xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 janeiro 2011

São Gonçalo do Amarante - Por Emerson Monteiro

Consta da tradição popular que, certa feita, vindo Jesus por uma estrada deserta, deparou-se com Gonçalo, músico da cidade portuguesa de Amarante.
- Mestre, em que lhe posso ser útil para diminuir a tristeza deste mundo? - quis saber o artista e nisso foi perguntando.
- Ora, Gonçalo, por mais que faças, não conseguirás dominar o espírito rebelde dessa gente, mais ainda desses que se divertem no prostíbulo da vila - respondeu Jesus. - Estive lá e eles se mostraram surdos aos meus ensinos, igual a muitos, que preferem continuar na trilha da perdição.
- Senhor, haverá, por certo, outros meios de educar. Quem sabe a música possa tocar os seus corações? - falou Gonçalo, disposto a colaborar na divulgação do bom caminho.
- Tudo pode acontecer. Já que é violeiro, queres experimentar esse recurso? - acrescentou o divino Mestre. Seguiram prosando no assunto. Depois desse diálogo, os dois combinaram que, na hipótese de o músico realizar a proeza da transformação dos pecadores do prostíbulo da vila de Amarante, receberia em dobro as bênçãos de curador.
Gonçalo seguiu na missão. Quando chegou à comunidade, tratou de acertar que, naquela mesma noite, realizaria uma festa em que tocaria para quem viesse ao salão de dança. Os freqüentadores do lugar aceitaram de bom grado o convite, animados perante aquela rara oportunidade.
Festejaram a noite toda até de manhã cedo. No cantar do galo, ainda se ouvia o pinicado da viola do músico. Era chegada a hora de trabalhar. Todos tiveram de procurar suas obrigações, sabedores, no entanto, de que, mais tarde, de noite, se repetiria a mesma função. Mulheres e homens aceitaram bem a chance de, outra vez, se alegrarem com a música de Gonçalo.
Enquanto isso, a notícia se espalhou das cercanias aos lugares mais afastados, quando escureceu, se apresentaram as pessoas interessadas no folguedo que invadiu a madrugada. Antes do fim de cada festa, Gonçalo repetia o convite para a noite seguinte. Não deixava arrefecer os ânimos dos frequentadores, e dessa forma continuou nos dias que se seguiram. À noite, os bailes de rara animação; de dia, os duros afazeres do trabalho de cada um dos convivas para manter a sobrevivência.
À maneira de Gonçalo, todos, sem exceção, tanto as mulheres quanto os seus amantes, se viram na contingência de abandonar os vícios e a fornicação, por meio da música animada e da exaustão das numerosas festas.
Passados mais alguns dias, concluiu a tarefa e se apresentou a Jesus, levando consigo a fieira de almas que havia catequizado. Conta mestre Joaquim Pedro da Silva, o responsável pelo grupo da dança de São Gonçalo que existe na subida do Horto, em Juazeiro do Norte, que Gonçalo, fazendo assim, adquiriu o merecimento de poder socorrer, por si só, aqueles que lhe procuram, sem carecer de intermediação, chegando até Deus com a sua força espiritual, pois dispõe da ciência que recebeu de Jesus quando atendeu a esse ofício que Ele determinou.

Por: Emerson Monteiro

ESPETÁCULO DA CIA. YOKO DE TEATRO

Já vi e adorei! 

O espetáculo estreou na 2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense, em janeiro de 2010. É muito bom. Gostei demais do gordo dirigido pelo magro. 

Parabéns! Muita merda!!!

ADIAMENTO DO ESPETÁCULO "AS ANJAS"

CRATO - Notícias do dia 18 de Janeiro de 2011


Crato desencadeia campanha cidadã, em prol da limpeza pública

O Crato estará desencadeando uma campanha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para melhorar as condições de limpeza pública da cidade. Além do trabalho que vem sendo efetivado por meio dos caminhões, outro trabalho está relacionado aos entulhos que são colocados nas vias públicas, atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres. O trabalho de fiscalização está acontecendo e estará sendo intensificado, no sentido de conter os abusos. Os moradores que colocarem entulhos nas ruas estarão passíveis e multas. A administração vem atuando no sentido de fazer cumprir a lei, mas, acima de tudo, de dar condições de cada cratense poder conviver com uma cidade cada vez mais limpa e organizada, por meio de campanhas educativas e de conscientização da população.

COMUNICADO da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Crato informa que a vacina contra Hepatite B encontra-se disponível em todas as unidades básicas de saúde. Alertamos os jovens na faixa etária de 11 a 19 anos que ainda não foram vacinados, que procurem as unidades de saúde mais perto de suas casas, levando seus cartões de vacina.

