xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 janeiro 2011

Ricardo Campos - O observador dos marginalizados

Poeta, contista, artista visual e acadêmico do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, Ricardo tem como ingrediente para a sua produção estética e artística o cotidiano das pessoas que estão à margem da sociedade. Campos tem clareza que a arte não é dom, mas domínio.

Alexandre Lucas - Quem é Ricardo Campos?

Ricardo Campos - Sou um bom garoto (segundo minha mãe), além disso, sou estudante de artes visuais (URCA) e me dedico ao desenho e a criação literária. Tive 03 exposições individuais, 04 coletivas, participo freqüentemente de recitais poéticos, e tenho 2 publicações (contos) pelo Sesc e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Alexandre Lucas - Quando teve inicio seu trabalho artístico?

Ricardo Campos - Muito cedo me interessei pelo desenho, ainda criança. Na adolescência descobri a poesia, mas a só aos poucos anos fui realmente começar a entender que aquelas idéias meio lunáticas que povoavam minha cabeça poderiam ser organizadas num trabalho realmente de cunho artístico. Descobri que a arte não era dom, mas domínio.

Alexandre Lucas - Quais as influências do seu trabalho?

Ricardo Campos - Os quadrinhos, a pop arte, o bar de Ciço Pebinha, Rubem Grilo, Fernando Sabino, Ferreira Gular, Modigliane, A pedra do Vento, Roberto Carlos, Salvador Dali, Millor Fernades, The doors, o Tocha Humana, Henri Miller ...

Alexandre Lucas - Como você ver a relação entre arte e política?

Ricardo Campos - A política esta em toda relação humana. Não se pode desassociá-la da arte, mesmo que o artista não tenha essa clareza das coisas, seu trabalho, sua cultura e ele mesmo, tem influencia das políticas praticadas na sua sociedade. Agora, o grande lance é como absorver e reinterpretar essa parada.

Alexandre Lucas - Como é essa história de pesquisar sobre a boêmia como matéria para a sua produção estética e artística ?
Ricardo Campos - Não se trata de pesquisar sobre a boêmia, na verdade eu observo seres humanos. personagens marginalizados e situações ordinárias.
Meu ultimo trabalho o “guardanapos” este sim, foi uma serie de desenhos em nanquim onde o foco era a noite boêmia na periferia.

Alexandre Lucas - Fale sobre seu trabalho visual?

Ricardo Campos - Sou um Desenhista de mim mesmo. Mas não desenho ou pinto o que gosto. Pelo contrario, algumas vezes reescrevo o que não gosto, ou o que não encontro ou o que a maioria das pessoas acredita que não vale à pena. Gosto de trazer a tona detalhes de coisas que normalmente não se dar conta.
Alexandre Lucas - Fale sobre o seu trabalho literário?

Ricardo Campos - Não há diferença no meu processo criativo (desenho, pintura, poesia ou conto).
Desde criança quando vejo uma imagem que me chamava atenção junto a ela automaticamente segue-se no pensamento uma frase ou uma citação de efeito. O exemplo mais recente disso é a minha ultima exposição individual (guardanapos) no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa PB. Que discute o mesmo universo e tem a mesma pegada poética do meu ultimo conto (A sombra do invisível) que foi recentemente publicado pelo SESC Crato. (um dos 10 selecionados da III Coletânea de Contos SESC)


Alexandre Lucas - Qual a contribuição social do seu trabalho?

Ricardo Campos - Sempre tive o ser humano como protagonista no meu trabalho, principalmente os marginalizados.

Alexandre Lucas - Você acredita que a Academia elitiza a arte?

Ricardo Campos - A academia me elucidou muitas coisas que via de maneira totalmente leiga no campo da arte. Penso que ela é fundamental para qualquer caminho que se deseje seguir. Mas também vejo a academia (no que diz respeito à arte) como uma escolinha de futebol. Que ajuda o garoto na disciplina e no treinamento tático, mas que se não tomar o divido cuidado pode-se perder o gingado e a malandragem, engessando e castrando sua poética.

Alexandre Lucas - Qual a importância de se fazer uma arte para as camadas populares?

Ricardo Campos - Boa pergunta. Arte que atinge as camadas populares pra mim, é a que a academia e os próprios artistas “conceituais” chamam de artesanato. A maioria dos artistas “contemporâneos” que conheço elitiza a arte. Produzem para um grupo muito restrito da sociedade, e deram pra chamar a arte popular de ingênua (Naif). Mas na real, pra mim o que é mais importante não é fazer arte para o grupo A ou B, o fundamental é fazê-la legitimamente, torná-la verdadeira e honesta.

Alexandre Lucas - Como você enxerga os coletivos de artistas?

Ricardo Campos - Muito positivamente. E o que mais me alegra é a diversidade de interesses que muitos desses grupos revelam.
Alexandre Lucas - Você é um artista que busca novos suportes para o seu trabalho?
Ricardo Campos - Sim. Mas isso pra mim não é uma paranóia. Tenho medo de me transformar num charadista. Só vou Desenhar numa melancia quando puder defender o motivo desse feito com honestidade.

Alexandre Lucas - Qual a importância do Coletivo Camaradas?

Ricardo Campos - O coletivo Camarada é o coletivo mais atuante da região. Independente de ideologia, o que me deixa muito feliz é o trabalho feito nas comunidades carentes, com a facilitação de oficinas, trazendo jovens para experimentações artísticas. Construindo uma corrente de pessoas interessadas na arte e na solidariedade. Gostaria de ter mais tempo para reforçar essa corrente.

MOMENTO TRANSPARENTE - Por Claude Bloc

Ser Transparente
- Claude Bloc -


Às vezes me pergunto por que é tão difícil ser transparente... Quando falo “ser transparente” não é simplesmente e apenas ser sincero/a, não enganar os outros. É muito mais do que isso... É a pessoa ter coragem de se expor, de se mostrar frágil, de chorar, de ajudar, de se doar, de perdoar, de ser solidário/a, de falar o que  sente...

Ser transparente é desnudar a alma e deixar cair as “máscaras”, baixar as armas, destruir os muros enormes que insistimos tanto em levantar... Ser transparente é ir à luta em busca de um sonho, é permitir que toda a nossa doçura, nosso amor, desabroche e até transborde.

O que podemos perceber é que infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. De um modo geral se prefere a dureza da razão à leveza que exporia toda a nossa fragilidade humana.

Muitas vezes preferimos o “nó na garganta” às lágrimas que vêm nos socorrer trazendo alívio. Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar diante da verdade e admitir que não sabemos de tudo, que temos medo.

Muitas vezes construimos uma “máscara” que nos distancia cada vez mais de quem realmente amamos e preferimos manter essa imagem que nos dá a sensação de proteção, mas que nos esvazia e nos dilacera. E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos. Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas porque somos como folhas secas, nos perdemos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.

Com o passar do tempo, acabamos por nos envolver num vazio frio e escuro e quando acordamos percebemos que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar: a doçura, a compreensão, o amor, a amizade, a doação, a solidariedade, o perdão, a ajuda...

E, no entanto, tudo isso pulsa e grita dentro de nós, só que já não temos coragem de mostrar, pois aprendemos que é mais fácil simplesmente dizer: “Você está me machucando, me magoando”.

