xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 janeiro 2011

CRATO - Quase 200 agentes são mobilizados para o combate da dengue

Técnicos da Secretaria de Saúde do Crato estão mobilizados no intuito de conter os avanços da dengue no município. A assessora técnica da Secretaria de Saúde, Aline Franca, afirma que a preocupação é maior porque, com a chegada do período chuvoso, o risco de incidência aumenta. O maior número de focos, segundo a Secretaria de Saúde do Crato, está localizado nas residências em bairros da cidade. Estão mobilizados 196 agentes de saúde que realizam as ações preventivas em todos os bairros da cidade. Do acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 184 Municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia em 2011 e 45 com risco muito alto. Na macrorregião do Cariri, são classificados como de risco alto os Municípios de Altaneira, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Cedro, Jardim, Jucás, Nova Olinda, Orós, Piquet Carneiro, Salitre e Santana do Cariri. Em 2010, foram notificados no Crato 1.700 casos suspeitos de dengue, sendo 1.400 positivos.

Fonte: Secretaria de Saúde do Município de Crato

Crato entre as cidades com risco muito alto na dengue, segundo Sesa

O município do Crato está entre as cidades classificadas pela Secretaria de Saúde do Estado com o risco muito alto no mapa da dengue do Ceará. Em 2010, foram notificados no Crato 1.700 casos suspeitos de dengue, sendo 1.400 positivos.

A coordenadora do programa de combate à doença, Aline Franca, acrescenta que a preocupação é maior porque, com a chegada do período chuvoso, o risco de incidência aumenta. O maior número de focos, segundo a Secretaria de Saúde do Crato, está localizado nas residências da periferia. Estão mobilizados 196 agentes de saúde que realizam as ações preventivas em todos os bairros da cidade.

Do acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 184 Municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia em 2011 e 45 com risco muito alto. Na macrorregião do Cariri, são classificados como de risco alto os Municípios de Altaneira, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Cedro, Jardim, Jucás, Nova Olinda, Orós, Piquet Carneiro, Salitre e Santana do Cariri.

*Texto da correspondente Nina Luiza.

E eu escrevi no comentário que, nada contra o ungido secretário, mas que o Crato tem, de sobra, grandes profissionais na área de saúde pública e que, como cidadão, não entendi a preocupação do poder público local em escolha de gerência técnica para um pasta que requer conhecimento profissional de especificidade médica. E disse que, no Crato, as coisas parecem estar fora do lugar.

Por: Márcio Dornelles
SESA

Secretaria de Administração do Crato promove reunião para preservação do Patrimônio Público


Foi realizada no dia de ontem ( 6 ) uma reunião na Secretaria de Planejamento e Administração do município, tendo à frente o secretário Christiano Siebra Felício Calllou e diversas instituições de segurança pública, dentre as quais destacamos a Polícia Militar, representada pelo CMT. Major Paulo Hermam; Ronda do Quarteirão, representado pelo Ten. Rubens; Corpo de Bombeiros, representado pelo Cap. Sobrinho; Guarda Municipal, representado pelo Sgt. Humberto e o DEMUTRAN que se fez representar pelos Coordenadores Praxedes e Romão.

A reunião teve por tema central o fortalecimento da Segurança Pública, tais como a segurança do Patrimônio Público; Criação de uma política direcionada a motivar os profissionais da guarda municipal, e a ampliação do nível de conhecimento através da intensificação da quantidade de cursos, palestras e seminários dirigidos aos Guarda Municipais pelas instituições parceiras. Dessa forma, a Guarda Municipal estará em condições de atuar com mais eficiência e eficácia no combate ao vandalismo e demais crimes contra o patrimônio público do Crato.








Reportagem fotográfica: Wilson Bernardo
Edição: Dihelson Mendonça

Longe de casa. Por Alessandra Bandeira


Longe de casa , em minha terra, um dos lugares mais lindos do mundo, sim, que me perdoem os outros estados, mais o Rio de Janeiro é um dos lugares mais lindos do Brasil, uma terra acolhedora, efervescente que transpira alegria, mas sinto como se um pedaço de mim estivesse faltando, como se algo não se encaixasse, até que olho para o Cristo e tudo faz sentido, saudades de uma terra distante, de gente guerreira, de cheiros e cores, de som e sabores, a meu Crato querido, como sua imagem está presente em minha mente, como é dificil não sentir vontade de chegar ai, pisar em seu solo, me sentir como Scarlett O´hara em O Vento levou, quando diz que Tara é seu porto seguro, assim é o meu Crato é dele que tiro minha força, que me sinto mais segura, ah! meu Cratinho de açucar não vejo a hora de sentir novamente sua força, sua energia, ver seus encantos e sentir sua magia.

