xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 fevereiro 2011

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

PM recupera em Crato motocicleta furtada em Juazeiro do Norte.

O serviço reservado do 2º BPM, por volta das 11h00, desta segunda-feira (7) através de informações, localizou no sitio Umburana, zona rural do município do Crato-CE, a moto Honda Fan 125, de cor preta e Placas HWP-6914-CE, ano 2006 de propriedade de Francisco V. Alves, 27 anos, residente no bairro Santa Tereza. O veículo estava em poder do aposentado de Afonso F Nunes, 70 anos, e havia sido furtado, por volta das 21h20, no bairro Salesianos dia 28/08/2010. O policiamento entregou a moto na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Dupla presa de posse de crack, maconha e comprimidos psicotrópicos.

Por volta das 11h30min, desta segunda-feira (07), no bairro Triângulo, em Juazeiro, Antonio L. Franca, foi preso pela polícia militar por força de um mandado de prisão em aberto, por infração ao Art. 12 da Lei 6368 (entorpecente). A polícia informa que na ocasião também foi preso Francisco C. Nascimento, 51 anos. Ainda de acordo com a polícia, no local das prisões foram apreendidos 07 (sete) pedras de crack, 40 (quarenta) gramas de maconha, 17 (dezessete) comprimidos de Eplétil, 06 (seis) comprimidos de Deazepan, 50 (cinquenta) comprimidos de Sinézol, 02 (dois) relógios de pulso e 01 (um) aparelho celular marca Samsung preto que também foram apresentados na 20ª DRPC com os acusados.

Bandidos invadem estabelecimento comercial e levam dois malotes com dinheiro e cheques.

Ontem (07), por volta das 13h50min, na Papelaria Setta, localizada na Rua São Paulo, bairro Centro, de Juazeiro, dois homens não identificados abordaram o funcionário do estabelecimento Humberto H. A. Martins, 24 anos, residente no bairro João Cabral e mediante ameaça de um revólver subtraíram dois malotes, contendo vários cheque e uma certa quantia em dinheiro. Após a prática do crime, os acusados empreenderam fuga em uma motocicleta Honda CG Titan, de cor prata e placa dobrada, tomando rumo ignorado. A PM compareceu ao local, realizando diligências no intuito de prender os criminosos, mas sem êxito.

Roubo de moto

Ontem, por volta das 14h00, no cruzamento das ruas Rui Barbosa e Monsenhor Esmeraldo, no bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte-CE, Pedro R Santos, 45 anos, residente no bairro Timbaúbas, foi vítima de assalto a mão armada. O crime foi praticado por dois homens não identificados, ocupantes de uma moto de características não anotadas, os quais mediante ameaça subtraíram sua motocicleta Honda Titan 150, de cor preta, placa HYJ-8288-CE, bem como o capacete, para em seguida evadiram-se tomando rumo ignorado. A composição da VTR do Ronda 1225, composta pelos soldados militares Brito, Thiago Militão e Matias, foi acionada para o local, onde orientou a vítima a comparecer a delegacia de polícia civil para noticiar o roubo, em seguida realizou diligências no intuito de identificar e prender os infratores, mas sem êxito.

Menores apreendidos com droga e munições

No bairro João Cabral, em Juazeiro, ontem, por volta das 17h, o serviço de patrulhamento PM do Ronda do Quarteirão abordou os adolescentes J.E.P.I., 17 anos e J.P.I., 14, apreendendo com os mesmos um papelote de cocaína. A polícia acrescenta em seu relatório enviado a imprensa que na residia da dupla foram encontrados 01 (um) par de sandálias Kenner, 01 (uma) bolsa cor prata marca Sagian, 01 (uma) bolsa cor dourada marca Arffitthy, 01 (um) capacete preto marca Yamaha, 03 (três) papelotes de cocaína, 01 (um) cartucho calibre 32 intacto, 01 (um) carregador de bateria universal e 01 (uma) bateria marca Nokia. Os objetos juntamente com os menores foram conduzidos à 20ª DRPC, onde foi lavrado uma PECA com base nos Artigos 14 e 28 do código penal brasileiro. Polícia alagoana prende em Juazeiro fazendeiro acusado de mandar matar comerciante no munícipio de Palmeira dos Índios – Alagoas.