Aprendemos, que ser fraco, é ser bobo, é ser menos. Mas, na verdade o que devemos fazer é deixar explodir toda a doçura que sentimos sem prender o choro, sem conter a gargalhada, sem esconder tanto o nosso medo, sem desejar parecer invencíveis. Simplesmente sendo transparentes.

Claude Bloc
Adaptação do texto de Rosana Braga
http://www.rosanabraga.com.br/index.php?pagina=artigos

Pensamento da Noite - Enviado por Elder

"Se a humanidade não se acertar ao redor de alguns valores mínimos como a sustentabilidade, o cuidado, a responsabilidade coletiva, a cooperação e a compaixão, poderemos nos acercar de um abismo, aberto lá na frente".

Leonardo Boff - observador na COP-16 em Cancún

Você vê ladrão quando olha pra frente e quando olha pra trás !


Os maiores assaltantes do Brasil estão por trás de um balcão...

Os Cratenses estão vivendo um grande problema. Em todas as profissões, a maioria aceita todos os trabalhos que aparecerem, sem saber se vão dar de conta dentro dos prazos. O cliente é desrespeitado. Um pedreiro, por exemplo, trabalha em 10 ou 20 serviços ao mesmo tempo, faz um pedaço num lugar, outro pedaço noutro, come o dinheiro do Cliente, que é pra ele não procurar outro pedreiro e fica enrolando por MESES !!! A irritação é geral !

E isso se alastrou por quase todas as outras profissões. Cada pessoa que procurar um mecânico de automóveis, este não recusa por já estar cheio; Ele vai receber o teu dinheiro, te enrolar por meses, você vai ficar a pé, e cobrando todo o dia pelo seu carro, e eles respondem na maior cara-de-pau que não está pronto. Só na próxima semana!

Chego à conclusão que o Crato está assim como aquele trecho da música do Bezerra da Silva, "É ladrão que não acaba mais. É ladrão que não acaba mais. Você vê ladrão quando olha pra frente, você vê ladrão quando olha pra trás..." Rouba do padeiro ao Eletricista. Da faxineira ao mecânico de automóveis. Evidentemente não podemos generalizar. Há alguns profissionais ( desconhecidos ) que devem trabalhar com honestidade, coisa cada vez mais rara, mas deve existir.

Se você vai a uma padaria e pede uma rosquinha na Segunda-Feira e pergunta: "É de hoje?" "É sim, patrão, saiu do forno agora há pouco". Meu amigo, vai por mim, não compre: É infecção intestinal na certa. Tem que comprar com um envelope de Imosec junto. Na maioria das padarias, os confeitos que não são vendidos no fim-de-semana passam pra semana seguinte. Cheguei numa padaria nesta semana para comprar meus biscoitos prediletos, e o vendedor me trouxe 2 sacos furados. Eu reclamei:

"Meu amigo, o que diabos são esses furos aqui no pacote ?"
Ele respondeu: "É no processo de fabricação, patrão, o pessoal tem as unhas grandes e acaba furando o saco, mas isso num quer dizer nada"
Eu disse: "Ah é ? E desde quando dedo tem dentes ? porque esses biscoitos aqui estão todos mordidos por ratos, olha só a marca dos dentinhos deles !"

Outro dia, um amigo meu, o Pai de Ely Aguiar comprou um Bolo numa dessas padarias do Crato e parecia uma delícia. ( Essa história é verídica, ele mesmo me contou ). Ao chegar em casa, cortou o bolo, comeu uns pedaços, quando chegou mais ou menos no meio do bolo, ao partir com a faca, chegou numa coisa dura. Seu Chico pensou: "Olha só, colocaram até um recheio!" Ao cortar o recheio, separou um rato em duas metades. Tava seu Chico andando nas ruas do Crato carregando o bolo mostrando as duas metades do rato pra quem quisesse ver... é brincadeira ?

Mês passado contratei um carpinteiro para sentar umas portas e janelas. Após barganhar o preço que tava muito alto, o cara concordou em deixar por um certo valor, dizendo que iria vir na segunda-feira. No dia combinado, mandou um substituto, um garoto cheio de ouvir forró num rádio infernal. Eu disse:

"Meu querido, cadê o carpinteiro que eu contratei?"
"Ele está trabalhando noutro serviço e me mandou"
"E você tem muita experiência em sentar portas e fechaduras, cara ?"
"Este é meu segundo serviço".

Fiquei P. da vida com o carpinteiro e esperei pra ver o resultado, confiando em N. S da Boa Morte. Desastroso: O cara simplesmente sentou dois ferrolhos no mesmo lado da janela, esquecendo do outro lado, e o trinco da porta ficou pelo lado errado, se você tenta abrir a porta, é capaz de quebrar os dedos. Reclamei, e ele disse "Patrão, é porque essa fechadura veio ao contrário". Despedi o cara e mandei chamar outro marceneiro, mas antes, mandei trocar o trinco na loja sem ele saber. O novo marceneiro instalou a fechadura, só que ela não fecha também. Fui reclamar e sabem o que ele disse? "Patrão, é que essa fechadura aí veio ao contrário!" Eu disse: "P......! o marceneiro anterior disse a mesma coisa que você tá dizendo, meu amigo, e essa já é ao contrário da fechadura anterior." Ele respondeu "É porque ELE não sabia sentar a fechadura". "Ah é, e você é quem sabe. Taí uma porta que não fecha, com dois ferrolhos de um lado, e nenhum na outra. Sabe qual foi a resposta do infeliz ? "O Sr. bota uma corrente de bicicleta amarrando as duas portas."

"Cê tá de sacanagem comigo, seu por.... ? eu vou botar uma porta nova na minha casa e fechadura, pra ta amarrando com corrente de bicicleta ?"

Eletricistas

Esse classe além de raríssima, de gente banqueira que acha que sabe das coisas, deveria ter 80% na cadeia. Pedem lista de material errado, você compra sobrando. Quando não funciona, eles botam a culpa no material.

"Mas meu amigo, eu já comprei o material todo Alumbra e PIAL, as melhores marcas do mercado"
"Mas patrão, esse material de hoje não é mais como o de antigamente. Tudo hoje é descartável".

De repente, Pow ( um estrondo enorme, e sente-se um forte cheiro de borracha queimando ).

"Que foi isso, meu amigo ?
"Foi nada não, eu apenas liguei fase com fase mas o disjuntor desligou..."
"Você quer incendiar minha casa, seu Filho duma Roque Fuça ?"
"...isso é normal... " Normal ???????
"E o Ar-condicionado vai ficar assim ao deus dará sem parafusos fixando ?"
"Ah! o Sr não mandou fazer um projeto, nao é culpa nossa..."
"E precisa de projeto pra sentar um ar-condicionado ?"
"Precisa sim. Quando o Sr. vai fazer uma casa não contrata um arquiteto ? pois do mesmo jeito, se tivesse avisado nossa firma teria feito o projeto. "
"Quer dizer que eu tenho que contratar um arquiteto pra sentar um ar-condicionado. E lógico que esse preço o cliente paga por fora."
"É sim."
"Então vocês vem na minha casa de noite, já no escuro depois de sentar 10 ar-condicionados de dia, na ganância, sem parafusos nem porcas, dão garantia só de 3 meses, sabe lá se o gás não tá vazando por 400 reais ? Mas isso é um ROUBO !!!"
"Patrão, esse é preço de mercado. Pode procurar..."

