xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 fevereiro 2011

Apagão deixa ao menos sete Estados da região Nordeste às escuras


Uma falha no fornecimento de energia deixou ao menos sete Estados da região Nordeste do país --Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba-- sem luz no fim da noite de quinta e início da madrugada desta sexta-feira. Por volta da 0h40 (horário de Brasília), internautas de diversas capitais da região começaram a relatar no Twitter que as cidades estavam completamente no escuro. O termo "apagão" entrou rapidamente na lista mundial de termos mais citados no microblog.

Na cidade de Fortaleza (CE), o apagão teve início à 0h30. Cidades do interior do Estado também ficaram sem energia. Segundo a Coelce --concessionária de energia no Estado-- a causa do apagão não foi originada no Ceará. No Recife (PE), diversos bairros do centro e da zona norte da cidade também foram afetados pelo blecaute.

A Celpe --concessionária de energia no Estado-- informou por meio de sua assessoria de imprensa que aguarda informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e diz que a companhia pernambucana não tem relações com o apagão. Em Salvador (BA), a professora universitária Agnes Bezerra, 34, moradora do bairro Pituba, disse que dava medo de sair à rua devido à completa escuridão. "Eu já liguei para o meu pai que mora no bairro Stela Maris, próximo ao aeroporto de Salvador, e lá também falta energia." O show da cantora Ivete Sangalo no Festival de Verão de Salvador, previsto para a meia-noite horário local (1h de Brasília), começou com 40 minutos de atraso devido à falta de energia. Os equipamentos do palco funcionaram com o auxílio de geradores.

Segundo informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), divulgadas pelo jornal A Tarde, uma linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e a cidade de Petrolândia (PE) saiu de operação, desarmando a substação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso também teriam sido comprometidas. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do problema.

Pouco após as 2h (horário de Brasília) internautas relatavam nas redes sociais que a energia começava a voltar de forma instável em algumas cidades da região, como Maceió, Olinda, Salvador e Fortaleza.

Fonte: Folha.com

Jornal ''O Estado de São Paulo'' está sob censura há 553 dias


D
esde 29 de janeiro de 2010, o Estado aguarda definição judicial sobre o processo que o impede de divulgar informações a respeito da Operação Boi Barrica, pela qual a Polícia Federal investigou a atuação do empresário Fernando Sarney. A pedido do empresário, que é filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o jornal foi proibido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em 31 de julho de 2009, de noticiar as investigações da PF relacionadas a essa operação. No dia 18 de dezembro de 2009, Fernando Sarney entrou com pedido de desistência da ação, mas o Estado não aceitou e, em 29 de janeiro de 2010, manifestou ao TJ-DF a preferência por sua continuidade, para que o mérito seja julgado.

Fonte: Estadão

ULTIMAS NOTÍCIAS - Aluguel social já beneficia 25 famílias


O
Prefeito Crato, Samuel Araripe, institui como medida emergencial para salvar as famílias de áreas de risco, residências prestes a desabar e casas destruídas pela enchente e com agravamento, por conta das incessantes chuvas, o aluguel social. Já estão sendo beneficiadas com o projeto 25 famílias, que estão em residências pagas pela administração, até que seja providenciado uma moradia definitiva. Os locais de risco estão sendo visitados pelas equipes e, constatada a situação de perigo, as famílias são imediatamente transferidas para moradias seguras. A Secretaria se encontra de plantão, como forma de prestar apoio necessário à população cratense. Para maiores informações ligar (88) 3521 63 21 (Secretaria de Assistência Social).

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Acadêmica de enfermagem morre vítima da violência no transito.

Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 12 horas desta quarta-feira (02) matou a estudante do Curso de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte, Larissa Maria Henrique Tavares, 21 anos, que residia na Rua do Limoeiro, 466, no Bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte. De acordo informações da polícia, a jovem estava como garupeira na motocicleta Honda Titan de cor vermelha e placa NQS-0553, inscrição de Juazeiro do Norte guiada pelo seu namorado Danimacleiston Gomes Pereira, de 19 anos, residente na Rua Tenente José Dias, no Bairro Pirajá que sofreu escoriações leves.