Prefeito do Crato apóia esporte na cidade

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, dentro da política de valorização do esporte cratense, em especial do time do Crato Esporte Clube, esteve recentemente visitando a equipe e também participando dos primeiros momentos do certame estadual. Mais uma vez, o prefeito demonstra a importância que tem dado ao esporte. O apoio ao time cretense, além do incentivo como um apaixonado pelo futebol, sempre foram marcas do atual prefeito do Crato, além de ser um entusiasta torcedor do time cratense.

SAAEC continua projeto de renovação das tubulações, promovendo saneamento e saúde para população

A Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC) está na etapa final de um dos maiores projetos de saneamento básico desenvolvido no Crato. São 22 quilômetros de canos de amianto, material já bastante desgastado e que vinha causando problemas, principalmente no centro da cidade, sendo substituídos por canos de PVC, de qualidade superior e que preserva a saúde da população. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, avalia que se não houvesse a substituição desse material, em poucos anos a população do Crato poderia sofrer com colapso no abastecimento, com falta de água praticamente na cidade. Ele ressalta que uma de suas metas é proporcionar o bem estar da população, com as obras de saneamento que têm sido desenvolvidas na cidade. “Esse projeto garante abastecimento, com água de qualidade, por mais de 50 anos e toda a população sai ganhando com um trabalho desse porte”, ressalta o prefeito Samuel Araripe, destacando a sua preocupação com a saúde da população. O presidente da SAAEC, o engenheiro Procópio da Silveira, destaca que mais projetos de saneamento de outras áreas da cidade do Crato estão sendo desenvolvidos por meio do órgão. A finalidade é proporcionar condições básicas de abastecimento de água e construção de redes de esgotamento para toda a população da cidade.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Bom Dia, Crato! - Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2010


Bom Dia!


E eu disse que não choveria ? Pois bem. No "bom dia" de ontem, anuncei a previsão do tempo como de costume, e ainda coloquei uma foto de satélite, que indicava apenas uma leve nuvem sobre o Estado do Ceará. Menos de 1 hora depois de concluída a postagem, caiu um grande "toró" no Crato, no início da manhã. Não dá mesmo pra confiar nos sistemas de meteorologia. Em compensação, o resto do dia foi de Sol, e haja sol! - Temperaturas da órdem de 32 graus. A previsão do tempo indica sol com algumas núvens e não chove. Você acredita ?

Muriçocas

A quantidade de muriçocas no Crato tem aumentado consideravelmente após as últimas chuvas. Todo Cratense "legítimo" sabe que isso acontece desde tempos imemoriais, pois a culpa é do Canal do Rio Grangeiro. No final do Canal, já no brejo do Brigadeiro, acumula-se uma maior quantidade de água depositada, favorecendo a procriação do mosquito. Ontem estive na Praça Siqueira Campos, e alguém falou uma frase que fiquei a pensar. Disse o cidadão: "No Crato não teremos problemas com a Dengue. Porque o mosquito da Dengue só procria em água limpa, e essa é a sorte do Crato". É mesmo ? Não é bem assim!

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Berlusconi teria prostituído várias jovens, diz documento da promotoria


NE - Haja grana...


Um número "significativo" de jovens mulheres se prostituiu para o premiê da Itália, Silvio Berlusconi, segundo um documento divulgado nesta segunda-feira por promotores. Eles também suspeitam que o premiê tenha permitido que várias delas, em troca de sexo, usassem gratuitamente apartamentos em um condomínio próximo a Milão.

O documento, publicado no site da Câmara dos Deputados, detalha acusações levantadas por magistrados que investigam se Berlusconi pagou para fazer sexo com a marroquina Karima el Mahroug, conhecida como "Ruby", uma dançarina de boate, então com 17 anos. Os promotores enviaram o documento à Câmara para justificar seu pedido de busca e apreensão no escritório de uma pessoa ligada a Berlusconi, acusada de ter feito os pagamentos às mulheres. Uma comissão especial do Parlamento vai decidir nesta semana se acatará ou não o pedido.

Berlusconi, de 74 anos, nega qualquer crime, e se diz vítima de uma perseguição política dos magistrados. Neste domingo, ele declarou que nunca pagou para fazer sexo, e afirmou viver uma relação estável com uma mulher desde que se separou da sua segunda esposa. Em 2009, ao apresentar o pedido de divórcio, Veronica Lario disse que não poderia mais conviver com um homem que "sai com menores [de idade]."

