xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 janeiro 2011

Terremoto no Chile repercutiu na Califórnia, diz estudo


O devastador terremoto que atingiu o Chile em fevereiro de 2010 pode ter provocado uma série de tremores mais brandos em locais tão distantes quanto a Califórnia, disseram pesquisadores dos Estados Unidos nesta sexta-feira. Zhigang Peng, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, e seus colegas de lá e do Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA em Menlo Park, na Califórnia, disseram que o sismo chileno, de magnitude 8,8, teve repercussões a até 10 mil quilômetros de distância.

Os terremotos na região central da Califórnia começaram seis horas depois do tremor no Chile. "Em particular, identificamos microterremotos provocados (pelo sismo chileno) no Campo Geotérmico Coso", disse o estudo, publicado na revista Geophysical Research Letters. "Essa é uma das regiões sismicamente mais ativas da Califórnia", disseram eles. "Pelo menos quatro microterremotos rasos (a menos de 3 quilômetros) no Campo Geotérmico Coso devem ter sido desencadeados por ondas telessísmicas do terremoto do Chile." Eles também notaram um aglomerado de terremotos profundos e de baixa frequência ao longo da seção Parkfield-Cholame, na Falha de San Andrés. O terremoto do Chile matou 500 pessoas e provocou uma série de tsunamis que devastou cidades costeiras do país sul-americano.

DA REUTERS, EM WASHINGTON

A EVOLUÇÃO DA SAÚDE E A GLOBALIZAÇÃO - Prof. Samuel Duarte Siebra


Ao tentarmos compreender as relações estabelecidas entre a evolução da globalização e o impacto causado na saúde e todas as suas manifestações, se faz necessário no pretérito compreendermos a própria evolução do capitalismo brasileiro ligados a isso o modelo secularmente aplicado no país, o modelo curativista de atenção a saúde, passando desde a figura dos médicos de família, aos renegado e menos abastados que eram cuidados por carismáticas religiosas que de forma voluntária e caridosa atendiam aos que necessitavam de tratamento.

Um país colonial que manteve sua economia baseada no extrativismo vegetal seguido da mineração e mantém-se ligado fortemente a agricultura e a pecuária como nos dia de hoje, sendo que no passado de forma contundente. Enquanto as manufaturas chegavam do velho mundo, falava-se em liberdade e fraternidade e solidariedade, passamos séculos no PLANTATION, vendendo e comprando escravos. Sempre subservientes, custamos a andarmos com nossas próprias pernas, se é que andamos, importamos toda espécie de valores culturais, vendidos a nós como modelo de sociedade civilizada, inclusive o consumo como verdadeiro símbolo de LIBERDADE, se compro sou livre, se não escravizam-nos. O período de industrialização no país também é marcado por grande mobilização social, passando pelas reformas Oswaldianas com a finalidade precípua de garantirmos que nosso comércio internacional estivessem livres da influencia negativa das endemias que assolavam o Brasil pré-republicano, até meados da República Getuliana quando são criadas as caixas de seguro com a categoria dos ferroviários, posteriormente os IAPES, até chegarmos ao modelo que temos hoje, o SUS, conquistado as duras penas pelo movimento sanitarista da década de 80.

Contudo, ainda que as barreiras da informação estejam constantemente sendo quebradas com o adventos das novas tecnologias, que a cada dia aperfeiçoam seus instrumentos, e ainda que os mercados internacionais se comuniquem de forma mais aberta, estejam “livres” e apregoam essa liberdade para as demais nações , ainda sim percebemos o protecionismo exacerbado dos grandes blocos econômicos ,reorganizando-se, fortalecendo suas moedas como o euro ,o dólar e assim vai. A globalização definitivamente não é para todos pelo menos no campo econômico e muito menos para área de saúde, as quebras de patentes de medicamentos ainda é uma grande luta pela defesa de interesses econômicos, não tendo nada haver com a preocupação do bem estar social de seu Joaquim ou Malu portadores de HIV, seja na África ,seja no Brasil.

A valorização do modelo curativista em detrimento do preventivismo, ainda é muito forte e a política de venda de medicamentos retrata muito bem isso, o olhar biologista precede o holísticos, e todas essas influências só nos remete a percepção que a cultura da liberdade burguesa que se remodela ao longo dos tempos mostrou-nos sua nova face.

Pensar em como a globalização afetou a saúde basta percebermos o que ela nos propõe nas outras áreas de nossas vidas, como educação com o acesso a informática, mas não aos canais por assinatura, na segurança o aumento de utensílios, segurança privada, contudo continuamos aos milhões, sendo vitimados, enfim, ainda há muito o que se mudar, trabalho, distribuição de renda, escolarização com educação, receitas aparentemente simples, mas que mudam o perfil em toda as variáveis de qualquer sociedade.

Prof. Samuel Duarte Siebra
Biólogo e Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem/URCA

O dia de amanhã - Por Emerson Monteiro


O que virá depois de tudo que o hoje mostra na face do presente a ninguém é dado saber, nas palavras bíblicas, pois o futuro só pertence a Deus. No entanto, quantos gostariam de saber um pouco mais dos dias que virão...