No momento do choque a moto estava parada e o caminhão colheu o casal passando por cima da cabeça de Larissa. O motorista abandonou o veiculo e evadiu-se do local sem prestar socorro às vítimas. A polícia informa que em consulta ao banco de dados do DETRAN, permitiu identificar a propriedade do carro como pertencendo ao Sr. J. E. C. N, residente na Rua do Cruzeiro, São Miguel, em Juazeiro do Norte. A polícia militar através da RD 1220, composta pelos soldados Rivonaldo, Soares, e Mayron, localizou o proprietário do caminhão na residência do mesmo. Perguntado acerca do fato, ele disse não ser o condutor do veículo e nem demonstrou emoção que o vinculasse ao fato delituoso, acrescentando que o carro não mais lhe pertencia e seguiu voluntariamente com os policiais para a 20ª DRPC, a fim de prestar as informações que forem necessárias. A perícia florense foi acionada para o local do acidente onde providenciou o traslado do corpo de Larissa para necropsia no PEFOCE regional.

IGUATU – CEARÁ:

Criança de 09 anos por veiculo Pólo na tarde de ontem.

A polícia de Iguatu registrou, por volta da 15h00min, de ontem (02) um atropelamento na Rua Estados Unidos – bairro Areias I. A menor T S T, 9 anos, estudante, filha de Morgana de Sousa Lima, foi colhida pelo veículo Pólo de cor prata, ano 10/11, placas NUX 1646-CE, pertencente ao gerente comercial, Ismael Lopes de Araújo, casado, natural de Iguatu-CE.

A pequena vítima sofreu escoriações pelo corpo e uma forte pancada na cabeça inicialmente sendo socorrida ao Hospital regional de Iguatu-CE, onde foi medicada e em seguida transferida para o hospital Santo Antonio a cidade de Barbalha-CE.

PIQUET CARNEIRO – CEARÁ:

Colisão entre moto e caminhão deixa eletricista em estado grave.

Uma colisão ocorrida ontem (02), por volta das 21h20min, na Av. José Chagas Filho, no centro comercial da cidade de Piquet Carneiro/CE, deixou um eletricista em estado grave. De acordo com o boletim da PM enviado a imprensa, José Salomão da Silva, 39 anos, casado, motorista, residente na rua Juscelino Kubitschek, nº 1719, Morada Nova/CE, guiava um caminhão Mercedes Benz, referencia 1118, cor branca, ano 87, modelo 88, placa HUC5419, quando colidiu com moto YBR 125, cor vermelha, ano 2000, placa CDT 0959, conduzida pelo eletricista Manoel Alves De Oliveira, residente na Av. José Chagas Filho.

Em decorrência da violência do choque o motoqueiro sofreu ferimentos graves sendo socorrido para o hospital municipal de Piquet Carneiro em seguida transferido para um dos hospitais Fortaleza/CE.

ACOPIARA – CEARÁ:

Aposentado morre vítima de afogamento.

Ontem (02), por volta das 09h00min, no açude do sítio Varjota, a 20 KM da sede do município de Acopiara-CE, o aposentado Francisco Tavares de Oliveira, 78 anos, foi encontrado por populares morto. O fato foi comunicado a polícia militar que compareceu ao local através VTR 2172 composta pelos soldados Vilson e onde isolou a área até a chegada da perícia florense que removeu o corpo para o PEFOCE de Iguatu-CE, para ser necropsiado.

EXU - PERNAMBUCO:

Homem de 45 anos tenta o suicídio utilizando arma branca

Deu entrada por volta das 12h10min de ontem quarta-feira (02/02/11) no Hospital José Pinto Saraiva na cidade de Exu – PE a vítima José Fernando Lopes, agricultor, casado, 45 anos, residente no Sítio Viração, zona rural de Exu – PE. O mesmo apresentava vários ferimentos provocados por arma branca, faca do tipo peixeira, na região cervical e abdômen. Segundo testemunhas o agricultor teria tentado o suicídio deferindo os golpes contra o próprio corpo. Após ser socorrido por populares para o Hospital Municipal de Exu – PE, devido a gravidade dos ferimentos a vítima teve que ser transferida para o HRFB (Hospital Regional Fernando Bezerra) em Ouricuri – PE. (BO nº 0027/11)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Ladrão é detido por populares na feira livre da cidade

O fato ocorreu por volta das 10h30min de quarta-feira (02/02/11) na feira livre da cidade a Rua Cel. Anísio Coelho no centro de Ouricuri – PE. O acusado Josivan da Conceição Silva, 18 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE, subtraiu da vítima Maria das Graças Lopes, comerciante, 58 anos, a popular Maria do Queijo, uma sacola contendo gênero alimentícios. No momento da fuga a vítima gritou “Pega o ladrão” e populares entraram em perseguição do acusado que foi detido próximo ao Terminal Rodoviária da cidade. O mesmo foi conduzido a DPC local, onde foi autuado em flagrante. (BO nº 0086/11)

