Marcos Grangeiro em 10/02/2011
Passo todos os dias pela calçada do SENAC e tem há 10 dias um sofá cheio de lixo. Qual o órgão competente para retirada daquele entulho?

MARCOS SARAIVA em 10/02/2011
É triste ver políticos inescrupulosos que estão fazendo uso da desgraça que acomete os cratenses devido a enchente do Canal do Rio Granjeiro, para aparecerem bem na foto.

socorro oliveira em 10/02/2011
até que em fim o sineval roque apareceu,pelo menos na foto!!e ai deputado quanto vai ser sua ajuda para nosso cratinho?parabéns deputado ely aguiar vc sim é um cabra bom!!

kassia em 10/02/2011
acho um absurdo as pessoas reclamarem por causas de buracos e quererem que refaça logo os asfaltos,diante de tanto sofrimento das pessoas que perderam suas casas.isso é uma piada?asfalto agora é o de menos.

solanir centro em 10/02/2011
Quero PARABENIZAR os garis municipais pelo trabalho feito nas ruas do crato,aos poucos esta tudo voltando ao normal se DEUS quiser..

Edilson Primo em 09/02/2011
É otimo poder amenizar minha saudade dessa escola linda e maravilhosa que marcou tando minha vida pessoal e profissional. Continuem sempre nesse caminho de prosperidade. Um abraço para Tia Cida, Antonia Cordeiro, Robertão, Meu xará Edilson,

maria leite em 09/02/2011
parabéns seu SAMUEL É MUITO BOM ouvir o sr. falar é de uma clareza tudo q diz.

João Carlos em 09/02/2011
Dhielson gostaríamos que a Sec. do Meio ambiente do Crato arrecadasse os lixos das ruas do Crato.

Marisa em 08/02/2011
Depois dessas chuvas o Crato estar intrasitável é buraco por todo lado. Precisando refazer todo o asfalto.

Sd. gomes em 06/02/2011
Se em nosso municipio tivessemos 2 secretarios comprometido e competente igual a Dr. Cicero, eu tinha certeza que nosso Crato teria avançado ainda mais!..Parabens Dr . Cicero pelo o ser humano que vc é!

Maria Otilia em 05/02/2011
Pedimos a SEINFRA o conserto urgente de grandes buracos causados pela chuva, na Rua Tristão Gonçalves, evitando assim grandes acidentes com carros e pessoas que passam nesta rua.

Augusto em 05/02/2011
é verdade o que circula nas ruas do crato que o candidato de Samuel é Arnon alguem confirma ?

Nota: As informações foram publicadas no nosso mural, na coluna à direita do Blog do Crato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Egito e Israel reafirmam paz em entrevistas à TV dos EUA


O embaixador do Egito nos EUA, Sameh Shoukry, e o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, deram entrevistas a programas de TV americanos neste domingo reafirmando as boas relações diplomáticas entre os dois países e a manutenção do tratado de paz assinado em 1979, após as duas nações travarem três guerras. Dois dias após a renúncia do ditador Hosni Mubarak, após 30 anos no poder, Shoukry disse ao programa "This Week", da rede ABC, que o tratado de paz com Israel tem sido benéfico para o seu país por três décadas e que ele espera que continue valendo, como afirmaram os líderes militares, no Cairo, ainda no sábado (12). "Colhemos dividendos de paz a partir do tratado", afirmou o embaixador. "Fomos capazes de estabelecer a segurança e a estabilidade na região, e acredito que isso seja um elemento fundamental para a nossa política externa."

ISRAELENSES

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, numa entrevista gravada para o mesmo programa, expressou cautela sobre a força potencial do grupo Irmandade Muçulmana do Egito em qualquer eleição que ocorra, mas disse que não vê uma ameaça nas relações entre as duas nações. "Não acho que o relacionamento entre Israel e Egito esteja em risco, ou que qualquer risco operacional esteja à espreita, na esquina", disse. Barak afirmou que não achava que a revolta no Egito foi "algo parecido com os acontecimentos iranianos", que criaram um Estado islâmico linha dura e inimigo declarado de Israel. "Não foi algo organizado por grupos extremistas radicais de origem muçulmana", ele disse. "Acho que eles [os egípcios] precisam ouvir as vozes do resto do mundo."