Por Alessandra Bandeira
Foto Alessandra Bandeira

VIII Copa São José de Futebol:A integração do Futebol de Várzea-Por Wilson Bernardo.

De 09 de Janeiro a 20 de Março de 2011,o futebol de várzea integrara a periferia,bairros e distritos,no que é a maior copa de futebol de campo de barro,milhares de pessoas se aglomeram em baixo de um pé de timbauba,e confraterniza o que temos de melhor no futebol amador cratense.Um campeonato esperado e com seu sucesso garantido.
Local:Campo de barro do Sport no Seminário.
Coordenação:Arnaldo Brito
Troféu:Issac Martins em homenagem póstuma.
Visitem o Site na Internet:www.copasaojosedefutebol.blogspot.com
A mão da bola lateral em cobrança
Confraternização e muita paz
Um desavisado esqueceu o chinelo na comemoração
A bola como sempre nos causam um fascínio
Obs:Imagens da copa do ano de 2010
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

DIVULGANDO TEATRO

TRIBUTO A CHICO SCIENCE

Filomeno Eufrásio, um anônimo inventor de sonhos


Quem diria, que em meados da década de 70-80, o Crato conheceria o seu mais nobre e simples inventor de robôs. homem humilde nascido em Crato no sítio bebida nova, 50 anos de um sólido e feliz casamento, conquanto, felizes estavam sempre ladeado de seus quatro filhos, ( Atônio Soares,Aloísio Soares, Francisca Soares e Luciana Soares Eufrásio).

Homem simples de origem rural, migra para o centro urbano de Crato para ensaiar a profissão de funileiro e pintor de carros, consegue então, estabelecer-se no ramo, pela competência de seus primorosos serviços, conhece então o senhor Edival Saraiva, pai de Julio e Anália, com o qual fez grande amizade ao trabalharem juntos. Seu Filomeno como era conhecido, tinha uma grande paixão pelos seriados de ficção cientifica, e de programas infantis que em seus conteúdos apresentavam aquilo que para ele, era a grande prova do avanço tecnológico, algo quase que imaginável, UM ROBÔ, sem nunca ter visto , no devaneio de sua criativa imaginação, resolveu, construir um. Fez o primeiro, depois o segundo, a impressa da época fez a cobertura do grande feito, magnífica proeza, além de se deslocarem os famosos robôs articulavam braços mãos e pernas ,emitiam luzes um verdadeiro festival, sem contar do impressionante acabamento dado as peças.

Seu Filomeno no entanto, sabia que aquele seu feito tinha, entre outras coisas além do reconhecimento natural de suas obras uma pitada de realização pessoal,pois era uma grande entusiasta, no entanto seu projeto aguçou outros projetos como foi a idéia de se construir um grande helicóptero que sobrevoaria a cidade de Crato, partido do terraço da casa de seu amigo Edival Saraiva , que logo foi desmotivado por questões de segurança por militares da aeronáuticas que por aqui moravam. O fato é, que essas pessoas que fizeram e ainda fazem a história do Crato, na grande maioria das vezes ficam no esquecimento da história de nossa gente.
Seu Filomeno Eufrásio, faleceu no dia 15 dezembro de 2010 aos 82 anos por um ataque cardíaco, seu robôs que fizeram parte da historia cultural do Crato estão empoeirados na oficina de seu filho Aluísio, ao invés de estarem num museu, para que possa por meio deles, ser recontado em prosa e verso as pitorescas histórias do povo do Crato, como tantas e tantas histórias perdidas, seja pela inoperâncias de políticas publicas que deveriam resguardar a trajetória no tempo de seu povo, seja pelo nosso embaraçoso jeito de ver as coisas que são ditas “velhas”.

Porém, é bom que lembremos, que a finitude é extremamente democrática, virá para todos e todas, independente de nossa classe, raça,cor e opção religiosa, para tanto, façamos diferentes daqui para frente. Parabéns aos familiares do senhor Filomeno Eufrásio, esse grande herói, que nos mostrou que mesmo na simplicidade podemos sonhar... e sonhando podemos alçar novos voos, quebrando paradigmas.

