xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 janeiro 2011

CRATO, QUEM CHORA POR TI? - Por: Nilo Sérgio Monteiro


CRATO, QUEM CHORA POR TI?

Fui desperto do meu sono bem cedo na manhã de sexta feira (dia 28) por uma ligação telefônica de uma amiga do Crato que me deu a noticia da tragédia. Dizia com voz nervosa: Nilo, o Crato veio abaixo. Meu primeiro pensamento foi uma antiga fantasia/brincadeira sobre a “Pedra da Batateira”. Continuando relatou-me em poucas palavras o “desastre”. Corri para o note book e acessei os blogs e páginas de amigos. Fiquei paralisado a princípio pelas fortes imagens e indaguei se havia perdas humanas. Até o presente não! Menos mal. Faço um corte e retorno na dobra do tempo à Rua da Pedra Lavrada. A casa de minha vó Doninha, que ainda está no mesmo lugar, fica numa esquina e o fim da pequena rua descamba no Rio Grangeiro. O “espetáculo” proporcionado pela cheia do rio carregando tudo excitava a fantasia de meninos e e emninas daquela época e nos propiciava momentos de deleite. O rio corria solto, livre de amarras e obedecendo a sua sinuosidade. Arrastando tudo que encontrava no seu leito. Do fim da calçada, sentados, olhávamos a outra margem distante do lado do Seminário. Ríamos a beça....com tudo que o rio carregava...mas ia embora...

Nos invernos mais bravios chegava a água chegava até a casa de D. Almina.

Corto e retorno a “modernidade”. Sou fã de arquitetura e urbanismo, meu professor de Francês durante cinco anos na Alliance Française é arquiteto e Professor Doutror do Curso de Arquitetura e Urbanismo UFPE. Leio muito sobre o assunto e troco muitas idéias com ele e outros colegas. Isso não faz de mim um “expert”, mas me abre a mente para o exercício da crítica e reconhecer determinadas aberrações e inconseqüências, desleixos e falta de visão de planejamento urbano. Refiro-me aqui a minha cidade natal.

Ninguém é responsável por chuvas, e catástrofes da natureza. Nem o Prefeito, nem os Secretários, nem os Garis,e muito menos nós Cratenses, o povo! Uso, até sem licença do autor, mas como forma de ilustrar o que vou discorrer a seguir, um artigo recente de Pompeu de Toledo. Diz ele: “...( ) Duas hipóteses benignas, existentes desde que a mente humana tomou forma, conduzem a um enigma, sempre que ocorrem desastres naturais como o que assolou a Região Serrana do Rio de Janeiro. A primeira hipótese é de que Deus, Ser superior que é, dotado dos mesmos atributos de delicadeza, generosidade e correção que, somados, resultam naquilo que os homens entendem por “bondade”. Se Deus existe, e se é bom, como explicar castigo infligido a nova Friburgo, Teresópolis,, Petrópolis, São Paulo, Haiti e o CRATO? (Crato é introdução minha no texto).

O Filósofo VOLTAIRE no séc. XVIII, impressionado com a destruição de Lisboa, escreveu refutando a tese de VINGANÇA DIVINA: “Lisboa, que não existe mais, teria mais vícios/Que Londres, Paris, mergulhados nas delícias? / Lisboa está em ruínas, enquanto se dança em Paris”.

Parte do Crato está o caos enquanto se dança aqui em Petrolina, Fortaleza e Recife. Não são avisos do Céu, embora existam avisos. Li o artigo do Emerson Monteiro e de outros companheiros que só me fazem recordar que esses “avisos” da natureza já vinham sendo dados há anos, repetidos a intervalos. “Li o artigo de um arquiteto do Crato discorrendo sobre a “urbanização” do Canal do Rio Grangeiro”, obra pensada para “ordenar”, “domar” e construir vias de tráfego nas margens tomadas ao pequeno, mas indômito rio Cratense que diz: “Quero o meu leito de volta e levo tudo que encontrar a frente”! Quero minha sinuosidade natural e meu espaço para correr livremente, eu não sou uma reta! Eu sou um RIO!

Cratenses, meus amigos. Quando li e vi as fotos nos blogs e vejo essa gente que se desloca de Fortaleza e vem “sobrevoar” o desastre me dá ânsias de vômito!