O esposo da vice-prefeita de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, o fazendeiro Fernando Medeiros, acusado de mandante da morte do empresário Jair Gomes de Oliveira, conhecido como “Grilo”, foi preso na manhã do último domingo (6) em uma pousada, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). A prisão do fazendeiro foi efetuada por policiais civis do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Defesa Social do estado de Alagoas, sob o comando do delegado Rodrigo Sarmento.

O crime

Jair Gomes seguia para uma partida de futebol com amigos quando foi morto com quatro tiros de pistola 380 por dois homens, que estavam numa moto, crime praticado em frente ao Colégio Cristo Redentor, em Palmeira dos Índios. O crime aconteceu no dia 22 de novembro do ano passado. Medeiros é acusado de contratar dois pistoleiros por R$ 10 mil para matar o empresário, com quem havia tido uma discussão dias antes.
O jornal Alagoas.

ACOPIARA – CEARÁ:

Doente mental encontrado morto vítima possivelmente de atropelamento.

A polícia militar de Acopiara tomou conhecimento ontem, por volta das 23h30min, através de ligação para o 190 de um achado de cadáver na localidade do Sítio Lagoas, distante 10 KM da sede daquele munícipio. Uma viatura deslocou até o local onde constatou a veracidade da denuncia. A vítima foi identificada apenas como “Antônio”, portador de deficiência física e problemas mentais. O mesmo era uma pessoa muita conhecida na região, e foi encontrada as margens da rodovia, com várias escoriações pelo corpo, podendo ter sido vítima de acidente de transito. o IML foi acionado, e conduziu o corpo para ser feita a perícia.

CEDRO – CEARÁ:

Agricultor de 18 anos morto a pauladas e facadas por companheiro de farra.

Um crime de morte foi registrado pela polícia de Cedro – Ceará, no início da noite desta segunda-feira (07). Por volta das 18h00min, no Sítio José Raimundo, distante 12 km da sede daquele município o agricultor Iago Victor Carneiro, solteiro, 18 anos, que residia no sítio Boa Vista, foi vítima de homicídio a pauladas e facadas. O mesmo teve um afundamento no rosto, e algumas lesões no rosto provocadas por faca. Segundo o boletim da PM enviado a imprensa, o acusado trata-se de Francisco Oliveira, 22 anos, casado, residente no sítio Boa Vista – Cedro-CE, que evadiu-se do local, e na fuga o mesmo furtou uma bicicleta Monark tomando rumo ignorado. Populares disseram a polícia que a vítima e acusado bebiam juntos deste o início da tarde, em um bar no referido sítio, e ao saírem do local, aconteceu o homicídio. A de Cedro encontra-se em diligencias no intuito de localizar e prender o acusado.

BODOCÓ - PERNAMUCO:

Motociclista de 46 anos morre em colisão de veículos na PE-545

Uma colisão envolvendo um caminhão auto-carga e uma motocicleta deixou uma vítima fatal no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu por volta das 18h00min de segunda-feira (07) na Rodovia PE-545, quando a vítima Francisco Antônio Ferraz, 46 anos, que residia no Sítio Casa Nova, zona rural de Bodocó – PE trafegava em uma motocicleta no sentido Ouricuri/Bodocó. Sendo que o mesmo ao tentar realizar uma ultrapassagem colidiu de frente com o caminhão de placas MTK-6887, que trafegava no sentido contrário. No acidente o condutor da moto não resistiu e teve morte de imediato. Já o condutor do caminhão Anízio Lima da Silva Filho foi conduzido a DPC de Bodocó – PE por homicídio culposo, que não teve a intenção matar. (BO nº 0026/11)