Samuel Duarte Siebra
Professor da Rede Estadual de Ensino

As companheiras respeitáveis do Aragão – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Meu irmão Aílton tem um cunhado, Antônio Moreira Aragão, mais conhecido por Aragão, há vários anos residente na Bahia, onde parece haver criado juízo. Enquanto morou no Crato e em Fortaleza, Aragão foi uma fonte de preocupações para seus pais. Aprontou muito, tanto lá, quanto cá.

Como animador de festa, Aragão se transformava na própria festa. Sempre era arrodeado por crianças, que acompanhavam atentas às suas brincadeiras. Em certas ocasiões, ele se transformava em mágico, para encantamento de adultos e crianças.

Numa reunião de aniversário na casa de Aílton, Aragão fez sumir, como que por encanto, uma nota de cem cruzeiros amarrada em um lenço, à vista de todos os presentes. Depois desatava o lenço vazio. Como os mágicos profissionais, ele não deixava ninguém perceber como subtraíra a cédula de dentro do lenço antes de dar o nó. E todos procuravam onde estava a nota, principalmente o dono dela, no caso, o meu irmão Aílton, para em seguida encontrá-la repousando no bolso da calça do Aragão.

Certa vez, Aragão, recém-chegado de Fortaleza, saiu sozinho para se divertir no Aquarius, uma casa noturna do centro da cidade do Crato. Lá chegando, sentou-se a uma mesa, onde já se encontravam quatro adolescentes. Então começou a conversar com as meninas, num desembaraço sem igual, imitando um carioca e se dizendo recém-chegado do Rio de Janeiro. Uma delas, que ainda era criança quando Aragão saiu do Crato para Fortaleza, notou que ele não a havia reconhecido, e disse para as companheiras:
– Esse cara é um enrolão. Ele não é carioca coisa nenhuma. É um roedor de pequi aqui mesmo do Crato.
– Pô, você está muito enganada. Esta é a primeira vez que venho aqui nesta cidade. Não sei nem o que é essa coisa que você falou aí sobre roer. Você deve estar me confundindo com outra pessoa. – disfarçou o pseudo-carioca, procurando carregar mais ainda no sotaque.
– Que nada, você não me engana, não. Eu o conheço. Você é Antônio Aragão, filho de dona Ivone, que mora lá perto do Cine Moderno!
– Ai, é mesmo! – respondeu concordando, admirado e surpreendido pelo flagrante, o roedor de pequi.

Numa época em que a nossa sociedade era mais exigente na pureza da elite e na seletividade de seus membros, ter aceso a um clube social somente sendo sócio. Em dias de festa, era exigido traje passeio completo para os homens. O Crato Tênis Clube, réplica perfeita do Maguari em Fortaleza, realizava as mais memoráveis festas. A da Rainha do Algodão, então, era a mais concorrida.
Segundo meu irmão, que tomou conhecimento do fato algum tempo depois, numa dessas festas a rigor, Aragão saiu direto da boite de Glorinha, uma famosa casa de prostituição, onde se encontravam as mulheres de vida livre, porém não tão fácil, como se dizia. Lembrando-se da festa, convidou duas das mulheres daquela casa para o acompanharem até o Crato Tênis Clube. As mulheres, recém-chegadas da Bahia, aceitaram o convite, achando ser prova de muita consideração e uma delicadeza daquele jovem. Era uma dessas festas na qual a fina flor da sociedade cratense acorria. Ao tentar ingressar no clube, Aragão foi barrado pelo porteiro, que polidamente se dirigiu a ele pelo primeiro nome:
– Antônio, você pode entrar aqui a qualquer hora, mas elas duas não podem entrar.
– Por quê? – quis saber o cunhado do meu irmão.
– Porque estas duas donas que estão com você são suspeitas.
– Suspeitas, uma ova! Suspeitas são aquelas que estão aí dentro do clube. Estas duas aqui são mesmo! Não resta a menor dúvida! – falou indignado Aragão.
Após essa resposta, Aragão saiu com suas companheiras para o Restaurante do Ferrer, em Juazeiro, onde acontecia uma festa bem mais liberal.

