xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 fevereiro 2011

SEGUNDA-FEIRA: PÁSSARO DE VOO CURTO NO SESC CRATO


O drama explora o sócio-cultural de uma família da zona rural, com linguagem informal e de muita poeticidade. A narrativa nos indica personagens comuns que vivenciam a cansativa rotina do dia-a-dia: trabalho-casa, casa-trabalho. Apenas uma possibilidade pode quebrar a rotina desse casal:o sonho.

Elenco:

Flávio Rocha: Antônio
Joaquina Carlos: Elvira


Ficha Técnica:

Texto: Alcione Araújo
Direção: Mauro César
Cenografia/Concepção: Mauro César e Joaquina Carlos
Execução: Edílson das gaiolas
Figurino/Concepção: Mauro César e Joaquina Carlos
Execução: Mauro César, Joaquina Carlos e Flávio Rocha
Iluminação/Concepção: Mauro César, Reginaldo Monteiro 
Maquiagem: O Grupo
Música de cena/Concepção e execução: João Nicodemos
Compositor das músicas do espetáculo: Carlos Gomide
Operador de luz: Mauro César
Fotografia: Nívia Uchoa


Realização:
Cia. Entremeios de Teatro

Apoio:

MENSAGEM DE OTIMISMO -Por Maria Otilia

Nestes últimos dias vimos muitas pessoas tristes, abatidas , sem saber o que fazer e como seguir em frente depois de muitas perdas. Como também muitas pessoas com o desejo de recomeçar. Daí surge a necessidade de todos nós, dar as mãos e ajudar nesta busca da reconstrução tanto material como espiritual .
Posto aqui um maravilhoso salmo que servirá de reflexão e conforto para todos aqueles que estão passando por dificuldades, em todos os aspectos. Dentre eles os comerciantes, moradores de área de risco, enfim todas as pessoas afetadas direto ou indiretamente pela força das águas.
SALMO 23
O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos,
guia-me mansamente às águas tranquilas;
Refrigera a minha alma,
guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome, Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam;
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda;
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Amém.

Texto postado por Maria Otilia

Exposição Jardins de vaidade - SESC Juazeiro, de 10/fev a 18/março 2011


Ao visitar a exposição Jardins de Vaidade, com fotografias de Rafael Vilarouca e poemas de Hermínia Rachel Saraiva, é provável que se experimente com mais intensidade os estímulos vibrantes da ousada fotografia de moda ou a sugestão encantatória dos textos. Mais provável ainda é que se experimente uma mescla destes dois aspectos. Preparados para a captação destas dimensões do trabalho artístico, o visitante poderá desfrutar a beleza, às vezes convulsiva, dos textos da palavra e dos textos da imagem, guiados pelo jogo astuto das cores que presidem cada ensaio e cada poema.

E o que pensar dessa associação entre imagem e palavra? Simonides de Ceos, poeta grego que já era antigo no tempo de Platão, afirmou que “A pintura é uma Poesia silenciosa e a Poesia é uma pintura que fala”. Remendemos o poeta, sugerindo que a fotografia de Rafael Vilarouca é poesia que fala e silencia, no discurso do cromatismo e no mistério e sedução da performance de suas modelos. A poesia de Hermínia Rachel soube captar isto, em um jogo que conjuga o divertimento e a solenidade que a presença da Beleza nos impõe.

O resultado desse dueto artístico (que se apoiou em um número expressivo de colaboradores, em um belo exemplo da capacidade de reunir, que é marca e estigma dos artistas) foi este banquete cromático e melódico de uma sensualidade que mais espreita que se mostra. Sob as folhas, e sob as pétalas, e entre o zumbido de insetos que sugam a beleza, palpita a Arte nos Jardins de Vaidades.

Edson Soares Martins

A Exposição, que será composta de 40 fotos será instalada com áudio poesia e chão de pétalas de crepom. Anime-se, venha interagir nessa miscelânea de poesia e imagem.