Mas de todas experiências com os ladrões do Crato, pior do que o pessoal da informática onde você fica só de cueca e pior do que os que consertam impressoras que lhe arrancam os olhos da cara, não consertam porcaria nenhuma, e pior do que os que recondicionam cartuchos de impressora que secam no outro dia, é você se meter a consertar seu carro no Crato. Olha, da classe de mecânicos, são poucos que se salvam.

Meu carro já tá meio velhinho, sabe? De vez em quando precisa de um conserto. O mecânico "oficial" dele, só trabalhava de porre. Não tinha uma vez pra chegar na casa do infeliz pra mulher dele não dizer:

"Zé bebeu demais e já capotou"
"Mas agora que é meio-dia, como é que ele já capotou ? "

Outro dia precisei trocar os kits do motor, coisa muito delicada, que exige além de ferramentas, uma perícia extraordinária. Cheguei lá pelo meio-dia e tava o carro parecendo um resto da guerra pendurado e o mecânico completamente embriagado.

"Meu amigo, como é que você consegue trabalhar embriagado dessa maneira, ainda mais fazendo um motor que exige alta precisão nas mãos e na cabeça, com a mão tremendo mais que vara verde ?"

"Não se preocupe, quando eu to bêbado, eu trabalho melhor do que bom, e eu já faço isso há 25 anos"
Eu falei: "Sabe que eu acredito em você ? Quer dizer que você bêbado trabalha melhor ? Taí, que eu vou até dar essa dica aí para o pessoal da FORD, da WOLKSWAGEN, da FIAT, para na linha de montagem o pessoal colocar uma pipa cheia de cachaça, quem sabe assim nossos carros fiquem melhores, hein ?"

A bola da vez é que eu possuo 2 carros velhos. Mandei consertar um que tava sem funcionar direito o motor de partida. O cara passou 2 dias com ele e me entregou. A má notícia é que depois disso, a parte elétrica foi pro brejo, tem um farol apagado, sinaleira só de um lado, luz de freio nao funciona mais, e a ré tem horas que funciona e outras não. Mexeu na regulagem do motor e conseguiu entupir o giclê de baixa rotação, além de que baixou tanto a embreagem que o carro so funciona agora com o afogador puxado. Eu ando pelas ruas do Crato e nem precisa pisar no acelerador, pois o carro já acelera sozinho. Pense num carro ruim! Eu já pensei em jogar essa porcaria lá de cima da ladeira do quebra-bunda!

Contando meu desespero a um amigo meu, este me disse: "Rapaz, porque você não leva para um grande profissional do ramo ? Tem um ali perto da Rodoviária que o cara é bamba, resolve tudo. Resolvi atender o conselho desse amigo e fui lá capengando, quase que a lata velha não chegava lá. Ao entrar na oficina, não gostei de cara: Tinha assim, sem mentira nenhuma, uns 20 carros sendo consertados. Depois de ficar quase 15 minutos de pé tentando ser atendido, gente passando de um lado pro outro...

"Bom dia, o Sr. é mecânico daqui ? " Perguntei a um deles.
"Não. Fale com aquele rapaz ali..."
"Bom Dia, o Sr. é mecânico ?"
"Fale com aquele rapaz de macacão azul, que eu to ocupado"
"Bom dia, o Sr. pode me atender ? é que eu preciso consertar meu carro..."
Ele faz de conta que não me escutou e se vira para o colega: "Me passa aí uma chave 5/8, Roberto"...
Resolvi dar a volta e comecei a falar alto: "Tem alguém aqui que possa me atender nessa merda ?"
Chega o proprietário do local:
"Qual é o problema ?"
"O problema é que eu trouxe meu carro aqui pra consertar. É aquela Belina ali"
"Qual o problema dela ?"
"Carburador entupido, trocar as velas, regular embreagem"
"O Sr. estacione ela ali por favor..."
Eu pensei: "Agora vai" Estacionei o carro.
falei: "Amigo, e quando é que posso vir pegar a belina ?"
"Rapaz, é o seguinte, nós tamos com pouca gente agora, mas em menos de um mês eu lhe entrego"
"Hum mês ? Eu preciso dela pra ontem, nao posso ficar sem carro. Como é que o Sr. pega desse tanto de carros ao mesmo tempo se sabe que não pode dar de conta de todos ?"
"Patrão, a coisa tá ruim. Se eu disser que tenho carro demais, o cliente procura meu concorrente"
"Então, quer dizer que se chegar aqui 100 carros o Sr, aceita todos eles sabendo que so vai entregar daqui a 1 ano ?"

Peguei meu carro velho e fui embora. Agora essa pra finalizar:

Passei nas lojas Americanas ontem e vi um HD externo desses que a gente adiciona ao computador. Achei interessante e resolvi comprar. R$ 250,00. Parcelei em 4 vezes no cartão VISA, todo contente. Já ia saindo da loja, quando resolvi me informar melhor:

"Meu amigo, esqueci de lhe perguntar uma coisa. Qual é a garantia da loja ?
O cara me chamou em reservado e disse:
"Rapaz, é o seguinte, garantia não tem não. De nenhum dia. Se der um defeito, você aciona a assistência técnica. "
"Mas a assistência técnica da Seagate só tem nos Estados Unidos!"
"Patrão, num posso fazer nada. É norma da loja para produtos de informática"
"Quer dizer que as grandes Lojas Americanas não dão garantia de nenhum dia para os produtos de Informática ? Os clientes compram no ESCURO ???
"Pois é..."
"Olha, amigo, que eu saiba, em qualquer loja do Brasil é lei, todo produto tem um prazo para troca se apresentar algum problema, de até 7 dias."
"É, mas aqui não tem não..."

Ok. Ok. Ok.....Voltei pra casa fumaçando mais que a minha Belina velha sem conserto, e vinha pensando no caminho: "Existirá terra de mais ladrões engravatados do que o Brasil ?"

Salve todos aqueles profissionais que ainda trabalham honestamente!

Por: Dihelson Mendonça

O último prefeito udenista de Crato -- por Armando Lopes Rafael

José Horácio Pequeno
Credito: foto sobre foto:Wilson Bernardo
Um amigo, Renato Casimiro – residente em Fortaleza – pediu-me uma foto de José Horácio Pequeno, prefeito de Crato no quatriênio 1959-1962. A solicitação de Renato levou-me até a sede da Prefeitura, onde fica a Galeria de Retratos dos Prefeitos de Crato. Lá, com a ajuda de Wilson Bernardo (que fez a foto-sobre-foto de José Horácio), pude atender à solicitação de Renato.

