xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 janeiro 2011

Documentário sobre Reisado Dedé de Luna será lançado neste sábado

Alegria, cores, beleza e poesia deverão marcar esse sábado, dia 08, no Terreiro do Reisado Dedé de Luna com o lançamento do seu primeiro documentário.

O Reisado Dedé de Luna da cidade do Crato reúne a tradição e a inovação liderado pelas mestras Mazé e Penha, filhas do brincante e mestre Dedé de Luna. O reisado resiste e se afirma com características próprias demonstrando que as manifestações artísticas e culturais de caráter popular se modificam e se reinventam com o passar dos tempos.

Para registrar a história deste grupo e essa relação entre a tradição e a inovação foi produzido um documentário pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, com a parceria do Coletivo Camaradas.

O documentário será lançado neste sábado, dia 08, às 18h30, no Terreiro do Reisado no Bairro Muriti. O lançamento é aberto para a comunidade.

Para a Mestra Mazé esse documentário é como “aquela sementinha que você planta e depois vai colher as mais belas flores”. Ela destaca que esse trabalho vai possibilitar divulgar o trabalho do grupo e que é um incentivo para continuar. “Estamos dando continuidade ao trabalho de Papai e preparando as gerações futuras para dá continuidade ao nosso trabalho”, enfatiza a Mestra.
Esse é o terceiro documentário produzido pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, os dois primeiros foram das Mulheres do Coco da Batateira e da Mestra Zulene e o quarto será sobre o Maneiro do Pau do Mestre Cirilo que a previsão é que seja lançado no inicio de fevereiro.

Chapada do Araripe:Cenas e Receitas com Cachaça Bruta-Por Wilson Bernardo.

Só no Crato Mesmo... A Chapada e o Crato tem suas peculiaridades; No inverno a chapada é uma bênção, para você refletir e curar uma depressão de cidades conturbadas pelo velocidade da tecnologia. Dormir na chapada é melhor ainda, o que sem muitos recursos você pode reinventar o cardápio dos petiscos, servidos a uma boa cachaça bruta quer dizer brejeira e puríssima de produtos químicos, você com certeza nunca vai esquecer esses sabores.

Um pingo de chuva na cumeeira do barraco, é divinamente deuses

Besouro sobre Piqui descascados e cru para serventia

A melhor receita para cachaça: Laranja, banana e piqui. Muitos piquis


Hummmmm
!Piqui com Acerola pode acreditar: afrodisíacos

Piqui assado com Linguiça na brasa,com cachaça brejeira

Ciclistas,constantemente frequentadores da Chapada

Folhas e moscas nativas da Chapada do Araripe-CRATO-ce

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Sina de marginal - Por Emerson Monteiro

Tarde dessas, caririenses, molhadas, quando as matas, sonoras de passarinhos cantores, parecem prenunciar o início da temporada das chuvas, nas notícias do rádio ouve-se contar da morte de um jovem de 17 anos, assassinado com oito tiros de pistola, em Fortaleza, na Barra do Ceará. Usuário de droga, fora morto por dois homens, que fugiram em uma moto. No dia anterior, abordado por traficante, que cobrava dívida atrasada, respondera atirando. Um nome a menos, uma estatística a mais, solucionando o conflito.

Situações desse tipo viraram casos de rotina nos dias atuais, multiplicados pelos noticiários feitos erva daninha que invade a paz social, rasgando de exemplos melancólicos o tempo tumultuado de cidades inteiras. Pessoas, as menos endinheiradas das periferias, fora das tradições patrimoniais e dos festejos, arrastam fama de alimentadoras sensacionalistas de escândalos apagados pelos rastros dos rabecões enegrecidos. Outras, possuidoras de futuro, filhas dos nobres, esperançosas, viajantes do exterior nos trens de luxo da facilidade, esperam de olhos alegres o preço do sucesso.

