xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 janeiro 2011

Um Bonsai de casa por João Marni


Um Bonsai de Casa

Pelo  menos por três vezes, vi cada um deles: “O pai da noiva” e “ Casamento grego”. Comum aos dois filmes, a alegria em família e a camaradagem, especialmente a dedicação do genitor pela filha única.

Ao final, em ambos, uma festa espetacular de casamento. Hilariantes. No segundo fiquei mais emocionado, pois o velho grego tirou do envelope a certidão de compra de uma casa para o casal. Vizinha à deles! É o que seguramente faria, se pudesse. Moraríamos todos num condomínio em família. Alguém poderia argumentar que proximidades assim não dão certo, e tal... Mas acho que discordâncias e até confusões são melhores trabalhadas, entendidas e resolvidas em consangüinidade. Ainda não consegui essa que seria mais uma das minhas realizações; mas espere! Estou começando! Minha neta Maria Alice havia pedido a mim uma casa de bonecas. Num desses lances de pura sorte, nossos amigos Maurílo e Lôra iriam se desfazer de uma. Fiquei com o melhor que havia dos escombros, desmontada a casa com muito zêlo. Cuidei de escolher o local da construção no nosso jardim, após as discussões de praxe com a avó.

Estou de férias nos primeiros quinze dias do ano novo e a maior parte desse tempo vou dedicar à construção da casa de Maria Alice. Já comprei e instalei a “piscina” da sua morada quando aqui vier em folguedos, porque duvido que ela queira sair: Uma caixa d’água de 250l enterrada até próximo à borda. Seu novo endereço terá cerca de 13m² de um só vão, onde poderá brincar de dona de casa e de professora. Espero que repreenda bem seus bonecos quando esses não lhe obedecerem enquanto mãe de fantasia, e que grite quando seus alunos não estiverem atentos aos seus ensinamentos. Afinal, deixar rolar é dar oportunidade para o arrependimento, no choro depois, na casa grande.

Uma janela e porta na frente, com duas outras janelas, uma em cada lateral. Um luxo! Que cresça assim, feliz da vida, com tantos mimos. Caiu no terreiro certo. Que estude e seja gente grande e independente, e que lhe cause espanto e indignação o que os homens públicos fazem com as pessoas que moram em barracas improvisadas, de paus e lonas de plástico, negras feito os corações daqueles.

Que peça a Deus que me perdoe por esse excesso. É que amo muito a meus netos, presentes e futuros, e nada é caro para a visão do paraíso no sorriso deles. Deus é avô? Se for, estou perdoado.
Joaoa Marni

Ladeiras da Vilalta são Asfaltadas !


C
onforme prometido pela administração municipal, o asfalto das ladeiras das Avenidas Pres. Kennedy e Getúlio Vargas, ambas no bairro vilalta, está sendo consertado no dia de hoje ( 6 ). Logo cedo, os locais foram interditados, para possibilitar os trabalhos. Espera-se que dentro de 2 ou 3 dias estejam concluídos. A demora nos consertos ocorreu devido ao recesso de fim-de-ano da empresa terceirizada ( CORAL ) que faz o asfaltamento. A administração Samuel Araripe está asfaltando ( Asfalto completo e parcial ) cerca de 50 ruas no Crato, depois dos trabalhos de saneamento, em que foram trocados cerca de 22Km de canos de amianto, que é um material cancerígeno, e que por já terem 50 anos de uso, estavam completamente deteriorados.

NOTA: No caso destas ladeiras, como pode se ver, estão sendo consertados apenas os locais em que o asfalto havia sido cortado pela SAAEC, diferentemente de outras ruas, em que estão sendo reasfaltadas na sua totalidade

Reportagem Fotográfica:


Dsc08885

Dsc08873

Logo cedo, as ladeiras foram interditadas

Dsc08844

Hoje à tarde, homens trabalhando...

Dsc08886

Dsc08877


Reportagem: Dihelson Mendonça

DIA DE REIS -Por Maria Otilia

Parabenizamos aqui o grande trabalho dos Mestres da Cultura Popular que buscam incansavelmente preservar um grande tesouro para todos nós: o nosso folclore.
Hoje dia dedicado ao Dia de Reis, muitas lapinhas e reisados desfilam pelas ruas, trazendo para o povo o brilho e beleza aos nossos olhos. Parabéns para a Fundação Mestre Elói pelo execelente trabalho na divulgação e valorização da cultura popular do Cariri.

Posto aqui uma letra de música dedicada ao dia de reis.


Folia de Reis

Martinho da Vila

Composição: Martinho da Vila

A vinte e cinco de dezembro
Se reunem os foliões
E vão prá rua
Bater caixa nos portões
Lá vão pandeiro, sanfoneiro, violões
(Santos Reis aqui chegou ai, ai
Pra visitar sua morada ai, ai, ai, ai)
Eles só voltam prá casa dias seis
Dia de Reis
Por sete anos se repete o ritual
Pra todo canto levam o bem, espantam o mal
Ô de casa, ô de fora
Ô de casa, ô de fora
Quem de dentro deve estar
Os de fora Santos Reis
Que lhes vieram visitar
Que vieram visitar, ai, ai
Na folia tem palhaço
Que faz verso e diabrura
Representa o tinhoso
Tentador das criaturas
Mas também tem a bandeira
A Bandeira do Divino
Mais atrás os três Reis Magos
Procurando o Deus Menino
Ô de casa, ô de fora...
Batem lá na sua porta
Pra pagar uma promessa
Levam mestre e contra-mestre
Pra poder cantar a bessa
Dia vinte de janeiro
Eles dão uma festinha
Com viola, violeiro
Desafio e ladainha
Ô de casa, ô de fora...

Postado por Maria Otilia

Cariri e Centro Sul - Plantão Policial das últimas 24 horas - Por: J. Lopes


JARDIM – CEARÁ:

A agricultor lesionado a golpe de facão

Ontem, por volta das 07h00min, João José Dos Santos, 44 anos, residente no Sítio Cacimbas no município de Jardim – CE, lesionou com um facão o antebraço esquerdo do seu vizinho o agricultor Fábio dos Santos. O mesmo foi preso de posse de uma faca pela foi preso pela composição da CP 2551, cabos Feitosa e Marisvaldo e soldado Perinks, que o conduziu a 20 DRPC para realização dos devidos procedimentos. A vítima foi inicialmente socorrida ao Hospital Santo Antônio no município de Jardim – CE, em seguida, levado ao Hospital São Vicente de Paula, localizado no município de Barbalha – CE, para a realização de uma cirurgia.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Mulher presa acusada de trafico de drogas

A polícia militar prendeu sob a acusação de envolvimento com venda de drogas, por volta das 17h00min, de ontem (05), na Rua São Damião, nº 64, bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, Jucivânia Ferreira da Silva, 23 anos. De acordo com a polícia, no quarto da residência onde ocorreu a prisão foram apreendidos quarto 392g (trezentos e noventa e dois gramas) de maconha, sendo 334g (trezentos e trinta e quatro gramas) a granel e 13 papelotes “dólares” que pesando 58g (cinquenta e oito gramas).