Galeria de Artes SESC Juazeiro
Rua da Matriz, 227 - Centro
10/fev a 18/março 2011
Visitação das 13h às 21h - segunda a sexta
Informações SESC-88 3587-1065 / 3512-3355
Rafael Vilarrouca- 88 99346575
Hermínia Rachel Saraiva- 88 99681613

Chico Anysio tem febre e volta a respirar com aparelhos


A melhora no estado de saúde de Chico Anysio teve hoje uma pequena regressão, segundo boletim médico do Hospital Samaritano no Rio de Janeiro. Ele "voltou a fazer uso de suporte mecânico para respirar", diz o informativo. O humorista teve febre durante a madrugada deste sábado (5) e teve de ser medicado com antibióticos. Ele permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Chico Anysio chegou ao hospital no dia 2 de dezembro, com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o doente foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Durante o período pós-operatório, o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Fonte: Portal Verdes Mares

Líder do assalto ao Banco Central de Fortaleza foge da prisão


Marcos Rogério Machado de Morais, o \"Bocão\" e outros oito presos escaparam na tarde deste sábado.

Um dos líderes do assalto ao Banco Central, de Fortaleza, Marcos Rogério Machado de Morais, vulgo "Cabeção" ou "Bocão", conseguiu fugir do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2 (IPPOO 2), Ele e outros oito presos foram resgatados, no início da tarde de hoje, 5. A operação deixou dois feridos: um sargento e um agente penitenciário. O presídio foi invadido por um grupo armado. De acordo coma polícia cearense, o objetivo principal era libertar Alex Sousa Ribeiro, vulgo "Alex Gardenal". Houve troca de tiros entre os invasores e a segurança do presídio. Um sargento da PM foi atingido de raspão no braço, e o agente penitenciário com uma coronhada na cabeça.

Marcos Rogério havia sido preso em agosto de 2007, em São Paulo. O assalto ao BC de Fortaleza ocorreu em agosto de 2005. Até hoje é considerado a maior ação contra bancos no Brasil. Usando um túnel, os ladrões conseguiram levar R$ 164,7 milhões sem serem notados. Até hoje a polícia não conseguiu recuperar a maior parte do dinheiro.

Carmen Pompeu, O Estado de S.Paulo

Apagões no Brasil aumentaram nos últimos três anos


Interrupções do Brasil subiram de 16 horas para cerca de 20 horas



A qualidade dos serviços de energia elétrica entregue ao consumidor brasileiro entrou num processo de deterioração nos últimos três anos. O número de apagões, que após a privatização do setor caiu drasticamente, voltou a piorar em 2008 e ultrapassou a meta estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2009. No ano passado, a situação continuou piorando. Em três anos, o índice de interrupções do Brasil subiu de 16 horas para cerca de 20 horas.

Chris Lemos: Dilma quer trocar setor elétrico

No Nordeste, o indicador subiu de 18 para 27 horas. A pior situação foi verificada em Sergipe, onde o volume de apagões dobrou, de 22 para 44 horas. A Bahia também teve uma piora significativa: subiu de 14 para 20 horas. Alguns Estados apresentaram melhora, como o caso do Maranhão e Piauí. Mas lá os indicadores ainda continuam altos, entre 22 e 44 horas. Na opinião de especialistas do setor, a explicação está na falta de investimento adequado nas redes existentes de distribuição e transmissão.

Causas do apagão

Após o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na madrugada de sexta-feira (4), o governo ainda tenta identificar as causas que levaram ao blecaute. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, marcou uma reunião para segunda-feira (7) para discutir as causas da interrupção no fornecimento de energia elétrica para a região. Durante o encontro, representantes da Aneel, da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), do ONS (Operador Nacional do Sistema) e de distribuidoras de energia devem apresentar um relatório ao ministro sobre os motivos que provocaram a queda de energia, conforme solicitado por Lobão. Em entrevista na sexta-feira, Lobão afirmou ainda que falhas no sistema elétrico são comuns no mundo todo, e que no Brasil não é diferente. Ao mesmo tempo, ele disse que o sistema elétrico brasileiro é robusto e moderno.

Fonte: Agência Estado

Estradas rurais de Potengi - Estudantes tem aulas suspensas devido às chuvas

Passagem molhada

Barragem
Passagem da ponte Vila Fugêncio

Muita lama em alguns trechos aqui nem de bicicleta

Aulas paralisadas na rede publica do municipio de Potengi.
Muitas comunidades estão praticamente isoladas com estradas inacessíveis.