Durante cerca de vinte anos – após a redemocratização do Brasil em 1946, com o fim da longa ditadura de Getúlio Vargas – um partido político, a União Democrática Nacional-UDN elegeu seguidamente todos os prefeitos de Crato.
E a UDN só perdeu o comando político da (então) mais importante cidade caririense, por consequência da dissidência de uma importante liderança udenista local, o Sr. José Pinheiro Esmeraldo. Este era o candidato natural do partido a prefeito de Crato nas eleições de 1962. No entanto foi preterido por membros do diretório municipal da sigla, que preferiram homologar o Dr. Derval Peixoto como o candidato da UDN. Desgostoso com a quebra do compromisso anteriormente firmado, José Esmeraldo se lançou por outra agremiação política, obtendo mais de mil e seiscentos votos, número elevado para aquela época. Com a UDN dividida, o vitorioso no pleito de 3 de outubro de 1962 foi o professor Pedro Felício Cavalcanti, candidato do PSD.

José Horácio Pequeno foi assim o último prefeito udenista de Crato.
Eleito em 1958 cumpriu seu mandato até início de 1963. Nascido em 29 de julho de 1895 ele era filho de Horácio Jácome Pequeno e de Maria de Alencar Pequeno, esta irmã do famoso coronel Nelson Alencar, do Lameiro. Horácio Jacome teria passado a vida no anonimato, não fosse o fato de ter sido assassinado – na trágica noite de 7 de novembro de 1903 – por sicários da guarda particular do então chefe político de Crato, José Belém de Figueiredo, fato ocorrido durante uma serenata. Esse assassinato foi o pivô da revolta popular – liderada pelo Coronel Antonio Luiz Alves Pequeno – que apeou do poder o Coronel José Belém de Figueiredo.

José Horácio Pequeno descendia de importantes e tradicionais famílias cratenses, mas, devido ao atraso do meio em que vivia, pouco estudou. Isso não o impediu de se tornar um destacado comerciante de rapadura, farinha de mandioca, sementes oleaginosas e peles de animais, produtos de muita comercialização naquele tempo. Além do mais, ele gozava da fama de ser rigorosamente honesto em tudo que empreendia. Já como prefeito de Crato, enfrentou dificuldades não pensadas. A começar pelo fato de ser oposição ao governador do Ceará daquele quatriênio, Parsifal Barroso, este filiado ao PTB. Encontrou ainda uma arrecadação na Prefeitura bem pequena, que mal cobria o pagamento do funcionalismo municipal.
Além disso, José Horácio sempre ajudou os pobres de Crato e levou esse costume para a Prefeitura. Todos os dias muitos o procuravam e ninguém saía de lá com as mãos abanando. Finalmente, ele não contou com uma boa assessoria para ajudá-lo a administrar o Crato. Seu mandato como prefeito coincidiu com o início de profundas mudanças e avanços tecnológicos, que varreria todo o mundo. Estas, algumas razões porque sua administração passou marcada, inegavelmente, com pouco brilho.

Para piorar o quadro, o início da década 60 marcou também o começo do vertiginoso crescimento da vizinha cidade de Juazeiro do Norte, o que ofuscou a liderança que o Crato exercera isoladamente, até então, no Cariri. Só para citar um dado: com o advento da energia elétrica da Chesf ao Cariri, a cidade que naturalmente deveria receber a sede da Celca (Companhia de Eletricidade do Cariri) era Crato. Entretanto, os cratenses subestimaram o poder de organização da sociedade de Juazeiro do Norte, e as lideranças daquela cidade foram mais competentes levando a sede da Celca para lá. A festa comemorativa à chegada da energia gerada pela cachoeira de Paulo Afonso – que trouxe até o Ministro da Viação para a solenidade – foi toda feita em Juazeiro do Norte. De lá para cá a vizinha cidade só tem contabilizado vitórias quando disputa com Crato a localização de melhoramentos destinados à região.
Ante essas adversidades citadas, José Horácio nunca perdeu a calma para justificar as dificuldades que enfrentou como prefeito de Crato. E continuou a agir com a mesma tranquilidade, com a mesma distinção pessoal, com sua postura pacífica e a serenidade que lhe era peculiar.
Conta-se que durante seu governo, num ano de chuvas excessivas, até as ruas próximas ao centro de Crato enfrentaram a destruição do calçamento e o aparecimento de buracos. Um dia, num beco existente atrás da Catedral, um caminhão ficou atolado no lamaçal. Revoltado, o motorista do veículo começou a culpar – em voz alta e com duras expressões – o prefeito de Crato por aquela situação. Por coincidência, José Horácio ia passando no local. Ouviu tudo sem se alterar e só quando o motorista se calou, o prefeito falou:
– Invernão... não é meu amigo?

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

MUSICALIZAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS


Inscrições abertas para  Oficina de Canto Coral

Responsável: Francisco Joacy T. Cordeiro (Contato: 8802 0220)

Público alvo: interessados a partir de 16 anos

Período: 25 de janeiro de 2011 a  30 de julho de 2011

Horário: 19h (Às terças/quartas/quintas-feiras)

Nº de participantes: Mínimo 30 e Máximo 50

Observação: a confirmação da inscrição ficará sujeita ao  resultado de um teste de aptidão a ser agendado.

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO - CEARÁ:

Policiais do Ronda do Quarteirão do Crato são vítimas de atropelamento.

Um acidente de transito ocorrido na madrugada desta sexta-feira, (07), em Fortaleza - CE vitimou dois policiais militares lotados na 5ª Cia do 2º BPM sediada na cidade do Crato. De acordo com informações do tenente PM Rubens, coordenador do Ronda do Quarteirão em Crato, os soldados Carlos Magno e Isidoro se encontrava em Fortaleza participando de um curso de motorista da PM, e nesta madrugada quando retornavam para o local aonde estavam alojados foram colhidos por veiculo que transitiva em alta velocidade na Avenida Godofredo Maciel, imediações do DETRAN, no Bairro Mondubim. Os militares foram socorridos para o hospital Frotão em Fortaleza. O soldado Carlos Magno sofreu uma fratura na perna esquerda e foi submetido a intervenção cirúrgica enquanto o soldado Isidoro sofreu uma pancada na cabeça tendo sido levado para a sala ressuscitação aonde permaneceu durante algumas horas vindo juntamente com o primeiro após os procedimentos médicos ser transferido para a enfermaria do Frotão onde permanecem em observações. Os dois fazer parte do programa Ronda do Quarteirão em Crato.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Apreensões por porte ilegal de arma de fogo e uso de entorpecentes

Ontem (07), por volta das 10h00, realizando rondas pela área central de Juazeiro do Norte, na rua São Paulo com rua São Bernardo, a viatura RD-1220 composta pelos soldados Santos e Melo, abordou dois menores em atitudes suspeitas, o primeiro de iniciais L. R. S. 15 anos, residente na rua José Paracampus bairro Pio XII, que estava armado com um revolver calibre 32, de marca Taurus, capacidade para 06(seis) cartuchos, com 02(dois) cartuchos intactos. O segundo E. S., 17 anos, residente na rua Joaquim de Souza Mendes, bairro PIO XII, encontrava-se com uma pequena quantidade de maconha, a viatura encaminhou os dois indivíduos para a 20ª DRPC para procedimentos legais

Furto em estabelecimento comercial

Por volta das 14h10, de ontem (07), no interior das Lojas Americanas localizada na Rua do Cruzeiro, Centro de Juazeiro do Norte, foram presos pela composição da RD 1220, soldados Santos, Melo e Roberto, Robson Sarmento Silva, 23 anos, residente na Rua Sagrada Família, no Centro do Crato-CE, e Fabiana Solon Marques, 27 anos, residente na Rua José Alves de Figueiredo, bairro Pinto Madeira, Crato-CE - De acordo com o boletim da polícia, um dos funcionários da Loja flagrou o casal furtando 03 (três) laptops infantis e 02 (duas) caixas de chocolates, instantes em que foram conduzidos juntamente com os objetos recuperados para a Regional de Polícia Civil, apresentados a autoridade policial para realização dos procedimentos pertinente.