A acusada juntamente com a droga foram apresentadas na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi realizado o devido procedimento. A ação policial se deu após denuncias anuncias e foi efetuada pelas as equipes das RD’s 1250 - sargento Silva Lima, e soldado Valter, e 1223, soldados Marlon e Borges.

Condução a DP por posse de arma de fogo.

O policiamento militar do ROCAM de Juazeiro do Norte, composta pelos soldados Sousa, Ferreira e Jailson abordou ontem, por volta das 08h30min, na Av. Carlos Cruz, 2624, bairro Vila Fátima, Cícero Marinho Porfírio, 47 anos, residente na Rua Cônego Climério, 349, bairro Pio XII.

Segundo a polícia, Cícero Marinho conduzia uma moto Bros NQX 5526, de cor vermelha, de sua propriedade portando 01 (uma) espingarda tipo Socadeira (desmontada), 02 (duas) unidades de munição-espoletas, 03(três) munições de chumbo e 01 (uma) bucha. Ele foi conduzido a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil local onde foi lavrado o B.O nº 488-207/2011 (Posse Ilegal de Arma de Fogo) contra o mesmo.

ICÓ – CEARÁ:

Lesão corporal a bala

Ontem, por volta do meio dia e trinta minutos, na rua do Dreno, próximo à beira do rio, em Icó - CE, o adolescente de iniciais M. B. B., 16 anos, estudante, residente na rua santa Luzia, nº 86, naquela cidade, foi surpreendido por um homem identificado apenas como Washington, que o agrediu com um disparo na cabeça que o atingiu de raspão. De acordo com a polícia provavelmente a arma utilizada no crime foi uma espingarda caseira, do tipo soca-soca. O menor, que é filho de Manoel Bonfim Bezerra e Maria Bezerra, foi socorrido ao hospital regional de Icó e passa bem enquanto que o autor do disparo está sendo procurado pela polícia.

IGUATU – CEARÁ:

Ajudante preso a mando da justiça

Na madrugada desta quinta-feira (06), policiais militares que realizavam rondas ostensivas e preventivas na cidade de Iguatu - CE, abordara na altura da Rua João Maia, no bairro Alto do Jucá, próximo ao Trocão do Óleo, a pessoa identificada por Francisco Jack Diassis dos Santos, solteiro, ajudante, 23 anos. Segundo a polícia, em consulta, via DMT da própria VTR, junto ao Sistema de Informações Policiais – SIP verificou-se que constava em aberto um mandado de prisão contra Francisco Jack que foi conduzido a Delegacia Regional de Policia Civil de Iguatu/CE, para adoção das medidas cabíveis. A ação policial aconteceu por volta das 01h45min, e foi realizada pela equipe de PMS da 1241, soldados Assis e Israel.

ORÓS – CEARÁ:

Bandidos assaltam caminheiro.

Na tarde desta quarta-feira (05), na estrada vicinal de acesso à Vila Guassussê, no município de Orós – CE, três homens desconhecidos armados de revólveres, praticaram um roubo contra o motorista Bonfim Bezerra de Araújo, 34 anos, divorciado, residente na Rua Valdevino Praxedes da Costa, em Orós-CE. A vítima informou a policia que por volta das 16h30min, de ontem, retornava da Vila Guassussê no Caminhão Mercedes 710, de cor Vermelha, Placa: HXY-1064 CE, quando os bandidos saíram do matagal de arma em punho e anunciaram o roubo, levando a quantia de R$ 750,00 (setecentos reais) e algumas ferramentas. Os infratores usaram de muita violência e efetuaram dois disparos no baú, quando já estava de saída. A polícia militar através da patrulha RP 2262, composta pelo cabo Valente, e soldados Costa e Adonias, realizou diligencias em torno do fato, mas sem êxito.

MOREILÂNDIA – PERNAMBUCO:

Homem é morto com tiro na cabeça

Por volta das 06h30min da manhã de ontem (05/01/11), transeuntes localizaram no Sítio Serra do Mosquito próximo ao Distrito de Cariri-Mirim, zona rural de Moreilândia – PE o corpo de um homem com ferimento a bala na cabeça. Até o fechamento desta matéria a PM ainda não havia identificado o nome da vítima. (BO nº 00/11)

OURICURI - PERNAMBUCO

Menor de 16 anos é assassinado a golpes de faca


Populares localizaram, ontem (05), por volta das 06h00min no Parque de Exposição de Animais de Ouricuri – PE o corpo do adolescente José Inácio Rodrigues da Silva, 16 anos, que residia no Bairro Santa Maria em Ouricuri – PE. Ele foi assassinado com vários golpes de faca do tipo peixeira. Segundo testemunhas a vítima foi vista com vida pela última vez na noite anterior bebendo com alguns amigos no Bar de Sanção. No local fato foi encontrada a arma do crime, uma faca e alguns copos de plástico com vestígios de bebida alcoólica. O corpo foi removido para o necrotério do HRFB e o caso será investigado pela divisão de homicídio da 24ª Seccional de Araripina – PE. (BO nº 00/11).

Por: J. Lopes - Repórter do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

OLHAÍ - Cientistas descobrem a causa da Calvíce. Tem Cura ?


NE - É dos carecas que elas gostam mais ?

Calvície é culpa de falha nas células-tronco do couro cabeludo, dizem cientistas. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluíram que os homens carecas têm problemas na ativação de células-tronco do couro cabeludo. O que causa pontos da cabeça sem cabelos ou o recuo da linha dos cabelos. O estudo, publicado no "Journal of Clinical Investigation", foi divulgado no site da BBC.

Segundo os cientistas, os folículos capilares em áreas de calvície encolhem - mas não desaparecem -, tornando os novos fios de cabelo microscópicos se comparados ao cabelo normal. Assim, os novos fios de cabelo são tão pequenos que parecem invisíveis a olho nu. Agora, a partir da descoberta, a ideia é acabar com a calvície masculina restabelecendo as funções normais das células. Para isso, os pesquisadores esperam desenvolver um creme que, aplicado no couro cabeludo, ajudará as células-tronco a produzirem fios de cabelo normais.

