xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 janeiro 2011

Comentário do leitor - A URCA e uma Cidade Universitária...


Diante de tanta polêmica em torno da retirada da Expocrato. Coloco: Por quê O sr. Governador, com o Cofre cheio, não constroi uma Cidade Universitária, no Sitio São Bento? A Expocrato atrapalha o Crato durante uma semana, no ano! A URCA, atrapalha o Crato durante quase todo o ano! Não se pode circular naquela área, pois tudo está tomado por veiculos estacionados, o ano inteiro! Então uma Cidade Universitária, localizada no Sitio São Bento, uniria o Crato ao Juazeiro e viria resgatar uma vocação antiga, de centro referência em educação. Além é claro, de dar nova dimensão à Região. O Gevernador seria imortalizado na História, como o Pioneiro na iniciativa..!

A região Metropolitana já exige isto, pois é grande a convergência de estudantes para a Região. Retirariamos a URCA do Pimenta e e tambem as outras Escolas, todas reunidas em uma única Cidade Universitária, na convergência das duas cidades!

COmentário feito por: Noronha

Notícias Policiais das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


BARBALHA – CEARÁ:

Achado de cadáver

Na Rua 22 de abril, no Parque Bulandeira, em Barbalha, Manoel M Soares, 63 anos, foi encontrado por familiares na tarde de ontem (26), dentro de sua residência sem vida. A composição da VTR do Ronda 1232, composta pelos soldados Fernandes e Júnior, compareceram ao local, onde acionaram a perícia e o rabecão, que através o perito Pequeno, constatou a morte natural.

JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Prisão mediante mandado

Por volta das 10h45min, de ontem (26), a polícia militar de Juazeiro do Norte-CE, efetuou na Rua Socorro Norões Mota, esquina com a Rua Maria Aurora da Conceição, bairro Triângulo, a prisão a mando da justiça de Fernando R Silva, 53 anos, residente na BR 226, município de Pedra Branca-CE. De acordo com informações da polícia, Fernando tem em seu desfavor quatro mandados de prisões em aberto por infrações aos Artigos 14, inciso II ; 157 § 2, inciso I; Art. Art. 157 § 2, inciso II; Art. 157 § 2, inciso III, expedido pela Vara única da comarca de Pedra Branca-CE, datado do dia 21/12/2006. Ele foi conduzido e apresentado na 20ª DRPC, onde permanecerá á disposição da justiça.

Lesão corporal seguido de roubo de veiculo

O fato foi registrado, por volta das 11h30min, de ontem (26) em Juazeiro. Segundo a polícia, populares informaram a CIOPS do 2º BPM, que na Rua Marieta França de Menezes, bairro Salesianos, a pessoa de José G G Sousa, 30 anos, havia sido encontrado, no interior de sua residência, com afundamento de crânio, provocado por um halter em forma de cimento. A guarnição CP 2521 ROCAM, comandada pelo Sub Tenente PM Wladimir, compareceu ao local, onde encontrou a vítima desacordada e sangrando, socorrendo-a para o Hospital Santo Inácio, de onde foi transferida para o Hospital Santo Antonio, no município de Barbalha-CE, onde permanece na UTI. A polícia acrescenta que as informações colhidas no local dão conta que um homem, não identificado, adentrou sua residência de José e cometeu a ação criminosa vindo o mesmo a fugir em um veículo Ford Ka, de cor preta, de placas não anotadas, de propriedade da vítima. O fato foi comunicado à 20ª DRPC, o qual ficará encarregado de investigar o crime.

Apreensão de 01 (uma) arma de fogo

Ontem, por volta das 23h20, no cruzamento da Rua Joaquim Romão Batista com Rua Erivando Cruz, imediações do Palácio de Microempresa, centro de Juazeiro do Norte, A PM apreendeu após denúncias 01 (uma) espingarda de fabricação caseira, sem marca, com 01 (uma) unidade de cartucho 9.1 CBC, que se encontrava abandonada ao solo no interior do Centro de Apoio aos Romeiros e teria sido usada para efetuar um disparo por um home não identificado. A polícia apurou através do segurança que trabalha no local, Alexandre P Lima, residente no bairro Aeroporto, que 01 (um) desconhecido se encontrava no local com a arma de fogo apreendida, onde efetuou 01 (um) disparo e ao avistar a chegada da composição policial abandonou a arma e se evadiu tomando rumo ignorado. Os militares conduziram para a 20ª DRPC, apresentou a autoridade policial que lavrou Auto de Apresentação e Apreensão e o Boletim de Ocorrência de nº 488-1314/201.

