12 dezembro 2011

Secult assina convênio com 100 novos Pontos de Cultura

Foram assinados, no último dia 7 de dezembro, pelo secretário da Cultura, prof. Francisco Pinheiro, os convênios dos novos 100 Pontos de Cultura do Ceará. Estas novas áreas culturais foram inseridas por meio do II Edital dos Pontos de Cultura.

“Esperamos obter uma bela articulação cultural no estado buscando cada vez mais ampliar o raio de atuação dos Pontos de Cultura nos 184 municípios do Ceará" afirmou Pinheiro. A solenidade das assinaturas ocorreu no Teatro José de Alencar.

O Ceará passa a contar agora, com 200 Pontos de Cultura conveniados com o estado e mais 40 conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, atingindo assim 131 municípios beneficiados. A meta do Governo Estadual é que até 2014 todos os municípios tenham pelo menos um Ponto de Cultura.

Expressões culturais contemporâneas inseridas no contexto das práticas ativas, tendo como espaço de afirmação de cidadania e vivências identitárias e territoriais, os Pontos de Cultura, têm contribuído para dar visibilidade e impulsionar diversas identidades por meio de uma política consolidada entre Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura.

O II Edital dos Pontos de Cultura lançado em 2010 e concluído suas inscrições e seleção em 2011, teve 404 projetos, dos quais foram selecionados 100 novos Pontos, sendo 93 para o interior e 7 para a capital. A abrangência desta política está configurada nos números de participação, onde foram inseridos dois novos Pontos dos remanescentes quilombolas, dois dos assentamentos, quatro indígenas e um cigano. O que tem mostrado a diversidade e o respeito a questões etino racial.

PONTOS DE CULTURA - São Entidades reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre o poder público e comunidade.

* Com informações da Secult ( Via Yuri Guedes )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.