Localização de criança abandonada

O policiamento do Ronda Quarteirão através da RD 1228, composta pelos soldados Vagner, Douglas e Cavalcante, localizou por volta das 18h00, na Rua Virgínia de Mendonça, 99-A, bairro Triângulo, nesta cidade, uma criança por nome de Viviane, 05 anos de idade, a qual segundo informações prestadas pela senhora Denilza Ferreira Moreira, 33 anos, teria sido abandonada pela avó, informação esta prestada pela criança que não soube informar onde residia. A criança e a senhora Denilza foram conduzidas para o Abrigo Municipal, localizado na Rua Valdomiro Maçal, , bairro Triângulo, onde a garota foi entregue as funcionárias Salete e Lucileide que ficaram responsáveis pela mesma

Apreensão por posse ilegal de arma de fogo e prisão por desacato

Ontem, por volta das 19h25, chegou ao conhecimento da CIOPS do 2º BPM por meio de ligação de populares a informação de que no cruzamento da Rua São Benedito com Rua do Seminário, bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte, encontrava-se um homem não identificado, trajando camisa preta e boné preto, armado com arma de fogo querendo matar outra pessoa. A CIOPS acionou para o local as RDs 1221, integrada pelos soldados Arilo e Silvério e RD 1224, composta pelos Soldados De Lima, e Mark, sob a Coordenação do Oficial de Policiamento, o Tenente Santos, que ao chegarem ao local constataram as denuncias. Os militares da RD 1221 efetuaram a apreensão do menor de iniciais W. N. V., 16 anos, residente na Rua São Benedito, bairro São Miguel, , o qual segundo seu genitor, o senhor José Edmilson Valério, encontrava-se de posse de um revolver ameaçando-o.

Na chegada da PM o adolescente escondeu a arma em sua casa, ocasião em que foi dada permissão pelo proprietário da residência para que fosse realizada buscas, instante em que foi localizada no quintal 01(um) revolver da marca I.N.A, nº 113192, calibre 32, oxidado, capacidade para 06(seis) cartuchos, com 06(seis) cartuchos intactos, sendo junto com o adolescente conduzida a 20ª DRPC. A polícia informa que, no instante da condução do adolescente, a sua genitora a senhora Maria Socorro Nogueira, 36 anos, insatisfeita com o sucesso da ação policial, passou a desacatar a composição da RD 1224 com termos pejorativos, instante em que foi dada voz de prisão e a mesma fora conduzida também à presença da autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

Recuperação de motocicleta roubada e apreensão de arma de fogo usada em roubo

Na Rua Violeiro José Gaspar com a Rua Cel. Nery, bairro Vila Fátima, em Juazeiro do Norte, por volta das 21h30min, de ontem (07), um homem desconhecido alto, de barba, usando óculos de grau, de calça e jaqueta jeans, e blusa interna de cor preta, armado a revólver, mediante ameaças subtraiu a motocicleta Honda Titan ES 150, de cor preta, ano 2009, placa NRD 0548, do Wellington Pereira da Silva, 23 anos, residente no bairro Pio XII, para em seguida abordar os funcionários do Posto de Combustível Juazeiro Petróleo, localizado na Rua Castelo Branco, bairro Pirajá, onde segundo o Gerente Marcos Antônio de Oliveira, 41 anos, os funcionários foram dominados e conduzidos para o interior do referido posto, no instante que o infrator subtraiu uma quantia em dinheiro não informada, fugindo em direção ao bairro Aeroporto. A CP 2521 comandada pelo Tenente Santos, auxiliado pelo cabo Patrício, juntamente com as s Viaturas CP 2531 composta pelos cabos Galiza e Félix, e CP 2541 cabo Ivan, auxiliado pelos soldados Brandão, Alcântara, e Heldir, realizaram diligências, e na localidade de Sítio Gavião, zona Rural de Juazeiro do Norte, onde o infrator abandonou a referida moto e um revólver marca Rossi, cal. 32 com numeração raspada, com 03 (três) cartuchos intactos e 01 (um) deflagrado. Foram realizadas buscas, porém o infrator não foi localizado. Os referidos objetos foram conduzidos para a 20ª DRPC para os procedimentos cabíveis.

JARDIM – CEARÁ:

Prisão por porte ilegal de arma de fogo


A polícia de Jardim registrou por volta das 16h00min,de ontem (07), na sítio Brejinho, zona rural daquele município uma prisão por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu durante uma abordagem policial realizada pela composição da CP 2551, sob o comando do sargento Valdir, auxiliado pelo cabo Paulo e soldado Barros, a pessoa de Francisco de Assis do Nascimento, 44 anos, residente no sítio Brejinho, em Jardim. Segundo a polícia, Francisco transitava como carona em uma motocicleta e no instante da ação policial, portava dentro de uma bolsa, 01 (um) revolver da marca Taurus, calibre 38, modelo especial, nº 1246036, capacidade para 06 (seis) cartuchos, com 04 (quatro) cartuchos intactos, oxidado, instantes em que foi dada voz de prisão e o mesmo conduzido para a 20ª DRPC para realização dos procedimentos cabíveis, onde foi instaurado o Inquérito Policial 38/2011. Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, não apresentou registro anterior em desfavor do mesmo.

CARIÚS - CEARÁ


Aposentado de 75 anos morto com três facadas

Uma rixa antiga foi a motivação do crime. O aposentado Carlos Alves de Oliveira, 75 anos, casado, foi assassinado na tarde desta sexta-feira (07), com três golpes de faca. De acordo com o boletim da PM enviado a imprensa, ele se encontrava por volta das 16h0min, sentado na calçada de um comércio, na Rua Pascoal Stopelle, centro, Cariús-CE, quando foi surpreendido por Luiz Lisboa Ricarte da Silva, 67 anos, casado que lhe deferiu 03(três) perfurações a faca, atingindo-o na região intraclavicular direita, braço direito e região escapular direita. O mesmo teve morte no local. O policiamento militar de Carius realizou diligencias em torno fato vindo por volta das 18h00min, na Rua do Acampamento, centro daquela cidade, localizar e prender o Luiz Lisboa que foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Iguatu, onde foram feitos os procedimentos cabíveis junto à autoridade competente. Vale salientar que o motivo do homicídio seria uma rixa antiga entre vítima e acusado.