CRATO – CEARÁ:

Plantão policial sem registrado de ocorrência de natureza grave nas últimas 24 horas.

Informações colhidas junto ao operador de plantão na CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, em Crato e demais cidades que integram a área de circunscrição daquela unidade policial militar não foram registradas nenhuma ocorrência de natureza grave nas últimas 24 horas.

SALGUEIRO - PERNAMBUCO:

Cearense é preso com cocaína na BR-232

A apreensão aconteceu por volta das 00h12min de ontem, terça-feira (25/01/11) as margens da BR-232, altura do KM 522 próximo a PE-507 de acesso a cidade de Serrita no município de Salgueiro – PE. Quando uma GT extra do 8º BPM participava da Operação Sossego e no deslocamento de Serrita à Salgueiro observaram a presença de duas pessoas em atitude suspeita em uma motocicleta. Sendo que a garupa da moto ao perceber a polícia jogou um objeto no mato e ao ser realizado buscas no local, foram encontrados 8,4 gramas de cocaína. Tendo o acusado Lindael Ferreira Campos, estudante, 18 anos, natural e residente em Pena Forte – CE assumido a propriedade da droga. Tanto o acusado como o moto taxista Expedito José Lopes, 32 anos, residente em Salgueiro – PE que pilotava a moto foram presos e conduzidos a DPC de Salgueiro – PE. (BO nº 0136/11)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Homem tenta assassinar mecânico a golpes de foice

Um mecânico tentou assassinar colega de profissão com uma foice. O fato ocorreu por volta das 11h00min de ontem, terça-feira (25/01/11) na Lanchonete do Posto Raul Lins, Avenida Fernando Bezerra em Ouricuri – PE. Quando policiais militares abasteciam viaturas no referido posto, observaram uma confusão no local. Onde o acusado Josenildo da Silva, mecânico, casado, 24 anos, residente no Bairro Santa Maria em Ouricuri – PE em puder de uma foice atentava contra a vida da vítima Francisco Saulo de Carvalho, mecânico, casado, 35 anos, que tentava se defender com uma cadeira metálica. Ocasião em que os policiais interferiram na briga e conseguiram desarmar e prender o acusado que foi conduzido a DEPOL local. (BO nº 0054/11)

Polícia militar monta mega operação para as festas de janeiro

Teve início ontem, terça-feira (25/01/11) a tradicional Festa de Janeiro em Ouricuri – PE e o 7º BPM montou uma mega operação policial no Pátio de Eventos e adjacências, principais ruas e avenidas e nas quatro entrada da cidade. Com grande ação preventiva e repressiva a Polícia Militar começou a operação denominada Operação Risco Zero no início da noite de ontem (25), com o lançamento de 07 (sete) equipes da ROCAM, GATI, Guarnições locais, CECOP, GT de Operações e Comandante do Evento. Segundo o Capitão PM Carvalho, chefe da Seção de Planejamento do Batalhão e Comandante de Operações, será realizada diariamente abordagem a bares do centro e periferia da cidade, postos de combustíveis e outros, com intuito de coibir o tráfico de drogas e porte ilegal de armas. As quatro vias de acesso a cidade receberão Pontos de bloqueios da PM com a finalidade de fiscalizar a entrada e saída de pessoas durante todas as noites de festa. (BO nº 0054/11)

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Mecânico é preso por força de mandado judicial de prisão

Por volta das 10h00min de ontem, terça-feira (25/01/11) Policiais Militares da GT-01 do 3º Pelotão se deslocaram até a Rua do Trevo em Trindade – PE, onde efetuou a prisão do acusado João Paulo Nascimento Godoy, mecânico, casado, 35 anos. A prisão do mesmo se deu em razão da existência de um Mandado Judicial, expedido pelo MM Juiz de Direito da Comarca de Trindade contra sua pessoa. Após receber a voz de prisão o imputado foi recolhido a Cadeia Pública local, onde se encontra a disposição da Justiça. (BO nº 0024/11)

CABROBÓ - PERNAMBUCO:

Assalto à mão armada a estabelecimento comercial

Um mercadinho foi alvo de assaltantes no início da noite de ontem. O assalto aconteceu por volta das 17h00min de ontem, terça-feira (25/01/11) na Rua Eurides Gomes de Carvalho, Bairro IPSEP em Cabrobó – PE. Onde segundo informação da vítima Valquíria Maria Gomes, dois elementos desconhecidos, sendo um de estatura baixa, branco, magro, aparentando ter 25 anos e outro de estatura mediana, moreno, magro, aparentando ter 25 anos, adentrou em seu estabelecimento, Mercadinho Da Gente, e anunciaram um assalto. Sendo que um dos elementos lhe abordou com um revólver e o outro elemento ficou na parte de fora observando a movimentação de pessoas. Sendo subtraída do estabelecimento a quantia de R$ 61,00(sessenta e um reais) e um aparelho celular. PPMM do GATI e outras guarnições realizaram diligências a fim de localizar os criminosos, porém não obtiveram êxito. Ficando o fato registrado na DPC de Cabrobó – PE. (BO nº 0096/11)

PETROLINA - PERNAMBUCO:

Quatro pessoas são apreendidas por tráfico de droga

A ação policial aconteceu por volta das 13h00min de ontem, terça-feira (25/01/11) durante rondas e abordagens realizadas pela GE da CIOSAC no Bairro Cosme e Damião em Petrolina - PE. Quando o menor infrator das iniciais G. G. S, 17 anos, ao avistar o efetivo tentou se evadir entrando numa residência, porém foi detido. Durante averiguações junto ao Fórum local, foi constatado que o mesmo já havia sido preso. O menor ainda informou aos PPMM que traficava Crack juntamente com mais outras pessoas. De posse das informações a CIOSAC deslocou-se ao local informado onde apreendeu 42 (quarenta e duas) pedras de Crack dentro de um cano de PVC. Em seguida também foi apreendido enterrado no muro do quintal da sua genitora Ana Cristina da Silva, “Cristina”, 35 anos, no Bairro Jardim São Paulo, mais uma pedra de Crack pesando 0, 004(quatro gramas) a qual seria dividida em pedras menores para venda. Na ação policial foram detidas e presas 04 (quatro) pessoas, todos foram entregues na 1ª DP para os procedimentos legais. (BO nº F-007 CIOSAC/11).

Policiais do GATI prendem traficante e apreende droga

O fato ocorreu por volta das 20h00min de ontem, terça-feira (25/01/11) na Avenida das Nações, Bairro Gercino Coelho em Petrolina – PE. Onde através do monitoramento realizado pelo efetivo da 2ª Seção/5º BPM, A GE do GATI 26142 Alfa, deteve o imputado Jair Ferreira dos Santos, 22 anos, o qual estava com 02(duas) pedras de Crack. De inicio o elemento tentou se livrar da droga jogando-as no chão, porém não obteve êxito. O mesmo ainda confessou ter mais 09(nove) pedras da droga na sua residência, as quais foram entregues pela sua companheira Nildiane de Souza, aos Policiais. O acusado foi apresentado na 1ª DP e autuado em flagrante delito por tráfico de drogas. (BO nº 0304/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Coisas do Sr. Pedro Felicio Cavalcante - Por Jose Ronald Brito


Foto - Pedro Felicio Cavalcante.

Quando o Coronel Adauto Bezerra assumiu o governo do Ceará em 1976, não ficou pregando aos quatro cantos as dívidas herdadas. Se os administradores que entregam o poder, sempre deixam, o Estado devendo, roubando ou não! Aqueles que os sucedem ficam só falando em pagar dividas, passam os quatro anos e não fazem nada. Apesar das diferenças políticas, mas reconhecendo a respeitabilidade de um adversário político, o Cel Adauto solicitou o comparecimento do Sr. Pedro Felício, prefeito eleito do Crato a Fortaleza para uma audiência.

Á época eu trabalhava no gabinete do governador e quando o Sr. Pedro Felício chegou logo me reconheceu, pois eu morei grande parte da minha vida adolescência na casa de tio Vicente Bezerra, que foi a vida toda funcionário do Banco do político, o Caixeiral do Crato. Acompanhei o Sr. Pedro até o governador, o assunto eu já sabia! O governador como político experiente já sabia das dificuldades que os novos gestores dos municípios iriam encontrar, então mandou o Banco do Estado do Ceará, criar uma linha de credito a juros módicos e pagável em dez anos.