OURICURI - PERNAMUCO:

Aposentado de 67 anos é encontrado em açude vítima de afogamento

Por volta das 06h00min de ontem, segunda-feira (07) a central de Operações do 7º BPM tomou conhecimento da localização de um cadáver que havia emergido das águas do açude do Sítio Queimadas, zona rural de Ouricuri – PE. Chegando ao local, policiais civis e militares constataram que se tratava do corpo da vítima Temístocles Ferreira Lima, aposentado, 67 anos, que havia falecido asfixiado, morte por afogamento. O corpo foi removido da água e encaminhado ao HRFB em Ouricuri – PE, a fim de ser submetido a exame cadavérico e o fato registrado na DEPOL local. (BO nº 0098/11).

Por: J. Lopes - Repórter do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Filosofia clássica vs. Clima de opinião. Por: Antonio Sávio.

Eric Voegelin

O esforço dos gregos para alcançar um entendimento de sua humanidade culminou na criação platônico-aristotélica da filosofia como ciência da natureza humana. Ainda mais que com os sofistas do seu tempo, os resultados estão em conflito com o clima de opinião contemporâneo. Hei de enumerar alguns pontos em desacordo:

1. Clássico: há uma natureza do homem, uma estrutura de existência definida que impõe limites à perfectibilidade. Moderno: a natureza humana pode ser transformada, seja pela evolução histórica ou pela ação revolucionária, de modo que um reino perfeito de liberdade pode ser estabelecido na história.

2. Clássico : filosofia é o esforço para se avançar da opinião (doxa) sobre a ordem humana e sobre a sociedade à ciência (episteme); o filosofo não é um filodoxo. Moderno: nenhuma ciência sobre esse assunto é possível, só opinião. Todos têm o direito a sua opinião; temos uma sociedade pluralista.

3. Clássico : a sociedade é o homem em conjunto. Moderno: o homem é a sociedade reduzida.

4. Clássico : o homem vive numa tensão erótica em direção ao fundamento divino da existência. Moderno: ele não vive dessa forma, pois eu não vivo assim; e eu sou a medida do homem.

5. Clássico : o homem é perturbado pela questão do fundamento; por natureza é um questionador( aporein ) e vive em busca( zetein ) do de onde, para onde e por que de sua existência; ele levantará a questão: por que há algo e não o nada? Moderno: essas são questões otiose (Comte); não as pergunte, seja um homem socialista (Marx); questões às quais as ciências das coisas mundano-imanentes não podem responder são sem sentido, são Scheinprobleme* (neopositivism).

6. Clássico : o sentimento de inquietação existencial, o desejo de saber, o sentimento de ser induzido a perguntar, o inquirir e o buscar a si mesmo, o questionar em direção ao fundamento que se induz a ser procurado, o reconhecimento do fundamento divino como indutor - são o complexo experimental, o pathos, no qual a realidade da participação humano-divina (metalepsis ) torna-se luminosa. A exploração da realidade metaléptica, da metaxy platônica, assim como a articulação da ação exploratória por meio de símbolos da linguagem, no caso platônico dos mitos, são a preocupação central dos esforços do filósofo. Moderno: as reações modernas a essa questão central mudam com o “clima de opinião”... A ignorância filosófica progrediu tanto que o cerne experiencial do filosofar desapareceu do horizonte e nem mesmo é reconhecido como tal quando aparece em filósofos como Bergson. O processo de desaculturação eclipsou essa questão tão completamente por meio da opinião que, às vezes, falar de uma indiferença em relação a ela é hesitante.

7. Clássico: educação é a arte da periagoge, da conversão (Platão). Moderno: educação é a arte de ajustar, com solidez, as pessoas ao clima das opiniões que prevalecem na época, de modo que não sintam o “desejo por saber”. Educação é a arte de impedir as pessoas de adquirir o saber que as permitiriam articular as questões da existência. Educação é a arte de comprimir os jovens em um estado de alienação que resultará em desespero silencioso ou em militância agressiva.