JUCÁS - CEARÁ:

Criança de 10 anos morre afogada em açude. A vítima tinha ido pegar água, juntamente com seu irmão

Manhã desta sexta-feira (07), a polícia militar de Jucás-CE registrou uma morte por afogamento, ocorrido por volta das 10h00min, em um açude no sítio São Francisco, distante 34 km da sede daquele município. O menor José Samuel da Silva, 10 anos, estudante, filho de Manuel Gomes da Silva e de Marluciene Soares dos Santos, deslocou-se até um açude localizado próximo a sua residência no intuito de pegar água, juntamente com seu irmão, Iago Soares da Costa, 12 anos, quando e resolveu tomar banho vindo afogar-se e morrer. O seu irmão, que não sabia nadar, foi até a casa chamar seus pais, mas quando da chegada destes ao local, o menino já se encontrava sem vida. Os policiais acionaram o Rabecão para comparecer ao local e conduzir o corpo para o IML desta cidade para a devida realização do exame necropsia.

BODOCÓ - PERNAMBUCO:

Tentativa de homicídio, homem tenta assassinar agricultor a golpes de facão

O fato ocorreu por volta das 00h30min de hoje (07/01/11) no Sítio Canafístula, zona rural de Bodocó - PE, onde segundo a polícia, acusado e vítima entraram em vias fatos por motivo de ciúmes da ex-mulher de um dos envolvidos. Sendo que acusado conhecido pela acunha de Tuta se armou com um facão e deferiu vários contra a vítima Jailson José da Silva, agricultor, solteiro, 24 anos, que foi lesionado no braço e cabeça. O mesmo foi socorrido por populares para o Hospital de Ipubi – PE, já o acusado fugiu em seguida tomando destino ignorado. A GT-01 do 4º Pelotão de Bodocó – PE tomou conhecimento do fato e realizou diligência, mas não conseguiu localizar o acusado, ficando o fato registrado na DPC local. (BO nº 006/11)

CEDRO - PERNAMBUCO:

Homicídio, rapaz de 24 anos é assassinado a tiros por motoqueiros


O crime aconteceu por volta das 01h00min de ontem (06/01/11) na Rua Tiradentes, centro de Cedro – PE, onde a vítima Kleyton Rodrigues Alves Januário, 24 anos, foi surpreendida na porta de casa por dois elementos em uma motocicleta de placa não anotada. Segundo testemunhas, os ocupantes da moto sacaram as armas e efetuaram vários disparos contra a vítima que não resistiu e morreu no local. Os criminosos fugiram em seguida tomando destino ignorado. A GT-01 do Pelotão de Polícia Militar de Cedro – PE juntamente com componentes da Operação Polígono realizaram diligência, mas não obtiveram sucesso. Ficando o fato registrado e será investigado pela DPC local. Este é o segundo assassinato do corrente mês em Cedro – PE. (BO nº 0019/11)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

AULA-SHOW

ESPETÁCULO DE DANÇA

Dep. Ely Aguiar fala sobre o andamento da Estátua a N. Senhora de Fátima em Crato


Para aqueles que não acreditavam, torciam contra, aí está; o Projeto N.S. de Fátima em ritimo acelerado, no alto do Barro Branco. Alías, você sabe que tem um grupo aí que reclama, reclama e reclama. Não faz outra coisa a não ser torcer contra. São as chamadas " Forças do Atraso ". Pois bem, o Projeto Fátima é uma realidade, obra executada exclusivamente pelo governo do Estado. Os recursos estão 100 por cento garantidos, com 50 por cento da verba do meu gabinete, já repassada para o governo estadual e 50 por cento da Secretaria de Cidades, com fiscalização do Tribunal de Contas do Estado.

Quem viver verá o crescimento do turismo religioso no Crato e na região do Cariri. Será um dos monumentos sacros mais alto do mundo, com mais de 40 metros de altura, em alvenaria e fibra de vidro, em uma praça de 6 hectares. Na foto, já se pode ter uma idéia do andamento dos serviços e da sua grandiosidade. Isso, para o crescimento do Crato e do Cariri, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Agora mesmo, no Rio Grande do Norte foi inaugurada a Santa Rita de Cassia, com mais de 50 metros de Altura e, na cidadezinha de Swibodzin, Polonia, o mundo acabou de ver o Cristo Redentor sendo erguido, com 33 metros de altura.

Em 6 meses o monumento já foi visitado por mais meio milhão de pessoas. A economia da cidade já cresceu em mais 10 por cento. O outro grande objetivo nosso é com relação a recuperação da estrada Crato - Santa Fé. Na audiência que tivemos com o governador Cid Gomes ficou a ampla possibilidade da estrada municipal ser transformada, através de decreto, em rodovia estadual, para que o governo possa garantir a sua total recuperação. Aqui estamos trabalhando o máximo para que isso venha acontecer.

Dep. Ely Aguiar

Tribunal de Justiça empossa mais dois desembargadores


NE - O Blog do Crato parabeniza o novo Desembargador Durval Aires Filho ( meu grande amigo ) pela posse na tarde de ontem no tribunal de justiça do estado do Ceará. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, o Empresário Valdemir Correia de Sousa e o administrador do Blog do Crato enviam felicitações e votos de muito sucesso.

Perfil

Durval Aires Filho Ingressou na magistratura no dia 1º de setembro de 1986, como Juiz Substituto da Vara Única de Farias Brito. Atingiu a vitaliciedade em 10 de julho de 1989, sendo promovido posteriormente para as Comarcas de Aurora e Tianguá.

O magistrado passou a atuar em Fortaleza na data de 25 de agosto de 1994, como juiz da 30ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua. Em seguida, assumiu a 3ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária. Desempenha também a função de coordenador da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Tem mestrado em Políticas Públicas e Sociedade, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), além de especialização em Análise Ambiental, pela mesma instituição.

Possui ainda especialização em Direito e Processo Eleitoral pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Durval Aires é autor de várias obras, entre elas, "Corrida Eleitoral: Limites Atuais da Propaganda", "As 10 faces do Mandado de Segurança", "O Mandado de Segurança em Matéria Eleitoral" e "O Trinquete da Coisa Julgada Relativa e Alguns Questionamentos em Matéria Tributada".

Os juízes Durval Aires Filho e Francisca Adelineide Viana tomarão posse como desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce) hoje, 6a.feira (07/01), às 17h:00. A solenidade acontecerá no Palácio da Justiça, sob a presidência do desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário cearense. O juiz Durval Aires Filho, coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e titular da 3ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária de Fortaleza, foi eleito pelo critério de merecimento, em sessão plenária extraordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2010.

Na mesma solenidade, o pleno do TJ/Ce elegeu, pelo critério de antiguidade, a juíza Francisca Adelineide Viana, titular da 2ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua. Os atos de nomeação dos novos integrantes do colegiado do TJ/Ce foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do dia 21 de dezembro de 2010. Os dois magistrados assumem nas vagas criadas pela Lei Estadual nº 14.407, de 15 de julho de 2009. O presidente do TJ/Ce, desembargador Ernani Barreira Porto, fará o discurso de saudação. Em nome dos empossados, falará Durval Aires Filho.