Quando o Sr. Pedro Felício saiu da audiência, eu perguntei:

E aí Sr. Pedro, deu tudo certo?

E ele:

Com o Adauto sim, mas com o Banco não! Eu não vou fazer dividas para os outros pagarem.
Dedicado ao Dr. Antonio André Luciano Pinheiro.
Publicado no Blog do Sanharol por A. Morais

Missa da Baixa Rasa:Misticismo no Coração da Chapada:Por Wilson Bernardo.

Em virtude da redução de espaço nas configurações do blog,tivemos que reduzir as mais de trezentas fotografias,de uma das mais místicas festas religiosas do Cariri.A missa da Baixa Rasa,é também,além de um momento de fé é o reconhecimento dos vaqueiros, a um companheiro morto em cima da chapada ao qual seu corpo foi velado e agonizado pelo seu fiel cavalo.Concentração na capela do Lameiro
Mirante do batente,logo depois do Serrano
A vaqueirada nos caminhos da Baixa Rasa
Momento de misticismo e promessas realizadas
Grupo da terceira idade, as mais devotas e festivas com a chegada promissora do inverno
A chuva foi abençoada e se fez uma dádiva aos mortos da floresta
O vaqueiro de São Jorge,a fé a labuta e a coragem da lida do boi
O santo guerreiro protege a Mãe de todos,nossa senhora Aparecida do Brasil
Antes e depois da missa,os Irmãos Aniceto festejam a vida no coração da floresta.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)
Proibida a reprodução sem autorização...

FESTA BREGA ROCK STYLE


A banda nasceu em novembro de 2006, quando cinco roqueiros que tocam em bandas de João Pessoa - PB, resolveram montar uma banda onde o seu repertório fosse recheado da bela música brega, da jovem guarda e claro, do Rei Roberto Carlos com seus sucessos dos anos 60/70,. Su estilo foi auto-intitulado como sendo "Brega Rock Style".

Os Caronas interpretam as músicas com muito respeito e admiração. Eles fazem pequenas alterações nos arranjos das músicas, mas, sem jamais fugir da idéia principal que o autor quis passar através da sua arte. O objetivo da banda é executar da melhor maneira possível, canções que marcaram um período da música popular romântica (nostalgica) brasileira.

A abertura da festa vai ficar por conta da banda "RED STEEL" de Juazeiro do Norte, que promete agitar a galera com belas canções do rock nacional.

Acervo Restaurado - Obras de Arte do Museu de Arte Vicente Leite estarão em Exposição


http://3.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TTp559_LXxI/AAAAAAAAU2s/v3TQFk-oq0M/s1600/museu%2Bdo%2Bcrato%2B400.jpg



Obras de arte recuperadas estarão em exposição

Será realizada no próximo dia 30 de janeiro até 3 de fevereiro, Exposição das Obras do Museu de Arte Vicente Leite. Com o acervo restaurado, a exposição será realizada no Hall de entrada do Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, com abertura às 19 horas do dia 30. Todo o material irá compor o Museu de Artes Vicente Leite, do qual faz parte o acervo a ser exposto. A Exposição será realizada por meio da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho e da Prefeitura Municipal do Crato. Segundo informa a Artista Plástica Edilma Rocha:

Esta exposição não está abrindo as portas das instalações do Museu de Arte Vicente Leite que ainda aguardam por verba para finalização da reforma. Esta exposição é uma iniativa do Presidente da "Fundação J. de Figueiredo Filho", George Macário, para apresentar a população do Crato, autoridades, artistas e a imprensa,todo o seu acervo artistico totalamente restaurado, com a presença de Bruno Pedrosa, seu idealizador e fundador. Oportunidade em primeira mão de olhar e apreciar a maior pinacoteca de artes plásticas do Nordeste Brasileiro.