8. Clássico: o processo pelo qual a realidade metaléptica torna-se consciente e noeticamente articulada é o processo pelo qual a natureza do homem torna-se luminosa para si - mesma como vida da razão. O homem é o zoon noun echon. Moderno: a razão é razão instrumental. Não existe algo como a racionalidade noética do homem.

9. Clássico: por meio da vida da razão ( bios theoretikos ), o homem compreende sua liberdade. Moderno: Platão e Aristóteles eram fascistas. A vida da razão é uma empresa fascista.
A enumeração não é nem remotamente exaustiva. Qualquer um pode complementá-la com suculentos itens coligidos da literatura opinante, da mídia de massa e de conversações com colegas e estudantes. Todavia, [a enumeração torna claro o que] Whitehead quis dizer quando declarou que a filosofia moderna fora arruinada. Além disso, os conflitos foram formulados de tal maneira que o sinal da incorporação grotesca à deformação da humanidade por meio do clima de opinião torna-se visível.

O grotesco, contudo, não deve ser confundido com o cômico ou com o humorístico. A seriedade do assunto será melhor compreendida se se olhar os campos de concentração dos regimes totalitários e as câmaras de gás de Auschwitz , nas quais a bizarrice da opinião torna-se a realidade assassina da ação.

* Problema ilusórios.

The Collected Works of Eric Voegelin, VOL 12On Classical Studies,pp 258,260.

Tradução: E. Santiago

IMAGENS INESQUECÍVEIS - Por Poliana Lima de Almeida



O que é belo, e digno de admiração, precisa ser compartilhado. Ela tem 92 anos e ele apenas 29. O que você achou deste vídeo?

São Paulo, 07 de Fevereiro de 2011

Poliana Lima de Almeida

VOCABULÁRIO DA VIDA - Por Poliana Lima de Almeida

Aos construtores do Blog do Crato.

Repasso a todos você, o texto a seguir, para que apreciem e entendam cada vez mais e melhor, o sentido da vida.

Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.
Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.
Amor ao próximo: É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.
Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.
Ciúme: É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.
Carinho: É quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos, colocando o afago em cada dedo.
Cordialidade: É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da maneira que a tratamos.
Doutrinação: É quando a gente conversa com o Espírito colocando o coração em cada palavra.
Entendimento: É quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente, estando apressado, não reclama.
Evangelho: É um livro que só se lê bem com o coração.
Evolução: É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou para trás.
Filhos: É quando Deus entrega uma jóia em nossas mãos e recomenda cuidá-la.
Fé: É quando a gente diz que vai escalar um Everest e o coração já o considera feito.
Fome: É quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia.
Inveja: É quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro.
Inimizade: É quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante.
Lágrima: É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.
Lealdade: É quando a gente prefere morrer que trair a quem ama.
Mágoa: É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar.
Maldade: É quando arrancamos as asas do anjo que deveríamos ser.
Perfume: É quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz.
Morte: Quer dizer viagem, transferência ou qualquer coisa com cheiro de eternidade.
Netos: É quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.
Obsessor: É quando o Espírito adoece, manda embora a compaixão e convida a vingança para morar com ele.
Orgulho: É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.
Ódio: É quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia.
Paz: É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.
Perdão: É uma alegria que a gente dá e que pensava que jamais a teria.
Perfume: É quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz.
Preguiça: É quando entra vírus na coragem e ela adoece.
Pessimismo: É quando a gente perde a capacidade de ver em cores.
Raiva: É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.
Saudade: É estando longe, sentir vontade de voar; e estando perto, querer parar o tempo.
Sexo: É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.
Simplicidade: É o comportamento de quem começa a ser sábio.
Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.
Solidão: É quando estamos cercados por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.
Supérfluo: É quando a nossa sede precisa de um gole de água e a gente pede um rio inteiro.
Ternura: É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.
Vaidade: É quando a gente abdica da nossa essência por outra; geralmente pior.