A Secretaria de Educação Elainy Guedes comunica que a partir desta data 05 de janeiro fica temporariamente paralisadas por tempo indeterminado as aulas devidos as fortes chuvas que tem caido nos últimos dias na cidade potengiense nos três turnos, como você pode ver nas fotos acima são precárias as condições das estradas o que vem danificando o transporte escolar.

As fortes chuvas desta semana causaram prejuízos em toda as estradas da zona rural do municipio deixando o transporte escolar impedido de chegar para buscar os alunos, observe as fotos deste sábado com o aumento nos níveis dos rios que cortam a região.

Hoje também estive no Açúde Pau Preto que abastece o municipio para vistoriar e analisar com maior profundidade a situação de risco devido obra não concluida anteriormente o que deixou moradores preocupados com a estrutura e perigo de rompimento da parede, na época publicamos a matéria e o prefeito Samuel contratou uma firma que ficou responsável por enviar alguns equipamentos como máquinas e caminhões para o local , esta medida preventiva foi adotada devido as consequencias de um eventual sangramento no qual foi realizado um monitoramento de toda a área tendo indo inclusive a localidade verificar a situação existente.

A População pode ficar tranquila quanto a estrutura do sangradouro, não há índicio que possa motivar maiores preocupações observamos que com o aumento de água na encosta próxima ao sangradouro não ocorrerá de uma vez e sim aos poucos. O prefeito Samuel informou a nossa reportagem que o eventual sangramento é previsível por isso existe o sangradouro o que não compromete a perede do sangrador e que tudo esta dentro da normalidade mesmo assim estão atentos a todo e qualquer problema que vier a ocorrer, neste domingo estarei visitando outros rios e açudes para verificar o nível das águas, aguardem maiores informações.

Boa Noticia

Como a chegada do “inverno” , os agricultores continuam com boa expectativa de colher entre o final de janeiro e fevereiro. Neste ano de 2011 as chuvas têm se antecipado e chegaram no primeiro mês do ano.

Fonte: potenginainternet.blogspot.com

Iza Barros Urasaki - Garota Blog do Crato


N
esta semana, o Blog do Crato estará apresentando uma série de novas participantes. 2011 começa com muitas garotas lindas. De dezembro para cá, já recebemos umas 15 a 20 propostas para participação no Concurso Garota Blog do Crato, cuja final, foi adiada para Julho de 2011 em razão da falta de tempo para fazer todos os ensaios. Mas hoje trazemos esta bela Cratense, morena, de olhinhos puxados chamada Iza Barros Urasaki, que vem abrilhantar o Blog do Crato com um brilho todo especial. Em breve nós faremos um ensaio completo com ela. Por enquanto, deliciem-se com as belas fotos de demonstração que ela nos enviou. Parabéns, Iza e muito boa sorte para você no concurso Garota Blog do Crato. A final será em JULHO.

iza 01


iza 03


iza 04


iza 02


Fotos enviadas por Iza Barros para o Concurso Garota Blog do Crato
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO

CRATO - ENGENHO DE PAU - TRAÇÃO ANIMAL SECULAR - Uma história que morre nas mãos omissas de muitos Cratenses - Por Ed Alencar



UMA HISTÓRIA QUE MORRE NA “CAPITAL DA CULTURA” NAS MÃOS E OLHOS OMISSOS DE MUITOS CRATENSES. ENGENHO DE PAU TRAÇÃO ANIMAL SECULAR, RELÍQUIA ÚNICA DA CIDADE DO CRATO NA RESERVA ESCOLÓGICA DO SÍTIO FUNDÃO.

ED. ALENCAR - Ambientalista

Uma Possível Solução:

A reserva ecológica do Sítio Fundão agora é de responsabilidade do Governo do Estado do Ceará. Porque que não se pede ao Governador CID GOMES para recuperar este Engenho também, já que a casa foitoda recuperada ?Às vezes as coisas são simples. Faça o requerimento ao governador. Sensibilizemos o Governador. Quem recuperou o principal, isso aí é café pequeno!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Blog do Crato atingiu 24.834 acessos no Dia da Enchente, 28 de Janeiro de 2011


Nosso recorde histórico - 24.834 acessos em um único dia !