E as tardes silenciosas proclamam a graça deste mundo em forma de normalidade e cifras reveladoras do êxito administrativo dos gabinetes oficiais, enquanto a norma rígida dos códigos reclama vagas nas penitenciárias superlotadas de moradores inúteis jogados às traças dos eleitos da sociedade. Qualquer coisa assim que pede resposta urgente aos pontos de vista da euforia bem vestida. Indignações estridentes, armas acesas que matam às escondidas, depois tornadas públicas nos cadernos volumosos das páginas policiais, gritos de socorro a quem, e a quantos, ninguém aceita querer responder.

Nisso, os passos fora da estrada daqueles moços, filhos como outros, netos como outros, farrapos das toalhas de mesa da casa dos pais, dos irmãos; lágrimas quentes, dores amargas. Folhas nacionais largadas ao vento das agruras familiares de mães envelhecidas lá antes da hora, restos de banquetes e confraternizações, atores rebaixados nos campeonatos da terceira divisão da juventude perdida. Chegou aos pensamentos, devagar, meio fora de hora, o alento de saber que nas barras infalíveis do tribunal das existências todos responderão em nível de igualdade, porquanto aos que muito têm mais lhes será dado; e aos que nada têm até o que pensam que têm lhes será tirado, equação definitiva das palavras de Jesus.

Longe, pois, de imaginar houvesse apenas frieza crua na justiça eterna quanto, vezes tantas, presenciamos nas histórias dessas tardes ingratas para os simples, desvalidos, nas pontas de ruas espalhadas, neste chão marginal dos becos infectos e seus barracos sórdidos.

Por: Emerson Monteiro

CRATO - Notícias do Dia 05 de janeiro de 2011



Vencedor da São Silvestre agradece apoio concedido pela Prefeitura do Crato

O Cratense, Francisco Paulo campeão da Corrida de São Silvestre 2010, categoria Especial Deficiente Andante Membros Inferiores, esteve na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato para agradecer o apoio dado pelo Governo do Crato para sua ida a São Paulo para participar da prova. Recebido pela Secretária Danielle Esmeraldo, o tricampeão Brasileiro ressaltou a importância de incentivos aos atletas para que os mesmos possam atingir seus objetivos. O garçom, do Crato fez a corrida em 1 h e 6 minutos, seu 2º melhor tempo na competição. De acordo com Danielle Esmeraldo, o prefeito Samuel Araripe junto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato irão desenvolver mais projetos de incentivo ao esporte para que os atletas cratenses possam mostrar sua competência e talento ao mundo.

Saúde intensifica combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está fortalecendo o trabalho de combate à dengue. Esta semana, o secretário Cícero França esteve reunido com a coordenação de Endemias, no sentido de ficar a par de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no município. O Crato tem atuado permanentemente no combate ao mosquito Aedes aegyti, principalmente com ações focadas nas áreas de maior índice de infestação. Durante essa fase invernosa o prefeito do Crato, Samuel Araripe, destaca a importância de se trabalhar de forma mais intensiva, com ações de prevenção e combate e solicita o apoio da população, de fundamental importância para o sucesso das ações desencadeadas pela administração municipal.

Crato atua com apoio e desenvolvimento de obras importantes

O município do Crato ganha o Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), que já se encontra em construção. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, ressalta a importância de mais um incremento ao esporte e a formação dos estudantes da Universidade, ao mesmo tempo em que lembra da contribuição da administração do Crato, com a doação do terreno onde hoje está sendo construído o empreendimento, por trás do Parque de Exposição. A doação foi feita em na gestão Samuel Araripe ao Governo do Estado para que a obra fosse efetivada. O prefeito do Crato ressalta a elaboração do Plano de Requalificação Urbana do Crato (PRU), desde 2005 quando assumiu a prefeitura, em que uma das obras previstas para a cidade seria a construção de uma vila olímpica. Ele também destaca as grandes obras que já foram desenvolvidas desde que assumiu o executivo, como o Centro Cultural do Araripe, com diversos empreendimentos culturais no entorno, Restaurante Popular, Biblioteca Municipal, Centro de Convenções, obra de melhoria das principais praças da cidade, que será iniciada em breve, doação de terreno para construção da Faculdade de Agronomia da UFC, no Muriti, dentre outros empreendimentos importantes, que têm sido fundamentais no processo de desenvolvimento do Crato, a exemplo da Encosta do Seminário, com projeto de construção previsto para acontecer este ano.