Francisca Adelineide Viana Ingressou na magistratura no dia 21 de janeiro de 1981, na Comarca de Guaraciaba do Norte. Desempenhou ainda atividades nas comarcas de Milagres, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, entre outras. Pelo critério de merecimento, foi promovida, em 27 de novembro de 1991, para a 2ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua. Na capital, a magistrada compôs o colegiado das Turmas Recursais e respondeu pela 8ª, 1ª, 4ª, 15ª, 6ª, 3ª, 2ª, 10ª e 9ª Varas Criminais. Respondeu também pela 3ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza e coordenou as Varas Criminais, de Tráfico, de Trânsito e do Júri. A magistrada tem curso de Especialização em Competência Criminal ministrado pela Esmec.

Fonte: Tj/Ceará

Em Entrevista de Rádio, Pres. da Câmara de vereadores disse que houve "ajuda" do Dep. Sineval Roque e do Pres. do PP de Crato


NE - Editado: Na transcrição a partir da gravação, havia sido colocado que José Ailton seria presidente do PT, quando na verdade é do PP. A matéria já foi toda corrigida, baseada nas informações dos nossos comentaristas.

"Que fique bem claro, HOUVE A NOSSA AJUDA DO DEPUTADO SINEVAL ROQUE, HOUVE AJUDA DO PRESIDENTE DO PP, JOSÉ AILTON BRASIL, mas nunca foi discutido relação sobre a sucessão municipal..." - Florisval Coriolano em entrevista de Rádio.

E
m entrevista ao Jornal da Rádio Princesa de hoje ( 08 ) , o presidente da Câmara Municipal Florisval Coriolano disse algo que me deixou a refletir. Disse ele se referindo a que não havia uma conotação de sucessão política em Crato nesta nova composição da câmara:

"Quando nós nos juntamos para formar essa mesa, foi sem nenhum compromisso futuramente. Nos sim, fizemos ( queríamos ) fazer uma mesa para que juntos batalhamos para mudar essa câmara. Não foi pensando em nenhum momento, das pessoas que estavam juntos em sucessão municipal. Que fique bem claro, HOUVE A NOSSA AJUDA DO DEPUTADO SINEVAL ROQUE, HOUVE AJUDA DO PRESIDENTE DO PP, JOSÉ AILTON BRASIL, mas nunca foi discutido relação sobre a sucessão municipal..."

Interessante: Que tipo de "ajuda" do Dep. Sineval Roque e do Presidente do PP seria essa que a nova formação da câmara de vereadores teria recebido, conforme afirma o Florisval Coriolano ? O que tem a ver um Deputado Estadual AJUDAR durante um processo de escolha da câmara de vereadores de uma cidade ? Porquê inserir o Deputado e o Pres. do PP do Crato no meio disso ? estranho? - Se sabemos que essas 2 pessoas aí fazem oposição ao governo do prefeito Samuel Araripe, e o Dep. Roque já é tradicional candidato a prefeito do Crato, que tipo de "ajuda" a câmara poderá ter recebido ? E falando nisso: CÂMARA de Vereadores é lá local de receber "Ajuda" de deputados adversários durante viotação que deu vitória à oposição ? Que relação existe entre todas essas coisas ?

Há poucos dias, o nobre advogado Aglézio de Brito, viu com muita desconfiança todo esse "acordo" ocorrido na câmara do Crato para garantir a vitória da oposição. Assim se pronunciou Dr. Aglézio de Brito:

Dr. Aglézio de Brito comenta a votação na Câmara de vereadores do Crato

"Acredito mesmo que essa arenga toda para se eleger a Mesa Diretora da Câmara Municipal tem coisa ruim por trás, apesar de se saber que Florisval Coriolando é um homem de bem, com nível superior e de mente aberta e que não se deixa levar por "orientações" de políticos mal intencionados. O que eu temo (e deve ser o temor geral da população) é que essa "união" dos 7 edis, sirva para apoiar candidato a prefeito, nas próximas eleições, que não tenha, pelo menos, o perfil de Samuel Araripe, cujo nível intelectual e administrativo somente honra o nosso Município, ao contrário de alguns que já foram e de outros que estão desejando ser Prefeitos,os quais não enxergam um palmo adiante do nariz e não têm a menor condição de representar politicamente uma cidade do quilate do Crato."

Aglézio de Brito

O.B.S - Temos tudo gravado . Ouça o áudio da entrevista, no player abaixo. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, aconselhamos desativar o nosso player principal na entrada do Blog, canto superior direito:




O.B.S - Como veículo democrático, estamos abertos às partes interessadas para quaisquer esclarecimentos e entrevistas. Afinal de contas, o povo merece respostas. Nosso E-mail: blogdocrato@hotmail.com - marcar entrevistas e filmagens.

Infraero aponta riscos no Aeroporto do Cariri - Reportagem: Elizângela Santos


Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, está em área que passa por rápido processo de urbanização. Ocupações irregulares devem ser contidas - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Normas de segurança são essenciais para o bom funcionamento do Aeroporto de Juazeiro, segundo Infraero

Juazeiro do Norte. Os riscos relacionados à ocupação irregular da área que envolve o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, foram debatidos, ontem, no I Seminário sobre Área de Segurança Aeroportuária (ASA), do Aeroporto Regional. Vários alertas foram feitos relacionados ao rápido processo de urbanização da área e, de acordo com a explanação do superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, até um colégio está dentro da área considerada irregular. O alerta serve para coibir que novos empreendimentos sejam construídos no local e, mais tarde, o Aeroporto possa até ser interditado.

Os riscos começam a se apresentar e o superintende afirma que esse trabalho, por meio de esclarecimentos técnicos da portaria 1.141, que determina a zona de proteção do Aeroporto, chega em uma boa hora, por conta do acelerado processo de ocupação. Alguns imóveis chegaram a ser construídos na área de risco, de forma irregular, e outros, segundo ele, que não tantos, devem ser indenizados pela municipalidade no futuro. Há áreas, inclusive, segundo Nicácio, já loteadas na área irregular. Ele deverá ter uma audiência com o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, para explicar todo o processo e até a possível condição para a ampliação do Aeroporto, para que não haja um comprometimento futuro.

Do seminário participaram os prefeitos do Crato, Samuel Araripe, a vice-prefeita de Barbalha, Betilde Correia, o vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, dentre outros administradores e secretários de infraestrutura, e do prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite. Representantes do Ministério Público foram convidados, mas não compareceram.

Nicácio lamentou a ausência do prefeito de Juazeiro. Destacou a necessidade de ações que impeçam avanços de construções na área e que a população se concentre dentro da zona de ruído. Imagens da área foram apresentadas pelos técnicos, que mostram a realidade do processo de ocupação, que ainda poderá ser revertido sem problemas. Para Nicácio, a iniciativa tem que ser tomada com urgência. O coordenador de Meio Ambiente da Infraero no Nordeste, Fernando Aoun, disse que é necessário fortalecer o processo de fiscalização na área, com a aplicabilidade da portaria. Destacou as responsabilidades dos órgãos ambientais e da municipalidade. A área de segurança estabelece o limite de 20km. Dentro dela, há critérios para construções de obstáculos que estabeleçam risco de acidentes, e isso inclui as edificações e também a fauna regional.