No dia da enchente, 28 de janeiro, data que ficará marcada no coração de todos os Cratenses, o Blog do Crato teve 24.834 acessos, marcados no nosso contador da aba lateral. Conforme os leitores podem ver pelos gráficos abaixo, todo o movimento começou por volta das 8 horas da manhã, quando começamos a divulgar os primeiros dados que chegaram com os nossos repórteres. No primeiro quadro, os acessos durante o dia, e no segundo quadro, a estatística numérica hora a hora. Isso foi perfeitamente justificado, pois aqui na redação, o telefone não parava, com repórteres de vários jornais, como Diário do Nordeste, O Povo, redatores, editores, fotógrafos e o público querendo informações e autorização para publicação de fotos.

28-01-2011 - 1a


28-01-2011a

Fonte: HiStats - Contadores para sites de Internet
BLOG DO CRATO - Ano VI
www.blogdocrato.com

BACH COMO VOCÊ NUNCA VIU - Por Vicente Almeida


video


Este vídeo, é para que os colaboradores, amantes da boa música, curtam um jeito novo de interpretar bach. O limite criativo da capacidade humana, é quase infinito.

Desejo a todos um ótimo final de semana.
Vicente Almeida

CRÔNICA DA PROFESSORA JOSÉLIA SALATIEL

Foto: Cacá Araújo


Jamais a população cratense vivenciou a violência com que as águas do rio Grangeiro atravessavam a cidade desabando o canal, deixando moradores apavorados na madrugada do dia 28 de janeiro de 2011. A iluminação elétrica caída ao chão sem termos condições favoráveis para socorrer pessoas que necessitavam; com a escuridão, a falta d’água e o pavor ao presenciarmos carros levados pela correnteza na Av. José Alves de Figueiredo, notadamente no Parque Flamengo, onde residimos.

A cidade em caos, famílias iluminando com lanternas nossas residências, ajudando, pois ficamos ilhados, com o acesso restrito apenas a pedestres cuidadosos com os fios de energia. Aí serve de exemplo à sociedade para evitar crimes bárbaros contra a natureza e para retaliar na justa medida contra o indivíduo que comete crimes. Na cabeceira das nascentes ocorreu o arrombamento de uma barragem, que o homem desmatando concorreu para que a experiência vivida fosse o primeiro alerta de Deus para nos protegermos, servindo de exemplo e de confirmação de que a natureza caminha agredindo quem a insulta. Fizemos, contritos, a reflexão da realidade. Ela nos deu pistas e perspectivas. Hoje, no rio Grangeiro, voltamos a ver as pedras que, soltando-se com a correnteza, nos fez lembrar o nosso saudoso Crato com as pedras servindo de passadeiras para os transeuntes, quando ajudados a não desviar o olhar da realidade concreta das águas seguindo a grandeza e a imensidão de Deus.

“O mistério não é um muro onde a inteligência esbarra, mas um oceano onde ela mergulhe.”

Crato-CE, 28 de janeiro de 2011.

Professora Josélia Salatiel

Funcionamento de rádios-piratas gera polêmica e confusão em Tianguá


O combate às rádios-piratas no interior do Ceará gerou um clima de constrangimento em Tianguá, na serra da Ibiapaba. Um radialista da única rádio que funciona no município com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações denuncia que está havendo inversão de papéis da polícia. 7 rádios piratas funcionam em Tianguá. No programa de rádio, ele noticiou a fiscalização da Anatel que lacrou rádios-piratas, em Tianguá, nesta semana. A surpresa é que um dos responsáveis pelas emissoras ilegais, se sentindo ofendido, procurou a polícia e o radialista que informou sobre a operação é que vai ter que responder a inquérito na delegacia. A Anatel retirou as emissoras piratas do ar em uma operação. Mas, depois da saída dos agentes, as ligações foram refeitas e as rádios voltaram a operar.

A denúncia

O radialista foi intimado por difamação e calúnia. Segundo a delegada Naiana Andrade, as partes serão chamadas para entrar em entendimento e só então as investigações vão começar.

Manifestação da Acert

Em nota, a Acert - Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará - informou que as radiodifusoras legais, na defesa do Estado Jurídico de Direto e da Livre Imprensa, espera providências da Anatel e da Polícia Federal na apreensão dos equipamentos das emissoras clandestinas e combate das rádios piratas no Ceará.