Por Redação Yahoo! Brasil

O CARIRI EM ESTADO DE RESISTÊNCIA


Brincantes do Reisado Mirim Dedé de Luna do Muriti (Crato-Cariri-Ceará) - Foto de Cacá Araújo

Reisado

O vigor cultural do Cariri tem na cultura tradicional popular sua mais profunda representação. Pedaço grande de Brasil que foi colonizado a partir do sertão, com as entradas de gado, tem mais de três séculos de caldeamento de saberes e costumes do ameríndio que aqui habitava, do branco ibérico invasor e dos negros africanos trazidos como escravos principalmente para o cultivo da cana-de-açúcar.

O Reisado é um dos maiores e mais vivos legados dessa fusão de etnias. É um folguedo popular de grande complexidade, pois reúne em si elementos de vários outros folguedos, sendo o Bumba-meu-boi o mais importante dentre eles. É apresentado pela dança, pelo canto e pela representação dramática, guardando relação com a festa dos Santos Reis e, no Cariri, também com os rituais de coroação do Reis de Congo, pela forte influência africana.

O Reisado se apresenta com estrutura ou elementos distintos nas várias regiões do Estado. No Cariri, a presença do negro na cultura da cana-de-açúcar faz aparecer o Reisado como Reis de Congo. No sertão, a cultura do gado o transforma no Reis de Couro ou Reis de Careta. No litoral, surgem novas figuras como os "papangus" e o "folharal".


Dia de Reis

Três Reis Magos da Lapinha de Mãe Celina (Crato-Cariri-Ceará) - Foto de Antonio Vicelmo

A Tiração de Reis, pelos Reisados do Cariri cearense, ou a Folia de Reis em diversas outras regiões brasileiras, pelos grupos de foliões, são tradicionalmente realizadas no período de 25 de dezembro a 6 de janeiro, e tem sua origem primária na Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios. A festa romana era comemorada em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia em 6 de janeiro. No século III ficou estabelecido que dia 25 de dezembro se festejaria o nascimento de Cristo e 6 de janeiro, Dia dos Reis, homenageando os Reis Magos Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira, que representam, segundo a Igreja, as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade). Durante 12 dias, a partir do Natal até 6 de janeiro, acontece a Tiração de Reis. Reisados, com seus brincantes, Catirinas e Mateus, tiram a jornada pelas ruas e casas das comunidades.

O Dia de Reis tem, portanto, sentido católico-cristão com profunda marca pagã em sua origem, sendo, por isso mesmo, uma celebração popular que atende e ao mesmo tempo subverte a ordem religiosa institucional, posto que funde símbolos sagrados da cristandade com manifestações cômicas, satíricas e grotescas ancestrais, como que ajudando a fertilizar o mundo para o retorno à livre unidade homem-cosmos.


Cariri - Território de Resistência Cultural 

Reisado Decolores Dedé de Luna do Muriti (Crato-Carriri-Ceará) - Foto de Júlio César

 O Cariri constitui território de resistência cultural em todas as frentes, do tradicional ao contemporâneo.

Resgatar e favorecer o desenvolvimento dos folguedos é imprescindível à consolidação da identidade cultural do nosso povo como nação constituída.

Os grupos de tradição popular são escolas de saberes generosamente ofertadas pela ancestralidade ainda pulsante nos dias de hoje. Desenvolvem papel de relevância sublime como peças de antropologia que nos esclarecem as contendas e epopéias passadas que temperaram a contemporaneidade. São portadores de valores que identificam a nossa região, remetendo-a a uma universalidade de largo alcance histórico e cultural.

Um dos principais entraves ao desenvolvimento de qualquer folguedo é a forte e criminosa carga midiática difundindo saberes e costumes estranhos à nossa cultura, muitos deles carregados de futilidade consumista e pornografia. É o rolo compressor do imperialismo dos novos tempos que pretende homogeneizar a existência humana a partir da lógica capitalista, capitaneada pelas potências dominantes.

A juventude é levada a negar-se e assumir a superficialidade necessária à manipulação plena no plano das idéias e do comportamento. Auto-estima, pertencimento, valores próprios, identidade, perspectivas de futuro, são-lhes retirados ainda no ventre. Os mestres heroicamente conseguem manter um canal de transmissão de saberes a poucos, de pequenos círculos familiares e comunitários, com ou sem a ajuda oficial.

Uma revolução cultural que priorizasse as raízes populares lhes dando status de embrião formador da verdadeira alma nacional, envolvendo o controle social das comunicações de massa nessa direção, fortalecendo a escola e a comunidade como fundamentais na defesa de valores legítimos e propulsores da emancipação humana, poderá mais facilmente alimentar a nossa soberania em todos os aspectos, inclusive no âmbito da cultura.    


Cacá Araújo
Professor, Folclorista e Dramaturgo
Diretor da Cia. Cearense de Teatro Brincante
Crato-Cariri-Ceará
6/Janeiro/2011

Quem lamenta sou eu, presidente – por Samarone Lima (*)

Em janeiro de 2008, voltei de uma viagem a Cuba que durou um mês, e resultou em um livro (Viagem ao Crepúsculo, Editora Casa das Musas). Naquele janeiro, o presidente Lula visitou a ilha, e acompanhei a mobilização de dezenas de estudantes de Medicina brasileiros, para tentar uma audiência. Em pauta, a revalidação do diploma. O máximo que conseguiram foi falar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Nos jornais e rádios estatais, a visita foi cercada de silêncio. Lula chegou, encontrou com o velho amigo Fidel, tirou fotos, tudo muito divertido e afável. Entre os muitos amigos cubanos, havia um ranger de dentes. Uma raiva interior confessada em palavras baixas. Lula jamais deu uma palavra sobre prisões de dissidentes, violações de direitos humanos, a absoluta falta de liberdade que impera na ilha.

Desta vez, Lula chegou a Havana no fim da agonia de Orlando Zapata Tamoyo, de 42 anos, um bombeiro hidráulico e prisioneiro de consciência. Após 85 dias em greve de fome, ele morreu. À noite, no necrotério, sua mãe, Reina, deu um breve e comovente depoimento, uma indignação dolorosa e profunda.