Do Livro: O Homem que Veio da Sombra
Do cearense: Luiz Gonzaga Pinheiro

O presente texto é auto explicativo, sem a formalidade das regras gramaticais, ou amarras filosóficas. Com a simplicidade e a objetividade necessárias, o autor demonstra o quanto devemos aproveitar a vida, valorizando cada pessoa e cada momento do nosso dia a dia.

São Paulo, 07 de Fevereiro de 2011
Poliana Lima de Almeida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Agricultores do Cariri animados com a colheita


João Batista Barbosa, o João Batalhão, pega a matraca (instrumento também chamado de plantadeira) faz a cova onde coloca as sementes de arroz. O tempo é favorável para o agricultor de Várzea Alegre, na Região do Cariri, iniciar o roçado deste ano. Em outras áreas, ele também vai plantar o milho e o feijão. Como João, seu Geraldo de Castro, conhecido como Dedé, está pertinho de completar 70 anos, mas a disposição é grande. Já terminou o plantio do milho e do feijão, aproveitando as primeiras chuvas do ano e já espera começar a colheita no fim do próximo mês.

Os dois pequenos produtores rurais são exemplos do que está ocorrendo nos municípios caririenses, no Sul do Estado. A maioria está com as plantações preparadas e tem até quem mostre os pés de milho crescidos e faça a previsão de uma boa colheita. “Desde criança que trabalho na roça, ajudava meu pai e, depois que casei, criei meus 18 filhos só dependendo do que a terra produz. Agora ajudo como posso aos meus netos e bisnetos”, diz o seu Dedé que mora na zona rural de Várzea Alegre. Janeiro foi de boas chuvas para os caririenses.

De acordo com o meteorogista Vinícius Oliveira, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 251.7 milímetros na região em janeiro. A média histórica é de 121.8 milímetros, portanto choveu 106 milímetros acima da média. No ano passado, no mesmo período choveu 152.6 milímetros, 25.2mm acima da média. “No Cariri, a quadra chuvosa começa e termina mais cedo em relação às demais regiões cearenses”, explica o meteorogista.

Janeiro é considerado o primeiro mês do período enquanto, no resto do Estado a quadra chuvosa só começa em fevereiro. A previsão, segundo Vinícius Oliveira, é de que o céu continue nublado na região. “Todos por aqui estão com suas sementes plantadas e, no fim do próximo mês já tem colheita de feijão”, diz Júlio Alves de Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assaré.

Em Barbalha, o agricultor José Alexandre Tavares diz que “já tem feijão florando”. Ele também planta milho e mandioca, mas está temeroso porque o volume de chuvas está grande no município. “Chove todo dia e é forte, estamos preocupados e com medo que seja igual a 2009 quando perdemos as plantas por causa de tanta água”. Esta, no entanto, não é a preocupação do secretário de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Maurício Ribeiro da Silva.

“Está chovendo muito. Tivemos até inundação, mas na zona rural, os agricultores estão animados. Sei que vai ser um ano muito bom para a agricultura do Estado”.

SAIBA MAIS

Hoje, 7, agricultores cadastrados no Projeto Hora de Plantar 2011, de São João de Jaguaribe, vão receber 5.400 quilos de sementes. Faltam receber sementes os agricultores de cerca de 40 municípios do Sertão de Canindé, Sertão Central e Litoral Leste. O Programa Hora de Plantar distribui sementes e mudas de elevado potencial genético. Estão cadastrados mais de 250 mil agricultores em todo o Estado.

Fonte: "O Povo" OnLine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Zé de Zumba faleceu no último Sábado !