Fonte: Portal Verdes Mares

Primeiro apagão do governo Dilma deixa 46 milhões sem luz no Nordeste


Blecaute começou com falha de sistema de transmissão na Bahia e deixou oito Estados no escuro por mais de quatro horas.

RIO - Brasileiros de oito Estados do Nordeste enfrentaram transtornos na madrugada de sexta-feira por conta de uma falha no sistema de transmissão de energia, que deixou 46 milhões de pessoas sem luz. A interrupção no fornecimento começou por volta de 0h30 e provocou caos em serviços públicos e hospitais, além de paralisar as atividades do principal polo petroquímico do País, na Bahia. O governo ainda não sabe as causas do apagão.

Ex-ministra de Minas e Energia, a presidente Dilma Rousseff determinou às autoridades do setor que tomem providências imediatas para descobrir as causas e evitar a repetição do problema. Avaliações preliminares apontam para uma falha no sistema de proteção da subestação Luiz Gonzaga, operada pela Chesf, em Pernambuco.

Segundo a Chesf, à 0h08 de sexta-feira um equipamento chamado cartela desligou uma das linhas de transmissão que ligam a subestação Luiz Gonzaga ao município de Sobradinho (BA). Às 0h21, outras cinco linhas no mesmo trajeto também foram desligadas, provocando um efeito cascata que interrompeu o suprimento de toda a região Nordeste, com a exceção do Maranhão.

Na segunda-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reúne com a Chesf para discutir as causas do incidente. O objetivo é descobrir porque o equipamento foi acionado, desligando a primeira linha. A hipótese de falha humana está praticamente descartada. E não havia chuvas ou raios na região.

A Chesf informou que o suprimento começou a ser restabelecido às 1h10 da manhã, primeiro em Fortaleza. Natal foi a capital que ficou mais tempo no escuro: a energia só foi religada a partir das 4h10. Às 4h37, diz a empresa, todos os consumidores já recebiam eletricidade. Ao todo, 8 mil megawatts (MW) de carga foram desligados durante a noite.

"Foi um evento considerado raro", afirmou o superintendente de operação da Chesf, João Henrique Franklin, em nota. O governo evitou usar o termo "apagão" para definir o incidente. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, preferiu a expressão "interrupção temporária de energia". Para a presidente da República, a palavra apagão denota falta de capacidade de gerar energia, como ocorreu durante o racionamento de 2001.

Agora, não há falta de água nos reservatórios como em 2001, mas especialistas alegam que falta investimento em modernização e manutenção do sistema de transmissão de energia, principalmente diante do crescimento do consumo nos últimos anos – segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a região Nordeste teve o maior crescimento de consumo entre as regiões brasileiras em 2010, de 8,8%, contra uma média nacional de 7,8%.

Em novembro de 2009, a queda de linhas de transmissão que transportam a energia de Itaipu deixou 18 Estados sem luz. Na época, o governo atribuiu a questão ao mau tempo, mas determinou que Furnas trocasse equipamentos de proteção antigos, que teriam contribuído para aumentar a dimensão do problema.

O ONS alegou que não teria como evitar o efeito cascata no Nordeste após a queda das cinco linhas de transmissão, que transportam energia de grandes hidrelétricas da região. Segundo o ONS, os sistemas de proteção desligaram outras linhas por causa da grande oscilação de tensão na rede local. A avaliação é que o sistema de isolamento funcionou corretamente, ao evitar interrupções de energia em outras regiões. / COLABORARAM TIAGO DÉCIMO, MÔNICA BERNARDES E RENATO ANDRADE -

O Estado de São Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato diz que há muitos anos reivindica recursos para reconstruir o Canal do Rio Grangeiro


http://3.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TUu9gymaBNI/AAAAAAAAVL8/fUvtpCAABL4/s1600/Canal%2Bdo%2BRio%2BGrangeiro%2BCrato%2B-%2BDihelson%2BMendonca.jpg

A situação do Canal do Rio Grangeiro com as enchentes que se abateram sobre o Crato é antiga. Este ano, veio com mais intensidade, causado um rastro de destruição na cidade. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, desde que assumiu a administração, tem se preocupado com essa realidade e ido, constantemente, aos órgãos competentes, e ministérios, no intuito de buscar verbas para a reconstrução do Canal. Tanto que desde o ano passado, há um projeto de R$ 48 milhões junto ao SICONV, que é um Sistema de Cadastramento e Gestão de Projetos, que visa garantir a transparência na celebração dos convênios e de contratos de repasse de recursos do governo federal com os estados e municípios. Este Sistema é a principal ferramenta utilizada para todos os atos na celebração, liberação de recursos, acompanhamento da execução e prestação de contas, dos recursos que são disponibilizados através de Programas do Governo Federal, por seus Ministérios, oriundos do Orçamento Fiscal e Seguridade Social da União. Até o momento, se espera um resultado desta solicitação.