“Eu digo ao mundo. Esta é a minha dor. Meu filho foi torturado durante todo o período em que esteve preso. Foi assassinado”.
Depois de relatar as torturas sofridas pelo filho durante todo o período em que esteve preso (desde 2003), ela não esqueceu os demais infelizes que ousaram levantar a voz contra o regime:
“Que exijam a liberdade dos demais presos e demais irmãos”.

O depoimento da mãe pode ser escutado no blog da única voz possível vindo de Cuba, a blogueira Yoani Sánchez (www.desdecuba/generaciony)

Forçado pelas circunstâncias a falar sobre a morte de Orlando, Lula respondeu assim:
“Lamento profundamente que uma pessoa se deixe morrer de greve de fome. Pelo amor de Deus, ninguém que queira fazer protesto peça para eu fazer greve de fome, que eu não farei mais”.

Quem lamenta sou eu, presidente.
A circunstância da visita permitiria, pela primeira vez, que uma voz reconhecida mundialmente trouxesse à tona um dos maiores crimes cometidos pelo regime cubano – a perseguição implacável a qualquer voz dissidente, tratados como “mercenários financiados pelos Estados Unidos”. No mínimo, uma negociação pela libertação dos que estão com graves problemas de saúde, os mais velhos, para que possam morrer perto dos parentes.

Lamento que a vítima, um bombeiro hidráulico passe de vítima a culpado. Claro, ele “se deixou morrer” na greve de fome. Havia uma carta dos dissidentes, que deveria ser entregue a Lula. Ele não recebeu e explicou o seguinte:

“Eu não recebi carta nenhuma. As pessoas precisam parar com o hábito de fazer cartas, guardar para si e depois dizer que mandam para os outros”.

Tristeza, decepção, indignação. É o que sinto pela morte de um preso de consciência, após a agonia de 85 dias, e pelo que diz o presidente do meu país, com palavras que passam pela vulgaridade. Um homem que tem planos de ser um estadista mundial, que pretende mediar conflitos. Mas vai uma confissão. Essa postura de Lula não é nenhuma novidade para mim, bem como o profundo, meticuloso e inabalável silêncio de praticamente todas as pessoas esclarecidas e de esquerda no Brasil sobre a realidade cubana.

Após o lançamento do meu livro, que mostra a vida cotidiana, o sofrimento, a penúria e repressão naquela ilha, participei de vários debates. Há os defensores radicais do regime, que me apontam o dedo e dizem que não vi os avanços em saúde e educação. Há dedos em riste, acusadores, as famosas perguntas, se vi crianças nas ruas, se vi mendigos. Em nenhum dos debates, algum defensor ardoroso perguntou ou falou sobre esta palavra que me move diariamente, e com a qual caminharei até o último dia: Liberdade.

Os cubanos não são livres. Não podem sair do país. Não podem criticar o regime na fila do pão, sob o risco de serem rapidamente presos pelos infiltrados, e condenados a 20, 30 anos de prisão, após julgamentos rápidos. Não podem escrever um artigo para publicar no Granma, pedindo respeito aos direitos humanos. Conheci de perto a azeitada máquina repressiva cubana. A rigorosa cobrança da identidade aos jovens mulatos. Os infames “Comitês de Defesa da Revolução”, verdadeiras máquinas de vigilância e delação, instalados em todos os bairros. Escutei relatos sobre a vida nas prisões de Cuba, por uma mulher admirável, que me hospedou, enquanto juntava os trocados para visitar o filho preso, a cada 15 dias.

O que está acontecendo em Cuba é uma tragédia humana que um dia será contada. A Anistia Internacional calcula em mais de 200 presos de consciência. Não mataram, não roubaram, não desviaram dinheiro. Ousaram falar, escrever, questionar. Orlando Zapata Tamoyo passou por uma longa agonia, e morreu às vésperas da chegada de um presidente que foi preso porque liderou operários, em busca de liberdade.
Zapata não se deixou morrer, presidente Lula.
Ele tinha a mesma fome que tenho, e que jamais saciou: de liberdade.

(*) Samarone Lima é jornalista, escritor e professor universitário. Nascido em Crato (CE) reside há 23 anos em Recife (PE), onde participa da vida intelectual daquela metrópole.

CRATO - Notícias do dia 06 de Janeiro de 2011


Projeto prevê redimensionamento do trânsito no Crato

O município do Crato tem se modernizado no que diz respeito ao planejamento de trânsito. Um projeto encaminhado para a Câmara Municipal propõe o redimensionamento do trânsito. A proposta será avaliada pelos vereadores, representantes de instituições e sociedade civil organizada. A organização do trânsito irá delimitar áreas para estacionamentos de veículos guiados por portadores de deficiência física e idosos, definição de locais de estacionamentos para motos, ciclomotores e automóveis. Também será criado, de acordo com o projeto, espaço para estacionamento rotativo, nas ruas mais movimentadas do centro da cidade, conhecida por Zona Azul, com a finalidade de proporcionar maior rotatividade das vagas no centro, possibilitando maior oferta de estacionamento nas áreas de maior fluxo de veículos.

Prefeito do Crato autoriza construção de casas para retirar famílias de área de risco da cidade

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, autorizou a construção de 120 casas para transferir pessoas de áreas de risco para moradias seguras e como maior conforto. As casas já estão sendo construídas no bairro Muriti e tem a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de um dos maiores projetos da área urbana da cidade, a Encosta do Seminário. A obra será financiada pelo Banco Mundial, avaliada em mais de R$ 20 milhões, por meio da parceria do Governo do Estado com a administração municipal. A obra, prevista no Plano de Requalificação Urbana (PRU) do Município, tem o seu projeto avaliado pelo Banco Mundial, e, em seguida, passará pelo processo de aprovação para posterior licitação. Serão construídos mais três mirantes no local, já que um deles, na ladeira da integração, já foi construído pela municipalidade.

Governo do Crato e Fundação Mestre Eloi comemoram o Dia de Reis

Está acontecendo desde ontem e até hoje as festividades alusivas a 25ª Folia de Reis realizada pela Fundação do Folclore Mestre Eloi, apoiada pela Prefeitura do Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Ontem as 20 horas foram realizadas visitas a 3 casas pela Folia de Reis do Mestre Dedé de Luna, acompanhados pela Secretária Danielle Esmeraldo. Hoje as 18 horas e 30 minutos na Praça da Sé haverá apresentação da Lapinha Mãe Celina da Mestra Mazé de Luna e dos reisados de Mestre Galego, Mestre Aldenir e Mestre Antonio Carrero todos fazendo a louvação ao menino Deus. Toda a comunidade está convidada. Participem!