Abrir a porta do amanhã e deglutir, com antecipação, o verde da fruta ainda no pé, pisar os momentos seguintes e planejar com segurança o curso das ações e dos acontecimentos...
Porém não é assim que funciona. Há que trabalhar de outra forma. Estudar sob a luz da experiência que ilumina para trás, enquanto o carro segue para a frente. Um dos métodos válidos será pôr em prática o conhecimento adquirido e ganhar visão realista na utilização do que a vida toda hora transfere. Os valores servem de base nessa empreitada. Chegam de dentro da necessidade. Enquanto a barba do vizinho queimar, a gente põe a nossa de molho. Alguns conceitos oferecidos pela história guardam relação com isso de ganhar na experiência alheia. Daí o objetivo de estudar História, disciplina classificada de mãe e mestra. Ouvir no tempo o que outros aprenderam na própria pele.

Isso, quando jovem, deve orientar, para ver os que chegaram à idade adulta e souberam o jeito de fazer. Se os jovens examinassem de verdade, inúmeras vezes agiriam de modo diferente na época das facilidades, que bem representa a rica juventude. Nos tempos das vacas magras, o mundo vira padrasto, apresenta pesados tributos a quem esqueceu ou não soube plantar com vistas ao segundo turno da viagem. Na mocidade, tudo floresce e sorrir. Na terceira idade, segundo a história de muitos, a porca torce o rabo. Braços dos outros, olhos amáveis, educação, gratidão, aposentos, quando comparecem aos gramados, vivam os pais e avós nas mãos abençoadas dos filhos. Caso contrário, tome peia no lombo.

Esperar, sem haver plantado, significa pouca probabilidade, no acontecer do inverno. Saber juntar nas épocas da facilidade impõe sabedoria, exige coerência e princípios, senso de temperança. Contar por certo o que prometeram dependerá dos mais variados fatores. Pensou que não, os bichos entram no jogo e a incerteza sujeita levar à baila o doloroso sofrimento. Ninguém, portanto, de consciência boa, queira garantir certeza de que o amanhã vem seguro só porque reúne o mínimo necessário de viver e, com isso, os demais respeitarem as previsões. Tal vida, tal morte, fala o povo. Com a medida com que medirdes medir-vos-ão também a voz, fala Jesus. Assim, nas roças que botarmos, o agora representa apenas rascunho daquilo que colheremos, eis a grande resposta do direito natural. A cada um conforme o seu merecimento.

Por: Emerson Monteiro

Artista Plástica Cratense EDILMA ROCHA recebe medalha de OURO no Rio de janeiro - Por Claude Bloc



EDILMA ROCHA, artista plástica de Crato, inscreveu-se através do Grupo Artes 100 Fonteiras, no final de 2010 no VI Salão Especial de Artes Plásticas - ABD, promovido pelo Museu Militar Conde de Linhares no Rio de Janeiro e conseguiu classificar-se como Medalha de Ouro com um trabalho em vidro líquido, cujo título é "Pavor em Chamas". Leia o que foi anunciado no Artes 100 fronteiras

domingo, 9 de janeiro de 2011

MEDALHA DE OURO

Nossos agradecimentos e cumprimentos a artista plástica Edilma Rocha - Fortaleza - Ceará pela participação e premiação “medalha de ouro no VI salão especial de Artes plásticas que aconteceu no Museu Militar Conde de Linhares no Rio de Janeiro em dezembro de 2010.
http://artessemfronteiras.blogspot.com/ - Estendemos nossas felicitações e agradecimentos também a artista plástica Nicole Gulin – Curitiba - PR, “medalha de ouro no III salão de Artes plásticas” que aconteceu no mês de novembro de 2010 na casa Histórica do Marechal Deodoro da Fonseca no Rio de Janeiro. Postado por Artes sem fronteiras às 23:38

O que é o MMCL - Museu Militar Conde de Linhares?


O Museu Militar foi criado em homenagem a Dom Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, que nasceu em Chaves, Portugal, em 1745. Em 1808, o Conde de Linhares acompanhou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, onde exerceu as funções de Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros. Criou a Academia Real Militar, construiu a Casa da Pólvora e remodelou o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Faleceu nesta cidade no ano de 1812. Construído de agosto de 1920 a outubro de 1921, em estilo eclético, o prédio do Museu abrigou até 1996 o CPOR/RJ e o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. O Museu Militar Conde de Linhares foi inaugurado em 12 de outubro de 1998." O Museu Militar Conde de Linhares (MMCL) localiza-se no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um Museu Temático sobre história militar, a instituição recebeu o seu nome em homenagem a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares, nobre que acompanhou a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821). Na qualidade de Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, aqui fundou a Academia Real Militar, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Arquivo Militar, a Biblioteca Nacional e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.

(artigos colhidos através do Google)

Diante disto, percebe-se a importância do evento que proporcionou a Edilma Rocha uma Medalha de Ouro, sobretudo porque concorria com artistas nacionais e internacionais.Segundo afirma Bruno Pedrosa, o Grupo sem Fronteiras, através do qual Edilma fez sua inscrição, é um grupo sério que se destaca por seu projeto arrojado, envolvendo a participação de vários países na promoção e divulgação da arte, Portanto só temos a parabenizar nossa Artista Plástica Edilma Rocha pelo sucesso e que este seja apenas o primeiro dentre muitos.