Violência doméstica, mulher é espancada pelo próprio companheiro

Segundo informação da polícia, o caso aconteceu por volta das 21h00min de ontem, quarta-feira (02/02/11) na Travessa Emorges Granja no centro de Ouricuri – PE. Onde a vítima Brasilina Dias de Oliveira, 22 anos, relatou que se encontrava na residência de uma irmã quando seu companheiro João Carlos Braga, 35 anos na companhia de alguns familiares teria lhe agredido fisicamente. A ocorrência foi encaminhada a DPC local para que fosse tomadas as devidas providências. (BO nº 0087/11)

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Assalto a estabelecimento comercial

Mais um Mercadinho é alvo de assaltantes. Ontem (02) por volta das 20h00min de na Avenida Central Norte no centro de trindade – PE, dois indivíduos usando capacetes e de armas em punho adentraram no estabelecimento comercial, Mercadinho Santo Clara, de propriedade da vítima Josefa Maria dos Santos, comerciante, 61 anos e deram voz de assalto. Os meliantes após subtraírem certa quantia em dinheiro do caixa do estabelecimento, fugiram em uma motocicleta de cor preta, placa não anotada, tomando destino incerto. A GT-01 do 3º Pelotão de Trindade realizou diligência, mas não obteve sucesso, ficando o caso registrado na DEPOL da 205ª Circunscrição. (BO nº 0034/11).

Por: J. Lopes - Repórter do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Seja a Garota Blog do Crato ! - Esteja na MÍDIA


A final foi prorrogada para Julho de 2011
- Você também pode participar


Num Patrocínio da CRAJUBATUR TURISMO:



Se você deseja participar do Garota Blog do Crato, escreva para nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com e envie fotos de amostra para análise e aprovação.As fotos da galeria abaixo são de garotas aprovadas e prontas para fazer os ensaios para o nosso concurso:

mural 01a2011


O Concurso Garota Blog do Crato, vai entrar na fase de produção de novos ensaios. Agora já temos mais de 20 garotas inscritas. Premiações para as 3 finalistas: R$ 500,00 para a primeira colocada. R$ 300,00 segunda colocada, e R$ 200,00 terceira colocada, e num Patrocínio da CRAJUBATUR Turismo ( Através do Sr. valdemir Correia de Sousa ), para a primeira colocada, passagem aérea de Ida e Volta para Fortaleza com direito a acompanhante, com estadia num hotel luxuoso à beira-mar - As participantes também ganham um DVD contendo as fotos que nossa produção realizar e que liberarem para publicação no Blog do Crato. A final foi adiada para Julho de 2011.

O que você tem a perder ?
Se você é Cratense, ou reside em Crato há mais de 10 anos, maior, e é uma garota bela, participe. No garota Blog do Crato, você vence literalmente com a Cara e a Coragem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Artista Internacionalmente reconhecido, Bruno Pedrosa recebeu o título de Cidadão Cratense no Teatro Municipal Salviano Saraiva


George Macário condena o DESCASO da Imprensa do Cariri por não divulgar informações culturais, e reclama do pouco público presente

Image1

Acima: Bruno Pedrosa posa para fotos ao lado do Pres. da Câmara Florisval Coriolano

Aconteceu ontem ( 2 ) às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, uma sessão especial da Câmara de vereadores de Crato, que concedeu o título de cidadão Cratense ao artista internacionalmente reconhecido Bruno Pedrosa, nascido em Lavras da Mangabeira, que há muitos anos reside na Europa, onde tem mais de 200 trabalhos expostos em galerias, e é dos principais artistas cearenses a brilhar no mundo das artes.

Bruno Pedrosa está no Crato também por ocasião da exposição dos trabalhos restaurados do Museu de Arte Vicente Leite, que acontece de 30 de janeiro até o dia 03 de Fevereiro. A idéia do título de cidadão cratense foi proposta pelo ex-vereador "Tutu", que também se fez presente na solenidade. Após uma Sessão do ICC - Instituto Cultural do Cariri, presidida por Manoel Patrício de Aquino ( Nezim ) , que criou a cadeira Bruno Pedrosa e empossou o então Presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, George Macário ( foto abaixo ), como seu primeiro ocupante, a câmara de vereadores do Crato, presidida por Florisval Coriolano outorgou o título de cidadão Cratense a Bruno Pedrosa, que agora o é de fato e de direito.