Caras falsamente compungidas, dedos apontados, bonés ridículos sobre a cabeça: “INDEFESA CIVIL” numa pantominia grotescaa. Depois vão se “reunir” para as medidas de EMERGÊNCIA. BALELA! Reunir pra traçar ações de emergência? A Defesa Civil já devia estar equipada, com voluntários em numero suficiente, treinados e capacitados. O Corpo de Bombeiros já sabe o que fazer, a Polícia também! Botar seus homens na rua para garantir a integridade patrimonial e evitando saques da malandragem local ou a atraída das cidades encostadas ao Crato. Ao Senhor representante do Governo do Estado, ao Senhor Prefeito e demais autoridades em “visita” ao Crato. Não queremos espetáculos, e fotos dos senhores com cara de quem está preocupado com alguma coisa que não seja as vossas reeleições. Nós queremos ações ESTRUTURANTES e ESTRUTORADORAS PERMANENTES, planos concretos de recuperação, verbas definidas e REQUALIFICAÃO DO CANAL E DAS ENCOSTAS dos morros, do trânsito urbano, reordenação e planejamento estratégico da indefectível invasão das motocicletas e moto taxis(fenômeno urbano recente mas que se deixado sem controle (como já está) produzirá mais e mais acidentes com mortes ou incapacitações onerando sobremaneira o sistema de saúde, sem falar nas perdas de vidas). Ou vai prevalecer a velha prática de só aparecer em época de eleições e catástrofes? Excelente exemplo nos deixou o Governo Federal passado com sua fanfarronice e mentiras, além de equívocos e blagues diplomáticos que hoje, pouco a pouco, cérebros com mais de dois neurônios começam a entender a triste peça mambembe encenada por Lula e seus acumpliciados.

Só para refrescar a memória, somos hoje o 73° País na última medição do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) atrás de Países como diz TOLEDO, “pobretões” da Europa e Latino América tipo: Romênia, Sérvia, Bulgária, muito atrás do Chile, Argentina, Uruguai, México, Costa Rica e até do Peru. Cito TOLEDO: “( )...sorte nossa que na apuração do IDH , além do PIB per capita, escolaridade e da expectativa de vida...não entra o índice das casas que desabam dos morros...e nem das cheias previsíveis e do completo abandono e descaso da administração da cidade do Crato. Senhor Prefeito e Secretários! Os senhores não fazem chover nem são responsáveis diretos pela catástrofe e o caos de nossa cidade. Mas são responsáveis por tudo o que não fizeram ou deixaram de fazer. Uma pergunta que não quer calar: Existe uma Câmara de Vereadores no Crato?

Nilo Sérgio Duarte Monteiro

Cratense da gema. Nascido na Praça da Sé

E estou de frente pra serra. Parti, mas nunca sai do meu Crato Amado.

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Homem preso de posse de quatro armas fogo e munições - Ele tinha Mandado Judicial em aberto

Ontem, 28, por volta das 11h00min, no Sítio Juazeirinho, zona rural de Missão Velha - CE, A polícia militar dando cumprimento a Mandado Judicial em aberto expedito pela Vara Única daquele município, prendeu João Nicolau do Nascimento Filho, 37 anos.

A prisão aconteceu na residência do acusado, onde segundo informações da polícia foram apreendidas, 01 (uma) espingarda calibre 28, com numeração raspada, 01(uma) calibre 20, de numeração 244310, da marca não informada, 01(uma) e outra tipo soca-soca, além de 01(um) revólver calibre 38, da marca Taurus, de numeração 852401, 06(seis) cartuchos intactos calibre 38 e 04(quatro) cartuchos intactos calibre 28. João Nicolau, bem como o material apreendido foram conduzidos a DP para os procedimentos que o caso requer.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Prisão por cumprimento a mandado judicial

Por volta das 08h30min, desta sexta-feira, 28, no cruzamento das rua Antonio Lira Cruz com Avenida Ailton Gomes, bairro José Geraldo da Cruz, em Juazeiro, foi preso pela composição da RD 1228, soldados Rommel, Luciano e Marçal, a pessoa de Jozimar Barbosa Rodrigues, 24 anos, residente no bairro Pirajá, em Juazeiro. Segundo a polícia, a prisão se deu por força de um Mandado Judicial em aberto, expedido pela 4ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte em 14/07/2010. Jozimar foi conduzido à 20ª DRPC, para posterior decisão judicial