O Prefeito do Crato, desde que assumiu a administração, já percorreu diversos órgãos do Governo Federal, para solicitar recursos voltados à reconstrução do canal. A alegação que recebeu foi que, pouco tempo antes, havia sido investido milhões na obra. Isso ocorreu no governo anterior.

Fonte: PMC
Foto de Arquivo: Dihelson Mendonça

Pelas fibras da alma - Por Emerson Monteiro

Essas tardes cinzentas que emolduram o tempo chuvoso mexem com a gente. Mexem por dentro da gente feitas brocas revirando as entranhas onde transitam escondidos pensamentos de querer ver coisas diferentes acontecerem invés de algumas outras que sacudiram os derradeiros dias, na semana anterior. Entortar os acontecimentos, eis o tal desejo principal desses bichos vivos mexendo por dentro, a querer dominar a natureza, uma espécie de coisa animada impacientando as outras coisas vivas que moram nas entranhas da pessoa. Ondas de coisas vivas invisíveis, imateriais até, digamos assim, sem ter medo de errar, são o que, por que quiséssemos dominar os momentos fugitivos, a gente, parece perseguir, como quem corre atrás de sombras, e não consegue agarrar, que vai embora na correnteza barrenta; e o velho costume de procurar fantasmas apressados nas lamas escorregadias do passado; ou mesmo estirar o pescoço, pretendendo enxergar lá adiante, depois da linha do horizonte; longe; muito longe para obter o menor sucesso. Isto é, esquecer o momento especial do presente, único ser acontecimento que, na verdade, tem valor, nos interessaria com certeza, perante todas as demais frioleiras deste mundo de passados mortos e futuros ainda de vez, na semente.

Caso haja boa vontade para concentrar esforços no presente, acham-se todos os demais fatores que empurram a manada para o curral, nas jornadas individuais ou coletivas dos rebanhos. Ninguém permanece no passado, nem pisará o futuro por conta própria antes da hora. O minuto seguinte já ficou atrás quando virou presente. Essas intenções desesperadas dos ledores da sorte habitam só as casas de jogos, nas travessas da ilusão. Quem, não fossem os filmes, garantirá, um instante depois, o placar final do jogo, deixando de lado o polvo alemão da Copa do Mundo. Quem garantirá com a absoluta segurança isso de depois? Apertar o cinto do agora, no entanto, qualquer cidadão pode, fora de cair da cama ou botar burros na água. Reger a valsa do instante torna-se, pois, a profissão universal do senso do realismo, nas empresas produtivas.

Diga-se bem isso tudo, quando perguntarem pelo pai da criança em face das tragédias da história. Alguém houvesse de sair na dianteira e as coisas mostrariam outra cara. Pisar maneiro, ordenhar as vacas na hora certa; fechar as portas e janelas antes do pior acontecer; saber escolher as opções ideais; bater na bola da vez; substituir peças e cuidar da revisão no prazo; essas ações inevitáveis aos bons resultados servem de aviso, nos casos posteriores.

Aprender, por isso, as lições, às vezes de preços elevados, porém ainda com os pés no caminho e no tempo do presente, oferece os braços aos estudantes atenciosos. Dias melhores virão, no suor da reconstrução. E a casa pertencerá sempre aos que souberem dela utilizar as oportunidades da milenar sabedoria.

Por: Emerson Monteiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Enchentes de janeiro são tema de programa da TV Senado


As enchentes que provocaram mais de 800 mortes na região serrana do Rio de Janeiro, no início deste ano, são o tema do programa Ecosenado, que será exibido neste sábado (5) às 6h30, às 9h15 e às 14h, e no domingo (6) às 2h15, às 11h15 e às 19h45. No programa, parlamentares e especialistas de diversas áreas discutem medidas que poderiam minimizar os danos provocados pelas chuvas.