IRMANDADE MUÇULMANA

Embora observando que a Irmandade Muçulmana não foi a instigadora dos protestos que destituíram Mubarak, o chefe da Defesa israelense manifestou a desconfiança de seu país de que o grupo esteja mais bem posicionado do que os manifestantes idealistas para ganhar as eleições no Egito. "Depois, mais cedo ou mais tarde, o único grupo que é coerente, focado, pronto para matar ou morrer, se necessário, assume o poder", disse ele. "Isso deve ser evitado no Egito, pois poderia ser uma catástrofe para toda a região." Barak acrescentou, no entanto, que "não devemos compará-los levianamente aos grupos mais extremistas. É uma versão egípcia. Muito deles não são tão extremistas". Shoukry disse à ABC que os interesses do Egito ditaram seus laços com os EUA e que Washington pode contar com o apoio do Cairo na região.

"Essas questões são movidas por interesses mútuos, pelos interesses egípcios, e o interesse continua sendo uma associação estreita com os EUA", reafirmou o embaixador do Egito nos Estados Unidos.

DA REUTERS, EM WASHINGTON

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CINEMA - Documentário sobre Reisado do Sassaré começa a ser gravado


O quinto documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” registrará o reisado de caretas de Potengi, mais conhecido como o Reisado do Sassaré, liderado pelo Mestre Antônio Luiz. O Reisado de Caretas ou de Couro é um dos poucos da região do Cariri.

Os brincantes do Reisado usam máscaras confeccionados em madeira e couro para dançar ao ritmo da música que é marcada por pisadas fortes. De acordo com o Mestre Antônio, o acervo de máscaras vem desde a criação do grupo quando ele ainda tinha 18 anos, atualmente o mestre tem 54 anos. As primeiras gravações aconteceram no ultimo sábado, dia 12, na casa do Mestre numa descontraída e produtiva conversa. As próximas gravações terão continuidade no dia 19 deste mês, aonde serão feitos os registros das danças e entremeios.

O projeto “No Terreiro dos Brincantes” é uma iniciativa da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e tem a parceria do Coletivo Camaradas. Para a produção desse documentário a Prefeitura de Potengi também entrou na parceria. O projeto tem como objetivo produzir pequenos documentários sobre as manifestações da cultura popular mostrando além dos aspectos artísticos e estéticos, o contexto social aonde acontecem às brincadeiras. O material é um importante recurso pedagógico para ser usado em sala de aula e uma importante fonte de pesquisa para pesquisadores da área.

Documentários já produzidos:
Mulheres do Coco
Mestra Zulene Galdino
Reisado Dedé de Luna
Mestre Círilo

Serviço
Para adquirir os documentários solicite por escrito cópias na PROEX/URCA - Campus Pimenta

Fonte: Via Demétrius Silva - Editor de Cinema do Blog do Crato e Cinemania Cariri

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ministro nega que tenha debochado da situação do Crato


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, negou ontem, durante conversa por telefone com O POVO, desde Brasília, que tenha debochado da situação que o Crato enfrenta devido a problemas ocasionados por chuvas recentes ou que tenha feito qualquer manifestação jocosa com o ex-ministro Ciro Ferreira Gomes, irmão do atual governador do Ceará, Cid Gomes, ambos correligionários dele no PSB. Tudo isso teria acontecido durante audiência com um grupo de políticos cearenses, na segunda-feira, e a alegada postura dele foi muito criticada por deputados estaduais na Assembleia.

Intertítulo

Pernambucano e ligado ao governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, Fernando Bezerra se diz amigo de Ciro e Cid. “A audiência, asseguro, não foi nada do que está sendo comentado”, afirmou o ministro, de quem partiu a iniciativa de procurar O POVO na manhã de ontem. Na quinta-feira ele diz já ter ligado “para o vice-governador Domingos Filho. Falei com o deputado Arnon Bezerra, que também estava na audiência, para reafirmar os termos do que havíamos acertado”, adianta.

Fernando Bezerra diz que se colocou à disposição para visitar o Crato no primeiro contato com Domingos Filho, então governador em exercício. “O próprio Domingos Filho é que considerou melhor fazer primeiro os levantamentos iniciais para depois verificar como se daria a ajuda federal”, continuou o ministro, que pretende vir na próxima semana ao Ceará. Segundo ele, “a data depende apenas da agenda do governador, após o retorno de sua viagem, para vermos a situação de todos os projetos tocados no Estado”. Em relação ao caso do Crato, Fernando Bezerra diz ter ficado acertado, por sugestão do prefeito Samuel Araripe (PSDB), também presente à audiência, que os recursos para pronta resposta, que podem ser liberados com menos burocracia, seriam transferidos através do governo estadual. “Solicitamos apenas que os ofícios necessários fossem encaminhados”, explicou.