Tentativa de homicídio

Um crime de tentativa de homicídio ocorrido por volta das 21h00, desta sexta-feira, 28, av. Padre Cícero, Antônio Vieira, em Juazeiro, vitimou a pessoa de Marcondes Magalhães, 30 anos, residente no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte. O mesmo informou a polícia que chegava à empresa em que trabalha, Transportadora Bird Express, quando passou naquela avenida um veículo Corsa Wind de cor azul, 4 portas, com pelo menos dois ocupantes, um deles aparentando ser menor de idade, os quais efetuaram vários disparos contra a sua pessoa, atingindo-o com um balaço na coxa direita. A polícia afirma que a vítima acrescentou que um dos acusados gritava “ELIMINA! ELIMINA!”, para em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Populares socorreram Marcondes para o Hospital Tasso Jereissati, onde mesmo foi submetido a procedimento cirúrgico. Ele não soube informar o porquê do atentado já que não tem inimigos. Contra sua pessoa não foi encontrado nenhum registro policial. Diligencias foram realizadas em torno do ocorrido pela polícia militar, mas sem êxito.

CARIRIAÇU – CEARÁ:

Incêndio criminoso

A polícia de Caririaçu registrou, por volta das 20h40min, de ontem, 28, um incêndio criminoso. A vítima foi o jovem de 20 anos, Francisco Caetano Da Silva, 20 anos, o qual deu ciência ao Destacamento PM daquele município que uma mulher identificada como Izabel Gomes da Silva, com quem teve um relacionamento íntimo, havia ateado fogo à sua residência e que este estava consumindo o imóvel e tudo o que nele havia. Foi acionada para o local a CP 2571, composta pelo sargento Nivaldo e cabos Tarcísio e Anselmo, que constataram a denuncia. A vítima informou que a autora pôs fogo no colchão e fugiu com destino ignorado. Ninguém se feriu. Nem mesmo a vítima sabe mais informações a respeito da incendiária. Diligencias foram realizadas pelos militares, sem êxito na prisão da acusada.

QUIXELÔ – CEARÁ:

Colisão envolvendo motocicletas mata mulher de 22 anos.

O acidente aconteceu, por volta das 11h00min, próximo à ponte da entrada da cidade de Quixelô /CE. Elizangela Vieira Santiago, 22 anos, que morava na Rua Alto Zé da Alvira Nº 41, em Quixelô/CE, trafegava como garupeira da moto Honda/CG 150, cor preta, placa HXJ 4011, guiada por Fracieudo Ferreira Ibiapina, 32 anos, casado, residente na COHAB 2 nº 26, quando caíram após serem abalroados pela moto Honda/CG 125 FAN, ano 2008, cor preta, placa NQT 9165, que tinha como condutor Gledson Silva Nascimento, 27 anos, casado, aposentado, o qual evadiu-se. Elizangela sofreu uma pancada forte na cabeça, sendo ainda foi socorrida pela ambulância de Quixelô ao hospital regional de Iguatu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os policiais diligenciam no intuito de localizar o condutor Gledson, o qual vinha em alta velocidade e encontram-se foragido, já os veículos envolvidos no acidente foram apreendidos.

ICÓ – CEARÁ:

Crediarista preso acusado de porte ilegal de arma de fogo

Na madrugada deste sábado, o Felipe Batista Silvestre, 19 anos, solteiro, foi preso acusado de porte ilegal de arma de fogo. Segundo a polícia, por volta das 02h, ele foi flagrado portando um revolver taurus, calibre “38’ capacidade para 06 cartuchos, nº 1314009, municiado com 05 cartuchos intactos e 01 deflagrado. Na ocasião o mesmo trafegava em uma moto twister, de cor vermelha, ano 2003, placa JJR-7670, onde foi feita a abordagem e efetuada a sua prisão. Felipe foi conduzido para Delegacia Regional de Icó/CE, para serem feitos os procedimentos cabíveis.

IGUATU – CEARÁ:

Prisão por desacato, resistência e dano ao patrimônio público.