Obituário

Aos amigos e parentes distantes da sede do município, comunicamos o falecimento do conhecido "Zé de Zumba", como era chamado, no último sábado, aqui na cidade de Crato. O Blog do Crato lamenta profundamente o ocorrido, e leva solidariedade à família enlutada e aos seus amigos, e ao mesmo tempo solicita a quem tiver alguma biografia do mesmo, e fotos, que nos envie para publicação, para o e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Bom Dia, Crato! - Almanaque e Previsão do Tempo


Bom Dia!

Hoje, segunda-feira dia 07 de Fevereiro de 2011, começam pra valer, as sessões da câmara de vereadores do Crato. Muita gente não sabe, mas o destino de uma cidade passa pelas mãos dos vereadores, que têm entre outros atributos, conforme define a Constituição de 1988, a elaboração da Lei Orgânica do Município, a fiscalização e julgamento das contas do Executivo, a Inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos - no exercício do mandato e na circunscrição do município, e a tarefa de legislar sobre assuntos de interesse local. Sendo assim, é muito importante que a população passe a acompanhar e mesmo a fiscalizar o que fazem esses representantes do povo. Afinal de contas, eles estão lá se reunindo todas as segundas e terças-feiras, ganhando lá seus mais de 3.000 reais, com direito a inúmeras regalias, até de assessores, simplesmente para trabalhar como "servos do povo" ( Ah! se fosse ). E que trabalho é esse ? Então, eu convido toda a população a se fazer presente hoje, à partir das 08:00 na câmara de vereadores. Muito provavelmente, você não encontrará lugar para ficar sentado, devido ao espaço muito pequeno, mas mesmo assim, com certeza, vai valer a pena, até como exercício da cidadania.

ALMANAQUE

* 1974 - Granada obtém a sua independência do Reino Unido.
* 1992 - É assinado o Tratado de Maastricht, que institui a União Europeia.
* 1999 - É lançada a sonda espacial Stardust.

Nasceram neste dia…

* 1478 - Thomas More, advogado, político inglês e santo da Igreja Católica (m. 1535).
* 1812 - Charles Dickens, escritor britânico (m. 1870).
* 1909 - Dom Hélder Câmara, bispo católico e ativista brasileiro (m. 1999).

Morreram neste dia…

* 1878 - Papa Pio IX (n. 1792).
* 1952 - Sebastião da Gama, poeta português (n. 1924).
* 1999 - Hussein da Jordânia (na imagem) (n. 1935).

PREVISÃO DO TEMPO

Ontem, pequenas chuvas espalhadas pelo município de Crato. A previsão segundo o site Climatempo ( e portanto do INPE ), é de Dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperatura máxima de 34 e mínima de 23 graus. Vejam aí um recorde apontado: 34 graus. Quase nunca vi essa temperatura em previsões do INPE para cá. Mas...

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Divulgada a programação para o centenário de Juazeiro


Autoridades e população de Juazeiro do Norte observaram atentos para todos os detalhes da programação do centenário da cidade - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. Seminário apresenta programação da festa do centenário da cidade de Juazeiro do Norte, com a presença de autoridades.

Juazeiro do Norte. A pouco menos de cinco meses para a comemoração dos 100 anos deste Município, foi realizado ontem, o seminário sobre o centenário de Juazeiro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Na pauta, os projetos em execução e os já consolidados, desde a abertura das comemorações alusivas ao centenário, em 2009. Denominado Seminário de Consolidação do Projeto do Centenário, a intenção é sensibilizar e buscar apoio de políticos, entidades de classe, clubes de serviço e da população.

A programação da semana do centenário foi apresentada, com a data de algumas obras estruturantes relacionadas aos 100 anos da cidade. O evento foi aberto pelo prefeito, Manoel Santana, e o presidente da Comissão do Centenário, Geraldo Barbosa.

O primeiro seminário foi realizado em novembro do ano passado, para reunir as propostas da própria sociedade, administração, entidades de classes e da Comissão do Centenário. Segundo o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (SDETR), Renato Dantas, esse momento foi de apresentação das ações e busca de parcerias para desenvolver as atividades.