Dados sobre o evento:

VI Salão Especial de Artes Plásticas - ABD
Museu Militar Conde de Linhares
Exposição de 07 a 17/12/2010
Avenida Pedro II, 383 - São Cristovão, RJ

Edilma Rocha concorreu com artistas nacionais e internacionais sendo premiada em 1º lugar com medalha de ouro.
Trabalho apresentado - Titulo "Pavor em Chamas"
Arte Moderna Comtemporãnea
Trabalho em vidro líquido


Pavor em Chamas - Tela premiada

Postado por Claude Bloc

Blog FÁBULA - O Sapo e o Escorpião - Edição: Dihelson Mendonça


Conta-se que o reino da bicharada estava em povorosa. Uma grande tempestade se aproximava. Cada animal procurava um meio para se abrigar da enchente que seguramente se abateria por sobre a floresta, encobrindo até mesmo os galhos mais altos. Os grandes animais já haviam partido, assim como os pássaros, que foram procurar outras paragens. E a chuva começou. Choveu incessantemente, de modo que a grande inundação veio para o desespero dos animais pequenos. O escorpião temendo por sua vida, procurou o galho mais alto da floresta e ficou lá esperando que passasse algum salva-vidas. Depois de quase perder as esperanças, eis que passa um sapo nadando na correnteza, ao que o escorpião lhe diz:

"Amigo Sapo, como vês, não posso nadar e com essa enchente, irei acabar por me afogar. Tenho um negócio para te propor. Tu me dás uma carona até um local seguro. Eu subirei nas tuas costas, e tu me carregarás"

O Sapo respondeu:

"Estás louco? és um escorpião. Se eu te der uma carona nas minhas costas, tu vais me picar e eu vou morrer!"

O Escorpião respondeu:

"Não amigo! Como eu iria fazer uma bobagem dessas ? Se eu te picasse tu irias morrer, e eu também morreria junto contigo. Isso não tem o menor sentido!"

O sapo pensou, pensou...e afinal disse:

"É. Tens razão. Sobe aqui nas minhas costas e eu te transportarei a um local seguro"

Já iam na metade do caminho, quando de repente, o sapo sentiu a picada do escorpião nas suas costas, inoculando-o com o veneno mortal, virou-se e disse:

"Pronto. Agora iremos morrer os dois. Amigo, porque depois de toda a ajuda que te dei, tu me picaste ainda e injetou em mim o teu veneno? Não sabes que agora morreremos os dois ?

O escorpião então respondeu:

"Pois é...fazer o quê, né ? É da minha natureza ser um escorpião..."

E assim, pereceram os dois na correnteza.

Moral da História:

Não se muda a natureza de um Escorpião com Boa Vontade!

Autor Desconhecido. Fábula contada por meu amigo Haroldo Ribeiro, revisada por Dihelson Mendonça

CLUBE DO LEITOR

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Prisões por furto

Por volta das 06h00, no cruzamento da Rua São Pedro com Rua da Matriz, Centro desta urbe, foi preso pela composição da RD 1220, como os Sds Melo e Sd Santos, a pessoa de WELLINGTON BEZERRA PEREIRA, 23 anos, alcunha “Cocão”, residente na Rua Carolina Sobreira, bairro Pirajá, nesta cidade, o qual segundo informações prestadas pelo senhor JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA, 39 anos, filho de José Antônio Santana e Júlia Lopes da Silva, residente na Rua Joda Dias, 521, bairro Tiradentes, nesta cidade, é suspeito de ter subtraído de sua banca de roupas, 01 (uma) caixa contendo 46 (quarenta e seis) peças de short tactel, 17 (dezessete) camisetas de algodão e 06 (seis) saias femininas, e ao tentar se evadir do local foi detido por populares que o agrediram causando escoriações pelo corpo, instantes em que chegou a guarnição PM que conduziu o suspeito juntamente com a vítima e os objetos recuperados para a 20ª DRPC onde foram apresentados a autoridade policial. Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, apresentou registro em desfavor do autuado pela capitulação do artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Por volta das 10h30, no cruzamento da Rua São Paulo com Rua do Cruzeiro, Centro desta cidade, foi preso pela composição da RD 1220, como os Sds PM Melo , Sd Santos a pessoa de LÚCIO RAMIRES CLEMENTE DE SOUSA, 25 anos, conhecido pela alcunha de “Nêgo Ramires”, residente na Rua São Luiz, bairro São Miguel, nesta cidade, o qual é suspeito de no cruzamento da Rua Santa Luzia com Rua Pe. Cícero, ter subtraído do interior de um veículo Fiat uno de cor vermelha, pertencente ao senhor JOSÉ SOUSA JUNIOR, 49 anos, filho de Joaquim Neco de Sousa e Josélia Furtado de Sousa, residente na Rua Emília Alves Ribeiro, bairro Boa Vista, Missão Velha-CE, 01 (uma) bolsa contendo documentos pessoais da filha do proprietário do veículo, a jovem Eugênia Cristina Pereira Furtado Sousa, 18 anos, e ao tentar se evadir foi preso e a res furtiva recuperada. O suspeito foi conduzido para a20ª DRPC onde aguarda a realização dos procedimentos pertinentes. Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, apresentou registro em desfavor de LÚCIO RAMIRES CLEMENTE DE SOUSA pela capitulação do artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Prisões por roubo, receptação e posse ilegal de arma