A dupla de PMs da RD 1251, soldados Estevam e Bezerra, ao realizarem blitz saturações por volta das 01h00min, deste sábado (29) no bairro Chapadinha, na cidade de Iguatu, efetuou abordagem as pessoas de G.I. B., 17 anos, residente na Vila Gadelha, amasiado, agricultor e Francisco de Assis Gomes Batista, 21 anos, Chapeado, residente à Rua Sul, Nº 200, bairro Chapadinha, que reagiram desacatando os policiais e ao mesmo tempo entrando em luta corporal com os militares. Durante a luta corporal os acusados, vieram a rasgar a capa do colete e a gandola do soldado Estevam, sendo necessário o policial efetuar um disparo para o alto no intuito de afastar e conter a aproximação de outros elementos. Os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Iguatu a fim de serem autuados por desacato, resistência e dano ao patrimônio público.

JUCÁS – CEARÁ:

Roubo a comércio

No dia de ontem (28), policiais militares pertencentes ao destacamento de Jucás-CE, foram acionados via telefone (190), por volta das 19h50min, para atenderem a uma ocorrência de roubo em um estabelecimento comercial situado na Rua Major leal, nº, 36 A, centro, daquela cidade. A comerciante, Maria Elizete Crispim, casada, informou a polícia um homem desconhecido, adentrou no seu estabelecimento comercial (Farmácia Nossa Senhora do Carmo) e através de ameaças, anunciou o assalto, subtraindo da mesma uma quantia de R$ 200,00 (duzentos reais). Vale salientar que a vítima não soube informar se o infrator estava armado. Após a prática do delito, o infrator evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. A Polícia Militar se encontra diligenciando no sentido de localizar e prender o autor.

ORÓS – CEARÁ:

Caminhoneiro e se ajudante foram vítimas assalto a mão armada.

Por volta das 12h30min, na estrada que liga o distrito de Vila Guassussê a cidade de Orós-CE, o motorista Erivan Correia De Lima, 41 anos, casado, , natural de Catolé do Rocha-PB e Paulo da Silva Nunes, 25 anos, solteiro, natural de Catolé do Rocha-PB foram vítimas assalto. Eles informaram a polícia que (2) dois infratores de arma na mão pararam o caminhão Mercedes Benz 1418 de cor branco, placas MOF 1398-PB, guiado por Erivan, e adentraram e anunciaram o roubo, roubando da 1ª vítima a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) e da segunda a quantia de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e um aparelho celular de marca LG, para em seguida empreenderam fuga adentrando no matagal. O policiamento saiu em diligência no intuito de localizar, identificar e prender os infratores, mas sem êxito.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ruas do Centro do Crato estarão sendo bloqueadas ao trânsito normal, para facilitar escoamento dos caminhões de entulho


A CIDADE ESTÁ DIVIDIDA - Cidade Alta, Cidade Baixa

Com a catástrofe que se abateu sobre a cidade do Crato, com uma chuva em torno de 200 milímetros no último dia 28 ( medidos ao sopé da chapada do araripe ), a maioria das pontes do canal do Rio Grangeiro ficou comprometida. Equipes da Infraestrutura estão em todos os locais tentando resolver os problemas.

No momento, todas as pontes que dão acesso à Vilalta e Bairro Seminário estão interditadas. É possível trafegar pela Av. Presidente Kennedy e Getúlio Vargas, mas não se consegue atravessar as pontes. Também a ladeira da Cel Luiz Teixeira está interdidata, e diversas ruas no centro serão interditadas ainda no dia de hoje. O motivo é que os caminhões que recolhem os entulhos deixados pela enchente precisam sair da cidade com o material, e o trânsito normal de automóveis está dificultando o procedimento.

Um caminhão que poderia transportar o material em 5 minutos para fora da cidade, chega a demorar até meia-hora. Sendo assim, o Demutran resolveu interditar por tempo indeterminado , praticamente a maioria das ruas do centro do Crato, a fim de facilitar esse escoamento e acelerar a liberação das ruas.

Para quem mora na Vilalta e Bairro Seminário e deseja ir até o centro, 3 alternativas:

01 - Ir à Pé.
02 - Em alguns pontos, motos podem passar
03 - Passar de carro contornando o posto palmeiral ou descer o Seminário pela ponte das piabas ( Ponte de Bia ).

Dihelson Mendonça

Centenas de Fotos da Enchente estão na Página 2 do Blog do Crato


FOTOS DA ENCHENTE EM CRATO


Centenas de fotos da enchente de ontem em Crato podem ser encontradas nas páginas 2, 3 e 4 do Blog do Crato. Temos um limite de quantidade de bytes na página principal, o que força as postagens a descerem muito rapidamente. Acessem as outras páginas !