Algumas delas, que envolve obras como a Praça do Centenário e Marco Zero, avaliadas em mais de R$ 2 milhões, com previsão de ser inaugurada no dia 21 de julho deste ano. Outra obra importante seria a construção da Avenida Beira-Rio, para o escoamento do grande fluxo de veículos, descongestionando o Centro da cidade, principalmente, durante as grandes romarias.

Por: Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

A pluralidade de idéias nos Blogs do Cariri e as suas vocações - Por: Dihelson Mendonça


Vejo com muita alegria, que finalmente as pessoas estão retornando a todos os Blogs da Região do Cariri e escrevendo de forma diferenciada. Afinal de contas, cada um deles hoje em dia, possui sua própria personalidade. Cada Blog especializou-se, possui uma identidade, um motivo, um meio e um fim. Os membros podem até serem quase os mesmos, mas escrevem com diversidade abordando temas semelhantes, em linguagens ora jornalísticas, ora poéticas, ora de crônicas. E é isso que ao leitor que está distante, fornece um panorama geral e diverso do que representa o Cariri hoje. Não visto sob um olhar apenas, pois a verdade sempre possui muitos lados, mas sob o olhar à partir de diversos ângulos.

E cada um desses Blogs é valioso naquilo que apresentam, no tratamento da informação, mesmo enfocando um mesmo tema, uma mesma matéria. Resta ao leitor, o luxo cada vez maior de um prisma de visão. Do poder da interpretação; De alinhar-se como na própria filosofia, aos questionamentos, à aquelas que mais se adaptam à visão de mundo, de verdade que cada um, quer por sua história, ideologias e experiência de vida, já possuem, e formar a partir daí a sua própria opinião diversa e conceito de verdade, independente da vastidão diferenciada dos escritos e dos escritores.

Saudações a todos os Blogs e que continuem de forma diferenciada. Esse e o "molho", o "tempero" que cada um adiciona no caldeirão da diversidade.

Por: Dihelson Mendonça

HOJE NA HISTÓRIA - Alfred Adler


Alfred Adler, um dos mais importantes psicólogos da história, parceiro de Sigmund Freud, é o homenageado no Hoje na História.

Alfred Adler, nasceu em Viena, e, 7 de fevereiro de 1870 e faleceu em Aberdeen, em 28 de maio de 1937. Filho de judeus húngaros, formou-se em medicina, psicologia e filosofia pela Universidade de Viena. Praticou clínica geral antes de se dedicar à psiquiatria. Em 1902 foi trabalhar com Sigmund Freud, realizando pesquisas no campo da psicanálise. Mais tarde, desliga-se dele por considerar o fator sexual superestimado por Freud.

Adler é o fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Segundo sua teoria, o meio social e a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e a notoriedade. Os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento social, podem traduzir-se numa dinâmica patológica (psicose, neurose), que deve ser tratada de um ponto de vista psicoterapêutico.

Também se ocupou da orientação da criança como método preventivo na psicologia médica. Com o apoio do governo austríaco, abriu centros de orientação infantil em escolas de Viena, Berlim e Munique. Entrevistas públicas de orientação familiar, seguidas de discussões, disseminaram seus métodos e teorias, especialmente entre educadores. Realizou inúmeras conferências na Europa e Estados Unidos. Em 1930, seus esforços para divulgar sua doutrina de interesse social diante do totalitarismo europeu, marcaram-no mais como pregador do que como cientista.

Morreu quando se encontrava em Aberdeen, Escócia, ministrando um curso de psicologia. Merece lugar de destaque no movimento psicanalítico pela importância que deu ao fator da agressividade.

0 falecido Alfred Adler, famoso psicólogo vienense, escreveu um livro intitulado: What Life Should Mean to You. Nesse livro diz: "É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos".

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30