Texto enviado por E-mail

Bom Dia, Crato ! - Segunda-Feira, 14 de Fevereiro de 2011



Bom Dia, Crato!

O dia 28 de janeiro ficou marcado na história do crato, assim como o 11 de setembro está para os Estados Unidos. Muita coisa mudou no cenário político, na vida da cidade, na expectativa em relação à quadra invernosa, e na própria imprensa. Aqui no Blog do Crato, temos estado mais alertas em relação a tudo que acontece, às últimas notícias, tentando fornecer ao público um panorama dos últimos acontecimentos sobre a cidade do Crato, e sobre o desenrolar dos eventos que envolvem direta ou indiretamente a ajuda à nossa cidade. Nos 2 últimos dias acompanhamos uma série de mentiras espalhadas por alguns setores da imprensa francamente inescrupulosa da capital, que sempre teve um claro preconceito contra o Cariri, como se torcessem para que as coisas aqui não dessem certo. Não poderíamos nunca generalizar, mas muitos podem comprovar, pelo desdem que possuem certos setores da imprensa e mesmo pessoas da capital quando o assunto é o interior do estado, representado até em certas manchetes, como "O Crato, no Cariri..." como se o Crato não fosse do Ceará, como se Cariri não fosse também Ceará.

Tive oportunidade de morar por cerca de 10 anos em Fortaleza, onde por diversas vezes pude flagrar esse tipo de comportamento preconceituoso e até de desdém no meio artístico e na imprensa como se "Ah! é do Crato ? o que esse cara vem fazer aqui ?" . O leitor atento pode comprovar um fato simples que ilustra o que afirmo: De cada 50 ou mais reportagens no Caderno 3 ( que é o caderno de Artes do DN ), mais de 2/3 se referem a eventos e artistas da capital, e uma ninharia é da cultura do interior. Alguma reportagem sobre um artista do Cariri era uma raridade até bem pouco tempo. Aliás, tanta raridade, que a própria notícia vira notícia aqui no Cariri: "Você sabia ? Fulano ou Beltrano do CARIRI saiu no DN ?" Como se o DN fosse apenas um Jornal de Fortaleza !

É preciso que haja uma maior valorização do Cariri como um todo. De duas uma: Ou esse pessoal da capital passa a valorizar mais a vida, as Artes e a Cultura do Cariri ( Até porque o Cariri em termos de Cultura e Arte dá de 1000 a zero na Capital ), ou façamos nós mesmos a nossa divulgação, passemos a dar literalmente um "PÉ NA BUNDA" dos Jornais da Capital, e valorizemos o produto da terra. Já que é para "apartar", que seja de fato e de direito !

ALMANAQUE

14 de fevereiro: Dia de São Valentim

* 1793 - Revolução Francesa: a França anexa Mónaco ao seu território.
* 1956 - Nikita Khrushchov denuncia, no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o regime de Josef Stalin.
* 2003 - A ovelha Dolly é sacrificada aos seis anos de vida, por sofrer de uma doença pulmonar degenerativa incurável.

Nasceram neste dia…
* 1869 - Charles Thomson Rees Wilson, físico britânico (m. 1959).
* 1918 - Jacob do Bandolim, bandolinista e compositor brasileiro (m. 1969).
* 1944 - Alan Parker, cineasta britânico.

Morreram neste dia…

* 1831 - Vicente Guerrero, segundo presidente do México (n. 1782).
* 1943 - David Hilbert, matemático alemão (n. 1862).
* 2004 - Marco Pantani (na imagem), ciclista italiano (n. 1970).


PREVISÃO DO TEMPO
A noite foi de chuva, que começou por volta de 21:30 de ontem, mas diminuiu bastante depois das 22h. A previsão do tempo para hoje, segundo os maiores sites de meteorologia do país, indicam dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Ventos de leste para noroeste a 10Km/h. O sol nasce às 05:42 e se põe às 18:02.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30