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com

A causa científica da enchente de ontem no Crato - Prof. José Sales - Arquiteto


O
Crato está em uma encosta de serra e as diferenças de níveis entre partes da cidade são em alguns casos da ordem de 300 metros. Se não houver acumulação de água a jusante invariavelmente esta água toda vai descer ao mesmo tempo causando desastres e destruição.

Exemplo: desde o dia em que o pequeno Açude do Parque de Exposições teve sua parede de contenção destruída que toda quadra invernosa as águas descem inumdam o Cemitério Municipal e extravasam para a chamada Rua da Vala.

No caso do Rio Granjeiro a situação repete o que acontece no córrego do Parque de Exposições. E o desenho natural e sinuoso do mesmo, que era um elemento de redução da velocidade das águas, não foi mantido. Imaginou-se que era mais racional do ponto de vista da engenharia fazer o traçado retilíneo e também mais econômico. Com os anos a natureza prova que esta solução está integralmente errada. Temos um verdadeiro toboágua que a cada ano acumula mais água e com mais velocidade.

Por: José Sales

Fotos da Enchente em Alta Resolução - Por Amilton Silva


O nosso grande colaborador Amilton Silva nos enviou um "pacotaço" de fotos em alta resolução da enchente do Crato do dia 28. Clique na imagem abaixo para ir para a galeria no site Flickr. Lembrem-se: É proibida a reprodução sem autorização do Autor.

http://2.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TUPZHXfvilI/AAAAAAAAVAQ/d2aaI6NSOqg/s1600/enchente%2Bno%2Bcrato%2B-%2Bamilton%2Bsilva.jpg


Por: Amilton Silva

As imagens de uma Tragédia ! - Fotos de Gabriella Federico

No momento, sem palavras!

Clique em cada foto para ampliar!










Fotos Gabriella Federico
Proibida a Reprodução sem Autorização

Cursos de teatro e dança serão ofertados no Teatro Municipal Salviano Saraiva


S
erá aberto no próximo dia 31, o processo de inscrição para os cursos de teatro e dança da Escola Municipal de Cultura e Arte-Emcart, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. As inscrições acontecem de 31 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2011, no horário de 08 às 12h e das 14h às 17h, no Teatro Municipal. As aulas serão iniciadas no dia 14 de Fevereiro. Para a inscrição serão solicitados os seguintes documentos: Xerox de RG e CPF ou Registro de Nascimento, Declaração de matrícula da escola e 02 Fotos 3 x 4. Mais informações pelo Telefone: (88) 3521-1958.

Estado destina R$ 200 mil para vítimas das chuvas no Cariri


O
governador em exercício Domingos Filho esteve na tarde desta sexta-feira (28) visitando as áreas atingidas pelas chuvas no Crato e Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Na visita, Domingos Filho se comprometeu, a partir da Secretaria das Cidades, construir as casas das famílias desabrigadas longe das áreas de risco. O recurso a ser liberado será da ordem de R$ 200 mil (R$ 100 mil para Crato e R$ 100 para Juazeiro). A visita do Governador foi acompanhada pelo chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes; do secretário das Cidades, Camilo Santana; do secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, e pelo seu adjunto João Vasconcelos, além do prefeito do Crato, Samuel Araripe, e do deputado federal Arnon Bezerra.

Domingos Filho afirmou que o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, está realizando todos os procedimentos para notificação e avaliação dos danos, para que, em seguida, seja encaminhado ao Ministério da Integração Nacional. O governador em exercício autorizou fazer uma agenda de ações nos município afetados pela calamidade com uma limpeza urgente nos locais atingidos, bem como a realização de estudo técnico para mudança do curso das águas do canal, evitando, assim, novas enchentes. Além disso, Domingos Filho autorizou o DER a enviar máquinas para desassoreamento do canal do Rio Granjeiro, como uma medida emergencial, evitando, assim, uma nova cheia e danos maiores à população.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, disse que, em um primeiro momento é necessário fazer uma avaliação técnica para medir os danos e tentar ajudar da melhor forma possível para diminuir o sofrimento das famílias atingidas. Ele citou o Projeto Maranguapinho que está sendo executado em Fortaleza, como um dos maiores programas de retirada de famílias que moram em área de risco. Serão retiradas 9.500 pessoas dessas áreas de risco, que constitui um problema grave em Fortaleza.