Quase 200 agentes são mobilizados para o combate da dengue

Técnicos da Secretaria de Saúde do Crato estão mobilizados no intuito de conter os avanços da dengue no município. A assessora técnica da Secretaria de Saúde, Aline Franca, afirma que a preocupação é maior porque, com a chegada do período chuvoso, o risco de incidência aumenta. O maior número de focos, segundo a Secretaria de Saúde do Crato, está localizado nas residências em bairros da cidade. Estão mobilizados 196 agentes de saúde que realizam as ações preventivas em todos os bairros da cidade. Do acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 184 Municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia em 2011 e 45 com risco muito alto. Na macrorregião do Cariri, são classificados como de risco alto os Municípios de Altaneira, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Cedro, Jardim, Jucás, Nova Olinda, Orós, Piquet Carneiro, Salitre e Santana do Cariri. Em 2010, foram notificados no Crato 1.700 casos suspeitos de dengue, sendo 1.400 positivos.

Técnicos da Ação Social visitam áreas afetadas pelas chuvas

As grandes precipitações no último final de semana no município do Crato chamaram a atenção da Secretaria de Ação Social, no sentido de estar alerta em relação a maior assistência às famílias vítimas das enchentes, residentes em área de risco da cidade. O trabalho de orientação e visitação dessas áreas vem sendo feito. Técnicos da Secretaria estiveram nos locais mais atingidos, no intuito de oferecer apoio às famílias vitimadas.

Atendimento do Bolsa Família entra em recesso a partir do dia 7

A Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS com a Coordenação Do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, comunicam a todos os interessados que a partir da próxima sexta-feira, dia 07 até o início de março , não haverá atendimento ao público por conta das mudanças do sistema que irá implantar a nova versão do cadastro único. A Secretária Liduina Andrade agradece à compreensão da comunidade cratense e oferece mais informações para quem tiver qualquer dúvida. É só ligar para os telefones 3521-5164 ou 3521-6425, ou comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social na Avenida Perimetral Dom Francisco S/N, no Bairro São Miguel.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Bom Dia, Crato ! - 06 de janeiro de 2011 - Dia de Reis


Bom Dia!

Quinta-Feira, 06 de Janeiro. Dia de Reis. Dia em que muitas pessoas nas cidades do interior acendem velas e as colocam nas janelas das residências. O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Tempo Nublado e Possibilidade de Chuvas

A pré-estação das chuvas começa forte aqui no Cariri. Ontem pela madrugada, tivemos ainda uma chuva bastante forte, porém de pouca duração aqui em Crato. Entretanto, conforme havíamos anunciado, o dia foi de sol e muitas núvens. Não choveu durante o dia, e nem na madrugada de hoje. A temperatura durante a noite foi de 27.2 graus, e Umidade Relativa do Ar, 65% na Vilalta. Para hoje a meteorologia prevê Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 21 graus e mínima de 21.

Bom Dia!
Dihelson Mendonça

CRATO - Mestrado da Urca está entre melhores do Nordeste - Reportagem: Elizângela Santos


NE - O curso obteve nota 4, considerado muito bom, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Laboratório de pesquisa em Bioprospecção, nova linha de estudo que se desenvolve na região do Cariri - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Pesquisas de plantas e animais da Chapada do Araripe estão garantidas com mestrado mantido pela Urca no Cariri.

Crato. O Curso de Mestrado em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri (Urca) está entre os melhores do Nordeste. O curso obteve nota 4, considerado muito bom, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Há quase quatro anos de implantado, consegue manter a nota. Com isso, se coloca entre os poucos cursos do Nordeste no mesmo nível. A escala de classificação vai até 5, considerado excelente. O quadro do curso é formado por professores-doutores da própria instituição de Ensino Superior.

Os docentes e alunos do curso comemoram a avaliação positiva. O reitor da Urca, Plácido Cidade Nuvens, afirma que essa nota destaca o êxito no funcionamento nas atividades didáticas e pedagógicas, que produzem um conhecimento objetivo, passível de avaliação. "Estão de parabéns alunos e professores que souberam se conduzir no procedimento rigoroso de avaliação", ressalta ele. Os professores e coordenação do Mestrado do Curso de Bioprospecção Molecular da Urca tem se reunido com frequência para debater o processo de estruturação do curso, com amplos investimentos já aprovados, previstos para acontecer em breve. Assuntos relacionados à aquisição de equipamentos importados para pesquisa da Urca, no valor de R$ 1,2 milhão, processo licitatório do prédio da Bioprospecção Molecular e discussão sobre a forma de divulgação do Mestrado estão sendo tratados pela coordenação e a própria universidade.

Linhas de pesquisa

A vice-coordenadora do Mestrado, Imeuda Peixoto Furtado, afirma que o curso atua em duas linhas de pesquisa: a Biologia Molecular Estrutural, na parte de Aminoácidos e Proteínas, e a Bioprospecção de Produtos Naturais, que já está na sua quinta turma. O corpo discente do curso, em sua maioria, é da própria universidade, e recebe uma bolsa em torno de R$ 1.200,00, o que, segundo ela, tem um grande significado. Conforme a vice-coordenadora, isso se traduz na inserção de impacto regional, com projetos desenvolvidos principalmente voltados para a própria região, na área de prospecção de produtos, com pesquisas de plantas e animais da própria região. Também possibilita a formação de técnicos e registro de patentes, o que demonstra avanços científicos em relação à biodiversidade regional.

O curso agora está em processo de desenvolvimento dos seus trabalhos no âmbito da divulgação, ampliando as suas formas de atuação. A meta é criar um site. "Uma ampliação dos estudos no nível de doutorado, a ser criado pela Urca, é o primeiro grande passo", diz Imeuda, para atualização desse projeto. "Dentro desse nível de qualidade que obtivemos, há possibilidade de criar um doutorado nessa mesma linha de pesquisa", afirma. Com o conceito a um ponto da nota máxima, a universidade passa a fazer parte do Programa de Apoio à Pós-Graduação, recebendo verba de auxílio anual no valor de R$ 24 mil, para fortalecer as ações do curso superior.

Segundo a professora doutora Imeuda, essa é uma das maiores notas do Nordeste para um curso multidisciplinar. "Nesses poucos mais de três anos de implantação, é uma grande conquista para a nossa universidade", diz ela. O professor doutor do mestrado, Waltécio de Oliveira Almeida, destaca os três anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular. Ele considera um marco histórico no meio acadêmico de toda a região do Cariri cearense.