Relação dos artistas apresentados:

Vicente Leite
José Reis de Carvalho
Pedro Americo
Francesco Madzza
Henrique Bernadelli
Pedro Betzold
Catharinus Hubertus Petrus
Jair Picado
Sansão Perreira
Armínio de Moura Pascoal
Alcides Gomes Cruz
Armando Viana
Jordão de Oliveira
Malissa
Maria Luiza Pinto
Ubi Bava
Osvaldo Teixeira
Hilda Campofiorito
Claudio Valério Teixeira
Bráulio Poiava
José Mauricio Saldanha Alvarez
João Batista de Paula
Sandro Donatelo
Bruno Pedrosa
Sinhá D´Amora
Alexandre César Formenti
Clério Perreira de Souza
José Costa Filho
Helena Cavalcanti
Misabel
paulo Silva
Lenice Salvi
Alberto Pascoal

A internet através do google está disponivel para qualquer pesquisa sobre os nomes aqui apresentados. Apenas 3 dias em exposição, mas que poderá ser prorogada.

No Crato quando chove, é assim - A Festa do Canal...


Quando chove na cidade de Frei carlos Maria de Ferrara ( aquele fundador da cidade que não tem direito a nenhum nome de rua ), a população corre para as márgens do Canal do Rio Grageiro para ver a "cheia". E é aquela alegria... Os curiosos procuram ver o que a água vai levar. As crianças é quem mais fazem a festa. E nesses dias tem chovido bastante por aqui. Esse momento foi imortalizado por várias pessoas. Desta feita, através da atenta lente do nosso colaborador Emerson Monteiro. Parabéns!

Foto: Emerson Monteiro
Proibida a Reprodução sem autorização do Autor

Jornal do Irã "censura" decote da chefe de diplomacia da UE


Jornais iranianos retocaram imagens da chefe de diplomacia da União Europeia (UE) Catherine Ashton durante reuniões em Istambul, na Turquia, sobre o controverso programa nuclear de Teerã, indica o site de notícias do Irã www.asiran.com. De acordo com o site, nas imagens originais de Ashton ao lado do negociador-chefe da República Islâmica para o setor nuclear, Said Jalili, o decote da diplomata era mais revelador do que a versão final que apareceu em alguns jornais iranianos. Segundo o jornalista Cyrus Amini, que trabalhou no Irã, a prática é comum na imprensa local, e ocorre devido às diferenças entre as culturas do Ocidente e do país persa.

"Não é algo que tem a intenção de ser ofensivo ou deselegante, ou para tentar danificar a imagem de alguém, mas sim somente para evitar problemas", acrescentou Amini em entrevista à emissora britânica BBC. Ashton representou o grupo P5+1 (EUA, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha) nas conversas com o governo iraniano em Istambul na semana passada, que não tiveram resultado conclusivo. O Ocidente acusa o Irã de manter um programa nuclear com o objetivo de construir a bomba atômica, algo que o país nega. Desde o ano passado Teerã já sofreu sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), da UE, dos EUA e de outros países.

Fonte: Folha.com

Morre aos 9 anos o 'paleontólogo mirim' Arthur Amorim Santos


Arthur Amorim Santos, de 9 anos, conhecido por saber muito sobre dinossauros, morreu na madrugada de terça-feira (25) no hospital A.C. Camargo, em São Paulo. O enterro está previsto para acontecer às 16h desta quarta, em Maceió, cidade natal do garoto. Ele convivia com uma forma rara de câncer, que acometia o lado direito do rosto.

O 'paleontólogo precoce' não só gostava de dinossauros como também sabia informações sobre como os animais evoluíram, os períodos em que viveram. Ele chegou a lançar um livro chamado "As Aventuras de Yoshito", sobre os animais que admirava.

Em dezembro, Arthur compareceu com os pais Cláudio e Juliana ao "Programa do Jô", da TV Globo, para contar sobre dinossauros. Na ocasião, o apresentador lhe entregou um boneco e foi questionado sobre qual espécie pertencia. O menino respondeu: "A fábrica inventou este dinossauro, ele não existe."

Recepção com palmas

Para o pai Cláudio Santos, a lembrança de Arthur é de um garoto sábio. "Todo mundo ficava impressionado com a inteligência dele, mas eu acho que vou guardar a sabedoria e a generosidade", contou o pai ao G1 na tarde desta quarta-feira (26). Os últimos dias de Arthur foram esperançosos, segundo o pai, já que o menino não se entregava à doença. "Ele nunca esmoreceu, sempre estava otimista. Foi uma pessoa feliz durante toda a vida", lembra o pai. Nas horas antes da morte, Arthur tomou dois banhos e pediu para brincar com o irmão. Mandou chamar o pai, que havia saído rapidamente do hospital. Ao chegar no local, foi recebido com palmas pelo filho. "Eu voltei correndo quando ele chamou, era a tarde de segunda-feira", diz o pai.