Outro destaque da programação da TV Senado neste fim de semana é a entrevista com a economista Lúcia Garcia, que faz uma análise sobre o índice de desemprego registrado em 2010, no programa Agenda Econômica. A coordenadora do Sistema Pesquisa de Emprego e Desemprego do Dieese comenta ainda a situação atual do mercado de trabalho no Brasil. A entrevista vai ao ar no sábado, às 16h30 e às 21h30, e no domingo, às 2h30, às 11h30 e às 22h30.

Música e literatura

No sábado, às 14h30, o programa Espaço Cultural traz uma apresentação de Aroldo Macêdo gravada no Clube do Choro, em Brasília. No show, realizado em dezembro, o músico mostra a versatilidade do bandolim e da guitarra baiana tocando choros e frevos elétricos.

No domingo, o programa Leituras tem como convidado o escritor Fernando Marques, que fala sobre seu livro Contos Canhotos, em que desvenda Brasília como uma cidade repleta de incertezas, angústias e medos. São 27 contos, dos quais dez inéditos, que abordam temas cotidianos da capital de uma perspectiva distanciada do poder. O programa será exibido em três horários: 4h, 8h e 20h.

A programação da TV Senado pode ser acompanhada na TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição clique aqui.

do Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - TCU condena construtora e ex-prefeito de Icó a pagar R$ 7 milhões - Por Yuri Guedes


O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, nesta sexta-feira (04), o ex-prefeito de Icó (CE) Francisco Leite Guimarães Nunes (Neto Nunes) e a empresa C.G.A – Construtora Gomes de Araújo Ltda. ao pagamento solidário de R$ 7.282.169,80 (sete milhões), valor atualizado, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com o TCU, os recursos eram destinados à construção de sistemas de abastecimento de água em 22 áreas do município, e o ex-prefeito icoense não apresentou a prestação de contas dos recursos públicos repassados pela Funasa.

Além disso, o relatório apontou que mesmo com o término da vigência do convênio, a obra ainda não havia sido concluída. A água fornecida não estava sendo tratada e as instalações eram de má qualidade. Neto Nunes e a empresa, além de condenados, foram multados, individualmente, em R$ 3 mil e têm 15 dias para pagar a multa e o valor da condenação. A cópia do acórdão foi enviada à Procuradoria da República no Ceará. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

Por: Yuri Guedes - Icó é Notícia

2 Sugestões à administração do Crato - Por: Dihelson Mendonça


Internet Grátis para o povo, no Centro do CRATO

Sei que o momento parece difícil, porque alguns aí vão dizer que agora existem outras prioridades, como resolver o problema do canal do Rio Grangeiro, mas há bastante tempo eu já dei a sugestão de que a administração instale câmeras nas ruas do Crato e nas praças. Câmeras de monitoramento, para cuidar do patrimônio público e eventualmente até ajudar à polícia na elucidação de crimes. Vejam vocês que uma cidade do porte de Assaré já tem isso, porque que o Crato não pode ter ?

Outra sugestão que dei há muito tempo foi instalar Internet Grátis e Pública para os Cratenses, principalmente nas Praças Centrais e principais logradouros. Por exemplo, na Praça Siqueira Campos, Praça da Sé, Praça Alexandre Arraes, Calçadão, Praça Francisco Sá, Estação Rodoviária, etc. O custo não é alto. A prefeitura já tem parceria com AraujoSAT que pode perfeitamente ampliar a rede sem fio para as praças. Na verdade, falta muito pouco. Só uma simples "canetada" e o Crato teria Internet sem fio no centro, a exemplo de INÚMERAS cidades do Brasil. Ou será que seremos os últimos a instalar isso ?

Dihelson Mendonça

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO - CEARÁ:

ex-presidiário executado com dois tiros na cabeça.