Extraido de "Histórias que vi, ouvi e contei" de Carlos Eduardo Esmeraldo, Premius Editora, Fortaleza, 2005

Nomeação de Agentes de Endemias - Reportagem Fotográfica: Wilson Bernardo













Foto-Reportagem: Wilson Bernardo

A dor ensina a gemer - Por Emerson Monteiro

A infinita sabedoria dos povos, colhida numa única frase e no decorrer de tantas eras, apresenta lições que funcionam como remédio de curar as feridas do tempo. Diz São Paulo que ninguém deve confrontar as agulhadas recebidas (Não recalcitreis contra o aguilhão, nas suas palavras textuais, na Bíblia). Isto representa a necessidade de aceitar as contingências humanas quais instrumentos que levam a subir o caminho evolutivo cheio de segredos imensos.
Desesperar jamais, portanto. Integrar, nos elementos da história pessoal de cada um, desafios quais peças da engrenagem que trará crescimento individual. Mesmo porque, a revolta de nada serviria e ainda agravaria as circunstâncias que não pediram licença para vir a campo. Quem se desespera, ou se revolta, sofre de qualquer jeito, e agrava o sofrimento duas vezes, pelo sofrimento e pela ausência da conformação.
Há mistérios que exigem paciência e trabalho, na continuação de viver. Tocar adiante do jeito que as coisas chegarem, até conseguir respostas que satisfaçam as indagações, eis o modo responsável de vencer. Isto face ao que ensinam aqueles que amenizaram as dores com notícias inteligentes, a todo o momento que olharmos na estrada dos demais. Os sábios, santos, vitoriosos da nossa humanidade, buscaram responder às grandes questões da dor através do esforço íntimo de superar os obstáculos com carinho e aceitá-los feitos filhos de um Pai supremo que a tudo supervisiona. Irmã dor, considerava São Francisco de Assis. A religiosidade torna-se, nas horas críticas, bênçãos inigualáveis de cruzar os rios cheios das provas vivas.
Deus, o sagrado de todos nós, o símbolo máximo do coração das gentes, a Este, sim, devemos pedir com ânimo forte, no silêncio reverente dos santuários da existência, nas preces fervorosas que reduzirão, do jeito próprio, as maiores indagações de sentido para viver bem.
Abrir o espaço que só a Ele pertence dentro de nós e deixar, com tranquilidade, chegarem forças de aceitar o que nos reserva o calendário da busca espiritual. Pois o merecimento se apresenta a quem se permite receber. Nessa hora, a conformação iluminará a alma e os frutos do amor virão à tona tais milagres, traduzindo na paz o bem das melhores soluções.
Ao parar e olhar em volta é que se observa o tanto de oportunidades oferecidas aos que sofreram e souberam reunir as inúmeras aulas da humildade produzidas pelo sofrimento, e nos enriquecer do que mais precisamos para sobreviver, feitos superheróis de filmes e quadrinhos.
Por isto, pelos dons da superação que os protagonistas do drama existencial são capazes de vivenciar e disso tirar o sabor mais precioso, a consciência popular criou o conceito de que a dor ensina a gemer, uma filosofia capaz de preencher o vazio das dificuldades naturais com atitude corajosa e confiante.

CRATO - Notícias do Dia 07 de Janeiro de 2011


Governo do Crato asfalta ladeiras na Vilalta

Atendendo às reivindicações da população, o Governo municipal do Crato começou no dia de ontem ( 6 ) o asfaltamento das ladeiras das Avenidas Pres. Kennedy e Getúlio Vargas, localizadas no bairro vilalta. Logo cedo, os locais foram interditados pelo DEMUTRAN, para possibilitar a realização dos trabalhos que se fizeram necessários, em face do elevado estado de deterioração em que as ladeiras se encontravam. O atraso nos consertos ocorreu devido ao recesso de fim-de-ano da empresa terceirizada ( CORAL ) que faz o asfaltamento. O Governo Municipal está asfaltando neste começo de ano, cerca de 50 ruas na cidade do Crato, após os trabalhos de saneamento, em que foram trocados cerca de 22Km de canos de amianto, que já tinham mais de 50 anos de uso. A empresa CORAL espera concluir o asfaltamento das ladeiras da vilalta nos próximos 2 ou 3 dias, quando passará a asfaltar a Rua Almirante Alexandrino, no centro da cidade.