"Quando ele voltou para a cama, começou a ajeitar os travesseiros, sozinho. Ele não gostava que o tivessem como alguém incapacitado. Não me deixou que eu o ajudasse. No final, olhou nos meus olhos. Fez um suspiro. Morreu sem sofrimento."

Fonte: G1

Senhoritas Elegantes - 1976


E
não é que o Blog do Crato encontrou uma foto da nossa querida amiga e colaboradora de Blog, Mônica Araripe de 1976, quando fez parte de uma importante revista da Sociedade Cratense ? Então, para todos os seus fãs, admiradores e amigos, aqui está em primeiríssima mão:


Monica Araripe 1976


Arquivo: Blog do Crato

Presidente da SAAEC, Dr. Procópio, viajou à Brasília para reivindicar verbas para o Canal do Rio Grangeiro


O presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Procópio da Silveira, participou de reunião no Ministério das Cidades e Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, em Brasília, no último dia 22 de Janeiro. O objetivo da viagem foi tratar da problemática do Canal do Rio Granjeiro. O presidente da SAAEC solicitou ao poder público federal a liberação de verbas para a recuperação do canal. Na última semana, o engenheiro Procópio da Silveira percorreu toda a área do canal como forma de ter uma visão panorâmica do local. “Vamos apresentar as reivindicações e mostrar a situação do Canal e o que precisa para as obras”, disse o presidente da SAAEC. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, desde que assumiu a prefeitura da cidade, que vem reivindicando junto ao governo federal melhorias para o local. Um projeto, no valor de R$ 22 milhões foi presentado pelo gestor municipal, no intuito de garantir uma obra para resolver a situação do canal. Até o momento, segundo Procópio, mesmo com as primeiras chuvas no município, não houve maiores problemas referentes às cheias causadas.


Fonte: ASCOM - PMC

Dois Poemas - PESARES - Dihelson Mendonça e Antonio Sávio



Há algum tempo, fiz uma brincadeira com um poema do Antonio Sávio. Sempre admirei esse grande poeta caririense, mas quando o leio, acho que falta uma pequena coisa de que gosto muito: A Rima. Na verdade, rima em poesia não é essencial, mas bebi muito na fonte dos eruditos, principalmente dos parnasianos, e gostaria de ver isso na poesia do Sávio. Como ele não escreve em rimas, eu mesmo resolvi escrever um poema baseado no dele, e assim surgiram duas versões de "PESARES". O resultado está aqui.


PESARES ( Antonio Sávio )

Apesar de tudo, e dos sentidos que aguçamos
Como o limar de uma pedra sem fim
Permance o opaco sobre os olhos
E uma nuvem intensa sobre a paisagem

Os elefantes, pelo delírio vôam
E as borboletas diferente de antes
Rastejam a vaidade de suas asas sobre a gleba
Nada mudou, mas tudo enfim não há de permanecer o mesmo

Não ao mesmo sol a vazar sobre as arestas
Das frestas das fendas de minha porta
Corta então o tédio arenoso sobre mim
Pois a vista perdida na paisagem,

A catar as migalhas da realidade
Que me encaparam entre os dedos
E agora resta-me o medo,
Dos segredos deste fardo, que arde sobre mim


PESARES ( Dihelson Mendonça )

Apesar de tudo, dos sentidos que aguçamos
como o limar de uma grande rocha sem fim
permanece inda o opaco brilho sobre os olhos
cravados em nuvens e paisagens dentro de mim

Sobre a gleba insana rastejam borboletas
de vaidade pura nas asas - pobres delírantes -
voam também por sobre as nuvens os elefantes
nada mudou, nem manterão tais silhuetas

Não ao mesmo sol a vazar sobre as arestas
das frestas podres e de fendas à minha porta
corta a faca, corta o tédio, corta a testa
corta a planície, cortam serras sotopostas

Viver das migalhas de uma realidade
que ora me escapa por entre os dedos rotos
rastejar-me de medo - infelicidade -
carregado de segredos em mundo ignoto

Da plenitude bela de uma vida instante
à abjeta dualidade residente dentro de mim
passam-se os dias, passam-se os meses, passam-se os anos
em mares de tristeza eterna, e que já não têm mais fim!