O Pres. da Fundação J de Figueiredo Filho George Macário, reclamou em seu discurso, da escassez de público no teatro, e do DESCASO com que a imprensa caririense, principalmente o Rádio e a TV dão aos eventos culturais da região, questionando que o título "Crato, Capital da Cultura" não é um título outorgado pelo poder Público, mas uma consequência das manifestações do povo. George lamentou profundamente a falta de interesse do público em frequentar os museus, em interessar-se por arte em geral, e enfatizou a própria decadência tão apregoada pelo mau gosto musical das estações de Rádio não só do Cariri, mas do Ceará.

Na solenidade, alguns vereadores da oposição criticaram a escassez de representantes do governo Municipal, alegando que a administração não estaria dando a seriedade necessária aos eventos culturais, muito embora estivesse presente representando o prefeito Samuel Araripe, o seu vice Raimundo Bezerra Filho, que em discurso, rebateu todas as críticas sozinho, já que a bem da verdade, não haviam secretários de governo na reunião, justificado pelo vice-prefeito pelo fato de esta coincidir com outra reunião a acontecer no mesmo dia e horário promovida pelo Prefeito do Crato Samuel Araripe, a fim de tratar de assuntos relativos às últimas chuvas e à enchente do canal do Rio Grangeiro.

Já em seu discurso emocionado, Bruno Pedrosa disse entre outras coisas, que desde cedo aprendeu que quando se falava em Cultura e Arte no Cariri, estava associado à palavra Crato, e que o valor desta comenda era incomensurável e confessou não saber fazer discursos, muito embora o seu, foi um dos que mais arrancou aplausos da platéia. O artista Bruno Pedrosa se revela um ser humano de grande inteligência e excepcional humildade. Segundo o Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho, é o tipo de solenidade em que o valor da pessoa supera em muito o valor da própria comenda recebida. A cerimônia foi conduzida pelo memorialista Huberto Cabral. Estiveram presentes na mesa de honra, a restauradora Edilma Rocha, o escritor Emerson Monteiro, e diversos vereadores do Crato.

Mais informações, logo mais aqui no Blog do Crato, inclusive com a cobertura fotográfica completa e parte transcrita dos discursos dos vereadores e do próprio Bruno Pedrosa. O Blog do Crato gravou toda a solenidade em áudio e parte em vídeo.

Edição: Dihelson Mendonça

A Rede Globo e suas reportagens dirigidas. Por: Antonio Sávio


Klauber Cristofen Pires
02 Fevereiro 2011

Trata-se de uma vergonha sem fim que esta instituição comprometa-se tanto com sua agenda política em detrimento da notícia verdadeira, a fazer dos brasileiros um rebanho de idiotas manipuláveis.

Um pouco mais de media-watch, apenas para registro do que tenho apontado desde há um bocado de tempo, a comprovar a parcialidade da Rede Globo, desta vez relativa aos distúrbios do Oriente Médio, à sua persistente defesa da tese do aquecimento global e à gestão de estados governados pela oposição... Em suas edições jornalísticas, a Rede Globo tem se esmerado em procurar fazer das crises institucionais do Oriente Médio o pretexto para difamar os Estados Unidos e Israel, associando-os a apoiadores de regimes tirânicos. Segundo as suas reportagens, uma onda democrática está tomando conta destes diversos países islâmicos, à revelia e contragosto das duas nações, que têm apoiado as ditaduras até então existentes, como se estas fossem na verdade espécies de governos de fachada sob o comando dos ianques e dos trinta judeus donos do mundo.

Que estes dois países tenham optado por se relacionar com governos autoritários, isto pode ser uma verdade, mas até então posta em exercício face à falta de opções, para um conjunto de países que não conhecerá a democracia tão cedo, absolutamente por falta de uma cultura que a abrigue. Mal e mal, um ditador laico é uma escolha bem melhor do que o provável destino destes países de caírem sob o totalitarismo islâmico, à exemplo do Irã e do terrível regime talibã no Afeganistão. Disto, que salta aos olhos, a Rede Globo e em especial o Jornal Nacional tem se escorregado como um gosmento muçum.