Por volta das 09h40, no cruzamento das ruas São Pedro com da Conceição, bairro Centro, nesta urbe, segundo informações chegadas ao CIOPS, dois indivíduos em uma moto HONDA/CG 125 FAN KS, ANO DE FABRICAÇÃO: 2010 , Cor: VERMELHA, PLACA NUW-5765, o condutor magro e moreno, de blusa vermelha garupeiro gordo, de camisa branca, boné amarelo e calça jeans, sem capacete, onde abordaram a vítima CÍCERO JOSÉ DO NASCIMENTO, 33 anos, residente na rua Luiz de Freitas, bairro Triângulo, para roubar o malote, o qual continha a quantia de R$ 18,000.00 (dezoito mil reais) ,a vítima reagiu e foi alvejado a bala com 01 (um) disparo na perna, em seguida os infratores evadiram-se do local, de posse do malote, tomando rumo ignorado.

A composição da VTR do Ronda 1221, composta pelos sds- Tavares, Sd Fabio, foi acionada para o local, onde realizaram rondas ostensivas no intuito de identificar e prender os infratores os quais até o presente momento encontram-se foragidos. Por volta das 10h00, na rua Raimundo Daniel de Freitas, 286, bairro Timbaúbas, nesta urbe, O serviço de Inteligência do 2º BPM,/S2, tendo a frente o Capitão L Rodrigues, auxiliado pelo Cb- Lobo Sd Evandro, Sd Nascimento, estavam realizando rondas no intuito de capturar os assaltantes do malote da Loja Zenir, quando depararam-se com dois indivíduos; EDIVALDO SILVA DE SOUSA, 26 anos, e o adolescente C. R. L., 17 anos, residente na rua Raimundo Daniel de Freitas, bairro Timbaúbas, os quais ao avistar o policiamento, evadiram-se pela rua, onde adentraram residencias e pularam vários muros, sendo perseguidos pelo serviço de Inteligência, que solicitou apoio, comparecendo ao local as viaturas, a composição da CP 2511, tendo a frente o Comando do Batalhão, Ten. Cel. Gomes Filho, juntamente com a composição da VTR do Ronda Fiscalização, tendo a frente o 1º Ten. Guedes, auxiliado pelo Cb- Macêdo, Sd Jader, Sd Oliveira, bem como as equipes do ROCAM 01, composta pelos Sds-Lucivaldo, Adriano, Silvio, Auriberk , e ROCAM 02 , composta pelo Sds- -Wellton, Arrais, Sobreira, e o apoio do helicóptero FENIX 01, composto pelo MAJ.BM Junior, Delegado PC Tavares, SGT-BM Conrado e CB PM Deyves, onde fizeram diligências para o local supracitado, e realizam cerco, em um matagal próximo a rua Rui Barbosa, conseguindo prender um dos infratores; CÍCERO ROBSON, em seguida continuando a perseguição, conseguiram prender o segundo indivíduo EDIVALDO SILVA, os quais na fuga, abandonaram uma moto HONDA FAN 125, DE COR PRETA, PLACA HXT-2075, a qual havia sido roubada dias atrás. Na residência localizada no endereço supracitado, foi apreendido um revólver calibre 38, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 03 (três) cartuchos intactos, 01 (uma) câmera digital Sony, 01 (uma) câmera digital Canon, 02 (dois) relógio tecno, 01 (um) coldre de pistola. 01 (um) capacete Samarino, preto, 01 (um) capacete Samarino, vermelho, 01 (um) capacete lybert, preto, um controle de moto e alguns pedações de cordão de prata. Os acusados são suspeito de serem os autores do roubo ao malote da loja zenir, mas não foi encontrado o malote. Ao serem indagados pelo policiamento da reservada, sobre uma segunda arma, o indivíduo EDIVALDO SILVA, informou que tinha uma pistola, e repassou para o indivíduo JOSÉ ALEXANDRO LOBO COSTA, 33 anos, filho de Pedro Gomes Costa e Maria Zeneide Gomes Costa, residente na rua Coronel Antonio Fernandes, 254, bairro Pirajá. O serviço de Inteligência, deslocou-se até o local, onde onde conseguiu prender este indivíduo, e apreender dentro do seu veiculo uma pistola 635, desmuniciada e sem carregador, sendo os infratores e todo o material conduzido à 20ª DRPC, onde foram apresentados a autoridade competente, onde ficaram recolhidos aguardando procedimento.