Dihelson Mendonça - Texto e Foto

Chuva não é o problema – A História se repete. - Mário Correia.


Em março de 2004 fiz um artigo intitulado de Cariri Região Água. A História torna a se repetir, mas com uma abrangência maior. Ao invés de Cariri Região Água, falemos de Norte e Nordeste Região Água. Pois muito bem! Estamos a presenciar tudo novamente. E somente acontece com maior intensidade, porque até a presente data, não houve uma mobilização geral da sociedade, a fim de exigir dos Órgãos Governamentais medidas concretas para minimizar os efeitos danosos das chuvas. Continuaremos a ver nos noticiários e nos meios de comunicação em massa, à chuva e suas conseqüências. Cenas de Cidades invadidas pelas águas, plantações, estradas cortadas, açudes arrombados, tragédias de grande proporções dizimando toda a lavoura plantada e uma infinidade de desastres à economia do País. Contudo, torno a repetir. A chuva não é o problema, mas, a falta de uma política competente de prevenção para amenizar o sofrimento do homem, do Norte e Nordeste, enquanto consumidor de serviços públicos.

O cidadão deve exigir das autoridades competentes, políticas públicas de prevenção das conseqüências das catástrofes das chuvas. Revista de renome nacional, há cinco anos publicou matéria em que o próprio Governo Federal afirmava: “Nós sabemos onde há áreas de risco de enchentes e precisamos atacar antes”. “Vocês são vítimas do descaso que, historicamente, o poder público tem com o povo pobre do nosso país”. E aí, a história se repete. O Cidadão precisa está sempre alertar, no que tange as grandes obras públicas, pois, são de uma calamidade suas construções. O Cidadão deve fiscalizar e exigir dos Órgãos de Defesa do Consumidor a correta aplicabilidade das verbas públicas, a fim de que, nas primeiras chuvas não venham trazer desastres à população. Chamemos de obras de planejamento e estruturas duvidosos. O que eleva sobremaneira, os custos governamentais em suas recuperações. É o dinheiro do Cidadão descendo de rio abaixo. Discordo em parte, da afirmativa de que: “A falta de dinheiro para obras de prevenção foi especialmente trágica com o Nordeste, que enfrenta as piores chuvas desde 1910”.

Diria em outras palavras: Não somente a falta de dinheiro, mas a falta de honestidade em sua aplicabilidade. Diria também. Ainda temos homens públicos honestos, bem intencionados e que zelam a coisa pública. No entanto, uma minoria, do quanto pior melhor, pocuram de todas as maneiras denegrir as atitudes daqueles que tem ações que podem ser feitas, sem grande custo, para minimizar os danos, mesmo a intensidade das chuvas tenha sido excepcional. Por último, afirmando que a inclusão social passa pela “conscientização da sociedade de que a água é fonte de vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e pela mobilização no sentido de que esse direito à água, seja efetivado para as gerações presentes e futuras”.

Entretanto, o seu excesso, quando não controlados seus efeitos, pelo homem, com obras preventivas, gera uma deseconomia para o país. Fica aqui, pois, o alerta: A CHUVA NÃO É O PROBLEMA.

Crato, 18 de maio de 2009.
Mário Correia de Oliveira Júnior
Advogado/Professor.

Citações de Epicuro - Por: Fábio Oliveira

“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade”.

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.

“É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho”.

“Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco”.

“O prazer não é um mal em si; Mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade”.

Quando digo, então, que o prazer é fim, não me refiro aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes que se encontram em desacordo comigo ou não me compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma”.

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.


Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido e numerosos centros epicuristas se desenvolveram na Jônia, no Egito e, a partir do século I, em Roma, onde Lucrécio foi seu maior divulgador. O propósito da filosofia para Epicuro era conseguir a alegria, uma vida tranquila caracterizada pela aponia, a ausência de dor e medo, e vivendo cercado de amigos. Ele pensava que a dor e o prazer eram a melhor maneira de medir o que era bom ou ruim, a morte era o fim do corpo e da alma e portanto não deviamos temer os deuses. Das numerosas obras escritas pelo filósofo, só restaram três cartas que versam sobre a natureza, sobre os meteoros e sobre a moral, e uma coleção de pensamentos. Estas cartas, com os fragmentos, foram coligidos por Hermann Usener sob o título de Epicurea, em 1887. Por suas proposições filosóficas Epicuro é considerado um dos precursores do pensamento anarquista no período clássico.