Em outra reportagem, a emissora global quer provar a sua furada tese do aquecimento global pelo fato de que o mar tem avançado em algumas regiões do litoral brasileiro, em especial o cearense. Ora, eu nasci no litoral catarinense e sempre percebi, de um verão para outro, mudanças nas praias, de tal modo que às vezes este avançava, e às vezes retornava, deixando belas lagoas, e nisto em um estado cuja costa é escorada pela Serra do Mar, deixando pouca margem de influência para a tomada de terreno pelas marés. Quando, pelo contrário, fartam as nevascas a ponto de paralisar todas as atividades dos países europeus, canadenses e norte-americanos, aí a Rede Globo se esquece por milagre de seu ativismo eco-empulhador.

Finalmente, relembro recente reportagem exibida pelo fantástico, a retratar o calamitoso estado das delegacias de polícia do Brasil. Do Brasil? espera aí: os estados visitados foram São Paulo, Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão. Destes, os cinco primeiros compõem governos do PSDB e o último, do PMDB, da oligarquia Sarney. Vejam, não menosprezo o teor de verdade da reportagem. Via de regra, estas delegacias são mesmo muito inoperantes. Suscita-me a desconfiança, entretanto, de que a equipe de reportagem não tenha escolhido ao menos "umzinho" estado sob um governo petista, de forma a sutilmente provocar a inferência de que em outros estados a coisa esteja indo melhor, ou na pior das hipóteses, apenas evitando se comprometer com o governo e a patrulha petralha.

Trata-se de uma vergonha sem fim que esta instituição comprometa-se tanto com sua agenda política em detrimento da notícia verdadeira, a fazer dos brasileiros um rebanho de idiotas manipuláveis, ao invés de respeitá-los como cidadãos - seus clientes - merecedores da informação fiel.

Show Baile SOS BATISTA!


Está definido! Acontecerá no próximo dia 12 de fevereiro, no salão nobre do Crato Tenis Clube, o Baile Show Beneficente SOS BATISTA. É uma iniciativa de professores e colegas da URCA com o apoio do Crato Tenis Clube, Universidade Regional do Cariri -URCA, Rádio Educadora do Cariri, Mairton e OK Produções, revista virtual CaririCult e a produção da OCA-Officinas de Cultura Artes e produtos derivados.

O Baile é dançante com a banda do Batista e a participação de muitos artistas para apresentações avulsas que abrilhantarão a festa e manifestarão através da arte a sua solidariedade ao artista. Todo o "apurado" será doado ao Batista que, no momento, precisa recuperar as perdas materiais provocadas pelo “dilúvio” experimentado pelo cariri no último final de semana.

Os ingressos, com vendas antecipadas, custarão R$ 10,00.
Divuguem e/ou manifestem aqui o desejo de participação!

O Homem está quase descobrindo que não está só no Universo!


Nasa descobre seis pequenos planetas que orbitam estrela similar ao Sol

Nota do Editor - Diz um velho ditado que a inteligência humana tem limites, já a estupidez, não! Uma coisa que pode ser clara, óbvia para alguns, se torna muito difícil para outros. No início dos tempos, o homem achava-se o rei do cosmos, reinava soberano e o universo girava em torno dele. Depois viu que a coisa não era bem assim. O Astrônomo Galileu Galilei descobriu com seu telescópio que a terra era um planeta orbitando ao redor de uma estrela comum. Nesse ponto a Igreja representou um dos maiores atrasos da humanidade, pois apenas recentemente, após 700 anos de erro, veio pedir desculpas a Galileu e reconhecer que a terra não era o centro do universo. Mas agora, a ala mais atrasada é representada pela própria ciência oficial, que insiste em afirmar que nós somos os únicos seres num universo formado por bilhões de bilhões de bilhões de estrelas. É o que chamaríamos em inglês de "nonsense", e se formos além, chamaríamos de "That´s Bullshit".

O homem ainda está se achando muita coisa! Qualquer raça extraterrestre ainda deverá esperar um bom tempo para estabelecer um primeiro contato. Esperar que o homem amadureça mais, para poder se integrar à comunidade das raças inteligentes do cosmos. No estágio atual, somos ainda muito primitivos, como uma vaca é para nós. Temos de ser tolerantes...a vida extraterrestre há de ser tolerante para com nós, afinal de contas.

Parece-me mesmo que nossa terra foi colonizada. Acredito que fomos deixados aqui no raiar das eras, por uma raça superior, mais adiantada. Somos descendentes de visitantes que colonizaram esse planeta, como já colonizaram inúmeros outros. E eles não nos esqueceram. Estão aqui agora . Sempre estiveram. Sempre nos visitaram e acompanham e corrigem a nossa evolução. Quem sabe quantas vezes já interferiu no nosso DNA, ou evitou que nos destruíssemos ?