Atendimento do Bolsa Família entrará em recesso a partir da próxima sexta-feira

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS, juntamente com a Coordenação Do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, comunicam a todos os interessados que a partir da próxima sexta-feira, dia 07 até o início de março , não haverá atendimento ao público por conta das mudanças do sistema que irá implantar a nova versão do cadastro único. A Secretária Liduina Andarade agradece à compreensão da comunidade cratense e oferece mais informações para quem tiver qualquer dúvida. É só ligar para os telefones 3521-5164 ou 3521-6425, ou comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social na Avenida Perimetral Dom Francisco S/N, no Bairro São Miguel .

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada próximo dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Novo Secretário de Saúde toma posse

Empossando, na tarde do último dia 03 ( segunda-feira ) como novo secretário de Saúde do Crato, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França.

Ele entra na pasta no lugar de Nizete Tavares, que por motivos particulares, pediu exoneração da pasta. Ela esteve por seis anos à frente da Saúde. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, empossou o novo secretário, que foi substituído na chefia de Gabinete pelo advogado Davi Cariri, também empossado pelo prefeito. A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura do Crato, com a presença da primeira-dama, Mônica Araripe, de jornalistas e radialistas. O prefeito destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ex-secretária Nizete Tavares, que possibilitou uma nova estrutura para a saúde e justificou a escolha do novo secretário, por meio de critérios importantes, entre eles o bom relacionamento com os servidores da administração, e, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Endemias, equipes do Programa de Saúde da Família, dentre outros setores importantes na área. O novo secretário ressaltou que dará continuidade ao fortalecimento da Saúde e que esta semana estará reunindo com os diversos setores para se inteirar do encaminhamento dos trabalhos. Inicialmente, esteve com a coordenação do setor de Endemias para tratar da questão relacionada ao combate da dengue na cidade.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Padre Pedro Inácio Ribeiro, O Santo do Sertão - Por: Armando Lopes Rafael

Lembrança distribuída na missa de 7º Dia do falecimento do Padre Pedro Ribeiro

Existe na cidade de Brejo Santo um pequeno memorial em homenagem ao Padre Pedro Inácio Ribeiro – onde estão expostos objetos de uso pessoal deste sacerdote –vigário daquela cidade durante exatos 33 anos. Padre Pedro Ribeiro morreu com fama de santidade e muitas pessoas asseguram ter obtido graças por sua intercessão.

Nascido em Missão Velha, em 19 de maio de 1902, Pedro Inácio passou sua infância e juventude na cidade de Crato. Sentindo inclinação para o sacerdócio estudou no Seminário São José de Crato e no Seminário da Prainha, em Fortaleza, vindo a ser ordenado sacerdote no dia 17 de abril de 1927, na Catedral de Nossa Senhora da Penha de Crato, pelo primeiro bispo da diocese, Dom Quintino. Em 1º de janeiro de 1930 assumiu a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Brejo Santo, onde permaneceu até a data do seu falecimento, ocorrido em 3 de janeiro de 1973. Em Brejo Santo seu sacerdócio não foi vivido mediante obras especiais ou de caráter extraordinário, mas sim na fidelidade cotidiana do exercício do ministério que abraçou. Reside aí, provavelmente, a dimensão da santidade sacerdotal atribuída ao Padre Pedro Ribeiro. Na verdade, ele viveu seu sacerdócio na consistência do amor a Cristo e a sua Igreja; no amor aos pobres e necessitados; na compaixão pelas almas desviadas e no amor pela pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Aliado a tudo isso, a simplicidade, mansidão e humildade de que era dotado o Padre Pedro Ribeiro contribuíram para ele conquistar o afeto de adultos e crianças. Todos em Brejo Santo tinham carinho por seu pastor.