Manejo de Fauna

Segundo Aoun, será desenvolvido um Plano de Manejo de Fauna. Esse plano foi solicitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para verificar a incidência da fauna nessa área. Até 2009, Juazeiro tinha nível crítico. "Há três anos estive no Aeroporto e agora fiquei admirado com o adensamento urbano e a ocupação irregular da área. Já têm casas debruçadas sobre a cerca do Aeroporto. Houve um crescimento alto". Com o Plano, serão estudadas alternativas de desocupação de animais. O coordenador destacou a construção de uma vila de casas nas proximidades do Aeroporto, já dentro da área considerada irregular. Ele destacou a importância do seminário como forma de sensibilizar o poder público quanto ao processo de ocupação da área. Por conta disso, afirma que foram convidados os prefeitos das cidade mais próximas, como Barbalha, Crato, Abaiara, Caririaçu, Aurora.

Quanto à fauna, a principal preocupação, conforme Aoun, refere-se às aves, que causam problema às aeronaves por estarem dividindo o mesmo espaço. "Pode até causar um acidente de proporções inimagináveis".

O coordenador destacou que não fica inviável a construção de um novo terminal, mas a área está praticamente restrita para esse projeto. Quanto ao ruído, Aoun afirma que muitos moradores já ocupam espaço que excede esse limite. Dependendo do risco operacional, Aoun afirma que o Aeroporto pode até ser interditado. Afirma que se chegou a esse problema pelo próprio desconhecimento da lei e omissão dos poderes públicos. Celestino alertou os construtores que busquem desenvolver suas obras dentro da legalidade. Ele disse que a audiência com o prefeito e a Infraero será decisiva no sentido de iniciar procedimentos administrativos para coibir a ocupação da área que envolve riscos.

Necessidade

"É preciso que as administrações públicas se sensibilizem com a ocupação irregular da área do aeroporto"

Fernando Aoun
Coordenador de Meio Ambiente no Nordeste da Infraero

MAIS INFORMAÇÕES

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes/ Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto, Juazeiro do Norte/ (88) 3572.0700 / 3572. 2118

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe

Deputado Ely Aguiar é recebido pelo Governador Cid Gomes e discute sobre o conserto de Santa Fé


Amigo Dihelson, fui recebido em audência, nesta segunda feira, pelo governador Cid Ferreira Gomes, em seu gabinete. Tratei especificamente de dois assuntos; Segurança Pública e estrada da Santa Fé. Sobre segurança público senti o firme propósito do governador acatar o nosso Projeto que cria o Primeira Batalão de Fronteira, na divisa do Cariri com o Estado de Pernambuco, tendo o Crato como sede do Batalhão.

A finalidade é combater o tráfico de armas, drogas, roubos de carros, cargas e auxiliar os agentes fazendários que atuam na região. O governo foi taxativo, não medirá esforços para reduzir a criminalidade e disse que o Batalhão poderá ser uma das alternativas, criando outros nas divisas com Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte. O outro assunto tratado foi com relação a estrada da Santa Fé. É do conhecimento de todos que duas emendas ao aoçamento do Governo foram aprovadas pela Assembléia. Uma minha e outra do Sineval, destinando recursos para a recuperação da estrada. Fiz uma exposição do que é a estrada e sua importância para o povo daquela região e para o Crato.

Levando-se em consideração que é uma estrada municipal, a idéia do Governador Cid é, a nosso pedido, apresentar um decreto, em total acordo com a Câmara Municipal do Crato, no sentido de que a estrada seja ' ESTADUALIZADA ", so assim, ele poderá fazer a obra. De imediato, ele consultou a Procuradoria Geral do Estado para ver essa possiblidade, e realizar a obra.......Vou continuar defendendo o crato, pode ter certeza...Esse é o meu compromisso. Se a estrada da Batateiras saiu, a de Santa Fé também saíra....

Dep. Ely Aguiar

CRATO - Notícias do Dia 08 de janeiro de 2011


Saúde do Crato fortalecida: novas agentes são empossadas e médicos contrados para o PSF

A Saúde do Crato está mais fortalecida. Nesta quinta-feira, foram empossados no gabinete da Secretaria de Planejamento e Administração da Prefeitura Municipal, mais 15 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que atuarão em suas microáreas. As agentes compareceram à sede do Paço Municipal para o ato de posse e assinatura do termo compromisso, no qual serão responsáveis pelo cumprimento de 40 horas semanais de trabalho. As ACS realizaram concurso em 2007. Em 2008, foram chamadas para assumir o cargo 100 agentes de saúde. Com isso, houve um fortalecimento do Programa de Saúde da Família (PSF), possibilitando uma atenção básica qualificada. As 15 agentes que tomaram posse passam a integrar o quadro de profissionais a partir da data de assinatura do termo de compromisso. O secretário de administração, Christiano Siebra, deu posse às novas agentes e ressaltou o compromisso da administração do Crato de chamar os classificados no concurso, de acordo com a classificação.

Secretaria de Administração do Crato promove reunião para preservação do Patrimônio Público

Foi realizada no último dia 6 de janeiro, uma reunião na Secretaria de Planejamento e Administração do município, tendo à frente o secretário Christiano Siebra Felício Calllou e diversas instituições de segurança pública, dentre as quais a Polícia Militar, representada pelo CMT. Major Paulo Hermam; Ronda do Quarteirão, representado pelo Ten. Rubens; Corpo de Bombeiros, representado pelo Cap. Sobrinho; Guarda Municipal, representado pelo Sgt. Humberto e o DEMUTRAN que se fez representar pelos Coordenadores Praxedes e Romão.

A reunião teve por tema central o fortalecimento da Segurança Pública, tais como a segurança do Patrimônio Público; Criação de uma política direcionada a motivar os profissionais da guarda municipal, e a ampliação do nível de conhecimento através da intensificação da quantidade de cursos, palestras e seminários dirigidos aos Guarda Municipais pelas instituições parceiras. Dessa forma, a Guarda Municipal estará em condições de atuar com mais eficiência e eficácia no combate ao vandalismo e demais crimes contra o patrimônio público do Crato.

Secretário de Saúde contrata médicos para atender comunidades do Crato

O secretário de Saúde do Município, Cícero França, dentro da politica de fortalecimento da saúde e atendendo as reivindicações das comunidades, contratou mais três médicos para assumirem suas funções nos PSF’s das localidades da Vila Alta, Zacarias Gonçalves e Ponta da Serra. O secretário, que esta semana assumiu a pasta, tem realizado um trabalho no sentido de fortalecer a atenção básica e melhor atender à população.

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011 na próxima semana

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada próxima terça-feira, dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Atendimento do Bolsa Família volta a funcionar normalmente no inicio de março

A Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS com a Coordenação do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, comunicam a todos os interessados que o atendimento ao público entrou em recesso ontem, dia 7 e retorna no próximo mês de março. Esse recesso de deve a mudanças do sistema que irão ser implantadas junto com a nova versão do cadastro único. A Secretária Liduina Andrade agradece à compreensão da comunidade cratense e oferece mais informações para quem tiver qualquer dúvida. É só ligar para os telefones 3521-5164 ou 3521-6425, ou comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social na Avenida Perimetral Dom Francisco S/N, no Bairro São Miguel.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30