Mas enquanto o homem não adquire uma "patente intelectual" para aceitar pelo menos que ele não é o rei da criação, vamos por si mesmos, descobrindo que o universo é muito grande, e que existem outros mundos, outras estrelas, outros planetas, até que, quem sabe, um dia descobriremos que nós somos apenas uma poeirinha na galáxia. E as outras raças irão dizer para nós, perplexos, simplesmente: "Bem vindos ao clube. Há milhões de raças iguais a vocês" . ( Dihelson Mendonça )

Washington, 2 fev (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quarta-feira a descoberta de seis pequenos planetas que orbitam ao redor de uma estrela semelhante ao Sol, e cuja massa oscila entre 2,3 e 13,5 vezes a da Terra, graças aos dados do telescópio espacial Kepler. Os planetas orbitam dentro de um sistema que foi batizado como Kepler-11, e que chamou a atenção dos cientistas por estar composto por um elevado número de planetas, de pequenas dimensões e muito próximos uns dos outros. Lançado em março de 2009, o Kepler tem como objetivo recolher dados de planetas que tenham temperaturas médias que possibilitem a existência de água e vida.

Com os dados do Kepler, astrônomos da Universidade da Califórnia de Santa Cruz (UCSC) analisaram a dinâmica orbital deste sistema planetário, cujos resultados aparecerão publicados na edição de fevereiro da revista científica "Nature". Para determinar o tamanho e as massas dos planetas, a equipe analisou as medições realizadas pelo observatório Kepler da Nasa, que captou a luminosidade em transformação da estrela por volta da qual os planetas giram quando passam em frente a ela. O fotômetro sensível do telescópio capta este momento em que se interrompe o brilho da estrela. Com as imagens, os cientistas podem conhecer o tamanho e a massa de cada planeta medindo seu raio.

"Isso não só é um sistema planetário surpreendente, mas também valida um novo e poderoso método para medir as massas dos planetas", assinalou Daniel Fabrycky da UCSC, que dirigiu a análise da dinâmica orbital junto a Jack Lissauer, cientista da Nasa. Cinco dos planetas descobertos têm massas que oscilam entre 2,3 e 13,5 vezes a massa da Terra e seus períodos orbitais são inferiores a 50 dias. A modo de referência, a órbita dentro dessa região poderia caber na órbita de Mercúrio em nosso sistema solar. O sexto planeta é maior e está mais longe. Dele, os cientistas puderam determinar que o período orbital é de 118 dias, mas não puderam calcular sua massa.

"Dos seis planetas, o de maior massa pode ser equivalente a Netuno e Urano", explica Jonathan Fortney, professor assistente de astronomia e astrofísica da UCSC, que dirigiu o trabalho na compreensão da estrutura e composição dos planetas, junto aos estudantes Eric López e Neil Miller. Mas no caso dos planetas de massa menor, não há nenhuma comparação próxima, já que "são diferentes a qualquer um dos que temos em nosso sistema solar", assinalou Fortney.

Anteriormente, as detecções de planetas em trânsito eram realizadas da Terra com potentes telescópios. No entanto, no caso do sistema Kepler-11, os planetas são pequenos demais e a estrela que se estuda, que está a uma distância de 2 mil anos-luz, tem brilho fraco demais para ser analisada da Terra.

Mais de 100 planetas em trânsito foram observados pelo Kepler e outros telescópios, mas, em sua grande maioria, são gigantes gasosos como Júpiter, e quase todos se encontram em sistemas de um só planeta. A densidade dos planetas, derivada do cálculo da massa e do raio deles, dá pistas sobre suas composições e de como puderam se formar. Os seis planetas têm uma densidade menor que a da Terra, mas, tal como explica Fortney, "parece que o interior de dois poderiam ser em sua maioria água, possivelmente com uma fina pele de gás de hidrogênio e hélio na parte superior, como se fossem mini-Netunos".