Prefeito do Crato participa de I Seminário sobre Área de Segurança Aeroportuária

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve participando, na manhã de ontem (06), com prefeitos e vice-prefeitos de seis cidades da região do Cariri, além de secretários municipais e técnicos da Infraero, do I Seminário Área de Segurança Aeroportuária (ASA), do Aeroporto Regional. O evento foi realizado em Juazeiro do Norte, no auditório do Cefet, com a presença do Superintendente Regional da Infraero, Fernando Nicácio, e do coordenador de Meio Ambiente no Nordeste, também da Infraero. O seminário teve a finalidade de alertar os gestores quanto ao processo de ocupação irregular que envolve a área de risco do aeroporto. A área de segurança estabelece o limite de 20 quilômetros. Dentro dessa área, há critérios para construções, que podem servir de obstáculos e estabeleçam risco de acidentes. Isso inclui as edificações e também a fauna regional.

O prefeito destacou o papel do seminário, ressaltando a importância de se tomar as medidas necessárias para coibir os avanços de construções irregulares na área do aeroporto. Samuel Araripe disse ser urgente que a prefeitura de Juazeiro desaproprie algumas construções que estão sendo feitas e que no futuro vão prejudicar a ampliação do aeroporto. Nesse momento, conforme Samuel, a desapropriação maior está voltada para terrenos, já que não há tantas construções dentro da área de risco do aeroporto, no Juazeiro. Ele destacou a importância de se ter uma boa infraestrutura na região para o desenvolvimento do Cariri e que, para isso ocorrer, é necessário contar com um bom aeroporto. “Nesse momento torna-se necessário um entrosamento entre as prefeituras e a Infraero para se delimitar tudo aquilo que poderá, mesmo que no futuro, colocar em risco o processo de desenvolvimento regional”. O prefeito lembrou da participação do município do Crato, como cidade inserida na Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Governo do Crato promove a valorização da Gestão participativa

O Governo Municipal do Crato se dispõe sempre a exercitar e valorizar a gestão participativa e dentro desse contexto vem a público noticiar três atos administrativos estabelecidos no ultimo dia 3 de janeiro. O Prefeito Samuel Araripe:

- Institui o Dia do Agente Comunitário, a data será definida pela Secretaria Municipal de Saúde, e constará no calendário oficial dos eventos do município;

- Autoriza a permuta de um terreno público municipal com outro tendo como finalidade a construção do Cartório Eleitoral do Crato;

- Torna obrigatório que as escolas públicas estabelecidas no município do Crato coloquem pelo menos uma cadeira de rodas em local de fácil acesso em suas dependências, para o devido transporte de pessoas com deficiência física ou temporariamente impossibilitadas de caminhar. Essa lei tem o objetivo de facilitar o transito de portadores de deficiências motoras, que necessitem da utilização de cadeiras de rodas.

- Concede reposição salarial para os servidores públicos municipais efetivos.

O trabalho do Governo do Crato tem como meta primordial a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, bem como a promoção do desenvolvimento da cidade como um todo.

Técnicos da Ação Social visitam áreas afetadas pelas chuvas

As grandes precipitações no último final de semana no município do Crato chamaram a atenção da Secretaria de Ação Social, no sentido de estar alerta em relação a maior assistência às famílias vítimas das enchentes, residentes em área de risco da cidade. O trabalho de orientação e visitação dessas áreas vem sendo feito. Técnicos da Secretaria estiveram nos locais mais atingidos, no intuito de oferecer apoio às famílias vitimadas.

Atendimento do Bolsa Família entra em recesso a partir do dia 7

A Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS com a Coordenação Do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, comunicam a todos os interessados que a partir da próxima sexta-feira, dia 07 até o início de março , não haverá atendimento ao público por conta das mudanças do sistema que irá implantar a nova versão do cadastro único. A Secretária Liduina Andrade agradece à compreensão da comunidade cratense e oferece mais informações para quem tiver qualquer dúvida. É só ligar para os telefones 3521-5164 ou 3521-6425, ou comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social na Avenida Perimetral Dom Francisco S/N, no Bairro São Miguel.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

MOMENTO DA POESIA - Por Claude Bloc

Seiva
- Claude Bloc -

Muitas vezes me escondo
Me transformo
Me deleito
.
Sinto-me fluida
dentro da árvore,
em seu oco,
em seu silêncio.