Furto em veículo

Por volta das 13h40, na Rua Pe. Cícero, s/n, Centro desta cidade, segundo informações prestada pelo senhor JOSÉ EDNALDO DA SILVA, 31 anos, residente na Rua Monsenhor Valfredo Gurgel, 392, Apto 31, Centro de Cearamirim-RN, estacionou o seu veículo Topic de placas NYH-3328, cor branca, ano 2010, licenciada em nome de Bahiense Silva Eventos LTDA, no local supracitado e ao retornar percebeu que o mesmo estava violado de onde subtraíram 01 (um) aparelho de som automotivo da marca pionner e 01 (um) aparelho celular da marca Motorola, não sabendo informar a que horas se deu o delito. A RD 1220, como os Sds Melo , Sd Santos, compareceu ao local, coletou dados e orientou a vítima a comparecer à Regional de Polícia Civil para noticiar o fato.

Prisão por porte ilegal de arma de fogo

Por volta das 15h01, chegou ao conhecimento da CIOPS por meio do registro da Ocorrência M 8503474, que na Rua São Pedro, s/n, nas proximidades do Mercado Teófilo Machado, bairro Salesianos, nesta cidade, encontrava-se um indivíduo não identificado, a pé, trajando camisa de cor verde e calça jeans, armado a revolver e exibindo uma arma de fogo. Incontinenti, foram acionadas para o local a RD 1220, com os Sds -Segundo Sd -Manoel, juntamente com a RD 1221, com os Sds PM Silvério e Sd Xavier, que ao chegarem no cruzamento da Rua São Pedro com Pio X, a RD 1221 localizou o suspeito identificado como JILSON MANDU DE MELO, 41 anos, residente na Rua 22 de julho, 694, bairro Limoeiro, nesta urbe, que portava ilegalmente 01 (um) revolver da marca SIW, calibre 32, com 05 (cinco) cartuchos intactos, o qual foi conduzido para a 20ª DRPC para adoção dos procedimentos à luz do Estatuto do Desarmamento, onde foi instaurado Inquérito Policial-IP nº 488-00051/2011. Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, não apresentou registro anterior em desfavor do autuado.

P. E. C . A. por porte de drogas

Por volta das 16h00, na Rua São José, próximo ao nº 01, bairro Salgadinho, nesta cidade, durante uma abordagem policial realizada pela composição da RD 1220, com os Sds PM -Segundo e Sd-Manoel, foram presos os suspeitos CARLOS JOSÉ CABRAL VIEIRA, 27 anos, residente em Missão Velha-CE, e o menor de iniciais G S L, 15 anos, residente na Rua Luiz Galvão Pereira, s/n, bairro Timbaúbas, nesta cidade, e MIGUEL ÂNGELA PEREIRA DE ALENCAR, os quais se encontravam anos, filha de Maria Pereira de Alencar e Cesar Oliveira Bernardo, residente em Crato-CE, os quais se encontravam portando 1,8 (um virgula oito) gramas de maconha, instantes em que foram conduzidos para a 20ª DRPC para adoção dos procedimentos cabíveis, sendo lavrado o PECA de nº 643/2011. Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, não apresentou nenhum registro em desfavor dos suspeitos. (Ocorrência M8503532).

BARBALHA – CEARÁ:

Roubo a pessoa

Por volta das 23h20min, na Av. Leão Sampaio, próximo ao Posto de Combustível Estrela, Pq. Bulandeira, Barbalha-Ce, dois indivíduos, sendo um magro alto de blusa verde e outro de estatura mediana de blusa preta, armado com uma garruncha, abordaram as seguintes pessoas: JOSÉ FERREIRA PEREIRA, 44 anos, residente na Rua Pe. Correira, bairro Rosário-Barbalha, onde subtraíram um relógio de pulso digital e um celular de cor branco e R$ 50,00 (cinqüenta reais) em dinheiro e do RENATO OLIVEIRA SOUSA, 21 anos, residente na Sítio lagoa, s/nº, Vila Santa Luzia-Barbalha-Ce, subtraíram um celular de cor preto e um relógio de pulso analógico, em seguida os infratores fugiram tomando rumo ignorado. Compareceu ao local fazendo diligências as seguintes viaturas: RD 1231 composta pelo Sd Fernandes Sd Aquino, Sd Portela e Sd Soares.

AIUABA – CEARÁ:

Prisão por porte ilegal de arma de fogo

Ontem (13), por volta de 01h30, no Distrito de Barra de Aiuaba-CE, por ocasião de uma ronda de rotina realizada pelos policiais da VTR-2284 (Hillux), Sargento PM Araújo, Cabo Damião, Soldado Queiroz e Soldado Gilberto, prenderam VANDEILSON PEREIRA DOS SANTOS, 20 anos de idade, natural de Aiuaba-CE, solteiro, vendedor ambulante, residente no Sítio Beira Rio, Aiuaba-CE, o qual portava um revólver calibre 38 Taurus, capacidade para 6 tiros, municiado com 03 (três) cartuchos intactos. O acusado juntamente com a arma apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Tauá-CE, a fim de serem adotadas as providências cabíveis.