CRISE

O novo incidente ocorre em um momento delicado para Berlusconi, que nos últimos meses perdeu a maioria sólida no Parlamento, após romper com seu aliado Gianfranco Fini. Na semana passada, a Suprema Corte do país derrubou parcialmente um dispositivo legal que garantia imunidade judicial ao premiê. O documento da promotoria diz que Nicole Minetti, funcionária do governo regional da Lombardia e ex-higienista dental do premiê, recrutou "um número significativo de jovens mulheres que se prostituíam com Silvio Berlusconi." Minetti, ex-dançarina que também está sob investigação, nega ter agenciado prostitutas.

O documento diz que El Mahroug revelou aos promotores que algumas colegas suas haviam sido autorizadas a usar apartamentos no elegante condomínio Milano Due, nos arredores de Milão, construído pelo próprio Berlusconi na década de 1970. "A esta altura, a investigação já revelou amplas evidências", disse o documento, listando os nomes de oito mulheres cujos apartamentos foram revistados pela polícia.

O foco da investigação continua sendo "Ruby", que diz ter recebido 7.000 euros (9.318 dólares) para comparecer a uma festa numa mansão de Berlusconi. Promotores dizem que ela esteve várias vezes na casa do premiê entre fevereiro e maio de 2010, quando era menor de idade, e que ele pagou para dormir com ela. Ela nega ter dormido com o premiê, mas atiçou a imaginação de redatores de manchetes no mundo todo ao usar o termo "bunga bunga" para descrever festas sexuais.

DA REUTERS, EM ROMA

Apresentador do Globo de Ouro some após fazer piada com cientologia


O ator Ricky Gervais, que apresentou o Globo de Ouro, sumiu por quase uma hora durante a cerimônia de entrega dos prêmios. Durante a transmissão, muitos telespectadores foram ao Twitter reclamar da ausência de Gervais. O sumiço de Gervais aconteceu logo depois que o apresentador fez uma piada com a cientologia, tipo de religião seguida por muitos atores, entre eles, Tom Cruise. Gervais sugeriu em uma afirmação que vários "cientologistas famosos" são gays.

"Gervais não tem sido visto há uma hora", escreveu o novo apresentador da CNN, Piers Morgan.

Também foram criadas várias hashtags para o episódio, entre elas, #whatthehellhappened (o que diabos aconteceu) e #riprickygervais (descanse em paz, Ricky Gervais). Após o retorno de Gervais, o apresentador da CNN voltou a brincar no Twitter. "Primeira pergunta para Gervais quando ele aparecer no meu programa na quinta-feira. O que diabos você fez no backstage durante uma hora?" - Após a cerimônia, Gervais disse que não se arrependeu das piadas que fez. "Nesse ano, eu fiz tudo certo. Se eu ofendi alguém, então eu não me importo", disse Gervais ao site TVGuide.

No entanto, em entrevista ao Hollywood Reporter, o presidente da associção da imprensa estrangeira de Hollywood, Philip Berk, disse que Gervais definitivamente "passou dos limites".

Folha.com

A cobrança de dívidas e o Código de Defesa do Consumidor - Por: Claudio Roberto Vallim


Quem deve, Paga!

Um dos grandes questionamentos em decorrência da inadimplência é quanto à cobrança de dívidas junto ao devedor. A cobrança é uma atividade inerente ao credor, e este tem a garantia legal para exercer o legítimo direito de receber a quantia devida. O Código Civil de 2002 em seus artigos 153 e 188, I, assim diz sobre a questão: “Não se considera coação a ameaça do exercício normal de um direito, nem o simples temor referencial, não se constituindo ato ilícito, os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido”. Vê-se, pois, que o credor goza de amparo legal no exercício de um legítimo direito.

Mas, o mesmo Código Civil, em seu artigo 187, menciona que “Comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes”. Ou seja, da mesma forma que existe o amparo legal para exercer um direito (de cobrar o débito) impõe-se ao credor limites no exercício deste direito. O mesmo Código Civil, em seu artigo 389, ao tratar da inadimplência menciona que, “Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária, segundo índices oficiais regularmente estabelecidos”. Vê-se então, que aquele que assume uma obrigação deverá satisfazê-la, pois o não-cumprimento importará em inadimplência.

Mas, deve-se recordar o que menciona o Código de Defesa do Consumidor (CDC), especialmente quando o devedor enquadrar-se na figura do consumidor – toda pessoa física, jurídica que utiliza produto/serviço como destinatário final, o que significa dizer que os mesmos adquiridos não serão objetos de comercialização, nem empregado na confecção de qualquer coisa ou bem posteriormente comercializado. O fundamental é que o produto ou serviço adquirido não seja destinado à atividade econômica do adquirente). Sobre o assunto especialmente os seus artigos 42 e 71 tratam do tema, mas é importante esclarecer que o CDC não se opõe a tal prática, pois como já mencionado anteriormente, é direito do credor reclamar aquilo que lhe é por direito.