O programa conta com 11 professores doutores em Bioquímica, Botânica, Farmácia, Física, Microbiologia, Paleontologia, Química Inorgânica, Química de Produtos Naturais e Zoologia. "Essa multidisciplinaridade inclui pesquisas de ponta na área da Biotecnologia, conhecimento e conservação da biodiversidade", diz. Esses talvez sejam ou ainda serão os trabalhos de maiores impactos em toda a região do Cariri. O professor afirma que os recursos da fauna e da flora regionais estão sendo estudados sob diversos aspectos: uso tradicional na medicina popular (Etnobiologia), testes experimentais para avaliar o potencial desse conhecimento (Farmacognosia), caracterização molecular (reprodução, genética, proteômica etc) das espécies atuais e, com o uso de técnicas físicas, até em fósseis.

Estudantes

1.200 reais é o valor da bolsa de estudos no mestrado mantido pela Universidade Regional do Cariri (Urca). A maioria dos estudantes é da própria universidade, que comemora a boa classificação

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Cultura de Juazeiro, Gerência de Tradição de Cultura Popular, Telefone: (88) 3511.1999 - folcloremestreeloi@yahoo.com.br

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Grupos do Cariri se apresentam hoje - Reportagem: Antonio Vicelmo e Elizângela Santos

Grupos tradicionais de reisado e lapinhas, do Crato e de Juazeiro do Norte, se apresentam no encerramento dos festejos natalinos. Hoje, encerram-se para os católicos os festejos natalinos. No Crato, grupos de reisados e lapinhas vão se apresenar na Praça da Sé, a partir das 17 horas.

"É a confraternização sertaneja, o jeito simples de se reunir e mostrar a arte que tem como palco os terreiros de chão batido, cobertos de palha, das casas nordestinas", diz o mestre de reisado Aldemir Águia, um dos mais antigos brincantes do Cariri. Mesmo quando o reisado era considerado pela Igreja Católica como uma dança profana, ali estava ele, batendo o pé no chão, no ritmo de músicas medievais do folguedo. Aldemir lembra que a apresentação, na verdade, é uma peça teatral: com começo, meio e fim, com duração de mais de duas horas. É uma luta de poderes que culmina com a vitória dos cristãos.

Os "Guerreiros" destacam-se pela suntuosidade da indumentária dos participantes, chapéus decorados por espelhos e elementos brilhantes, além de fitas multicoloridas. "No entanto, por exigência dos organizadores de eventos, nós estamos sendo obrigados a encurtar as cenas", detalha o mestre. A mestre Mazé de Luna comparece hoje à praça da Sé com duas atrações: A Lapinha "Mãe Celina", que começou as encenações na segunda quinzena de dezembro e o grupo de reisado feminino. A festa colorida dos grupos folclóricos é mais do que uma tradição religiosa. É a expressão da arte popular em todas as suas nuances. A indumentária confeccionada pelas irmãs Mazé, Penha e Expedita Luna, é uma obra de arte.

Juazeiro do Norte

Cerca de 50 grupos de reisado, lapinhas, bandas cabaçais, coco e bacamarte invadem as principais ruas do centro de Juazeiro do Norte, a partir do meio-dia, para fechar o ciclo natalino na cidade, aberto no dia 15 do mês de dezembro. A homenagem ao Dia de Reis é uma tradição que foi iniciada com os grupos que chegavam a cidade para se apresentar ao padre Cícero. Segundo o gerente de tradição de cultura popular da secretaria, André de Andrade, os grupos saem principalmente dos bairros João Cabral, Pio XII e Frei Damião. Às 16 horas acontece o grande encontro dos grupos na praça do Socorro. Em seguida, os brincantes descem em cortejo para a praça padre Cícero, onde acontece a tradicional queima de lapinhas, encerrando o ciclo natalino.

Para o gerente, esse é um dos momentos em que os grupos de reisado iniciam o dia fazendo visitas às residências onde existem lapinhas e presépios, que recebem reverência dos integrantes dos grupos. Outros grupos se concentram apenas nos bairros da cidade. Os reisados se apresentam à tarde e a queima de lapinhas acontece já no início da noite. Há grupos que permanecem nos bairros, a exemplo do reisado dos irmãos. O cortejo quilombo, descendo principalmente pela rua São Pedro, acontece há vários anos em Juazeiro por iniciativa dos próprios grupos de tradição. Os grupos de lapinha, antes da queima, fazem uma apresentação na praça padre Cícero.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.
Contato: (88) 3523.2365; Secretaria de Cultura de Juazeiro - Gerência de Tradição de Cultura Popular. Contato: (88) 3511.1999

ANTÔNIO VICELMO E ELIZÂNGELA SANTOS
Repórteres do Jornal Diário do Nordeste e Colaboradores do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Cariri e Centro Sul - Plantão Policial das últimas 24 horas - Por: J. Lopes


MAURITI - CEARÁ:

Jovem de 19 anos assassinado a golpes de punhal.

Um crime de morte movimentou o plantão policial desta terça-feira (04), no município de Mauriti-CE. O jovem de 19 anos, Diego Oliveira da Silva, que morava na Rua 4 número 87, no Bairro Bela Vista, naquela cidade foi assassinado com três perfurações de punhal na região do tórax. O crime ocorreu por volta das duas horas da madrugada. A polícia militar ainda socorreu o mesmo para o hospital local, aonde já chegou morto. De acordo com informações repassadas pelo comandante da Unidade Policial de Mauriti, Sargento Francisco Inácio Santos, o corpo foi encontrado por populares. A autoria do crime ainda é desconhecida afirma a polícia. O corpo foi trasladado para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Juazeiro do Norte. A polícia judiciária abriu inquérito para apurar o homicídio.

CARIRI – CEARÁ:

Dois acidentes envolvendo motocicletas no cariri deixaram cinco pessoas feridas.


Ontem, por volta das 08h30, na rodovia que liga a cidade de Juazeiro a Caririaçu, precisamente no Sítio Monte, em Caririaçu, um acidente de trânsito envolvendo uma moto TITAN 150 cilindradas cor vermelha de placa HYF-4990, tendo como vítimas Jose Rodrigues Villar, 30 anos, residente na rua Padre Chagas , Vila Miragem, em Caririaçu, e sua irmã Viviane Rodrigues Villar, 17 anos. A outra moto envolvida uma TITAN 150 cilindradas, de cor vermelha, de placa HYP-2272, tendo como vítimas Pedro Aleixo da Silva, 38 anos, residente no Sítio Chocalho – Caririaçu, o mesmo estava acompanhado de sua esposa Francisca das Chagas Silva, 36 anos, e sua filha Graciela Aleixo da Silva, 06 anos. A viatura da polícia militar CP-1572 composta pelo subtenente Luciano, cabo Adauberto e soldados Luismar e Fabiano. As vítimas foram conduzidas por populares e pela ambulância da cidade de Caririaçu, para os hospitais da cidade de Juazeiro do Norte.