"Os que estão mais longe têm uma densidade menor que a de água, o que parece indicar uma atmosfera significativa de hélio hidrogênio", algo que a equipe considerou "surpreendente", porque um planeta pequeno quente teria dificuldades para fixar-se a uma leve atmosfera. Uma das razões pelas quais este sistema de seis planetas é tão inovador é que ele permite aos cientistas fazer comparações entre eles. "Isso é realmente de grande alcance, já que podemos investigar o que aconteceu com este sistema em seu conjunto", disse Fortney. EFE

Prefácio: Dihelson Mendonça
Matéria: EFE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Chuva no Crato volta a causar prejuízos


Mais um dia de prejuízos causados pelas chuvas na cidade do Crato foi registrado ontem. As máquinas e equipes da administração estão nas ruas providenciando consertos e limpeza das vias. Com a chuva de 52,4 milímetros ocorrida ontem, mais uma vez o Canal do Rio Grangeiro quase transbordou. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem estado em contado com as autoridades, nos níveis federal e estadual, no intuito de obter recursos para providenciar a restauração das vias e reconstrução do canal. Logo cedo, o chefe de Gabinete, Davi Cariri, o secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, o secretario de Infraestrutura, José Muniz, o vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho, além da direção do Demutran estiveram em vários locais da cidade para verificar de perto a situação. Os primeiros encaminhamentos do dia, no sentido de minimizar os problemas, foram interditar algumas vias e isolar áreas de risco. O secretário José Muniz, da Defesa Civil do município, também tem feito um trabalho de orientação para os moradores, além de levantamento técnico de residências e as condições de moradia. As famílias que se encontram em situação de risco são orientadas a se retirarem das casas na iminência de desabamento, com auxílio de transporte da prefeitura e encaminhamento para área de abrigo provisório. Isso, enquanto é providenciada nova moradia em local seguro. Na entrada da cidade, parte da ponte cedeu, e, ontem mesmo, técnicos e engenheiros verificaram o problema. No final da tarde, foi iniciada uma recuperação provisória, com pedras e areia no local, para conter avanços do desabamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Em Crato, Cursos capacitam mecânicos e pintores de parede


O
Governo Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social -Semas informam que encontram-se abertas as inscrições para os cursos de "Pintor de Parede" e de "Mecânica de Automóveis ". O curso é oferecido pelo Índice de Gestão Descentralizado – IGD, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do bairro Vila Alta, rua Zacarias Gonçalves s/n - na ladeira do mercado central. Os interessados deverão realizar suas inscrições o mais breve possível, pois as vagas serão limitadas. O curso tem como público-alvo maiores de 18 anos e beneficiários do programa Bolsa Família. O curso de mecânica de automóveis será iniciado, hoje, dia 03 fevereiro de 2011.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato realiza trabalho de assistência aos desabrigados


O
Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas, juntamente com a secretária Liduína Alves de Andrade, informa a todos os desabrigados que foram vitimas da catástrofe, causada pela enchente do dia 28 de janeiro do ano em curso, que já estão sendo tomadas as devidas providências para o acolhimento de todos os necessitados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Reinício das aulas do CRAS será no dia 14


A Secretaria de Ação Social informa a todos os orientadores sociais e instrutores que fazem parte do programa Projovem Adolescente, que foi adiado para o dia 14 de fevereiro, do ano em curso, o reinício do ano letivo do referido programa. O motivo tem sido o trabalho de acompanhamento dos desabrigados, através da campanha de solidariedade, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem a frente Liduína Alves de Andrade. Pedimos a compreensão de todos os adolescentes que participam do programa.


Chuvas causam mais prejuízos no Cariri - Reportagem: Elizângela Santos


Juazeiro do Norte. Mais estragos, pontes interditadas e risco de desabamentos são registrados com as chuvas de ontem no Cariri. Nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, com várias áreas de risco, a população está preocupada. Ontem, o Canal do Rio Granjeiro, no Crato, por pouco não chegou a transbordar com uma chuva de 52, 4 milímetros. Algumas áreas foram interditadas na cidade logo pela manhã. Parte da ponte da entrada principal da cidade ruiu. Em Juazeiro, vários locais estão alagados na cidade. Um jovem morreu afogado na Lagoa da Apuc, formada pelas chuvas, em Juazeiro, quando se divertia, na tarde desta terça-feira.

O trecho da Avenida Leão Sampaio, nas proximidades do Hospital Santo Inácio, em Juazeiro, ficou intransitável nas primeiras horas da manhã, com alagamento. Vários operários que se dirigiam para o trabalho ficaram prejudicados. A maior chuva registrada no Cariri foi na cidade de Barro, com 130mm, seguido por Mauriti, com 120mm e Caririaçu, 104mm. Em Juazeiro, foram 52mm.