Outras vezes sou seiva,
estou nas sementes.

Meus pés se misturam com as raízes,
caminham dentro da terra,
reconhecem nela o rumor do tempo
na noite subterrânea.
.
Meus braços balançam no espaço
são galhos,
minhas mãos se espalmam
saboreando o vento
bebendo-lhe o frescor:

eu e a árvore
o mesmo pensamento.
A imobilidade frágil das horas
A vida, os sonhos.

Claude Bloc

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Colisão entre Fiat e Motocicleta no Bairro São Miguel em Crato deixa aposentado de 80 anos ferido.

Um acidente transito ocorrido por volta das 15h30min, de ontem (06), na Avenida Padre Cícero com a Avenida Perimetral Dom Francisco, no Bairro São Miguel em Crato envolvendo um Fiat guiado por homem que não teve seu nome informado a imprensa e uma motocicleta de características não repassadas guiada pelo aposentado de 80 anos de idade, Francisco de Assis Costa Barros casou ferimentos neste que teve seu braço esquerdo fraturado e um golpe na perna esquerda. O aposentado foi socorrido pelo GSU do corpo de Bombeiros do Crato para o Hospital São Raimundo. Uma equipe do DEMUTRAN também compareceu ao local do acidente adotando os procedimentos de sua competência.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Lesões corporais à bala

A pessoa de iniciais A. J. C. E, 19 anos, residente no bairro Triângulo deu entrada por das 19h de ontem (06), no Hospital Tasso Jereissati, vítima de um disparo de arma de fogo, na perna esquerda. O crime ocorreu na Rua Valdomiro de Brito, próximo ao Espaço Fama, no bairro Triângulo. A polícia informa que a autoria do delito é dois homens desconhecido que se evadiram para lugar ignorado. Por volta das 21h40min, de ontem (06), na Rua Frei Damião, no bairro Pio XII, dois homens não identificados, ocupantes duas motos, uma Honda de cor vermelha e a Honda de cor preta, efetuaram vários disparos de arma de fogo, contra D. E. N. DE M, residente no bairro Vila Carité. A vítima foi atingida com dois tiros, um no rosto do lado direito e outro de raspão no ombro direito, sendo socorrido para o Hospital Tasso Jereissati.

Roubo a pessoa seguida de lesão corporal a faca

Na Avenida Castelo Branco, próximo ao Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, por volta das 05h30min, de ontem (06), três homens desconhecidos, utilizando uma faca, abordaram e roubaram um aparelho de telefonia celular da pessoa iniciais F. M. F, 18 anos, residente no bairro Triângulo. Durante o roubo os bandidos esfaquearam a vítima na altura do braço esquerdo e no rosto, para depois figurem sem deixar pista. A vítima socorrida por populares e levada para o Hospital Tasso Ribeiro Jereissati.

Prisões por mandados judiciais

Ontem (06), por volta das 09h45, no cruzamento da Rua Padre Cícero com Rua São Francisco, Centro de Juazeiro do Norte, foram presos após abordagem policial, Fabiano da Silva Santos, profissão servente, conhecido pela alcunha de “Nen”, residente no bairro Franciscanos, este que após consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, foi constatado haver em seu desfavor do mesmo um Mandado de Prisão Judicial da Comarca de Juazeiro do Norte, datado de 29/03/2004 - Prisão preventiva, pela capitulação do artigo 121 do Código Penal Brasileiro, e José dos Santos, profissão servente, conhecido pelo nome de “De gostoso”, residente no bairro Horto, o qual também possui em seu desfavor um Mandado de Prisão Judicial da Comarca de Juazeiro do Norte, emitido em 03/07/1998, sob processo nº 01607712-1 ART 155 DO CPB.

Os dois foram conduzidos para a 20º DRPC, apresentados a autoridade policial para a realização dos procedimentos que os casos requerem, lavrando um Boletim de Ocorrência de nº 488-283/2011. A polícia acrescenta que em Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, constou registro em desfavor de Fabiano Da Silva Santos, pela capitulação dos artigos 129, 147 do CPB e artigo 7º da Lei de Violência Doméstica Contra a Mulher, e em desfavor de JOSÉ DOS SANTOS pela capitulação dos artigos 155 e 157 do Código Penal Brasileiro.