ACOPIARA – CEARÁ:

Cumprimento de mandado judicial

DOS FATOS: no dia 13/01/11, por volta das 14:00 horas, policiais militares pertencentes ao PPM de Acopiara-CE, foram acionados pelo Delegado de Polícia Civil, para dar cumprimento de um mandado de prisão na Avenida Paulino Félix, centro, Acopiara-CE. de imediato o Dr. MARCILIANO RIBEIRO – Delegado de Polícia Civil, juntamente com os policiais, 1º SGT PM CLEUDO, SD PM MENEZES, SD PM THIAGO FLORENTINO e SD PM FILHO, compareceu ao local supra citado, localizaram e prenderam a pessoa de JOSÉ ROBERTO FERREIRA DE MELO, 32 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Acopiara-CE, residente na rua Marechal Deodoro, nº 301, Acopiara-CE. Contra o mesmo havia um mandado de prisão, expedido pelo Juiz de Direito – Antonio Cristiano de Carvalho Magalhães. O infrator foi preso e conduzido a Cadeia Pública local, onde ficará à disposição da justiça.

IGUATU – CEARÁ:

Prisão por roubo de veículo

DOS FATOS: no dia 13/01/11, por volta das 15:00 horas, a Policia Militar realizava rondas rotineiras na Avenida Marechal Castelo Branco, quando efetuou uma abordagem a um veículo com três indivíduos em seu interior, observando após consulta, que o carro abordado, um Ford Fiesta Flex, ano 2010, de cor preta, sem placa e de chassi 9BFZF55A1B8149239, fora roubado na madrugada deste mesmo dia 13/01/11, por volta de 01:00 hora, na Vila Moura, e o fato não foi, pela vítima, informado à polícia.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a Polícia Militar, através da RD 1241, composta pelos policiais SD PM NÓBREGA, SD PM NONATO e SD PM ALBUQUERQUE, perceberam a atitude suspeita de três indivíduos, a saber: Geraldo Taveira dos Santos Filho, vulgo “geraldinho”, 30 anos, natural de Iguatu, amasiado, sem profissão definida e residente na Aveinda Cruzeiro do Sul, nº 16, no Alto do Jucá; Jholeno Faustino Rodrigues da Silva, vulgo “baia”, 19 anos, solteiro, servente de pedreiro, natural de Iguatu e residente na rua B, nº 21, na Vila Neuma, em Iguatu; e José Ângelo Alves de Oliveira, vulgo “lourinho”, 27 anos, natural de Iguatu, servente de pedreiro, amasiado e residente na rua E, n° 19, também na Vila Neuma, em Iguatu.

Após a abordagem, os policiais efetuaram a consulta do veículo e constataram não pertencer a nenhum dos três elementos acima citados, os quais efetuaram o roubo acima mencionado. A polícia descobriu que o veículo pertence a Clodovil Gonçalves de Melo, 29 anos, natural de Iguatu, técnico em montagem de ar condicionado, o qual passava pela Vila Neuma, por volta da 01:00 da madrugada, quando foi abordado por cinco indivíduos, os quais faziam menção de sacar armas, tomando seu veículo. Saliente-se que a vítima do roubo não informou à polícia sobre o assalto, e que a polícia só ficou sabendo após a abordagem feita aos indivíduos que encontravam-se em seu veículo. Somente após a prisão dos infratores, que já responderam procedimentos por porte ilegal de arma de fogo e roubo é que a vítima compareceu à delegacia, onde contou todo o ocorrido. Os infratores foram autuados pelo crime de roubo.

Condução a DP de veiculo abandonado

DOS FATOS: no dia 14/01/11, por volta das 05:00 horas, policiais militares realizavam rondas ostensivas e preventivas pela cidade, quando, a altura da Av. Carlos Roberto Costa(Perimetral), mais precisamente, próximo a LIQUIGÁS, nesta cidade, veio a perceber que havia uma motocicleta abandonada na via.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a Polícia Militar, através da RD 1241, composta pelos policiais SD PM OLIVEIRA e o SD PM MAIA, perceberam que o veículo abandonado tratava-se de uma motocicleta, marca YAMAHA, modelo YBR 125 ED, cor roxa, ano/modelo 2002/2002, de placa HXK 1458. Em consulta ao sistema de informações policiais, foi constatado que não havia nenhuma restrição de roubo/furto contra o referido veículo. A moto foi conduzida para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para averiguação e localização do possível proprietário.

SANTA CRUZ - PERNAMBUCO:

RAPAZ DE 19 ANOS É PRESO POR FORÇA DE MANDADO JUDICIAL

Após levantamento do serviço de inteligência do 7º BPM, por volta das 17h30min de ontem (12/01/11) uma Equipe da Operação Malhas da Lei se deslocou até a Rua José Gomes Ferreira, centro de Santa Cruz – PE. Onde deram cumprimento ao Mandado Judicial de Prisão, expedido pelo MM Juiz de Direito da Comarca de Ouricuri – PE, em desfavor do acusado Francisco Janaildo de Alencar Amorim, vulgo Farelo, 19 anos. Depois de receber a voz de prisão, o mesmo foi conduzido a DPC de Ouricuri – PE e posteriormente encaminhado a Cadeia Pública local. (BO nº 0005/11)

MIRANDIBA - PERNAMBUCO:

Polícia militar prende procurado da justiça do Rio Grande do Norte

Por volta das 16h00min da última terça-feira (11/01/11) Policiais Militares da ASI (Agência Setorial de Inteligência) do 8º BPM em ação conjunta com uma Equipe da Operação Malhas da Lei se deslocou até o centro da cidade de Mirandiba – PE. Onde deram cumprimento ao Mandado Judicial de Prisão, expedido pelo MM Juiz de Direito da Vara Criminal de Caicó – RN, com base nos Artigos de repressão a crimes contra o patrimônio em desfavor de Claudijan Américo do Nascimento, vulgo Boneco, natural de Mirandiba – PE. Após ser preso, o mesmo foi conduzido a DPC de salgueiro, ficando a disposição da justiça potiguar. (BO nº 000/11)

LAGOA GRANDE - PERNAMBUCO:

Acidente de trânsito na pe-555 deixa três pessoas feridas

A imprudência de um caminhoneiro quase terminou em tragédia em uma rodovia estadual do Vale do São Francisco no sertão pernambucano. O acidente aconteceu por volta das 17h40min de ontem, quarta-feira (12/01/11) na Rodovia PE-555, próximo a localidade Barra Bonita entre o Trevo de Jutaí e Lagoa Grande - PE. Segundo relato da vítima Carla Cristina de Vasconcelos, a mesma trafegava conduzindo o veículo Fiat Uno Mille, Placas KIO-1118/PE, quando foi surpreendida por um caminhão que trafegava na contramão de direção. Para não se chocar com o caminhão, a condutora do Fiat Uno jogo o veículo no acostamento e após bater em um buraco capotou. No acidente a condutora e mais dois ocupantes do veículo, João Vitor Siqueira e Dilma de Vasconcelos ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital de lagoa Grande – PE. (BO nº 0019/11)

PETROLINA - PERNAMBUCO:

Drogas e celulares são apreendidos no interior de presídio durante revista

Maconha, cocaína e vários aparelhos celulares são apreendidos durante Mega Operação da Polícia Militar em Vistoria a Penitenciária local. A Operação que envolveu Policiais Militares do GATI, GT de Operações e PCS, aconteceu por volta das 14h00min de ontem, quarta-feira (12/01/11) na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes em Petrolina – PE. Onde durante revista as celas dos Pavilhões A e B, foram encontrados os seguintes materiais: 30 (trinta) papelotes de maconha, 25 (vinte e cinco) trouxas de cocaína, 06 (seis) chunchos, 07 (sete) aparelhos celulares de diversas marcas, 03 (três) carregadores de aparelhos celulares e outro materiais. Segundo a polícia, o detento Dorgival da Silva Lima, 28 anos, assumiu a propriedade da droga encontrada e foi conduzido a 2ª DP em Petrolina – PE. (BO nº 0122/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

CANTO CORAL

João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011


Fonte: site CNBB
N
esta sexta-feira, 14, o papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A beatificação está marcada para 1º de Maio, domingo da Divina Misericórdia.
A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.
O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.
Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.
No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.
João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

CRATO - Notícias do Dia 14 de janeiro de 2011


Crato desencadeia campanha cidadã, em prol da limpeza pública

O Crato estará desencadeando uma campanha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para melhorar as condições de limpeza pública da cidade. Além do trabalho que vem sendo efetivado por meio dos caminhões, outro trabalho está relacionado aos entulhos que são colocados nas vias públicas, atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres. O trabalho de fiscalização está acontecendo e estará sendo intensificado, no sentido de conter os abusos. Os moradores que colocarem entulhos nas ruas estarão passíveis e multas. A administração vem atuando no sentido de fazer cumprir a lei, mas, acima de tudo, de dar condições de cada cratense poder conviver com uma cidade cada vez mais limpa e organizada, por meio de campanhas educativas e de conscientização da população.

Administração atua no combate à poluição e uso abusivo de propagandas na cidade

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, desde que assumiu a prefeitura do Crato, tem como uma de suas grandes preocupações, o combate à poluição. O cuidado com o meio ambiente para uma convivência harmônica com a área urbana fez com que durante esses anos, algumas medidas fossem tomadas, como a retirada de placas abusivas do comércio, com um trabalho de conscientização, feito anteriormente. Também se contou, para isso, como parcerias importantes como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O prefeito destaca hoje a possibilidade de se poder enxergar paisagens de dentro da cidade, como às áreas de encosta da floresta do Araripe que cercam o Crato, que antes eram cobertas pela grande quantidade de faixas e placas existentes.

Trânsito da cidade do Crato fica mais organizado durante a gestão Samuel Araripe

O fluxo do trânsito foi facilitado, com a realocação de vendedores informais que ocupavam as principais ruas do centro, além de planejamento dos espaços para os transportes alternativos. O projeto de reorganização, também contou com um planejamento eficiente do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), dentre outros setores. Essas medidas foram de grande importância para o processo de mudança e pelo desenvolvimento que se obteve nos últimos anos. O prefeito Samuel Araripe, está tomando outras medidas no sentido de possibilitar a melhoria da cidade, e conter o uso abusivo de espaços, com a ocupação indiscriminada de outdoors. Ele pretende adotar medidas para disciplinar os locais onde as placas possam estar, sem que haja um uso abusivo.