A lagoa onde ocorreu o afogamento de Cícero Walisson Ferreira Santana, de 18 anos, voltou a encher. Os riscos de contaminação na área também aumentam. Várias casas estão alagadas. O problema da falta de drenagem nesses espaços em Juazeiro se repete a cada ano.O prefeito municipal, Manoel Santana, afirmou que irá iniciar trabalho de drenagem que irá conter parte do problema. A Rua Plácido Aderaldo Castelo, no Bairro Lagoa Seca, fica intransitável no trecho que pega parte da lagoa. Principal rota de passagem para locais como IML e a Universidade Federal do Ceará (UFC - Cariri), há mais de cinco dias as águas não baixam, desde a chuva de 85 milímetros, que chegou a inundar áreas próximas da estrada velha do Horto, com a cheia do Rio Salgadinho.

As áreas de risco em Juazeiro do Norte estão sendo revistas pela Defesa Civil. Das 26 já registradas, o prefeito afirma que esse número deverá aumentar. Esta semana, a administração local decidiu fortalecer o trabalho da Defesa Civil, tornando-a mais técnica, a partir de reforços. O trabalho passa a ter a coordenação geral do tenente do Corpo de Bombeiros, Artur Graça. O prefeito afirma que vem sendo desenvolvido um plano de contingência. Abrigos estão sendo preparados para situações de emergência.

Interdição

Em Crato, logo pela manhã, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), estiveram nas ruas para orientar e interditar áreas com risco de desabamento, principalmente nas proximidades do Canal. O secretário de Infraestrutura da cidade, José Muniz, disse que os projetos para reparar os prejuízos na cidade estão sendo encaminhados aos governos no sentido emergencial. Ele afirma que, como engenheiro civil, está visitando famílias que moram em área de risco e dando parecer técnico das edificações e residências. Ontem, algumas delas retiraram móveis e outros pertences. O secretário solicitou que essas pessoas não permaneçam no local, já que há risco de desabamentos.

Em vários pontos da principal via do Canal do Rio Granjeiro, o asfaltamento também está cedendo. Uma ponte de ferro para pedestres, que ficava em frente ao Colégio Objetivo, foi arrastada e ficou totalmente contorcida, chocando-se com as pedras e a contenção de cimento que ainda resta no trecho de frente ao canal. Já se estima a quantia de R$ 88 milhões em prejuízos nas áreas atingidas. Na noite de ontem, representantes do poder público e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e comerciantes prejudicados com as chuvas debateram alternativas para minimizar prejuízos e verificarem alternativas de crédito para reporem as mercadorias. Grande parte dos comerciantes, do Centro, estavam com a maior parte dos produtos estocados.

Tábua de chuvas
Barro 130mm
Mauriti120mm
Caririaçu104mm
Cariús 74mm
Brejo Santo 63mm
Crato 55mm
Juazeiro do Norte 52mm
Barbalha 49mm
Jucás 46mm
Jati 43mm
Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES Secretaria de Ação Social ou Prefeitura do Crato: (88) 3521. 9600 Defesa Civil: (88) 3521.9400/ Defesa Civil em Juazeiro: (88) 3566. 1044

Repórter: Elizângela Santos
Reporter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

VÍDEO - Novas imagens dos estragos das últimas chuvas no Crato - Gravado por Geovany Brasil

Um Fenômeno avassalador - A maior enchente registrada até hoje do Rio Batateiras - Por: Ed Alencar



Ao longo de minha vida, convivendo com a natureza dentro da reserva ecológica do sitio fundão, jamais testemunhei tamanha enchente no rio barateiras, provocada pela chuva do dia 27 de janeiro deste 2011. Em vários pontos do rio que banha a reserva, o mesmo se dividiu em dois, formando ilhas. Outros trechos, elevou seu alargamento ao dobro. A velha barragem dos escravos, passou pelo teste de resistência, recebeu de frente: pau, pedras, macaubeiras, parecendo um zagueirão de futebol no meio do rio, matando no peito e jogando para escanteio.

Muita água passou pela lateral da barragem e obrigou as águas romperem uma barreira na outra margem, provocando uma grande abertura para passagem da cheia. Para não chamar atenção de curiosos ao local e por estar o parque fechado para visitação, não foi divulgado pelo radio local ou jornais. As imagens do cenário que ficou no rio barateiras dentro da reserva, são imagens avassaladoras, imagens que ficaram para o cinema.

Ed Alencar
Ambientalista

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31