Apreensões de menores por porte ilegal de arma de fogo

Ontem (06), por volta das 18h40min, na Rua das Flores, bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, a equipe do ROCAM composta pelos soldados Lucivaldo, Silvio, Adriano e Auriberk, abordaram em uma moto Honda FAN de cor vermelha de placa MUV 5896, os seguintes menores J. W DA S. C, 17 anos, residente no bairro João Cabral, o qual portava um revólver Taurus cal. 38, com numeração raspada, com seis cartuchos intactos e o menor D. DE F. DA S, 16 anos, residente na Rua Todos os Santos, bairro João Cabral, ambos foram conduzidos para a 20ª DRPC para os procedimentos cabíveis.

CARIRIAÇU – CEARÁ

Prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

Por volta das 02h30min, de hoje (07) na praça central da cidade de Caririaçu, foi preso em flagrante JOUSIER BATISTA BRAZ, 20 anos, residente na rua Todos os Santos, Centro desta urbe, por portar um revólver calibre 38, Taurus, nº 974953, com 06 (seis) cartuchos intactos, após ter sido abordado pela composição comandada pelo Sgt Nivaldo, auxiliado pelo Sd Lima, Sd Ricardo, e Sd Dirlânio. O infrator foi conduzido até a Delegacia local para a realização dos procedimentos cabíveis

ICÓ – CEARÁ:

Servente de pedreiro agredido com faca no umbigo

Ontem, por voltas das 21h40min, na Rua Nogueira Acioly, no centro da cidade de Icó foi vítima de uma facada na altura do umbigo o servente de pedreiro José Atevaldo Rodrigues de Oliveira, 44 anos, casado. Ele foi socorrido por populares e encaminhado para o Hospital Regional de Icó, aonde foi submetido a uma cirurgia. O crime aconteceu nas imediações da casa da vítima. O acusado Valdeci Sousa Lopes, 56 anos, sem profissão, solteiro, foi preso em flagrante pelo policiamento militar local e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó/CE, onde foi lavrado o devido procedimento.

CARIUS – CEARÁ:

Criança de 08 anos morre de atropelamento

Um atropelamento fatal ocorrido por volta das 08h20min, de ontem, na rodovia CE 060 na altura do sítio Umarizeiras, zona rural de Cariús/CE, matou um garoto de iniciais M. S. S de 08 (oito) anos de idade, e filho de Maria Procópio de Sousa e José Ferreira da Silva. O mesmo foi atropelado pelo veiculo Fiat Pálio de cor vermelha, ano 2005/2006, de placa MOW 9409/PB conduzido por Clécia Vanessa Ferreira, 29 anos, solteira, assistente social, que seguia para o PSF de Caipú, em Cariús/CE, aonde presta serviços.

A polícia apurou que a criança ao tentar atravessa a rodovia por trás de uma Topic (não identificada) que estava parada para o desembarque de passageiros foi colhida pelo Fiat, chegando ainda a ser socorrida por populares para Hospital Regional de Iguatu/CE, aonde chegou morta. A viatura policial militar RD2452 composta pelos policiais soldados Assis e Lauro, esteve no local da ocorrência até a chegada da P.R.E e também do Reboque para conduzir o veiculo atropelador. A motorista permaneceu no local até a chegada da equipe policial e em seguida apresentou-se espontaneamente na DRPC de Iguatu/CE para prestar depoimento.

SANTA CRUZ - PERNAMBUCO:

Caminhoneiro de 48 anos morre em acidente de trânsito na Rodovia PE-604. O caminhão transportava uma carga de placas de gesso

O acidente aconteceu por volta das 03h30min de desta quinta-feira (06/01/11), na Rodovia PE-604, na altura do KM 54 cerca de 200 metros do perímetro urbano de Santa Cruz – PE. O motorista do caminhão Mercedes Benz, modelo 1620 de cor azul, placas KHJ-0161/PE, José Florentino da Silva, caminhoneiro, 48 anos, perdeu o controle do veículo em uma curva sinuosa e capotou. Após o capotamento o caminhão caiu dentro de um açude às margens da rodovia, ficando com as rodas para cima. José Florentino faleceu no local. O caminhão transportava uma carga de placas de gesso e ficou parcialmente submerso na represa tendo sido posteriormente guinchado. O fato foi registrado pelo policiamento do Ponto de Bloqueio da Operação Polígono de Santa Cruz – PE. (BO nº 003/11)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31