Compilação Fábio Oliveira - Biografia - Wikipédia

O Professor de Grego – Por: Carlos Eduardo Esmeraldo

Tenho um amigo, professor da Universidade Federal do Ceará, mestre em Linguística, com especialização em Grego. Certa vez contei a ele uma historinha que havia ouvido há mais de trinta anos de um colega engenheiro. Terminada a história, o meu amigo demonstrou não haver gostado, pois ficou de cara amarrada. Não sei por que, pois ele, como professor de grego, obteve tão merecido cargo através de concurso público, ao contrário do personagem da historinha que eu acabara de lhe contar. Eis a história:
Na época do Estado Novo, um jovem gaúcho, filho de um amigo de infância de Getúlio Vargas e correligionário de longas datas, foi estudar no Rio de Janeiro, levando como principal credencial um bilhete do pai para o presidente-ditador. Chega ao Rio, alojou-se numa pensão do centro e rumou ao Catete para entregar o bilhete ao grande amigo do pai. É claro que não o deixaram entrar no gabinete do presidente. Não tinha audiência marcada e nem era político ou empresário credenciado que pudesse agendar um encontro com o chefe da nação.

Então ele perguntou a secretária por qual porta o presidente sairia quando fosse para casa. Ao ser informado que seria por aquela mesma sala, aguardou ali mesmo que o presidente terminasse o expediente, não obstante os protestos da secretária de que aquela espera não iria adiantar nada. Entretanto, quando o presidente encerrou sua extensa jornada de trabalho, lá pela meia-noite, ao sair acompanhado de um séquito de seguranças e políticos, logo avistou o filho do seu inesquecível amigo gaúcho. Abraçou-o fortemente, perguntou o que ele fazia ali àquelas horas. O filho do amigo entregou-lhe o bilhete e o presidente após ler, chamou o secretário e ordenou. “Nomeie este jovem professor de grego do Colégio Pedro II” “Mas Dr. Getúlio, eu não sei nada de grego, por favor, me bote para trabalhar no IAPI (o INSS da época), ou outra função mais fácil.” Protestou o jovem. “Bobagem, meu filho, eu sei o que estou fazendo, pode confiar!” No dia seguinte o rapaz se apresentou ao diretor do colégio com a Portaria de sua nomeação. “Meu filho, aqui ninguém estuda grego.

Mas o homem mandou, o que se há de fazer? Todo fim de mês você venha receber seu dinheiro.” Disse-lhe o diretor. E assim foi: todo final do mês o rapaz ia receber seu ordenado, suficiente para manter seus estudos no Rio e levar uma vidinha mais ou menos. Porém nem tudo é perfeito. Decorridos mais de três anos dessa maciota, num belo dia de início de ano, ao ir receber seu cheque, o diretor deu-lhe a notícia jamais esperada: “Meu filho, finalmente chegou o seu grande dia! Matriculou-se um aluno para o curso de grego.” Tal notícia fez com que o rapaz saísse dali direto ao Palácio do Catete. Dessa vez não esperou muito, foi logo introduzido ao gabinete do presidente, pois a secretária lembrou-se do abraço que ele recebera do chefão tempos atrás. Ao entrar foi logo dizendo: “Dr. Getúlio, eu não disse ao senhor que esse negócio de ser professor de grego não iria dar certo.

Agora tem um aluno matriculado em grego. Por favor, me transfira para o IAPI.” “Calma meu jovem, volte para casa, esfrie a cabeça, continue seus estudos sem preocupações. Deixe o problema comigo,” Tranqüilizou-lhe o presidente. O tempo passou e o jovem estudante gaúcho continuou tocando sua vida como de costume. No mês seguinte, fez sua habitual visita ao Colégio para receber seus merecidos honorários. O diretor entregou-lhe o cheque, sem uma palavra sequer. Então o falso professor de grego ousou perguntar: “E o aluno de grego?” “Ah, meu filho, você não soube o que aconteceu? Ele era um bom rapaz, ex-seminarista e anticomunista, até. Um dia ao sair do colégio, a polícia do DOPS estava esperando por ele ali fora. Jogaram-no em um camburão e sumiram com ele. Ninguém nunca mais teve notícia dele”.

Por: Carlos Eduardo Esmeraldo


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30