Coordenadoria de Imprensa com a colaboração do jornalista Bruno Morais, na Região do Cariri.

Governo do Estado do Ceará

Em meio ao Caos, um momento de SOLIDARIEDADE - Homem é Salvo de uma Tragédia


Homem de 88 anos se recusa a sair da própria casa ameaçada de cair e é salvo com uma conversa.


Um homem de 88 anos, por nome Claro Alves dos Santos, que teve metade da sua residência destruída pela enchente do dia 28 em Crato, se recusou a deixar o domicílio, mesmo sabendo do perigo extremo da casa cair a qualquer momento. Durante a manhã, foram lá o corpo de bombeiros, a defesa civil, assistentes sociais, diversos vizinhos, mas ninguém conseguiu convencer o Sr. Claro a deixar o imóvel, ainda que se prometesse levá-lo a uma outra residência melhor, e com todos os seus móveis, na mesma rua. Foi um dia de muita discussão. Os bombeiros até que chegaram a retirar o Sr. Claro da residência, mas este foi se irritando com a situação e resolveu voltar.

Reportagem Fotográfica

No final do Canal do Rio grangeiro, aonde algumas pessoas perderam seus imóveis...

Img_3629

Está a casa do Sr. Claro, interditada pela defesa Civil:

Img_3619

Sr. Claro, passou o dia se recusando a sair, e disse "não tem cristão que me tire daqui", porque ali estariam os seus pertences e a sua "vida"...

Img_3612

O corpo de bombeiros tentou. A defesa Civil tentou, as Assistentes Sociais tentaram e nada! Seu Claro era irredutível, até que no final da tarde chega a nossa querida amiga Mônica Araripe ao local que entra e começa a conversar com o Sr. Claro...

Img_3622

Em pouco tempo, Mônica sai e chama as assistentes sociais...

Img_3626

Poucos minutos depois, um verdadeiro RESGATE: Sai Sr. Claro, disposto e ir para uma nova casa, longe do perigo de outra possível e fatal enchente.

Img_3636

E aqui, os dois conversam, já do lado de fora, livres do perigo:

Img_3641

Dezenas de pessoas assistem incrédulas ao fato:

Img_3643

E aqui, a foto comemorativa da equipe:

Img_3647

Quem como eu, presenciou durante horas a irredutibilidade daquele homem, há de ficar deveras espantado com a habilidade que possui a Mônica Araripe em convencer as pessoas. A provar que por mais adversas que sejam as situações, a força do amor e da solidariedade constróem. Ontem, um velho senhor foi salvo de um desastre iminente, graças ao poder da palavra, da arte de persuasão, do dom que poucos têm para convencer, e neste caso, mostrar o caminho mais correto a seguir.

Parabéns, Mônica! Estou orgulhoso de você. Não só salvou uma vida, mas salvou o nosso dia, de todos aqueles que diante das tragédias a que cada um de nós é submetido indelevelmente, ainda tem nas asas da esperança o seu único refúgio para uma vida melhor.

Dihelson Mendonça

Homem que enviou carta com pó branco a Obama é condenado a 6 anos de prisão


Um homem que admitiu ter enviado 13 cartas recheadas com um pó branco ao presidente dos EUA, Barack Obama, e também a congressistas e aos consulados da Argentina em Los Angeles e Nova York foi condenado nesta sexta-feira (28) a seis anos de prisão. Pela decisão do juiz John Kane, o acusado, Jay DeVaughn, terá ainda que se submeter a um tratamento mental durante os três anos posteriores a sua libertação, informou a emissora "9 News". DeVaughn, um bibliotecário que foi diagnosticado como portador de uma síndrome de bipolaridade, declarou-se culpado em agosto de 2010 de 13 acusações de enviar cartas ameaçadoras.

"Não sei por que fiz isso", disse nesta sexta-feira durante a audiência. "Sei que tenho uma doença que estará comigo o resto da minha vida". Nas cartas, enviadas em março de 2010 com o nome de um médico da cidade de Denver (Colorado), o acusado mostrava sua frustração pela reforma do sistema de saúde, aprovada uma semana antes. Inicialmente, o FBI e os serviços secretos acreditaram que os pacotes contivessem antraz, mas depois determinaram que a substância era semelhante a açúcar. Um médico que havia tratado de DeVaughn testemunhou nesta sexta-feira contra o acusado, ao assegurar que temera por sua vida e pela de sua esposa durante mais de um ano por causa das ameaças do acusado, que se queixava do tratamento.