A polícia do Crato registrou na noite desta quinta-feira (03), um crime de morte ocorrido por volta das 19h50min, no cruzamento da Rua Lavras da Mangabeira e a Av. Rio Grande do Sul, imediações da fábrica de calçados Grendene bairro Seminário. O ex-presidiário, João Carlos Cordeiro, pedreiro, 31 anos, que residia na Rua Francisco Leite Piancó, 206, Seminário, Crato-CE foi morto com dois disparos de arma de fogo na cabeça efetuado por uma pessoa não identificada que se evadiu sem deixa pistas. A vítima que segundo a polícia era usuária de drogas, ainda foi socorrida pela polícia militar para o hospital São Francisco aonde chegou morta. A dupla de PMS da RD-1235 (programa Ronda do Quarteirão), Luis e Romerito após fazer o socorro realizou diligencias em torno fato, mas sem, êxito na prisão do acusado ou acusados. Inquérito policial foi aberto nesta manhã na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato para apurar o crime.

CRATO – CEARÁ:

Menor apreendido comercializando maconha.

O serviço reservado da 5ª Cia do 2º BPM do Crato efetuou na tarde desta quinta-feira (03), a apreensão de 268 gramas de maconha distribuídos em 48 dólares. A droga esta em pode do adolescente de 17 anos M.P.M.C residente na Rua Maria do Socorro Alencar, 45, conjunto Vitória Nossa, no bairro Seminário, local aonde foi feita a apreensão. Além da maconha os militares também apreenderam certa quantia em dinheiro proveniente da venda da droga. Na DP o menor acusado conversou que traficava droga. Sendo realizado contra o mesmo o PECA – Procedimento Especial Contra Adolescente.

SALGUEIRO - PERNAMBUCO:

Homem de 24 anos é assassinado a golpes de faca

O crime ocorreu por volta das 06h00min de ontem, quinta-feira (03) na Rua Antônio Vieira de Barros, Bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em Salgueiro – PE. Onde a vítima Damião Antônio de Oliveira, 24 anos, que residia no Distrito de Grossos, município de Verdejante – PE foi assassinada com várias perfurações de faca peixeira no pescoço, rosto e nas costas. Segundo a polícia a vítima ainda chegou a ser socorrida para vida para o Hospital Regional de Salgueiro – PE, mas não resistiu. Pra polícia a autoria do crime ainda é desconhecida. (BO nº 0199/11)

Traficante é preso com três quilos de maconha

A apreensão aconteceu por volta das 07h30min de ontem, quinta-feira (03) durante uma abordagem policial na BR-116, próximo a Subestação da Celpe no Bairro Caravan na cidade de Salgueiro – PE. José Gonçalves dos Santos, 36 anos, residente em Porteiras – CE transitava a pé e ao ser abordado foi encontrado com o mesmo 03 Kg (três quilos) de maconha pronta para o consumo. Após receber a voz de prisão por tráfico de droga, o acusado foi conduzido a DPC local, onde foi autuado em flagrante delito. (BO nº 0200/11)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Ladrão armado com um revólver invade e assalta residência

Homem armado invade residência e após ameaçar moradora com uma arma fogo exige dinheiro. O assalto aconteceu por volta das 15h00min de ontem, quinta-feira (03/02/11) na Rua Joaquim Xavier, altura do número 97 no Bairro Santo Antônio em Ouricuri – PE. Quando a vítima Emanuelli de Souza Granja, 21 anos, foi surpreendida por homem armado com um revólver no interior de sua residência. O meliante após anunciar o assalto, ameaçou a vítima exigindo dinheiro e depois de muita insistência fugiu do local levando apenas um talão de cheques pertencente ao marido da vítima. A GT-02 do 7º BPM compareceu ao local do fato e realizou buscas no intuito de localizar e prender o meliante, mas não obteve sucesso. O crime foi registrado DEPOL da 201ª Circunscrição. (BO nº 0088/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Bom Dia! - 05 de fevereiro de 2011 - Forte chuva durante a madrugada em Crato


Bom Dia, Crato!


Uma grande chuva começou às 03:16 em Crato, e depois, diminuindo, perdurou pelo resto da madrugada. Pelo barulho, no início, parecia ser do mesmo porte daquela que aconteceu uma semana atrás, do dia 28 de Janeiro. Depois de algum tempo diminuiu consideravelmente. A impressão que se tinha não era de pingos d´água, mas como se estivessem derramando uma grande bacia de água do céu. Felizmente, parou na parte da manhã.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo indica Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 31 e mínima de 22 graus. Unidade Relativa do Ar, 68%


Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30