O trabalho missionário de Padre Pedro não foi feito somente no município de Brejo Santo. Durante alguns anos ele deu assistência ao povo da cidade e da zona rural de Porteiras, conforme atesta o historiador Napoleão Tavares Neves, no texto “O Padre Pedro que conheci”, escrito a partir da leitura feita por ele do opúsculo “O Santo do Sertão–Uma biografia”, publicado pela Fundação Memorial Padre Pedro Inácio Ribeiro, de Brejo Santo.

Segundo Maria Santana Leite – na monografia “Pequena História da Paróquia de Brejo Santo”: “O Padre Pedro foi sempre um pai espiritual para todos os paroquianos. Estava sempre preocupado com os agricultores sofridos, especialmente na época da seca, quando as famílias pobres da zona rural passavam necessidades. Era um entusiasta com a catequese das crianças a quem dedicava um carinho todo especial, participando das aulas de catecismo, levando-as a passear em momentos de lazer, promovendo brincadeiras, além de distribuir moedas e pequenos brindes à criançada.

“Evangelizou mais com seu desprendimento das coisas materiais, sua vida de oração, adoração e contemplação; pelo seu testemunho de vida, do que mesmo pelas pregações, embora nunca deixasse de fazer as homilias por mais simples que fosse. A tônica de suas pregações era sempre o amor, a partilha, a vida de santidade. Sua metodologia era a do perdão. Pregava um Deus Pai amoroso, misericordioso. Nunca julgava nem condenava ninguém, pelo contrário incentivava e conduzia à conversão.

“Além do Sagrado Coração de Jesus, era devotíssimo de Maria Santíssima, de Santa Teresinha do Menino Jesus e de São Geraldo”. Nos últimos quinze anos de sua vida, Padre Pedro Inácio Ribeiro foi acometido de forte reumatismo que o deixou paralítico. Nos tempos finais perdeu também a visão. Nunca reclamou de nenhuma dessas provações. Ele foi, enfim, um sacerdote bom, piedoso e santo, que fez um bem imenso aos seus paroquianos.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Bom Dia, CRATO ! - 05 de janeiro de 2011


Bom Dia!

"E esse rapaz não dorme não, é ?" - Essa foi a frase que recebi quando cheguei ao meu trabalho ontem, contada por meu amigo Mansueto. Disse ele que um parente dele estava acompanhando o Blog do Crato durante a madrugada, quando eu anunciei a hora exata em que a chuva começou. Às 02:16, e conferiu mesmo, no relógio. É a notícia em tempo real. Agora nem queiram saber como eu durmo, ou melhor, não tentem fazer isso em casa. Para os mais curiosos, eu vou contar: Eu durmo em turnos. Por exemplo, um pedaço à noite, um pedaço de manhã, e às vezes à tarde. Noutro dia eu durmo á noite, quando aí me considero uma pessoa normal. Noutros dias eu simplesmente não durmo. Agora mesmo, estou vindo de uma maratona de mais de 24 hs sem dormir, porque eu preciso atualizar o Blog durante a noite, e participar das reuniões de trabalho na prefeitura pela manhã, e à tarde tem programas de rádio, e um monte de coisas a fazer, então eu estou tentando descobrir se consigo dormir apenas 4 horas por dia e continuar me sentindo bem. Tem gente que diz que dormir é desperdício, não é bem assim. Dormir é um ato fisiológico da maior importância para a estabilização da memória, das funções cerebrais e restauração do corpo. Precisamos dormir. Eu também tenho uma certa insônia, pela agitação, pela empolgação com os projetos. Quando estou envolvido em muitos projetos, minha mente não desliga fácil, então eu tenho que por em prática, pensar em N coisas, e só depois conseguir relaxar. Mas vamos deixar esse assunto pra depois, porque são exatamente 1:08, e adivinhem vocês o que eu vou fazer hoje após tanto tempo ? Hibernar. Cuidem da madrugada aí, porque hoje o sono me chama! Bom Dia!

Previsão do Tempo

Até agora estamos aqui esperando a tal chuva que o Climatempo anunciou para hoje. Nada! - O Dia foi bastante quente, com temperaturas de 32 graus, e umidade relativa do ar, 56%. Os sistemas de meteorologia do país anunciam dia de sol com algumas núvens e não chove. Vamos ver.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30