Por volta das 18h30, de ontem (04), na esquina das ruas São Francisco com Santa Isabel, em Juazeiro, uma colisão em volvendo duas motocicletas, a Honda CG150 Fan ESI, cor laranja, ano 2010, placa NVA-7931, conduzida pelo seu proprietário o mototaxista Cícero Milton Duarte Da Silva, 34 anos, residente na rua Afonso de Melo, Salesianos, que transportava como passageira Maria Cristina Alves do Nascimento, 25 anos, residente na rua Sebastião Régis, Aeroporto, e a outra Honda/CBX 250 Twister, de cor amarela, ano 2008, placa NRA-2720, conduzida por um rapaz que aparentava ser menor de idade e que fugiu à pé do local.

Em decorrência do ocorrido Maria Cristina sofreu escoriações corporais que foi socorrida por uma equipe do corpo de bombeiros para o HTJ. Esteve no local a RD 1221, composta pelos soldados Kleiber e Tavares bem como uma equipe do DEMUTRAN a quem se apresentou posteriormente o proprietário da Twister, Wellington Germano Dos Santos, 26 anos, residente na Rua do Cruzeiro, São José, no centro de Juazeiro. Os profissionais do trânsito adotaram então as medidas legais adequadas.

O processo que pura denuncias contra o delegado da polícia civil, Levi Gonçalves Leal, e a dois inspetores da polícia civil, dois policias miliares e um ex-soldado da polícia militar do Ceará deverá dar ser protocolado no dia hoje no fórum de Juazeiro do norte. Levi Gonçalves que foi exonerado da função de delegado regional de polícia civil de Juazeiro continua como delegado, estando ele em férias até o dia 19 deste mês.

IGUATU – CEARÁ:

Morte por choque elétrico

O agricultor, Julho Tomaz de Oliveira, 55 anos, casado, que residia no Sitio Intãs, no município de Iguatu/CE, morreu por volta das 10h30min de ontem, vítima de choque elétrico nas imediações de sua residia. Segundo populares a vitima tinha subido em um poste quando foi atingido por uma descarta elétrica, vindo a óbito no local. O Corpo Bombeiros foi acionado juntamente com o RABEÇÃO de Iguatu e o corpo conduzido para o IML. A VTR 2442 composta pelo cabo Edivan e soldados Renato, Nilson estiveram no loca registrando a ocorrência.

VARZEA AELGRE – CEARÁ:

DENÚNCIA - agricultores podem estar comercializando sementes do programa Hora de Plantar

Várzea Alegre - 18h34min - O gerente da Ematerce em Várzea Alegre, Pedro Bezerra, irá apurar se agricultores beneficiados pelo programa do Governo do Estado, Hora de Plantar, estão comercializando as sementes distribuídas neste município. Bezerra alertou já ter ouvido vários comentários sobre o assunto e mostrou indignação com o caso, afirmando que, se comprovados os boatos, essas pessoas estão agindo de má fé, desvirtuando o objetivo do programa. O programa Hora de Plantar tem por finalidade beneficiar os agricultores familiares com sementes selecionadas de alto poder germinativo e melhorar a produção no campo. Em Várzea Alegre, já foram distribuídas sementes de milho e feijão para mais de 700 agricultores. A Ematerce espera receber o restante das sementes, entre estas, as de arroz e amendoim, no decorrer da semana.

JAGUARUANA – CEARÁ:

Agência dos Correios é arrombada

Uma agência dos Correios do município de Jaguaruana, na região do Jaguaribe, foi arrombada na madrugada desta quarta-feira, 5. A ação foi descoberta no início da manhã de hoje, quando a gerente da agência chegou ao local. Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os criminosos conseguiram entrar na agência depois de derrubarem parte da parede que fica nos fundos do prédio. Durante a ação, o alarme da agência foi acionado, mas a Polícia não percebeu movimentação estranha no local. Durante a manhã, o crime foi descoberto e a Polícia foi acionada para investigar o caso. Ainda não há pista dos responsáveis pela ação. O valor em dinheiro levado pelo bando não foi divulgado.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 06 de janeiro de 2010


Vestibular 2011.1 da URCA começa no próximo domingo

Será realizado nos próximos dias 09 e 10 de janeiro o Vestibular Unificado 2011.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA). Participam do Processo Seletivo 7.450 inscritos. O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Ricardo Bacurau, esteve reunido, durante o dia de ontem, com os fiscais que irão trabalhar nos dois dias de realização do Vestibular. Estarão atuando no processo 525 fiscais, nos Campi da URCA nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales e Iguatu. A reunião teve como objetivo prestar as últimas orientações relacionadas à atuação dos fiscais, principalmente em relação aos horários de chegada nos locais de realização das provas, às 6h45. No domingo, serão aplicadas as provas de física, química, biologia, história e geografia, das 8h10 às 12h40. Na segunda-feira, de matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no mesmo horário.

URCA lidera em participações no Vestibular

Nos últimos anos (2007-2010) a oferta de cursos superiores no Cariri cearense teve aumento considerável. Universidades, Faculdades e Institutos buscaram a região para explorar nossa potencialidade nesse campo educacional. Entretanto, mesmo com tantas ofertas disponíveis, a URCA desponta como liderança, quando se considera o número de estudantes que buscam o ingresso nos 16 cursos ofertados pela instituição e que promovem uma educação superior, gratuita e de qualidade. Os quase 8 mil inscritos para o Vestibular 2011.1 comprovam o grau de confiança, respeito e credibilidade conquistados pela URCA ao longo do período. Outro dado importante é que mais da metade (56,22%) dos inscritos são estudantes egressos de escola pública. Esse dado é, inequivocamente, a comprovação da relevância social da URCA, constituindo-se como principal vetor de mobilidade social através da formação superior na Região.

Abertas inscrições do Procampo

Estão abertas de 3 a 7 de janeiro as matrículas do Procampo, da Universidade Regional do Cariri (URCA). As matrículas poderão ser efetuadas via on line. Mais informações pelo telefone (88) 3102.1212 e 31021202.