EFE - Via Folha.com

Bom Dia, CRATO ! - Previsão do tempo para Hoje, 29 de janeiro de 2011


Bom Dia, Crato! - Uma cidade que não Dormiu

Nem sempre eu escrevo esta coluna de abertura do Blog do Crato, mas hoje é um dia em que sinto a real necessidade de falar com todos os nossos leitores, escritores e colaboradores. O dia de ontem foi indescritível para um repórter fotográfico diante de tanta tragédia na cidade. Depois de arrumar o Blog como de costume, às 05:30 fui dormir, e acordei sobressaltado às 07:30 com a notícia de que o Crato estava semi-destruído, ou pelo menos parte daquilo que conhecemos como Crato. A nossa colaboradora Gabriella Federico estava ao telefone e estava acordada desde as 03:00 documentando a tromba D´agua que se abateu sobre a cidade. Gabi, como é mais conhecida, chegou até a filmar quando uma ponte foi arrancada pela correnteza. Após recebê-la aqui em casa, a fim de postar as fotos, saí sem café da manhã em direção ao centro, a fim de ver os estragos.

As ladeiras da Vilalta, Bairro Seminário e de toda a parte alta da cidade estavam interditadas, sem condições de tráfego. Passamos cerca de 1 hora e meia para conseguir atravessar a cidade e chegar até a prefeitura, onde eu estava sendo aguardado para uma importante reunião. As ruas próximas ao canal do rio grangeiro estavam inundadas ( de lama espessa ), de uma forma que eu nunca vira antes. Na prefeitura, os telefones não paravam de tocar. Caos. Reuniões e mais reuniões. Relatórios da Defesa Civil chegavam, e os secretários procuravam coordenar as ações no município. O prefeito Samuel Araripe, demonstrava apreensão frente os acontecimentos, porém procurava pensar de modo racional.

Parei por um tempo e fiquei apenas contemplando aquele corre-corre. Um soldado se apresentou e trouxe mais notícias. A secretária trocava os baldes de água das goteiras, e o prefeito telefonava para Fortaleza, tentando obter a confirmação da vinda do governador. Enquanto isso, o som lá fora de máquinas pesadas trabalhando era ensurdecedor. Inúmeros tratores limpavam as ruas do Crato, vendedores tentavam salvar as partes intactas dos seus estoques, praguejavam, e crianças se divertiam tentando colher algum resto nos entulhos. Saí e fui fotografar, sem saber nem por onde começar. Somente na manhã de ontem, registrei mais de 300 fotos da maior tragédia que já se abateu sobre a cidade de Crato, quando pela força torrencial das águas, pontes foram arrancadas e quebradas, portões de lojas foram literalmente destruídos, como no Shopping Residence, e os prejuízos são ainda incalculáveis.

À tarde continuei fazendo a cobertura, sem almoço e ainda sem jantar ( adrenalina a mil... ), recebemos o governador em exercício, que prometeu ajudar. Depois vim para casa publicar o material colhido ao longo do dia, tive apenas algumas horas de repouso, e cá estamos de novo, com o Blog todo pronto. Hoje o prefeito estará às 07:00 no programa do Vicelmo, e às 10:00 teremos uma entrevista coletiva no Paço Municipal, quando dados concretos serão divulgados aos meios de comunicação.

Ontem, posso dizer que foi um dia cheio. Mais de 500 imóveis foram comprometidos de alguma forma. Pessoas perderam o que tinham. Lamento profundamente por todos os nossos irmãos, colhidos nesse desastre natural de proporções épicas. E fico aqui me questionando sobre as forças descomunais da natureza, que talvez esteja apenas devolvendo aos homens a agressão sofrida por ela mesma nos últimos anos.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, segundo as fontes de meteorologia, é de Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Temperatura máxima de 30 graus e mínima de 22. A Umidade Relativa do Ar neste momento na Vilalta, é de 72%.
Bom Dia! ( Se puderem )

Dihelson Mendonça


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30