Saúde adquire novos veículos para atendimento nas comunidades

A Secretaria de Saúde do Crato, dentro de uma política de fortalecimento da atenção básica à saúde, conseguiu obter mais dois novos veículos para atender a população, por meio do Programa de Saúde da Família (PSF). Na última segunda-feira, foram adquiridos mais dois novos gols. Com isso, há uma melhoria no atendimento, por meio do programa, facilitando a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes. E também esta semana, foi autorizado pelo Secretário de Saúde, Cícero França, mais um dia de funcionamento do microônibus, que transporta pacientes de Crato a Fortaleza, para tratamento de saúde. O veículo estará funcionando nas quartas-feiras e aos domingos. Mais informações sobre horários ou qualquer duvida é só ligar para os telefones: 3523 3823/ 3521 9401. A Prefeitura do Crato objetiva melhorar, cada vez mais, o atendimento à saúde para toda a comunidade do Crato, uma das prioridades do Governo de Samuel Araripe.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

A Voz da Insensatez - Cidadão reclama PORQUE O CRATO ESTÁ SENDO ASFALTADO apenas pra ser do contra


Eu já vi oposição estúpida, mas isso é o cúmulo!


Amigos, nem Jesus agradou a todos! - prova é que mataram o homem...

Enquanto na cidade de Crato, através de um esforço incrível, mais de 22Km de tubulação de água de mais de 50 anos de uso foi trocada nos últimos meses, e agora mais de 50 ruas serão asfaltadas; Kilômetros de calçamento estarão sendo realizados nos próximos dias; Enquanto a imprensa tira o couro do prefeito para tapar logo os buracos feitos por causa do sanemanto na camada de asfalto, um cidadão por apelido Dedé Cariri, que trabalha na Fundação Araripe vem de público reclamar PORQUE O CRATO ESTÁ SENDO ASFALTADO !!

É Verdade! Não estou inventado...

Para os Marianildos da vida, aquelas pessoas que fazem a política do quanto pior, melhor, não tem jeito mesmo. Eles reclamam de toda forma. Se essas pessoas tivessem um pensamento fixo, tudo bem. Mas fazem oposição sistemática. Se opõe a qualquer projeto, mesmo que venha para beneficiar o Crato. Apenas na primeira gestão, o prefeito Samuel Araripe realizou mais de 160 obras listadas e inauguradas no município do Crato. Neste ano, conforme entrevista, a administração vai investir pesado em diversas obras importantes para o município, sendo uma delas reasfaltar grande parte da cidade, e kilômetros de calçamento. Investimentos em saúde, educação, esporte, cultura, estão previstos. Nesse momento, as máquinas trabalham no centro do Crato, recuperando ruas que estavam quase intransitáveis.

Agora vejam o que é oposição burra:

Manchete: Prefeitura asfalta 50 ruas no Crato

Dsc08885

Asfalto é refeito, para o bem da população:


O que toda cidade anseia: Ruas sem buracos:







Agora, o que os torcedores do quanto pior, melhor, dizem:

"Viva o progresso!!Mais asfalto Samuel, parabéns pelo desserviço ao Crato"

"O asfalto aquece mais que os paralelepípedos;
O asfalto impermeabiliza o solo e impede a infiltração das águas da chuva;
O asfalto faz aumentar a velocidade dos carros;
Aumenta o risco para os pedestres;
O asfalto utiliza recursos não renováveis. (tudo bem, o paralelepípedo também é, mas demora séculos para deteriorar).Salvo em lugares de grande movimentação e sem preocupações urbanísticas.Agora, asfaltar bairros altos do Crato e pior ainda sem saneamento.Asfalto é carro chefe para políticos tipo Samuel.
- Se eleitor for...
Não foi á toa que o asfalto rendeu sua reeleição. "

Sr. Dedé Cariri

* * *
Pessoal, merece o que, uma pessoa dessas ? Se não faz o asfalto, reclama. Se faz o asfalto, reclama mais. Por isso que eu digo: Parabéns, Prefeito Samuel Araripe. Pela garra, pela boa vontade em transformar o Crato numa cidade que em breve, quando os trabalhos terminarem, a população irá aplaudir. Deixemos esses pessimistas de plantão de lado. Esses, infelizmente, são as PEDRAS que a gente precisa ignorar e fazer como a fábula da tartaruga surda. Afinal de contas, como diz o velho ditado:

Para palavras LOUCAS, ouvidos MOUCOS !

MOMENTO DA POESIA - Por Claude Bloc

Secreto momento
- Claude Bloc -



A poesia me incita
e no silêncio se ata,
e me desata...
porque a poesia (con)vive
com a dor do poeta...
E no compasso do tempo
o poema amarga a rima
e pinga no ritmo,
sacudindo passo a passo
essa alegria complexa
que se esconde
na estrofe, no espaço...
E no momento preciso
no mais secreto momento
a poesia se encanta,
me traduz
e traz a luz
ao meu instante.

Claude Bloc



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30