Ocorre que o CDC não admite abusos, assim dizendo que na cobrança de débitos (dívidas) o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Portanto, o que se impede é a forma abusiva de cobrança, pois esta além de constranger, ridiculariza o devedor. Também é importante ressaltar que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais. O artigo 71 também diz que “A utilização de ameaça, coação, constrangimento físico e moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou qualquer outro procedimento na cobrança de dívidas que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira em seu trabalho, descanso, ou lazer sujeitará o infrator à pena de detenção de três meses a um ano mais multa”.

Do exposto, pode-se concluir que ao credor é assegurado o exercício de um direito desde que legitimado (ver satisfeito o débito do qual é credor), mas o exercício deste direito deve ser respaldado pelas leis vigentes, ou seja, o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Especialmente a não-observância do Código de Defesa do Consumidor sujeitará o credor às penalidades por esse impostas, quais sejam elas, detenção de três meses a um ano mais multa.

Por: Claudio Roberto Vallim
Advogado Consultor e Empresa

BlogSAUDE - Entenda o que é Enxaqueca


A enxaqueca é uma condição clínica configurada por vários graus de dores internas na cabeça. Por vezes uma dor no pescoço ou na zona cervical é também interpretada como enxaqueca. A enxaqueca resulta da pressão exercida por vasos sanguíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos. O termo cefaléia é também utilizado para designar qualquer dor de cabeça, podendo, no entanto, ser uma enxaqueca ou não (de facto, por vezes, a cefaléia ou dor de cabeça pode não ser uma doença mas um sintoma de outra, como um tumor cerebral, uma meningite, um derrame cerebral, sinusite aguda ou problemas ortodônticos, por exemplo).

Etiologia

Enxaqueca é uma doença multifatorial. Fatores genéticos, ambientais (stress, poluição, barulho, mudanças climáticas, odores), dietéticos (glutamato monossódico (aji-no-moto), nitratos (presente em salsichas, salames), aspartame, cafeína (café, chá, coca-cola), álcool (vinho tinto) e jejum; hormonais (ovulação, menstruação, pílula anticoncepcional) e irregularidade dos padrões de sono são implicados como mecanismos causadores da enxaqueca. As cefaléias são freqüentemente hereditárias e mais comuns em mulheres. É aconselhável procurar um médico neurologista para obter um diagnóstico correto.

Causas

As cefaleias podem ser primárias ou secundárias. As primárias como a enxaqueca, a cefaleia do tipo tensional, a cefaleia em salvas, tem características próprias e a recorrência da dor é a principal manifestação da doença. As cefaleias secundárias são dores de cabeça como sintoma de outras doenças como infecções (sinusites, meningites), traumas, tumores cerebrais, aneurismas, alterações metabólicas e hormonais. A enxaqueca é uma doença multifatorial, várias são as causas conhecidas pela medicina. A soma de fatores genéticos, ambientais (cigarro, poluição, variação climática, odores de perfumes e produtos químicos), hormonais, comportamentais (alto grau de exigência, oscilação do humor, irritabilidade, ansiedade, depressão), sono (dormir muito, dormir pouco) compõem os aspectos mais importantes. Existem mitos como a enxaqueca ser causada por problemas do fígado, que não são cientificamente comprovados

Características da Enxaqueca

A origem da palavra enxaqueca é árabe, e significa meia cabeça, enquanto o seu sinônimo, migrânea, vem do grego antigo ηeμικρανίον (hêmikraníon), "metade do crânio". A Sociedade Internacional de Cefaléias edita desde a década de 1980 uma classificação de dores de cabeça, que atualmente chega a cerca de 150 formas. A enxaqueca é uma das mais frequentes. Embora cada pessoa perceba a enxaqueca de uma maneira diferente,esse tipo de cefaleia é caracterizado po dor pulsátil, usualmente em um dos lados da cabeça. Os pacientes podem apresentar também náusea ou vômitos e sensibilidade á luz e ao som, que podem causar incapacidade para realização de atividades cotidianas. A maior parte dos pacientes apresentam crises de enxaqueca sem "aura",que são distúrbios visuais como flashes de luz,pontos escuros na visão ou linhas em ziguezague. Os ataques/crises de enxaqueca variam de pessoa para pessoa, com duração de 4 a 72 horas. Alguns enxaquecosos apresentam manifestações que precedem a crise propriamente dita em varias horas ou até por período superior a 24 horas e podem funcionar como uma espécie de "aviso". Estas manifestações incluem: distúrbios do humor (irritabilidade,ansiedade,euforia,depressão),distúrbios do sono (sonolência,insônia),distúrbio intelectivos (embotamento mental,diminuição da concentração) e distúrbios gastrointestinais.

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31