Professora da URCA ganha prêmio do Ministério da Cultura

Concorrendo na Categoria Pesquisa com o seguinte projeto: "A besta-fera, o Padre Cícero e o Juazeiro: discurso político no folheto de cordel", a Professora Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro ganhou o prêmio do Ministério da Cultura (Minc), na categoria Pesquisa em Literatura de Cordel no edital: Prêmio Mais Cultura - Patativa de Assaré de Literatura de Cordel, do MINC. Várias pessoas do Cariri ganharam na categoria Produção e Criação. A professora Cláudia Rejanne e a Profa. Rosilene Melo, ex-docente da URCA e, atualmente trabalhando na UFCG, ganharam na categoria Pesquisa. Em 2011 será a publicação do livro e o Congresso Internacional de Cordel, Xilogravura e Cantoria, nos 100 anos de Juazeiro. A professora fez o projeto e submeteu pela URCA e está aguardando financiamento do CCBNB.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 06 de janeiro de 2011

O Respeito ao nosso Planeta - Íris Pereira

É ligar a televisão, abrir um jornal ou revista de noticiário que vemos a catástrofe em que se tornou nosso planeta, nossa terra, nosso paraíso de beleza exuberante, vasta e rica em todo tipo de sobrevivência natural, riquezas escondidas sobre e sob ela, exploradas sem mesmo o menor respeito de limite, quanto mais se tira mais se quer tirar...Aí vem a resposta, a revolta, o troco que o próprio homem pediu em sua ganância e falta de educação.

huvas fora de tempo em alguns lugares arrastando e destruindo tudo, até sua sustentação, sem limite revolta-se com tanta descaso e vai se destruindo a si mesma como que suicidando-se para castigo aos seus destruidores e estupradores. E o homem ainda com arrogância ainda se acha no direito de noticiar dizendo: A terra castiga o solo com a falta de chuvas. Os rios, lagoas, reservatórios ficam secos e suas margens transformam-se em cascas duras e feias, rachaduras que machucam até cascos de animais, dizem mais o sul do pais parece o nordeste do Brasil, lá eles vivem a mesma situação já vividas tantos anos por nossa gente. Até parece replay, caminhões pipas distribuindo água para uso e consumo, pessoas não acostumadas a essa rotina lamentam, agora lamentam, agora lamentamos por tudo, agora choramos nossos mortos nas enxurradas, nas secas, na falta do que comer, na falta de moradia.

E choramos de arrependimento por não termos sabido usar bem nosso maior tesouro: A TERRA que nunca nos negou absolutamente nada, sempre deu com imensa fartura e gratuitamente, só nos pedindo RESPEITO. Não existem hoje mais nenhum lugar na terra que não tenha qualquer tipo de imprevisto da natureza. Ainda dará tempo para corrigirmos tudo, focarão as marcas e cicatrizes, mas teremos oportunidade em repararmos sim todo o erro.
Eu faço minha pequena parte, faça a sua.

Íris Pereira

Quem foram os 3 reis Magos ? - HOJE NA HISTÓRIA


HOJE NA HISTÓRIA - Os 3 Reis Magos.

Belchior (também Melchior ou Melquior), Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.

Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.

A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.

"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12). Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.

Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos. A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.

Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”. Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.

A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.

Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade). Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram. Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.

Diferentes opiniões quanto a quando o menino Jesus foi visitado

A tradicional crença de que Jesus foi visitado aquando do seu nascimento não é consensual entre todas as pessoas. Há pessoas que acreditam que Jesus já possuia uma certa idade. Segundo seus defensores há quatro linhas de evidência para acreditar que Jesus já não era mais um bebé quando recebeu a visita: a tradução para o texto de Mat. 2.11 usa a expressão "uma criancinha", "um menino", e não um bebê em diversas traduções de respeito, como a Almeida; Mat 2.11 também cita que quando Jesus foi encontrado estava em uma casa e não em uma manjedoura; o fato de Herodes mandar matar as crianças de até dois anos e, por último, o fato de Maria ter dado apenas dois pássaros no templo como contribuição pelo nascimento do menino, o que a identificava como muito pobre, e não parte dos presentes que supostamente já teria ganho, já que na visita ela, através de seu filho, ganhou ouro e outros ítens valiosos.

Fonte: Wikipedia

ALMANAQUE - 06 de janeiro de 2011


ALMANAQUE

* 1449 - Constantino XI é coroado imperador do Império Bizantino.
* 1838 - Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jérsei.
* 1927 - Os Estados Unidos invadem a Nicarágua.

Nasceram neste dia...

* 1412 - Joana d'Arc, guerreira francesa e heroína da Guerra dos Cem Anos (m. 1431).
* 1838 - Max Bruch, compositor alemão (m. 1920).
* 1883 - Khalil Gibran, escritor libanês (m. 1931).

Morreram neste dia...

* 1876 - Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo (na imagem), político português (n. 1795).
* 1884 - Gregor Mendel, botânico austríaco (n. 1822).
* 2006 - Ilse Losa, escritora portuguesa de origem alemã (n. 1913).

Fonte: Wikipedia

Na Rádio Educadora do Cariri programa - COMPOSITORES DO BRASIL



Apresentação: Zé Nilton

Quem ouvir verá, nesta quinta-feira, na Rádio Educadora do Cariri, no COMPOSITORES DO BRASIL, programa dedicado aos festejos de Dia de Reis, com músicas de compositores que homenagearam este culto português no Brasil. Muito rica a musicalidade brasileira que evoca festa, folia, danças e devoção aos três visitantes do menino deus, seguindo a estrela guia.

Nós aqui no Nordeste conhecemos muito bem este ciclo de lapinhas, pastoris e muitas danças em homenagem ao reis magos.

Pois bem, no nosso programa na Rádio Educadora do Cariri, 1020 khz, nesta quinta de 14 às 15 horas estaremos recordando e atualizando as manifestações musicais através de compositores brasileiros que produziram obras primas sobre o assunto.

Como o nosso vizinho de Saboeiro, o escritor Ronaldo Correia de Brito, que escreveu e produziu o auto de natal chamado – Baile do Menino Deus – consagrada peça musical que ganhou notoriedade no Brasil pela sua singeleza e expressividade cultural. Muitas músicas de compositores consagrados sobre este dia marcante na memória do catolicismo popular do Brasil estaremos apresentando e comentado.

Serviço:

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Sintonize: www.cratinho.blogspot.com
Telefone: (88)3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Publicidade Blog do Crato - Amilton SOM


Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri

Presentes, CDs e DVDs é com Amilton Som. AMILTON SOM. A maior loja de CDs e DVDs da Região do Cariri.
Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...
Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato Tel: (088) - 3521-3270

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30